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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

    [4r]Fiat Fastback, Argo e Pulse são convocados para recall por problema no cinto

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A vida não está fácil para os donos do Fiat Pulse e do Fastback. Os SUVs da marca italiana estão sendo convocados novamente em uma campanha de recall, agora para arrumar os cintos de segurança dos bancos dianteiros, tanto do motorista quanto do passageiro. Este defeito também afeta o hatchback Argo.

    É o terceiro recall para o Pulse nos últimos dois meses, depois de ter problemas que poderiam desligar o motor com o carro em movimento e uma falha no coletor de admissão. Este segundo defeito também afetou o Fastback.

    Fiat-Pulse-2022-1<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    De acordo com a Fiat, foi detectado um problema na fabricação dos cintos de segurança. A empresa não explicou exatamente qual é esta falha, mas disse que pode afetar no desempenho do cinto durante uma freada brusca ou acidente, não restringindo o movimento dos passageiros da forma esperada.

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    Caso isto aconteça, os passageiros podem sofrer danos sérios ou até fatais durante uma colisão, pois o cinto de segurança não servirá de nada.

    Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2026<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Os donos dos veículos convocados terão que agendar o atendimento em uma concessionária, onde será feita a verificação e reparo do cinto de segurança. O serviço leva cerca de duas horas para ser concluído.

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    Para mais informações, a Fiat disponibiliza o canal de atendimento via WhatsApp pelo número (31) 2123-600, o telefone 0800 707 1000, e o seu site oficial.

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    Veja os chassis não sequenciais dos Pulse e Fastback convocados:

    VEÍCULOS ANO MODELO CHASSIS NÃO SEQUENCIAIS (ÚLTIMOS 8 DÍGITOS)
    Argo 2025 SYP15051 a SYP24099
    Fastback 2025 SYC14283 a SYC20695
    Pulse 2025 SYS83102 a SYS87157

     

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    [4r]Clássico de R$ 10 milhões, primeiro Singer do Brasil é um Porsche 911 evoluído

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Quem tem um Porsche 911 da geração 964 (produzida entre 1989 e 1993) já tem um carro especial e muito valorizado. O que a californiana Singer promete é transformar este Porsche clássico em algo único, com uma restauração que confere elementos de estilo dos 911 mais antigos com técnicas e equipamentos modernos. Agora o Brasil tem seu primeiro Singer, vendido pela GTO Car Specialists.

    O carro é chamado de Brazil Comission, e representa um dos últimos exemplares do chamado “Classic Study”, projeto da Singer que confere ao 911 964 elementos de design da primeira geração do esportivo, como as luzes de posição e setas embutidos na carroceria e lanternas traseiras individuais em vez de integradas. Apenas 450 exemplares terão sido produzidos quando a produção deste projeto for encerrada, no final deste ano.

    Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação

    Especialista em curadoria e importação de carros raros e colecionáveis, a GTO é a representante oficial da Singer no Brasil há alguns anos e acompanhou todo o processo para a criação do Brazil Comission desde 2021. O processo inclui não apenas a negociação de uma restauração, mas também a busca por um carro íntegro, seu envio para os Estados Unidos, a escolha dos detalhes do projeto e sua importação quando pronto.

    “O modelo de negócio que nós criamos depende que primeiro o carro base (donor car) esteja no Brasil, para depois ser enviado para a Singer, nos Estados Unidos”, explica Leone Andreta, um dos sócios da GTO, que pode localizar um carro adequado para a transformação no mundo inteiro. O primeiro Singer do Brasil, porém, é baseado em um Porsche 911 1989 com especificação para os Estados Unidos, mas que já estava no Brasil há muitos anos.

    Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação
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    A Singer recomenda que o donor car só seja comprado após sua aprovação. A empresa lista uma série de critérios que precisam atendidos (e comprovados por fotos) antes de aprovar o carro para que entre na fila para a produção. Tudo é feito de forma artesanal e com alto padrão de qualidade. Leva um ano para que um Singer fique pronto.

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    No caso do Brazil Comission, foram dois anos de espera e um ano para o carro ficar pronto. Às vésperas do início dos trabalhos, o comprador (que é mantido em sigilo) foi até a Singer para escolher todos os detalhes da transformação do carro, com base em amostras e também em outros carros em serviço.

    Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação
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    O Singer do Brasil é pintado na cor Dark Sapphire Metallic, que originalmente é um tom da Jaguar, e que assume um tom arroxeado dependendo da luz. Bancos, parte inferior do painel e laterais de porta têm couro na cor Vivaldi. O azul Oxford aparece no revestimento do volante e no fundo de quase todos os instrumentos, mas o conta-giros têm fundo na cor “light ivory”. 

    Este exemplar ainda tem opcionais como os bocais de abastecimento de combustível e óleo à mostra, câmbio de seis marchas (que surgiria na geração seguinte), amortecedores Ohlins, escape de titânio e o motor seis cilindros com deslocamento aumentado de 3,6 litros para 4,0 litros (com 390 cv e 41 kgfm), o que custa 90.000 dólares. Também foi pago mais 12.000 dólares para que mantivessem o teto solar. Este carro só não tem os freios carbono-cerâmicos.

    Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação

    Acontece que a Singer também troca praticamente toda a carroceria do Porsche 911. Com exceção das portas, que são originais, todo o resto é feito de fibra de carbono, reduzindo seu peso em cerca de 200 kg, para 1.200 kg.

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    O que sobra é o chassi original e também o bloco do motor e a carcaça do câmbio, garantindo que o carro continue sendo um matching number — com toda a numeração de motor, câmbio e chassi obedecendo a marcação original do carro. É um restomod, mas que não segue um caminho comum que seria colocar apenas uma mecânica moderna no carro. A essência deste que foi o melhor 911 clássico é preservada. 

    Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação

    A Singer não tem qualquer relação com a Porsche e até mesmo os componentes que utiliza costumam ser dos seus próprios fornecedores, caso dos faróis de xenônio. O rádio, porém, é um Porsche Classic com direito a integração com Apple Carplay ou Android Auto em uma pequena tela que não destoa do painel do carro. Este exemplar ainda recebeu uma base para o celular no console, um item que ainda estava em estudo quando o comprador visitou a Singer para definir a especificação do seu carro.

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    O custo de toda essa transformação é complexo. A transformação custa pelo menos 800.000 dólares, mas há mais 300.000 dólares em opcionais. Ou seja: 1,2 milhão de dólares só para a transformação, sem considerar o valor do carro que serve de base para a transformação, que fica ao redor dos 300.000 dólares no mercado internacional.

    Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil ComissionGTO/Divulgação

    A soma, porém, não se limita aos 1,5 milhão de dólares, que equivalem a mais de R$ 8 milhões. Ainda há de se considerar impostos e custos de importação. Daí vem uma estimativa de R$ 10 milhões. Essa também é a estimativa para o próximo Singer que virá ao Brasil, que será um  Turbo Study, um 964 inspirado no lendário Porsche 930 Turbo de 1978, com entrega prevista para 2028.

    Singer Classic Brazil ComissionSinger Classic Brazil Comission e o 911 964 que será transformado em um Singer TurboGTO/Divulgação

    Se vale a pena? Bem, a Singer existe há apenas 16 anos e ainda está concluindo os 450 carros do Classic, que é seu primeiro projeto. Seu trabalho tão artesanal e reconhecido internacionalmente que a estimativa é que chega a multiplicar por 10 o valor dos Porsche 911 964 que usam como base.

