Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

Recommended Posts

Lembrei de outra coisa:

um vendedor mostrando um subwoofer,falou para sentir o peso do sub,e ver o tamanho do imã,fazendo uma associação de que peso do imã signfica alto falante bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui até a loja de acessórios mudar o engate do carro, e pedi para o estalador dar uma olhada no som.

O estalador que sabe tudo:

Estalador: "Qual pyramid é o seu?"

Eu: Blaupunkt.

tempos depois:

Estalador: "Blauponit?"

Eu: Blaupunkt.

Depois de ele dar uma olhada o estalador me solta: "poxa, mas você deixa o módulo em flat?"

Eu: deixo, faço os cortes pelo player.

Estalador: "está errado, se estiver em flat o módulo vai tocar em flat, não importa se você faz os cortes para o player."

Eu: é verdade... mas, não mexe ai não, deixe como está. Preciso ir embora, já terminou o serviço?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fui até a loja de acessórios mudar o engate do carro, e pedi para o estalador dar uma olhada no som.

O estalador que sabe tudo:

Estalador: "Qual pyramid é o seu?"

Eu: Blaupunkt.

tempos depois:

Estalador: "Blauponit?"

Eu: Blaupunkt.

Depois de ele dar uma olhada o estalador me solta: "poxa, mas você deixa o módulo em flat?"

Eu: deixo, faço os cortes pelo player.

Estalador: "está errado, se estiver em flat o módulo vai tocar em flat, não importa se você faz os cortes para o player."

Eu: é verdade... mas, não mexe ai não, deixe como está. Preciso ir embora, já terminou o serviço?

A teoria dele não está errada! hauaiahauiaahaui

O módulo vai tocar em flat, ou seja, vai tocar do jeito que sinal vir do player :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lembrei de outra coisa:

um vendedor mostrando um subwoofer,falou para sentir o peso do sub,e ver o tamanho do imã,fazendo uma associação de que peso do imã signfica alto falante bom.

SE o material do ima for o mesmo e cone, bobina, centragem e bordas forem da mesma qualidade, realmente um ima mais pesado é mais interessante, pois tem campo magnetico mais forte, o que melhora o controle

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So para corrigir...

 

Cd de Bass queima sim SUB!!!

 

Coloca aquela musica I LOVE BASS (Bass I love you sei la)... no talo pra ver... ela manda 7hz no sub uma parte da musica... voce não ouve som, o sub se arrebenta de bater mais não sai som... ja ouvi no talo e quase queimei o sub... rs

 

abras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

URGENTE!!!!

 

comprei uma tela de teto com tv ela tem 2 pares de entrada de audio e 1 par de entrada de video e nela tem embutido 2 falantes pequenos. meu problema é o seguinte: ela n tem saida de audio, no caso eu queria q enquanto a tv tiver ligada o som saia pelo sistema de som do carro. mas como posso fazer isso se a tv num tem saida rca pra ligar no som? pensei no seguinte cortar os fios dos alto falantes da tela e ligar os fios na entrada rca do som? sera q da?

preciso de resposta logo pq vou viajar amanhã e queria dexa isso pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um "mito" que apesar de anos de fórum, caiu essa semana (pelo menos pra mim)...

 

o-o-

 

Achava q a manta asfáltica era pra transformar a porta numa caixa selada...

 

Qq coisa, tem um tópico no hi-fi sobre isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Numa conversa sobre som outro dia,ouvi essa pérola:

 

- sub instalado invertido,com a traseira para fora,triplica a potência.

Na verdade a refrigeração melhora. Não triplica, mas não esquenta tanto. Diminui os riscos de queima (pouca coisa, mas diminui) e reduz a compressão de potência. É claro, do jeito que o pessoal do SPL e do trio detona usa os subs, isto não faz a menor diferença... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
So para corrigir...

 

Cd de Bass queima sim SUB!!!

 

Coloca aquela musica I LOVE BASS (Bass I love you sei la)... no talo pra ver... ela manda 7hz no sub uma parte da musica... voce não ouve som, o sub se arrebenta de bater mais não sai som... ja ouvi no talo e quase queimei o sub... rs

 

abras

Não, não queima. CD de Bass só queima sub quando vc sintoniza alto a caixa e não usa subsônico, pois o sub atravessa fácil a x-máxima abaixo da frequência de sintonia. Se seu sistema tá regulado no talo, com um bass boost ou um loudiness, aí é adeus sub mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Numa conversa sobre som outro dia,ouvi essa pérola:

 

- sub instalado invertido,com a traseira para fora,triplica a potência.

