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    [4r]Chevrolet vai comemorar 100 anos no Brasil com kit básico de acessórios

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    A Chevrolet completa, no próximo dia 26 de janeiro, 100 anos de história no Brasil. Para comemorar, a empresa promete diversos lançamentos neste ano, incluindo a estreia de um novo SUV baseado no Onix e a reestilização da dupla Onix e Tracker (este último, com motor híbrido). Enquanto nada disso acontece, porém, a festa será bem mais simples: marcada por um kit de acessórios oferecidos em concessionárias para alguns dos modelos produzidos atualmente no Brasil.

    Segundo informações obtidas por QUATRO RODAS, serão 5.000 kits disponíveis a partir do próximo dia 20, ao custo de R$ 1.100. Eles serão oferecidos e instalados nas concessionárias para modelos como Onix, Onix Plus, Tracker, Montana e S10.

    Kit de 100 anos da Chevrolet no Brasil inclui capa de chave, soleiras, tapetes e adesivo para a coluna BKit de 100 anos da Chevrolet no Brasil inclui capa de chave, soleiras, tapetes e adesivo para a coluna BQuatro Rodas/Quatro Rodas

    Trata-se de um pacote com capa de chave, jogo de tapete de carpete, soleiras para as portas dianteiras e emblema de coluna B. Todos os itens terão estampados o logotipo comemorativo, composto pela gravata da Chevrolet, ao lado de um número 100.

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    No número, o primeiro zero simula o círculo da bandeira do Brasil e, no segundo, aparentemente, há a palavra “anos”(a imagem, obtida com exclusividade, tem baixa resolução). Juntos, os “zeros” formam o símbolo do infinito, buscando passar uma mensagem de solidez da marca no país.

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    [RS]

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

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    [RS]como ligar corneta e super tweeter no modulo Soundigital Sd400.4 Evo6

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

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    [Taramps]Uma volta por cima... #taramps #modulotaramps

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Chaminha ficou conhecido de uma forma triste especialmente para quem ama som automotivo. Foi assim que o conhecemos tambem. Mas chega de tristeza ne Agora e hora de upgrade no corsinha

    A convite do nosso parceiro Dierio ele visitou nossa fabrica e foi presenteado com produtos Taramps para dar vida ao novo projeto do Corsinha.

    Aperte o play confira o seu depoimento e nao esqueca de deixar sua mensagem nos comentarios mandando boas vibracoes para essa nova fase.

    https://www.taramps.com.br/pt/

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    [4r]Toyota Corolla Cross 2026 tem nova central multimídia e perde uma versão híbrida

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Já é 2026 para a Toyota. Mal passamos da primeira quinzena de janeiro e a fabricante japonesa anuncia o lançamento da linha 2026 do Corolla Cross. Como o SUV médio acabou de passar por uma reestilização, lançada na linha 2025, a versão deste ano traz poucas novidades entre os equipamentos. Mas aproveitaram para tirar de linha a versão XRV Hybrid, justamente a mais barata com o sistema híbrido.

    A partir de agora, o Corolla Cross 2026 passa a contar com a central multimídia Toyota Play 2.0, que trocou a tela de 9” por uma de 10”, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de utilizar porta do tipo USB-C. O sistema utiliza um software bem mais recente, mudando todo o layout e promete ser bem mais ágil do que o modelo antigo.

    Toyota Corolla Cross 2026

    Outra novidade está na adição da câmera 360°, disponível nas versões XRX, GR-Sport e XRX Hybrid, mostrando a imagem ao redor do veículo durante manobras. As mesmas variantes ganharam o Toyota Serviços Conectados, um sistema que conecta o carro a um aplicativo no celular, mostrando o status do veículo, lembrete de revisões, dados de consumo de combustível e mais.

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    Este serviço tem uma versão paga que inclui mais funções como rastreamento e imobilização do veículo à distância, alerta de acidente (enviando uma mensagem para os serviços de emergência), e alerta de limite de velocidade e localização. Os 12 primeiros meses são gratuitos e, depois disso, será cobrada uma mensalidade. A fabricante ainda oferece um plano adicional de Wi-Fi para até oito dispositivos.

    Toyota Corolla Cross 2026

    Com a chegada da linha 2026, a Toyota passa a contemplar o Corolla Cross no programa Toyota 10, oferecendo garantia de até 10 anos para o veículo. O plano não tem nenhum custo e é renovado a cada 12 meses ou 10.000 km, contemplando peças da carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses, chegando a 120 meses ao somar com a garantia inicial, e 200.000 km (100.000 km para veículos de uso comercial).

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    Para ter direito à garantia após os 5 anos iniciais, os clientes devem fazer as revisões programadas nas concessionárias da marca. O benefício será retroativo, valendo também para carros vendidos ano/modelo 2021/2022, ou seja, desde que o SUV médio chegou ao Brasil.

    Corolla Cross 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Preços e versões do Toyota Corolla Cross 2025:

    • Corolla Cross XR 2.0 – R$ 170.790
    • Corolla Cross XRE 2.0 – R$ 183.990
    • Corolla Cross XRX 2.0 – R$ 197.590
    • Corolla Cross GR-Sport 2.0 – R$ 206.490
    • Corolla Cross XRX Hybrid Premium – R$ 215.990
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    Há um porém. O utilitário passa a ser vendido em cinco versões, encerrando a oferta da versão XRV Hybrid. Era a mais acessível com a motorização 1.8 combinada ao sistema híbrido pleno (HEV). Esta configuração era vendida por R$ 207.390, o que era uma diferença de R$ 8.600 em comparação à variante XRX Hybrid, que custa R$ 215.990.

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    Consultada por QUATRO RODAS, a Toyota explica que “mudança foi devido a uma readequação de portfólio do modelo na linha 2026” e que o Corolla Cross Hybrid seguirá sendo comercializado na versão XRX. Dados de venda mostram que o XRV Hybrid correspondia a 30% das vendas do SUV com o sistema híbrido HEV.

    Sem mudanças mecânicas, segue utilizando o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, gerando até 175 cv e 21,3 kgfm quando abastecido com etanol. Trabalha com uma transmissão automática do tipo CVT, com dez marchas simuladas e uma engrenagem mecânica. Já o sistema híbrido pleno combina o 1.8 de 101 cv e 14,5 kgfm a dois propulsores elétricos de 72 v e 16,6 kgfm. A potência combinada é de 122 cv.

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    [4r]VW T-Cross Comfortline 2025 é econômico e tão completo quanto o 1.4 TSI

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    O Volkswagen T-Cross fechou o ano de 2024 com 83.990 unidades emplacadas, o que deu a ele a liderança em vendas entre todos os SUVs. Chevrolet Tracker e Hyundai Creta aparecem na sequência com 69.431 e 69.116 exemplares comercializados. Não foi à toa.

    O SUV recebeu uma reestilização na linha 2025 que o tornou mais alinhado com o visual do modelo europeu e melhorou a percepção de qualidade em sua cabine. Porém, o Hyundai Creta também recebeu um facelift profundo em outubro do ano passado e o Tracker só deve mudar de visual neste ano, mas ainda ostenta um design atual.

    VW T-CROSS COMFORTLINE 2025

    A pergunta que fica é: porque o VW T-Cross faz tanto sucesso? Nós já testamos a versão mais cara, a Highline, equipada com motor 1.4 turbo. Então decidimos convocar a versão intermediária, Comfortline, que traz o motor 1.0 turbo e tem quase o mesmo conteúdo, e pode ser responsável por boa parte das vendas do SUV. A Volkswagen não divulga quais são as versões mais vendidas.

    Em outubro publicamos um comparativo apenas com SUVS compactos equipados com motor 1.0 turbo e quem ganhou foi exatamente o T-Cross na versão de entrada 200 TSI. E ele venceu pelo conjunto da obra. Tem bom consumo, bom espaço, a melhor multimídia e o melhor pacote de segurança.

