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- Encontro Som de Qualidade em São Paulo/SP domingo  21/Novembro/2021 *****

    Duvida sobre quais componentes comprar

    Guilherme Conte
    By Guilherme Conte,

    Boa Noite galera, estou com a seguinte duvida

    Tenho um falante Eros 15p de 400wrms e um taramps ds800x4, gostaria de saber qual a potencia da corneta e Super Tweeter eu deveria comprar para o som casar perfeitamente, para que não fique desbalanceado entre mais voz ou mais grave. Desde ja agradeço pela atenção.


    [Bravox]Conta pra gente: há quanto tempo a BRAVOX faz parte da sua vida, em seus carros e como começou essa ligação da sua vida...

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,
    272198199_5032002096852304_2679675301924349639_n.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-5&_nc_sid=8024bb&_nc_ohc=ni2Axsiqn3kAX9x87UH&_nc_oc=AQniiWq3zPFP9_DxmkrbwOdMPSUnisz3vp8Qo6zcTTAuMm7UXJVZFptiW-fZ6l-0FRI&_nc_ht=scontent-lhr8-1.xx&oh=00_AT9zJ3RVdaayxy8t8oskcyjJUv3oEW1pu8kDhhSZjxchLw&oe=61F43319
    Conta pra gente: há quanto tempo a BRAVOX faz parte da sua vida, em seus carros e como começou essa ligação da sua vida com nossos produtos? De uma coisa a gente tem certeza: a BRAVOX pode te acompanhar a vida toda, em todas as etapas que você conquistar! BRAVOX acompanha você a vida toda! #bravox #bravoxbrasil #garagembravox #bravox2022 #somautomotivo #melhorsomautomotive #somparacarro #somdequalidade #somautomotivobr #audiocar #somautomotivobrasil #audiosystem #melhorsomautomotivo #potencia #qualidade #qualidadesonora #suavida #minhavida #meusmomentos #companhia #cia #avidatoda #parasempre #paraavidatoda #altofalantes #6x9polegadas #6x9pol #linhablack

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    [4r]Tesla Cybertruck tem visual de produção vazado e só chega em 2023

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Janeiro trouxe duas notícias sobre o Tesla Cybertruck, uma boa e outra nem tanto. A boa é que vazaram fotos que revelam como será o visual da picape em sua versão de produção. A ruim é que o modelo teve sua produção adiada mais uma vez.

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    As fotos vazadas no Instagram, por uma conta não oficial, revelam as alterações feitas no design original. Há desde a adição de retrovisores e de novas rodas, a um enorme limpador de para-brisa, que fica parado na vertical.

    Diferente do que vimos nas versões apresentadas pela Tesla, sua picape terá espelhos, aparentemente, comuns e de tamanho compatível para o porte do Cybertruck. Ainda na lateral do veículo, temos outra mudança que chama a atenção: as rodas são vazadas, com visual mais conservador. Nos protótipos, vimos rodas totalmente fechadas, possivelmente uma estratégia para melhorar a aerodinâmica que não teve continuidade.

    272690592_680913633038592_157300528500960541_n.jpg<span class="hidden">–</span>@teslacybertruck/Instagram
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    Por fim, duas novidades na dianteira. Primeiro, uma discreta mudança no visual do para-choque, que está mais arredondado – e, consequentemente, mais seguro. A última já era esperada, mas diferente das imagens anteriores, essa versão já vem com um enorme limpador de para-brisa. Pelo visto, não será agora que veremos os limpadores a laser patenteados pela Tesla.

    Tesla-Cybertruck-1.jpgProtótipo do Tesla CybertruckDivulgação/Tesla

    Segundo as informações mais recentes apuradas pela Reuters, a Tesla Cybertruck terá sua produção iniciada somente no primeiro trimestre de 2023. Isso configura o terceiro adiamento na estreia da picape. Se a informação estiver correta, significa que o modelo será lançado quatro anos após o seu anúncio oficial.

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    A picape terá opções de um, dois e três motores e poderá chegar aos 800 cv e 800 km de autonomia na versão mais cara. No mercado americano, suas principais rivais serão a Ford F-150 Lightning, Chevrolet Silverado EV e a Rivian R1T.

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    Quatro-Rodas-753-janeiro-2022-2.jpgA edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!Arte/Quatro Rodas
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    [4r]Hyundai não mata Creta Active, mas tira HB20X de linha no Brasil

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Reviravolta na Hyundai. A fabricante sul-coreana não vai tirar de linha o Hyundai Creta Active, que conserva o visual da geração anterior e o motor 1.6 16V de até 130 cv. O motivo para isso seria o Proconve L7, em vigor desde 1° de janeiro, que arrochou as normas de emissões e ruídos para automóveis.

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    O SUV ainda aparece no site da fabricante como modelo 2021/2022, mas a Hyundai garante que o motor 1.6 já está em conformidade com o PL7.

    Quem sai de linha, porém, é o Hyundai HB20X. Não custa lembrar que o HB20 2022 começou a ser lançado em março de 2021 e, enquanto os HB20 e HB20S (sedã) perdiam a opção de motor 1.6 em detrimento ao 1.0 turbo de 120 cv, a versão aventureira ficou de escanteio.

    hyundai_hb20_90.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

    Aparentemente, era exatamente isso que a Hyundai queria. De acordo com o site Mobiauto, o HB20X representava menos de 10% do mix de vendas do compacto.

    Sobre o HB20X, a Hyundai Motor Brasil informa que concentrará as vendas da linha HB20 em seus modelos de maior demanda nas versões hatch (HB20) e sedã (HB20S), além das duas gerações do SUV Creta”, informou a fabricante.

    hyundai_hb20_73.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai
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    Em outras palavras, desistiram do Hyundai HB20X e de sua proposta aventureira. Seus preços ficavam entre os R$ 81.190 (HB20X Vision) e os R$ 97.590 (Diamond), enquanto o Creta Action custa R$ 102.990. O Hyundai HB20 2023, reestilizado e que será lançado neste ano, não terá versão aventureira. 

    Como é o Hyundai Creta Action 2022?

    O novo Creta 2022 Action mantém o visual antigo do SUV e é equipado com piloto automático, vidros elétricos dianteiro e traseiro e função one-touch (descida) apenas para o motorista, barras longitudinais no teto e sistema de rádio blueAdio com auto-falantes traseiros.