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    [4r]Fábrica da BYD na Bahia: cinco perguntas e respostas sobre o início da operação

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A BYD deu início aos trabalhos para a construção de sua fábrica no Brasil em outubro de 2023. As obras no antigo complexo da Ford, em Camaçari, na Bahia, ainda estão acontecendo, mas o primeiro galpão já está finalizado.

    Os carros chegam em kits, em um regime chamado de SKD: o carro vem completamente desmontado, mas com a carroceria armada e pintada, e as partes são juntadas aqui no Brasil. Nem mesmo a pintura precisa ser feita. Pelo contrato firmado com o Governo da Bahia, o prazo para o fim desse regime e o início, de fato, de uma produção nacional é de um ano.

    BYD SKDEsquema mostra como é um kit SKD da BYDMDIC/Reprodução

    Por isso as obras continuam. A BYD ainda está criando novos prédios, onde futuramente serão instaladas as áreas de estamparia, funilaria e pintura, por exemplo. Tudo isso para aumentar o nível de nacionalização de seus modelos.

    João Vitor FerreiraPrimeiro galpão inaugurado tem 156.800 metros quadrados e será a linha de montagem dos Dolphin Mini e Song ProJoão Vitor Ferreira/Quatro Rodas

    Tudo isso pode ser meio confuso, até porque os carros que estão sendo finalizados por lá neste momento não poderão ser vendidos. Por isso, separamos alguns tópicos para explicar tudo o sobre esse início de operação da fábrica da BYD no Brasil.

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    A fábrica já está produzindo?

    Sim, já há produção na fábrica, porém em caráter experimental (pré-série) e estes primeiros carros montados na Bahia não podem ser vendidos. 

    linha de montagem bydHavia carros na linha, mas nada estava funcionandoJoão Vitor Ferreira/Quatro Rodas

    A BYD já finalizou o primeiro galpão, onde iniciou a montagem dos primeiros carros elétricos nacionais, no caso, o BYD Dolphin, além do híbrido Song Plus. Entretanto, a BYD ainda aguarda algumas licenças para que haja pleno funcionamento e os modelos montados possam ser comercializados.

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    Quais BYD serão montados no Brasil?

    A operação vai começar com o Dolphin Mini e o BYD Song Plus. O próximo modelo que se juntará a eles na linha de montagem é o sedã King, híbrido plug-in. O Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD, Alexandre Baldy, disse que o King entrará na produção experimental nos próximos dias. 

    linha de montagem byd<span class="hidden">–</span>João Vitor Ferreira/Quatro Rodas

    A fábrica poderá receber outros modelos, mas ainda não há uma previsão para isso acontecer. De acordo com o gerente de relações públicas da marca no Brasil, Henri Karam, será um processo gradativo que será acompanhado pelo crescimento da fábrica e de seus processos produtivos.

    Quando começa a produção de carros que serão vendidos?

    A BYD ainda não definiu uma data para isso. Segundo Baldy, os processos são simples e é só uma “questão de dias” para que a fábrica inicie a produção dos carros que serão vendidos. Houve, porém, quem dissesse que a produção efetivamente poderia acontecer dentro de dois meses.

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    Quantos funcionários já estão trabalhando na montagem de carros?

    Atualmente, mais de 1.000 funcionários já estão trabalhando nas linhas de produção. Mas durante a cerimônia realizada na última terça-feira (2), a BYD anunciou a abertura de 3.000 mil vagas para profissionais como engenheiros, técnicos, operadores, seguranças, eletricistas, profissionais de logística, TI e setor administrativo.

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    Mas nós não pudemos ver as máquinas trabalhando ou mesmo kits e peças pelo local. Durante a visita, tudo estava parado, com alguns carros semi-montados nos trilhos e sem nenhum funcionário trabalhando. Tudo o que sabemos é que os dois modelos apresentados na cerimônia (um Dolphin Mini e um Song Pro) saíram das linhas de produção da fábrica, segundo a própria BYD.

    O que os carros têm de conteúdo local?

    A BYD não detalhou, mas o kit SKD geralmente vem com os carros completos. O que se sabe é que a fabricante chinesa está buscando fornecedores instalados no Brasil e já tem 106 empresas qualificadas a fornecer componentes para a fábrica da Bahia. A primeira empresa homologada, porém, é a Continental Pneus, que também tem fábrica em Camaçari. Logo, portanto, os pneus da empresa poderão substituir os pneus importados da China.

     

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    [Bravox]Siena foi instalado kit 2 vias Morel , coaxial hertz , amplificador 800.4 e subwoofer 12 uxp Bravox. . . . Faça seu orça...

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
    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
    Siena foi instalado kit 2 vias Morel , coaxial hertz , amplificador 800.4 e subwoofer 12 uxp Bravox. . . . Faça seu orçamento pelo WhatsApp (19)32672095

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    [SA]QUAL É O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO? Hertz DSK vs Morel Maximo MKII

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    DUAS ESCOLHAS UMA DECISAO DIFICIL Hertz DSK ou Morel Maximo MKII: qual desses kits 2 vias de entrada realmente entrega qualidade sonora

    Neste episodio da SUPER AUDIO colocamos frente a frente dois gigantes acessiveis do som automotivo. De um lado o Hertz DSK 165.3 com sua pegada agressiva e direta. Do outro o Morel Maximo MKII com foco em suavidade e musicalidade. Dois estilos duas propostas m mas apenas um pode fazer mais sentido pro seu projeto.

    Veja neste episodio:
    Especificacoes tecnicas completas de cada modelo
    Analise de construcao materiais e acabamento
    Vantagens praticas de cada kit no dia a dia
    Comparacao de assinaturas sonoras e propostas de uso
    Opiniao tecnica da SUPER AUDIO sobre custo-beneficio
    Para quem e indicado cada modelo e como extrair o melhor deles

    Se voce esta montando um sistema focado em qualidade sonora sem gastar uma fortuna esse video e pra voce A gente te ajuda a escolher com confianca.

    Esse comparativo vai abrir sua mente. Nao e so preco m e performance aplicacao e resultado real no carro

    Curtiu Deixa aquele like se inscreve no canal e ativa o sininho m aqui e conteudo serio de som automotivo toda semana

    Entre em contato com a Super Audio:
    Instagram: superaudio arteemsonorizacao
    WhatsApp: 48 99132-3590
    Link do Grupo Rifas: https://chat.whatsapp.com/FbViDsJylzLKrcdx7chx8A

    Entre em contato pelo whatsapp para:
    - Compra de Produtos
    - Pendrive SuperAudio
    - Consultoria Tecnica
    - Orcamento para Instalacao de Som Automotivo Residencial e Profissional
    - Outros

    Estamos localizados em
    Florianopolis-SC

    Apresentador: Vitor Fagundes Avozani
    Filmagem e edicao: Felipe Fortunato

    SuperAudio Kit2Vias HertzDSK MorelMaximo ComparativoDeSom SomAutomotivo AudioFino CustoBeneficio UpgradeDeSom EntradaComQualidade SomSQ ReviewDeAudio

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    [BandaAudioParts]No lugar certo, na hora certa!

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
    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
    No lugar certo, na hora certa!