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    E essa combinação que o torna, no momento, imbatível em vendas e se na versão de entrada ele peca ao abrir mão de chave presencial, alerta de mudança de faixa, carregador de celulares por indução, bancos de couro e ar digital, a Comfortline traz todas essas comodidades e acrescenta o quadro de instrumentos digital de 10,25”. 

    VW T-CROSS COMFORTLINE 2025

    E traz ainda tecnologias de auxílio à condução como frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e detecção de pedestres, que estão em todas as versões da linha 2025. O grande diferencial em relação aos rivais Tracker e Creta é o piloto automático adaptativo, que não está disponível nem como opcional nos rivais. 

    Mais econômico?

    O T-Cross 2025 não teve nenhuma alteração mecânica. Ele segue com o motor três cilindros 1.0 turbo com 128 cv e 20,4 kgfm nas versões mais baratas (200 TSI e Comfortline), e com o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm na Highline. O câmbio é sempre automático de seis marchas e há quatro modos de condução em todas as versões (Eco, Sport, Normal e Individual).

    VW T-CROSS COMFORTLINE 2025

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    O 0 a 100 km/h cumprido em nossa pista foi de 11,3 segundos. Porém na topo de linha com o motor mais potente, o 1.4 turbo, essa aceleração é cumprida bem mais rápido em 9,5 segundos. É uma diferença significativa e no kickdown do acelerador é mais perceptível. Em uma rodagem urbana normal, porém, essa diferença de desempenho não é tão percebida.

    Quando equipado com o motor 1.0 turbo, o T-Cross torna-se mais econômico na estrada, cravando 16,9 km/l enquanto o T-cross 1.4 turbo fez 15,5 km/l em nossas medições. No consumo urbano, as médias são mais próximas: enquanto o 1.4 turbo faz 12,2 km/l o 1.0 turbo faz 11,7 km/l. 

    VW T-CROSS COMFORTLINE 2025

    Esses números de consumo foram obtidos no teste realizado com a versão Comfortline, porém no teste mais recente feito com a versão 200 TSI, que é mais leve por ser menos equipada, os números de consumo foram ainda melhores: 12,7 km/l e 17,4 km/l, respectivamente. 

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    Independente da versão, o VW é mais econômico do que os rivais direto. Chevrolet Tracker 1.0 turbo cravou 11,7 km/l e 14,5 km/l (cidade/estrada) ainda com o antigo motor sem injeção direta e o Creta 1.0 turbo fez 11,5 km/l e 14,4 km/l (cidade/estrada) em seu último teste, antes da reestilização. 

    A suspensão do T-Cross é focada no conforto: o SUV consegue ser macio e confortável, mas, como estamos falando de um Volkswagen, há uma certa rigidez que ajuda muito na estabilidade. Assim, ele passa muito longe de ser um carro molenga ou que dá medo em curvas, ao contrário. E a direção é leve, fácil de lidar de viagens longas a manobras. É um carro muito bom de se dirigir, ou andar de passageiro.

    VW T-CROSS COMFORTLINE 2025

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    No cotidiano a maior crítica para o interior do T-Cross fica para a escassez de porta-objetos que abriguem objetos como carteiras, celulares, chaves e outros. Há dois porta-copos centrais, compartimentos das portas e o que fica sob o apoio de braço central. Todos, porém, muito pequenos. O maior deles é o carregador de celular por indução, que não pode acomodar qualquer coisa.

    Já no início de janeiro a VW divulgou um novo reajuste para linha 2025 do T-Cross, tornando a versão Comfortline R$ 3.700 mais cara.  O reajuste de 2,2% fez com que a versão intermediária passasse dos R$ 167.790 para R$ 171.490. Se quiser teto solar panorâmico, custará mais R$ 7.550 junto com sensor de chuva e retrovisor eletrocrômico. Couro nos bancos e aplique da mesma cor no painel custa mais R$ 3.190. O resultado é um 1.0 de R$ 182.230. 

    Ainda assim, não tem o pacote ADAS, com assistente de faixa, estacionamento automático, câmeras 360° e detector de pontos cegos, um opcional de R$ 3.550 presente apenas na versão Highline.

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    Dá para dizer que o preço elevado é o calcanhar de aquiles do T-Cross. Afinal o Chevrolet Tracker LTZ com motor 1.0 turbo atualizado sai por R$ 159.990 e o Creta já com o novo visual na versão Limited custa R$ 156.490. Uma diferença grande de preço em uma mesma categoria, mais de R$ 11.000. 

    Ficha Técnica – Volkswagen T-Cross Comfortline

    Motor: 999 cm³, 12V, 116/128 cv a 5.500 rpm (e/g), 20,4 kgfm a 2.000 rpm
    Câmbio: aut., 6 marchas
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
    Pneus: 205/55 R17
    Dimensões: compr., 421,8 cm; larg., 176 cm; alt., 157,1 cm; entre-eixos, 265,1 cm; porta-malas, 420 l; peso, 1.259 kg, tanque de comb., 49 l

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    [4r]Citroën Basalt tem primeiro aumento e passa dos R$ 90.000

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    A Citroën também entrou na onda dos reajustes de preços promovidos com a virada do ano. Mas, no caso da francesa, o único modelo afetado foi o ainda novato Basalt, que ficou até R$ 3.000 mais caro e agora não sai por menos de R$ 91.990.

    Preços do Citroën Basalt 2025:

    Versão Preço jan/25 Reajuste
    Basalt Feel 1.0 MT R$ 91.990 R$ 2.000
    Basalt Feel Turbo CVT R$ 99.990 R$ 3.000
    Basalt Shine Turbo CVT R$ 105.990 R$ 1.000

    A versão de entrada do modelo, Basalt Feel 1.0, única equipada com motor 1.0 aspirado de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas, passa a custar R$ 91.990 em preço promocional – ou seja, R$ 2.000 a mais do que na última tabela de 2024. O preço promocional, praticado sem período determinado pela marca, é descrito no site oficial como válido para “venda feita através do estoque da montadora”.

    BasaltCaimento do teto e spoiler integrado dão a sensação de que o Basalt é maiorFernando Pires/Quatro Rodas

    Nesta configuração, o Citroën Basalt 2025 já é equipado com central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quatro airbags, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, luz diurna em led, ar-condicionado manual, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas e retrovisores externos com ajustes elétricos.

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    O maior reajuste fica para a versão intermediária, Feel Turbo, que pulou de R$ 96.990 para R$ 99.990. Nesta, mudam detalhes de acabamento e a motorização, que passa a ser a 1.0 turbo de até 130 cv, acompanhada pelo câmbio CVT de sete marchas simuladas.

    BasaltCabine do Basalt causa boa impressão à primeira vistaFernando Pires/Quatro Rodas

    Por fim, a verão topo de linha, Shine, foi a que menos encareceu e adicionou R$ 1.000 ao preço anterior, chegando aos R$ 105.990. Ela tem a mais, em relação à Feel, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado digital, bancos com revestimento sintético, além de outros acabamentos para diferenciação.

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    [FS]ESX D68SP #frednsound @frednsound #cardsp #esxcaraudio #goldhorn #audison #hertzaudio #audio #diy

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    [4r]BYD corre para retomar obras da fábrica na Bahia e iniciar produção em 2025

    RobôAutoforum
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    Em meio a discussões com o governo e audiências sobre as acusações de abusos cometidos contra os trabalhadores chineses na futura fábrica de Camaçari (BA), a BYD declarou que trabalha para manter o cronograma previsto e começar a produzir carros ainda em 2025. Para isso, a fabricante está contratando uma empresa brasileira para finalizar a construção do complexo.

    Em entrevista ao Bloomberg Línea, o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, declarou que a empresa está correndo para retomar a construção em Camaçari o mais rápido possível. Parte do canteiro de obras, assim como os alojamentos, estão embargados até que a situação seja totalmente regularizada.

