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    [AutoMotivo]Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8 híbrido

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    O Corolla Cross é um dos produtos mais bem sucedidos da marca Toyota lançado em 2022 no Brasil e segundo colocado entre os SUVs médios. Feito sobre a plataforma do sedã, é hoje o produto mais vendido da marca no país e tem clientes com 96% de satisfação com sua compra e 91% de satisfação com o pós-venda. Agora o Corolla Cross linha 2025 ganha mudanças pontuais e fica mais equipado mantendo os preços das versões híbridas. Confira o que mudou:

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    Novo visual

    Seguindo as alterações feitas no Corolla Cross asiático, a versão produzida em Sorocaba/SP também teve um facelift discreto na traseira e mais profundo na dianteira.

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    A grade é nova e adota o estilo colmeia deixando o perfil do carro mais suave, os farois ganharam um novo arranjo e setas sequenciais assim como a lanterna traseira com novo arranjo interno mais translúcido.

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    Na versão híbrida há um novo emblema lateral e traseiro e as rodas ganham novo desenho e os modelos mais equipados ganham abertura e fechamento da tampa do porta malas com acionamento elétrico por botão ou pelo controle da chave presencial.

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    Safety Sense com melhorias
    O Toyota Safety Sense (TSS) é um item de série em todas as versões do Corolla Cross desde a XR e agora ganha sistema de pré colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de ponto cego, farol alto automático, alerta de permanência em faixa além do novo suporte à frenagem de estacionamento (PKSB) disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX e também o controle de cruzeiro adaptativo para qualquer velocidade.

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    Corolla Cross 2025: motores

    O motor 2.0 Dynamic Force aspirado tinha 177cv e agora foi reprogramado para render 175cv e 20,8kgfm de torque graças ao sistema sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) incorporado ao motor para atender o programa de emissões PL8 que entrará em vigor a partir de janeiro de 2025.

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    O câmbio segue sendo o CVT Direct Shift que simula dez marchas com a primeira marcha engatada o que oferece, segundo a Toyota, mais agilidade para o Corolla Cross.

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    As versões híbridas flex XRX Hybrid e XRV do Novo Corolla Cross 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex mantém os 98/101cv e 14,5kgfm de torque associado aos dois motores elétricos de 72cv e 16,6kgfm de torque. A potência combinada é de 122cv no Corolla Cross.

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    Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.

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    Preços e versões do Corolla Cross 2025
    XR: R$ 164,9 mil
    XRE: R$ 178,9 mil
    XRX: R$ 191,7 mil
    GR-Sport: R$ 197,7 mil

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    XRV Hybrid: R$ 202,6 mil
    XRX Hybrid: R$ 210,9 mil
    os únicos opcionais são a pintura metálica por R$ 2.020 adicionais enquanto a perolizada acrescenta R$ 2.330.

    Matéria Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço publicada no Portal Revista AutoMOTIVO.

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    [4r]Toyota Corolla Cross 2025 perde potência, mas repara erros e mantém preços

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    O visual do Toyota Corolla Cross 2025 já havia sido descoberto por meio de flagras, que confirmavam o mesmo design do SUV lançado na Tailândia. Agora, a primeira reestilização do único SUV nacional da Toyota (enquanto o Yaris Cross não chega) é revelada ao Brasil com a correção de alguns pontos críticos e uma boa estratégia de preços, que partem de R$ 164.990 e chegam a ser os mesmos anteriores em algumas versões. 

    A linha 2025 corrige uma das principais falhas do SUV médio com a adoção de um freio de estacionamento eletrônico, em substituição ao antiquado freio de estacionamento acionado pelo pé. O quadro de instrumentos digital segue o já visto no sedã e fica bem maior, com 12,3”. Porém, o escapamento continua aparente na traseira e mantém a “camuflagem” com pintura em preto. 

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    A mudança vai muito além do conteúdo e há mudanças importantes no design externo e interno, mas, antes, vamos aos preços e versões:

    • Corolla Cross XR: R$ 164.990 
    • Corolla Cross XRE: R$ 178.590
    • Corolla Cross XRX: R$ 191.790 
    • Corolla Cross GR-S: R$ 197.790 
    • Corolla Cross XRV Hybrid: R$ 202.690
    • Corolla Cross XRX Hybrid: R$ 210.990
    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    O que muda no Corolla Cross 2025?

    O Corolla Cross 2025 ficou irreconhecível na dianteira ao adotar um novo conjunto óptico full-led. Há uma nova assinatura no meio da peça (que mantém o formato anterior) e, na parte superior, quatro pontos que servem como luzes diurnas (DRLs) e indicadores de direção sequenciais – que fazem um movimento ascendente ao dar seta ou ligar o pisca alerta. A iluminação de faróis baixo e alto ficam na parte inferior, com projetos.

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    O para-choque frontal também foi renovado com aberturas laterais maiores. A grade em preto foi substituída por uma textura em forma de favo de mel diretamente na carroceria. A ausência da grade é o que traz esse “quê” de design de carro elétrico. Na lateral, o que o SUV da Toyota tem de diferente são as rodas com novo desenho.

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    Já na traseira o para-choque continua o mesmo e é acompanhado logo abaixo pelo polêmico escape aparente. E a solução para disfarçá-lo é a mesma: a pintura em preto adotada na linha 2023 após uma enxurrada de reclamações dos clientes. As lanternas, nas versões mais caras, tem uma nova disposição na parte transparente e continuam em led. 

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    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    Toda atualização de estilo segue o modelo lançado na Tailândia, mas, por lá, o SUV oferece teto solar panorâmico. Por aqui, o Corolla Cross continua com o tradicional, que só cobre a primeira fileira de bancos.

    O interior passa a oferecer o mesmo quadro de instrumentos digital do Corolla 2025, com 12,3” – o modelo anterior tinha 7”, mas continua disponível na linha na versão de entrada (XR 2.0). O mostrador tem riqueza de informações, imagem de alta qualidade e bons contrastes, e o motorista pode personalizar quais dados prefere que sejam apresentados. 

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    A central multimídia acompanha a evolução do sedã, que na linha 2024 recebeu essa atualização no interior. Ela passa a ter 9 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Perde todos os botões físicos na moldura, inclusive os giratórios, e passa a ter apenas quatro clicáveis e integrados no design da peça. 

    Motor 2.0 menos potente

    A linha 2025 continua oferecendo versões híbridas equipadas com o 1.8 flex de ciclo Atkinson para gerar 101 cv, combinado a dois motores elétricos com 72 cv totais. A potência combinada foi mantida em 123 cv. 

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    Já as versões mais baratas continuam com o motor 2.0 aspirado flex com injeção direta e indireta, que agora perdeu 2 cv tanto abastecido com etanol quanto com gasolina, e 0,5 kgfm.

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    Antes, o motor oferecia 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina, além de 21,4 kgfm, com ambos os combustíveis. Agora, são 175 cv (na gasolina) e 167 cv (no etanol), e 20,8 kgfm em ambos os combustíveis. E ele segue casado com o câmbio CVT com dez marchas marchas simuladas, sendo a primeira delas por engrenagem – que promete arrancadas mais rápidas. 

    De acordo com a Toyota, a mudança em potência e torque está relacionada às novas regras de emissões do Proconve L8, que entra em vigor no final de 2025. 

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    Mais equipado

    Desde a linha 2023, todas as versões do Corolla Cross são equipadas com o pacote Safety Sense, que inclui alerta pré-colisão, frenagem autônoma de emergência, sistema de alerta, permanência em faixa e faróis altos automáticos.

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    Agora, todas elas também agregam piloto automático adaptativo, antes restrito às configurações de topo. O alerta de ponto cego, porém, só está disponível nas versões mais caras com motor 2.0 ou nas híbridas. 

    Outra novidade é a adoção de mais dois sensores de estacionamento dianteiros, totalizando quatro (na parte traseira já eram quatro) e o sistema de suporte à frenagem de estacionamento (que atua nos freios nas balizas) – também restritos às versões topo de linha. Para completar a lista de comodidades na linha 2025, a abertura da tampa do porta-malas é elétrica, com sensor para abertura passando os pés abaixo do para-choque traseiro.

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    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    Preços mantidos

    Apesar das consideráveis mudanças de estilo e tecnologia, o Corolla Cross 2025 adota uma boa estratégia de preços para o lançamento, com acréscimo máximo de R$ 2.400. É o caso da versão de entrada, XR, que passa a custar R$ 164.990 e fica apenas 1,5% mais cara em relação à linha 2024.

    Em seguida, as versões topo de linha com motor 2.0, XRX e GR-S, sobem R$ 1.500 cada uma, o equivalente a 0,8%, enquanto a intermediária XRE, fica R$ 1.200 mais cara – ou 0,7%. Os melhores casos são das versões híbridas, que não tiveram qualquer alteração nos preços.

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota
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    [MLB]Corolla Cross c/ Kit 2 Vias e Sub 8" Blam Audio, Amplif/Processad Rebec by Razor

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

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    [RS]5 Dicas para NUNCA QUEIMAR CORNETA NO SEU SOM #somautomotivo

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    By RobôAutoforum,

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    [4r]Aston Martin DBX707 ganha itens de carro popular e é a única opção do SUV

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    O Aston Martin DBX707 detém o título de SUV mais rápido do mundo, já que vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e pode alcançar os 310 km/h. Para a linha 2025, o modelo não apenas mantém o pódio, como é “promovido” a versão única do SUV britânico. Outras atualizações importantes foram feitas no interior e no sistema multimídia.

    Por fora o DBX707 2025 quase não muda, e nem precisaria. Ele ganha novas cores para a carroceria (como os tons de verde Podium, Aura, Malachite e Sprint, o preto Eplison e o amarelo Helios), novos retrovisores com câmeras integradas e novas rodas forjadas de 22 polegadas (há também opção de aro 23).

    Aston Martin DBX707 2025Aston Martin DBX707 2025Divulgação/Aston Martin

    Já o interior, que tinha aspecto defasado e era tecnologicamente limitado frente à concorrência, passou por mudanças significativas. As linhas gerais do painel, cheio de curvas, foram mantidas para preservar a identidade da marca, mas há novas interpretações para adequar-se a uma linguagem mais moderna. Também há novidades entre o luxuoso acabamento.

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    As maiores mudanças ficaram na parte central do painel, que deixa de exibir os botões na porção superior (onde ficava, inclusive, o botão de ligar e desligar o SUV) e passa a ser achatado na base para abrigar um carregador de celular por indução logo abaixo.

    Aston Martin DBX707 2025Aston Martin DBX707 2025Divulgação/Aston Martin

    O console central passa por um rearranjo para abrigar alguns dos botões extintos do painel, como o de partida do motor. Os seletores de modos de condução e de marcha também foram simplificados. Antes, cada marcha (P, R, N e D) tinha um botão dedicado no painel. Agora, são feitas por uma pequena alavanca para simplificar.