    [4r]QR de Julho: dirigimos 11 carros da GAC, nova marca chinesa no Brasil

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Tem mais carros chineses chegando ao Brasil. Se você está acompanhando as notícias, já deve ter ouvido falar da GAC (leia-se gê-a-cê), uma das maiores montadoras da China e que está chegando ao Brasil para bater de frente com as conterrâneas GWM e BYD no segmento dos carros eletrificados.

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    Com exclusividade, QUATRO RODAS teve acesso a não apenas um, ou dois carros, mas 11 veículos de diferentes marcas da GAC. Além dos três primeiros carros que a montadora lançará no Brasil, os Aion Y, Hyptec HT e ES, também pudemos conhecer outros modelos de diferentes marcas que estão tendo sua viabilidade testada em nosso país. E tem de tudo, desde SUVs híbridos, passando por vans executivas, e até um hiperesportivo.

    Abre GAC<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

    E tem mais…

    A Besta chinesa

    Claro que o carro mais chamativo da GAC merece um voo solo. o GAC Hyptec SSR pode te surpreender pelo jeitão de Ferrari, mas acredite, ele pode ir muito além disso.

    GAC SSR<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

    O esportivo elétrico tem três motores elétricos, que juntos somam 1.224 cv e 127,5 kgfm de torque. E o absurdo fica ainda maior ao saber que esse é só o primeiro supercarro da montadora. O mais louco mesmo é a sua aceleração, que fez o nosso repórter tremer — literalmente.

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    Enfim, o Nissan Kicks

    A Nissan tem do que se orgulhar do primeiro Kicks, que se tornou o maior sucesso da marca no Brasil. A segunda geração chega para repetir a receita de sucesso, mas com um design totalmente renovado e um novo conjunto mecânico.

    Novo kicks<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

    Sai o motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, e chega um novo 1.0 turbo com transmissão automatizada de dupla embreagem. A plataforma também é nova, chamada de CMF-B, ela é compartilhada com os Renault Kardian e Boreal, ambos nacionais.

    Vingador 4X4

    Enquanto esperamos a chegada do Jeep Avenger, ele acaba de ganhar uma nova versão com vocação off-road na Europa. Apesar de ganhar o nome 4xe, ele não é um híbrido plug-in, como o nosso Compass. Na verdade, ele é um híbrido leve com sistema de 48 V e que opera com dois motores elétricos: um no câmbio de dupla embreagem e outro no eixo traseiro.

    Avenger<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas
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    Junto deles, há ainda o motor 1.2 aspirado de 136 cv. Todo o conjunto entrega 145 cv, com direito a tração nas quatro rodas. Até por isso, e por conta da suspensão mais elevada, o novo Avenger 4xe é mais capaz que as demais versões para encarar um off-road moderado.

    Novo, mas nem tanto

    Que o Fiat Argo será substituído em 2026, todo mundo já sabe. Mas nem por isso a marca quer que ele perca a sua relevância nesse último ano que lhe resta.

    Fiat Argo<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

    Agora o hatch ganha novas luzes de diurnas, muito inspirada no seu sucessor, o Fiat Grande Panda. Ele ganha também novos faróis full-led, com uma ótima iluminação. Mas de resto, ele segue o mesmo, tendo como motores o 1.3 aspirado de até 107 cv e o 1.0 de 75 cv.

    CAPA795<span class="hidden">–</span>Arte/Fernando Pires/Quatro Rodas
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    Carta ao Leitor

    As boas-novas desta edição

    Já falei aqui que prefiro escrever neste espaço sobre algum tema específico a fazer um resumo da edição. Penso que o conteúdo do mês o leitor verá assim que folhear a revista. E, para mim, esse é o caminho mais fácil, o que julgo ser ruim. O que vem fácil costuma não ser a melhor opção. Pode ser algo pobre na argumentação, sem originalidade, óbvio. Este mês, porém, falar da edição tem um salvo-conduto porque o tema a que me refiro foi construído com muito trabalho e dedicação de toda a equipe. Não veio fácil.

    Estou falando da matéria de capa, que trata da chegada da GAC. Essa reportagem nasceu no início do ano, quando GAC praticamente não existia no Brasil. No primeiro encontro que tive com o diretor de marketing da empresa, Marcello Braga, que foi um dos primeiros funcionários brasileiros contratados pela empresa, a GAC ainda estava se instalando no Brasil. Havia o andar em um prédio em São Paulo, onde hoje a empresa funciona devidamente acomodada, ocupado por cerca de uma dezena de mesas e pessoas cercadas de amplos espaços desocupados por todos os lados.

    O Marcello me falou dos planos da marca, mas, na ocasião, ainda não havia data precisa para o lançamento oficial. O tempo passou e o desafio para executar a reportagem pensada originalmente acabou sendo conciliar coisas como as agendas dos carros, das pessoas da GAC e da QUATRO RODAS, e a logística da operação. Foram tantas discussões, que em de terminado momento eu disse que diante de tantos obstáculos eu já não sabia se daria certo, mas se desse todos os envolvidos comemoraríamos.

    Deu. E esta edição é nossa forma de comemorar: entregando ao leitor uma apresentação completa da nova marca. As matérias que você vê a par tir da página 30 contemplam um texto sobre a GAC, seguido dos carros que a marca já está comercializando no Brasil e dos que têm potencial de chegar, além do show-car SSR, um esportivo que veio para demonstrar o que a GAC é capaz de fazer.

    A realização da reportagem envolveu toda a redação. Efetivamente, os autores dos textos são o editor Henrique Rodriguez e os repórteres Isadora Carvalho e João Vitor Ferreira, e as imagens são do fotógrafo e cinegrafista Fernando Pires. Mas, para que eles se dedicassem integralmente à pauta, o repórter Nicolas teve a missão de cuidar do site nos dias em que a equipe estava na pista, enquanto o repórter Guilherme Fontana estava fora, em viagem para atender outra demanda. O editor de arte Fabio Paiva tratou do layout das páginas e eu, da edição final. O único que ficou de fora foi o piloto de testes Leonardo Barboza, mas por uma razão plenamente justificada, tirou férias para acompanhar a chegada do Guilherme, seu primeiro filho, que nasceu dia 15 de maio, com 2,560 kg e 46,5 cm. Bem-vindo, Guilherme!

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    Espero que você goste da edição.4

    Quatro RodasPaulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODASArte/Quatro Rodas
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    [RS]

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    TI EAP https://mercadolivre.com/sec/1Fe1Edu

    PROCESSADOR STETSOM https://mercadolivre.com/sec/2tvSmV3


    REGULAGEM corte de frequencia de processador de audio para som 3 vias drive ti medio e grave

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    [Taramps]Som de qualidade em qualquer ambiente: conheça o THS 6000! #taramps

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Som de qualidade em qualquer ambiente: conheca o THS 6000

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    Bordini
    Por Bordini,

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    Possui detalhes na borda que não interferem no funcionamento.

    Bobina dupla de 4 ohms

    https://www.mercadolivre.com.br/subwoofer-hertz-hx300d--12-pol--usado/up/MLBU3195604848


    [Vendo] Amplificador Audison VOCE AV 5.1K - 5 canais

    Bordini
    Por Bordini,

    Produto de altíssima qualidade;
    Usado em bom estado de conservação;
    Funcionando perfeitamente;
    Possui pequenos detalhes estéticos na carcaça, marcas de uso comum;
    Amplificador conta com crossover integrado;
     

    https://www.mercadolivre.com.br/amplificador-audison-voce-av-51k--5-canais/up/MLBU3230793818


    [Eros]Será que você consegue adivinhar qual alto-falante da EROS é esse? Comente aqui se acertou

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    [Eros]1/3 Primeiro vídeo da série sobre a linha de alto-falantes SDS da EROS

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    [4r]Nova geração do Renault Duster terá versão elétrica na Europa

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Marca de baixo custo da Renault, a Dacia anunciou que pretende eletrificar de maneira gradual toda a sua linha, incluindo a nova geração do Duster. A proposta é garantir versões elétricas que continuem acessíveis como os veículos a combustão e híbridos da marca.