Na verdade a refrigeração melhora. Não triplica, mas não esquenta tanto. Diminui os riscos de queima (pouca coisa, mas diminui) e reduz a compressão de potência. É claro, do jeito que o pessoal do SPL e do trio detona usa os subs, isto não faz a menor diferença... :vts

Na verdade a refrigeração melhora. Não triplica, mas não esquenta tanto. Diminui os riscos de queima (pouca coisa, mas diminui) e reduz a compressão de potência. É claro, do jeito que o pessoal do SPL e do trio detona usa os subs, isto não faz a menor diferença...

 

 

Uma duvidazinha qto a isso que voce falou... tipo, usando o sub com o imã para fora... muda algo real no som? SPL Diminui ? Ou muda apenas refrigeracao do driver igual voce falou ? Reduz compressao de potencia ( ?? Nao entendi... o que seria compressao de potencia? )

 

Se puder dar uma ideia pra mim do que mudaria , eu agradeco. Estou fazendo um projeto de som para um civic 99 e a caixa do sub pretendo fazer com 57 litros livres dentro da caixa e o UXP12D2 virado com o ima para fora, assim ganho espaco tb... invez de perder 4litros dentro da caixa e ter que fazer ela com 61L.

 

Valew

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Numa conversa sobre som outro dia,ouvi essa pérola:

 

- sub instalado invertido,com a traseira para fora,triplica a potência.

Na verdade a refrigeração melhora. Não triplica, mas não esquenta tanto. Diminui os riscos de queima (pouca coisa, mas diminui) e reduz a compressão de potência. É claro, do jeito que o pessoal do SPL e do trio detona usa os subs, isto não faz a menor diferença... :vts

 

 

 

Uma duvidazinha qto a isso que voce falou... tipo, usando o sub com o imã para fora... muda algo real no som? SPL Diminui ? Ou muda apenas refrigeracao do driver igual voce falou ? Reduz compressao de potencia ( ?? Nao entendi... o que seria compressao de potencia? )

 

Se puder dar uma ideia pra mim do que mudaria , eu agradeco. Estou fazendo um projeto de som para um civic 99 e a caixa do sub pretendo fazer com 57 litros livres dentro da caixa e o UXP12D2 virado com o ima para fora, assim ganho espaco tb... invez de perder 4litros dentro da caixa e ter que fazer ela com 61L.

 

Valew

Muda pouquíssima coisa, praticamente imperceptível. Apenas a área do cone que diminui, mas nem dá pra perceber. Pode botar invertido. Mas tenha em mete que, com o falante invertido a caixa vai ocupar muito mais espaço. Vale a pena fazer logo a caixa maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh entao... se for ver, compensa botar normal.. com uma caixa 4litros maior, do que ter aquele imã pra fora... acho q vai atrapalhar menos pensando bem..

alem de que.. o UXP eh moh bunitao :P

hehe valew :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ahuauhauhaua

 

 

eu pensava que caixa era tudo igual, potencia pmpo divida por 4 e achava rms, cabeamento tbm era besteira tanto fazia fio mais grosso

 

 

equalizador do cd player tinha que ficar no  maximo, nao sabia o que era distorcao ahauhaua entre outros, com ajuda do curso tecnico de eletronica e do forum esses mitos foram sendo quebrados

Gostei dessa da potencia PMPO dividida por 4

 

[]

 

Sandro

um dia desses procurando alto falantes 6x9, o kra da loja me veio com um Hbuster, dizendo que era uma maravilha e que tinha 600W pmpo. dai perguntei quanto tinha em rms, ai ele disse: é só dividir por 3, ou seja 200W rms...

até hj nao sei de onde tiraram isso.......

pedi licensa e me mandei de lá, fiquei até com medo da loja.

uaehauehauehauehauehauehaue

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li uma certa vez em uma certa revista que o ideal era colocar um amplificador que dê aproximadamente 80% da potência RMS do o sub. :pirou:

 

É uma pena que não lembro qual foi a revista. <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Li uma certa vez em uma certa revista que o ideal era colocar um amplificador que dê aproximadamente 80% da potência RMS do o sub.  :pirou:

 

É uma pena que não lembro qual foi a revista.  <_<

trecho retirado de um artigo do autosom:

 

Potência RMS vs. SPL. Mitos e verdades da potência elétrica

 

".....Para evitar danos devemos seguir algumas regras como, não usar um alto-falante com potêcia menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima , aconselha. Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-fitas, não trará nenhuma vantagem.

Fonte: PortaVox - Bravox

 

tem esse tb:

 

Qual amplificador que casa com meu(s) subwoofer(s)

 

Vamos descrever aqui, algumas regras básicas para se escolher um amplificador que case com seu(s) subwoofer(s).

