Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Contran decide tornar simulador obrigatório, a pedido de autoescolas

Recommended Posts

Postado em

Contran decide tornar simulador obrigatório, a pedido de autoescolas

Autoescolas terão até 31 de dezembro para se adaptar.

Inicialmente, exigência valerá para quem tirar habilitação para carro, a B.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou nesta segunda-feira (20) que decidiu tornar obrigatória a utilização do simulador de direção veicular nos centros de formação de condutores (CFCs). O pedido da volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país.

Segundo a resoução publicada nesta segunda, as autoescolas terão até 31 de dezembro para se adaptar.

Inicialmente, a determinação vale para os que vão dirigir carros de passeios, na categoria B. Numa segunda etapa, será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

Assim, os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou aqueles motoristas que irão mudar de categoria serão obrigados a fazer, no mínimo, 5 horas/aula, de simulação, sendo uma com conteúdo noturno.

Ao todo, são necessárias 25 horas ao volante para tirar a carteira de motorista na categoria B (veja tabela). A carga horária aumentou em 5 horas no ano passado, também por determinação do Contran.

Segundo o Ministério das Cidades, ao qual o Contran é vinculado, as aulas no aparelho deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas.

A Resolução Nº 543, que trata do tema, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda e descreve o conteúdo das aulas no simulador.

Vai e volta

Até agora, diz o ministério, somente os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba eAlagoas exigem as aulas nos simuladores.

O uso do aparelho deveria ter se tornado obrigatório para a categoria B em 2013, após as autoescolas terem tido um prazo para adquirir ou alugar o equipamento. Mas a data de validade foi adiada até que, em junho de 2014, o Contran decidiu que o uso do aparelho na formação de novos motoristas seria opcional. Naquela época, um simulador custava R$ 40 mil, segundo reportagem do Jornal Nacional (assista abaixo).

O presidente do Contran, Alberto Angerami, diz que o simulador pode ajudar a reduzir acidentes. "Já tivemos bons resultados nos Estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador”, afirmou.

simulador.jpg

Aluno em simulador durante aula em simulador em autoescola de São José dos Campos

(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

simulador.jpg

Aula no simulador deve ocorrer antes da prática nas ruas (Foto: Reprodução/TV Diário)

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/07/contran-decide-tornar-simulador-obrigatorio-pedido-de-autoescolas.html

Postado em

Putz, montar uma empresa especializada nesse simuladores...

Fica aí minha ideia para quem tiver grana, depois me dêem uns 5% do lucro que está tudo certo.

Calma, já deve estar tudo certo com alguma empresa.

Postado em

kkkkk essas horas, a "empresa do amigo do amigo" ja esta com estoque pronto para entregar nas auto escola..

Com um programinha dedicado.

Postado em

Ensinar a dirigir de verdade nada né?

Como enfrentar uma situação de perigo, frenagem de emergência, ultrapassagem segura e tal... isso não precisa. Por isso o trânsito é essa mer**.

Postado em

Ensinar a dirigir de verdade nada né?

Como enfrentar uma situação de perigo, frenagem de emergência, ultrapassagem segura e tal... isso não precisa. Por isso o trânsito é essa mer**.

Guiar num engarrafamento com um vidaloka ao lado tb ñ.

Postado em

Tipo reciclagem de maquina de azar/caça niqueis.. [^]

"Só ganha/é aprovado a cada 1 milhão de tentativas" :vts :vts :vts

Se fosse assim, barravam logo. Iria tirar os trocados de muitos vistoriadores e instrutores.

Postado em

A auto-escola não ensina a dirigir, somente ensina a passar no teste prático....

E esses preços? 40 mil?

O amigo do amigo que ganhou a licitação já ficou rico kkkkkkkkkkkkkk

Postado em (editado)

O que importa é saber fazer baliza ... Afinal a coisa mais importante no nosso trânsito é guia da prefeitura NÃO RASPE NELA

Já que se preocupam em baliza, deviam ensinar os condutores a prestarem atenção (e não reclamar), em quem quer estacionar, VC para o carro antes da vaga, dá seta, faz sinal com a não pra fora apontando a vaga, e quando VC vai dar ré o FDP anda junto e gruda na traseira !! Obs eu finjo que não vi ele e dou ré com tudo, até o FDP entrar em desespero.

Editado por lipenur
Postado em

Uns 6 anos atras, a Casas Bahia queria colocar um simulador, para usar no treinamento dos motoristas da empresa..

Naquela época, 2 simuladores atendiam o que a empresa queria..

R$125k em um e R$160k em outro, mais completo..

Não, não foi aprovada a compra...

Postado em

40k?

É isso aí mesmo, estava imaginando um preço maior que um carro.