    Também deixa de existir o controle sensível ao toque antes utilizado para manuseio da central multimídia, que não tinha tela do tipo touch. Agora a nova multimídia de 10,25 polegadas é controlada por toque e tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio, também inéditos para o SUV. O quadro de instrumentos também foi atualizado e ficou maior, com 12,3 polegadas.

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    Aston Martin DBX707 2025Aston Martin DBX707 2025Divulgação/Aston Martin

    O sistema multimídia é acompanhado, como padrão, por um sistema de som da própria Aston Martin com 800 watts de potência e 14 alto-falantes. Opcionalmente, o esquema de áudio pode ser um Bowers&Wilkins de 1.600 watts e 23 alto-falantes.

    A partir da linha 2025, o Aston Martin DBX passa a ser oferecido apenas na versão 707, a mais potente, com 707 cv e 91,77 kgfm. Os números são do motor V8 biturbo 4.0 de origem Mercedes-Benz – é o mesmo que equipa o AMG G63, mas com calibrações diferentes. A transmissão é automática de nove marchas e, a tração, integral com prioridade na traseira.

    Aston Martin DBX707 2025Aston Martin DBX707 2025Divulgação/Aston Martin

    De acordo com o site britânico Autocar, a decisão de tornar a versão mais poderosa como a única do modelo veio pelos números de vendas. Em 2023, segundo a publicação, 2/3 dos DBX vendidos eram 707. Em 2024, 90% das vendas já se concentram na versão mais cara.

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    Qual melhor opção de kit 2 vias?

    Cássiotxzx
    By Cássiotxzx,

    Olá meus amigos, tudo certo? Estou em dúvida a respeito da melhor escolha para montar um sistema de áudio de qualidade usando como base um bom kit 2 vias. 

    Meu orçamento: 2500

    Carro a ser instalado: Corolla xei 2011

    Medidas dos falantes compatíveis: 6 polegadas nas portas dianteiras e 6x9 no tampão.

    Estava pesquisando e encontrei algumas marcas como hertz, nar, ophera e áudiophonic. Alguém pode me indicar algum kit junto com um bom subwoofer slim? Gostaria também de um bom módulo que não dê ruído, mesmo que passe um pouco desse orçamento. Obrigado. 


    [FullPower]Segunda geração da Fiat Strada alcança meio milhão de unidades produzidas

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Em qualquer lugar que você passe pelo Brasil, sempre haverá uma Fiat Strada pelo caminho. Lançada em junho de 2020 no mercado nacional, a segunda geração da picape compacta alcançou a marca de meio milhão de exemplares produzidos, conforme informou o grupo Stellantis nesta segunda-feira (22). Somada ao modelo da primeira geração, já são mais de 2,25 milhões de unidades fabricadas.

    Líder na categoria das picapes compactas há 21 anos e o veículo mais vendido do Brasil por três anos consecutivos (2021, 2022 e 2023), a Fiat Strada é produzida no Polo Automotivo Stellantis Betim, no Estado de Minas Gerais. Foi neste mesmo local, então administrado exclusivamente pela Fiat, que nasceu a primeira geração do modelo, que estreou no mercado brasileiro em 1998.

    Fiat StradaA Fiat Strada é a única picape da categoria com opção de cabine dupla quatro portas (Divulgação)

    Criada a partir do antigo hatchback compacto Palio, a primeira Fiat Strada passou por quatro reestilizações ao longo dos anos, além de assumir diferentes formas e funções com as versões de cabine estendida e cabine dupla. Ao avançar de geração, a picape passou a ser construída sobre a plataforma MPP, desenvolvida exclusivamente para ela, e também incorporou mais inovações.

    Atualmente, a Strada é a única picape em sua categoria que oferece opção de cabine dupla com quatro portas. Também foi o primeiro veículo do segmento disponível com transmissão automática CVT, associada ao motor flex Turbo 200 (1.0 turbo três cilindros) do grupo Stellantis.

    “Juntas, Strada e Toro fazem da Fiat a referência como a marca que mais entende de picapes no Brasil com cerca de 40% do segmento atualmente. E isso é fácil de explicar já que a Strada sempre trouxe ineditismo para o mercado. Como única picape que chegou ao topo do mercado, sabemos que a Strada está no coração dos brasileiros e esse meio milhão de picapes fabricadas já da nova geração comprovam isso mais uma vez”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

    Fiat StradaA segunda geração da picape estreou no mercado brasileiro em 2020 (Divulgação)

    Além de ser vendida no Brasil, a Strada também é exportada para os mercados da Argentina, Paraguai e Uruguai.

    O post Segunda geração da Fiat Strada alcança meio milhão de unidades produzidas apareceu primeiro em Revista Fullpower.

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    [4r]BYD Shark: picape média híbrida chinesa chega ao Brasil em agosto

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Após diversas especulações sobre a sua chegada, incluindo flagras na China e no México, finalmente temos um nome para a primeira picape híbrida da BYD. Seguindo a temática marítima da montadora chinesa, o novo modelo terá o nome Shark, que significa tubarão em inglês. Sua estreia no Brasil está marcada para o próximo mês de agosto.

    A revelação veio através de uma imagem promocional lançada pela BYD, que anuncia a chegada da picape para breve. Não foi qualquer anúncio, porém: além de disparar a imagem em inglês, o que indica que se trata de um modelo global, também houve divulgação da mesma imagem em português, pela BYD do Brasil.

    Anúncio também foi feito em português e pela própria BYD do BrasilAnúncio também foi feito em português e pela própria BYD do BrasilDivulgação/BYD

    Embora a foto da picape esteja escurecida, nós já sabemos bem como ela será graças às imagens de uma unidade rodando sem camuflagem pelo México. A dianteira teve uma certa inspiração nas concorrentes da Ford, principalmente pelos faróis em forma de ‘C’ e o grande letreiro com o nome da montadora bem no meio da grade, como acontece com as versões Raptor de Ranger e F-150.

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    De porte médio, a Shark terá 5,46 m de comprimento, sendo 9 cm maior que a Ranger (5,37 m). Porém tem 1,97 m de largura e 3,26 m de entre-eixos (1 cm a menos que a Ranger). A BYD também destacou a plataforma DMO, feita para modelos híbridos e off-road, que já é utilizada em modelos como o SUV FangChengBao Leopard 5.

    Picape média híbrida da BYD flagrada no MéxicoPicape média híbrida da BYD flagrada no MéxicoAutoDinámico/Reprodução

    A BYD ainda não confirmou as especificações do trem de força, mas sabemos que a Shark terá três motores (um a combustão e dois elétricos) e “aproximadamente 480 cv”, tornando-a a picape mais potente do Brasil. O conjunto mecânico é alimentado por baterias Blade que garantem até 100 km de autonomia elétrica.

    No Leopard 5, que tem motor 1.5 turbo a gasolina de 196 cv e outros dois elétricos, o conjunto garante um consumo combinado de aproximadamente 12,8 km/l e autonomia total de 1.200 km, enquanto a potência combinada é de 680 cv. O SUV está disponível apenas com essa opção de trem de força, mas a plataforma DMO também pode ser combinada com um motor 2.0 turbo 248 cv.

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    Picape média híbrida da BYD flagrada no MéxicoPicape média híbrida da BYD flagrada no MéxicoAutoDinámico/Reprodução

    Outro detalhe que já podemos adiantar sobre a BYD Shark é a sua suspensão independente de duplo A nas quatro rodas. As molas são helicoidais, diferente das semielípticas utilizadas nas outras picapes do segmento. Isso só é possível pois a tração no eixo traseiro vem diretamente dos motores elétricos, dispensando o uso de um cardã.

    A tração elétrica também permite um gerenciamento de torque mais rápido nas rodas, com as respostas do sistema demorando milissegundos para acontecer. Isso favorece a direção off-road, principalmente em terrenos onde há muitas mudanças rotacionais, como no gelo.

    Interior da BYD SharkInterior da BYD Shark espionado no MéxicoCarNewsChina/Reprodução

    Todos os detalhes sobre a BYD Shark serão revelados muito em breve, mais precisamente no próximo dia 25 (quinta-feira) durante o Salão de Pequim.

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    Picape média híbrida da BYD flagrada no MéxicoPicape média híbrida da BYD flagrada no MéxicoAutoDinámico/Reprodução
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    [Taramps]Participação da Taramps na TV Fronteira | Bom Dia Fronteira Reportagem Abril Verde

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    No dia 18 em especial a campanha qAbril Verdeq a TV Fronteira visitou a fabrica da Taramps e nessa ocasiao o gestor de RH Carlos Rampazzo e o Supervisor de Producao Thiago Pereira prestaram entrevista a mesma e salientaram a importancia da Seguranca do Trabalho.
    A empresa Taramps conta com mil funcionarios e seus respectivos postos de trabalho possuem medidas de seguranca do trabalho como kit de primeiros socorros em locais estrategicos saidas de emergencia luzes de emergencia EPIs entre outras medidas tomadas pela instituicao que visam proporcionar seguranca e um ambiente agradavel para os colaboradores.
    Nesse sentido o gestor de RH ressaltou os resultados dessas acoes como a baixissima taxa de absenteismo e o numero zero quando se trata de afastamento por doencas do trabalho pois a valorizacao do colaborador e a sua seguranca proporcionam maior produtividade e maior qualidade na atividade laboral.
    Assim poder-se-a criar um ambiente saudavel e prolifico nas atividades diarias de forma a aumentar a qualidade e produtividade da empresa de modo geral.
    A Taramps preza por essas medidas e pelo bem-estar de cada funcionario.

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    [MTM]Nova fase no estado do Mato Grosso do Sul.

    RobôAutoforum
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    Nesse final de semana teve a Etapa RIO BRILHANTE/MS, junto com vários Competidores e várias máquinas sonora como a mais nova CARRETA CUIABÁ MOTOS do nossa amigo do Fabiano, Caminhão Intervensom e Caminhão do Piseiro e vários outros.
    Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-22-as-09.2

    Nas competições teve: O competidor Maicon de Nova Adradina/MS da loja Pit Stop, quebrou vários recordes e sua melhor marca foi 154.6db.

    O competidor Gabriel Montagna de São Gabriel do Oeste/MS Bicampeão na categoria Picape e nesta etapa se destacou batendo várias marcas e obteve a maior marca de 154db.

    O João Henrique Seabra de Dourados veio com a sua carretinha da Pit Stop e bateu vários Recordes maior marca alcançada foi 150.2db .

    Sergio Aparecido com sua carreta com Optimus Sound bateu tudo no Racha de som e outras categorias com sua melhor marca 153.6db.

    Leandro, Josias, Wladmir,Cleiton,Bruno,Marques, com recordes e belas Marcas .