 

1o - obedecer a impedância mínima especificada pelo amplificador

2o - casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo amplificador

 

 

Se você tem um subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS, você precisa de:

- um amplificador que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms

 

se você tem um subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS, você precisa de:

- um amplificador que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

 

se você tem dois subwoofers de 4 Ohms que suporta 300W RMS, você precisa de:

- um amplificador que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofers em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

 

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):

- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms

 

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):

- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms

 

Evitando a queima de subwoofers

 

Utilize subwoofers de mesma potência ou um pouco acima do fornecido pelo amplificador. Ex: amplificador que fornece 200W RMS a 4 Ohms, utilize um subwoofer de 200W a 300W RMS ou mais e que tenha impedância de 4 Ohms;

Editado por marcelosk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse artigo que foi escrito pelo pessoal da Bravox foi direcionado à leigos (95% da galera), no intuito de evitar a reclamação por derretimento das bobinas e lançamento de cone :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse artigo que foi escrito pelo pessoal da Bravox foi direcionado à leigos (95% da galera), no intuito de evitar a reclamação por derretimento das bobinas e lançamento de cone :P

Concordo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo!

hehe tenta enfiar um modulo de 1200 w rms na cabeça de um bvx pra ver oq acontece . aki na minha cidade o bvx é o sub mais odiado no momento suberou o bicho papão . o sub é uma porcaria pra vcs terem noção tem dono de loja amigo meu q andou trocando o sub por pyramid usada e o resto das lojas estão parando de vender,eu nem ofereço mais pros meus clientes ,esse sub só tem belesa mais nada, o bvx que ainda não frito e q esta recebendo maior potencia esta ligado em um modulo de 600 rms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fiozinho que vem em alguns cabos RCA é pra ligar o Remoto do player.

[-] essa é pra acabar com tudo,rsrsrs só tem que avisar que não é pra isso.... vai que um uma pessoa faça isso(sei lá,alguem que tem muito pra aprender ainda...) rsrsrrs mais não custa nada ressaltar.. crianças não façam isso!!!!... :vts agora é sério,é só pra aterrar ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa meu setup dos sonhos!!(quando naum manjava nd de som)

 

Modulo Pyramid super pro 1000w

(Para mim era o fo**!!naum tinha pra ninguem)

2 Bomber Bicho papão

bomber era a marca, e bicho papao o melhor do mundo!!

cornetas eram td igual entaum vai a mais barata!

modulo sterio um cl-500 , pois via muitos em carros por aqui.

 

quanto a impedancia?

Vixe nem sabia que isso existia!!

 

e mtos "xiais" no 6x9 para ter qualidade!!

 

:blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu sonzao seria assim:

 

=> 4 n xiais no tampao

=> player com mp3 da hbuster (esse comprei mas logo logo to trocando)

=> booster ab2000

=> triaxias nas portas dos mais baratos e e mais coloridos

=> sub de 12'' bicho papão numa caixa dutada(nem sabia p que servia o duto)

=> alternador e baterias originais

 

ainda bem que nao comprei isso ai tudo !!!!!

 

ahuauhauhaua

 

 

eu pensava que caixa era tudo igual, potencia pmpo divida por 4 e achava rms, cabeamento tbm era besteira tanto fazia fio mais grosso

 

 

equalizador do cd player tinha que ficar no  maximo, nao sabia o que era distorcao ahauhaua entre outros, com ajuda do curso tecnico de eletronica e do forum esses mitos foram sendo quebrados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DICAS DE UM CARPINTEIRO dono da loja de MDF AQUI DA MINHA CIDADE!

 

"...para fazer esta sua caixa, vc precisa apenas colocar um parafuso em cada canto da caixa e colocar cola, daí vc deixa colar bem e esta pronto. Fica muito forte, porque na verdade o que veda e dá força é a cola e não o parafuso..."

 

detalhe: tenho dois street bass de 15" empurrados por um T1600 em caixa de 164 litros livres para cada falante. Piada né?

 

minha reação: éééééé....ata....pode deixar. e me retirei pela esquerda!hehehe

 

sobre o meu som ideal? era 4 6"X9"no tampão mais 2 de 12", marca? potencia? tocador? sei lah qualquer um! bota aí um pyramid ou buster!

 

Abraços a todos, muito bom o tópico e parabéns!

 

STQ!!!

Editado por EduGTI2000

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
trecho retirado de um artigo do autosom:

 

Potência RMS vs. SPL. Mitos e verdades da potência elétrica

 

".....Para evitar danos devemos seguir algumas regras como, não usar um alto-falante com potêcia menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima , aconselha. Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-fitas, não trará nenhuma vantagem.

Fonte: PortaVox - Bravox

 

tem esse tb:

 

Qual amplificador que casa com meu(s) subwoofer(s)

 

Vamos descrever aqui, algumas regras básicas para se escolher um amplificador que case com seu(s) subwoofer(s).

