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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****
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- 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
- Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
- Assistente de partida (HSA)
- Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
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[4r]Mitsubishi Eclipse Cross estreia série especial inspirada nos ralis por R$ 228.990
Com uma longa história nos ralis, a Mitsubishi está completando 30 anos participando nesta categoria do automobilismo. Para comemorar a data no Brasil, a fabricante decidiu lançar uma versão especial do Eclipse Cross chamada Motorsports, limitada a 100 unidades.
A edição especial custa R$ 228.990, preço que normalmente o colocaria entre as versões HPE e HPE -S, se não fosse pelo desconto constante que a Mitsubishi oferece. Considerando as reduções do resto da linha, o Eclipse Cross Motorsports chega como a opção mais cara do portfólio do SUV.
Mitsubishi Eclipse Cross MotorsportsDivulgação/MitsubishiÉ baseado na versão HPE-S S-AWC, o topo de linha normal do utilitário, atualmente vendido por R$ 219.990 com descontos (ou R$ 224.990 na edição especial Sport). Assim, vem com todos os equipamentos disponíveis para o SUV.
Conta com faróis de led com iluminação diurna, faróis de neblina, espelhos laterais elétricos na cor do veículo e desembaçador, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, head-up display, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, paddle shifters, câmera de ré, sete airbags, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de chuva, sensor crepuscular e mais.
Mitsubishi Eclipse Cross MotorsportsDivulgação/MitsubishiAinda conta com um pacote ADAS, com controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída de faixa.
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O que diferencia esta versão é o design, que foi criado após uma votação online, na qual os participantes escolheram diversas combinações como cor da carroceria e detalhes internos. O resultado é um SUV pintado na cor cinza Concrete Spot (sem nenhuma surpresa) e com acabamentos em preto fosco nos para-choques e molduras das caixas de roda. O interior adota acabamentos em preto brilhante e uma placa exclusiva no painel.
Mitsubishi Eclipse Cross MotorsportsDivulgação/MitsubishiPara ter um desempenho melhor na terra, recebeu pneus ATR 225/55 R18 para as rodas de liga leve de 18”. Esta versão conta com o sistema de tração 4×4 S-AWC da Mitsubishi, enviando os 165 cv e 25,5 kgfm gerados pelo motor 1.5 turbo a gasolina para as quatro rodas através da transmissão automática do tipo CVT com oito marchas simuladas.
[4r]Como é o VW Nivus GTS, que será lançado só em 2025
A Volkswagen seguiu um roteiro diferente do usual. Em vez de explorar mais a ansiedade dos clientes pelo lançamento do Nivus 2025, apresentou o carro de uma só vez. Ao mesmo tempo, também revelou o Nivus GTS.
Se as versões com motor 1.0 turbo de 128 cv já estão em pré-venda e com o início das vendas previsto para a última semana de novembro, o Nivus GTS teve seu lançamento confirmado para o primeiro semestre de 2025.
Volkswagen Nivus GTS 2025Divulgação/VolkswagenA versão esportiva fez uma rápida aparição na apresentação, mas foi o suficiente para mostrar a que veio.
A proposta de design do Volkswagen Nivus GTS é mais discreta que a de um Fastback Abarth. Apliques na cor vermelha se limitam a um friso na base do para-choque dianteiro e aos logotipos GTS na traseira, nos para-lamas e na grade.
<span class="hidden">–</span>Divulgação/VolkswagenOutro friso abaixo da grade frontal, que nas outras versões são prateados ou têm acabamento preto brilhante são pintados na cor da carroceria nos Nivus GTS. Isso também vale para detalhes nas saias laterais e no para-choque traseiro, na peça que simula um extrator.
<span class="hidden">–</span>Divulgação/VolkswagenEsses elementos de design parecem ter o objetivo de fazer com que o Nivus esportivo aparente ser mais baixo do que realmente é. As rodas aro 18 colaboram com esse efeito. Têm design marcante criado pelo centro de design da VW no Brasil e pode ter potencial para ter a popularidade das rodas orbitais.
A Volkswagen só mostrou imagens da cabine do Nivus GTS. Seguirá o estilo do Polo GTS, com detalhes na cor vermelha no volante, nas saídas de ar-condicionado, nas portas e no console central. Contudo, tem uma faixa de vinil cinza no painel para combinar com a forração dos bancos, que é bem diferente.
Motor do VW Nivus GTS
Também já deixaram confirmado que o Nivus GTS terá o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, sempre combinado com o câmbio automático de seis marchas. É possível esperar por um acerto de suspensão próprio e pelo emulador de ronco presente no Polo GTS.
Preço do VW Nivus GTS
<span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro RodasA Volkswagen não falou em preços para o Nivus GTS, mas o gráfico de posicionamento da linha, que também prevê o lançamento da versão de entrada Sense, sugere que o Nivus GTS terá preço na casa dos R$ 170.000.
[Pioneer]O som do seu carro em outro patamar
[4r]Novo Citroën C5 Aircross antecipa próximo SUV da marca
Os salões de automóveis são ótimos para as marcas apresentarem seus carros conceito. Grande parte das vezes se trata de um modelo mais moderno, com visual ou até mesmo motorização diferentes. Esse é o caso do Citroën C5 Aircross.
O SUV foi apresentado durante o Salão de Paris deste ano, com design futurista, mas com alguns detalhes já vistos nos modelos mais recentes da marca.
Citroën C5 Aircross ConceptDivulgação/CitroënPorém o grande destaque aqui é a sua plataforma. Este é o primeiro Citroën baseado na arquitetura STLA Medium da Stellantis, a mesma que já está presente no novo Peugeot e-3008. Dessa forma, o modelo tem possibilidade de receber configurações a combustão, híbrida e até elétrica. Esta é a mesma plataforma que sustentará a nova geração do Jeep Compass em 2025.
Apesar de ainda ser um conceito, o modelo já apresenta as características que podem estar presentes no Citroën C5 Aircross de produção, que deve estrear no ano que vem.
A carroceria possui um formato parecido com o nosso conhecido Citroën C3 Aircross, mas maior, claro. O modelo conta com 4,65 m de comprimento, sendo mais de 30 cm maior que o seu irmão menor. No entanto, a altura é a mesma, com 1,66 m. O números restantes não foram divulgados.
Citroën C5 Aircross ConceptDivulgação/CitroënO visual é bem musculoso, com um conjunto óptico que se assemelha um pouco à modelos já em produção pela Citroën. Há também muitos detalhes no para-choque. Como trata-se de um carro elétrico, não há grade e a frente é totalmente fechada.
A lateral traz pintura bicolor, sendo o retrovisor e o teto pintados de preto. A carroceria musculosa continua por aqui, com muitos vincos, além de maçanetas embutidas e rodas grandes com desenho inédito.
Citroën C5 Aircross ConceptDivulgação/CitroënA traseira traz lanternas separadas, com um jogo de luz bem diferente. São quatro pequenas barras de luz, sendo duas nas extremidades e outras duas logo abaixo do vidro traseiro. No centro já está o novo logo da Citroën. Fotos da cabine não foram reveladas.