    Rebaixados paeticipou o Jorge , Romar, Udair, Marcos ecentre outros PARABÉNS A TODOS.

    Sendo assim o estado vem se destacando e aproximando de grandes Campeões no som automotivo.

    Uarlei e Quelle agradece a todos que participaram do evento e aos organizadores Osmar e Associações pela grande Parceria.

    Confira o resultado e Ranking no site e redes sociais.
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    [FullPower]Cadillac Escalade-V fica extremamente potente com preparação da Hennessey

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    Todos os veículos que passam pelas mãos dos profissionais da Hennessey Performance são transformados em máquinas excepcionais, capazes de feitos impressionantes. É o caso do novo Cadillac Escalade-V com o pacote de atualização lançado recentemente pela empresa do Texas, que eleva o desempenho do SUV de luxo a um nível extremo.

    Chamado de “H850 Escalade-V”, o veículo recebe esse nome devido à potência alcançada após as modificações da Hennessey. O motor V8 de 6.2 litros com supercharger, que na versão original entregava 682 cv, tornou-se 25% mais potente, atingindo 850 cv após ser otimizado pela preparadora. Além disso, o torque aumentou em 31%, passando de 90 kgfm para 118,2 kgfm.

    Hennessey H860 Escalade-VEscalade-V preparada pela Hennessey tem 850 cv de potência e 118,2 kfgm de torque (Divulgação)

    Para alcançar esses números, a equipe de engenharia da Hennessey adicionou ao V8 do Escalade-V um novo sistema de indução de ar, cabeçotes de cilindro de alto fluxo, eixo de comando personalizado, corpo de borboletas atualizado, além de novas válvulas de admissão e escape. Quem comprar o SUV tunado ainda pode optar pelo conjunto de rodas aro 22 polegadas, disponível com acabamento preto brilhante ou prata polido, desenhadas pela preparadora.

    Hennessey H860 Escalade-VRodas aro 22″ da Hennessey Performance são opcionais no H850 Escalade-V (Divulgação)

    A Hennessey não divulgou os dados de desempenho do H850 Escalade-V, mas assegurou que o veículo preparado é mais rápido que a RAM TRX 2024, uma das picapes mais velozes do mundo. A RAM TRX acelera de 0 a 60 milhas por hora (0 a 96 km/h) em 4,5 segundos e percorre um quarto de milha (402 metros) em 12,3 segundos.

    Fundador e CEO da preparadora, John Hennessey, demonstrou muito entusiasmo com o H850 Escalade-V. “Os SUVs de desempenho extremo são um dos meus tipos de veículos favoritos para dirigir, seu status de ‘sleeper’ contrasta muito com seu desempenho de supercarro! Nossa versão de 850 cavalos do Escalade-V traz muito desempenho a este luxuoso SUV de tamanho normal, fazendo justiça ao motor V8 superalimentado da GM.”

    O pacote de atualização e montagem do H850 custa US$ 29.950 (equivalente a R$ 155,4 mil na cotação atual), enquanto um Cadillac Escalade-V zero quilômetro parte de US$ 154.290 (aproximadamente R$ 800.9 mil) nos Estados Unidos. A Hennessey informou que vai construir apenas 100 unidades do modelo preparado, sendo que cada uma delas contará com uma placa no motor indicando seu número de série.

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    [R2]SQ On the Road 2ª Edição Neste domingo, dia 28 de abril às 9h, em Itupeva no Serra Azul, sentido Interior da Rodovia d...

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    SQ On the Road 2ª Edição Neste domingo, dia 28 de abril às 9h, em Itupeva no Serra Azul, sentido Interior da Rodovia dos Bandeirantes. Bora pegar uma estrada, curtindo uma boa musica e encontrar os amigos neste belo local que reúne a cultura automotiva aos domingos. Levar a família para passear, compras no outlet, ótimas opções de almoço e ainda aproveitar um encontro de SQ. #sq #soundquality #caraudio #somdequalidade #somautomotivo #r2audio #1009mkt #hiendcar #hificar #audiocarsystems #sqcaraudio #sqx #sqexperience #sqf #sqontheroad

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    [4r]Por que os carros são vendidos com velocidade máxima acima do permitido?

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    Por que a indústria pode vender carros que são contra a lei, já que a velocidade máxima permitida é de 120 km/h? Por que eles não são limitados a 120 km/h?

    Flávio Lopes, por e-mail

    O consumo de combustível dos motores a combustão interna varia conforme sua rotação e uma curva específica, na qual existe um ponto em que esse consumo é o menor possível.

    Os engenheiros procuram fazer com que a rotação de consumo mínimo seja a mais usada e próxima daquela da velocidade máxima legal, sem esquecer a dirigibilidade do carro em baixas rotações.

    Entretanto, essa não é a rotação máxima do motor, e, quando ela é atingida, leva o veículo a velocidades eventualmente ilegais. Não nos esqueçamos de que às vezes essa potência é necessária para uma ultrapassagem ou até mesmo para nos livrar de uma situação perigosa. A opção e a responsabilidade por usar com consciência a potência do motor são do motorista.

    Publicado originalmente em dezembro de 2008

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    [Pioneer]SINTA O GRAVE

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    SINTA O GRAVE

    [4r]Novo Mercedes EQS se rende a itens de carros chineses e à estrela no capô

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    Para o mercado chinês, o Mercedes-Benz EQS representa a união de características muito valorizadas pelos consumidores: além de ser um sedã alemão com entre-eixos longo, é elétrico. Faz sentido que sua primeira atualização seja mostrada primeiro no Salão de Pequim, que começa nesta semana.

    Além das mudanças visuais que o deixaram mais próximo dos Mercedes com motores a combustão, o novo EQS tem equipamentos inéditos de assistência ao motorista e bateria com maior capacidade que proporciona um aumento notável na autonomia.

    2025-mercedes-eqs<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mercedes-Benz

    Na estética, o EQS 2025 continua com uma grade fechada mas agora tem filetes cromados imitando as grades convencionais da Mercedes, com direito à estrela de três pontas destacada no capô. Agora parece um ente da Classe S, até mesmo por conta do novo para-choque.

    As laterais exibem novas rodas, enquanto a traseira tem novo para-choque a mudaram a distribuição das luzes nas lanternas.

    Divulgação<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mercedes-Benz

    Por dentro, reforçaram o aspecto premium com as saídas do ar-condicionado com molduras cromadas e também recebeu novas almofadas adicionais em couro no encosto da cabeça e para a lombar do passageiro e os encostos traseiros podem reclinar até 36 graus eletricamente. São itens comum nos carros de luxo chineses. 

    2025-mercedes-eqs<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mercedes-Benz

    Quanto à parte técnica, a capacidade de bateria foi ampliada de 108,4 kWh para 118 kWh, o EQS 450 4MATIC agora pode alcançar até 799 km com uma única carga, um aumento de mais de 11% em comparação com a versão anterior. Além disso, o EQS 450+ tem autonomia entre 683 a 822 km.

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    A capacidade de reboque do EQS com tração nas quatro rodas também foi aumentada de 750 para 1.700 kg, permitindo aos proprietários que reboquem trailers mais pesados, como os utilizados para transportar cavalos.

    Mercedes EQS<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mercedes-Benz

    Outra melhoria técnica está relacionada ao sistema de freios, que agora apresenta uma função especial para manter o sistema de freio eficiente, aplicando automaticamente as pastilhas nos discos de tempos em tempos, devido à alta percentagem de recuperação no funcionamento diário.

    Mercedes EQS<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mercedes-Benz

    Além disso, a Mercedes-Benz introduziu a função de “Mudança Automática de Faixa” (ALC) nos modelos EQS, como parte do sistema Active Distance Assist Distronic com Active Steering Assist. Essa função permite a mudança automática de faixa em estradas com duas faixas e com limite de velocidade máxima menor que 140 km/h.

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    Mercedes EQS

    Para os clientes que procuram uma experiência ainda mais exclusiva, a Mercedes-Benz está oferecendo a edição especial “MANUFAKTUR Selection” do EQS. Esta versão exclusiva tem acabamentos premium, como pintura em obsidiana metálica, estofamento s em couro branco e detalhes exclusivos, como bordados em ouro rosa e frisos das soleiras das portas. O preço da edição especial é de 16.600 euros a mais, sendo aproximadamente R$ 90.450.

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    [MTM]DESTAQUES // BAURU SP 2024

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    DESTAQUES // BAURU SP 2024
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    A etapa da MTM, realizada durante o evento COPA PAULISTA DE MOTOCROSS, atraiu um grande público. O evento ocorreu na Avenida Nações Norte, uma área nobre da cidade, e foi um sucesso retumbante.

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    Na arena de medição da MTM, o grande destaque foi uma Saveiro rebaixada com apenas 0,50 cm de altura e o competidor Xaxa, que estabeleceu um novo recorde no pancadão
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    Expressamos nossa gratidão a Mauro, organizador do evento, pela oportunidade de integrar o setor automotivo em seu prestigiado evento.
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    Para mais informações, visite nosso site: www.mtmworld.org e acompanhe a agenda de competições, rankings, fotos e tudo sobre o campeonato mundial de som automotivo e veículos rebaixados de 2024.
    Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-21-as-18.0

    Use nossas hashtags: #mtmbrasil #mtmworld

    link resumo do evento

    Patrocinadores 2024:

    Connect Parts
    Taramps
    Spyder
    Bomber Alto Falantes
    Zetta Audio
    Audiophonic
    Shutt
    Eros Alto Falantes
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    Roadstar Brasil
    Bluster Alto Falantes
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    Triton Alto Falantes
    Soundigital

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    [4r]Estes são os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2024

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    Quem considera gastar pelo menos R$ 100.000 em um carro novo já pode cogitar um elétrico. Desde 2022 a oferta de carros elétricos mais acessíveis só aumenta e a recente ofensiva das marcas chinesas, que não tratam carros elétricos como nicho de mercado, forçou os fabricantes tradicionais a reduzir drasticamente o preço dos seus EVs.

    Agora, é possível encontrar compactos urbanos, hatchs de entrada e SUVs por preços tão acessíveis quanto de modelos a combustão equivalentes. E com a promessa de produção nacional de carros elétricos, feita por marcas como BYD e GWM, isso aparenta ser um caminho sem volta.

    Para te ajudar a conhecer as melhores opções do mercado atualmente, separamos aqui os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil. A lista contempla carros com preços competitivos, que precisam ser considerados se você está pensando em mudar de carro e se converter à essa nova tecnologia que pode se tornar representativa no mercado daqui a alguns anos.