    Fábrica da BYD em Camaçari (BA)

    Li explica que, para conseguir a liberação do governo, estão contratando uma empresa nacional para realizar todo o trabalho de adaptação do canteiro de obras e corrigir todos os problemas dos alojamentos. O nome da empresa não foi revelado e o presidente da montadora diz apenas que estão concluindo o processo de contratação.

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    Para mostrar o seu compromisso de que a situação não se repetirá, a BYD criou um comitê de compliance para monitorar a construção e garantir que tudo esteja de acordo com a legislação. O executivo disse que irá liderar o comitê, que ainda será formado tanto por funcionários da fabricante quanto entidades externas.

    Funcionarios BYD 6<span class="hidden">–</span>Agência Pública/Reprodução

    A BYD afirma que a obra está 80% pronta. Está sendo erguido um prédio com diversos blocos para montar todo o veículo, começando por SKD e CKD, com peças prontas importadas da China. A meta é aumentar o índice de nacionalização para até 70% durante os próximos cinco anos, incluindo a produção de baterias de lítio.

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    Oficialmente, Tyler Li afirma que há um alinhamento entre a operação brasileira e a matriz para resolver todos os problemas. Porém, o porta-voz da BYD na China, Li Yunfei, usou a rede social Weibo para criticar as denúncias e defini-las como uma ação para difamar a empresa e a China.

    li yunfei<span class="hidden">–</span>Weibo/Reprodução

    Os próximos passos continuam sendo discutidos. A BYD aguarda pela conclusão de um relatório da inspeção para saber quais foram as irregularidades identificadas e o que deverá ser feito. Enquanto isso, haverá outra audiência para discutir outros detalhes da investigação.

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    Entenda o caso

    O canteiro de obras da BYD em Camaçari está sendo investigado desde 2024, após denúncias de que a Jinjiang, construtora chinesa responsável pelo trabalho de terraplanagem e alvenaria, estaria abusando dos funcionários que vieram da China para trabalhar na obra. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Camaçari e Região (Sinditiccc) afirma ter visitado as obras em abril e já havia notado as condições dos trabalhadores.

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    Todo o caso veio à tona em novembro, após uma reportagem da Agência Pública revelar fotos e vídeos de casos de agressões e das condições precárias. Em dezembro, o Ministério Público do Trabalho revelou ter enviado uma força-tarefa para o canteiro de obras, resgatando 163 trabalhadores que estavam “em condições análogas à escravidão”.

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    Funcionarios BYD 5

    Além das condições insalubres de trabalho e dos alojamentos, o MPT acusa a Jinjiang de reter os passaportes de todos os funcionários e que os contratos eram abusivos, com o pagamento de um caução e retenção de 60% dos salários. Se o contrato fosse rescindido, o trabalhador perderia o caução, os valores retidos e ainda teria que pagar não só pela passagem de volta para a China como também restituir o custo da passagem de ida ao Brasil. Na avaliação do MPT, isso caracteriza trabalho forçado.

    O MPT, com o Ministério Público, segue investigando o caso. O governo acusa a BYD e a Jinjiang de terem trazido os chineses com vistos temporários dedicados para consultores, algo usado para pessoas com habilidades específicas não encontradas no país – o que não é o caso para trabalhadores braçais em uma construção. Após uma audiência, as duas empresas se comprometeram a pagar os custos para enviar os 163 funcionários de volta à China. Tyler Li afirma que, com a rescisão do contrato com a Jinjiang, todos os trabalhadores retornaram ao seu país de origem.

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    [Eros]Nosso consultor técnico explicando as quebras de recordes do competidor Ricardo #erosaltofalantes

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    [4r]Motor Fire da Fiat já foi o mais moderno do mundo e se aposenta após 40 anos

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Quando chegou ao Brasil, a família de motores Fire foi alardeada como uma grande novidade que prometia mais robustez e maior eficiência, com um eventual ganho no desempenho. O nome, que significa fogo em inglês, soava bem, mas não tinha nada a ver com sua verdadeira origem: é um acrônimo para “Fully Integrated Robotised Engine”, que pode ser traduzido como “Motor Completamente Montado por Robôs”. Sim, “só” isso.

    O fato é que o motor Fire fez seu nome no Brasil: logo passou dar nome a versões de carros como Palio e Siena. Virou sinônimo de confiabilidade. Mas essa história começou em computadores na Itália e na França no início dos anos 1980 com uma ajuda, quem diria, da PSA Peugeot Citroën.

    Conta-se que a família de motores Fire foi desenvolvida com a PSA Peugeot Citroën, com quem a Fiat firmou parceria nos anos 1970. As fabricantes francesas teriam ajudado a desenvolver diversas soluções dos motores Fire, que nunca chegaram a usar. Ou melhor, demoraram décadas para usar, porque Peugeot Partner Rapid usou o motor 1.4 Fire até agora.

    Motor Fire italiano<span class="hidden">–</span>Reprodução/Fiat

    A produção de motores automatizada era uma coisa revolucionária nos anos 1980 e o desenvolvimento desse motor também foi revolucionário. Foi o primeiro motor majoritariamente desenvolvido digitalmente, com projeto em simulação computacional baseada em elementos finitos.

    autobianchi_y10Autobianchi Y10Autobianchi/Divulgação
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    Quando estreou, com o pequeno italiano Autobianchi Y10, em 1985, o bloco do motor tinha paredes de apenas 4 mm, pesava meros 18 kg, mesmo sendo de ferro. Todo montado, chegava aos 69 kg. Era um 1.0 carburado de 45 cv.

    Mas até existiram versões menores. O Fiat Panda italiano chegou a ser equipado com um motor 0.8 Fire de 34 cv entre 1986 e 1992. Mas também fizeram versões 1.1 L e 1.2 L que não chegaram a ser usadas no Brasil, onde limitaram as ofertas aos 1.0, 1.3 e 1.4L.

    No Brasil, a estreia do motor Fire foi 15 anos depois, em março de 2000 e já com injeção eletrônica (chamado globalmente de Super-FIRE) e acelerador eletrônico (o “drive by wire”, mas só em algumas versões), como um substituto aos antigos motores Fiasa. O primeiro carro foi o Palio 1.3 16V com 80 cv, mas logo a linha estaria completa: houve versões 1.0 e 1.3, com cabeçotes 8V ou 16V, a depender da versão.

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    Esses motores estiveram na grande maioria dos carros da Fiat fabricados no Brasil, como Uno, Palio, Siena, Punto, Idea, Strada e Doblò. E, pode ter certeza: a Fiat e posteriormente a FCA e a Stellantis fizeram tudo que era possível para manter os motores Fire em produção. Ou quase tudo.

    Palio FireFiat Palio FireDivulgação/Fiat

    As mudanças de comando da empresa renderam o improvável: motores Fire fabricados nos Estados Unidos. A fábrica da então FCA em Dundee, no Michigan, passou a fabricar os 1.4 16V Multiair que seriam usados nos Fiat 500 mexicanos a partir de 2010. Inclusive, vale destacar que os motores Fire mais avançados tinham justamente o cabeçote Multiair (com comando de válvulas variável) e estes nunca chegaram a ser fabricados no Brasil.

    Atualizações, como acelerador eletrônico, ajustes de potência e eficiência e a transformação em bicombustível (e também para GNV, no caso do Siena Tetrafuel) foram feitas com o passar dos anos. Em 2006, o 1.3 deu lugar ao 1.4, sempre com cabeçote 8V no Brasil. Mas os 1.4 16V apareceram por aqui: os Fiat 500 podiam ter a versão aspirada, enquanto os 500 Abarth, Linea T-Jet, Bravo T-Jet e Punto T-Jet usaram o 1.4 16V Turbo.

    Strada FireFiat Strada FireDivulgação/Fiat
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    Nessas de motor turbo, chegou a ser usado por carros da Alfa Romeo, da Jeep e da Dodge no mundo inteiro. Inclusive, os 1.4 T-Jet chegaram a ter até 190 cv em aplicações pelo mundo e foram usados em carros de corrida, como os Linea da Copa Fiat e o Tatuus FA010 usado na Formula Abarth e na Copa Masters China.