Novos detalhes sobre o novo Citroën C5 Aircross serão revelados em breve. Espera-se que o modelo faça a sua estreia global já no próximo não.
[4r]Audi Q6 Sportback estreia com até 656 km e 0 a 100 km/h de 4,3 s
O lançamento da linha Q6 e-Tron veio em partes. Primeiro lançaram as versões SUV, que inclusive já começaram a ser vendidas no Brasil, agora chegou a vez dos Sportback, versão com carroceria cupê.
A Audi parece que não conseguiu esperar até o início do Salão de Paris, que começou hoje na França aberto somente para imprensa, e revelou o SUV algumas horas antes. Como principal trunfo, além do seu design mais esportivo, a versão Sportback também tem mais autonomia, já que seu coeficiente de arrasto é de 0,20, contra 0,26 da versão padrão.
Audi SQ6 SportbackDivulgação/AudiEm sua versão mais básica, o Q6 Sportback tem tração traseira e apenas um motor de 292 cv e bateria de 83 kWh. Isso significa que ele acelera de 0 a 100 km/h em 7 s e tem autonomia de até 545 km pelo ciclo WLPT.
Audi Q6 SportbackDivulgação/AudiAcima dessa, há outro modelo RWD, mas com motor de 326 cv e bateria de 100 kWh. Consequentemente, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 6,6 s, à medida que o alcance sobe para até 656 km.
A partir daí vamos para as versões quattro com tração integral. A mais básica já tem dois motores, um em cada eixo, que somam 388 cv. De acordo com a Audi, seu tempo de 0 a 100 km/ h é de 5,9 s. Equipado com a mesma bateria de 100 kWh, seu alcance é um pouco menor que o da versão imediatamente abaixo, sendo de 636 km.
Audi Q6 SportbackDivulgação/AudiNo topo da gama, temos o SQ6 e-Tron quattro. Pelo nome, já dá para saber que ele também tem um par de motores elétricos, que entregam 517 cv e proporcionam um sprint de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 s. Para isso, ele precisa abrir mão de um pouco de autonomia, podendo fazer até 606 km com apenas uma carga.
Topo de linha SQ6 é o mais esportivo e rápido da linhaDivulgação/AudiVale ressaltar que todos os modelos vem com o Launch Control (controle de largado), e os tempos descritos pela Audi só são alcançados com esse modo ativo.
A marca também falou sobre o carregamento dos carros. A bateria menor aceita carregadores de até 225 kW, enquanto a maior aceita potências de 260 kW, nos modelos de tração traseira, ou 270 kW nos modelos de tração integral. Essa última é capaz de recuperar de 10% a 80% de energia em 22 minutos. Além disso, a Audi também afirma que o Q6 Sportback E-Tron Performance precisa de apenas 10 minutos em um carregador rápido para ganhar cerca de 265 km de alcance.
Em questão de design, é basicamente o mesmo do Q6 SUV reestilizado para a nova geração. O que realmente muda é o caimento cupê da traseira, que também reduz um pouco o volume do porta-malas: de 526 L para 508 L. Porém, ao baixar os bancos traseiros o volume total sobe para 1.373 L. Há ainda um compartimento de carga na dianteira de 64 L.
Tela do passageiro é opcional, assim como sistema de som premiumDivulgação/AudiNa cabine, o cupê repete a mesma fórmula do irmão. Há um par de telas de 14,5’’ para a central multimídia, que também roda o sistema Google Integrado e de 11,9’’ para o quadro de instrumentos. Além do sistema Android nativo, a multimídia também tem assistente de voz com ChatGPT, capaz de entender mais de 800 comandos dados pelo motorista.
É possível incluir ainda como opcionais, um head-up display com realidade aumentada e uma terceira tela exclusiva para os passageiros. Outro opcional pago é o sistema de som premium Bang & Olufsen de 20 alto-falantes, incluindo quatro em cada um dos encostos dos bancos do motorista e carona.
Audi Q6 SportbackDivulgação/AudiA Audi ainda não falou quando o Q6 e SQ6 Sportback chegarão ao Brasil, mas na Europa seu lançamento já está marcado. Produzido em Ingolstadt, Alemanha, o SUV estreia começará a ser vendido no mercado local no final do ano pelo preço inicial de 65.900 euros (cerca de R$ 402.000), enquanto o topo de linha sai por 96.200 euros (R$ 587.000).
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[4r]Chevrolet testa novo SUV compacto elétrico chinês no Brasil
A GM está preparando mais um SUV elétrico para o mercado brasileiro, mas não espere por algum nome conhecido como o dos novos Blazer e Equinox EV. A estratégia da montadora, agora, será de usar sua joint venture SGWM, com a participação das montadoras chinesas SAIC e a Wuling para lançar o Baojun Yep Plus.
Esse SUV foi flagrado rodando no Brasil por Rafael Franchi e as imagens foram compartilhadas no Instagram @mentirasautomotivas. Elas mostram um utilitário compacto com formato bem quadrado. Na porta há a mensagem: “mais eletricidade pra você”.
O visual quadrado remete aos Land Rover Defender, mas em um corpo bem menorRafael Franchi/Mentiras Automotivas/InstagramNão há dúvidas de que seja o Yep Plus. O pequeno SUV mede 4 m de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,68 m de largura e 1,72 m de altura. Vale lembrar que o “Plus” no nome é porquê trata-se da versão maior do Yep, que segue os mesmos fundamentos mas com apenas 3,38 metros de comprimento, 2.110 mm de entre-eixos.
Baojun Yep PlusBaojun/DivulgaçãoO visual tem um quê de Land Rover Defender, com uma coloração que lembra o C3. Na frente, os faróis são tem DLRs composto por quatro retângulos pretos e todo conjunto fica abrigado em uma peça preta, que faz o papel da grade. O para-choque é robusto, que ajuda a passar um ar de aventureiro, junto dos bagageiros no teto.
O conjunto óptico traseiro repete a fórmula que vemos na frente. Luzes de LED separadas, mas que estão dentro de uma peça, mas aqui ela é branca. O para-choque também é mais elevado. Ele ainda tem um enfeite na coluna ‘C’, temos um enfeite que é a principal referência ao Defender.
Baojun Yep PlusBaojun/DivulgaçãoNa China, ele é vendido com motor elétrico de 101 cv e baterias de 41,9 kWh. Com isso, ele é capaz de chegar até os 150 km/h e pode viajar até 400 km com apenas uma carga, de acordo com o ciclo chinês CLTC.
Do lado de dentro, ele tem telas integradas para o quadro de instrumentos e central multimídia, cada uma com 10,25’’. Há ainda sistemas de auxílio à condução, que inclui estacionamento autônomo, auxílio de troca de faixa e câmeras com visão 360º.
Baojun Yep PlusBaojun/DivulgaçãoA GM aindan não se pronunciou sobre a chegada de modelos fruto da sua joint venture na cidade. Logo, não é possível saber se o Yep Plus será vendido como Chevrolet ou utilizando alguma marca chinesa, de maneira semelhante ao que a Stellantis fez com a Leapmotor. O certo é que se o modelo está sendo testado, mais informações surgirão em breve.