 

1o - obedecer a impedância mínima especificada pelo amplificador

2o - casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo amplificador

 

 

Se você tem um subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS, você precisa de:

- um amplificador que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms

 

se você tem um subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS, você precisa de:

- um amplificador que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

 

se você tem dois subwoofers de 4 Ohms que suporta 300W RMS, você precisa de:

- um amplificador que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofers em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

 

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):

- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms

 

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):

- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms

 

Evitando a queima de subwoofers

 

Utilize subwoofers de mesma potência ou um pouco acima do fornecido pelo amplificador. Ex: amplificador que fornece 200W RMS a 4 Ohms, utilize um subwoofer de 200W a 300W RMS ou mais e que tenha impedância de 4 Ohms;

 

 

não vejo nada de errado ou de mito nesse artigo, a mais de 20 anos atras, quando me ligava em som residencial, o conceito técnico, inclusive em literatura estrangeira que eu pesquisava, sempre era de que se deveria usar falantes com potência um pouco superior a do amplificador, para proteção dos falantes, certamente pra maioria seguir essa regra evita muitos problemas

 

o Autosom é um site conceituado, e onde muitos aqui aprenderam a maioria das coisas, e certamente a idéia aí não está furada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DICAS DE UM CARPINTEIRO dono da loja de MDF AQUI DA MINHA CIDADE!

 

"...para fazer esta sua caixa, vc precisa apenas colocar um parafuso em cada canto da caixa e colocar cola, daí vc deixa colar bem e esta pronto. Fica muito forte, porque na verdade o que veda e dá força é a cola e não o parafuso..."

 

detalhe: tenho dois street bass de 15" empurrados por um T1600 em caixa de 164 litros livres para cada falante. Piada né?

 

minha reação: éééééé....ata....pode deixar. e me retirei pela esquerda!hehehe

 

sobre o meu som ideal? era 4 6"X9"no tampão mais 2 de 12", marca? potencia? tocador? sei lah qualquer um! bota aí um pyramid ou buster!

 

Abraços a todos, muito bom o tópico e parabéns!

 

STQ!!!

na realidade esse cara nao tava TAOOOOO errado assim nao!

 

eu vejo neguin aqui do forum colocando 1 milhao de parafusos nas caixas, e isso de certa forma é errado!

 

1º quanto mais parafuso mais fraca fica a caixa... tem um numero certo de parafusos e distancias!

 

quanto mais parafuso voce por, voce ta forçando o MDF a se expandir, quando isso acontece ele enfraquece no local.. alem de que voce vai estar puchando a madeira e forçando ela a se curvar!

 

eu coloco 3 parafusos por Palmo meu e Cola...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DICAS DE UM CARPINTEIRO dono da loja de MDF AQUI DA MINHA CIDADE!

 

"...para fazer esta sua caixa, vc precisa apenas colocar um parafuso em cada canto da caixa e colocar cola, daí vc deixa colar bem e esta pronto. Fica muito forte, porque na verdade o que veda e dá força é a cola e não o parafuso..."

 

detalhe: tenho dois street bass de 15" empurrados por um T1600 em caixa de 164 litros livres para cada falante. Piada né?

 

minha reação: éééééé....ata....pode deixar. e me retirei pela esquerda!hehehe

 

sobre o meu som ideal? era 4 6"X9"no tampão mais 2 de 12", marca? potencia? tocador? sei lah qualquer um! bota aí um pyramid ou buster!

 

Abraços a todos, muito bom o tópico e parabéns!

 

STQ!!!

na realidade esse cara nao tava TAOOOOO errado assim nao!

 

eu vejo neguin aqui do forum colocando 1 milhao de parafusos nas caixas, e isso de certa forma é errado!

 

1º quanto mais parafuso mais fraca fica a caixa... tem um numero certo de parafusos e distancias!

 

quanto mais parafuso voce por, voce ta forçando o MDF a se expandir, quando isso acontece ele enfraquece no local.. alem de que voce vai estar puchando a madeira e forçando ela a se curvar!

 

eu coloco 3 parafusos por Palmo meu e Cola...

tem uma loja bem conceituada em floripa que o dono me falou recentemente que o sub tinha queimado o módulo, porque o sub de 1000W tinha puxado muita potencia do amplifi 100W. e acredite ele num tava falando da impedãncia do sub e no simples fato do sub ser mais forte que o módulo, ai meu deus, vc consertariam amplifi para uma pessoa destas? e pior que floripa, a maioria é assim, poucos instaladores sabe as regras básicas de impedãncia..... a coisa aqui é terrível

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...