    Nas andanças pelo mundo, o motor Fire também chegou a ser fornecido para carros da fabricante indiana Tata e também equipou o Ford Ka europeu (quando este utilizava a mesma plataforma do Fiat 500).

    fiat-bravo-t-jetBravo T-JetMarco de Bari/Quatro Rodas

    A última grande atualização dos motores Fire nacionais aconteceu em 2010, com o lançamento dos motores Fire EVO. Houve grandes mudanças em pistões, bielas, anéis, coletores e incluíram variador de fase nos 1.4, tudo para reduzir emissões e consumo.

    Mas essa atualização de 14 anos atrás e outras feitas na injeção para o Proconve L7 (quando perdeu o tanquinho de partida a frio) não foram suficientes para cumprir com as regras do Proconve L8. As normas do programa MOVER, que computa as emissões de toda a gama de modelos dos fabricantes, também forçou a sua aposentadoria.

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    Motor Fire no Fiat UnoMotor Fire no Fiat UnoDivulgação/Fiat

    O motor 1.0 Fire 8V foi lançado com 55 cv a 5.500 rpm e 8,3 kgfm a 2.500 rpm com gasolina e saiu de linha gerando até 74 cv a 6.250 rpm e 9,7 kgfm a 3.250 rpm. O primeiro 1.4 Fire 8V era flex e tinha 81 cv a 5.500 rpm e 12,4 kgfm a 2.250 rpm, enquanto os últimos tinham variador de fase e 86 cv a 6.000 rpm e 12,2 kfgm a 4.000 rpm. O 1.0 evoluiu bastante, mas o 1.4 já foi “sufocado”: houve versões com até 88 cv.

    Motor 1.4 Fire EVO<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    Os motores Fire foram tão longevos no Brasil quanto os motores Fiasa, que foram oferecidos no Brasil do lançamento do Fiat 147, em 1976, até 2001. Ambos permaneceram em produção no Brasil por 25 anos.

    Fiat PalioFiat Palio Fire 2003Marco de Bari/Quatro Rodas
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    Mas talvez os Fiat Fire sejam os motores com a melhor reputação entre mecânicos e consumidores dos que a Fiat já usou no Brasil. A manutenção é fácil, as peças são baratas e têm poucos problemas crônicos. Não dá para separar isso do sucesso de carros como Palio, Uno, Siena e Doblò.

    Mas é inegável que a entrega de força deles estava defasada há muitos anos.

    Fiat Fiorino 1.4Motor 1.4 flex Fire EvoMarco de Bari/Quatro Rodas
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    [FS]ESX D68SP + ESX BT D

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

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    [Nakamichi]#Nakamichi & #https://www.facebook.com/Nakamichi.Global NAM5720 Android Receiver #AndroidAuto & #caraudio & #carstereo &...

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,
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    [4r]Primeiros carros da BYD lançados no Brasil aparecem em nova geração na China

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Apesar do sucesso recente, a BYD já tem carros disponíveis no Brasil há pelo menos 3 anos. O SUV Tan chegou ao mercado brasileiro em 2022 e segue até hoje, assim como o sedã Han. Esses foram os primeiros carros não comerciais da marca disponíveis em nosso mercado.

    Como o mercado chinês é muito dinâmico, ambos modelos já passaram por algumas poucas mudanças ao longo dos últimos anos. No entanto, segundo a imprensa chinesa, eles estão prestes a receber uma nova geração na China.

    BYD HanBYD HanMinistério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT)/Divulgação

    Fotos dos modelos atualizados foram divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). A imprensa chinesa afirma que a nova geração do Tan e do Han serão apresentados juntos no próximo dia 17 (sexta-feira).

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    Alterações visuais e mecânicas

    BYD Tan

    O enorme BYD Tan foi o primeiro SUV elétrico de sete lugares a pisar em solo brasileiro. Apesar de não ter um grande volume de vendas, principalmente por conta de seu alto preço (R$ 536.800), ele segue à venda no Brasil.

    A nova geração do modelo mantém a linguagem de design Dragon Face da BYD e, por conta disso, mudanças não são tão drásticas em comparação à reestilização apresentada no Brasil no ano passado.

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    BYD TanBYD TanMinistério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT)/Divulgação

    A frente foi remodelada, trazendo um novo para-choque e faróis ainda mais finos – mas o friso cromado com o logo da BYD foi mantido.

    O design parece apenas um pouco mais simples e elegante, abandonando o toque esportivo que o anterior tinha. É possível ver isso nas novas duas rodas apresentadas, que não são mais escurecidas (pelo menos nas fotos divulgadas pelo MIIT). Há também um novo detalhe cromado entre o para-lama e a porta dianteira, bem como uma “tampa” na coluna C ao invés do vidro como era antigamente.

    01_byd_tan_2FLP4802

    A traseira está menos agressiva, mas tem praticamente a mesma disposição do antigo. O desenho interno da lanterna está discretamente diferente, assim como o para-choque e o spoiler traseiro.

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    Já no teto é possível ver um sistema de radares LiDAR, antecipando que o sistema de condução autônoma foi aprimorado.

    BYD TanBYD TanMinistério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT)/Divulgação

    Diferente do Brasil, na China o Tan é oferecido em versões híbrida plug-in e elétrica. O conjunto híbrido do SUV é o DM-i de quinta geração da BYD, com motor 1,5 turbo de 156 cv alinhado a um motor elétrico de 271 cv. Há também duas variantes elétricas, uma menos potente de apenas um motor e outra com a mesma configuração que o modelo vendido no Brasil, com dois motores elétricos gerando 517 cv e 71,4 kgfm.

    Não foi informado se terão alterações mecânicas. A versão com dois motores vendida no Brasil tem uma enorme bateria de 108,8 kWh, podendo rodar até 462 km em ciclo misto de acordo com nossos testes. Já a variante híbrida está equipada com o conjunto DM-i 5.0, que, segundo a BYD, oferece mais de 2.000 km de autonomia.

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    BYD Han

    Assim como o primo SUV, o BYD Han continua com a linguagem de design Dragon Face. A atualização foi bem semelhante à do Tan, com elementos parecidos e, principalmente, o novo sistema LiDAR de série.

    BYD HanBYD HanMinistério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT)/Divulgação

    A nova geração do sedã adota um conjunto de faróis inéditos e uma aparência mais luxuosa. As rodas são inéditas, assim como outros elementos no perfil do carro, como os vincos na carroceria e um friso escurecido na porta da frente.

    A traseira também foi renovada, com lanternas aprimoradas e um novo para-choque com apliques escurecidos.

    BYD HanBYD HanFernando Pires/Quatro Rodas
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    O sedã, além de mais elegante, também ficou (muito) maior. Agora, ele conta com 5,05 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,50 m de altura e um enorme entre-eixos de 2,97 m.

    As motorizações disponíveis para o Han na China são as mesmas do BYD Tan, com uma versão híbrida plug-in de quinta geração e duas totalmente elétricas.

    BYD HanBYD HanMinistério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT)/Divulgação

    Vinda ao Brasil

    Segundo a imprensa chinesa, as novas gerações dos dois carros da BYD estrearão ainda esta semana na China. Não se sabe se os modelos atualizados virão ao Brasil, mas não seria uma surpresa se pintassem por aqui no futuro.

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    [4r]Fiat Fiorino e Peugeot Partner 2025 trocam motor Fire pelo 1.3 de 107 cv

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Se o Fiat Mobi foi responsável por abandonar o motor 1.0 Fire, os gêmeos Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid aposentaram o motor 1.4 Fire e, a partir deste mês, a linha 2025 passa a ser equipada com o motor 1.3 Firefly.

    A diferença no desempenho tende a ser notável. Se o 1.4 Fire tinha 86 cv e 12,2 kgfm, o motor 1.3 Firefly tem 107/98 cv e 13,2/13,7 kgfm a 4.250/4.000 rpm. O câmbio manual de cinco marchas teve suas relações de marcha mantidas e, com isso, o zero a 100 km/h agora é cumprido em 11,5 s contra os 13,7 s do modelo antigo, quando com álcool. A velocidade máxima aumentou de 160 para 170 km/h. Vai ter muita entrega sendo feita mais rápido.