[MTM]HIGHLIGHTS ETAPA FOZ DO IGUAÇU PR 2024
Foz do Iguaçu, PR, a tríplice fronteira, sempre atrai competidores de alto nível dos três países (Brasil, Paraguai e Argentina). Desta vez não foi diferente. A etapa, repleta de recordes por nomes já conhecidos no cenário mundial, levou o ESTADO DO PARANÁ ao topo do ranking mundial.
A competição também contou com competidores de veículos rebaixados, apresentando projetos incríveis.
O evento, organizado pela LOSTCAR, foi simplesmente sensacional. Segundo nosso juiz, ED ALVES, os parabéns vão para toda a organização e para os competidores deste grande evento.
clique aqui e veja um resumo do evento no youtube
Confira as fotos, resultados, ranking e o vídeo oficial em nosso canal.
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[Nakamichi]#Nakamichi & #HongKongElectronicsFair On the third day of the festival, let's embark on a profound exploration of sound...
On the third day of the festival, let's embark on a profound exploration of sound quality, experience the profound integration of science and technology with art, and relish the exceptional performance of sound quality!
[AutoMotivo]Volkswagen Nivus 2025: veja o que muda, preços e versões
SUV cupê mantém motor 200TSI e versão GTS é confirmada. Por Marcos Camargo Jr
imagens Marcos Camargo JrCom quatro anos de mercado a Volkswagen acaba de mudar o visual do Nivus. Com essa mudanças o SUV cupê mantém as versões já conhecidas e o GTS foi confirmado para 2025. O AutoShow está no lançamento do Nivus 2025 para conhecer detalhes das duas versões.
O Nivus mantém suas linhas características mas ganha novos faróis remodelados em LED, grade iluminada e um novo arranjo de lanternas.
Entre as novidades estão o pacote ADAS opcional (com detector de ponto cego, assistente de estacionamento, alerta e manutenção do carro na faixa e controle de Cruzeiro adaptativo que a marca chama de “Travel Assist”) além do sistema de chave presencial “Kessy” e ar condicionado digital Climatronic que já está presente no T-Cross.
A multimídia Volksplay agora ganha o nome “Connect” e traz uma nova interface renovada. Há novos serviços como rastreador, comandos à distância, modo manobrista, alarme perimétrico entre outros serviços que no entanto são cobrados à parte.
“Há 15 novas funções para ajudar o cliente na vida dele como buzina e pisca à distância, controle de perímetro, alerta de velocidade, travar e destravar o carro, alerta de alarme antifurto, modo manobrista e localização em tempo real enquanto as outras marcas mostram onde o carro foi estacionado pela última vez e mais de 90 alertas de gestão de saúde do veículo”, diz Lucas Coutinho Frugis, gerente de tecnologia e Digitalização da Volkswagen.
Para ter os serviços de conectividade o aplicativo é gratuito mas o serviço com todas as funcionalidades além da internet a bordo com pacote de 3GB custa R$ 24,90 por mês. Por esse preço há alerta de segurança, interações e rastreamento. O primeiro ano do serviço é gratuito e a internet tem sérvio gratuito até junho de 2025.
Nivus GTS confirmado
Depois de muita expectativa a Volkswagen confirmou a oferta do GTS na linha. O carro foi mostrado no evento porém detalhes como acabamentos esportivos, novas rodas de cinco pontas, emblemas GTS e posicionamento de modelo topo de linha.
Por dentro o GTS trará os detalhes de costura em vermelho, bancos com acabamento esportivo e outros detalhes.
Motor do Nivus 2025
A mecânica não muda: o motor 200TSI três cilindros turbo com injeção direta segue com 116/128cv e 20,4kgfm de torque combinado com transmissão automática de seis velocidades.
A versão GTS deverá estrear a motorização 250TSI 1.4 de 150cv e 25,5kgfm de torque que até então não estava disponível no Nivus.
Dimensões do Nivus
O Nivus 2025 mantém as mesmas dimensões: 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta malas tem 415 litros.
“O Nivus é um carro brilhante em design e proporção. Quando foi lançado recebeu 15 prêmios e com essa reestilização ele tem a crescer ainda mais. Já chegou a 250 mil emplacamentos e deu tão certo que a Volkswagen lançou lá na Europa”, disse Ciro Possobom, CEO da Volkswagen.
Garantia e preços + versões
O Nivus tem três anos de garantia, as 6 primeiras revisões custam R$ 2.990 e há nove acessórios como frisos de porta, baú de teto, tapetes de borracha e porta malas entre outros. Há sete cores incluindo azul turbo e azul Titan que são novas opções.
Na versão Comfortline além do novo design há novo feixe de LEDs, multimídia de 10,1”, painel digital, seis airbags, 6 alto falantes, ar condicionado digital Climatronic e rodas aro 16. O preço do Nivus Comfortline é R$ 136.990. Há como opção as rodas de liga leve 17 polegadas por R$ 2.000 e pacote conectividade (além das mensalidades) por R$ 1.250.
A versão Highline acrescenta faróis light strip, rodas aro 17, acabamento “premium” de bancos e apoio de braço e conectividade por R$ 153.990. O pacote ADAS custa R$ 4.470. O pacote Outfit inclui 12 itens de acabamento em preto, nova cor para os bancos por R$ 2.120.
Matéria Volkswagen Nivus 2025: veja o que muda, preços e versões publicada no Portal Revista AutoMOTIVO.
Escolha de set Ophera VS Relm Symphony
Que nostalgia... Há mais de 15 anos não mexia com SQ e nem entrava no forum!
Fala pessoal! Depois de muito tempo voltei a brincar com SQ no carro, estou bem enferrujado e meio sem grana , mas vou montar um SQ em uma raridade que arrumei para brincar: Um Fiat 147 80/80 frente reta! Pensei em um HU, um kit 2 vias e um sub e só! Meu último set era um Morel Tempo 6 (k2v e cox) e um JL 10w0 na selada, tudo empurrado por uma Audison SR5. Ahhh se arrependimento matasse, eu vendi tudo faz uns 5 anos depois de ficarem encostados mais uns 4 anos.
Meu HU de hoje é china! Vou deixar o 147 "moderninho". É um Xintu com Android de 9"
https://pt.aliexpress.com/item/1005007268597568.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.17.47f7caa4B2ruGX&gatewayAdapt=glo2bra
Até que tem várias saídas, mas ainda estou pensando se uso algum processador. Pois bem, o que gostaria é de ver o comentário da galera sobre 2 Sets:
Set 1 Ophera Phanton:
- Kit 2 vias Ophera Phanton OP90 (180w par 4o)
- Subwoofer Ophera ORF-S300 10" em selada indicada pelo fabricante (300w 4o)
- Amp Ophera OP 4.250 (ligando os kits em 2 canais de 2o a 250w cada brincando com os ganhos e o sub em bridge de 500w a 4o brincando com o ganho)
Set 2 Relm Symphony
- Kit 2 vias RS 6.5 2W (200w par 4o)
- Subwoofer RS104SB em selada indicada pelo fabricante (400w 4o)
- Amp SounDigital 800.4 Evo6 (ligando os kits em 2 canais de 2o a 200w cada brincando com os ganhos e o sub em bridge de 400w a 4o) - Talvez possa usar o Ophera OP 4.250 aqui também!