    O próximo Duster elétrico será, provavelmente, baseado na arquitetura CMF-BEV, também conhecida como AmpR Small. A plataforma é a usada pelos Renault 5 e Renault 4 e já está confirmada para os novos veículos elétricos da Nissan, como os novos Micra e Juke — a versão europeia do March, e o primo europeu do Kicks, respectivamente. A montadora romena tem como objetivo utilizar a mesma plataforma para toda sua linha elétrica daqui para frente.

    Nissan Micra elétrico<span class="hidden">–</span>Divulgação/Nissan

    Como a CMF-BEV é uma evolução da plataforma CMF-B existente, é de se esperar que a transição seja tranquila. Além de que a semelhança entre elas ajuda a manter os custos de fabricação baixos, já que ambos os carros, seja a combustão ou elétrico, podem ser produzidos na mesma fábrica.

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    Ainda não foi confirmado se haverá uma mudança de visual para o Duster elétrico, mas como a Dacia pretende reduzir os custos, é de se esperar que não ocorra uma mudança muito radical de design. 

    Novo Renault DusterNovo Renault DusterDivulgação/Renault

    Em uma reportagem para da Autocar, o CEO da Dacia, Denis Le Vot, não chegou a confirmar a data, mas afirmou que o veículo “chegará a tempo”. É bem provável que mais detalhes sobre essa nova fase de eletrificação sejam divulgados em um evento especial da marca que acontecerá em novembro. 

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    Antes do Duster elétrico ser revelado, a Dacia lançará um novo Sandero em 2027, junto com um veículo elétrico urbano, que substituirá o Spring – o nosso Kwid E-Tech. A montadora também pretende apresentar dois novos modelos compactos a combustão que irão se juntar ao Bigster no topo da linha — ambos serão  oferecidos com opções de motorização a gasolina e híbrida.

    Renault 4 E-TechRenault 4 E-TechRenault/Divulgação

    Os principais concorrentes do novo Duster elétrico seriam o Renault 4 E-Tech, o futuro Fiat Grande Panda 4×4, o Jeep Avenger, o Suzuki e-Vitara e o Toyota Urban Cruiser. A nova versão não servirá como um substituto para para o modelo híbrido já existente, que também está disponível com motor a gasolina ou GLP. 

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    [4r]Fiat Titano 2026 se redime com nova mecânica e fica tão rápida quanto uma Toro

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A Fiat tem a pecha de mudar seus carros rápido demais. Por exemplo, os primeiros Pulse Hybrid duraram pouco, porque seu design foi atualizado apenas sete meses depois de receber o motor eletrificado. No caso da Fiat Titano, porém, correram contra o tempo para corrigir algumas características o mais rápido possível. O resultado: a Titano 2026 é muito melhor que o modelo 2025.

    Desta vez, quem mais trabalhou foi a equipe de engenharia, não os designers. Aproveitaram a mudança a troca da fábrica (da Nordex, no Uruguai, para a fábrica de Córdoba, na Argentina, que pertence à Stellantis), para trocar motor, câmbio, caixa de direção, freios e introduzir sistemas de segurança e assistência que não existiam antes. Tudo isso após pouco mais de um ano do seu lançamento no Brasil.

    Fiat Titano Ranch 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    A grande surpresa na Fiat Titano 2026 é notar que, sim, aquela picape tinha solução. Ela só precisava de mais atenção da equipe que transformou as Fiat Strada e Toro nas picapes mais vendidas do Brasil. Se antes a Titano parecia ter a suspensão dianteira solta e conseguia inventar ondulações no asfalto liso, as novas molas, amortecedores e até buchas que isolam o chassi da cabine mudaram radicalmente o comportamento da picape.

    A Titano 2026 consegue aproveitar o curso de suspensão sem batidas secas. Filtra a aspereza de ruas de pedra, buraqueiras e lombadas com o mesmo conforto de uma Chevrolet S10 ou Toyota Hilux, por exemplo. As sessões de tortura no off-road também acabaram, para a alegria da sua coluna vertebral. A capacidade de carga foi mantida em 1.020 kg.

    Fiat Titano Ranch 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat
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    O conjunto mecânico antigo não era tão ruim. No entanto, toda a vibração do 2.2 turbodiesel Blue HDI (de origem Peugeot), de 180 cv e 40,8 kgfm, e do câmbio automático de seis marchas era percebida nos pedais e no volante, como se fosse um trator e não uma picape média. Solucionaram isto com o novo motor 2.2 turbodiesel da família Pratola Serra, com 200 cv e 45,9 kgfm. É o mesmo que estreou na Rampage e já está na Fiat Toro e no Jeep Commander, mas na sua primeira aplicação longitudinal.

    Fiat Titano Ranch 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    É justamente pelo motor estar na longitudinal que o novo câmbio é um automático de oito marchas da alemã ZF (ainda que seja fabricado na China). O câmbio ZF de nove marchas usado pelos outros carros só pode ser usado com motores transversais. As Titano automáticas ainda ganharam uma caixa de transferência BorgWarner que permite variar o torque distribuído entre os eixos, garantindo uma tração integral (4WD) à picape quando em modo 4×4, mas ainda tem modo 4×4 com reduzida que aproveita as marchas do câmbio.

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    A maior potência e o câmbio com primeira e segunda marchas mais curtas fazem a Titano 2026 parecer mais leve ao sair da inércia, ainda que seus 2.150 kg tenham sido mantidos. Conta também o fato do torque máximo do novo motor surge 500 rpm mais cedo, a 1.500 rpm. Ativando o modo Sport, as respostas ao pedal do acelerador são praticamente imediatas, até melhor do que em uam Fiat Toro ou em uma Ram Rampage.

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    Fiat Titano Ranch 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    De acordo com a Fiat, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi reduzido de 12,4 s para 9,9 s, um ganho notável, sendo apenas 0,1 s mais lenta que uma Toro Ranch com o mesmo motor. O consumo, que era ruim, teria melhorado em até 17%, chegando a 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, de acordo com os dados homologados junto ao Conpet/Inmetro.

    A melhora no desempenho levou à troca do freio traseiro a tambor por discos ventilados, já com atuadores para o novo freio de estacionamento eletrônico – que não tem função auto-hold.

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    As mudanças não pararam aí. Trocaram a caixa de direção hidráulica por uma elétrica, o que diminui o peso da direção e também conversa melhor com os novos sistemas de segurança e assistência ao motorista. A Titano Ranch 2026 (R$ 285.990) passa a ter de série pacote ADAS com frenagem automática de emergência, monitor de ponto cego e piloto automático adaptativo.

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    Mudanças visíveis aos olhos

    Fiat Titano Ranch 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    Treine seus olhos para reconhecer a Fiat Titano 2026. Também é a Titano Ranch quem ganha o quadro de instrumentos com tela de 7” e algumas melhorias no software da central multimídia, que além de ganhar conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ainda recebeu opções de personalização da tela inicial. As demais configurações seguem com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de descida e monitoramento de pressão dos pneus.

