Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

Recommended Posts

Ah quase me esqueci, em uma cidade vizinha tem uma loja que recondiciona falantes: O mito foi quando descobriram a bobina de 6 ohms!!! Todo mundo que tinha falantes de 4 ohms, trocava as bobinas pelas de 6 ohms, porque batia mais!!! Detalhe em banda 1800 tocando abaixo de 2 ohms, e diziam o módulo chega a desarmar rapaiz de tão forte os falantes! :banghead:banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah quase me esqueci, em uma cidade vizinha tem uma loja que recondiciona falantes: O mito foi quando descobriram a bobina de 6 ohms!!! Todo mundo que tinha falantes de 4 ohms, trocava as bobinas pelas de 6 ohms, porque batia mais!!! Detalhe em banda 1800 tocando abaixo de 2 ohms, e diziam o módulo chega a desarmar rapaiz de tão forte os falantes! :banghead:banghead

ESSE foi um vendedor do Extra que falou

H-Buster? esse é da Pionner, a linha de entrada... é a mesma tecnologia, mesma fábrica...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UFA! Li todos os posts.

 

Porém tem um que "mito" que ainda não vi. Tudo bem que este é mais difícil, pois acaba passando muitas vezes desapercebido.

 

Quantos "instaladores" ao montar um sistema de super tweeters e drivers os consideram iguais? Ou seja, que tocam na mesma freqüência.

Aqui, simplismente todos que conheço. E nem tente discutir com eles... Aliás eles aplicam esta "teoria" a todos os alto-falantes...

 

Exemplo:

- como o fazem: dois drivers 8 Ohms e dois super tweeters 8 Ohms. Todos em paralelo no mesmo canal teremos 2 Ohms. :unsure:

Imagine eles ligando em um mesmo canal um ainda um woofer...

 

- o correto: com dois drivers de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms para os médios e os dois super tweeters de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms para os agudos. Porquê? Simples: drivers e tweeters tocam em freqüências diferentes. Senão não usuaríamos no mínimo capacitores diferentes para drivers (47 a 22uF) e super tweeters (2,2uF). E também não existiria um dos dois.

 

Este tópico está muito bom! [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu axava q bitola de cabo era tudo igual, Axava tbm q investir em cabos (de alimentação e RCA) era bobagem... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usando auto falantes errados , MOntar uma caixa com 2 subs e querer graves com o porta malas aberto

hahahah

Editado por gustavo-bh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"Panela" com "bubina" dupla é muito mais forte "bubina" simples.

Mas ele serve pra q?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas ele serve pra q?

Isso não é nada em uma loja de som, ouvi uma recomendação do dono e de um instalador pra um cara que queria qualidade no som colocar um par de 6x9 no tampão,tocando free air, um bomber bixo papão de 550 w de 10", 01 piramyd 1.200 4 canais pra toca u sub e as 6x9 detalhe da B Buster... e ligar direto de um sony antigo um kit duas vias bravox CS 60b... Esse somseria pra ele ouvir qualquer tipo de música como se estivesse no cinema kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EU não sabia nada sobre som de carro, mais com vocês todos eu aprendi, e num sabia o que era RMS, cabo RCA, mais aqui vc aprende tudo

 

valeu

ta demais

 

[-][-][-]

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu nem tinha carro, com meus 16 anos, um amigo colocou um som no carro dele. Ai fui descobrir o que era som automotivo, até então pra mim, só original msm.

 

Ai começaram os mitos:

 

Quanto maior o Amplificador, melhor.

 

Almplificador que esquenta bastante é pq detona nos graves. (A pyramid do meu amigo fritava ovo, hamburguer, oque quisesse... sem óleo hein?!. Não sei como nunca pegou fogo naquilo...)

 

Amplificador era Pyramid e alto falando era Pioneer 6986. O resto era porcaria.