    1 – Renault Kwid E-Tech: R$ 99.990

    Renault Kwid E-Tech Eletrico<span class="hidden">–</span>Divulgação/Renault

    O Renault Kwid é um carro que, desde que foi lançad,o segue buscando seu espaço no mercado de elétricos no Brasil. Isso ficou mais evidente após a chegada dos carros elétricos chineses: a Renault correu para reduzir o preço do Kwid elétrico, que já custa 33% menos do que em seu lançamento, em 2022. Este é o carro elétrico mais barato do Brasil atualmente.

    Por R$ 99.990, o Kwid E-Tech custa R$ 21.560 mais caro que o Kwid Outsider 1.0. O Kwid tem motor de 65 cv e 11,5 kgfm, cujo apetite modesto faz a bateria de 26,8 kWh que proporciona uma rodagem de até 185 km, conforme dados do Inmetro.

    2 – BYD Dolphin Mini: R$ 115.800

    BYD Dolphin Mini

    O BYD Dolphin Mini poderia ter mudado tudo se chegasse com preço ao redor dos R$ 110.000, como a fabricante prometeu. É bem mais espaçoso, equipado, potente e tem mais autonomia que o Kwid, mas custa R$ 115.800. Pelo menos ainda é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil.

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    Com ajuste elétrico do banco do motorista, base de carregamento sem fio para smartphone, ajuste de profundidade da coluna de direção, faróis e lanternas de LED, acendimento automático dos faróis, chave presencial, monitor de pressão e temperatura dos pneus e ar-condicionado digital, é mais equipado que os carros a combustão da mesma faixa de preço. 

    O motor elétrico do Dolphin Mini gera 75 cv, é equivalente ao motor 1.0 de um Fiat Argo. Embora essa potência não seja empolgante, o torque de 13,8 kgfm já se assemelha ao de um Argo 1.3. A bateria de 38,8 kWh proporciona uma autonomia de 280 km no Inmetro.

    3 – Caoa Chery iCar: R$ 119.990

    Caoa Chery iCar

    O iCar é o menor carro elétrico disponível para venda no Brasil, medindo apenas 3,20 m de comprimento, 40 centímetros a menos que um Fiat Mobi. Apesar de seu tamanho compacto, tem motor elétrico de 61 cv e 15,3 kgfm instalado na traseira e sua velocidade máxima é limitada a 100 km/h.

    Com uma bateria de 30,4 kWh oferece uma autonomia de até 197 km (segundo o Inmetro). Em termos de equipamentos, o iCar tem central multimídia com tela de 10 polegadas, ar-condicionado eletrônico com opção de acionamento remoto, agendamento de recarga e partida por botão. Além disso, os bancos dianteiros são ajustáveis eletricamente.

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    4 – Jac e-JS1: R$ 126.900

    JAC E-J81JAC E-JS1, um dos primeiros elétricos no pa[is, mas ja é um modelo esquecido dentro do mercadoFernando Pires/Quatro RodasA carroceria do e-JS1 é essencialmente a mesma do JAC J2, um compacto ágil vendido entre 2012 e 2016 com motor 1.4, assim como do iEV20, outro modelo elétrico, porém, com uma abordagem mais aventureira lançado em 2019. Esses três veículos são variações da mesma arquitetura.

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    O motor é capaz de oferecer 61 cv e 15,3 kgfm. Apesar de sua potência reduzida, o motor consome pouca energia, levando em consideração que o JS1 é limitado em apenas 115 km/h. Sua bateria, de 30,2 kWh, tem autonomia para meros 162 km, de acordo com o homologado junto ao Inmetro.

    5 – BYD Dolphin: R$ 149.800

    BYD Dolphin Longa Duração

    O BYD Dolphin conseguiu se tornar o elétrico mais vendido do Brasil em 2023, fazendo seus rivais reduzirem de preço ainda mais, buscando a competitividade contra o modelo chinês.

    A versão de entrada do Dolphin que é a de maior sucesso e custa R$ 149.800. É equipada com motor dianteiro de 95 cv e 18,4 kgfm, alimentado por uma bateria de LFP de 44,5 kWh. A autonomia fica em 291 km, de acordo com o Inmetro. 

    A recarga máxima em corrente alternada é limitada a 6,6 kW. Mas é em corrente contínua (DC) que aceita até 60 kW, potência que garante uma recarga de 20% a 80% em cerca de 30 minutos.

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    6 – GWM Ora 03 Skin: R$ 150.000

    GWM Ora 03 Skin<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Sendo considerado um concorrente direto com o BYD Dolphin, o GWM Ora 03 chegou depois e vem escalando posições nos emplacamentos mês a mês. Também passou a ser vendido junto com o carregador wallbox, como a BYD costuma fazer.

    Embora ambos se destaquem pela qualidade do acabamento e nível de equipamentos, cada um tem seu foco específico. O Ora, por exemplo, é um pouco mais compacto, mas não tem seu espaço interno tão prejudicado. E ainda é mais equipado que o BYD, por ter airbag central entre os passageiros da frente e assistentes autônomos, como frenagem de emergência e piloto automático adaptativo, que o Dolphin não tem. 

    O Ora 03 é mais potente. Seu motor oferece 171 cv e 25,5 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos, sendo mais ágil em comparação ao Dolphin. De acordo com o Inmetro, sua bateria de 48 kWh oferece até 228 km de alcance.

    7 – BYD Dolphin Plus: R$ 179.800

    BYD Dolphin PlusBYD Dolphin PlusFernando Pires/Quatro Rodas

    Maior modelo da linha Dolphin, o BYD Dolphin Plus pode ser reconhecido pela frente mais pronunciada e pelo capô pintado de cinza. É exatamente a mesma configuração vendida na Europa e ainda tem suspensão traseira independente multilink (os outros Dolphin têm eixo de torção) e assistentes de segurança autônomos, além do piloto automático adaptativo. 

    A mecânica é completamente diferente. Seu motor elétrico dianteiro é mais potente, com 204 cv e 31,6 kgfm de torque. A bateria é bateria maior, de 60,5 kWh, o que eleva sua autonomia a 330 km.

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    8 – Hyundai Kona EV: R$ 189.990

    Principal detalhe do Kona elétrico é a ausência da grade frontal com adição do bocal de carregamentoO Kona foi o primeiro SUV elétrico da HyundaiDivulgação/Hyundai

    Embora desatualizado, o Hyundai Kona tem visual exótico o suficiente para parecer atual. É equipado com motor elétrico de 136 cv e 40,3 kgfm. No entanto, sua bateria é relativamente pequena, com capacidade de apenas 39,2 kWh, resultando em uma autonomia de 252 km, segundo o Inmetro. 

    Apesar disso, o Kona inclui uma ampla lista de equipamentos, como assistente de saída de faixa, piloto automático adaptativo com assistente de colisão frontal, sensor de ponto cego, acabamento em couro e um sistema multimídia de 10,25 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, possui freio de estacionamento elétrico, garantindo praticidade e conforto para os ocupantes.

    9 – Seres 3: R$ 199.990

    Seres 3<span class="hidden">–</span>Divulgação/Seres

    O Seres 3 se destaca como um SUV compacto que quase atinge o porte médio, com 2,65 metros de entre-eixos. Com um comprimento de 4,38 metros o coloca apenas 7 centímetros acima do Nissan Kicks, com quem compartilha semelhanças de perfil. Apesar disso, o porta-malas oferece uma capacidade de 318 litros.

    Impulsionado por um motor elétrico dianteiro de 163 cv e 30,6 kgfm de torque, o Seres 3 promete acelerar até 100 km/h em 7,9 segundos. Sua bateria possui uma capacidade de 53 kWh, semelhante à do e-2008, garantindo uma autonomia de 209 km no ciclo PBEV do Inmetro e até 300 km no ciclo WLTP europeu.

    10 – Fiat 500e: R$ 214.990

    Fiat 500e

    O Fiat 500e não teve qualquer redução nos preços para tentar se tornar mais interessante frente aos novos rivais. É pequeno como qualquer Fiat 500, mas tenta se valer de uma boa mecânica e acabamentos de qualidade para tentar convencer alguém a pagar pelos seus R$ 214.990.

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    O 500e está equipado com um motor elétrico de 118 cv e 24,4 kgfm de torque, que é alimentado pela bateria de 42 kWh. Se proporciona uma autonomia de até 227 km, de acordo com o Inmetro, essa bateria aceita potência de recarga acima da média para um elétrico pequeno: 85 kW, o que permite sair de 0 a 80% em apenas 35 minutos. Ao contrário de muitos elétricos pequenos, tem piloto automático adaptativo. 

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    [4r]Tracker, Eclipse e Corolla Cross: o segredo dos novos carros da Stock Car

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Criada há 45 anos, a Stock Car, principal categoria de Turismo Nacional, teve altos e baixos ao longo do caminho. Em alguns momentos mais difíceis, esteve ameaçada de acabar, quando a GM, idealizadora e patrocinadora, cogitou abandonar as competições. Atualmente, a categoria vive uma fase de renovação e de euforia, que deve deixá-la ainda mais interessante para pilotos, público e patrocinadores. E as mudanças têm como principal pilar o carro que estreia na temporada do ano que vem.

    O novo carro-base, denominado Audace SNG01 foi projetado para receber tecnologias inéditas no automobilismo brasileiro e proporcionar alta conectividade (algo que será percebido também pelo público).

    Audace SNG01Protótipo do Audace SNG01 usa bolha de sedã, um Toyota CorollaStock Car/Reprodução

    O Audace proporcionará também um ganho de desempenho, mais segurança, maior facilidade e rapidez de manutenção, tudo programado para evitar que a evolução provoque uma escalada de custos.

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    Um dos diferenciais do Audace SNG01 é ter chassi construído em aço desenvolvido especialmente para competição, denominado DP980R e fornecido pela ArcelorMittal. “O objetivo foi obter peso, resistência e rigidez que proporcionassem o melhor desempenho e segurança possível”, afirma Enzo Bortoleto, CEO da Audace Tech, fabricante do modelo. O projeto contou com a participação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), responsável pelo estabelecimento de procedimentos padronizados e simulação computacional, e dos diversos fornecedores participantes do projeto.

    stock car 2025Estrutura tubular de aço foi desenvolvida com o objetivo de favorecer o desempenho e garantir segurançaDivulgação/Quatro Rodas

    Bortoleto explica que o carro será conectado a uma rede privativa de 5G, permitindo uma alta taxa de envio e recebimento de dados, com as câmeras dos veículos sendo conectadas em tempo real. Informações como velocidade, marcha usada e rotação do motor, entre outras, poderão ser mostradas ao público, também em tempo real.