    Por dentro, a alavanca do câmbio também é nova, do tipo joystick, e a parte dianteira da picape está com um skidplate em nova cor cinza. A Ranch ainda tem o pequeno retângulo no para-choque para proteger o radar do piloto automático adaptativo.

    Fiat Titano Ranch 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    A versão topo de linha Ranch ainda tem bancos dianteiros elétricos, câmeras de visão 360°, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial, ar-condicionado automático de duas zonas, barras longitudinais, estribos e santoantonio de série.

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    Este foi um primeiro contato com grandes surpresas. A Titano 2026 prova que, sim, era possível transformá-la em uma picape média digna e alinhada com as referências do segmento em termos de conforto. Também prova que tempo e dinheiro podem resolver quase tudo.

    Fiat Titano Ranch 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    Mesmo que a Fiat Titano 2026 tenha ficado até R$ 26.000 mais cara que o modelo 2025, as melhorias foram tão abrangentes que é possível vê-la com outra perspectiva. Por R$ 285.990, a Titano Ranch é a picape média com ADAS e piloto automático adaptativo mais barata do Brasil e é quase tão rápida quanto uma Ford Ranger V6 3.0 ou Chevrolet S10 2.8 turbodiesel. Quem diria!

    Fiat Titano Ranch 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    Não dava para ter esperado?

    E se a Stellantis tivesse esperado a Fiat Titano “ficar pronta” para ser lançada? A empresa já trabalhava nessas mudanças quando a Titano foi lançada no Brasil, em março de 2024. Já existia o planejamento para o início da produção na Argentina e também para o futuro lançamento de uma variação dela para a marca Ram, prevista para o ano que vem e que poderá ser chamada de Ram 1200.

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    A questão é que também era necessário honrar um contrato dos tempos da PSA Peugeot Citroën. A Fiat Titano é o legado mais complexo que ficou do conglomerado francês na fusão com a Stellantis, pois era um projeto que nasceu em parceria com a chinesa Changan para ser vendido pela Peugeot – lembra-se da Landtrek?

    Divulgação<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    A Stellantis cancelou o lançamento da Landtrek no Brasil e decidiu que a picape média seria vendida como Fiat, já com ajustes específicos que adiaram sua estreia. Mas faltavam outros ajustes mais abrangentes para convencer que este é um produto da mesma marca que fabrica sucessos como Strada e Toro.

    Parece que os esforços da Stellantis só foram concluídos agora. A Fiat Titano 2026 não está apenas mais potente e equipada, mas também mais confortável e capaz no asfalto e no off-road. Agora ela mostra que é, sim, capaz de enfrentar as picapes médias de entrada e intermediária de igual para igual sem depender tanto dos grandes descontos que eram praticados pela Fiat até então. Os descontos de 16% para vendas diretas, por sinal, estão mantidos.

    Ficha técnica – Fiat Titano Ranch 2.2 turbodiesel 2026

    Motor: diesel, diant., longit., 4 cil. em linha, 16V, 2.184 cm³, 200 cv a 3.500 rpm, 45,9 kgfm a 1.500 rpm
    Câmbio: aut., 8 marchas, tração 4×4 integral e bloqueio no diferencial traseiro
    Suspensão: ind. duplo A (diant.) / eixo rígido (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
    Direção: hidráulica, 14 m (diâmetro de giro)
    Rodas e pneus: liga-leve, 255/50 R20
    Dimensões: comprimento, 533 cm; largura, 222 cm; altura, 189,7 cm; entre-eixos, 318 cm; peso, 2.150 kg; caçamba, 1.109 l; capacidade de carga, 1.020 kg tanque, 80 l
    Desempenho: 0 a 100 km/h em 9,9 s; velocidade máxima de 180 km/h

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    [SMD]Insane acrylic amp rack loaded in, wired and lit up like the 4th of July! Four amps 20,000 watts⚡

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    Don t forget to check out all the previous build videos on my channel to see how much work was put into all of this so far. From the Alternators the batteries to the box and subs. All the details can be found on my main page. When this series is complete I will upload one BIG video showing everything in one.

    We are getting closer to play time What a perfect day to light up the amp rack for the first time. I have a lot of little wires relays and led modules to hook up but we are almost there. I also have to power up the DSP and Remote bass knob which are part of those little wires . Lots of small details that nobody really notices unless you show them. I can t wait to hear it After a possible test listen next week we will be working on all new mids/highs. It already has 2 sets from the previous build which are in perfect condition but we are going to make it even better as we work our way forward. Thanks for watching

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    [4r]Vendas de junho: VW Tera estreia emplacando mais que Kardian

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    O segundo semestre de 2025 chegou e a indústria automotiva teve um resultado positivo nos emplacamentos e vendas de carros e comerciais leves novos. De acordo com a Fenabrave, este ano foram registrados 1.131.269 veículos no 1º semestre, um aumento de 5,05% ante o mesmo período de 2024.

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    Porém, ao considerar o resultado apenas de junho, há motivos para se preocupar. Embora a diferença tenha sido de apenas 0,14% em comparação ao ano passado, com 202.164 unidades emplacadas, o mês foi 5,69% pior do que maio, quando foram registrados 214.363 veículos.

    A Fenabrave já fala sobre um movimento de desaceleração do mercado interno, mesmo que, historicamente, o segundo semestre seja melhor nas vendas. A associação cita os juros altos e o impacto que tem no varejo como alguns dos problema, mas acredita que as vendas podem subir na segunda metade do ano.

    fiat Strada turbo ultra 1.0 AT

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    Algo que pode ajudar nos emplacamenos, caso saia do papel, é o programa Carro Sustentável do governo federal, que reduzirá o imposto sobre os automóveis com motores 1.0 de até 90 cv. É parte do pacote do IPI Verde, dentro das regras do programa Mover, que ainda não foram publicadas por completo.

    Entre as fabricantes, não há muitas mudanças no ranking. A Fiat manteve a liderança, emplacando 41.834 unidades, seguida pela Volkswagen, com 37.051 veículos. A GM (21.923) completa o pódio.

    A mudança mais clara entre as marcas foi a da Honda. Em maio, a empresa japonesa estava na 9ª, abaixo da BYD, com 9.260 unidades vendidas. Manteve este ritmo em junho, registrando 9.187 veículos, o que é um bom resultado pois tanto a Jeep (9.157) e a BYD (8.163) tiveram uma queda nas vendas, perdendo posições no ranking.

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    Nissan Kicks<span class="hidden">–</span>Christian Castanho/Quatro Rodas

    Outra que se aproveitou da queda nas vendas das outras empresas foi a Nissan. Com 5,180 unidades vendidas em junho, voltou ao top 10, depois que a Caoa Chery perdeu ritmo e emplacou 4.742 veículos.

    Nas vendas de carros, o Volkswagen Polo novamente foi o líder, mas por uma diferença muito pequena. O hatchback emplacou 11.492 unidades, somente 18 carros a mais do que a Fiat Strada (11.474). Ainda não é o suficiente para tirar a primeira posição da Strada no acumulado. A picape compacta contabiliza 62.697 unidades vendidas desde janeiro, contra 57.216 do Polo.