 

Depois descobri que existia Fosgate. Ai tudo era fosgate. Só Existia Punch e 4.6X

E o melhor amplificador do mundo eram as Punch pretas modelo antigo (era assim msm que eu falava)

 

Ta certo que eram bons msm, mas era bem naquelas "É Fosgate? Não?! Então num presta, joga fora!"

 

hauahauhau

 

Deve ter mais coisas que não lembro agora....

 

Quando lembrar eu coloco aqui...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa! sou novo aqui... não sou totalmente leigo no assuto, intendo um pouco, o suficiente pra não fazer ligações erradas no meu som, e as vezes consertar cagadas dos "estaladores" como vcs falam por aqui :)

 

Só fiquei em duvida com uma coisa.. ja que o ganho do amp não é volume, pra que exatamente ele serve então??? Alguem por favor poderia me explicar isso? :rolleyes:

 

E quanto aos falantes na parte traseira do carro, não concordo que isso seja um mito, acho que isso vai do gosto de cada pessoa... eu pessoalmente acho bom, "administro" o som do carro do meu pai, um corsa sedan.. no inicio deixei sómente os falantes da frente com 2 subs atras, pra quem senta nos lugares da frente do carro blz, mas pra quem senta atras, o som fica uma verdadeira bosta... só se escuta a pancada do sub, tentei diminuir o grave mas não fica bom, agora coloquei os falantes atras e o som ficou uma beleza pra todos os passageiros do carro... não vejo motivo nenhum pra isso ser um mito.

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa! sou novo aqui... não sou totalmente leigo no assuto, intendo um pouco, o suficiente pra não fazer ligações erradas no meu som, e as vezes consertar cagadas dos "estaladores" como vcs falam por aqui :)

 

Só fiquei em duvida com uma coisa.. ja que o ganho do amp não é volume, pra que exatamente ele serve então??? Alguem por favor poderia me explicar isso? :rolleyes:

 

E quanto aos falantes na parte traseira do carro, não concordo que isso seja um mito, acho que isso vai do gosto de cada pessoa... eu pessoalmente acho bom, "administro" o som do carro do meu pai, um corsa sedan.. no inicio deixei sómente os falantes da frente com 2 subs atras, pra quem senta nos lugares da frente do carro blz, mas pra quem senta atras, o som fica uma verdadeira bosta... só se escuta a pancada do sub, tentei diminuir o grave mas não fica bom, agora coloquei os falantes atras e o som ficou uma beleza pra todos os passageiros do carro... não vejo motivo nenhum pra isso ser um mito.

 

Abs.

E aí Maicon beleza? Seja bem vindo ao forum.

 

Esclarecendo essa parte do ganho do amplificador:

 

Ele deve ser regulado conforme a voltagem de saída do player (tem um artigo que explica melhor isso).

 

Por exemplo se as saídas rca's do seu player tem 2 volts, então você deverá regular o ganho do seu amplificador em 2 volts. As saídas dos players em geral tem de 0,5 à 6 volts, verifique no manual e manda bala.

 

Ps.: Alguns amplificadores não marcam a voltagem no botão de ganho, apenas mín. e máx., aí você terá que ver no manual do amplificador para saber as voltagens admissíveis de entrada, se eu não me engano o mínimo significa a maior voltagem o máximo a menor.

 

Valew. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais uma: caixa selada n eh baum pq queima o sub. Essa foi dita por uma pancada d gente aki d araxa-mg.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coisas que escuto QUASE TODO DIA na rua e em lojas...

 

*Capacitor anula a impedancia, pode ligar tudo junto...( se capacitor anula a impedancia, o que o amp ia fazer???? Ele tocava o que achava melhor???)

