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  1. Praeton 600 e outras aeronaves da Embraer estão certificadas para voar com 50% de SAFDivulgação/DivulgaçãoNão são apenas os automóveis e veículos terrestres que buscam combustíveis renováveis como uma saída mais ecológica, o mundo da aviação também tem objetivos semelhantes. Várias empresas aéreas, fabricantes e fornecedores estão adotando o SAF (sustainable aviation fuel, ou combustível sustentável de aviação) como uma adição ao querosene de aviação. Da mesma maneira que outros combustíveis sustentáveis, o SAF é extraído de matérias primas ecológicas. “Uma variedade enorme de matérias primas: óleos vegetais, óleo de cozinha usado, gordura animal, resíduos lignocelulósicos, lixo orgânico, CO2 capturado de fonte industrial ou atmosférico, entre outros. O mais importante é que o processo produtivo a ser usado deve constar na norma ASTM D7566, a qual define os requisitos mínimos de propriedade para combustíveis de turbina de aviação”, explica André Gasparotti, presidente da SAE BRASIL. Continua após a publicidade A preocupação com a origem responsável da matéria prima é uma constante, fazendo parte do fundamento da CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation, ou, em português, plano de redução e compensação de carbono para a aviação internacional). Com 123 países inscritos, a estratégia foi criada pela ICAO (International Civil Aviation Organization, ou Organização Internacional de Aviação Civil, chamada no Brasil de OACI), agência da ONU dedicada ao setor aéreo. Relacionadas NotíciasRed Bull lança patinete elétrico que até tem marchas29 nov 2023 - 00h11 Carros elétricosToyota lidera patentes de baterias que prometem autonomia de 1.500 km27 nov 2023 - 14h11 NotíciasBicicletas e scooters elétricos estão derrubando a demanda de petróleo24 nov 2023 - 18h11 “Outras matérias primas com características regionais podem ser utilizadas. O importante é que a cadeia de custódia da matéria prima eleita tenha a sua certificação de sustentabilidade atestada por entidades independentes, atendendo aos critérios aceitos globalmente como os da ICAO CORSIA”, frisa Gasparotti. Continua após a publicidade No Brasil, por exemplo, o etanol é a maior fonte primária. Certificada por entidades terceiras, a origem do SAF não pode envolver culturas alimentícias ou água fresca, entre outras exigências. Para você ter uma ideia da variedade de fontes sustentáveis, o primeiro voo com uma mistura do SAF com querosene foi feito pela Virgin Atlantic em 2008. A origem do combustível? Nada menos do que algas. Os benefícios ecológicos em relação ao querosene de aviação vão além do ciclo de produção mais sustentável. “O principal benefício está ligado à redução das emissões de CO2, no ciclo de produção. Além disso, alguns SAFs não possuem enxofre na composição, o que reduz a emissão de óxidos de enxofre SOx”, ressalta o especialista. Continua após a publicidade Segundo estudo da Manchester Metropolitan University, a aviação corresponde por 3,5% do CO2 emitido mundialmente. Se adotado por completo, o SAF poderia reduzir a emissão do gás entre 70 e 80% em comparação ao querosene. De acordo com a IATA (International Air Transport Association), Associação Internacional de Transporte Aéreo, o biofuel corresponde entre 0,1% a 0,15% do total de combustível usado pela aviação no ano passado. A associação afirma que o SAF é a principal saída para chegar à meta de emissões zero da cadeia de produção de combustível de aviação até 2050, respondendo por 65% do objetivo. As outras formas de alcançar o ousado marco passam por novas tecnologias elétricas e de hidrogênio (13%), maiores eficiências de infraestrutura e operações (3%) e créditos e captura de carbono (19%). Continua após a publicidade Ainda restrito, o mercado de SAF vai aumentar dez vezes nos próximos 10 anosDivulgação/DivulgaçãoDiferentemente de combustíveis como etanol e gasolina, o SAF e a querosene não têm diferenças em rendimento ou poder energético, não impactando no desempenho das aeronaves. “Não há diferença de performance. O poder energético mínimo de um SAF que atenda aos requisitos da ASTM, entidade normativa internacional, considerando a mistura final, é o mesmo do QAV”, diz o presidente da SAE. Com isso, o SAF não exige modificações mecânicas nas aeronaves a jato, basta colocá-lo no tanque e ir, o que é chamado de combustível “drop in”. “O SAF pode usar matéria prima residual, o que pode gerar um SAF com baixa emissão de carbono, colaborando para uma maior redução de emissões. Hoje, dentre as oito tecnologias homologadas pela ASTM, seis delas permitem misturas do componente sintético renovável com o QAV em até 50%. Atendendo aos requisitos da ASTM, o SAF pode ser usado de forma regular, sem impactos nas aeronaves”, completa. Continua após a publicidade Os primeiros voos de teste e de carreira começaram com proporções muito pequenas, coisa de 1%, mas, atualmente, a combinação entre os combustíveis é muito maior. A Embraer já faz voos de teste com 100% de SAF e, além disso, todas as suas aeronaves estão certificadas para usar até 50% dele. Recentemente, a Latam e a Airbus realizaram o primeiro voo de entrega (quando um avião é levado do fabricante para o seu destino final) com o biofuel. O A320neo veio de Toulouse, cidade francesa onde está a fábrica da aeronave, até Fortaleza com 30% de combustível sustentável de aviação, no caso, produzido a partir de óleo de cozinha usado. Uma barreira: o preço Nem tudo é perfeito, entretanto. O preço