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    “O objetivo final é ter mais informações para o público acompanhar e torcer por sua equipe e pilotos favoritos”, explica. “Teremos três câmeras: uma dianteira, uma traseira e uma 360 interna. O público terá acesso a essas câmeras para acompanhar a corrida como preferir.”

    stock car 2025Novo volante permite ao piloto controlar diferentes funções, bem como acompanhar as informações sobre o funcionamento do carroDivulgação/Quatro Rodas

    A estreia do Audace SNG01 trará também uma mudança drástica na aparência dos carros: saem os sedãs (silhueta-padrão desde a entrada do Omega) e entram os SUVs, com adaptações na largura e na altura em relação ao solo, além de equalizações aerodinâmicas entre os estilos das três carrocerias.

    stock car 2025Velocidade, marcha, rotação do motor, ativação do RDS e outras informações poderão ser compartilhadas com o público em tempo realDivulgação/Quatro Rodas

    Segundo Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da categoria, a mudança foi aprovada após a realização de pesquisas de mercado e de consultas feitas às fábricas. Até abril, estavam confirmados para 2025 o Toyota Corolla Cross, o Chevrolet Tracker e o Mitsubishi Eclipse Cross. Pelo menos mais uma marca será anunciada ainda em 2024, bem como o modelo no qual será inspirada a sua carenagem.

    Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mitsubishi

    Outra mudança significativa: pela primeira vez os carros da Stock terão DRS (Drag Reducing System, a “asa móvel” adotada na Fórmula 1).

    Muda o chassi, mudam as carenagens, mudam também os motores. O V8 de 5,7 litros usado desde 2001 (quando substituiu o seis-cilindros em linha de 4,1 litros herdado do Opala) dará lugar a um motor turbo de quatro cilindros em linha com 2,1 litros. O combustível continuará sendo o etanol. Denominado Audace Tech, receberá na tampa do cabeçote a marca correspondente à do modelo da carroceria. O câmbio será um XTrac de seis marchas sequencial e semiautomático (as trocas são acionadas pelo piloto por meio de borboletas no volante, mas o mecanismo gerencia o engate).

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    stock car 2025Novo motor 2.1 turbo tem 4 cilindros em linhaDivulgação/Quatro Rodas

    Desde a época dos Opalas, a Stock Car brasileira se notabilizou por atrair a participação de pilotos com passagem pela Fórmula 1 – Ingo Hoffmann, Wilsinho Fittipaldi e Chico Serra foram os pioneiros. Vários outros passaram pela categoria e, nos últimos anos, contou com Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Felipe Massa e Nelsinho Piquet.

    A presença de grandes nomes já seria suficiente para atrair o público, mas o equilíbrio das disputas, com 20 a 25 carros estabelecendo tempos dentro do mesmo segundo nas sessões de qualificação, torna as corridas ainda mais interessantes. Manter tal competitividade e aliar novas perspectivas tecnológicas pode ser a receita para manter a Stock Car como principal categoria do automobilismo nacional por mais algumas décadas.

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    stock car 2025Carroceria feita de compósitos, com fibra de carbono no aerofólioDivulgação/Quatro Rodas

    Tudo começou com o Opala

    Nascida em 1979 como categoria monomarca aberta exclusivamente ao Chevrolet Opala cupê (um modelo que já tinha dez anos de existência e continuou sendo usado até 1993, cinco anos depois de o último Opala cupê ter saído da linha de produção), a Stock passou pelo Omega (1994 a 1999). A partir de 2000, adotou chassis especiais de corrida padronizados e “vestidos” com bolhas de linhas semelhantes às de modelos de rua. Isso abriu caminho para a adoção de carrocerias multimarca a partir de 2005.

    stock car 1979<span class="hidden">–</span><span class="s1">Nascida em 1979 como categoria monomarca aberta exclusivamente ao Chevrolet Opala cupê (um modelo que já tinha dez anos de existência e continuou sendo usado até 1993, cinco anos depois de o último Opala cupê ter saído da linha de produção), a Stock passou pelo Omega (1994 a 1999). A partir de 2000, adotou chassis especiais de corrida padronizados e “vestidos” com bolhas de linhas semelhantes às de modelos de rua. Isso abriu caminho para a adoção de carrocerias multimarca a partir de 2005. O chassi utilizado atualmente (JL-G09) estreou em 2009. Ao longo desses 15 anos, as maiores mudanças da Stock se concentraram nas carenagens, alteradas de maneira a se parecerem com o modelo de rua mais conveniente para cada uma das fábricas participantes. As atuais, por exemplo, reproduzem as linhas do Chevrolet Cruze e do Toyota Corolla. </span>Divulgação/Quatro Rodas

    O chassi utilizado atualmente (JL-G09) estreou em 2009. Ao longo desses 15 anos, as maiores mudanças da Stock se concentraram nas carenagens, alteradas de maneira a se parecerem com o modelo de rua mais conveniente para cada uma das fábricas participantes. As atuais, por exemplo, reproduzem as linhas do Chevrolet Cruze e do Toyota Corolla.

    Ficha Técnica – Audace SNG01

    • Motor: Audace Tech Chevrolet ou Audace Tech Toyota, etanol, quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm) Torque: 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
    • Peso: 1.100 kg  (2 kg por cv)
    • Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
    • Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
    • Suspensão: triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
    • Freios: disco ventilado, nas quatro rodas, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
    • Carroceria: Chevrolet e Toyota, material compósito (incluindo fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e Kevlar), simulações e testes. Fabricação: Rallc; estrutura tubular de aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira de alumínio para absorção de impacto. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA
    • Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência. Entre-eixos: 2.750 mm. Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
    • Pneus: Hankook medidas 300/680 R18
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    [RS]caixa trio mais um sonho realizado som residencial #somautomotivo

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    [4r]Submarca da BYD, FangChengBao anuncia três novos modelos na China

    RobôAutoforum
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    No ano passado, a BYD lançou uma nova submarca com vocação jovem e tecnológica, chamada FangChengBao. Seu primeiro carro é o Leopard 5 (que já vende, em média, 4.000 unidades por mês) e agora há outros três novos modelos a caminho. E eles podem desembarcar no Brasil nos próximos anos.

    A base da linha de veículos da FangChengBao serão SUVs construídos na plataforma DM-O (Dual Mode Off-road). No entanto, dos três novos modelos conceito apresentados, dois são SUVs e um é um carr esportivo com design bem diferente.

    FangChengBao Leopard 8<span class="hidden">–</span>Divulgação/BYD

    O primeiro é um SUV semelhante ao Leopard 5, só que maior. Chamado de Leopard 8, o modelo está quase pronto e entrará em produção ainda em 2024. As informações sobre o carro ainda são escassas, mas já sabemos que ele será híbrido, terá três fileiras de assentos na cabine e potência de até 680 cv.

    O design adota o conceito chamado “Future Starship”, tendo a grade decorada com listras cromadas e faróis conectados a partir de uma barra em LED. O restante do visual é bem sóbrio, sem muitas curvas e bem semelhante ao seu irmão menor. Espera-se que o SUV de sete lugares estreie na China por cerca de R$ 362.000, na conversão direta.

    fangchengbao-leo8-2<span class="hidden">–</span>Авторевю/Divulgação

    O segundo é o conceito de um SUV menor chamado de FangChengBao Super 3. O modelo ainda tem muito o que mudar antes de alcançar uma versão final, mas mostra que existirá carros mais acessíveis que o Leopard 5 na linha. Sua produção é esperada para 2025, com versões híbridas e elétricas.

    FangChengBao<span class="hidden">–</span>Divulgação/BYD

    O último, mas não menos importante, é o conceito esportivo Super 9. Um modelo que, dificilmente, entrará em produção de grande escala na forma como se apresenta.

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    O seu visual é diferente do que estamos acostumados. O modelo é um conversível, mas praticamente sem para-brisa. É uma mistura entre o carro do filme “Speed Racer” e o raro Mercedes-Benz SLR McLaren Stirling Moss. Além de ser elétrico, tem monocoque em fibra de carbono, portas que se abrem para cima, dois assentos e rodas com porca central. Nenhuma especificação ou previsão de lançamento foi divulgada.

    fangchengbao-super9-1<span class="hidden">–</span>Авторевю/Divulgação

    A FangChengBao pode ser vendida no Brasil?

    Sim, mas não como uma marca independente. A BYD tem interesse de vender carros de suas submarcas Denza, YangWang e FangChengBao no Brasil, mas daqui a alguns anos e sob a bandeira da BYD. Além disso, existe a expectativa por outro nome para a FangChengBao em mercados ocidentais.

    FangChengBao<span class="hidden">–</span>Divulgação/BYD
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    [4r]Estados Unidos pressiona México em negociações com fabricantes chinesas

    RobôAutoforum
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    O México abriu as portas para as fabricantes de automóveis chinesas entrarem no país e instalarem fábricas. Seria um meio de as marcas chinesas conseguirem entrar nos Estados Unidos sem pagar taxas abusivas cobradas pelo governo estadunidense. Mas os EUA não está feliz com isso.

    Com a fabricação de carros no México, as fabricantes chinesas poderiam vender seus carros nos EUA com benefícios assegurados pelo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), de livre comércio. Mas isso irritou as autoridades americanas, que estão com muito medo de perder hegemonia no mercado automotivo dentro do seu próprio país.

    Há uma pressão estadunidense contra isso, o que fez o governo mexicano parar de conversar com as empresas chinesas. Em janeiro, autoridades mexicanas afirmaram à BYD que não concederiam mais terras e incentivos fiscais à ela, como haviam feito no passado.

    BYD PickupA próxima picape eletrificada da BYD, que deve vir ao Brasil, mostrada camuflada no MéxicoDivulgação/BYD

    Esta decisão do governo mexicano (supostamente) tem um pé do Gabinete Representante Comercial do Estados Unidos, embora eles se recusem a afirmar isso. Contudo, o próprio governo Biden já disse que “não permitirá que as montadoras chinesas inundem o mercado de veículos que representam uma ameaça à segurança nacional”.

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    O México é um centro de produção para diversas montadoras, sejam elas, propriamente, norte-americanas ou alemãs ou japonesas. No entanto, o governo estadunidense nunca se importou com este avanço internacional em seu país vizinho, apenas agora que a China também está interessada.

    O país asiático tem feio grandes investimentos no setor automotivo mexicano e tem como maior objetivo fincar sua bandeira num país vizinho dos EUA que desempenha um papel tão importante no abastecimento de automóveis do país.

    BYD já vende bem no México, mas o foco da nova fábrica está nos EUADia da chegada da BYD no MéxicoDivulgação/BYD

    A administração do governo Biden seguirá influenciando a decisão do seu país vizinho, ainda mais em um ano de eleição. E, talvez, o México irá ceder, pois tem medo dos EUA propor termos desfavoráveis na próxima revisão do acordo de livre comércio, que ocorre em 2026.

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    Apesar de toda a pressão, cerca de 20 montadoras chinesas já estão no mercado automotivo mexicano, incluindo BYD, JAC, MG e Chery (lá chamada de Chirey). Como no Brasil, elas estão oferendo produtos baratos e com propostas para uma futura eletrificação do mercado.