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    Novo Hyundai Creta Action quer repetir sucesso de versão PcD

    A lista de equipamentos é completada por airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, sistema Start-Stop, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, controle de tração, sistema de frenagem de emergência, assistente de rampa e controles de estabilidade e tração.

    Creta-Attitude_7-e1589384565274.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

    O motor é o mesmo de antes. Um 1.6 16V de 130 cv e 16,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. Na verdade, tornou-se o último Hyundai 1.6 à venda no Brasil.

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    Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)

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    [4r]Novo Honda City enfrenta o conterrâneo Nissan Versa e o líder Onix Plus

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Mesmo sufocado pelos SUVs, o segmento dos sedãs compactos ainda busca se manter atualizado e com um bom volume de modelos em oferta. Mais do que isso, os representantes da categoria têm crescido em tamanho e nível de tecnologia para cativar o público.

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    O mais recente a passar por esse processo é o Honda City, que chega às lojas neste mês de janeiro com a missão de suprir a lacuna deixada pelo Civic, com produção já encerrada no Brasil. Por isso, reunimos o modelo com dois de seus principais concorrentes igualmente renovados para um comparativo de suas versões topo de linha, para mostrar o que cada um tem de melhor.

    Assim, o City Touring, que custa R$ 123.100, encara o Nissan Versa Exclusive, que sai por R$ 121.190, e o Chevrolet Onix Plus Premier, vendido a R$ 107.840.

    Além da mesma origem japonesa, o Nissan mira no Honda pelas semelhanças mecânicas e tecnológicas, já que ambos são equipados com motores aspirados e câmbio automático do tipo CVT. O Onix, por sua vez, entra na briga como o líder da categoria, mas com credenciais totalmente diferentes por ter um motor turbinado acompanhado de um câmbio automático convencional.

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    O Volkswagen Virtus foi considerado para o comparativo, mas ficou de fora, já que a fábrica ainda não possui o modelo atualizado, na linha 2022, em sua frota de testes. Recentemente, o sedã ganhou o start-stop, que afetará o consumo. No fim, os três mostram ser excelentes alternativas aos SUVs, cada um a sua maneira. Mas com escolas e preços tão diferentes quem ganha?

    3º – Onix Plus Premier | R$ 107.840

    DSCF7853-V1-e1641420675279.jpgOnix Plus tem porte e aparência elegante; lanternas são de LEDsFernando Pires/Quatro Rodas

    A virada de Prisma para Onix Plus deu ao sedã mais do que apenas um novo nome. Ele também cresceu e passou a ter o espaço como um de seus trunfos: quem vai atrás não se preocupa com inconvenientes apertos e com a carga do celular, pela presença de duas portas USB. Quem for viajar também não se queixará do porta-malas. Apesar de ser o menor do trio, tem bons 469 litros.

    Seu conjunto mecânico merece elogios por ter a concepção mais moderna. Ele combina um motor 1.0 turbo de três cilindros, de 116 cv de potência e até 16,9 kgfm de torque, a um câmbio automático de seis marchas.

    DSCF7752-e1641420697182.jpgPainel é moderno, mas o acabamento é o mais simples entre os três sedãsFernando Pires/Quatro Rodas

    Esse conjunto deu a ele os melhores números de desempenho em nossos testes, feitos com gasolina. O Onix Plus foi de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos – embora seja possível notar a falta de fôlego do turbo em altas rotações, já que sua passagem pelos 1.000 metros não foi a mais veloz.

    Tal comportamento também é notado no dia a dia. Nas medições de consumo, ele se saiu bem, conseguindo 12,8 km/l, na cidade, e 16,4 km/l, na estrada.

    DSCF7773-e1641420714550.jpgCabine do Onix tem as menores dimensões, mas ainda assim é espaçosaFernando Pires/Quatro Rodas

    A mecânica que ajuda também atrapalha, porém. Apesar de entregar agilidade, ela torna o Onix mais áspero. Isso acontece desde o ronco mais evidente dos três cilindros à entrega de torque, que causa um efeito elástico a cada aceleração e incomoda. Ainda em movimento, o modelo tem uma direção bem direta, que dá prazer ao dirigir, e suspensão com ajuste mais firme.

    O inconveniente vem do barulho causado pelo trabalho da suspensão. Outro problema é a altura da dianteira, que raspa com facilidade em rampas e valetas.

    DSCF7775-e1641420733692.jpgQuem vai atrás no Onix Plus não sente falta de espaço; há duas saídas USBFernando Pires/Quatro Rodas

    Por dentro, o Onix Plus tem desenho atual, mas o acabamento de seu painel é o mais simples do trio, sem revestimento além do plástico rígido. Entre os equipamentos, há central de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags e alerta de pontos cegos.

    Sistema de estacionamento semiautônomo e carregador de celulares por indução são suas exclusividades diante dos rivais aqui presentes. Mesmo assim, fica devendo itens como frenagem automática, alertas de colisão e faróis mais eficientes, já que os projetores com lâmpadas halógenas são fracos.

    DSCF7743-e1641420755801.jpgPorta malas é o menor do trio, mas tem espaço de sobra com seus 469 litrosFernando Pires/Quatro Rodas

    Mesmo com suas qualidades, o Onix Plus mostra porque é o mais barato dos três modelos: ele é o mais simples e faltam muitos itens de tecnologia e segurança.

    Por isso, fica em terceiro lugar no comparativo.

    DSCF7898-e1641420777787.jpgFugindo da moda, as rodas de 16 polegadas do Onix são prateadasFernando Pires/Quatro Rodas

    Ficha Técnica – Onix Plus Premier

    Motor: flex, diant., transv., 3 cil., turbo, 999 cm³, 116 cv a 5.500 rpm, 16,3/16,9 kgfm a 2.000 rpm
    Câmbio: aut., 6 m., tração dianteira
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Pneus: 195/55 R16
    Dimensões: compr., 447,4 cm; largura, 173 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 260 cm; peso, 1.117 kg; porta-malas, 469 l

    2º – Versa Exclusive | R$ 121.190

    DSCF7841-V1-e1641421631291.jpgVisual é o mais inspirado dos três modelos comparados, mas o Versa é o único sem LEDs nas lanternasFernando Pires/Quatro Rodas

    O atual Versa chegou há pouco mais de um ano para deixar a fama de patinho feio no passado, sem perder as qualidades do antigo. E conseguiu.