Essa é a ideia, o que vocês acham? Qual a opinião de quem já ouviu, principalmente sobre os tweeters desses kits. Escuto de tudo, curto brilho, nitidez, ataque e não gosto de tweeter estridente onde os pratos das baterias e os agudos das eletrônicas se sobressaem. Custo equilíbrio, vide meu ultimo set.
Qualquer coisa... podem fazer a sugestão de mudar o set!
Vlw pessoal...
[Nakamichi]#Nakamichi & #GITEX2024 & #GITEXGLOBAL Continuous amazement The second day of the Dubai Gitex International Audio Expo...
Continuous amazement
The second day of the Dubai Gitex International Audio Expo is brimming with excitement, and there are new highlights in the Nakamichi exhibition area!
[4r]VW Nivus 2025 estreia novo visual e 4G por R$ 136.990; veja o GTS
Eis o Volkswagen Nivus 2025, mas se esse novo design lhe interessou você precisará esperar. As vendas começarão apenas no final de novembro. Mas se fizer questão do Nivus GTS, que também já foi revelado, terá que esperar pacientemente algum momento do primeiro semestre de 2025.
O novo Nivus traz uma nova identidade de design para o Brasil, com faróis mais estreitos e assinatura de leds que encontra a barra de leds sobre a grade dianteira. Bem, na verdade o led interligando os faróis dianteiros só está a partir da versão Highline: para o Comfortline, é um cromado.
<span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro RodasO novo para-choque dianteiro ganhou tomadas de ar laterais funcionais, uma tomada de ar central maior e perdeu os faróis de neblina.
A traseira segue a mesma tendência, com um refletor vertical na extremidade do para-choque acompanhando um vinco que já existia na tampa do porta-malas. Mas o que mais chama a atenção são as novas lanternas com integração de leds entre elas.
<span class="hidden">–</span>Divulgação/VolkswagenDá para customizar um pouco. Além das novas rodas aro 17″, pode receber o pacote visual Outfit com detalhes em preto brilhante na base dos para-choques, maçanetas, retrovisores e pintura preto brilhante no teto. Por sinal, o Nivus 2025 não tem teto solar. Não foi dessa vez… Ao menos dá para ter ares de Porsche 911 GT3 e Civic Type R com a nova cor Azul Turbo, disponível apenas para a versão Highline.
A diferenciação entre as versões está até mais discreta. Tanto o Nivus Comfortline quanto o Highline têm faróis e lanternas interligados, quadro de instrumentos digital de 10 polegadas, chave presencial e a central VW Play antiga.
<span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro Rodas–Sim, antiga. Agora a Volkswagen oferece a central VW Play Connect, com nova interface e internet 4G a bordo. Isso viabiliza duas coisas: o uso de apps instalados na própria central sem a necessidade de rotear dados do smartphone e também funções para controlar e acompanhar o carro remotamente – que custarão R$ 24,90 mensais após o primeiro ano. Os dados (3 GB mensais) são gratuitos até junho, mas ainda não tem preço negociado.
O único motor, por enquanto, é o 200 TSI devidamente atualizado para o Proconve L8, que entra em vigor na virada do ano,. As mudanças necessárias para cumprir a nova regulamentação de emissões não foi detalhada, mas a VW garante que os números do 1.0 TSI estão mantidos em 128 cv e 20,4 kgfm quando com etanol. O câmbio é sempre automático de seis marchas.
Preços, versões e equipamentos do Volkswagen Nivus 2025:
VW Nivus Comfortline 2025 – R$ 136.990
A versão de entrada recebe todas as novidades visuais do SUV cupê, além do quadro de instrumentos de 10 polegadas, ar-condicionado automático e digital com seletor touch, chave presencial, bancos com novos desenhos, rodas de liga leve aro 16″ com novo desenho e lanternas com iluminação interligada.
Opcionais, as rodas de liga leve aro 17″ custam R$ 2.000 e a central VW Play Connect custa mais R$ 1.250.
VW Nivus Highline 2025 – R$ 153.990
<span class="hidden">–</span>Divulgação/VolkswagenA versão mais completa tem os faróis dianteiros com leds interligados, novas rodas aro 17″, bancos de vinil e a nova central VW Play Connect de série.
Como opcional, existe agora o pacote Adas, com assistente de permanência em faixa, sensores de pontos cegos, assistente de saída de vaga e park assist por R$ 4.470 extras. O pacote visual Outfit custa mais R$ 2.120 e é o único jeito de ter a faixa de vinil no painel.
Como é o Volkswagen Nivus GTS
<span class="hidden">–</span>Divulgação/VolkswagenA Volkswagen exibiu mas não detalhou o Nivus GTS, versão esportiva que será lançada apenas no primeiro semestre de 2025. O motor 250 TSI, o conhecido 1.4 turbo com 150 cv e 25,5 kgfm do Polo GTS, está confirmado junto com o câmbio automático de seis marchas.
Pela rápida exibição, também foi possível notar as ousadas rodas aro 18″ diamantadas, os detalhes pintados na cor da carroceria nas saias laterais e no para-choque traseiro e os apliques vermelhos na grade e base do para-choque. A cabine também terá decoração especial. O carro pode ter sua própria suspensão, mas não aparentou ser rebaixado.
<span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro Rodas[4r]Novo Mercedes-Benz CLA aparece em festival na França na inédita versão elétrica
Em meio ao Salão de Paris, a França se tornou o grande foco do mercado automotivo no momento. Mas não só Salão ficou responsável por receber novidades.
A Mercedes “mostrou” pela primeira vez o CLA elétrico baseado na nova plataforma Mercedes Modular Architecture (MMA). A apresentação foi feita com o carro camuflado durante um festival de moda em Hyères, no sul da França.
<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mercedes-BenzA camuflagem não tão eficaz do carro nos permite enxergar praticamente tudo e mostra que a Mercedes quer dar continuidade ao visual do atual CLA, já que houveram poucas mudanças em relação ao facelift de 2023.
A versão conceito mostrada no ano passado parece não ter ido pra frente. Ela contava com muitos elementos futuristas, como faróis em led finos e interligados, além de uma “grade” totalmente iluminada.
Não podemos afirmar que não houveram mudanças na frente do modelo, já que é onde ele está mais camuflado. Os faróis parecem ter o mesmo formato, mas a grade com vários simbolos pequenos da Mercedes que estreou no último facelift está escondida.
Uma mudança aparente no CLA mostrado na França está nas laterais. As maçanetas agora estão embutidas na carroceria, diferentemente da atual versão. As proporções também parecem as mesmas, sem nenhuma alteração de tamanho.
Na traseira, aparentemente, o CLA terá uma barra de luz transversal, além um novo design arredondado para as lanternas. A assinatura também parece diferente. Não há fotos do interior.