    FiatFiorinoMY2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    Tanto o Peugeot quanto o Fiat têm o mesmo consumo: 8,7 km/l no ciclo urbano e 9,6 km/l na estrada quando com etanol e 12,4 km/l no ciclo urbano e 13,6 km/l na estrada quando com gasolina. Antes, o consumo era de 8,1 km/l e 8,4 km/l quando com etanol e 11,7 km/l e 12,4 km/l quando com gasolina, respectivamente.

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    PEUGEOTPartnerRapid<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    Os carros também passaram a ser equipados com direção elétrica, sensor de temperatura externa (que ganha importância para o novo motor) e sensor de monitoramento da pressão dos pneus. Tanto o Partner Rapid quanto o Fiorino seguem equipados com ar-condicionado, sistema de travas e vidros elétricos de série, além de controle de estabilidade, alerta de frenagem de emergência (freios piscando) e assistente de rampa.

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    FiatFiorinoMY2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    A capacidade de carga é de até 650 kg, com 3,3 m³ de volume dentro do compartimento de carga.

    O Fiat Fiorino é vendido na versão Endurance, enquanto o Peugeot Partner Rapid é vendido na versão Business Pack. Ambos custam R$ 121.990.

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    [SMD]Tweakers from nearby homeless encampment tapping into the light pole for power

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Never a dull moment outside of my shop. Straight up tweaker sh t.

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    [SCBR.Automotive]Ruído ao ligar o carro e cheiro de algo queimado. Checagem em todos os componentes ligados a correia poli V. E o único c...

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,
    473805446_18487973890054981_5526427474523978065_n.jpg?stp=dst-jpegr_p526x296_tt6&_nc_cat=103&ccb=1-7&_nc_sid=e5c1b6&_nc_ohc=g3SG5UYbdMMQ7kNvgFuJGOe&_nc_zt=23&se=-1&_nc_ht=scontent-ams4-1.xx&_nc_gid=AxgkbafuMkypiAR6oYn-oiI&oh=00_AYBrjV983pCFCnD6Ea3eIO491FoRaGAwseA4LxrJAME1Ug&oe=678DFE76
    Ruído ao ligar o carro e cheiro de algo queimado. Checagem em todos os componentes ligados a correia poli V. E o único com algo suspeito é o alternador que esta em análise dos componentes internos.
    #spportcarbrautomotive
    #oficinamecanica
    #mecanicaautomotiva ...
    #alternador
    #autoeletrico
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    [4r]Fiat Mobi 2025 resgata 1.0 Firefly e o velho Fire está morto no Brasil

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Lembra do Fiat Mobi Drive, aquela versão que usava o três-cilindros 1.0 Firefly e que saiu de linha em 2020? Pois ela meio que está de volta. O Proconve L8 e as regras do programa MoVer forçaram a aposentadoria compulsória dos longevos motores Fire, tanto o 1.0 do Mobi quanto o 1.4 do Fiorino, ambos substituídos pelos motores Firefly – lançados em 2017.

    Preços do Fiat Mobi Firefly 2025

    • Fiat Mobi Like 2025 – R$ 76.990
    • Fiat Mobi Trekking 2025 – 79.990

    Fiat Mobi Firefly 2025

    –O fim do motor Fire já era esperado – era o último motor 1.0 de quatro cilindros do Brasil -, mas faltava a Fiat confirmar a troca. Mas até o motor 1.0 6V Firefly precisou passar por ajustes. Este motor nasceu com 77 cv e 10,9 kgfm com etanol e hoje entrega 75 cv e 10,5 kgfm o que, inclusive, representa uma redução de 0,3 kgfm na comparação com os Argo 1.0 do ano passado. O Argo, aliás, também teve essa redução de força.

    Para efeito de comparação, o motor quatro cilindros 1.0 Fire EVO tinha 74 cv e 9,7 kgfm. Além de ficar mais potente, os Fiat Mobi 2025 fabricados a partir deste mês também tendem a estar mais econômicos: a diferença entre os dois motores no passado era significativa: quando o Fire fazia 15.2 km/l na estrada, o Firefly fazia 18 km/l e ainda reduzia o 0 a 100 km/h em quase 2 segundos.

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    c3 x mobi x kwidPainel do Fiat MobiFernando Pires/Quatro Rodas

    O Fiat Mobi já havia perdido o tanquinho de partida a frio mas, com a troca do motor, também abandona a direção hidráulica e passa a ter direção elétrica, além de sensor de temperatura externa (antes opcional na versão Trekking) em todas as suas versões, junto com o ajuste de altura da coluna de direção. Essas mudanças valem tanto para a versão de entrada Like quanto para a aventureira Trekking.

    Quem ficou na saudade foi o a tela de LCD de alta resolução (a mesma do Argo), presente no quadro de instrumentos dos antigos Mobi Drive.

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    Equipamentos do Fiat Mobi Firefly 2025

    Mobi Like 1.0 Firefly – R$ 76.990: Ar-condicionado, banco traseiro rebatível, direção elétrica, luz diurna no para-choque, sensor de temperatura externa, freios ABS com EBD, sensor de pressão dos pneus, painel de instrumentos com tela LCD de 3,5”, rodas de aço de 14 polegada, direção com ajuste de altura, sinalização de frenagem de emergência, travas elétricas nas quatro portas, vidros elétricos dianteiros e faróis com máscara negra, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes DRL e alerta de cinto de segurança desatado.

    fiat-mobi-trekking-2025Fiat Mobi Trekking 2025Divulgação/Fiat

    Mobi Trekking 1.0 Firefly – R$ 79.990: A versão adiciona central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque com Android Auto e Apple Carplay sem fio, pacote visual Trekking, com adesivo no capô e laterais, logotipo no teto, faixa na tampa traseira, calotas e tecidos exclusivos e logotipos escurecidos), banco do motorista com regulagem de altura, barras longitudinais no teto, chave com telecomando das portas e vidros, console porta-objetos no teto e volante multifuncional.

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    Como opcional tem o pacote Style (valor indisponível) e adiciona rodas de liga leve de 14 polegadas e retrovisores elétricos com tilt down, que abaixam automaticamente quando o motorista engata a ré.

    fiat-mobi-trekking-2025Fiat Mobi Trekking 2025Divulgação/Fiat
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    [4r]Estados dão desconto ou isentam IPVA 2025 de carros elétricos e híbridos

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Janeiro chegou e os estados brasileiros já definiram suas regras para o pagamento do IPVA 2025. Elétricos e híbridos podem receber descontos ou até mesmo a isenção do imposto, mas isso pode variar de acordo com as regras de cada local.

    Para você não ficar na dúvida, separamos aqui os estados que beneficiaram os carros eletrificados em 2025.

    Região norte

    Começando pelo norte do país, por lá, nenhum estado oferece isenção ou desconto no IPVA para veículos eletrificados.

    Porém, Acre e Tocantins têm projetos de lei circulando que buscam dar isenção para carros elétricos. No Amazonas, um PL foi aprovado em 2023 para isentar elétricos, híbridos e carros movidos a GNV, mas até agora nenhum benefício foi concedido.

    BYD Dolphin e BYD Dolphin MiniRegião norte é a única sem nenhum benefícios para os eletrificadosFernando Pires/Quatro Rodas

    Roraima oferecia a isenção para os carros híbridos e elétricos. Contudo, em 8 de outubro de 2024, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a Lei Estadual nº 1.983/2024, que previa os benefícios. A decisão foi favorável ao estado de Roraima, que alegou que a isenção representava uma renúncia de receita significativa para o estado, sem que houvesse uma estimativa de impacto financeiro adequado.