    O principal dos predicados está no amplo espaço interno, com dimensões próximas às do Onix Plus – ou seja, dá até para cruzar as pernas no banco traseiro. Também para quem vai atrás, mas em uma posição ruim, entre os bancos dianteiros, há duas portas USB para recarregar celulares, mas falta saída de ar-condicionado.

    O porta-malas tem tamanho intermediário entre os rivais, com bons 482 litros, e um generoso vão de abertura.

    DSCF7802.jpgPainel do Versa tem uma porção central revestida com material macio; quadro de instrumentos mescla analógico e digitalFernando Pires/Quatro Rodas

    Assim como o City, o Nissan mantém uma receita garantida na mecânica, com motor 1.6 aspirado de 114 cv de potência e 15,5 kgfm, e câmbio CVT. São os piores números de potência e desempenho, já que, em nossos testes, o Versa foi de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.

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    DSCF7816-e1641422418327.jpgInterior é espaçoso e confortável, e bancos têm revestimento bicolorFernando Pires/Quatro Rodas

    Porém, em circuitos urbanos, ele mostra agilidade, já que sua potência e seu torque são entregues em rotações mais baixas do que no City – some a isso o menor peso do Nissan. O câmbio, eficiente, ajuda na missão – inclusive em rodovias. O consumo também é o pior, mas longe de ser ruim. As médias ficaram em 12 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada.

    A sensação de agilidade é reforçada pela direção, a mais leve entre os três, dando ao Versa uma condução, de certo modo, divertida. A suspensão chega mais perto da maciez do City do que da rigidez do Onix, como um ajuste intermediário. O rodar é suave, mas buracos serão sentidos com média intensidade pelos ocupantes.

    DSCF7819-e1641422475306.jpgEspaço sempre foi destaque no Versa, mas fica faltando saída de ar para quem vai atrásFernando Pires/Quatro Rodas

    Em equipamentos e acabamento, o Versa está, mais uma vez, em um degrau intermediário. Há faróis de led, alerta de colisão, frenagem automática, alerta de tráfego cruzado traseiro, quadro de instrumentos parcialmente digital e seis airbags. Suas exclusividades ficam nas câmeras em 360º, úteis para manobrar e não ralar as rodas de 17 polegadas, as maiores do trio.

    Porém, deve carregador por indução, luz diurna, alerta de pontos cegos e um sistema mais moderno na multimídia, com 7 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay (apenas com fio). O acabamento é bom, com muito plástico, mas áreas com revestimentos macios e contrastantes.

    DSCF7741-e1641422523154.jpgPorta-malas tem generosos 482 litros e bom vão de aberturaFernando Pires/Quatro Rodas

    O Versa tem defeitos, mas um nível de tecnologia, segurança e acabamento mais próximo do City. O nível de refinamento ligeiramente menor, assim como o preço recém-reajustado (veja box no final), porém, definiram seu destino. Assim, ele conquista a segunda colocação tendo o equilíbrio como mérito.

    DSCF7908-e1641422560398.jpgO Versa é o único com rodas de 17 polegadas, que não interferem no confortoFernando Pires/Quatro Rodas

    Ficha Técnica – Nissan Versa

    Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.598 cm³, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5 kgfm a 4.000 rpm
    Câmbio: CVT, 6 m. simuladas, tração dianteira
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Pneus: 205/50 R17
    Dimensões: compr., 449,5 cm; largura, 174 cm; altura, 147,5 cm; entre-eixos, 262 cm; peso, 1.131 kg; porta-malas, 482 l

    1º – City Touring | R$ 123.100

    DSCF7845-V1-e1641420838594.jpgDesenho do City é discreto e lanternas têm “um quê” de BMWFernando Pires/Quatro Rodas

    Sempre à sombra do Civic, o City agora tem virtudes suficientes para ter o seu protagonismo – mesmo que isso não seja o suficiente para tomar o lugar do irmão maior. O sedã traz uma nova referência de amplitude interna ao segmento, com espaço de sobra para as pernas de quem vai atrás, mesmo que os ocupantes da frente utilizem o máximo do espaço na dianteira.

    Os passageiros traseiros também têm saídas de ar-condicionado (sem USB), mas pessoas acima de 1,75 metro, poderão raspar a cabeça no teto. O porta-malas também surpreende: são 519 litros, próximos dos 525 do Civic.

    DSCF7778-e1641420906271.jpgInterior tem o melhor acabamento do trio, com variações de tons e materiaisFernando Pires/Quatro Rodas

    As críticas ao motor 1.5 aspirado, sem o auxílio de turbo, até podem fazer sentido por uma questão mercadológica. Na prática, porém, foi a melhor decisão que a Honda poderia tomar. Isso porque esse motor, agora com duplo comando de válvulas variável e injeção direta, aliado ao câmbio CVT, que simula sete marchas, traz muita suavidade ao City.

    São 126 cv de potência e até 15,8 kgfm de torque. O comportamento do conjunto é linear, com ótimo nível de conforto.

    DSCF7794-e1641420989507.jpgCom revestimento que imita couro, os bancos do City são largos e confortáveisFernando Pires/Quatro Rodas

    Os acertos de suspensão e direção, que enfrentam bem o asfalto, reforçam o jeito manso do sedã, e fazem esquecer dos ajustes mais firmes do antigo City. Mesmo sem pretensão esportiva alguma, o modelo foi bem na aceleração de 0 a 100 km/h: com gasolina, foram 10,5 segundos, diferença mínima em relação ao Onix.

    Já o consumo é, de longe, o melhor dos três, com 13 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.

    DSCF7797-e1641421064369.jpgEspaço traseiro é o melhor do segmento e há saídas de ar, mas pessoas mais altas poderão raspar a cabeça no tetoFernando Pires/Quatro Rodas

    Em equipamentos e acabamento, o City também tem destaque. A versão Touring inclui faróis full-led com facho alto automático, faróis de neblina de led, piloto automático adaptativo, monitoramento para saídas involuntárias de faixa e câmera lateral do lado direito (acionada ao dar a seta para redução de pontos cegos), itens exclusivos no comparativo.