O grande destaque para o CLA elétrico está em sua nova plataforma de 800 volts, que garante mais tecnologia e carregamento mais rápidos, suportando recargas de até 250 kW em concorrente continua (CC).
Como já divulgado no ano passado com o conceito, o modelo poderá alcançar até 750 km de autonomia com apenas uma carga. A bateria capaz disso não foi divulgado, mas ela deve ter em torno de 90-100 kWh de capacidade.
<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mercedes-BenzNão se sabe ainda qual a motorização será usada no modelo, mas, na variante conceito, havia um motor elétrico traseiro de 238 cv.
A nova plataforma também será usada nas versões a combustão e híbrida, já que ela suporta todos os tipos de configurações.
Após o aparecimento durante o festival de moda, em breve mais informações sobre o novo Mercedes CLA devem surgir nos próximos meses.
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[4r]Alpine A390_β é o primeiro SUV da marca e terá três motores
Com a era da eletrificação, a Alpine idealizou uma “garagem dos sonhos” e o projeto foi iniciado com o A290, o hot hatch elétrico baseado no Renault 5. Mas ele não estará sozinho nessa e o segundo modelo será o SUV crossover A390_β.
Esse protótipo é um “Frankenstein”, mas no bom sentido. Isso porque o SUV esportivo junta um pouco do design e inspiração de diversos carros da Alpine. Aliás, trata-se do primeiro carro “familiar” da montadora francesa, embora ele seja claramente voltado para a esportividade. É mais ou menos o que a Ferrari quis fazer com o Purosangue — mesmo que ela se recuse a chamá-lo de SUV.
Alpine A390_βAlpine/DivulgaçãoNada melhor que adentrar nesse território com um modelo cheio de estilo. O visual agressivo fica nítido pela sua carroceria em forma de gota, uma inspiração retirada do cupê A110. Até por isso ele tem um caimento bem acentuado na traseira. Quem olhar bem, vai reparar ainda em uma discreta bandeira da França adornando o pilar C do A390.
Na dianteira, o capô dividido forma uma seta olhando de cima, um detalhe bem semelhante ao do protótipo esportivo Alpenglow. O farol é uma fina barra de LED que contorna todo o capô e em suas extremidades, há pequenos pontos triangulares decorativos. A grade fechada se mistura com o para-choque, que tem em sua base detalhes que formam um degradê na cor preta. São em detalhes como esse que justifiam a inspiração em rochas e nos alpes descritos pela montadora.
Indo para a parte de trás, o conjunto óptico segue o mesmo padrão da dianteira. A diferença é que há o nome “Alpine” iluminado bem no meio da barra luminosa. Um detalhe interessante é que tanto as lanternas quanto o extrator de ar são móveis e podem ajustar o comprimento do total em até 80 mm, assumindo as formas short-tail (mais curta) e long-tail (mais comprido). Isso tem impacto direto na aerodinâmica e no alcance total do modelo.
Alpine A390_βAlpine/DivulgaçãoE por falar em luz, até mesmo as rodas são iluminadas e trazem um design bem estiloso, sendo de 22’’ na dianteira e 23’’ na traseira. Enquanto os pneus são da Michelin e feitos especialmente para o A390.
Se o interior impressiona, a cabine pode causar estranhamento. Isso porque os assentos dianteiros não são muito convencionais. Eles são esportivos, mas seu formato se assemelham mais a uma cadeira gamer futurista do que aos tradicionais bancos de concha que estamos acostumados. De acordo com a Alpine, a inspiração vem de rochas e dos carros de Fórmula 1.
O banco do motorista tem uma particularidade: é possível ajustá-lo em dois modos diferentes. No mais tradicional, o assento assume uma postura mais ereta e vertical, sendo ideal para conduções do dia a dia. O outro é o esportivo, onde o plano se reclina e fica um pouco mais baixo. Vale ressaltar que o volante e os pedais também se adaptam à posição de dirigir escolhida pelo motorista.
A segunda fileira foca no conforto, sem nada de muito especial. O que chama a atenção é o formato dos bancos, sem divisórias e com linhas curvas, além da sua cor branco neve.
Infelizmente ainda não existem números de potência e torque do A390, mas a Alpine nos deu uma boa pista sobre o que esperar. A marca esportiva da Renault confirmou uma configuração de três motores, sendo dois traseiros e um dianteiro. Utilizando uma versão modificada da plataforma Ampr Medium, a mesma do Nissan Ariya, o SUV vai estrear um novo sistema de tração integral não-permanente com vetorização de torque ativa, o que permite que a força seja distribuída de maneira independente em cada uma das rodas.
A ideia com isso, de acordo com a Alpine, é criar uma sensação de direção leve, assim como a do A110, reduzindo principalmente a percepção da inércia nas curvas.
O lado bom é que maiores detalhes podem ser revelados em breve. A estreia oficial do protótipo A390_β ocorrerá durante o Salão de Paris, que começa no próximo dia 14 de outubro, na França.
[AutoMotivo]Golf GTI 2008 é restaurado pela Volkswagen e passa a integrar acervo da marca
O Golf é o carro mais vendido da Volkswagen e está completando 50 anos. Lançado em 1974 para substituir o Fusca que saiu de linha naquele ano o Golf sempre foi um sucesso de vendas. Agora com a atual geração confirmada no Brasil a Volkswagen exibiu um modelo interessante que passa a integrar seu acervo da “Garagem Volkswagen”: o Golf GTI 2008. Por aqui o Golf sempre foi um carro de desejo e no mundo dos acessórios sempre fez um grande sucesso.
Trata-se de um Golf GTI MK 4,5 cuja produção alcançou 246 unidades entre 2007 e 2009 e foi a geração mais longeva da história do compacto. Esse carro chegou a ficar duas gerações atrás do modelo europeu e mesmo um pouco envelhecido vendia bem na época. Esse carro em questão foi totalmente restaurado na proporia fábrica da Volkswagen para a exibição.
O carro esteve sob os cuidados da engenharia. Foi usado como unidade de homologação e e rodou só 20.000km no hodômetro mantendo suas principais características.
Motor do Golf MK4
O motor que equipa o a Golf MK4,5 é o 1.8 turbo EA113 com 193cv e 25,5kgfm de torque e acelera de 0-100km em 7,5s com velocidade máxima de 231km/h, número superior ao Honda Civic SI da época. A unidade na cor preta da Volkswagen está equipada com câmbio AQ250 tiptronic.
O interior em couro tem um capricho extra para o GTI. Tinha várias opções de acabamento de couro, detalhes de alumínio no acabamento e o famoso cluster branco.
Restauração do Golf GTI
O carro teve uma manutenção criteriosa antes de ser exibido na Garagem Volkswagen: motor e câmbio foram totalmente desmontados para uma manutenção completa. “Foi feita desmontagem motor e câmbio, troca de óleo e filtros, troca de amortecedores, micro pintura e outros detalhes”, completa.