 

*Duto é pra tirar a pressao interna da caixa e ventilar a bobina do sub

 

*Grafico de equalizador tem que ficar com formato de sorriso

 

*Falante seco(sem susp) so toca medio-grave e free air

 

*2 dutos de 4 polegas é igual a 1 duto de 8"

 

*Modulo de 4 canais nao toca grave, so medio. pra grave SOMENTE mono

 

*Todos os 79823479807234 falantes produzidos pela Selenium passam 8965625 horas em camara anecoica recebendo 764786234 W antes de serem embalados e vendidos

 

*Extreme nao queima...pode ligar uma 1200D pra cada. Nesse dia vi 2x15" soltar fumaça e ficar mudo

 

*Garantia cobre bobina queimada. Essa veio depois que os 2x15 queimaram.

 

*Caixa acabada com carpete tem menos acustica que as de curvim ou outro material liso

 

*cd no talo+ganho no maximo+ bass no 6 = 1° lugar em SPL

 

*Rock pesado é o melhor pra competir em trio pq tem guitarra

 

*cd de bass queima falante ou deixa a bobina frouxa

 

Mito que me tirarm no forum

 

*nao existe duplicador de onda e muito menos os TOP do Brasil usam pra subir xDb em seus carros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lá estava eu numa filial de uma grande rede estaladora de SP-Capital:

 

Estalador:

"Bom, pro módulo precisa trocas essa fiação, é muito fina. Os cabos dos falantes, também, principalmente os do subwoofer. Já o cabo rca provavelmente não, mas precisamos testar, pois como eles são de fibra ótica, pode ser que tenham quebrado em algum lugar."

 

Eu:

"Ah, ta ok, então eu volto aqui qualquer dia."

 

Estalador:

"Certo, mas vem mesmo, vai ficar bem legal. Porque de som a gente entende um bocado."

 

!!!!!!!

 

[]s!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca!! Cabo RCA de fibra ótica?? Onde eu compro esse?? deve ser animal!!

 

¬¬ :banghead:banghead

 

Mas então... li o topico inteirasso, do começo ao fim.. não resisti.... e achei que não veria a antiga (essa eh da epoca em que era criança..... ) de que EQ tem que ter forma de sorriso... sensacional...

 

Não sei nem o que falar.... acho que a maioria das cagadas que vemos por aih estah postada...

 

Minha unica ressalva eh o fato do topico ter sido aberto em 2005 e ainda hj as mesmas cagadas serem vistas por aih. Nas minhas andanças por lojas e fabricantes agora que estou refazendo meu som, que estou vendo que as coisas continuam as mesmas. Não existe nada mais dificil nesse mundo que mudar conceitos... as pessoas se enraizam naquilo que aprendem e veem funcionando num dado momento e fica dificil mudar.... Conheço muitos para os quais Fosgate eh tudo nessa vida.... Pyramid então....

 

Minha historia? Acabei de despachar meu pyramid pelo mercado livre hj... não tenho o que reclamar dele. Me aguentou por muito tempo e deu 122 dB dentro de um Gol GIII. Eh o suficiente pra ter dano no ouvido (e deve ter dado... to passando pra um som com 760W rms......). Gosto de som dentro do carro... porta-mala aberto eh um evento necessário a se guardar ou retirar malas... ou colocar mais subs!! lol

 

Aprendi muito com o site autosom... Quando coloquei meu primeiro som de verdade (antes eu andava com caixas de som residencial dentro do porta-malas....... e que atire a primeira pedra quem nunca fez isso), esse pyramidzinho com um Cruzader de 12 e coaxiais originais nas portas (sic), fui aprendendo a fazer regulagens e os conceitos dos cortes.... e depois disso ninguem mais fazia regulagem alguma no meu som....

 

Depois dos coaxiais originais, por muito tempo usei um mid-bass e2k + tuiter (!) LeSon TNB-1 (argh!!) O buraco em 4KHz era simplesmente incorrigível...

 

Quando coloquei os Lightning Audio aprendi o que era agudos.... e passei a apreciá-los tanto quanto o sub-grave (e hj todo o espectro de frequencias!!)

 

Quando tiver um kit focal na mão, com certeza vou aprender de novo sobre graves,médios e agudos...