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    VW T-CROSS COMFORTLINE 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    A Volkswagen vive um bom momento com a maioria de seus SUVs. O T-Cross foi o terceiro do ranking, com 8.629 unidades, enquanto o Nivus (4.731) aparece na 15ª posição. Ambos ainda estão bem nas vendas mesmo com a chega do Tera, que emplacou 2.555 unidades em junho, o suficiente para já superar um de seus rivais, o Renault Kardian (1.240), mas ainda está longe do Fiat Pulse (3.823).

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    Confira os carros mais vendidos em junho:

    Modelos Unidades vendidas
    1°) Volkswagen Polo 11.492
    2°) Fiat Strada 11.474
    3°) Volkswagen T-Cross 8.629
    4°) Fiat Argo 7.235
    5°) Hyundai HB20 6.917
    6°) Chevrolet Onix 6.782
    7°) Hyundai Creta 6.415
    8°) Fiat Mobi 6.347
    9°) Honda HR-V 6.179
    10°) Toyota Corolla Cross 5.335
    11°) Renault Kwid 5.325
    12°) Chevrolet Tracker 4.993
    13°) Fiat Fastback 4.930
    14°) Volkswagen Saveiro 4.849
    15°) Volkswagen Nivus 4.731
    16°) Toyota Hilux 4.576
    17°) Jeep Compass 4.546
    18°) Fiat Pulse 3.823
    19°) Volkswagen Virtus 3.719
    20°) Chevrolet Onix Plus 3.494
    21°) Fiat Toro 3.414
    22°) Jeep Renegade 3.411
    23°) Nissan Kicks 3.394
    24°) Toyota Corolla 3.004
    25°) Ford Ranger 2.961
    26°) BYD Song 2.805
    27°) Chevrolet S10 2.612
    28°) Caoa Chery Tiggo 7 2.589
    29°) Volkswagen Tera 2.555
    30°) GWM Haval H6 2.497

     

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    [4r]Carro com isenção de imposto para idosos? Proposta está parada há anos

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Não é de hoje que se fala sobre a isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para idosos na compra de carros zero km. Um projeto de lei de 2020 (PL 2937/2020), de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), defende que pessoas com mais de 60 anos sejam isentas de pagar o imposto no momento de comprar um carro zero km. 

    O PL já foi aprovado pela comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa dentro da Câmara dos Deputados, mas segue parado na comissão de Finanças e Tributação desde 2023. Após a aprovação dessa comissão, o texto ainda deve passar pela de Constituição e Justiça e de Cidadania e só depois seguirá para o Senado e para sanção presidencial.

    Há algumas regras que o idoso deverá seguir para ganhar o benefício, caso o projeto vire lei. A isenção seria concedida uma vez a cada cinco anos e limitada à compra de apenas um carro zero quilômetro por CPF. 

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    O benefício é limitado, também, a veículos com motor de até 2.000 cilindradas (2.0), movidos a combustível de origem renovável, sistema híbrido ou elétrico. 

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    O deputado Vilson da Fetaemg, em entrevista para Agência Câmara de Notícias, elogiou a proposta. “O projeto acaba por colocar à disposição das pessoas com idade mais avançada, muitas vezes fragilizadas por algum tipo de doença, um instrumento de política pública que pode facilitar seus deslocamentos para tratar da saúde ou para o exercício de uma vida plena e digna”, disse.

    Vaga de idoso

    A reforma tributária, que deve entrar em vigor em 2033, vai unificar todos os tributos, incluindo o IPI, em apenas um imposto e isso pode tornar esse projeto de lei obsoleto, obrigando a atualização de todo o texto e preservando o benefício para essa parcela da população. Atualmente, os idosos representam 15% da população brasileira e esse número mais que dobrou nas últimas duas décadas, chegando a aproximadamente 31,8 milhões de pessoas em 2025. 

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    [RS]Novidade Alto-falante Thunder Bass 6.2K - O Grave mais esperado

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    [Nakamichi]Precision Meets Clarity ✨ Unlock studio-grade detail in your car audio! Meet the Nakamichi SP-T13 tweeter:

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    Precision Meets Clarity
    Unlock studio-grade detail in your car audio! Meet the Nakamichi SP-T13 tweeter:

    [FS]Alpine CDE-153EBT vs Audiosystem Italy ASS 90.4 vs STEG QK6 + QK1

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    want it .
    fred.n.sound gmail.com
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    Intro 00:00
    Sound Test 00:03
    Audiosystem Italy ASS 90.4 02:09
    STEG QK6 04:11
    STEG QK1 05:09

    NOTE:
    All Videos on free air Tests/Demos are made to fulfill your needs by getting the opportunity to see all the close-up details such as magnet/membrane/cone and speed/flex movements.

    Each and every video has been recorded with top tech
    please use quality headphones to feel the difference between other videos.

    Each and every model has been tested for hours/days
    by all types of environments such as hall/lab/vehicle. also each speaker/tweeter/midbass/sub is tested on random amps/DSPs and different head-unit input types like analog/digital.
    the same process for power amplifiers/DSPs.
    we use this technique to maximize the final fair decisions
    of the output/performance levels of each gear individually.
    the final score will be published on our Official web and in the upcoming videos.
    Feel free to contact us for Professional collaborations a suggestions.



    OUR SOUND TEST/MUSIC:

    40 Hz Test Tone by Fred a Sound
    https://www.youtube.com/watch v GVwoq254nj0

    THE WILD SEA by Fred a Sound Official Mix
    https://www.youtube.com/watch v GS0hlQhpGxY

    High-End Radio - by Fred a Sound Original Mix
    https://www.youtube.com/watch v DDfKFTCm8Ac

    qFRED a SOUND Official MIXq
    https://www.youtube.com/watch v 9NOzIeDYdwI

    Fred a Sound - Jungle In Space Original MIX SOUND TUNE TEST TRACK
    https://www.youtube.com/watch v iyeF4cOJqg0

    Bass Test-Bass Protector Original Mix by Fred a Sound INT
    https://www.youtube.com/watch v 9hehFb5HrRQ

    Time Reflection by Fred And Sound - Original Mix
    https://www.youtube.com/watch v LvIrSEeoEM8


    WHAT WE DO

    Fred a Sound Audiophile ONLY Introducing

    The First Channel on YouTube For Pure Audiophile Car Audio
    Real High-End Car Audio-Audiophile World Wide Research
    Bring Out The Truth And Best Deals Ever.
    High/Mid-End Car Audio Compares:
    Subwoofer-Midbass-Midrange-Tweeter-Amplifier-Dsp-Wiring
    Head Unit Test/Review
    Amplifier Dyno
    Each car audio Gear Gets a Full Review Including 4K Videos/Photos From All Angles
    Amplifier Guts
    DIY Subwoofer Enclosure
    DIY Speaker Build
    We Produce Our Own Music Especially Design For Sound Tuning/Setup
    customaudio
    steg
    frednsound
    newaudio

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    [4r]‘Se perdermos para a China, a Ford não terá futuro’, diz CEO da marca

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    O CEO da Ford, Jim Farley, declarou durante um painel no Aspen Ideas Festival, que se as montadoras americanas não acompanharem o ritmo dos carros elétricos chineses, o futuro da Ford pode estar em risco. 

    Farley, no ano passado, foi à China de seis a sete vezes e se sentiu humilhado devido ao tamanho avanço das montadoras chinesas e como elas ultrapassaram o Ocidente. Ele ainda deixou claro que “estamos em uma competição global com a China, e não se trata apenas de veículos elétricos”.