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    Região nordeste

    A região nordeste é a que mais incentiva a compra de carros elétricos ou híbridos. Por lá, apenas o estado do Sergipe não tem algum tipo de desconto ou isenção no IPVA para os eletrificados.

    Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte oferecem isenção total do IPVA apenas para os elétricos.

    Na Bahia, para não pagar o imposto, o carro elétrico deve custar até R$ 300.000. No Maranhão, donos de elétricos também não pagam o imposto, e híbridos até R$ 150.000 têm a alíquota reduzida para 1%, desde que tenham sido adquiridos em uma concessionária Maranhense.

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    Em Alagoas a alíquota dos carros elétricos e híbridos é zerada apenas no primeiro ano após a aquisição. No segundo ano, a alíquota é de 0,5 % para os BEVs e de 0,75% para os híbridos. No terceiro ela sobe para 1% e 1,5%, respectivamente.

    Ceará e Piauí oferecem alíquotas reduzidas, mas só para elétricos. Para os cearenses o imposto é de 2%, enquanto os piauienses pagam 1%.

    Região centro-oeste

    No centro-oeste, o Distrito Federal se destaca por oferecer isenção total do IPVA para elétricos e híbridos. Já o Mato Grosso do Sul oferece 70% de desconto no IPVA para elétricos e híbridos. Mato Grosso e Goiás não têm qualquer tipo de incentivo.

    Região sudeste

    Na região sudeste, o Espírito Santo é o único estado que não oferece isenção para carros elétricos. No Rio de Janeiro, elétricos e híbridos tem alíquotas reduzidas para 0,5% e 1%, respectivamente.

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    COROLLA CROSS x BYD SONG PROApenas a dupla de Corollas será beneficiada em São PauloFernando Pires/Quatro Rodas

    Já São Paulo e Minas Gerais determinaram recentemente suas novas regras para a cobrança de IPVA. Em Minas, os carros eletrificados não pagam o imposto, desde que sejam produzidos no próprio estado. Na prática, apenas os Fiat Fastback e Fiat Pulse acabam sendo contemplados.

    Em São Paulo, os carros híbridos flex estão isentos do pagamento do IPVA por dois anos. Porém, o motor elétrico deve ter uma potência mínima de 54 cv (40 kW) e ser alimentado por um sistema de tensão com, no mínimo, 150 volts. Com esses critérios, apenas os Toyota Corolla e Corolla Cross são beneficiados.

    Fiat Fastback Pulse HybridEm Minas Gerais, apenas Pulse e Fastback serão isentos de IPVA entre os híbridosFernando Pires/Quatro Rodas
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    A capital paulista, porém, oferece a restituição parcial do IPVA dos carros elétricos. Basicamente, a prefeitura de São Paulo abre mão de receber a sua quota-parte do imposto, devolvendo-o ao proprietário.

    Região Sul

    O Rio Grande do Sul é o único estado que oferece isenção total do IPVA para carros elétricos, mas os híbridos ficam de fora.

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    O Paraná oferecia a isenção até 2023, mas desde o ano passado deixou de oferecer o benefício para os elétricos. Já em Santa Catarina, também não há qualquer tipo de benefício, entretanto, existe um projeto de lei para isentar os carros elétricos tramitando Assembleia Legislativa do estado.

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    [RS]som dos Inscritos Raylan Som 505 som automotivo #memes

    RobôAutoforum
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    [Taramps]Resssspeita, é ela que está passando na sua timeline! #taramps #mesadesom

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Resssspeita e ela que esta passando na sua timeline T 0202 Multicolor n pratica pequena e qualidade

    A mesa que cabe no seu projeto de som sem abrir mao do desempenho
    Com 2 canais 4 opcoes de conexao indicadores de On Clipping e Sinal V.U. de saida e muito mais.

    Agora me conta no seu projeto cabe uma Mesa T 0202

    https://www.taramps.com.br/pt/produto/t-0202-multicolor/

    taramps somautomotivo audiocar caraudio nesadesom somdequalidade shorts youtubeshorts shortsyoutube automotive automotivo mesadesom

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    [Taramps]NA PRÁTICA - Como funciona as Tensões de Entrada e Saída e os LEDs Clip do Processador Pro 2.8s

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Fala galera Nada melhor do que conhecer um lancamento na pratica nao e Ver as informacoes em acao faz toda a diferenca.

    Por isso convidei o nosso consultor tecnico Eduardo para explicar na pratica como funciona as tensoes de entrada e saida alem das indicacoes dos LEDs de clip do processador Pro 2.8s.

    Da o play e confira Se surgir alguma duvida e so deixar nos comentarios que estaremos prontos para responder.

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    [4r]Novo motor 2.0 da Toyota pode chegar aos 400 cv contra BMW e Mercedes

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    A Toyota quer revolucionar com sua nova família de motores quatro cilindros. A montadora japonesa está projetando novos propulsores 1.5 e 2.0, que prometem maior eficiência para manter os motores a combustão vivos, mesmo com as normas de emissões ficando mais rígidas na maior parte do mundo.

    Os motores ainda estão em desenvolvimento, mas aos poucos a Toyota vai soltando pistas para entendermos qual será o propósito de cada um dentro da linha da marca. Sabemos que o foco será aliar os motores 1.5 (turbo e aspirado) e o 2.0 turbo à eletrificação para que sejam mais econômicos e ecologicamente corretos, mas isso não impede que eles possam também atuar sozinhos em outras aplicações.

    Durante o Salão do Automóvel de Tokyo, a Toyota mostrou um protótipo do GR Yaris com o novo 2.0 turbo, batizado de G20E, instalado no centro do carro. É algo totalmente diferente do que vimos no hot hatch, com um motor 1.6 de três cilindros montado na dianteira e que entrega 300 cv.

    Protótipo do GR Yaris com motor centralEm entrevistas anteriores, a Toyota já deixou claro o desejo de extrair até 400 cv das versão de rua do seu novo motorDivulgação/Toyota

    A Toyota, porém, não entregou a potência do seu novo 2.0 turbo. Mas em entrevistas e pronunciamentos passados, como a entrevista dada ao site Car Watch pelo diretor de tecnologia da Toyota, Hiroki Nakajima, a montadora deu a entender que a meta é extrair até 400 cv do quatro cilindros.

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    Além disso, há ainda uma versão mais mansa nos planos, com cerca de 300 cv. Enquanto isso, as versões de corrida do 2.0 devem chegar na casa dos 600 cv

    Existem rumores de que a Toyota pretende reviver antigos clássicos como os esportivos Celica e o MR2, e o motor G20E pode ser a chave para isso graças a sua versatilidade. O 2.0 turbo abre um leque de opções, afinal, ele pode ser montado tanto longitudinalmente, quanto na transversal. Além disso, será totalmente compatível com trem de força híbrido, o que permitirá ir além dos 400 cv que a Toyota tem como meta.

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    Motor Toyota G20EMotor Toyota G20E 2.0 turboDivulgação/Toyota

    Este motor também seria uma boa opção para o Supra. O cupê esportivo está se despedindo da sua geração atual, mas a Toyota já garantiu que esse não será um “adeus”, mas apenas um “até logo”. Em sua série de despedida, limitada em 300 unidades, o esportivo usa o motor B58 da BMW: um 3.0 seis cilindros em linha de 434 cv e 58 kgfm.

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    Se isso realmente acontecer, a Toyota teria um motor em pé de igualdade para disputar mercado com carros da BMW M e da Mercedes-AMG, por exemplo. Enquanto os esportivos da marca Toyota seriam mais em conta, ao mesmo tempo que conseguiriam entregar grandes potências, a Lexus seria a responsável por oferecer o mesmo motor, mas em carros com maior luxo.

    E isso não está muito fora da realidade, uma vez que a montadora já mostrou sua nova família de motores equipando um Lexus IS de em sua pista de testes.