do SAF é várias vezes mais caro do que o de querosene de aviação, que já é a maior despesa de qualquer companhia aérea. A despeito disso, a demanda é absurdamente maior do que a oferta. “Hoje o preço do SAF no mundo varia de 2 a 5 vezes maior que o querosene de aviação (QAV) convencional. Parte da variação ocorre em função de custos logísticos. A demanda ainda é muito maior que a oferta. Para se ter uma ideia, o volume produzido de SAF hoje no mundo é menor que 1% da demanda. Há expectativa que, em 2025, sejam atingidos 7 bilhões de litros de SAF, o que representará 2% do volume global de querosene de aviação”, projeta Gasparotti. O crescimento será muito acelerado nos próximos anos e, segundo estudo da empresa de análises de mercado Research and Markets, o mercado de SAFs valerá 131 bilhões de dólares em 2033, dez vezes maior do que os 1,29 bilhão que tem hoje em dia. O estudo indica que a mistura de 30 a 50% de biofuel com querosene responderá por 50,1% daqui há dez anos. A companhia afirma ainda que cerca de 78% da demanda vem do setor de companhias aéreas. Além do lado ecológico, há também a preocupação com a flutuação de preços do querosene de aviação no futuro, uma onda de altos e baixos que será menor com os SAFs. Publicidade View the full article
  2. Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de área, o Brasil tem mais de 1,7 milhão de quilômetros de estradas e rodovias. Sabe quanto disso é asfaltado? Um quinto, apenas. O que significa que o melhor jeito de conhecer o país a fundo é utilizando veículos off-road. Eles levam mais longe, para lugares surpreendentes. Mais do que isso: transformam qualquer viagem em uma grande aventura. A cada dia que passa, mais pessoas descobrem as possibilidades de dirigir longe do asfalto. E não apenas no Brasil: a consultoria Mordor Intelligence estima que o mercado de veículos off-road tenha alcançado US$ 14,81 bilhões em 2022 e deverá chegar, em 2027, a US$ 18,87 bilhões, um crescimento anual composto de 4,12%. Há espaço para o crescimento dos roteiros individuais, mas também para a participação em provas de endurance, que combinam velocidade e resistência, em paisagens únicas, com desafios para as habilidades dos pilotos, que encaram frio, calor, lama e suor para superar obstáculos. Não por acaso, algumas das provas mais tradicionais e desafiadoras do mundo continuam em alta entre os pilotos e os motoristas, como a Baja 1000, realizada na Península de Baja Califórnia desde 1967, e o Rally Dakar, iniciado em 1979 e com trajetórias que já passaram pela Europa, por boa parte da África e, em algumas edições, pelos Andes, na América do Sul. A BFGoodrich participa ativamente desses desafios e também do Rally dos Sertões, que em 2023 chegou à 31ª edição. Pelo terceiro ano consecutivo, a marca foi eleita o pneu oficial da prova – sinal de que está preparada para atender às necessidades de cada consumidor, para cada perfil de aventura. Continua após a publicidade Conheça agora o portfólio da marca. E lembre-se: seja qual for a sua aventura, ela começa com pneus BFGoodrich. BFGOODRICH TRAIL-TERRAIN T/A <span class="hidden">–</span>BFGoodrich/Divulgação– Durável e robusto, é também versátil, para uso dentro ou fora da cidade, na terra ou no asfalto. – O design otimizado da banda de rodagem e as ranhuras em 3D profundas proporcionam um desgaste uniforme, o que garante maior durabilidade e estabilidade. Continua após a publicidade – Com carcaça robusta, reforçada nas laterais, tem uso off-road potencializado. – Maior resistência a cortes e agressões. – Melhor tração em rodovias. – Alto desempenho também em estradas pouco pavimentadas, sem comprometer o nível de ruído. Continua após a publicidade BFGOODRICH ALL TERRAIN T/A KO2 <span class="hidden">–</span>BFGoodrich/Divulgação– O pneu all-terrain mais robusto da marca, perfeito para 4×4, SUVs e light trucks. – Maior resistência a furos e rasgos. – Tração inigualável e laterais com robustez insuperável. Continua após a publicidade – Durabilidade prolongada pelo design inovador da banda de rodagem. – Blocos de borracha diferentes e alternados para melhor capacidade de manobra em solos enlameados. – Ideal para caminhos mais difíceis, com barro, areia e pedras soltas. BFGOODRICH MUD-TERRAIN T/A KM3 <span class="hidden">–</span>BFGoodrich/Divulgação– Baseado no pneu campeão da corrida off-road em Baja 1000. – Projetado para a lama, com design da banda de rodagem que permite desbravar solos rochosos e inconsistentes. – Desenhado para escalar os obstáculos mais extremos em trilhas que muitas vezes nem estão no mapa. – Tração agressiva e excelente aderência na lama e em terrenos rochosos e com cascalho. Continua após a publicidade – Laterais resistentes para mais durabilidade off-road. – Perfeito para os pilotos mais ambiciosos, que buscam superar os terrenos mais difíceis, até mesmo com a calibragem mais baixa. Quer saber mais? Clique aqui e conheça melhor os produtos BFGoodrich. Publicidade View the full article