    Segundo ele, cerca de 70% de todos os veículos elétricos são fabricados em território chinês. E que eles não dominam apenas a quantidade de produção, mas também pela qualidade do veículo.

    DivulgaçãoJim Farley, CEO da FordDivulgação/Ford

    A tecnologia apresentada foi um dos pontos apresentados “eles têm uma tecnologia veicular muito superior. A Huawei e a Xiaomi estão em todos os carros. Você entra e não precisa emparelhar seu telefone. Automaticamente, toda a sua vida digital é espelhada no carro. Além disso, o custo e a qualidade de seus veículos são muito superiores ao que vejo no Ocidente”, diz Jim.

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    Ele contou ainda que a Ford não pode fornecer esse tipo de tecnologia, porque grandes empresas de tecnologia como Google e Apple não quiseram entrar no mercado automotivo. Esta é uma fala estranha, considerando que a Google tem oferecido a plataforma Android Automotive para diversas fabricantes, usada para a central multimídia e é integrada com os sistemas do carro. Recentemente, a Apple também entrou nesta área com o Apple CarPlay Ultra.

    Em agosto do ano passado, o diretor financeiro da Ford, John Lawler, deixou claro que a montadora estaria mudando a estratégia para os veículos elétricos. Eles substituirão os SUVs elétricos para motores híbridos, já que seu mercado está mais interessado nesse tipo de veículo. A mudança custará quase US$ 2 bilhões (mais de R$ 10 bilhões) para a Ford. 

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    [Inf]Resultado TRETA e Comparativo final dos Subwoofer 12 de 300 a 900 rms 2025

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [4r]Porque é impossível ter um Fiat zero de R$ 30.000 no Brasil em 2025

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Mais surpreendente que a criatividade para a criação de notícias falsas é como absurdos são interpretados como algo possível. Já tratamos sobre as fake news envolvendo carros anteriormente, mas o suposto caso do “novo Fiat de R$ 30.000” deu o que falar nas últimas semanas.

    O fato é que essas notícias falsas usaram imagens do Fiat Grande Panda, o mais novo compacto da Fiat na Europa e que será fabricado no Brasil a partir de 2026 em substituição ao Argo. Ainda sugerem que o novo carro será vendido como Uno, o que até pode acontecer mais ainda não foi confirmado.

    Difícil é acreditar que tanta gente realmente acha possível ter um carro novo no Brasil por R$ 30.000. Este novo Fiat, na verdade, poderá custar até quatro vezes isso quando for lançado por aqui.

    Fiat Grande Panda<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    Basta dizer que o Fiat mais barato do Brasil hoje é o Mobi, um carro com projeto antigo e lançado há 10 anos, que hoje parte dos R$ 69.975. Mesmo se todos os impostos, que podem corresponder a 40% do preço do carro, forem descontados o Mobi ainda seria um carro de R$ 45.500.

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    Essa história correu e chegou ao ponto de Stellantis, grupo que controla a Fiat, soltar um comunicado esclarecendo a situação:

    “A Stellantis esclarece que é infundada a informação que está sendo divulgada na internet sobre um futuro Uno com valor de R$ 30 mil. A Fiat sempre prezou pela acessibilidade do brasileiro a veículos econômicos, tecnológicos e seguros. Este valor anunciado por fonte não-oficial é incoerente e inviável para carros que respeitem a legislação atual, com qualidade e ambientalmente responsáveis. Atualmente, o automóvel mais barato do Brasil é o Fiat Mobi, com preço sugerido de R$ 69.975,00.”

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    O último Fiat por menos de R$ 30.000

    fiat-palio-fire-1-0-2p.jpeg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Fiat

    Dá para ir um pouco mais longe. A última vez que a Fiat teve um carro por menos de R$ 30.000 foi em março de 2016, quando o Palio Fire com duas portas custava R$ 29.160 reais. Tinha apenas airbags dianteiros, freio ABS, calotas, vidros verdes, conta-giros e relógio digital de série.

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    Se corrigido pela inflação no período (IGP-M), aquele Palio Fire 2p custava o equivalente R$ 56.369 de hoje.

    Todos os Mobi de hoje, no entanto, têm controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, ajuste de altura no volante, computador de bordo, ar-condicionado e direção elétrica. 

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    [FS]The Full Emma Show 2025 #frednsound #newaudio #caraudioshow #automobile #salzburg #audison #pioneer

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [4r]BYD Song Pro 2026 tem piloto automático adaptativo e custa menos

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A BYD está anunciando descontos para o Dolphin Mini e o Song Pro para celebrar o começo de suas montagens experimentais na fábrica de Camaçari, na Bahia. Mas, além disso, o desconto também marca o lançamento da linha 2026.

    Quem recebe as principais novidades é o BYD Song Pro. O SUV híbrido plug-in passa a ter recursos ADAS de nível dois. Ou seja, agora ele é equipado com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistência de permanência em faixa e sensores de ponto cego. Outra novidade é que o SUV também está disponível na cor preta.

    Não há alterações, porém, em seu conjunto mecânico. Ele segue com o motor 1.5 aspirado a gasolina de 98 cv e 12,4 kgfm, e outro elétrico, de 197 cv e 30,6 kgfm. No total, o conjunto híbrido plug-in entrega 235 cv e 43 kgfm.

    COROLLA CROSS x BYD SONG PROLinha 2026 ganha ADAS e a nova cor pretaFernando Pires/Quatro Rodas

    Além dos novos assistentes de condução, o Song Pro GS 2026 traz ainda seis airbags, banco do motorista elétrico, câmeras 360º, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, sistema NFC (que substitui a chave por um cartão físico ou digital), ar digital bizona, comandos por voz e atualização por voz da central multimídia de 12,8’’.

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    No preço promocional, o SUV está sendo vendido por R$ 199.990, uma redução de R$ 4.810 sobre os R$ 204.800 de tabela praticados até então.

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    Dolphin Mini de quatro lugares saiu de linha?

    O Dolphin Mini também chega à linha 2026. Mas, ao contrário do Song Pro, não ganhou nenhum novo equipamento, apenas a nova cor azul. O compacto elétrico está com preço promocional de R$ 119.990 na versão de cinco lugares.

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    BYDDolphin Mini ganha nova cor azul, mas versão de quatro lugares está sumidaFernando Pires/Quatro Rodas

    Existem rumores de que a versão para quatro passageiros será descontinuada na linha 25/26. Perguntamos às concessionárias da marca, que não confirmaram a informação, mas também disseram que não há unidades disponíveis e nem previsão de chegada de novos carros. A BYD também não confirmou o fim da versão.

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    Sem mudanças profundas, o BYD Dolphin Mini 2026 segue com motor elétrico dianteiro de 75 cv e 13,8 kgfm de torque. A bateria do compacto tem 38,8 kWh e a autonomia, de acordo com o Inmetro, é de 280 km. Entre os equipamentos, ele traz faróis de LED com acendimento automático, lanternas de LED, chave presencial, partida por botão, câmera 360º, carregador por indução e painel de instrumentos digital de 7 polegadas com central multimídia de 10,1 polegadas.

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    [Pioneer]Se você sabe o que são os golfinhos na tela... você viveu a melhor época. E agora pode reviver de uma forma repaginada… ...

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    Se você sabe o que são os golfinhos na tela... você viveu a melhor época. E agora pode reviver de uma forma repaginada… A DMH-145BR possui três opções de papel de parede, incluindo um clássico nostálgico com os golfinhos, que marcaram época e ainda encantam gerações.

