Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

Recommended Posts

Tava analisando o tamanho da porta e imaginando que dava pra fazer um door-port com uma litragem grande nu meu carro quando o estaldor me solta essa:

 

1 litro ta bom p/ qualquer kit.......

 

ai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tomanorris em caixa de 70L

 

ahsuahushas

 

issu os de 15 pro resto é só fazer regra de 3

por exemplo axando para um falante de 18

15------70

18------x

 

asuahsuas

 

zuera mas ja ouvi uma vez n me lembro onde

 

dono pegunta ao instalador: q bitola de fio vc vai usar?

estaladô: bitola eu n uso n só o fio mesmo! :blink:

 

issu foi em uma loja ki na cidade

eu com um e2k de 12 dupla de 2 ohms num mxr x2.250....

o dono e os instaladores queriam me vender um stetsom tuning pq ia fica mto melhor e tbm pq era maravilhoso....como eles diziam

por sorte eles estavam montando um som com essa configuração no dia

pedi pra ligarem e falei ...é ta bom mesmo hein....compara com o meu...pra ve se da mta diferença

 

só falto cadeira e pipoca na mão dos cara da loja pra vemeu som tocando haushuahsas

 

detalhe eu usava d250x queriam me empurrar fxk

mxr era uma porcaria

pyramid era pior q booster

resumindo meu som tava uma mer** pra eles

 

mas depois pagaru mó pau

 

ahuahsuas

 

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

a melhor de todas!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Curso de som (dum cara ae chamado lucas)......

faça vc mesmo seu plug 4 vias ....corte a fonte do seu pc!

fios para ligação? sobe no poste e arranca os de telefone.....

 

kkkk eu quase me matei qnd eu vi issu

hj a criaça cresceu e n faz mais issu mas akilo foi de fude!

 

ultima do dia...

 

estalado testando + e - do carro....

q multimetro q nda....da curto na lata o q faisca é +!

 

 

ahsuahsuasas

essa regra de 3 ai pros norris foi fo** ein....kkk o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

algumas orelhadas q ja pensei??? hummm.....................

 

 

modulo mono? stereo? ohms? canais? watts? pra ke isso!

compra um falante, poe na caixa, liga um modulo e ja era hahahahaha (e pensar q eu comprei dois modulos mono pra instalar meu som.... tsc tsc... kkkk)

 

 

caixa dutada? vedada? iiih bestera... é tudo igual hahahaha (ess é sem comentarios kkk)

 

 

som forte é akele com mais sub... (nota-se que mtas vezes eh melhor um de 800 wrms do q dois de 200 Wrms kkk)

 

 

15"??? meu deussss ke som forte!!! hIAUdhiUAHDiuAHD... (e hj em dia ja vi mtos de 12 dando bucha linda em mtos de 15)

 

aaaaaaaah... acho ke esses eram esses mesmo...

 

HAUIhdIUAHDiuHADuAD fods fods....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e pensar q eu comprei dois modulos mono pra instalar meu som.... tsc tsc... kkkk

 

:huh: e qual o problema disso? não entendi agora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
-Descobri que marcas famosas e equipamentos aclamados na maioria esmagadora vezes decepcionam. Basicamente era o seguinte, lia maravilhas no forum, ia escutar e achava ruim/comum e ficava imaginando o que se passava na cabeça de quem escreveu o ''review''. Nessas se deu o aprendizado...

Acho essa a melhor mesmo Crasher. Resume TUDO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po galera.. minhas idéias eram poucas a respeito do som automotivo! Tive muitas instruções de 'estaladores' q só sabiam ligar fio!

 

- Bota 2 tweeters q o som fica com mais estéreo!

FALSO: Estereo é o efeito causado entre a diferença sonora do lado esquedo e direito, geralmente gerada na gravação do audio! Coisas tipo.. alguns instrumentos do lado esquerdo outros do lado direito! O Tweeter aumenta o AGUDO (ou Treble, em ingles).

 

- A função LOUDNESS liga um amplificador extra nos toca-fitas (na época mal existiam toca-cds)...

FALSO: Loudness apenas dá um reforço e uma ligeira equalizada no som, pra compensar a deficiencia na curva de resposta dos falantes! (isso foi explicado aqui no fórum!)

 

- Bridge multiplica a potencia 4x! (isso foi eu q deduzi, pq os TMP, por exemplo.. tem 2x75wrms ou 1x300wrms em bridge! Pela lógica, = 4x!)

FALSO: O bridge SOMA os canais! Sendo q geralmente a potencia eh informada @2 e @4ohms! Sendo q, geralmente, o bridge soh funciona com a impedancia somada dos canais! Por exemplo.. se um amp tem 2x 2ohms.. o bridge vai ser a 4ohms! Pode-se usar 2ohms.. mas vai forçar o módulo (reduzindo a vida útil ou até mesmo queimando!)

 

Enfim.. eu sempre gostei muito de ler revistas automotivas e coisas do gênero (AUDIO CAR, etc)! Aos 14 anos já sabia uq era um palco sonoro, uq era uma ligação em bridge, a curva de resposta de frequencia, os cortes de frequencia de cada falante, uq era SPL, RTA.. enfim. Nessa época eu já mi virava instalando qualquer tipo de som!