  3. Em 2010, o Dacia Duster marcou o início do segmento de SUVs compactos na Europa e agora avança para sua terceira geração. A subsidiária romena da Renault anunciou a novidade nesta quarta-feira (29), introduzindo novas tecnologias e opções de motorização híbrida. O modelo renovado estará à venda no mercado europeu a partir de 2024. Reformulado sobre a plataforma CMF-B da aliança Renault-Nissan, o Duster apresenta dimensões de 4,34 metros de comprimento, 1,81 metro de largura e 1,63 metro de altura. Apesar do interior mais espaçoso na parte traseira, de acordo com dados da marca romena, essas medidas são menores em comparação com a segunda geração. Em relação à capacidade do porta-malas, ela atinge 472 litros, sendo ligeiramente inferior (aproximadamente três litros a menos) à do modelo atual. Adicionalmente, a Dacia realizou uma renovação completa no design do Duster. Assim, o veículo exibe um visual mais sofisticado, mantendo a característica robustez do SUV romeno que está presente no mercado há 13 anos. Nova geração do Duster tem visual sofisticado, mas não deixa de lado a robustez (Divulgação)Segundo David Durand, Diretor de Design da Dacia, as novas medidas do Duster foram determinantes para as mudanças estéticas. “Antes mesmo de começar a trabalhar no estilo do Novo Duster, aperfeiçoámos as suas proporções, para encontrar uma postura forte e equilibrada. Quando você acerta as proporções desde o início, não precisa de artifícios para ajustar o estilo mais tarde.” O design do novo Duster apresenta soluções ecológicas notáveis. Componentes como os proteções nas partes dianteira e traseira, laterais e nas caixas de rodas do carro são confeccionados com o material Starkle, resultado da parceria entre a marca romena e a LyondellBasell. Segundo a montadora, a composição desse material envolve 20% de conteúdo reciclado. Ligeiramente menor que o modelo atual: o novo Duster mede 4,34 metros de comprimento (Divulgação)Interior renovado e mais equipamentos de segurança No que diz respeito ao interior, merece destaque o painel mais alto e vertical, que também incorpora referências ao design externo do carro. Esses detalhes são notáveis por apresentarem elementos que remetem à forma da letra “Y”. Tal padrão de design manifesta-se nos faróis, nas lanternas traseiras e até mesmo nas saídas de ar do sistema de climatização na cabine. O novo Duster pode vir equipado com a central multimídia que possui uma tela de 10,1 polegadas, sendo que, no modelo básico (a versão Essencial), a tela mede 3,5 polegadas. Os usuários têm a opção de controlar o equipamento por meio do smartphone usando o aplicativo Dacia Media Control. Painel do novo Duster ficou mais alto e vertical; tela da central multimídia tem 10,1 polegadas (Divulgação)Atendendo às normas de segurança veicular mais recentes na Europa, o novo Duster recebeu um vultuoso pacote de recursos de assistência de direção. Desta forma, o veículo vem equipado de fábrica com controle de velocidade de cruzeiro, sistema de frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa, faróis com acionamento automático, luz de parada de emergência, alerta de atenção ao condutor, entre outros. Motorização Além do visual renovado e da adição de mais equipamentos, a terceira geração do Duster também inclui novas opções de motorização. O motor 1.0 turbo TCe impulsiona o modelo de entrada, e a fabricante ainda não divulgou a potência desse propulsor. Trata-se de um motor “flex”, com a capacidade de funcionar tanto com gasolina quanto com gás GLP, armazenados em tanques distintos, cada um com 50 litros. Outra opção é o sistema híbrido composto pelo motor a gasolina TCe 130 1.2 de ciclo Miller auxiliado por um propulsor elétrico de 48 volts. Combinamos, os dois motores geram até 130 cv. Novo Dacia Duster encolhe no tamanho, mas esbanja tecnologia em itens de segurança e motorizações híbridas (divulgação)Essas duas primeiras opções de motorização vêm sempre acompanhada do câmbio manual de seis marchas. Já a tração pode ser dianteira ou 4×4. A terceira e última opção de motorização do novo Duster é o Hydrid 140. Este conjunto une um motor 1.6 a gasolina de 96 cv e outros dois geradores elétricos. Combinando todas as três fontes, a potência chega a 140 cv. Nessa versão, o carro é equipado com transmissão elétrica automática multimodos, com quatro marchas para gerir a força do motor a combustão e duas velocidade para os motores elétricos. Quando chega no Brasil? Prestes a ser renovado no Brasil com um pacote de reestilização, a terceira geração do Duster, sob o chapéu da Renault, ainda deve levar algum tempo para chegar ao mercado nacional. Por ser um carro baseado na nova plataforma CMF-B, que estreará por aqui com o Kardian no primeiro trimestre do próximo ano, o novo Duster tem sua chegada ao Brasil aguardada entre 2025 e 2026. O post Novo Dacia Duster encolhe no tamanho, mas esbanja tecnologia apareceu primeiro em Revista Fullpower. View the full article
  4. ESTRANHO AUDIO PARTS - Use o cupom de desconto RAYLLAN5 e compre direto da fabrica https://loja.estranhoaudioparts.com.br Como ganhar dinheiro dolar Meu facebook https://www.facebook.com/rayllansom/ WhatsApp da loja R4SOM https://wa.me/message/OGPZORIYQJJRI1 R4 som Distribuidora Empresa de varejo A sua loja do som automotivo Instagram da loja https://www.instagram.com/r4som/ hl pt-br Para comprar produtos online segue o link para compra AMAZON https://amzn.to/3B5gXlb Shopee https://shope.ee/apjpxVjd Ja conhece meu canal no youtube https://www.youtube.com/c/RAYLLANSOM Como Ganhar Dinheiro Seja membro deste canal e ganhe beneficios: https://www.youtube.com/channel/UCg0mdazek-we xML7cHrr1g/join O seu canal de Som Automotivo /nordeste. Como Ganhar Dinheiro Nao esqueca de deixar seu LIKE e de se INSCREVER-SE para continuarem atualizados e ajudar nossa familia crescer. Instagram TikTok kwai e Facebookr rayllansom GRUPO TELEGRAM LINK DO GRUPO--- https://t.me/joinchat/HAimD4-0PoXFuQz1 Som dos INSCRITOS...Som dos INSCRITOS 365 - TOP 10 TOCANDO com MUITO GRAVE SOM natal 2024 View the full article