 

Enfim... Troquei de carro novamente... soh que dessa vez, tb por economia de dinheiro, resolvi partir para o DIY... Talvez esse final de semana faça a montagem da caixa pra sub. Quase tudo o que preciso jah estah comigo. Como diz um grande amigo sobre as lojas "estaladores": pagar pra fazer de novo não dah...."

 

Vamos ver se consigo aplicar tudo o que aprendi! hehe.

 

E eh isso aih pessoal...desculpem por postar o maior dos posts... mas precisava desse desabafo.. tb depois de ler tantos absurdos! hehee

 

Um forte abraço a todos!!! :legal:

Editado por felipeviegas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao tinha noçao de palco sonoro...

 

69 no tampao traseiro berrando alto sem distorcer era sinonimo de qualidade..

 

Lanzar era alguma marca bem conceituada (paguei uma fortuna no meu modulo)

 

corte de frequencia, q isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nao tinha noçao de palco sonoro...

 

69 no tampao traseiro berrando alto sem distorcer era sinonimo de qualidade..

 

Lanzar era alguma marca bem conceituada (paguei uma fortuna no meu modulo)

 

corte de frequencia, q isso?

Apenas corrigindo, Lanzar é uma marca bem conceituada, o único problema é onde são fabricados, tem bastante sistema nos estados unidos usando lanzar e são bem badalados.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
essa era faotr decisivo pra maioria:

se é bonito é pq é bom! Afinal quem quer um "ar condicionado"(wharf oq??) no carro, quero mesmo um piramid ou aquarius q é boooom.

 

Sony, pioneer era TOP pra "qualidade" comparado com "outros"(naka kem? clari o q? alpine?)

 

saída rca era a mesma q a amplificada do player, só mudava o encaixe e q dava mais potencia..hahaha

 

qualidade era sinonimo de "PORRADA"

 

eq. no max era o biiixo.(xplod, UAU!!!)

 

 

quanto mais N axiais era melhor.

 

atrás TINHA q ter 6x9 pra toca "BEM"

Clari oq???....foi uq eu mas escutei qdo comprei o meu!.........." se acha? sony xplod eh melhor q isso...." o xplod q eles dizam era akele basicao da sony q tinha o "X" estilizado da sony!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu mais escutava eh q sub de 12 puxava mais bateria do que o de 10, 2 sub de 12 entao, chega fazia a luz do carro piscar kkkk...

 

PS: Considerando a mesma impendancia e mesmo amplificador!!

 

O que eu vejo muito mané hj em dia eh acahando que sub de bobina dupla bate mais que sub de bobina simples :banghead

Editado por MatheusM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao trocar de carro, levei para instalar o meu equipo no novo, porém as portas do UNO são mais estreitas e os meus falantes são muito profundos e ficam batendo no vidro.

Vejam a proposta do estalador: "coloca esse selenium que tenho aqui pois são feitos especialmente para o UNO.

Obs, meus falantes são um kit CS60D. Preciso falar mais algo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que eu mais escutava eh q sub de 12 puxava mais bateria do que o de 10, 2 sub de 12 entao, chega fazia a luz do carro piscar kkkk...

 

PS: Considerando a mesma impendancia e mesmo amplificador!!

 

Na verdade isso não deixa de ter sua verdade .... mas claro, estalador fala isso só pra poder empurrar mais alguma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensava assim há uns 8 anos atrás qdo comecei a pesquisar equipamentos para montar meu primeiro som ......... [^]

 

1- Caixa selada ou dutada poderia ser do msm tamanho para todas as marcas.

 

2- A caixa de fibra lateral era tão boa qto uma de mdf, só q deixava espaço no porta malas.

 

3- Não sabia q um amp de 1000WRMS tinha q ter mais alimentação q um de 100WRMS, pra mim era só comprar qualquer amp e ligar na bateria original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Numa conversa sobre som outro dia,ouvi essa pérola:

 

- sub instalado invertido,com a traseira para fora,triplica a potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...