Com o tempo fui aprendendo a calcular impedancias, tipo 8ohms+8ohms = 4ohms! 4ohms + 4ohms = 2ohms! A entender sobre as litragens das caixas, dutos (tipos e tamanhos) e etc!

 

Ah, outro mito q eu tinha.. era q DUTO EH TUDO IGUAL! independente de tamanho/comprimento.. eu pensava q duto era apenas pra escapar a pressão da caixa! :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu colocava o ganho de meu amplicador no maximo e tudo o mais que tinha la no maximo e quando escutava o som alto e começava a distorcer bem muito tirava o bass e e treble do cd player totalmente e ás vezes até o medio tambem e o loudness, aliviava um pouco! uauahauahauahauahuahaaua :vts

 

e tambem som bom era aquele que quando tava na metade ja dava um som danado! e diziam: - esta na metade do volume e ja esta alto assim! imaginem se tivesse no maximo! e o dono do som respondia: - pois é, mas nao posso botar no maximo que começa a distorcer muito, pois tenho que comprar mais um alto falante! uahuahauhauahauahauahuahaauh :vts

 

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e para mim todo som extra forte comesava com 4 par de 6x9 de preferencia as DA PIONEER dai colocava um piramid de preferencia os SUPER PRO kkkkkkkk :vts[^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes eu Pensava que alto falante quaquer dava tocava grave, e não exisitia litragem de uma caixa, e pra min RMS era atoa.já até coloquei Mid Range pra tocar graves...eu pensava que capacitor no tweeter só servia para deixar o som mais baixo... liguei sem e frito por dentro!pra min podia ligar trinta alto falante em de qualquer geito, paralelo ou serie que não dava nada, corneta com tweeter, sub...caixa de som podia ser feita até com madeira da guarda roupa,armario,porta,mesa,estante,criado mudo...

Editado por Diego_na_nett

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quando numa festa no meio da rua chegava um cara com um som bem grande e ligava-o na tomada de um bar, eu pensava que era porque o cara era muito mao de vaca, que nao queria gastar a bateria! aauhauahauhauhauahaua

nao deixa de ser! auhauahauhaauh

:mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas são as que os ESRALADORES falam por aqui e agente acaba caindo e que com o tempo a agente aprende que ESTALADORES não são confiaveis.

 

A do 6x9 no tampão dar mais qualidade é classica. Som bom tinha que ter 1 ou 2 pares no tampa traseira.

Falam também que som trio tem que ter 6x9 pra ser bom.

A do qnt mais N-axiais o falante tiver melhor tmb é boa.

 

Caixa pode ter qualquer litragem.

 

Compensado é melhor que MDF pra fazer caixa pro falante. (Aqui o MDF é mais caro e os ESTALADORES acham que dá mais trabalho pra fazer a caixa)

 

MDF de 8~10mm já serve. Não precisa usar MDF de 15, 18, 20mm.

 

A do fio do meio ddo RCA pra ligar o remoto tmb é classica.

 

Acreditar nos caras do forum é coisa de louco.

 

Esse não sei se é mito. Colocar o volume do cd player no maximo com uma distorção muito ruim e achar que tá abafando com akelas cornetas gritando distorcidas.

 

Agora tneho uma dúvida: Se o PMPO não serve pra nada e não tem nromatização pra que q ela existe afinal? É só pra enganar as pessoas?

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se o PMPO não serve pra nada e não tem nromatização pra que q ela existe afinal? É só pra enganar as pessoas?

exato...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico !!!

 

Lá vão os mitos desmistificados:

 

- Pra qualidade o negócio é 6x9 no tampão + 6'' na porta !

 

- Pioneer é topo de linha em tudo, principalmente as temidas 6985 que até hoje são idolatradas aqui em Ctba !!! huahuahuahuahu;

 

- Módulo é piramid e ponto final;

 

- Fio flamenguinho é pra toda obra.... fio maior que 4mm é só para maquina de solda ou chuveiro XD;

 

- PMPO é a mesma coisa que RMS (Clássico);

 

- N-axiais são bem melhores que o resto... principalmente depois que a buster começou a lançar pentaxiais e sextaxiais;

 

- Bosch São Francisco + Eq Tojo é o que há !!!

 

- Soldar ? Para quê !?!?!

 

E mais um monte que eu não me lembro no momento :D ...

 

 

[]'s

 

 

Augusto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez o vendedor falo que o som nao distorcia porque tinha bastante potencia rms :pirou:

 

 

EDIT: era um som residencial

Editado por marcelow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

escutei isso dum senhor Estaladô:

 

*bah muleque? pra que tu quer esse banda carao ae? poe esse stetsom branquinho aqui ele tem um acrilico azul e tals, toca bem mais que o banda, e vai empurrar seu sub legal! (UHUMMMM)

 

*agente faz as instalaçoes aqui com este fio (4mm porcao)

-eu: e vc's usam thermo retratil pro acabamento?

- THERMO O QUEEEEEEEEEEEE?