  5. A etapa de Marau, valida para à Final Mundial simultânea, foi intensamente disputada e bem organizada pela Xtreme Parts, sob a liderança do amigo Bruno. Bruno também participou da competição, estabelecendo recordes na classe de cornetas e na categoria de Qualidade Sonora, alcançando a maior pontuação da história da MTM. A equipe do competidor Mailsom da Play Sound, que utiliza alto-falantes Bomber, compareceu com força total, incluindo a participação da mãee ai Foram mais de 20 inscrições e primeiros lugares conquistados. Outro destaque foi a equipe Sem Modos de Pelotas, Rogerio de Bagé, que bateu recordes no SPL. Raicard Borges Acegua Uruguai, brilhou na categoria Open Show, enquanto Rodrigo Artes, de Uruguaiana, e Darci e Diego da mesma equipe,da cidade de Pelotas com sua Ducato, também se destacaram,e Dimmy de Vacaria deixou sua marca no Ranking. Essa galera chamou a atenção de todos, mas muitos outros competidores contribuíram para que a cidade de Marau se tornasse a Capital Mundial do Som Automotivo. A MTM RS, por meio de sua premiação inédita com troféus magníficos e outros mimos, estabeleceu um recorde de competidores em uma única etapa, demonstrando toda a força do Estado do Rio Grande do Sul e do vizinho país, Uruguai. Confira os resultados unificados da Final Mundial, que já passou por várias cidades. E lembre-se: a Temporada 2023 de Pancadão e Trio se encerra no dia 10/12. Fotos disponíveis no Facebook do Grupo MTM Brasil. Link do Ranking Patrocínio: #connectparts #taramps #spyder #rotnerbarramentos #zettaaudio #audiophonic #shutt #tritonaltofalantes #erosaltofalantes #powerus #snake #shocker #ultravox #ajksound #ruzzaudio #stetsom #usina #roadstarbrasil #blusteraltofalantes #tecknoise Visite nosso site www.mtmworld.org (link na bio) e fique por dentro da agenda de competições, ranking, fotos e tudo sobre o MUNDIAL de som automotivo e rebaixados em 2023. Use nossas hashtags: #mtmbrasil e #mtmworld. O post Etapa de Marau RS (Final Mundial) apareceu primeiro em MTM World | Music - Tuning - Machines. View the full article
  6. Ainda há espaço para um novo SUV compacto no mercado brasileiro? Talvez. O Citroën C3 Aircross parte dos R$ 109.990 e tem proposta diferente: a de entregar mais espaço e mais potência por um preço menor. Mas você vai entender a mágica para um carro com entre-eixos de um Volkswagen Taos custar menos que um Fiat Pulse 1.0 Turbo. Na dianteira, mudou basicamente o para-choqueDivulgação/CitroënVersões e preços do C3 Aircross 2024: Citroën C3 Aircross Feel Turbo 200 AT – R$ 109.990 Citroën C3 Aircross Feel Pack Turbo 200 AT – R$ 119.990 Citroën C3 Aircross Shine Turbo 200 AT – R$ 129.990 A estratégia é como a do Renault Duster no lançamento. Transformaram um carro pequeno e barato em um SUV com dimensões de um segmento superior. São 4,32 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,66 m de altura, com um porta-malas de 493 litros. Traduzindo isso, o C3 Aircross e é 34 cm mais comprido, tem 11,5 cm a mais no entre-eixos e seu porta-malas é 178 litros maior que o de um Citroën C3, de quem herda a seção dianteira do chassi, faróis, para-brisa e portas dianteiras. Mas nem sequer aproveita suspensões e eixo, pois as bitolas são cerca de 30 cm mais largas. <span class="hidden">–</span>Divulgação/CitroënO C3 Aircross também se tornará o único SUV compacto com opção de sete lugares, algo que o Duster nunca ofereceu. Mas isso só vai acontecer quando a opção de sete lugares estiver disponível, o que está previsto para março. A expectativa é que ela encareça cada versão em cerca de R$ 8.000. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/CitroënComo é o Citroën C3 Aircross? A frente tem para-choque inédito, com mais área pintada mas uma grade preta. As rodas são maiores, sempre com 16 ou 17 polegadas, e também ajudam a aumentar o porte do carro. Painel do novo Citroën C3 AircrossDivulgação/CitroënJá a traseira disfarça o balanço traseiro maior com janelas espia laterais integradas ao vidro traseiro. As lanternas em forma de C integradas por uma barra preta também têm o propósito de controlar a impressão de tamanho que o carro passa. <span class="hidden">–</span>Divulgação/CitroënO que se vê na cabine não é um Déjà vu, para usar um termo francês. É, de fato, o mesmo painel do C3 hatch mas com uma faixa central meio dourada e uma nova cor para o layout da central multimídia de 10,25 polegadas (com Android Auto e Apple Carplay sem fio). <span class="hidden">–</span>Divulgação/CitroënO Aircross Feel, inclusive, tem o mesmo quadro de instrumentos minúsculo do hatch e apenas dois airbags. As coisas melhoram a partir do Feel Pack, que perde o aspecto de carro de locadora ao ter o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, com conta-giros, e airbags frontais e laterais, além do sensor de estacionamento e dos retrovisores elétricos. Mas todas as versões não têm chave canivete. <span class="hidden">–</span>Divulgação/CitroënPor outro lado, o motor é sempre o mesmo: o 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm, combinado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas, com modo sport, normal e econômico. A Citroën divulga 0 a 100 km/h em 9,7 s com etanol. Continua após a publicidade Motor 1.0 turbo já usado por Fiat Pulse, Fastback e Strada e Peugeot 208Divulgação/CitroënO consumo urbano fica em 10,6 km/l (gasolina) e 7,4 km/l (etanol), e o rodoviário fica em 12,0 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) nas medições do padrão Inmetro. <span