    Tiggo 7 hibridoComo no Brasil, está passando a ser comum ver carros com o Caoa Chery Tiggo 7 pelas ruas do MéxicoDivulgação/Caoa Chery

    A VW e a Toyota dominavam o mercado entre as marcas populares. Mas, agora, os compradores estão passando a migrar para outras alternativas, como BYD e MG, marcando um afastamento das marcas tradicionais.

    Mesmo com todo o esforço do governo estadunidense para a não entrada das empresas chinesas, há outros meios que podem ser usados pelas montadoras. Na China, a BYD e a Tesla tem um histórico de trabalhos em parceria, fornecendo baterias ao fabricante americano. É possível que os chineses façam o mesmo com outras montadoras, o que evitaria tarifas. Essa novela ainda terá muitos capítulos.

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    [4r]Ford Mustang completa 60 anos como símbolo de liberdade de escolha

    RobôAutoforum
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    Anos 60, Estados Unidos. Nunca uma única década simbolizou transformações tão profundas quanto aquela. Kennedy assassinado, os hippies, direitos civis dos negros, pílula anticoncepcional, feminismo… A mocidade nascida no pós-guerra, chamada de baby boomers, protagonizava essas mudanças e representava um enorme mercado procurando produtos que refletissem a juventude do momento.

    Lee Iacocca, então gerente geral da marca Ford, percebeu isso e propôs a seus engenheiros e designers que criassem um carro de visual esportivo, ótimo desempenho e preço razoável. No verão de 1962, eles foram incumbidos de trazer suas propostas para o que viria a ser um dos maiores sucessos comerciais da Ford, o Mustang.

    Ford Mustang Cupê 1965

    De sete modelos de argila, o de Joe Oros foi o que mais agradou. Em clínicas secretas para testar a receptividade, o Ford Mustang foi considerado pouco prático. Mas, quando os participantes sabiam do preço, até 1.000 dólares abaixo do que previam, o carro ganhava enorme apelo de compra.

    Ford Mustang Cupê 1965<span class="hidden">–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

    O Mustang foi um sonho possível. Sua proposta de ser montado segundo a necessidade do dono era outro atrativo. Vinha equipado para agradar a maior parte de seu público-alvo e ainda oferecia mais de 50 itens de personalização, de performance a estilo.

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    Ford Mustang Cupê 1965

    A campanha de TV no dia anterior à chegada do Mustang às autorizadas, em 17 de abril de 1964, gerou um rebuliço na rede Ford, que recebeu 4 milhões de curiosos, interessados em adquirir um – ou simplesmente apreciá-lo.

    Ford Mustang Cupê 1965

    O Mustang 1964 1/2 era oferecido nas versões cupê hardtop e conversível. O motor standard era um seis-cilindros de 170 pol³ (2,8 litros) e 101 cv. Mas havia também o V8 opcional, com 260 pol³ (4,3 litros) e 164 cv, mais um com 289 pol³ (4,7 litros) de 210 cv e sua versão mais apimentada de 271 cv. Transmissões manuais de três e quatro velocidades e automática, apenas com quatro marchas, estavam disponíveis.

    Ford Mustang Cupê 1965

    Cavalaria

    Apesar de o motor de seis cilindros ser o mais barato da linha, o público preferia os oito-cilindros: três em cada quatro clientes compravam um V8.

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    O Ford Mustang custava cerca de metade de um Chevrolet Corvette e precisaria de menos de dois anos para vender seu primeiro milhão de unidades. Graças ao logotipo do cavalo que o modelo estampava na grade, surgiu o termo “pony car” para designar carros compactos e esportivos. Para 1965 foi acrescida a versão 2+2 fastback.

    Ford Mustang Cupê 1965<span class="hidden">–</span>Marco de Bari/Quatro RodasFord Mustang Cupê 1965Mustang Cupê, ano 1965 da Ford.Marco de Bari/Quatro Rodas

    Foi ainda nessa geração que Carroll Shelby começou a preparar o GT-350 de 1966 com um 289 de 306 cv e janelinhas no lugar das tomadas de ar na coluna traseira. Um ano depois, a carroceria ganhou contornos mais robustos, embora com o mesmo desenho básico. O nariz ficou mais projetado na parte superior e a traseira ficou côncava. Foi quando Shelby partiu para o mítico GT-500. Mas isso já é outra história.

    Ficha técnica – Ford Mustang

    • Motores: foram 15 variações de motores em quatro anos, que iam de um seis-cilindros em linha de 170 pol³ (2.8) e 101 cv a um V8 de 428 pol³ (7.0) e 332 cv
    • Dimensões: comprimento, 461 cm; largura, 173 cm; altura, 130 cm; entre-eixos, 274 cm
    • Desempenho: 204 km/h; 0 a 100 km/h em 6,1 segundos (V8 289 de 271 cv)

    Ford Mustang Cupê 1965

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    [4r]Petrobras diz que não vai aumentar o preço da gasolina e do diesel

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    O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou durante o evento “O Fortalecimento da Indústria Naval Nacional e o Setor Energético Offshore”, no Centro do Rio de Janeiro, que não há planos para a Petrobras aumentar os preços dos combustíveis no Brasil a curto prazo. 

    Em sua declaração, Prates ressaltou que a empresa está avaliando as condições de mercado e monitorando o cenário internacional, e que, por enquanto, não há justificativa para um reajuste nos preços.

    “Nós estamos avaliando as condições de mercado. Não há razão nenhuma para aumento agora. Não está sendo avaliado [aumento de preços para as próximas semanas]. Estamos monitorando o cenário internacional. Por enquanto não há nada que faça mover. E o preço do petróleo indica isso”, afirma Prates.

    Essa afirmação leva em consideração o preço do petróleo Brent, utilizado como referência internacional, que fechou a última semana em queda de 3,5%, a US$ 87,29. No último dia 12, esse valor ultrapassou os US$ 90.

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    Segundo dados da Abicom, que reúne os importadores, o preço da gasolina cobrado pela estatal está 20% menor em relação ao cenário internacional, enquanto no caso do diesel, a diferença é de 10%.

    A última alteração nos preços realizada pela Petrobras ocorreu em outubro de 2023 para a gasolina e em dezembro para o diesel, quando houve reduções nas refinarias. No entanto, esses comentários de Prates vêm em um momento de crise na estatal, após críticas feitas pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

    Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, participa de evento sobre o setor naval, no Centro do Rio de Janeiro.<span class="hidden">–</span>Bruno Rosa/Reprodução

    Silveira afirmou que o impacto do conflito no Oriente Médio deve ser nulo sobre os combustíveis no Brasil. Essa declaração acontece em meio aos rumores de uma possível troca no comando da Petrobras, após a crise se estender ao Conselho de Administração da empresa.

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    Recentemente, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região derrubou uma decisão da primeira instância e reconduziu à presidência do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, um dos representantes da União no colegiado. Esse movimento foi seguido por um recurso da Advocacia-Geral da União.

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    Questionado sobre o clima na empresa, Prates afirmou que tem uma agenda constante em Brasília, onde mantém contatos com autoridades. Sobre a próxima reunião do Conselho de Administração, Prates negou que o tema da distribuição de dividendos extras esteja na pauta, destacando que a decisão será tomada após orientação do governo.

    “A diretoria já tomou sua decisão. Fizemos a proposta, que está tecnicamente respaldada (de distribuir metade dos recursos). O governo vai orientar os membros do Conselho de Administração. Não está na pauta da próxima reunião do Conselho. Provavelmente, o tema pode ser decidido durante a assembleia geral de acionistas no dia 25 de abril ou depois da assembleia”, conclui Prates.

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    [4r]Ram Rampage Laramie e Ford Ranger XLS custam o mesmo, mas qual é melhor?

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    Este pode ser o melhor momento para comprar uma picape no Brasil. A maioria dos fabricantes está apostando em descontos generosos para manter, na medida do possível, as vendas em um patamar aceitável. Ao mesmo tempo, a nova concorrência está maior e mais preparada.

    Enquanto a Fiat Titano estreia apostando tudo no preço, a Ford Ranger tem o chassi mais avançado da atualidade e a Ram Rampage elevou o patamar de conteúdo, mesmo sendo uma picape intermediária.

    Ambas são muito diferentes e, ao mesmo tempo, muito parecidas. De um lado, uma picape média convencional, com chassi de longarinas: a Ford Ranger XLS é uma versão de entrada até bastante completa. Do outro lado, uma picape intermediária e monobloco: a Ram Rampage Laramie não tem o mesmo porte, mas traz muitos equipamentos e, por dentro, está bem mais próxima dos SUVs.

    Rampage x RangerA Ram peca por ter caçamba alta e nenhum degrau de acessoFernando Pires/Quatro Rodas

    As duas picapes usam motores 2.0 turbo diesel de 170 cv e tração nas quatro rodas – 4×4 na Ranger e 4×4 permanente na Rampage. Os preços são equivalentes, porque a tração 4×4 faz a Ranger XLS passar dos R$ 234.990 (4×2) para R$ 259.990, ainda mais barata que os R$ 262.990 da Rampage Laramie diesel (a versão a gasolina, com 272 cv, custa R$ 272.990).

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    Cada uma apresenta vantagens e desvantagens. A questão do tamanho menor, por exemplo, pode até pesar a favor da Rampage. É do tamanho de uma Fiat Toro (mesma base), mas com direção que esterça mais: são 11,9 m de diâmetro de giro contra os 12,4 m da irmã Fiat e 12,8 m da Ranger. É o suficiente para evitar uma manobra a mais saindo de uma vaga.

    Rampage x RangerAcabamento da Rampage dá aula a qualquer outra picape, com painel macio e couro natural. Mas o espaço interno é acanhado frente ao das médiasFernando Pires/Quatro Rodas

    Nesse aspecto, o fato de a Ranger ser uma das maiores picapes médias à venda no Brasil não ajuda. A vantagem de 28 cm no entre-eixos melhora, porém, o espaço interno da picape Ford.

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    Rampage x Ranger<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Antes de mais nada, são picapes e precisam ser analisadas como tal. A Ranger tem caçamba bem maior (1.250 l contra 980 l) e mais ampla, enquanto a Rampage tem laterais mais altas. Mas a capacidade de carga das duas é muito próxima: 1.037 kg na Ford, 22 kg a mais que os 1.015 kg da Ram. A Rampage vai lidar bem com cargas mais densas, mas a Ranger será mais funcional em transportes cotidianos ou até em uma mudança.

    Rampage x RangerA caçamba também é menor, mas sai da fábrica com o protetor plásticoFernando Pires/Quatro Rodas

    A Rampage Laramie tem abertura elétrica da tampa pela chave e iluminação interna, além de trava elétrica da tampa e protetor de caçamba. A Ranger também conta com uma mola para aliviar o peso da tampa, mas esta precisa ser destrancada com a chave e dentro da sua caçamba só há uma tomada 12 V. O protetor plástico custa mais R$ 2.000, em média, nas concessionárias.