Além dele a Volkswagen exibiu nos 50 anos do Golf um raro VR6, versões anteriores do acervo e também o Golf GTI europeu que será lançado em 2025 por aqui. Na Garagem estão reunidos cerca de 30 modelos clássicos que também são mostrados no perfil oficial do Instagram.
Matéria Golf GTI 2008 é restaurado pela Volkswagen e passa a integrar acervo da marca publicada no Portal Revista AutoMOTIVO.
[4r]Clássico Renault 4 está de volta, mas como um SUV elétrico
A Renault quer continuar abusando da nostalgia dos seus clientes europeus e, assim como virou moda nos filmes de Hollywood, a montadora prepara mais um ‘remake’ de seus carros clássicos: o Renault 4 E-Tech, que já havia aparecido em forma de conceito e até como um carro voador.
A ideia de transformar o Renault 5 em elétrico funcionou, logo a montadora decidiu replicar o conceito no também clássico R4, mas de uma maneira um pouco diferente. Se no passado o carro era um hatch popular, na versão atual ele é elétrico e assumiu o corpo de um SUV compacto.
Renault 4 E-TechIsadora Carvalho/Quatro RodasDo hatchback R5, ele traz não só o conceito de reviver um clássico, mas também 68% dos componentes, o que inclui a plataforma AmpR Small. Porém, como dito, o R4 E-Tech é um SUV, e mostra isso sendo com seus 4,14 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,57 m de altura e 18,1 cm de altura em relação ao solo. Isso faz dele maior que o Renault 5 em todas as dimensões.
Serão duas motorizações disponíveis para o R4. A mais básica terá motor elétrico de 122 cv e uma bateria de 40 kWh, capaz de oferecer até 300 km de autonomia. Acima dela teremos a versão de 150 cv, também com um motor, com bateria de 52 kWh e 402 km de autonomia, segundo o ciclo WLTP. O carregamento é feito em carregadores DC de até 100 kW, capazes de recarregar as baterias de 15% a 80% em meia hora, como informa a fabricante.
Renault 4 E-TechIsadora Carvalho/Quatro RodasAssim como nos remakes de filmes clássicos, a ideia por trás do design do novo R4 é fazer uma releitura do passado, adicionando elementos atuais. A forma mais quadrada foi mantida, da mesma forma que as caixas de rodas mais arredondadas na dianteira e caída reta no porta-malas. A Renault também adicionou um teto solar de tecido com abertura elétrica, mais uma característica da versão clássica.
Até mesmo nas luzes a Renault se manteve fiel. Os novos faróis de LED são redondos, assim como os originais, e estão situados em uma grade preta fechada, simulando a original. Na traseira, as lanternas são ovais e, se comparadas ao clássico, estão mais altas, afinal, agora ele tem a postura de um SUV.
No interior é possível ver a semelhança dele com o R5 E-Tech com maior clareza. A Renault não fez muita questão de variar a cabine e repetiu a mesma receita. O volante é o mesmo, assim como os painéis das portas e os detalhes no acabamento. Assim como no hatch, há duas telas de 10’’, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. No painel central, há uma boa quantidade de botões físicos, assim como no volante.
2025-Renault-4-E-Tech-Electric-27-2048x1366 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-32-2048x1366 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-33-2048x1366 RenaultDivulgaçãoRenault-4-E-Tech-FL4WER-POWER-Concept-1-2048x1152 RenaultDivulgaçãoRenault-4-E-Tech-FL4WER-POWER-Concept-5-copy-2048x1152 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-5-2048x1530 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-38-2048x1366 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-35-2048x1366 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-Interior-23-2048x1149 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-Interior-5-2048x1366 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-Interior-10-2048x1366 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-Interior-16-2048x1366 RenaultDivulgação2025-Renault-4-E-Tech-Electric-Interior-13-2048x1366 RenaultDivulgaçãoNa Europa, o Renault 4 E-Tech ficará posicionado acima do Renault 5 elétrico e abaixo do Megane E-Tech. Como ainda não há preços definidos, vale estimar que ele deve custar entre os 25.000 euros (R$ 153.000, aproximadamente) do R5 e os 32.990 euros (R$ 202.000) do Megane, levando em consideração os preços praticados em Portugal. As vendas estão marcadas para 2025.
[4r]Leapmotor B10 será o rival do BYD Yuan Plus que pode vir ao Brasil
Em 2025, a Stellantis irá mudar sua estratégia para carros elétricos no Brasil com a chegada da chinesa Leapmotor. As duas empresas fizeram uma joint venture para o mercado global que já começa a render frutos, levando a criação de seu primeiro carro feito para fora da China, o SUV médio B10.
Apresentado durante o Salão de Paris (França), o B10 entra em um segmento muito competitivo dos crossovers médios, brigando diretamente com o BYD Yuan Plus, Mini Aceman e o recém-revelado Renault 4. QUATRO RODAS apurou que a Leapmotor mira em uma faixa de preço de 30.000 euros (R$ 183.579 na conversão direta). Como comparação, o Yuan Plus parte de 37.990 euros (R$ 232.472).
Apesar de ser a apresentação global, a Leapmotor optou por não revelar muitas informações sobre o SUV, sem comentar sobre a bateria ou o motor. Uma possibilidade é que traga a mesma mecânica do C10, utilizando um propulsor de 231 cv e 32,6 kgfm. Por ser um carro menor, pode vir com as baterias de 52,9 kWh ao invés do conjunto de 69,9 kWh.
Suas medidas também não foram divulgadas. Aparenta ter um comprimento por volta de 4,5 metros, o que o deixaria próximo de um Jeep Compass. Por ser feito com a plataforma Leap 3.5, deve aproveitar bem o entre-eixos para oferecer muito espaço interno. Infelizmente, a Leapmotor não divulgou imagens da cabine.
A fabricante destaca que a arquitetura permite que o SUV traga diversas tecnologias como um pacote completo de assistências e um painel de instrumentos digital totalmente personalizável. A oferta do pacote ADAS tem sido uma das formas usadas pelas marcas chinesas para conquistar novos clientes na Europa.
Chegará às concessionárias na Europa em 2025 e, por enquanto, a Leapmotor não dá indicações de que será lançado no Brasil. Porém, a fabricante chinesa deve ampliar seu portfólio no país rapidamente e o B10 se encaixaria bem por ser um rival direto para modelos como BYD Yuan Plus e Renault Megane.
Enquanto não decide sobre o B10 no Brasil, a Leapmotor vai preparando sua estreia no mercado brasileiro no início de 2025. A empresa já criou um site que destaca o SUV C10, indicando que será o primeiro lançamento, visto em testes pelas ruas brasileiras com frequência. O subcompacto T03 também foi flagrado e pode aprecer como um concorrente para o BYD Dolphin.
[4r]Como sistema híbrido leve poderá resolver problemas dos carros brasileiros
Toda nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve, provoca uma corrida no departamento de engenharia das fabricantes de automóveis. Ou fazem seus carros se enquadrarem nas novas normas de emissões, ou eles poderão ser forçados a sair de linha.