class="hidden">–</span>Divulgação/CitroënComo são as versões de sete lugares do C3 Aircross? Com lançamento previsto para acontecer até março de 2024, o C3 Aircross de sete lugares estará disponível nas mesmas versões, mas com alguns adicionais, com duas portas USB na terceira fila (totalizando cinco) e uma ventilação forçada sobre os bancos dianteiros para reforçar o ar na traseira. Terceira fila do C3 Aircross de sete lugaresDivulgação/CitroënOs bancos traseiros são independentes e podem ser removidos do carro. Cada um pesa cerca de 8 kg. Sem eles a capacidade do porta-malas é mantida nos 493 litros, mas com eles armados sobram menos de 50 litros. <span class="hidden">–</span>Divulgação/CitroënConfira os equipamentos de cada versão do Citroën C3 Aircross: Citroën C3 Aircross Feel 1.0 Turbo AT – R$ 109.990 Dois airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, central multimídia de 10 polegadas, monitoramento de pressão dos pneus, luzes diurnas de led, ar-condicionado, direção elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch, rodas de 16” com calotas e pneus 205/65, travas elétricas, alarme, bocal do combustível com destravamento elétrico e barras longitudinais no teto. Citroën C3 Aircross Feel Pack 1.0 Turbo AT – R$ 119.990 Soma quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 16” com pneus 205/65, airbags laterais, apoio de braço no banco do motorista e retrovisores elétricos. Continua após a publicidade Cada versão com sete lugares deve ser cerca de R$ 8.000 mais cara que equivalente com duas fileirasDivulgação/CitroënCitroën C3 Aircross Shine Pack 1.0 Turbo AT – R$ 129.990 Soma ao Feel PaCK teto preto ou branco, rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60, faróis de neblina, câmera de ré, bancos e volante com forração de vinil, controlador de velocidade com limitador integrado, skid plate frontal e traseiro, grade do radiador na cor preto brilhante, barra na traseira com acabamento preto brilhante. Publicidade View the full article
  7. Quem está pronto para pegar estrada nas próximas férias? 🛣 Então já salva essas dicas 👇 5 - Chapada dos Veadeiros (Goiás) 4 - Ruta 7 (Argentina) 3 - Paraty (Rio de Janeiro) 2 - Las Leñas (Argentina) 1 - Cataratas do Iguaçu (Paraná) View the full article
  8. A Saleen, renomada fabricante e preparadora norte-americana de carros de alto desempenho, liderada pelo lendário piloto e construtor de veículos Steve Saleen, acaba de apresentar sua mais recente inovação: o Mustang White Label. O veículo é uma versão aprimorada do icônico muscle car da Ford com diversas modificações visuais e um aumento significativo de potência, proporcionando uma experiência emocionante aos entusiastas. O recém-lançado Ford Mustang 2024 tem sido alvo de diversas personalizações nos últimos meses por empresas especializadas em customização. A Saleen, em particular, promoveu modificações visuais e mecânicas marcantes. A empresa incorporou uma identidade única ao carro, apresentando um kit visual agressivo e exclusivo que redesenha os para-choques, introduz novos spoilers, adota rodas com pneus esportivos e decalques exclusivos em alusão ao modelo especial. Steve Saleen comentou sobre o novo design: “Este 302 White Label (2024) representa o design mais abrangente que já criamos para o nosso 302 White Label. A nova plataforma S650 oferece muitos elementos atrativos. Houve muito burburinho em torno desse modelo, e nós atendemos a todas as expectativas. Estamos extremamente orgulhosos do resultado final.” Melhorou o que já era bom: Mustang White Label tem aprimoramentos aerodinâmicos (Saleen)Sob o capô, a Saleen realizou modificações significativas no motor, embora os detalhes específicos por ora sejam mantidos em segredo. O motor V8 de 5.0 litros agora entrega impressionantes 510 cv de potência. O câmbio manual de seis marchas e a tração traseira complementam a experiência radical de condução. O modelo também recebeu melhorias nos freios e uma suspensão esportiva Gen 5 Racecraft, garantindo um desempenho excepcional. A Saleen também acrescentou modificações no interior do Mustang 2024. Nessa parte, os destaques são os bordados com o logotipo da empresa nos bancos e o volante esportivo com o mesmo símbolo na parte central. Interior do Mustang White Label vem com detalhes exclusivos da preparadora norte-americana (Saleen)Para aqueles interessados em adquirir o Saleen Mustang White Label, o preço é fixado em US$ 61.990, aproximadamente R$ 304 mil em uma conversão direta, excluindo impostos. O White Label representa a opção básica na linha de modelos 302 da Saleen, seguido pelo Yellow Label, de nível médio, com 745 cv, e o Black Label, a versão topo de linha, capaz de atingir até 800 cv de potência. O post Saleen lança Mustang White Label com 510 cv e câmbio manual apareceu primeiro em Revista Fullpower. View the full article