    Além disso, há frenagem automática, seis airbags e central multimídia com 8 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Fica devendo carregador de celulares por indução.

    DSCF7740-e1641421139895.jpgO porta-malas do Honda tem 519 litros, próximo do espaço oferecido pelo CivicFernando Pires/Quatro Rodas

    No acabamento, o Honda capricha com uma variedade de materiais e texturas, e faz um belo trabalho no quadro de instrumentos, com um mostrador analógico e uma tela de 7 polegadas. Mesma solução do Versa.

    O City está um nível acima da concorrência e é o melhor produto do comparativo. Assim, mesmo sendo o mais caro do comparativo, faz valer os R$ 2.090 a mais em relação ao Versa e vence o comparativo.

    DSCF7900-e1641421217874.jpgAs rodas do City parecem menores do que realmente são, culpa do acabamentoFernando Pires/Quatro Rodas

    Ficha Técnica – Honda City Touring

    Motor: flex, diant., transv., 4 cil.; 1.497 cm3, 126 cv a 6.200 rpm, 15,8/15,5 kgfm a 4.600 rpm
    Câmbio: CVT, 7 m., tração diant.
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
    Pneus: 185/55 R16
    Dimensões: compr., 454,9 cm; larg., 174,8 cm; alt., 147,7 cm; entre-eixos, 260 cm; peso, 1.160 kg; porta-malas, 519 l

    Veredicto Quatro Rodas

    Novidade da categoria no momento, o City está um nível acima da concorrência, mas cobra caro por isso. O Onix Plus vai no caminho inverso: é o mais barato, mas fica devendo em muitos pontos. Já o Versa se equilibra entre os dois, mas a pouca diferença de preço para o City não vale a pena. Assim, o Honda leva a melhor e a vitória na disputa.

    Devido ao aumento de R$ 6.100 no preço do Nissan Versa entre o momento do fechamento da edição impressa e a publicação no site, Quatro Rodas adequou o resultado deste comparativo. O preço deixou de ser um atrativo para o Nissan e o City assumiu a liderança.

    Testes de pista:

    VERSA CITY ONIX PLUS
    Aceleração
    0 a 100 km/h 11,9 s 10,5 s 10,2 s
    0 a 1.000 m 33,9 s – 153,4 km/h 31,8 s – 170,3 km/h 31,7 – 167,9 km/h
    Velocidade máxima* n/d n/d n/d
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h 5,4 s 5,1 s 4,6 s
    D 60 a 100 km/h 7,3 s 6 s 5,4 s
    D 80 a 120 km/h 10,4 s 7,7 s 6,7 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 15,4/27,3/62,9 m 15/26,7/61,6 m 14,3/25,9/58,1 m
    Consumo
    Urbano 12 km/l 13 km/l 12,8 km/l
    Rodoviário 16,2 km/l 17,4 km/l 16,4 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 42,9/67,5 dBA 39,5/71,1 dBA 38,4/63,5 dBA
    80/120 km/h 63,6/69,6 dBA 64,1/69,7 dBA 63,4/67,5 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 93 km/h 96 km/h 96 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em D 1.750 rpm 1.800 rpm 2.200 rpm
    Seu Bolso
    Preço R$ 121.190 R$ 123.100 R$ 107.200
    Garantia 3 anos 3 anos 3 anos
    Concessionárias 180 212 553

    Condições de teste: altitude, 660 m; temperatura, 23,5/29/29,5 °C; umidade relativa, 28,5/44/37%; pressão atmosférica, -/1.012,5/1.012 kPa

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    Quatro-Rodas-753-janeiro-2022-1.jpgA edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!Arte/Quatro Rodas
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    [FullPower]Fiat Pulse Drive 1.3 CVT: fizemos o teste real de consumo

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    FULLPOWER -

    O Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é mais econômico que o Pulse Impetus 1.0 turbo, isso é fato. Mas quanto mais econômico? Muito mais ou ...

    Fiat Pulse Drive 1.3 CVT: fizemos o teste real de consumo

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    [4r]Novo Bronco Raptor tem 405 cv e supera qualquer Ford no fora-de-estrada

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Juntando o que tem de melhor em termos de off-road e esportividade, a Ford abriu a semana apresentando o novo Ford Bronco Raptor. Muito além da estética com um quê de Mad Max, o “superjipe” da Ford ainda traz motor exclusivo e mecânica profundamente modificada.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    A fabricante não tem dúvidas de que o Bronco Raptor é seu melhor veículo para off-road extremo, e não à toa sua inspiração foi a Ultra4 — competição fora-de-estrada que inclui escalada de paredões e condições de fazer inveja a qualquer rali. 

    Motor 3.0 da nova Ranger

    2022-Ford-Bronco-Raptor_details_02.jpgMotor 3.0 biturbo será usado na próxima geração da Ranger Raptor e traz intercooler e admissão dimensionados para temperaturas extremasDivulgação/Ford

    O novo Bronco é o terceiro Ford Raptor, fazendo companhia às versões extremas da F-150 e da Ranger. Ao contrário das picapes, entretanto, o jipe traz motor 3.0 Ecoboost biturbo — que será usado na nova geração da picape média —, capaz de exceder os 405 cv mas ainda sem dados oficiais de performance.

    2022-Ford-Bronco-Raptor_20.jpgNovo eixo traseiro semiflutuante maximiza o contato dos pneus com o soloDivulgação/Ford

    O bloco do motor V6 é feito de ferro vermicular, que reduz o peso e aumenta a durabilidade. A transmissão automática de 10 marchas foi feita com a bênção da Ford Performance, que também ajudou na criação do escape do Bronco Raptor.

    2022-Ford-Bronco-Raptor_details_04.jpgEm fibra de vidro e poliéster, capô tem entradas de ar para maximizar o arrefecimento do motorDivulgação/Ford

    Além de dutos do mesmo comprimento, há sistema de válvulas ativas que permite o motor roncar em quatro timbres e volumes diferentes, conforme os modos de condução Normal, Sport, Quiet (silencioso) e Baja.