    Rampage x RangerA Rampage exibe telas grandes com mais funções e mais configurações. O bom acabamento e o console elevado aumentam a percepção de qualidade e a sensação de que este está mais para um SUV com caçamba. E, de fato, é bem isso mesmo.Fernando Pires/Quatro Rodas

    Duas vantagens da Ranger são os degraus laterais entre as rodas traseiras e o para-choque de aço, e a preparação para engate de fábrica – com direito a modo de tração específico para reboque. O engate presente na Rampage das fotos é acessório de R$ 2.957 e a capota rígida de abertura elétrica custa R$ 12.192.

    Rampage x Ranger<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasRampage x Ranger<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Carro de trabalho?

    A vocação da Ranger XLS ainda é o trabalho e isso está claro por dentro e por fora, mesmo sendo muito bem equipada. Tem rodas de liga leve aro 17 e faróis de led com acendimento automático, mas não tem nenhum cromado, estribos laterais ou lanternas de led, que começam a aparecer na versão XLT V6 (R$ 289.990).

    Rampage x Ranger

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    Por dentro, tem quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, central multimídia SYNC 4 com tela de 10 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, saída de ar-condicionado traseira junto com duas portas USB, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e carregador sem fio para smartphones, mas o acabamento é simplório. Bancos são de tecido, aro do volante sem revestimento de couro e as partes macias do painel foram eliminadas por contenção de custos.

    Rampage x Ranger<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Da Ranger para a Rampage Laramie, há um abismo em termos de percepção de valor. Esta é a versão intermediária, mas a mais vistosa. Tem grade, retrovisores, para-choques, maçanetas e até as molduras das janelas cromados. Bancos e volante são de couro, que também dá as caras no meio do painel. O painel, por sinal, tem a parte superior emborrachada – é a mesma peça dos Jeep Compass e Commander. As telas também são maiores, com 10,3 polegadas para o quadro de instrumentos e 12,3 polegadas para a central multimídia. E há ar-condicionado automático bizona.

    Rampage x RangerMotor 2.0 turbodiesel deve fôlego para fazer a Rampage embalarFernando Pires/Quatro Rodas

    A Rampage ainda tem banco do motorista elétrico, um luxo que só as Ranger Limited (R$ 319.990) trazem, mas a Ram oferece ajuste elétrico para o carona como opcional: custa R$ 6.000, junto com som com subwoofer Harmann Kardon e luzes ambiente de led. Nada disso contorna o fato de o espaço traseiro da Rampage ser bem mais apertado para os ombros e as pernas que o da Ranger, que pode levar cinco pessoas com algum conforto, mesmo que seu túnel central seja elevado.

    Rampage x RangerRanger XLS tem visual simplório e fica devendo leds nas lanternasFernando Pires/Quatro Rodas

    Quanto aos equipamentos de segurança, ambas as picapes têm sete airbags, mas só a Rampage exibe sistemas mais avançados, como frenagem de emergência, piloto automático adaptativo, monitor de pontos cegos e alerta de saída de faixa. A maior parte desses itens só está na Ranger Limited com pacote opcional de tecnologia, que custa R$ 349.990 e também é a única com quadro de instrumentos digital de 12,4 polegadas e câmeras de visão 360o.

    Rampage x RangerO banco de tecido da Ranger quebra o clímax mais que os plásticos simples. Mas a cabine é muito mais ampla para qualquer um dos cinco ocupantesFernando Pires/Quatro Rodas

    Contra a lógica

    Um dos argumentos das picapes monobloco é o peso mais baixo comparado às picapes com carroceria montada sobre o chassi de longarinas, como a Ranger, que é 241 kg mais pesada que a Rampage.

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    Rampage x Ranger<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    A picape da Ram ainda tem tração integral e câmbio automático de nove marchas: os 38,8 kgfm chegando às rodas multiplicado pelas primeiras relações de marcha mais curtas, teoricamente, favoreceriam seu desempenho frente à Ranger, que tem 41,3 kgfm, câmbio automático de seis marchas e usa tração 4×2 no asfalto.

    Rampage x RangerE o corte de custos continua com a falta de protetor de caçambaFernando Pires/Quatro Rodas

    Mas a Ranger foi mais rápida. Com seu 2.0, acelerou de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, tempo 1,2 segundo mais rápido que o da Rampage. Em todas as outras medições de aceleração a picape Ford foi melhor, fazendo menos barulho.

    Rampage x RangerFosse no passado, uma Ranger XLS como esta nem sequer teria central multimídia. Está bem equipada, mas o fato de se posicionar na base da linha explica o acabamento interno mais simplório. Bancos de couro já fariam uma boa diferençaFernando Pires/Quatro Rodas

    Na verdade, o teste de pista só comprovou uma má impressão que a Rampage diesel havia deixado no uso do dia a dia, devendo fôlego em acelerações e retomadas, e demorando para reagir ao pedal do acelerador. Parece muito mais pesada do que realmente é. Não vivemos isso com a Fiat Toro, que usa o mesmo 2.0 turbo diesel com menos torque: 35,7 kgfm. Pode ser efeito da adaptação ao Proconve L7 e ao Arla 32, pois o consumo surpreende de tão bom: fez 11 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada.

    Rampage x Ranger<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    A Ford Ranger não faz passar raiva. Responde rápido e tem fôlego quando o motor é convocado. É até interessante observar que as antigas versões 3.2 de 200 cv eram apenas 0,2 s mais rápidas no 0 a 100. E, embora não tenha o nível de conforto de rodagem e de um SUV como a Rampage, filtra tudo do asfalto muito bem, sem balançar muito ou quicar, como picapes médias gostam de fazer. Mas gasta mais diesel: fez 9,6 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

    Rampage x Ranger<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Pelo preço da Rampage é possível comprar uma boa picape média, como a Ranger, que é a picape mais avançada hoje no Brasil. Apesar de ser menor, a Rampage compensa com níveis de conforto e de equipamentos raros até mesmo nas versões mais caras da Ranger. A Rampage Laramie vence o comparativo por entregar mais podendo fazer o mesmo no dia a dia que uma Ranger. É um baita mérito. Mesmo que, dificilmente, isso convença o tradicional comprador de picapes médias.

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    Veredicto Quatro Rodas – A Ranger é uma ótima picape básica. A Rampage é o melhor SUV com caçamba, e tão bem equipada que uma Ranger equivalente custa mais R$ 70.000.

    Ficha Técnica

    Ram Rampage Laramie diesel

    Motor: diesel, dianteiro, transversal, 4 cil., 1.956 cm³, 16V, 170 cv a 3.750 rpm, 38,8 kgfm a 1.750 rpm Câmbio: automático, 9 marchas, tração integral
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
    Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
    Pneus: 235/60 R18
    Peso: 1.942 kg
    Dimensões: comprimento 502,8 cm; largura, 188,6 cm; altura, 178 cm; entre-eixos, 299,4 cm; tanque de combustível, 90 l; caçamba, 980 l; carga útil, 1.015 kg

    Ford Ranger XLS 4X4

    Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cil., 1.995 cm³, 16V, 170 cv a 3.500 rpm, 41,3 kgfm a 2.000 rpm Câmbio: automático, 6 marchas, tração 4×4
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo rígido com molas semielípticas (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
    Pneus: 255/70 R17
    Peso: 2.183 kg
    Dimensões: comprimento 537 cm; largura, 220,8 cm; altura, 188,4 cm; entre-eixos, 327 cm; tanque de combustível, 80 l; caçamba, 1.250 l; carga útil, 1.037 kg

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    Teste Comparativo Quatro Rodas

    Aceleração

    Rampage Diesel

    Ranger XLS 4X4

    0 a 100 km/h 12,9 s 11,7 s
    0 a 1.000 m 34,2 s – 154,7 km/h 33,4 s – 154,4 km/h
    Velocidade máxima 186 km/h* 164 km/h*
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h 5,2 s 5,1 s
    D 60 a 100 km/h 7 s 6,6 s
    D 80 a 120 km/h 9,1 s 8,9 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 14,6/26,6/62,8 m 16,4/29,6/65 m
    Consumo
    Urbano 11 km/l 9,6 km/l
    Rodoviário 16,2 km/l 13,5 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 47,7/71,5 dBA 41,2/73,4 dBA
    80/120 km/h 61,2/72,4 dBA 58,4/72,2 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 96 km/h 97 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha 1.850 rpm 1.800 rpm
    Volante 2,7 voltas 2,7 voltas
    Seu Bolso
    Preço R$262.990 R$259.990
    Concessionárias 123 110
    Garantia 3 anos 5 anos

    Condições de teste: alt. 660 m; temp., 30/25,5 °C; umid. relat.., 63/74%; press., 759/758 mmHg

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    [4r]Quanto tempo dura e quanto custa para trocar a bateria de um carro híbrido

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,
    Qual a vida útil estimada das baterias de um carro híbrido e quanto custa sua substituição?

    José Debon, por e-mail

    A vida útil da bateria de um carro híbrido depende muito de cada fabricante e da forma como o veículo é utilizado, mas estima-se uma vida útil de dez anos, em média.Esse número é estimado pelos próprios fabricantes e pode ser pessimista. Isso porque há uma série de fatores que influenciam a durabilidade dos acumuladores.

    Um carro que rode mais tempo na estrada, por exemplo, terá um desgaste menor, já que os ciclos de carga e descarga são mais constantes no uso urbano. Em uso rodoviário, a utilização do motor elétrico é menor.

    Christian CastanhoBaterias do Porsche Cayenne S HybridChristian Castanho/Quatro Rodas

    Híbridos e carros elétricos têm o mesmo ônus de manutenção das baterias, já que esse equipamento precisa de substituição em longo prazo.

    A analogia com o celular é válida, já que a tecnologia pode ser comparada.

    Os ciclos de recarga têm comportamento semelhante e essas baterias perdem densidade energética com o passar do tempo.

    Bateria carro híbrido<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota

    A troca não é barata, mas é feita quando o carro tem pelo menos oito anos de uso. Ou seja, uma segunda troca só seria necessária, teoricamente, dali a outros oito anos.

    Em compensação, em todo esse período, o híbrido ou elétrico dispensou uma série de outros reparos obrigatórios em um veículo que funcione apenas por motor a combustão. Basicamente, precisam da troca do filtro de ar (se forem refrigeradas a ar) ou da troca do fluido de arrefecimento (se for esfriada por líquido).

    Quanto custa trocar a bateria de um carro híbrido?