  9. A Dacia, subsidiária romena da Renault, revelou oficialmente o novo Duster. O SUV, vendido no Brasil pela Renault, chega a sua terceira geração com um visual completamente novo e mais moderno, motorizações inéditas, incluindo versões híbridas, e até um acréscimo nos assistentes de condução, algo não muito comum nos modelos da montadora romena. Relacionadas Carros elétricosRenault Master tem nova geração movida a diesel, eletricidade e hidrogênio22 nov 2023 - 12h11 NotíciasRenault Duster fica até R$ 2.700 mais barato após Captur sair de linha16 nov 2023 - 11h11 NotíciasRenault Duster será vendido como Lada para continuar em produção na Rússia16 Maio 2022 - 17h05 O novo Duster adotou um visual mais sofisticado e moderno, mas sem perder sua essência, mantendo o aspecto de robustez pelo formato mais sólido da carroceria. Apesar de parecer estar maior, ele perdeu alguns centímetros se comparado ao modelo brasileiro. Agora, o SUV mede 4,34 m de comprimento (menos 3 cm), 1,81 m de largura (menos 2 cm) e 1,63 de altura (menos 6 cm). <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaIsso pode ser graças a nova plataforma CMF-B da Renault, que além dos “irmãos” Sandero e Jogger, também dá origem o Duster e promete maior eficiência de espaço. Apesar do tamanho reduzido, a marca diz que o espaço para pernas está 3 cm maior no banco traseiro. Enquanto isso, o porta-malas chega aos 472 litros, pouco menor (3 litros) que a atual geração brasileira. O visual do Duster acompanha as novas proporções e foi inspirado no conceito Bigster. É até difícil dizer que trata-se do mesmo carro, já que as mudanças deixaram o SUV com ares mais futuristas, enquanto os anteriores mantinham elementos mais despojados. <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaComeçando pela dianteira, os faróis ficaram mais horizontais e estreitos, e agora trazem a nova assinatura em forma de “Y” da Dacia. Eles se estendem até a grade, também mais fina, que traz pequenos traços, aparentemente iluminados, e logo da montadora no centro. Este é o ângulo em que o modelo terá maiores alterações para adequar-se à linguagem da Renault quando for a hora disso acontecer. Continua após a publicidade Na traseira, o “Y” aparece novamente dando forma às luzes, que avançam para a lateral do carro. O para-choque passa ares de robustez, não por acaso: a parte mais destacada da peça é feita de um novo material chamado de Starkle, criado pela própria Dacia. Ele também aparece nas caixas de rodas e em outras peças de proteção do carro e foi desenvolvido para ser 20% reciclável, além de não ter pintura, desse modo economizando tinta — o que é bom para o meio ambiente, segundo a marca — e ajudando a disfarçar possíveis arranhões. <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaPor dentro, a mesma letra “Y” que é tema do exterior pode ser vista decorando as saídas de ar. A maioria das versões traz uma central multimídia de 10,1’’ — com Android Auto e Apple CarPlay — combinada com um quadro de instrumentos digital de 7’’. A exceção está na versão mais básica, Essencial, que traz uma tela bem simples de 3,5’’, com Bluetooth e porta USB, que pode ser controlada pelo celular através do aplicativo Dacia Media Control. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Mesmo as telas da central multimídia sendo iguais nas demais versões, o seu sistema se difere. A versão intermediária, Expression, traz um sistema de som com apenas quatro alto-falantes. As versões Journey e Extreme, têm um sistema mais avançado com navegação integrada com atualização em tempo real do tráfego e som automotivo Arkamys 3D com seis alto-falantes. Ainda na parte de tecnologia, o Duster terá atualizações remotas, dispensando visitas às concessionárias para atualizações de software. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaNos equipamentos, o Duster agora vem de fábrica com uma série de sistemas de assistência à condução para atender às novas regras de segurança europeias. Logo, ele tem como padrão controle de cruzeiro, frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, leitor de placas de trânsito, assistente de estacionamento traseiro, luz de parada de emergência, aviso de saída de faixa, assistente de manutenção de faixa, alerta de atenção do motorista, faróis automáticos e botão para chamadas de emergência. <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaNas versões mais caras, o Duster ainda ganha mais algumas regalias, como farol alto automático, faróis de neblina, ar-condicionado automático, chave presencial, freio de estacionamento elétrico e carregador de celular por indução. Outra novidade é o YouClip, um tipo de suporte multiuso inventado pela Dacia, que pode ser colocado em diferentes superfícies do carro para acomodar smartphones ou então ser um 3 em 1, que funciona como porta-copos, bolsa e luz móvel. <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaA maior novidade na linha são as motorizações. A opção mais simples terá um motor 1.0 turbo TCe que não teve a potência anunciada. Um detalhe interessante é que além da gasolina, ele também funciona com gás GLP e será o responsável por aposentar os motores a diesel na linha Duster. Essa versão tem dois tanques, cada um com 50 litros, sendo o de gás localizado abaixo do porta-malas para não sacrificar espaço, e há um botão no painel para alternar entre os combustíveis. Sua autonomia total (somando os dois tanques) é de 1.300 km pelo ciclo WLTP. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaAcima dele, todas as versões são eletrificadas. O híbrido leve combina o motor TCe 130 1.2 de ciclo Miller com um motor elétrico de arranque de 48 volts, que somam 130 cv. O propulsor elétrico auxilia nas arrancadas e é o responsável pela partida do 1.2. A bateria que alimenta o conjunto é pequena, de apenas 0,9 kWh, e pode ser recarregada pelo sistema de frenagem regenerativa. De acordo com a Dacia, a redução no consumo de combustível e de emissão de CO2 chega a 10% com esse conjunto. Já o câmbio é sempre manual de seis marchas, com opções de tração dianteira ou 4X4. <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaPor fim, o Duster Hybrid 140 traz o mesmo conjunto mecânico do Jogger. O sistema híbrido pleno combina um motor quatro cilindros 1.6 de 96 cv e outros dois motores elétricos: um com 49 cv e o outro de arranque de alta tensão. No total, são 140 cv enviados para as rodas por uma transmissão elétrica automática multimodos, tendo quatro marchas para o motor a combustão e duas para o elétrico. A bateria tem 1,2 kWh e o sistema também tem frenagem regenerativa. De acordo com a Dacia, o carro sempre liga em modo elétrico e pode funcionar assim por até 80% do tempo, reduzindo o consumo em 20% no ciclo misto e em 40% no urbano. <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaUm detalhe é que as versões com tração 4X4 têm uma distância em relação ao solo maior, de 217 mm, contra 209 mm das 4X2. Além disso, elas oferecem cinco modos de condução selecionáveis: Auto, Neve, Lama/Areia, Off-Road e Eco. Continua após a publicidade A Dacia ainda vai oferecer uma vasta lista de opcionais para o Duster, entre eles o Sleep Pack, voltado para os aventureiros e amantes do off-road. Este pacote adiciona uma cama de casal dobrável, uma mesa dobrável e caixas para armazenamento. <span class="hidden">–</span>Divulgação/DaciaO novo Dacia Duster chega ao mercado europeu em 2024 e será produzido em Pitesti, na Romênia. A montadora ainda não revelou os preços, mas o CEO, Denis Le Vot, revelou ao site Autocar que devem começar na casa dos 20.000 euros, pouco mais de R$ 107.000 em conversão direta. No Brasil, onde o novo Duster será vendido como um Renault, sua chegada é prevista para acontecer entre 2025 e 2026, já que uma reestilização para a atual geração do SUV já está pronta e deve ser apresentada em algumas semanas. Vale lembrar ainda que a fábrica da montadora francesa em São José dos Pinhais, em Santa Catarina, ainda está em processo de adaptação para receber a nova plataforma CMF-B, que fará sua estreia no Renault Kardian, nos primeiros meses de 2024. Publicidade View the full article
  10. Lançada no ano passado, a Ferrari Purosangue está finalmente disponível no Brasil. O primeiro SUV da marca italiana (e também o primeiro carro com quatro portas da montadora) chega ao mercado brasileiro com um preço inicial de R$ 7,5 milhões, mais do que o dobro do valor de um Lamborghini Urus. Este modelo inovador da Ferrari promete atender às expectativas dos clientes que buscam uma proposta familiar, combinada com amplo espaço para bagagens e conforto para quatro ocupantes. O Purosangue representa a incursão da Ferrari no segmento de crossovers, desafiando as convenções dos tradicionais supercarros da marca. Apesar de não ser oficialmente classificado como um SUV, o veículo incorpora a essência esportiva e de alto desempenho pela qual a fabricante italiana é conhecida. O design do Purosangue destaca-se por sua dianteira longa e uma linha ascendente que cria uma silhueta em forma de cunha. Apresentando proporções semelhantes ao modelo GTC4 Lusso, o SUV possui faróis relativamente pequenos, mas com uma faixa de LED distintiva. Na lateral, a Ferrari optou por um estilo clean com quatro portas, adicionando um toque exclusivo ao veículo. Purosangue à mostra na concessionária da Ferrari em São Paulo; modelo parte de R$ 7,5 milhões (Divulgação)A traseira mantém a aparência agressiva, destacando-se por um difusor robusto com quatro saídas de escapamento. O teto de fibra de carbono em todas as versões contribui para um centro de gravidade mais baixo. O interior oferece uma posição de direção elevada, diferenciando-se da típica configuração de SUV. O cockpit possui um volante multifuncional e um painel de instrumentos digital. O console central adota uma abordagem única, com uma tela LCD exclusiva para o passageiro, proporcionando acesso às mesmas informações disponíveis para o motorista. Primeira Ferrari quatro portas: Purosangue leva até quatro ocupantes (Divulgação)Sob o capô, o Purosangue surpreende ao não adotar a eletrificação. Equipado com um motor V12 aspirado de 6.5 litros, capaz de gerar 725 cv de potência e 73 kgfm de torque, combinado com uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 8 marchas. Este poderoso propulsor entrega 80% de seu torque a 2.100 rpm, com a potência máxima atingida a 7.750 rpm, podendo chegar a 8.250 rpm. O desempenho impressiona, com o crossover acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 310 km/h. Este lançamento preenche a lacuna na linha da Ferrari, atraindo potenciais clientes interessados em modelos concorrentes como o Lamborghini Urus Performante, Bentley Bentayga Speed, Aston Martin DBX707 e o Porsche Cayenne GT. Purosangue tem motor 6.5 V12 de 725 cv de potência e 73 kgfm de torque. Tá bom pra você? (Divulgação) O post Ferrari Purosangue chega ao Brasil com preço inicial de R$ 7,5 milhões apareceu primeiro em Revista Fullpower. View the full article