    2022-Ford-Bronco-Raptor_21.jpgMesmo sem o teto e portas, Bronco Raptor mantém barras nas coluna B e C para preservar rigidez torcionalDivulgação/Ford

    Como potência não é tudo no barro, o carro ganhou reforço nas colunas B e C, que aumentaram a rigidez torcional da carroceria em 50%. A mecânica é protegida por escudos de alta resistência, semelhante ao aço especial usado na construção do novo Bronco.

    Mais largo do que nunca

    2022-Ford-Bronco-Raptor_details_10.jpgSuspensão tem 33 cm de curso — 60% a mais que o Bronco convencionalDivulgação/Ford

    Evidentemente mais largos, os novos eixos do Bronco Raptor alargaram sua bitola em 22 cm. Eles são obviamente mais robustos, assim como o novo cardã e a caixa de transferência que, na reduzida, tem relação de 67,7:1.

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    2022-Ford-Bronco-Raptor_16-e1643043847312.jpgTodo o exterior é feito de peças resistentes a impactos. Portas são removíveisDivulgação/Ford

    O conjunto de suspensão elevou o vão livre do Ford a cerca de 33 cm, utilizando sistema de amortecimento ativo da Fox para se ajustar conforme o terreno centenas de vezes por segundo.

    2022-Ford-Bronco-Raptor_details_08.jpgRodas podem utilizar beadlocks para murchar pneus sem que esses destalonemDivulgação/Ford

    Os pneus todo-terreno foram feitos sob medida pela BFGoodrich, e as rodas de aro 17 têm suporte a beadlocks, caso seja necessário esvaziar o conjunto para escaladas extremas.

    Interior luxuoso ao gosto do freguês

    2022-Ford-Bronco-Raptor_-Black-Onyx_01.jpgPainel do Ford Bronco RaptorDivulgação/Ford

    Segundo o gerente de design do projeto, o interior Bronco Raptor foi feito com base “no que sabemos que um jipeiro extremo quer em um veículo desse”. Isso inclui, pelo jeito, quadro de instrumentos de 12’’ e volante exclusivo, com comandos específicos para trilhas junto aos botões tradicionais.

    2022-Ford-Bronco-Raptor_-Rhapsody-Blue_01.jpgBotões inferiores controlam ajuste de suspensão e funções “trilheiras”Divulgação/Ford

    O modelo sai de fábrica com bancos que envolvem bem os ocupantes e trazem cobertura vinílica para limpeza mais fácil — estratégia semelhante à do chão do jipe, que é emborrachada e pode ser lavada sem riscos.

    2022-Ford-Bronco-Raptor_-Black-Onyx_03.jpgAcabamento é luxuoso mas preparado para ambientes hostisDivulgação/Ford

    Ao contrário de outros modelos, a Ford usou a sua nova central multimídia de 12’’ na horizontal. Ela serve para exibir a visão 360º formada pelas câmeras externas e comandar a música no sistema de som premium da Bang & Olufsen.

    2022-Ford-Bronco-Raptor_14.jpgPara-lamas, maçanetas e suporte de estepe são exclusivos da linha RaptorDivulgação/Ford
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    Para controlar a ansiedade de quem já quer um Ford Bronco Raptor, a marca prepara uma fila de espera mista, que dará preferência àqueles que tem pedidos atrasados do modelo normal. Mas a espera não será muito longa: o “melhor off-road” da Azul Oval chegará às lojas no meio do ano, ainda sem preço divulgado.

    2022-Ford-Bronco-Raptor_12-e1643043796212.jpgModo Baja altera calibração do motor para reduzir o lag do turbo e maximizar corridas pelo desertoDivulgação/Ford

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    Quatro-Rodas-753-janeiro-2022-2.jpgA edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!Arte/Quatro Rodas
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    [Protech]Trio 4 vias - Protech Sub5.2K (grave) + Protech Trio 500 8” (médios) + Drivers e Tweeters

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    272615026_4720787557998553_4964073104054908729_n.jpg?_nc_cat=102&ccb=1-5&_nc_sid=9e2e56&_nc_ohc=QKywJhiEKloAX971Lps&_nc_ht=scontent-lcy1-1.xx&oh=00_AT8dILVz1KC3ETEHbsyfiM9X3aYMEQKywO4F6CA6P9qR2w&oe=61F39FE7
    Trio 4 vias - Protech Sub5.2K (grave) + Protech Trio 500 8” (médios) + Drivers e Tweeters

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    [4r]BMW iX é elétrico que se conserta e estreia no Brasil por R$ 654.950

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    O mais o mais novo carro elétrico à venda no Brasil é um SUV com características de automóvel e smartphone. O BMW iX (não confundir com o Hyundai iX35), que está entrando em pré-venda no Brasil, só tem telas curvas no painel e já virá preparado para a internet via 5G, mas também tem motores potente e até uma boa autonomia por recarga.

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    O primeiro SUV elétrico da BMW no Brasil terá suas primeiras entregas entre março e abril, primeiramente em duas versões, ambas equipadas com dois motores (um por eixo).

    BMW-iX-xDrive-i40-Mineral-White-022.jpgTraseira mistura traços de carros de Audi e InfinitiDivulgação/Quatro Rodas

    O iX xDrive40 parte dos R$ 654.950 com seus modestos 326 cv e bons 64,2 kgfm. Já o iX xDrive50 tem 523cv e 78 kgfm, mas cobra R$ 799.950 para chegar aos 100 km/h em 4,6 s (contra 6,1 s so xDrive40). A máxima é limitada a 200km/h em ambos, para preservar a bateria.

    Com controle eletrônico da força entregue nos dois eixos, o sistema xDrive consegue chegar a qualquer distribuição da atuação dos motores, desde 100% traseira a 100% da força dos dois motores. E ainda tem deslizamento limitado nos dois eixos, para ter tração em qualquer cenário.

    BMW-iX-xDrive-i40-Mineral-White-033-e1643037498934.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

    Falando no conjunto de baterias, há dois conjuntos. A versão de entrada tem 76,6 kWh, o que garante até 425 km em ciclo WLTP. Já o iX xDrive50 tem um conjunto enorme, com 111,5 kWh, que promete autonomia de até 630 km. Em carregadores rápidos, é possível recuperar até 70% da carga em cerca de meia hora. 