 

*essa caixa aqui vai ficar fera no seu som... ( a caixa tinha 15L hueheuhe prum cruzader de 12" ia ficar uma belezura! )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- Fio flamenguinho é pra toda obra.... fio maior que 4mm é só para maquina de solda ou chuveiro XD;

 

- Soldar ? Para quê !?!?!

AHUAHUAHUAHUAHUHAUAHU

 

Ja ri d+ aqui lendo esse topico...

 

La vai uns:

 

- A uns 5 anos atras que eu achava que pyramid era um tipo de altofalante, mais precisamente um sub, kkkkkkkkkkkk Santa inoscencia!!

 

- Na loja: Ae mano, leva essa caixa lateral aqui de fibra que teu sub vai bater muito mais que nessa tua de mdf de 50L.

 

- Vo prender o terra aqui atras do banco (naquela chapa preta que tem nas costas banco de traz) porque é melhor.

 

- Essa é a mais bizarra que eu ja vi... quase tive um infarto na hora:

 

- Que que vc tem ai de som??

- 8 6x9.

- Poo, pra que isso tudo??

- Pa curti uma musiquinha nos churrascoss

- E que que tu ta usando pra empurra eles?

- um STETSOM bonzao que eu arrumei..

 

Quando eu olho, no cantinho do porta mala, ta lá um pobre coitado de um Stetsom CL-450 com 8 6x9 pindurado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- Fio flamenguinho é pra toda obra.... fio maior que 4mm é só para maquina de solda ou chuveiro XD;

 

- Soldar ? Para quê !?!?!

AHUAHUAHUAHUAHUHAUAHU

 

Ja ri d+ aqui lendo esse topico...

 

La vai uns:

 

- A uns 5 anos atras que eu achava que pyramid era um tipo de altofalante, mais precisamente um sub, kkkkkkkkkkkk Santa inoscencia!!

 

- Na loja: Ae mano, leva essa caixa lateral aqui de fibra que teu sub vai bater muito mais que nessa tua de mdf de 50L.

 

- Vo prender o terra aqui atras do banco (naquela chapa preta que tem nas costas banco de traz) porque é melhor.

 

- Essa é a mais bizarra que eu ja vi... quase tive um infarto na hora:

 

- Que que vc tem ai de som??

- 8 6x9.

- Poo, pra que isso tudo??

- Pa curti uma musiquinha nos churrascoss

- E que que tu ta usando pra empurra eles?

- um STETSOM bonzao que eu arrumei..

 

Quando eu olho, no cantinho do porta mala, ta lá um pobre coitado de um Stetsom CL-450 com 8 6x9 pindurado

ijsaijsaijsijAIJaijIJIJaijAIJaiAahuHAUahUAHuhauHA ja vi isso so que era 1 CL-450 pra 10 cornetas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ijsaijsaijsijAIJaijIJIJaijAIJaiAahuHAUahUAHuhauHA ja vi isso so que era 1 CL-450 pra 10 cornetas!

Pelo menos o cara tinha força de vontade!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já vi esse stetsom empurrando 2 subs, cornetas e tweeters sozinho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antigamente eu pensava que subs e woofers davam mais graves no tampão do que instalados em caixas acústicas! Pensava também que a Potência PMPO era a verdadeira Potência RMS! E outra pra mim só valia se fosse woofers/subs ligados com tweeters sem capacitores para dar aqueles tum, tssss, tum, tssssm tum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A moda antigamente aqui no DF eram: 4 Cornetas, dois St, dois Pioneer IMPP de 12", + 1 Pyramid PRO 1000 tocando tudo! Depois evoluiram passaram pra terem: 4 cornetas, 4 St, 4 midbass venture, dois Pioneer IMPP de 12" ou Up-grade de 12" + 1 Pyramid PRO 1000! Agora evoluíram mais, são: 4 Cornetas, 4 St, 6 midbass da venture, dois BP 12" + 1 Banda 9.8! E os instaladores falam que essas configurações tocam muito, não importam se tem ou não distorções, mas tá tocando que é uma beleza! Mal de Braziliense!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma mentira que tive que ouvir de boca calada: O cara colocou placa de venda no seu Pálio 97, tava pedindo R$ 12.000,00 e o som ele gastou R$ 3.000,00 somando com o valor do carro estava pedindo R$ 15.000,00 em tudo! O som dele era: 2 Bomber Up-grade de 12", 4 Cornetas, só não sabia dos modelos de amplificadores e quantos que eram! Só sei que ele afirmou que o som influência no valor do carro!!! (ÃHÃÃÃÃMMMM, VAI sonhando nisso!).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa ate hoje tenho duvidas os dutos podem ser instalados em qualquer lugar da caixa Ex.na frente, atras ,em cima , metade para dentro e metade para fora o que importa e a dimenção do tudo e o comprimento duvidas...............

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma boa

 

aumenta o ganho que vc ganha potencia auhauhauhua :pirou:

 

ganha sim :legal: rsrsrs

Editado por rodizzi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Timbre não existe, é só mais uma coisa inventada pelos foristas"

 

Quem adivinha o autor dessa frase?? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...