O PC uns 10k, monitores mais uns 5k, todo interior uns 10k, mais softwares, sobra aí uns 10k pelo menos de lucro, por menos que isso duvido que alguém faça.

Postado em

40k?

O PC uns 10k, monitores mais uns 5k, todo interior uns 10k, mais softwares, sobra aí uns 10k pelo menos de lucro, por menos que isso duvido que alguém faça.

Hardware pra rodar isso ai não precisa 10k nunca. 5k nas 3 telas é até mais possível, mas da pra fazer com bem menos tb.

Postado em

40k?

PC por 10k? Não estamos falando de nenhum simulador com movimentação do cockpit, nem 3D, nem nada.

20 anos atrás existiam simuladores que faziam muito mais que isto baseados na tecnologia da época. Menos, né? Gráficos primários ainda...

10k aí é o custo, não o lucro. Quer dizer, 10k de custo, 10k de lucro, 20k pra distribuir em propina pra quem garantir que seja a única plataforma aprovada pelo Detran.

Postado em (editado)

PC por 10k? Não estamos falando de nenhum simulador com movimentação do cockpit, nem 3D, nem nada.

20 anos atrás existiam simuladores que faziam muito mais que isto baseados na tecnologia da época. Menos, né? Gráficos primários ainda...

10k aí é o custo, não o lucro. Quer dizer, 10k de custo, 10k de lucro, 20k pra distribuir em propina pra quem garantir que seja a única plataforma aprovada pelo Detran.

cara, eu ajudei a montar um pc pra um amigo esses dias, o suficiente para rodar 1 monitor em 1080p liso, foi mais de 3k, garimpando peça e tal... (core i3, 4gb ram, vga bem mais ou menos, placa mãe das mais baratas)...

não é exagero nenhum falar que um pc para rodar 3 telas em 1080p fique na faixa dos 10k.

mesmo que os gráficos não sejam o objetivo, resolução pesa, física pesa...

o dólar está alto, não se esqueça disso.

edit, mas tem que dar uns 10k de lucro limpo! pagando funcionários, assistência, etc etc. eu não faria por menos que isso.

Editado por Rafael_Brasil_123
Postado em

Uma GPU pra rodar 3 telas em pelo menos 2560 x 1440, tá na faixa dos 3k... Só a GPU.

Aí entra processador, fonte, etc, etc.

Com esse dólar, uma máquina top deve sair entre 7~9k... Isso se forem rodar um simulador PESADO, com bastante física, um cenário amplo, com bastante campo de visão...

Sem falar o volante, os pedais, o câmbio, cockpit.... Um simulador de corrida TOP hoje, por 15k dá pra montar, com 3 telas, óculos RIFT, um volante de respeito Logitech G27/Thrustmaster RS...

Mas é claro que um simulador pra roubar dinheiro do povo e não ensinar nada não precisa ter tudo isso... Pelos gráficos das imagens postadas, o simulador é beeem fraquinho...

Ou seja, mais uma maneira pra desviar dinheiro e arrecadar dinheiro público!

Brasilzão véi sem pôrtera...

Postado em

Vcs estão achando MESMO que esse simulador roda com gráficos em Full HD?

3 placas de vídeo das mais baratas, rodando como área de trabalho estendida e deu. Tá CHEIO de tótem de comunicação rodando assim, aliás.

Corrida? pffff... para!

Postado em

3 placas de vídeo das mais baratas, rodando como área de trabalho estendida e deu. Tá CHEIO de tótem de comunicação rodando assim, aliás.

Corrida? pffff... para!

Eu estou achando que você não leu meu post por inteiro.

ASCOM.

Postado em

Eu estou achando que você não leu meu post por inteiro.

ASCOM.

Eu li. Só não entendi QUAL relação possível entre uma máquina top ou um simulador de corrida com isto aí... não há relação nem pra abrir uma postagem comentando sobre GPU.

Se essa po*** usasse 3 monitores CGA faria a mesma coisa.

Postado em (editado)

Corrida? pffff... para!

é mais barato 1 vga boa do que 3 mais baratas.

e sim, pelo tamanho das telas, serão no mínimo em 1080p. afinal, hoje qualquer monitor de 23" já é 1080p.

mas novamente, isso tem que dar lucro.

é igual comprar um up por 40k e metade foi de lucro para montadora e ccs, e nem por isso estamos aqui falando que estão enganando o povo colocando up nas auto escolas.

edit: mas eu acho a ideia boa, como é inviável fazer uma pista de testes, o simulador é o mais barato que se pode fazer, porque não há treinamento em BR, os caras saem da auto escola sem nunca ter passado dos 50km/h, isso é ridículo.

Editado por Rafael_Brasil_123

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...