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    Tecnologias de smartphones

    Por dentro, o BMW iX tem ambiente típico de… uma sala de estar. O painel parece um rack com uma grande TV por cima. Na verdade, são duas telas curvas integradas à mesma moldura. O quadro de instrumentos tem 14,9” e a central multimídia, 12,3”, e rodam um novo sistema operacional.

    BMW-iX-xDrive-i40-Mineral-White-072.jpgPainel é baixo<br />e tem telas curvas integradas pela mesma molduraDivulgação/Quatro Rodas

    O console central, além de elevado e separado do painel, tem aspecto de braço de sofá reforçado pelos controles do carro (seletor de transmissão, o comando rotativo iDrive e o seletor dos modos de condução) instalados em uma peça de madeira.

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    O chamado BMW ConnectedDrive, que permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, chamada de emergência e acesso remoto às funções do carro já vem preparado para o 5G, ainda que a tecnologia ainda seja incipiente no Brasil.

    BMW-iX-xDrive-i40-Mineral-White-035-e1643037523172.jpgPouco mudou no design quando o carro evoluiu de conceito para o mundo real. Faixas pretas começam no para-choque dianteiro e acabam no traseiroDivulgação/Quatro Rodas

    Por fim, a enorme grade dianteira é capaz de se autoregenerar. É ela quem protege muitos dos sensores e radares do carro e, caso seja danificada (o que não falta nas estradas são pedriscos arremessados por outros carros) ela é capaz de recuperar pequenos danos por conta própria – como algumas telas de smartphones também podem fazer. Também tem filamentos de aquecimento (algo como um desembaçador), responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas operando.

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    Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)

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    [SCBR.Automotive]Novo conjunto de freio dianteiro- Honda Fit - disco @fremaxbrasil é pastilhas @juridbrasil #spportcarbrautomotive #scbr...

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    272666994_5069741363057443_3284344726624921302_n.jpg?_nc_cat=107&ccb=1-5&_nc_sid=9e2e56&_nc_ohc=TUyEJNceUdQAX90-d5y&_nc_ht=scontent.fslp2-1.fna&oh=00_AT-zsrJMBDnAwToY8q06MZYIsRxin2UpCVVkT3ayXW0qJg&oe=61F42F99
    Novo conjunto de freio dianteiro- Honda Fit - disco @fremaxbrasil é pastilhas @juridbrasil #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #hondafit #discofreio #fremax #juridbrakes

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    [SCBR.Automotive]Novo conjunto de freio dianteiro- Honda Fit - disco @fremaxbrasil é pastilhas @juridbrasil #spportcarbrautomotive #scbr...

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    Novo conjunto de freio dianteiro- Honda Fit - disco @fremaxbrasil é pastilhas @juridbrasil #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #hondafit #discofreio #fremax #juridbrakes

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    [SCBR.Automotive]Pastilha baixa e disco de freio na medida de 18,5mm - abaixo do mínimo para segurança. Hora de trocar o conjunto #spport...

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    272694618_5069722503059329_1804502941417934554_n.jpg?_nc_cat=104&ccb=1-5&_nc_sid=9e2e56&_nc_ohc=ijckaC4W3eUAX8hRuIs&_nc_ht=scontent.fslp2-1.fna&oh=00_AT-TmNDmMGV23Afo6ZsT_8KiUk1SG4BDbWVGXzt90Q3Z4w&oe=61F4432F
    Pastilha baixa e disco de freio na medida de 18,5mm - abaixo do mínimo para segurança. Hora de trocar o conjunto #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #oficinahonda #oficinavilacarrao #hondafitsp

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    [SCBR.Automotive]Pastilha baixa e disco de freio na medida de 18,5mm - abaixo do mínimo para segurança. Hora de trocar o conjunto #spport...

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    Pastilha baixa e disco de freio na medida de 18,5mm - abaixo do mínimo para segurança. Hora de trocar o conjunto #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #oficinahonda #oficinavilacarrao #hondafitsp

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    [4r]Proprietários reclamam de fragilidade na embreagem do Chevrolet Onix

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    Relatos de proprietários com problemas no atuador da embreagem do Chevrolet Onix se multiplicaram nos últimos meses. O defeito deixa o pedal duro ou o impede de retornar à posição original após o motorista aliviar a embreagem.

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    Nas concessionárias, a resposta quase sempre é a mesma. “Não damos garantia, dizemos ao proprietário que se trata de mau uso e cobramos pelo conserto”, afirma o atendente de uma autorizada, que pediu para não ser identificado.

    E foi exatamente isso que o operador de empilhadeira Gersildo de Freitas Ribeiro, de Santo André (SP), dono de um Onix LT 2021, ouviu: “Tive problemas com o atuador antes dos 30.000 km. Esperei uma semana para a concessionária me dizer que a Chevrolet negou o reparo em garantia por se tratar de uma peça de desgaste natural”, conta.

     

    A falha não escolhe a geração do Onix. O motorista de aplicativo Luiz Gonzaga de Lima Netto, de Recife (PE) é dono de um Chevrolet Joy 2020. “Precisei gastar R$ 900 no conserto, pois negaram a garantia”, diz.

    Felizmente para alguns, o procedimento da rede GM não é padronizado. O motorista de aplicativo Fernando Seiji, de Passos (MG), foi um dos que tiveram sorte. Proprietário de um Onix Plus 2020, conseguiu trocar o atuador em garantia.

    dscf3453.dng_.jpgInterior do Onix LTZ manualFernando Pires/Quatro Rodas

    “Estava dirigindo e, após pisar na embreagem, o pedal não voltou à posição original. Na concessionária disseram ser defeito no atuador, me forneceram um carro reserva. Após 16 dias, me devolveram o carro consertado”, lembra.

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    Consultamos oficinas especializadas em embreagem, que apontaram duas possíveis causas para o defeito apresentado nos Onix. Uma seria por falha de projeto, que causaria um excesso na carga aplicada no conjunto disco/platô, levando ao rompimento do atuador da embreagem.

    Outra possibilidade seria o fluido de freio – que também é utilizado para acionar a embreagem – que poderia estar agredindo a borracha do atuador, provocando o rompimento da peça.

    ezgif.com-gif-maker3.jpgCâmbio manual do Chevrolet tem seis marchasFernando Pires/Quatro Rodas

    Questionada sobre as ocorrências, a GM respondeu ter entrado em contato com Gersildo de Freitas para que fosse feito o diagnóstico do veículo e que o caso de Fernando Seiji foi solucionado.