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    [4r]BYD Dolphin Mini nacional poderá ser lançado com visual atualizado

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    O BYD Dolphin Mini fechou 2024 como o carro elétrico mais vendido do Brasil e, ainda no primeiro semestre de 2025, terá suas primeiras unidades nacionais montadas no complexo de Camaçari (BA). Porém, uma atualização visual do subcompacto na China levantam dúvidas sobre a aparência dele por aqui.

    Chamado de Seagull em sua terra natal, o Dolphin Mini ganhou leves alterações na aparência por lá, segundo registros feitos no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) chinês.

    BYD Dolphin Mini atualizado na ChinaBYD Dolphin Mini atualizado na ChinaMIIT/Reprodução

    Na dianteira, o para-choque mantém a grade central em formato de trapézio, mas adota novas aberturas nas extremidades em formatos irregulares. Na traseira, o rebaixo dedicado à placa de licença fica menor para a criação de novos nichos laterais, que abrigam os refletores. Nada mudou nas medidas do elétrico, que se mantém com 3,78 metros de comprimento.

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    Não há mais imagens além das apresentadas acima e abaixo, não sendo possível saber sobre mudanças nas laterais, com possíveis atualizações nos desenhos das rodas, ou sobre alterações no interior – estas últimas, pouco prováveis.

    BYD Dolphin Mini atualizado na ChinaBYD Dolphin Mini atualizado na ChinaMIIT/Reprodução

    O Dolphin Mini também passa a ter câmeras com visão 360° (item já oferecido no Brasil) e sensores de estacionamento dianteiros. Na mecânica, nada muda. Ele segue equipado com um motor dianteiro de 75 cv e 13,8 kgfm, além das opções de bateria com 30,1 kWh ou 38,8 kWh. No Brasil, ele é vendido apenas com a bateria de maior capacidade.

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    A atualização do modelo chinês deixa no ar duas possibilidades. A primeira, é de que o Dolphin Mini nacional estreie com visual defasado. A segunda, de que o modelo já seja produzido no Brasil com novo visual, uma vez que a remodelação estreará na China ainda no primeiro semestre e, a produção em série do modelo por aqui, só começará em agosto.

    Carro diferente para a Europa

    BYD Dolphin Mini Europe<span class="hidden">–</span>Jesus Munoz Soto/Motor.es/Reprodução
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    Enquanto isso, uma unidade do Dolphin Mini foi flagrada em testes na Bélgica e mesmo com toda a camuflagem é possível ver ainda mais mudanças para que possa ser lançado na Europa. O para-choque traseiro, além de ter o novo desenho para os refletores, é mais volumoso e avançado, de forma que de fato possa proteger a tampa do porta-malas em colisões.

    Além disso, também é possível notar a frente mais longa que poderá ajudar o pequeno elétrico a lidar com as exigências de segurança em atropelamentos no continente europeu. As normas locais também obrigam a instalação de sistemas ADAS, assistentes de segurança avançados que não existem nos carros vendidos no Brasil.

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    [4r]BYD Dolphin faz primeiro alinhamento e, surpresa: pneus estão com meia-vida

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Uma das funções de acesso rápido do sistema de climatização do BYD Dolphin é o desembaçador do para-brisa. Ao contrário do que se espera, porém, uma vez acionado esse recurso, o desembaçamento não ocorre por igual em toda a superfície do vidro, mas da direita para a esquerda, ou seja: começa pelo lado do carona. Isso tem a ver com o fato de o sistema resfriar primeiro do lado direito, o que já relatamos por aqui.

    Levamos essa questão à concessionária BYD Dahruj Aeroporto na ocasião do serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio, que, conforme o manual, devem ser feitos a cada 12.000 km. Já no momento do checklist o consultor chamou dois técnicos para avaliarem o nosso caso e, de cara, disseram não haver nada de errado no modo como o desembaçamento acontece. É normal do projeto do carro, segundo eles. Curioso, porque isso leva a concluir que, um Dolphin que apresente o desembaçamento por igual, como é normal nos outros carros, tem um problema.

    Longa C3<span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro RodasLonga C3<span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro RodasLonga C3<span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro Rodas
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    Longa C3Fabricante indica serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 12.000 km. Pneus dianteiros chegaram à meia-vidaHenrique Rodriguez/Quatro Rodas

    Nos ofereceu a troca do filtro de cabine e a higienização do sistema, mas (estando tudo dentro do projeto…) negamos. Alinhamento e rodízio custou R$ 350. Durante a espera, pediram a nota fiscal do carro para fazer o cadastro. Nunca vimos isso acontecer e também não estávamos de posse da nota, que poderia levar à identificação de nossa unidade. Resolveram com os dados presentes no manual, mas disseram que será necessária na revisão dos 20.000 km por exigência da fábrica. Orçaram o reparo dos arranhados no para-choque com micropintura, por R$ 650.

    Na verificação do serviço, notamos que o balanceamento e o rodízio foram feitos, mas não foi necessário ajuste da direção. Os pneus que estavam na frente já estão perto da metade da vida útil, ou seja, dos 6,7 mm originais, os sulcos passaram aos 4,7 mm. Nos traseiros, medimos 6 mm.

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    BYD Dolphin – 13.740 km

    Versão GS 180 EV
    Motor elétrico, diant., transversal, síncrono, 95 cv, 18,4 kgfm
    Câmbio automático, 1 marcha, tração dianteira
    Revisões até 100.000 km: grátis
    Seguro R$ 1.570
    Consumo No mês: 6,1 kW/100 km, com 43,3% de rodagem na cidade

    Desde jan/24: 6,6 kW/100 km, com 49,4% de rodagem na cidade

    Custos/Carregamento Carregamento: 406,08 kW, 28h33min, R$ 697,34

    Alinhamento: R$ 350

     

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    [4r]CEO da Ram quer nova picape média e reviver 1500 com motor Hemi

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    O CEO da Ram, Tim Kuniskis, fez revelações que podem mexer com os corações dos entusiastas da marca. Durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, o executivo diz querer muito uma nova picape de tamanho médio para concorrer com Ford Ranger, Chevrolet Colorado e outras. Mas não só isso, ele também abriu possibilidade para um retorno do famoso V8 Hemi.

    Atualmente, em sua linha, a Ram trabalha apenas com picapes de porte grande para cima, pelo menos nos Estados Unidos. No Brasil, a marca lançou a Rampage, aproveitando o chassi monobloco da “irmã” Fiat Toro. Para os EUA, a Rampage é considerada pequena demais, sendo compatível com o Ford Maverick, por exemplo. O que Kuniskis quer mesmo é um modelo médio para ficar abaixo da 1500.

    “Tudo é mais caro. Os caminhões são muito mais caros – o pão sobe, você ainda tem que comer, certo? Os caminhões sobem, você começa a procurar alternativas. Eu costumava ter uma alternativa de preço com o Ram Classic. Eu não tenho mais isso.”, explicou o executivo em entrevista ao Motor1.

    Ram-1200-MexicoRam 1200 é a nossa Titano, mas não deve ser a opção de picape média para os EUADivulgação/Ram

    A Ram Classic também era vendida no Brasil e tratava-se da 1500 de geração anterior, vendida por um preço mais em conta. Mas ainda era uma 1500, com o mesmo porte.

    “Não seria ótimo se eu tivesse um caminhão de tamanho médio que fosse incrível e capaz de preencher essa lacuna?”, disse o executivo. “Sim, eu adoraria ter um”, respondeu a si mesmo.

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    Atualmente, a alternativa mais fácil para a Ram seria a picape 1200 montada na China. Apesar do nome, nós a conhecemos como Fiat Titano. Isso mesmo, as duas são o mesmo carro, dividindo o DNA também com a Peugeot Landtrek. Essa que por sua vez deriva da chinesa Changan Kaicene F70. Ou seja, de Ram ela tem só o nome.

    Os mais saudosistas têm outra solução em mente: a Dodge Dakota. Em uma época em que o nome Ram era dado à maior picape da marca Dodge, a Dakota fazia sucesso no Brasil.