  11. Numa celebração marcante dos 70 anos de presença no Brasil, a Volkswagen lança uma joia automotiva única: o Certificado de Veículos Clássicos. Este documento não apenas presta homenagem às características dos modelos fabricados no país, mas também revela dados originais de produção cruciais para a preservação e restauração destes ícones. Mais do que uma formalidade burocrática, o Certificado de Veículos Clássicos é uma autêntica certidão de nascimento, emitida em nome do atual guardião do veículo clássico da VW. Cada certificado ostenta um número serial único, assegurando a rastreabilidade e autenticidade, uma salvaguarda vital contra potenciais artimanhas falsificadoras. “Com sete décadas de história por aqui, a Volkswagen faz parte da cultura do povo brasileiro e, ao longo do tempo, criou gerações de apaixonados pela marca e por nossos veículos icônicos. Fusca, Brasília, SP2, Gol e diversos modelos que fizeram e ainda fazem parte da vida de milhares de pessoas. Oferecer os dados de produção desses veículos no formato de um certificado é uma maneira de abraçar e valorizar esse público de entusiastas de clássicos Volkswagen, além de estimular mais pessoas a preservar e manter as características de seus clássicos, fomentando, dessa forma, o amor pela marca”, diz o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom. O Certificado de Veículos Clássicos é gerado por meio do VW Collection, abrangendo veículos produzidos no Brasil com pelo menos 20 anos de idade. A parceria com a Volkswagen Alemanha, que também reconhece o interesse global em colecionar os veículos produzidos localmente, destaca o Brasil como o segundo país, dentro da família VW, a proporcionar esse serviço exclusivo. Certificado de Veículos Clássicos da Volkswagen; documento pode ser emitido para veículos da marca alemã que têm mais de 20 anos de idade (Volkswagen)Essa iniciativa se fundamenta nos dados de produção da Volkswagen no Brasil desde os anos 1950. O registro inicial, em fichas de papel manuscritas, evoluiu ao longo dos anos até serem preservadas em microfilmes, totalizando cerca de 6,5 milhões de registros. Agora, com a digitalização desses documentos históricos, a Volkswagen não apenas moderniza o processo, mas também contribui para a salvaguarda do patrimônio automotivo. Quando um proprietário solicita o Certificado, a equipe especializada em Desenvolvimento do Produto e Vendas mergulha nos registros em um processo meticuloso e manual. O certificado, então, recebe autenticação das áreas responsáveis pela preservação desses dados valiosos, bem como da Garagem VW, do Desenvolvimento do Veículo Completo e do Departamento de Imprensa da Volkswagen do Brasil. TL 1972, na cor branco-lótus, preservado na Garagem VW (Volkswagen)Os pioneiros a receberem o Certificado VW incluem a clássica Kombi ‘Corujinha’ de 1960; o TL 1972; e o Gol 1300, marcando seu lugar na história como o primeiro Gol “placa preta”. O montante arrecadado com as vendas destes Certificados de Veículos Clássicos Volkswagen será destinado à Garagem VW, uma instalação dedicada à preservação e restauração dos veículos do acervo histórico da marca. Garagem VW – Parte I e Parte II Garagem VW: acervo na planta Anchieta preserva modelos clássicos da VW produzidos no Brasil desde a década de 1950 (Volkswagen)Inaugurada em novembro de 2022, a Garagem VW – Parte II emerge como um santuário automotivo, uma exibição de 1.430 m² na Ala 5 da fábrica Anchieta, em São Bernando do Campo (SP), que abriga 36 carros em um espetáculo que mistura os clássicos consagrados com automóveis inéditos. O trabalho no Acervo VW, que começou há mais de duas décadas com a colaboração de várias áreas da VW, mantém mais de 100 carros em estado primoroso de conservação. Esta coleção é a maior organizada por uma montadora no Brasil, representando o compromisso da Volkswagen com sua história automotiva e seu legado. Para obter o certificado de veículo clássico consulte o website da VW Collection. O post Volkswagen lança Certificado de Veículos Clássicos no Brasil apareceu primeiro em Revista Fullpower. View the full article
  12. O Koenigsegg Jesko não é apenas uma máquina de desempenho insano nas estradas, mas também anda dominando as pistas. Recentemente, a fabricante sueca divulgou um vídeo do hipercarro quebrando um novo recorde de volta na Gotland Ring, uma pista de 7,3 km localizada na pitoresca ilha de Gotland, no Mar Báltico. Relacionadas NotíciasPagani Ímola Roadster é ainda mais potente, mas terá apenas 8 unidades25 nov 2023 - 00h11 TestesPorsche 911 GT3 RS tem downforce maior que o peso de um Kwid22 nov 2023 - 17h11 NotíciasPorsche 911 GT3 RS 2024 tem asa traseira gigante e custa R$ 1.920.00017 ago 2023 - 22h08 O vídeo, que conta com três ângulos diferentes, com câmeras no capacete, painel e na cabine, revela o novo tempo de volta de 2:56,97. O responsável pelo recorde foi Niklas Lilja, piloto de testes da Koenigsegg. A Gotland Ring, embora menos conhecida que Nurburgring, oferece uma volta complexa em seus 7,3 km, composta de muitos saltos, ondulações e curvas rápidas. Koenigsegg Jesko conquista recorde de volta na Gotland RingDivulgação/KoenigseggO recorde surpreende não apenas pelo tempo, mas também pelo contexto em que ocorreu o fato. A Koenigsegg esclarece que a visita à Gotland Ring não tinha como objetivo principal bater recordes, mas sim realizar testes e atividades de marketing. Isso torna o tempo ainda mais excitante para a marca. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram O próprio Niklas Lilja compartilhou momentos sobre a conquista. Ele afirmou que estava forçando o Jesko a apenas 90% de sua capacidade quando superou o recorde anterior. Para contextualizar, o recorde anterior pertencia a um Porsche 911 GT3 RS Manthey-Racing, um carro produzido com foco em pistas. Continua após a publicidade O motor V8 biturbo 5.1 do Jesko, capaz de gerar até 1.600 cv com E85, entregou 1.280 cv nesta corrida, utilizando combustível de octanagem 98. Continua após a publicidade Publicidade View the full article
  13. Nossa ação de final de ano! Um Gol 1992 - CL 1.6 - Aro 17” + Supensão de Rosca + Som Automotivo Completo. Acesse: www.protechpremios.com View the full article
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