    Bateria do Toyota PriusCalor intenso pode reduzir a vida útil da bateria do PriusDivulgação/Toyota

    No caso dos Toyota Corolla Hybrid, Corolla Cross Hybrid e Prius, a bateria de 1,3 kWh de níquel-cádmio custa cerca de R$ 17.000, fora a mão de obra da troca. O valor absoluto pode impressionar, mas representa menos de 10% do preço de um Corolla híbrido novo.

    Já existe o comércio de baterias e até células (componentes internos da bateria) remanufaturadas no Brasil. A Renova Ecopeças, por exemplo, cobra entre R$ 8.000 e R$ 10.000 pela bateria usada dos Toyota – retiradas de carros sinistrados da Porto – com garantia de 3 meses. 

    Vale reforçar que o sistema híbrido dos Toyota (que inclui, além da bateria, o controlador do conjunto e o motor elétrico) tem proteção de fábrica de oito anos, sem limite de quilometragem. Em geral, é a mesma garantia dada a outros híbridos e elétricos no mercado.

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    Baterias de carros híbridos plug-in, porém, custam muito mais caro. Elas podem ter a mesma capacidade da bateria de um carro elétrico pequeno e ultrapassar os R$ 100.000.

    A troca da bateria, que tem tensão de 650 V, deve ser feita por oficinas especializadas e requer treinamento específico para lidar com a alta tensão e evitar choques elétricos.

    Bateria carro híbrido<span class="hidden">–</span>Reprodução/Internet

    Isso porque, no Brasil, qualquer trabalhador que precisar lidar com energia precisa seguir uma série de procedimentos e regras, muitas delas atreladas a norma NR10.

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    No caso de veículos híbridos e elétricos, isso significa, por exemplo, manter o veículo isolado de qualquer outro funcionário não treinado.

    Sem contar o uso de EPI (equipamento de proteção individual) específico para trabalho com alta tensão e até proteção contra fogo.

    Baterias podem ter segunda vida

    FIAA Fórmula E pretende dar um novo uso às baterias dos carros atuaisFIA/Divulgação

    As baterias de veículos híbridos e elétricos também têm a chamada segunda vida. Apesar de, após esse período de desgaste inicial, elas não terem mais utilidade para serem usadas em automóveis, os acumuladores podem ser aplicados em outros sistemas.

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    Uma das possibilidade é usar essas baterias, que ainda têm boa capacidade de armazenamento, como reserva de sistemas de no-break.

    Esse uso, inclusive, é considerado pela Fórmula E quando a atual geração dos carros da competição for trocado, na próxima temporada, por monopostos mais avançados.

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    [RS]5 Dicas para NUNCA QUEIMAR SEU MEDIO GRAVE NO SEU SOM #somautomotivo

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    5 Dicas para NUNCA QUEIMAR SEU MEDIO GRAVE NO SEU SOM somautomotivo

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    [4r]Citroën Traction Avant definiu os carros modernos há 90 anos

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    Só mesmo um projeto de grande impacto e popularidade consegue alcançar 23 anos entre a primeira e a última unidade fabricada. Foi o caso do Citroën Traction Avant, produzido pela Citroën de maio de 1934 a julho de 1957, salvo por um período da Segunda Guerra Mundial. Faz 90 anos que definiu como seriam os carros do futuro.

    Na engenharia e no estilo, poucos carros antes da guerra surpreenderam como ele, que estabeleceu a tradição da marca de encontrar soluções heterodoxas – e, na história da Citroën, poucos carros trouxeram tantas inovações quanto o Traction.

    Citroën Traction Avant 11 Normale 1950<span class="hidden">–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

    A maior delas, é claro, foi a que deu origem a seu nome, a tração dianteira. Mas este Citroën não era inovador só por isso. Também era novidade um carro feito em larga escala ter estrutura monobloco e usar barras de torção na suspensão dianteira e traseira, configuração rara até então.

    Desde 1930 o fundador da empresa, André Citroën, desejava produzir um carro com tração dianteira. Era uma ideia que o engenheiro e piloto André Lefèbvre já tentara desenvolver em vão quando estava na Renault. Havia casos isolados de carros com esse tipo de tração.

    Citroën Traction Avant 11 Normale 1950<span class="hidden">–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

    Os conceitos mais primitivos, porém, eram completamente diferentes do que se viu após a criação do Traction Avant. A estrutura mecânica era organizada na seguinte ordem, a partir da grade: diferencial, câmbio, embreagem e motor, que invadia demais o espaço dos passageiros. Muito recuado, ele tracionava pouco as rodas, especialmente em subidas íngremes e pisos escorregadios. No projeto de Lefèbvre o câmbio passava a ficar à frente do eixo dianteiro, o que afastava o motor do habitáculo.

    11 Faux Cabriolet Traction Avant modelo 193811 Faux Cabriolet Traction Avant modelo 1938Marcelo Spatafora/Quatro Rodas

    Já a carroceria criada pelo italiano Flaminio Bertoni se destacava pela pouca altura, ressaltada pela ausência de estribos e pela baixa linha da cintura, o que mantinha o centro de gravidade mais próximo ao chão. Essas características fizeram da estabilidade uma das principais qualidades do Traction Avant.

    11 Faux Cabriolet Traction Avant modelo 1938<span class="hidden">–</span>Marcelo Spatafora/Quatro Rodas

    Sua história começou com três versões: 7A, com um quatro-cilindros 1.3 de 32 cv, 7B, com um 1.5 de 35 cv, e 7 Sport, com um 1.9 de 42 cv, todos com válvulas no cabeçote. O câmbio era de três velocidades e os freios, hidráulicos (o que também era avançado na época). Havia as carrocerias Berline (sedã), Faux Cabriolet (falso cabriolet, ou cupê) e Cabriolet (roadster). A produção logo atingiu 300 veículos por dia, apesar de as primeiras unidades terem problemas no motor e falta de rigidez na carroceria.

    11 Faux Cabriolet Traction Avant modelo 1938Motor do 11 Faux Cabriolet Traction Avant modelo 1938Marcelo Spatafora/Quatro Rodas

    Mas a evolução do modelo começaria sem demora. No Salão de Paris de 1934, a Citroën apresentou a versão 11, com motor 1.9 de 46 cv. No sedã ele era 14 centímetros mais largo e 40 centímetros mais longo que o projeto 7, com espaço para até nove passageiros em três fileiras de banco. O 7 Sport mudou de nome para 11 Légère (leve).

    11 Faux Cabriolet Traction Avant modelo 1938<span class="hidden">–</span>Marcelo Spatafora/Quatro Rodas

    Depois da guerra, a evolução do Avant prosseguiu mais lenta, tendo como destaques o porta-malas saliente de 1953 e a suspensão traseira hidropneumática do 15 Six no ano seguinte, recurso que mantinha o porta-malas nivelado, independentemente da carga, e prenunciou o sistema que equiparia o revolucionário Citroën DS.

    11 Faux Cabriolet Traction Avant modelo 1938<span class="hidden">–</span>Marcelo Spatafora/Quatro Rodas

    Foi justamente o lançamento do DS, em 1955, o que fez o Traction Avant preparar sua saída de cena, formalizada em 1957, depois de 759.123 exemplares produzidos em suas variadas versões. Graças a ele, a imagem vanguardista da Citroën já estava enraizada havia mais de duas décadas.

    Ficha técnica – Citroën Traction Avant

    • Motor: 4 cilindros em linha, 1.3 L
    • Potência: 32 cv a 3.200 rpm
    • Câmbio: manual de 3 velocidades
    • Dimensões: comprimento, 445 cm; largura, 162 cm; altura, 152 cm; entre-eixos, 291 cm; peso, 900 kg
    • Carroceria: sedã, cupê e conversível
    • Desempenho: velocidade máxima, 95 km/h
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    [4r]Após 16 anos, Mitsubishi está de volta à Stock Car com o Eclipse Cross

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    A Mitsubishi, depois de 16 anos, anuncia sua volta a Stock Car em 2025 durante coletiva de imprensa no Autódromo de Interlagos. A empresa é a terceira montadora a confirmar presença, junto de GM e Toyota, e utilizará o SUV Eclipse Cross na competição.

    “Retornarmos à Stock Car, categoria que reúne os mais renomados pilotos em atuação no Brasil e ter o Eclipse Cross sendo pilotado por eles é muito importante para a nossa marca. Tenho certeza que faremos um excelente trabalho dentro dessa categoria tão marcante para o automobilismo brasileiro.”, disse Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors.

    Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car (01)<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mitsubishi

    A escolha pelo modelo SUV acompanha a decisão da própria competição em substituir os sedãs pela nova carroceria que vem crescendo em vendas nos últimos anos. Na última participação da empresa na competição, o modelo utilizado foi o conhecido Mitsubishi Lancer.

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    “Claro que a nossa decisão de passar a utilizar os SUVs a partir de 2025 nos tornou mais atraentes em termos mercadológicos. Somando isso ao nível de competitividade da categoria e à qualidade de nossa plataforma de entretenimento, acho que temos o pacote perfeito para qualquer montadora ou patrocinador”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

    Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car (03)<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mitsubishi

    A Mitisubishi participou da Stock Car de 2005 a 2008, tendo uma trajetória vencedora durante estes anos. A primeira corrida da montadora ocorreu justamente na pista de Interlagos.

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    Foram 48 corridas nestas 4 temporadas, 38 pódios e 2 títulos na categoria, todos conquistados por Cacá Bueno. Além de Cacá, outros 36 pilotos também utilizaram as cores da montadora nestes anos, como: Christian Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Popó Bueno, Ricardo Maurício, Valdeno Brito e muitos outros.

    Stock Car (01)<span class="hidden">–</span>Stock Car/Divulgação

    Abaixo, alguns números da Mitsubishi na história da Stock Car:

    • Modelo: Mitsubishi Lancer
    • Temporadas: 4 (2005, 2006, 2007, 2008)
    • Estreia: 1º de maio de 2005, Interlagos (SP)
    • Corridas: 48
    • Vitórias: 16
    • Primeira vitória: Ingo Hoffmann, 24 de julho de 2005, Curitiba (PR)
    • Última vitória: Cacá Bueno, 23 de novembro de 2008, Tarumã (RS)
    • Poles: 13
    • Primeira pole: Christian Fittipaldi, 29 de outubro de 2005, Buenos Aires (Argentina)
    • Última pole: Cacá Bueno, 6 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)
    • Voltas mais rápidas: 15
    • Primeira volta mais rápida: Wanderley Reck Jr., 15 de maio de 2005, Curitiba (PR)
    • Última volta mais rápida: Cacá Bueno, 23 de novembro de 2008, Tarumã (RS)
    • Pódios: 38
    • Primeiro pódio: Valdeno Brito, 15 de maio de 2005, Curitiba (PR)
    • Último pódio: Ingo Hoffmann, 7 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)
    • Títulos: 2 (Cacá Bueno, 2006 e 2007)
    • Pilotos: 37
    • Última prova: 7 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)
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