    Dodge Dakota visão traseiraDodge Dakota foi a última picape média da marca, quando a Ram ainda nem era uma marca independenteFernando Pires/Quatro Rodas
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    A Dakota chegou aqui em sua segunda geração, construída em Campo Largo, no Paraná, entre 1998 e 2001. Ela aproveitou o sucesso da Ranger e da S10. Em sua versão mais apimentada, a R/T era o único carro nacional com um motor V8, esse que tinha 5,2 litros e entregava 232 cv e recebia o nome de Magnum.

    Em sua terra natal, a Dakota durou até a terceira geração, descontinuada em 2011. Apesar de ser um nome forte — tanto para nós brasileiros quanto para os americanos — ainda não há nada concreto sobre o seu retorno. Nasa, exceto o desejo de Kuniskis em ter uma picape média no mercado novamente.

    V8 Hemi de volta na 1500?

    Já que falamos em picapes com motor V8, recentemente nos despedimos do V8 Hemi, usado na Ram 1500 e em muscle cars como os Dodge Challenger e Charger, por exemplo.

    O propulsor não era condizente com as atuais normas de emissões e tão pouco foi pensado para isso, como afirmou Kuniskis. “O Hemi nunca foi projetado para rodar naquela picape (atual 1500) nessa arquitetura eletrônica, então isso é um grande desafio”.

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    Ram 1500 LaramieMotor V8 Hemi foi aposentado da 1500 e a sua volta é complicada, mas não impossívelDivulgação/Ram

    Desafio esse que, de acordo com o próprio Kuniskis é possível de ser superado, mas pode levar um tempo. “Mesmo que você dissesse, vamos fazer isso, não podemos fazer isso imediatamente”. Entre os problemas, o executivo cita ainda a falta de fornecedores que mudam suas especialidades quando uma montadora decide aposentar um motor específico.

    O V8 5.7 que equipava a 1500 saiu de linha, mesmo tendo recebido um sistema híbrido leve, que entregava 395 cv. Mesmo assim, a montadora o substituiu pelo seis cilindros em linha do motor Hurricane, que consegue chegar aos 420 cv.

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    Quem quiser ter uma Ram com V8 Hemi ainda pode comprar. A única versão disponível no mercado americano é o 6.4 de 405 cv, esse que pode ser encontrado nas versões Heavy Duty (ou simplesmente HD) das picapes 2500 e 3500. Ele ainda não saiu de linha devido à demanda, já que também é utilizado nos caminhões 4500 e 5500.

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    [4r]Em testes, Wey 07 chega no segundo semestre como GWM mais luxuoso do Brasil

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    By RobôAutoforum,

    Submarca de luxo da GWM, a Wey foi apresentada no Brasil no ano passado durante o Festival Interlagos, com a apresentação do Wey 07. Trata-se de um grande SUV híbrido plug-in de alto padrão que já está com lançamento no Brasil confirmado para o segundo semestre deste ano. Faz sentido, portanto, estar em testes no Brasil.

    O Wey 07 foi flagrado em testes pelas ruas de Campinas, no interior de São Paulo – região próxima de Iracemápolis, onde será a primeira fábrica da marca no Brasil. As fotos foram enviadas com exclusividade à QUATRO RODAS pelo leitor Fábio Sibinelli.

    GWM Wey 7 em testes no BrasilGWM Wey 7 em testes no BrasilFábio Sibinelli/Quatro Rodas

    Apesar de camuflado, já conhecemos muito bem o visual e outros elementos do Wey 07. O SUV grande porte tem como destaque a capacidade de levar até seis passageiros em um esquema de assentos individuais na disposição 2+2+2. Para garantir o conforto a todos, o modelo tem de 5,1 m de comprimento e mais de 3 m de entre-eixos.

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    O design é mais do mesmo, semelhante a outros SUVs chineses já conhecidos no mercado brasileiro. Visual minimalista, carroceria com poucas curvas e vincos, faróis em led e lanternas traseiras interligadas por uma barra em led.

    Wey 07Wey 07 é o carro-chefe da marca focada em SUVs luxuososJoão Vitor/Quatro Rodas

    A cabine é bem mais chamativa que o exterior, principalmente pelo acabamento em couro premium, madeira e aço escovado.

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    O painel tem três telas, sendo uma central multimídia, outra de infoentretenimento para o passageiro (que não poderá funcionar no Brasil) e um painel de instrumentos digital – além de um head-up display. Na parte de trás, há uma outra tela ainda maior – ou televisão, depende de como quer chamá-la – semelhante àquela presente no BMW i7 – bem como uma geladeira de 12,5 litros para os ocupantes.

    gwm-wey-blue-mountain---primeiras-fotos-1GWM Wey 07Divulgação/GWM
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    O SUV também está equipado de série com 23 alto-falantes assinados pela Dolby e pacote ADAS completo, com diversos sistemas de assistência de condução e condução autônoma.

    gwm-wey-blue-mountain---primeiras-fotos-2GWM Wey 07Divulgação/GWM

    Debaixo do capô está um conjunto mecânico PHEV inédito no Brasil. Trata-se de um motor 2.0 turbo a gasolina unido a dois motores elétrico, que juntos entregam 517 cv de potência e 94 kgm de torque. A bateria que alimenta este sistema tem 44,5 kWh de capacidade.

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    Wey 07Wey 07João Vitor/Quatro Rodas

    De acordo com o site da Wey, o 07 pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Além disso, a marca promete um autonomia elétrica de 180 km no ciclo WLTP. A autonomia no ciclo híbrido é de 1.200 km. No mercado chinês, o Wey 07 PHEV está disponível a partir de R$ 230.000 na conversão atual. Porém, seu preço com certeza será muito mais alto no Brasil, podendo facilmente chegar (ou passar) de meio milhão de reais.

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    [4r]BYD Dolphin Mini será melhorado para ser lançado na Europa ainda em 2025

    RobôAutoforum
    By RobôAutoforum,

    Carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024, o BYD Dolphin Mini (vendido como Seagull na China) será lançado na Europa ainda em 2025. Para isso ser possível, porém, o menor carro elétrico da BYD precisará passar por mudanças.

    O flagra publicado pelo site Motor.es foi feito em Bruxelas, na Bélgica, onde a BYD mantém seu centro de desenvolvimento dentro da Europa, mas com placas da França. Os testes são necessários não apenas para adaptar o Dolphin Mini ao gosto e às condições de rodagem europeias (o que não foi feito no Brasil), mas também devido às mudanças necessárias para se adequar às normas europeias.

    BYD Dolphin Mini<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasBYD Dolphin Mini Europe<span class="hidden">–</span>Jesus Munoz Soto/Motor.es/Reprodução

    O carro camuflado já adianta algumas mudanças. O para-choque traseiro, por exemplo, fica rente à tampa do porta-malas no carro vendido no Brasil e dará a um mais volumoso e capaz de proteger melhor a traseira. O ângulo da foto não é dos melhores, mas a dianteira também parece mais comprida, com um balanço dianteiro maior.

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    Essas alterações estariam relacionadas não apenas com a segurança em colisões, mas também com a avaliação da segurança dos pedestres em atropelamentos. O Dolphin também passou por modificações tão complexas quanto estas para ser vendido na Europa: é o Dolphin Plus vendido no Brasil, com dianteira mais longa e mais itens de segurança.

    Dolphin Mini

    Estes itens de segurança necessários são assistentes avançados, como frenagem autônoma de emergência, monitor de cansaço, assistente de permanência em faixa, leitor de placas vinculado ao piloto automático. No Brasil, o Dolphin Mini não tem qualquer tipo de assistentes como esses.

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    A expectativa da imprensa europeia é que o BYD Dolphin Mini será posicionado como concorrente dos Dacia Spring (o nosso Renault Kwid e-Tech), Citroën ë-C3 e Leapmotor T03, que será lançado no Brasil nos próximos meses. O preço inicial ficaria abaixo dos 20.000 euros.

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    [SMD]The ULTIMATE Bass Knob pounding my house on 33” Subs

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    By RobôAutoforum,

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