A próxima fase, chamada Proconve L8, começa na virada para 2025 e contempla a necessidade de maior confiabilidade do sistema de diagnóstico a bordo além de um controle mais rigoroso das emissões de poluentes que poderá exigir novas estratégias por parte dos fabricantes. Algumas podem, inclusive, melhorar o desempenho e o consumo dos carros.
A partir de 2025, níveis de emissões serão controlados por média corporativa, que contempla todos os modelos de uma marca e não apenas um único veículo. Se um carro de passeio precisava cumprir limite de emissões de 80 mg/km de Nmog + Nox; 140 mg/km para comerciais leves flex e 320 mg/km para utilitários a diesel, a partir de 2025 a média geral será de 50 mg/km para automóveis e 140 mg/km para comerciais leves flex e diesel.
Os carros ainda devem tornar-se capazes de avaliar o mau funcionamento dos sistemas de alimentação, emissões evaporativas, variação do tempo de válvulas e recirculação dos gases do cárter, além de ter um sensor de oxigênio que avalia o estado do catalisador. Os carros ainda contabilizarão o tempo de funcionamento do motor com luz espia de mau funcionamento do motor acesa e esse tempo não poderá ser apagado.
Enquanto carros a diesel deverão ter sistema SCR, carros a gasolina ou flex podem ter suas emissões controladas com novos mapas de funcionamento do motor, pelo menos na primeira fase do Proconve L8 (na segunda fase, em 2027, isso ficará mais difícil). Essa mudança pode acabar alterando o desempenho do carro. Na verdade, isso foi ainda mais notável no Proconve L7 e se tornou um dos problemas dos carros mais recentes.
Problema 1: tempo de resposta do acelerador
Em laranja, o BSG, que funcionará como motor de partida e gerador, além de entregar potência extra para o motorDivulgação/StellantisPara se enquadrarem nas regras do Proconve L7, muitos carros tiveram a resposta do acelerador limitada para controlar melhor a queima do combustível, especialmente quando com gasolina, dando a sensação de que falta força no carro nas arrancadas. Nesse ponto, os sistemas híbridos leves poderão melhorar o comportamento do carro.
O sistema híbrido leve (MHEV) usa um motor elétrico para dar suporte ao motor a combustão nas arrancadas ou em velocidade constante. Pode ser um motor independente, até mesmo instalado junto ao cambio do carro, ou mesmo substituir o alternador do carro – o componente passa a atuar como um motor-gerador (ou BSG, de “belt starter generator), mas continua ligado ao virabrequim do motor por uma correia.
A ajuda do motor elétrico depende da tensão usada. Os MHEV da Fiat, que serão lançados ainda em 2024, usarão sistema de 12V com um motor-gerador com o equivalente a 4 cv agregado ao motor. Já os MHEV da Caoa Chery são 48V e seu BSG gera 10 cv e 4,1 kgfm de impulso extra para auxiliar o motor a combustão.
Um exemplo da capacidade dos MHEV mais recentes é o Peugeot 3008 Hybrid vendido na Europa, cujo motor elétrico de 48V é agregado ao câmbio de dupla embreagem e gera 28 cv e 5,5 kgfm. Esse motor pode, inclusive, mover o carro em baixíssima velocidade sozinho, mas por pouco tempo porque sua bateria tem menos de 1 kWh. Por isso, este sistema é chamado de MHEV+.
Bio-Hybrid e-DCT, que combina o BSG com um câmbio de dupla embreagem com motor elétrico integradoDivulgação/StellantisEste, aliás, será o conjunto chamado Bio-Hybrid e-DCT, que será usado nos Jeep Renegade, Jeep Compass e Fiat Toro no futuro.
O propósito dos híbridos leves é poupar ao máximo o esforço (e o consumo) dos motores a combustão. Isso também diz respeito a uma otimização do sistema start-stop. Além de desligar o motor apenas quando o carro para, mesmo um sistema híbrido leve de 12V é capaz de permitir que o motor desligue em desacelerações abaixo dos 22 km/h. É o que faz, por exemplo, os atuais Audi A5 2.0 quattro vendidos no Brasil.
Bateria extra do sistema Bio-Hybrid MHEV 12V ficará sob o banco do motoristaDivulgação/Stellantis
Durante essas desacelerações, o BSG atua como um gerador e recarrega a bateria. Mesmo os carros MHEV 12V têm uma bateria extra, de lítio e com capacidade para entrega de energia e recarga maior do que uma bateria de 12V convencional, de chumbo. Pelas imagens divulgadas pela Stellantis, nos Fiat essa bateria será instalada sob o banco do motorista.
Problema 2: emissões na fase fria do motor
Antigamente esperava-se o motor esquentar após a partida, para chegar à temperatura ideal de funcionamento. Depois, os carros flex trocaram o tanquinho de partida a frio pelo aquecimento nos bicos injetores. O próximo passo será o pré-aquecimento do sistema de escape do carro.
Catalisador com aquecimento da Vitesco, que pertence à ContinentalVitesco/DivulgaçãoBem, não o escape todo. Acontece que para o catalisador funcionar perfeitamente precisa estar a temperaturas entre 250°C e 800°C, o que pode demorar até 2 minutos para acontecer. Quanto mais rápido sair da fase fria catalítica, melhor, pois é o calor que ativa seus metais nobres (especialmente a platina) para neutralizar monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos não queimados (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx), transformando-os em dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e nitrogênio (N2).
Esse é um dos desafios a partir de agora: controlar as emissões NMOG (Gases Orgânicos Não Metânicos), que incluem etanol e aldeídos, além de NMHC (Hidrocarbonetos Não Metânicos), agravado pelo uso de etanol como combustível, desde o momento em que o motor liga.
A solução? O pré-aquecimento do catalisador com o sistema EHC (Catalisador Aquecido Eletricamente). Haverá uma resistência para pré-aquecer os gases de escape antes de chegarem ao núcleo do catalisador.
Alguns fabricantes pretendem contornar isso fazendo uma gestão específica do sistema de injeção do motor na fase fria e com o uso de mais metais nobres. Contudo, o pré-aquecimento pode ser mais rápido e eficiente. A Stellantis, que utilizará o EHC nos Fiat Pulse e Fastback MHEV, chamados de Bio-Hybrid, promete uma redução de emissões de até 90% nesta condição.
Aplicação do EHC em sistemas MHEV 48VMTZ/ReproduçãoComo a resistência elétrica necessária para esse aquecimento aumenta o consumo de energia, o sistema híbrido leve é providencial: além de ter maior reserva de energia, permite a recarga mais rápida e já tem uma gestão de energia capaz de lidar com toda a demanda do carro.
O pré-aquecimento do catalisador não é inédito. Muitos carros híbridos utilizam o sistema para lidar com situações em que o motor a combustão é pouco utilizado sem comprometer a eficiência do catalisador.
[4r]Denza revela novo SUV D9 pouco depois dele ser visto na Europa
No Brasil, sabemos que a Denza será a principal marca de luxo da BYD, inclusive, sua estreia será com um carro da ‘irmã’ Fangchengbao, o Bao 5, além da sua van D9. Mas na China cada uma opera de maneira independente e a Denza está lançando seu quarto carro.