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    Em relação ao carro de Luiz Gonzaga Netto, a empresa reafirma que de fato houve desgaste natural. E, no que diz respeito aos demais, declara que não identificou registros da passagem desses clientes pelas oficinas das concessionárias.

    O povo reclama:

    “Disseram que a garantia é de 90 dias e que o problema era de mau uso. Enquanto eu era atendido chegaram mais quatro Onix com
    a mesma falha.” Thiago Babolin Ramos, bancário, Suzano (SP), dono de um Onix plus LT 2021

    “Meu carro apresentou o defeito com menos de 20.000 km.”Luiz Gonzaga de Lima Netto, motorista, Recife (PE), dono de um Onix Joy 2020

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    Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)

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    [Pioneer]

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    [Pioneer]

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    [Audiophonic]Você já ouviu falar na campanha "Janeiro Branco"? Ela tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões ...

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    272325458_679571103207930_9032334705826750513_n.jpg?_nc_ht=scontent-atl3-2.cdninstagram.com&_nc_cat=106&_nc_ohc=qfyIRbY8EBQAX8tby_h&edm=AAuNW_gBAAAA&ccb=7-4&oh=00_AT8kNQnTgjwowmDQHi59PlrezSJ_3TP8UtzxI6knEadbBQ&oe=61F4E2B5&_nc_sid=498da5
    Você já ouviu falar na campanha "Janeiro Branco"? Ela tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Conheça mais sobre este projeto: www.janeirobranco.com.br Comece o ano cuidando do seu corpo e da sua mente. #janeirobranco #saúdemental --- AUDIOPHONIC - ÁUDIO DE ALTA DEFINIÇÃO: SINTA ESTA EMOÇÃO! 2 anos de garantia.⠀

    VENDO AMP BRAX 2400.2 R$7.000,00

    luciano mendes
    By luciano mendes,

    Vendo AMP Brax, comprei usado de um amigo do forum, motivo da venda, migrando para som residencial, aceito troca em um conjunto Gradiente A1, P1 e E1.

    Por favor interessados entrar em contato pelo whatsapp (11) 94548-4484 não consigo olhar o site do forum sempre.

    Obrigado


    [SCBR.facebook]

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,
    272674340_896915870974894_220573425731446846_n.jpg?_nc_cat=108&ccb=1-5&_nc_sid=08861d&_nc_ohc=A7l0GEktvTcAX-YmFYd&_nc_ht=scontent-bos3-1.xx&oh=00_AT__G5TImh5XqUFA5s_LgG0VIFVqKPSEfFHHT1aCRsKj6w&oe=61F2EA50

    [SCBR.facebook]

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    [Taramps]Taramps Music 3000 Trio Player Tocando 3000 watts RMS Som Automotivo | Taramps Group

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Olá apixonados por Som! Fique com Mais este Taramps Music, com o novo Taramps 3000 Trio Player Tocando alimentado pela Fonte Taramps Smart Charger 120! https://www.taramps.com.br/pt/ Hey, sound fans! Check out another Taramps Music, with the new Taramps 3000 Trio Player, running powered by the Smart Charger 120 power supply. https://www.taramps.com.br/en/ ¡Hola, apacionados del car audio! Echa un vistazo a otro Taramps Music, con el nuevo Taramps 3000 Trio Player, que funciona con la fuente cargadora Smart Charger 120 https://www.taramps.com.br/es/

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    [AutoMotivo]Citroën C4 Cactus tem preços especiais até o dia 31 de janeiro; Veja os valores

    marcelomoti
    By marcelomoti,

    SUV compacto é negociado por R$ 102.990 nas versões X-Series ou Feel Automático

    citroen4-620x349.jpgModelo vem equipado com motor de 1.6 litros, que entrega 118 cv com etanol

    O Citroën C4 Cactus tem condições especiais até o dia 31 de janeiro. O crossover compacto será vendido por R$ 102.990 nas versões X-Series ou Feel Automático. Já a configuração Feel Pack tem o preço de R$ 107.990.

    Guia de acessórios: saiba como equipar o C4 Cactus. Veja o vídeo!

    Em relação à motorização, o Citroën C4 Cactus vem equipado com motor de 1.6 litros, que entrega 118 cv com etanol e 115 cv com gasolina. O torque é de 16,1 kgfm para os dois combustíveis. Também é oferecido com propulsor 1.6 THP de 173 cv com etanol e 166 cv com gasolina. O torque é de 24,5 kgfm para os dois combustíveis. A transmissão é automática sequencial de seis velocidades.

    citroen3-620x349.jpgTransmissão é automática sequencial de seis velocidades

    Além disso, o utilitário esportivo vem equipado com central multimídia de 7 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, ar-condicionado digital conectado à central multimídia, volante com regulagem de altura e profundidade, piloto automático com regulador e limitador de velocidade, função Eco e Sport, assinatura luminosa em LED, entre outros equipamentos. 

    Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de janeiro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

    Matéria Citroën C4 Cactus tem preços especiais até o dia 31 de janeiro; Veja os valores publicada no Portal Revista AutoMOTIVO.

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    [Audiophonic]Conheça mais sobre a Audiophonic

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    272245276_113561847887399_5249919662548841310_n.jpg?_nc_ht=scontent-lga3-1.cdninstagram.com&_nc_cat=111&_nc_ohc=u34-nnxc24YAX_ICv6F&edm=AAuNW_gBAAAA&ccb=7-4&oh=00_AT8oS2Y440ADQVHML-hQUQGdXzM9khrc0Xdw-Dh2lIpIKw&oe=61F367D4&_nc_sid=498da5
    Conheça mais sobre a Audiophonic

    [SCBR.Automotive]Instalação de instrumentação e pintura da moldura, GM Astra Turbo. #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #scbrcustoms #...

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    272321454_5063509647013948_9133469149728772307_n.jpg?_nc_cat=108&ccb=1-5&_nc_sid=9e2e56&_nc_ohc=7ZEcg_VHmoMAX_QAlk9&_nc_ht=scontent.fslp2-1.fna&oh=00_AT_BAGaZzegWjY75C_JDA9GLj60RQZzmmL_6iQEJh-C_zA&oe=61F4892C
    Instalação de instrumentação e pintura da moldura, GM Astra Turbo. #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #scbrcustoms #scbrperformance #astraturbo #opelastraturbo #astraclub #astraopc

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    [SCBR.Automotive]Instalação de instrumentação e pintura da moldura, GM Astra Turbo. #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #scbrcustoms #...