    [4r]Carros elétricos te deixam mais enjoado? Isso tem explicação técnica

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    O crescimento do mercado elétrico é inegável, e está mudando a experiência ao volante, e como o corpo humano reage a eles. Mesmo que tragam uma condução mais suave e silenciosa, os veículos elétricos também estão provocando um efeito colateral curioso, pessoas têm relatado uma sensação de enjoo ao andar nesses carros. 

    Podemos explicar isso pela neurociência e ergonomia, o cérebro humano foi condicionado, por mais de um século, a interpretar sinais físicos e sonoros que existem nos motores a combustão. Nos carros elétricos, eles não existem e isso gera consequências. 

    Enquanto motores a combustão emitem ruído, vibrações e mudanças de rotação perceptíveis, os elétricos operam quase sem som. A falta das bruscas mudanças de marcha e com o torque sendo entregue de maneira imediata, a experiência se torna mais suave e linear — e é justamente por isso que o corpo tem mais dificuldade de “prever” o que vem a seguir. 

    Kwid<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    A ausência dessas pistas sensoriais prejudicam a sincronização entre os sistemas responsáveis pela percepção de movimento: visão, audição e sistema vestibular — quando essas partes do corpo não se comunicam bem entre si, surge o enjoo.

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    A situação tende a piorar para quem está no banco traseiro ou tenta usar o celular. A falta da visão clara da estrada ou envolvimento com a condução, tornam o passageiro ainda mais vulnerável a sofrer com esse desequilíbrio. E não se trata apenas de desconforto momentâneo: há casos em que a náusea pode comprometer viagens inteiras.

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    Outro fator determinante para que possa ocorrer esse mal-estar é a frenagem regenerativa, um dos pilares da eficiência dos carros elétricos. Diferente dos veículos a combustão, esse sistema desacelera automaticamente o carro assim que o motorista tira o pé do acelerador, convertendo a energia cinética do movimento em eletricidade para recarregar a bateria. Essa tecnologia permite reaproveitar a energia que, em carros comuns, seria desperdiçada como calor nos freios.

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    Para quem está dirigindo, esse comportamento pode parecer natural, mas para os passageiros, essa desaceleração inesperada pode confundir ainda mais o corpo, especialmente nos modelos que usam a condução por um pedal só, em que o carro desacelera forte só com a liberação do acelerador.

    GWM ORA 03 SKIN<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Algumas montadoras vem testando soluções, uma delas seria o uso de óculos com líquido interno, que simula a linha do horizonte e ajuda o cérebro a “recalibrar” sua percepção de movimento. Esses acessórios têm apresentado bons resultados em pessoas mais sensíveis a viagens de carro, mesmo que não tenham funcionado para todos os casos.

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    Há também abordagens mais sofisticadas, como sistemas de conforto ativo integrados ao interior do veículo. Modelos mais recentes da Mercedes-Benz, por exemplo, oferecem tecnologias que combinam fragrâncias suaves, variações de luz ambiente, sons personalizados e até massagem nos bancos. A ideia é criar um ambiente mais estável e sensorialmente “equilibrado”, capaz de reduzir o desconforto interno que leva ao enjoo.

    Mercedes EQE 300Mercedes EQE 300Fernando Pires/Quatro Rodas

    Embora o tema ainda esteja ganhando visibilidade, ele já é objeto de pesquisa em centros de ergonomia e neurociência. Estudos indicam que o cérebro tende a se adaptar com o tempo, assim como acontece com passageiros em aviões ou navios. Porém, a adaptação pode levar semanas ou até meses, dependendo do nível de sensibilidade de cada pessoa. 

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    [4r]Chevrolet Tracker, Onix e Onix Plus 2026 perdem potência e têm nova correia

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Apenas oito meses atrás, a Chevrolet fez uma mudança importante no Tracker, Onix e Onix Plus, elevando a potência dos motores 1.0 e 1.2 turbo, além de adicionar injeção direta no SUV compacto. O ganho de potência não durou muito, pois a fabricante lançará a linha 2026 com menos potência

    O argumento para a redução de potência seria as futuras regras do IPI Verde, que poderá classificar a faixa de imposto dos carros.

    Fontes revelaram à QUATRO RODAS que a GM mexeu no motor 1.0 turbo, baixando a potência dos atuais 121 cv com etanol para 115 cv e que esta também será a mesma potência com gasolina. Isso não só anula o aumento da potência como deixará os carros ligeiramente mais fracos do que nunca – o motor 1.0 turbo entregava 116 cv até a linha 2025.

    Chevrolet Onix 2026 em testesChevrolet Onix 2026 em testes@autorealidade/Instagram

    De acordo com nossas fontes, as modificações serão feitas por causa do IPI Verde, que terá um conjunto de regras para se encaixar em alíquotas diferentes de acordo com quantidade de CO2 emitidos pelos veículos.

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    Embora as regras ainda não tenham sido oficializadas, as montadoras já tem conhecimento de algumas das normas que estão sendo negociadas entre o governo e a Anfavea, a associação das fabricantes.

    Mudanças estéticas de Onix e Onix Plus devem se concentrar na dianteira

    Entre os critérios previstos estão o consumo energético, a potência do motor, o combustível usado e a reciclabilidade do veículo. Isto já explica uma possível queda na força dos carros da Chevrolet, reduzindo os impostos cobrados.

    Há outra tributação a caminho com os mesmos critérios. O Imposto Seletivo, apelidado como “Imposto do Pecado”, terá alíquotas diferentes de acordo com a potência, eficiência energética, emissão de poluentes e mais quesitos.

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    Ainda não há informações sobre uma possível redução de potência para o motor 1.2 turbo, presente no Tracker e na picape Montana.

    Atualização na correia banhada a óleo

    Além da mudança na potência, a GM prepara uma atualização no sistema de correia banhada a óleo, para aumentar a durabilidade do componente. Isto resolverá uma das grandes reclamações dos proprietários, em casos que os clientes usam um óleo fora das especificações da fabricante.

    O uso do lubrificante errado pode fazer com que a correia inche, esfarele ou até desfie, danificando a peça e soltando pedaços dentro dos dutos de óleo.

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    Chevrolet Tracker 2026Chevrolet Tracker RS 2026Divulgação/Chevrolet

    Linha 2026 mais completa

    Nossas fontes também revelaram alguns detalhes sobre o Tracker, Onix e Onix Plus reestilizados. A GM aproveitará para rever a lista de equipamentos de série do trio, principalmente no caso do hatch e do sedã compacto, aproximando os carros dos seus rivais.

    O Onix finalmente terá faróis full-led, usando as lâmpadas de led inclusive para as luzes de neblina. Assim como já foi confirmado para o Tracker, a dupla contará com quadro de instrumentos digital de 7” e uma nova multimídia de 11”. O hatch ganhará volante com regulagem de altura e profundidade, chave presencial e banco com regulagem de altura em todas as versões.

    Tanto o Tracker 2026 quanto os Onix e Onix Plus 2026 terão a garantia aumentada, dos três anos atuais para cinco anos. Recentemente, a empresa já anunciou um aumento na garantia da correia dentada para 240.000 km, sem mexer no prazo para o veículo todo.

    Porém, essa garantia só será dada ao assinar os termos do Onstar, que possui um plano gratuito de 10 anos com as funções de diagnóstico do veículo com alertas e notificação de manutenção para concessionária.

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