O Denza N9 teve suas imagens oficialmente reveladas para os chineses, depois de uma série de teasers com o carro totalmente camuflado. Trata-se de um SUV elétrico de grandes proporções, com um comprimento de 5,30 m e um visual mais quadradão.
Denza N9Divulgação/DenzaApesar das linhas mais retas, não se trata de um SUV aventureiro, muito pelo contrário. É um típico SUV urbano. Na dianteira, chamam a atenção os faróis finos e as pequenas luzes de LED posicionados um pouco abaixo. A grade, como de costume nos elétricos, é fechada e contornada por uma peça preta.
A Denza ainda não divulgou imagens oficiais da traseira N9, mas coincidentemente, o carro foi flagrado rodando bem longe de sua terra natal, no Reino Unido, um dia antes da marca revelá-lo. Sem camuflagem, é possível ver uma traseira bem limpa, onde o destaque fica para o par de luzes que se estendem até o meio do porta-malas, mas não se conectam.
Denza N9 flagrado no Reino UnidoDivulgação/InternetTecnológico, o SUV tem câmeras no lugar dos retrovisores. É possível esperarmos também muitos recursos de assistência a condução, já que é possível ver um nicho de lidar acima do para-brisas dianteiros. Apesar de não termos imagens do interior, sabe-se que o carro terá até seis lugares (2/2/3).
Esse será o carro-chefe da Denza e usa a plataforma e-Platform 3.0 da BYD, e deve ser lançado em versões elétricas e híbridas plug-in. A versão elétrica terá três motores, dois síncronos na traseira (324 cv cada) e um assíncrono na dianteira (308 cv). Ao todo, esse conjunto deve entregar algo próximo dos 951 cv. Já o plug-in também tem três motores elétricos, que somam 871 cv, além de um motor 2.0 de 268 cv.
Denza N9Reprodução/InternetNa China, espera-se que o N9 custe menos de 500.000 yuans, aproximadamente R$ 307.000. Ele se juntará aos modelos N7, N8 e D9 na China, esse último já confirmado para o Brasil. É provável que mais informações sobre o novo SUV sejam divulgadas no Salão de Paris, que começa no próximo dia 14.
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[4r]Novo Ford Territory está em testes no Brasil semanas após surgir na China
Justamente quando completou um ano à venda no Brasil, a segunda geração do Ford Territory foi renovada na China, de onde é importado. Mas a Ford parece estar reagindo para que seu SUV médio mais barato não fique defasado por muito tempo. Até mesmo porque nunca vendeu tão bem no Brasil: média de 416 unidades mensais em 2024.
O leitor Marcus Gimenes flagrou o novo Ford Territory reestilizado, que deverá estrear no Brasil como linha 2026, sendo testado junto com o modelo atual. Mesmo com a camuflagem é possível ver as diferenças entre os dois modelos, afinal, o visual mais novo é mais limpo e dispensa elementos com apelo esportivo, como as falsas saídas de ar no para-choque traseiro. A tampa do porta-malas e as lanternas traseiras não mudam.
<span class="hidden">–</span>Marcus Gimenes/Quatro Rodas<span class="hidden">–</span>Marcus Gimenes/Quatro RodasNa frente, a grade ficou menor e recebeu um novo desenho, assim como o para-choque e os faróis, que são em led e em formato de “L” deitado. O logo da Ford também cresceu, ganhando maior destaque. Esse novo estilo deu ao Territory o aspecto de carro elétrico.
Esse novo visual só não chegará às lojas tão rápido por que a linha 2025 do Territory acabou de ser lançada. É provável, porém, que o novo modelo comece a ser vendido em meados de 2025.
<span class="hidden">–</span>Divulgação/FordNa China, onde é chamado de Ford Equator Sport, o SUV ganhou 55 mm de comprimento com os novos para-choques. Ele conta agora com 4,68 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos de 2,72 m. O volume do porta-malas é de 448 litros. Com rebatimento dos bancos traseiros, a capacidade sobre para 1.422 litros.
<span class="hidden">–</span>Divulgação/FordPor dentro, o novo Ford Territory mantém o mesmo design, porém com novos materiais de acabamento diferentes no painel e nos assentos, assim como um novo encosto de cabeça. Mas o SUV mantém as duas telas de 12,3 polegadas integradas na mesma moldura. O seletor de marcha redondo segue o mesmo, bem como todo o console.
Não houve mudanças no motor disponível no mercado chinês. Quer dizer que o 1.5 turbo de quatro cilindros, com 170 cv e 25,5 kgfm, e o câmbio automático CVT provavelmente serão mantidos.
<span class="hidden">–</span>Divulgação/FordMas há uma novidade que poderia ter espaço no Brasil: o Territory híbrido plug-in, com o 1.5 turbo de ciclo Atkinson (como o que era usado na primeira geração) com 150 cv e um motor elétrico de 82 cv. A potência combinada declarada é de 218 cv. Como o modelo nem sequer foi lançado na China, a Ford não divulgou o tamanho da bateria, o consumo ou a autonomia no modo elétrico.
<span class="hidden">–</span>Divulgação/Ford[AutoMotivo]Renault Kardian estreia versão manual; veja fotos
Versão de entrada custa R$ 11 mil a mais que modelo automático mais em conta
O Renault Kardian faz parte de uma nova fase da marca por aqui. O SUV compacto estreou no primeiro semestre como primeiro modelo novo do portfólio da Renault e no último mês superou a marca de 3.200 unidades vendidas, feito que a marca não alcança há um tempo. Agora o Kardian produzido no Paraná passa a contar com opção de câmbio manual combinado com o motor 1.0 TCe de 125cv e 22kgfm de torque.
A transmissão adotada não é a mesma usada por outros produtos da linha Renault. Trata-se da caixa manual JX22 produzida pela Horse de Portugal e importada para o Brasil. Porém o acerto do câmbio é diferente.
O câmbio manual de seis velocidades JX22 foi acertado para o perfil de condução do motorista brasileiro. As relações da primeira, segunda e terceira marcha são mais curtas, privilegiando arrancadas rápidas e mais agilidade para o Kardian veículo.
Os engates são mais precisos do que o câmbio adotado até então pela família Logan e Sandero além do Duster e Oroch de entrada.
Fora isso, o visual e os itens de série são os mesmos já conhecidos na família do Renault Kardian 2025. Tem direção elétrica, ar condicionado manual, seis airbags, painel digital de 7” e multimídia de 8” com câmera de ré e sensor traseiro entre outros itens.
O Renault Kardian Evolution manual passa a ser a nova versão de entrada da linha com preço de R$ 106.990. A versão Evolution com transmissão automática de dupla embreagem ainda é a mais barata entre as versões com este câmbio, com preço a partir de R$ 118.090 após sofrer primeiro aumento desde o lançamento quando estreou por R$ 112.790.
Kardian Evolution Turbo TCe
Matéria Renault Kardian estreia versão manual; veja fotos publicada no Portal Revista AutoMOTIVO.
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