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    Instalação de instrumentação e pintura da moldura, GM Astra Turbo. #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #scbrcustoms #scbrperformance #astraturbo #opelastraturbo #astraclub #astraopc

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    [SCBR.Automotive]Instalação de instrumentação e pintura da moldura, GM Astra Turbo. #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #scbrcustoms #...

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    Instalação de instrumentação e pintura da moldura, GM Astra Turbo. #spportcarbrautomotive #scbrautomotive #scbrcustoms #scbrperformance #astraturbo #opelastraturbo #astraclub #astraopc

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    [Taramps]Saveiro Bate Forte Taramps e 7Driver

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    [4r]Lancia Fulvia Sport Zagato tem o requinte dos esportivos de outros tempos

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    A Lancia é um dos fabricantes mais antigos do mundo, com boa parte dos seus 115 anos dedicados aos avanços tecnológicos. Entre os seus pioneirismos estão o sistema elétrico (1913), a estrutura monobloco, o motor V4 (1922), o câmbio de cinco marchas (1948) e o motor V6 (1950).

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    Um de seus modelos mais renomados é o Fulvia, apresentado na forma de sedã, em 1963. Obra-prima do engenheiro Antonio Fessa, o Fulvia Berlina se destacava pelo compacto V4 equipado com um único cabeçote de alumínio, solução técnica possível devido ao pequeno ângulo entre as bancadas dos cilindros.

    Dois anos depois, surgiu o Fulvia Coupé, menor distância entre eixos e estilo inspirado nas lanchas Riva. A partir dele foi desenvolvido o Fulvia Sport, com uma carroceria mais leve e aerodinâmica desenvolvida pela encarroçadora Zagato na comuna de Rho, nas imediações de Milão.

    DSCF4776.jpgNesta versão, as lanternas traseiras vinham do NSU Prinz 4Fernando Pires/Quatro Rodas

    Era produzida artesanalmente em Peraluman 25, uma exótica liga de alumínio e magnésio. As linhas definidas pelo projetista Ercole Spada eram marcadas pelo teto em queda suave, indispensável para redução do arrasto aerodinâmico.

    Projetado por Ettore Zaccone Mina, o V4 de 1.216 cc do Fulvia Sport era alimentado por dois carburadores Solex 32 PHH horizontais. Seus 80 cv eram direcionados às rodas dianteiras por um câmbio manual de quatro marchas e o trem de força se apoiava sobre um sofisticado subchassi, bem como a suspensão dianteira por braços duplos sobrepostos e mola semielíptica transversal.

    A velocidade máxima de 169 km/h era substancialmente superior à do Fulvia Coupé em razão da melhor aerodinâmica e a aceleração de 0 a 100 km/h, realizada em pouco mais de 13 s. O sofisticado sistema de freios a disco nas quatro rodas contrastava com a simplicidade da suspensão traseira, com eixo rígido, barra Panhard e molas semielípticas.

    DSCF4782.jpgPedaleira suspensa e volante em posições tipicamente italianas. Bancos individuais desenhados pela ZagatoFernando Pires/Quatro RodasDSCF4831.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    A cilindrada aumentou para 1.298 cc em 1966, dando origem ao Fulvia Sport 1.3: a potência subiu para 87 cv e pouco tempo depois a carroceria começou a ser produzida em aço, ficando o Peraluman restrito a capô, portas e tampa de acesso ao estepe.

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    Em 1968, surge o Fulvia Sport 1.3 S com 92 cv devido à taxa de compressão mais alta e carburadores Solex 35 PHH. Tecnicamente mais refinado, o Fulvia Sport manteve-se longe dos ralis. Mas cerca de 27 unidades foram preparadas entre 1967 e 1969, obtendo vitórias significativas nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring.

    DSCF4753.jpgCapô com abertura lateral e motor 45 graus inclinado. Compartimento para o estepeFernando Pires/Quatro RodasDSCF4832.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    O sucesso nas competições não teve reflexo na situação financeira da Lancia, que foi adquirida pela Fiat em 1969. Sob nova direção, chegou a segunda geração do Fulvia Sport em 1970.

    O Fulvia Sport 1.3 S é o novo modelo de entrada, com câmbio de cinco marchas, suspensão redimensionada, relação final de transmissão mais longa, pneus mais largos e alternador no lugar do dínamo. Todos os painéis da carroceria passam a ser produzidos em aço e a traseira recebeu lanternas do Peugeot 204.

    Acima estava o Fulvia Sport 1600, impulsionado pelo mesmo motor do lendário Fulvia Coupé Rallye 1600 HF. Era o mais veloz de todos os Fulvia, com 115 cv capazes de levá-lo aos 190 km/h.

    DSCF4827.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Entre os opcionais estavam as belas rodas de alumínio Campagnolo ou Cromodora. Apenas 800 unidades foram produzidas. A produção do Fulvia Sport foi encerrada em 1972, totalizando pouco mais de 7.000 unidades.

    O legado de Vincenzo Lancia continuou presente em esportivos como o Stratos e o Delta Integrale, mas anda esquecido fora da Itália. As últimas notícias indicam que o grupo Stellantis tem planos de resgatar o prestígio da marca.

    DSCF4761.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Ficha Técnica – Lancia Fulvia Sport Zagato 1.3 1967

    Motor: transversal, 4 cilindros em V, 1.298 cm3, comando de válvulas duplo no cabeçote, alimentação por carburadores
    Potência: 87 cv a 6.000 rpm
    Torque: 11,52 kgfm a 4.500 rpm
    Câmbio: manual de 4 marchas, tração dianteira
    Carroceria: fechada, 2 portas, 3 lugares
    Dimensões: comprimento, 409 cm; largura, 157 cm; altura, 120 cm; entre-eixos, 233 cm; peso, 915 kg; pneus, 145 HR 14

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    [Audiophonic]A nossa garantia contra defeitos de fabricação de dois anos, ao invés da padronizada de 3 a 12 meses encontrada no merca...

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