Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
removido

Pesquisa mostra exigências do consumidor brasileiro quanto aos carros

Recommended Posts

Carros com sabor tupiniquim

 

Conteúdo dos automóveis nacionais é influenciado por manias e costumes do público

 

 

Executivos da indústria automobilística costumam dizer que o consumidor brasileiro é dos mais exigentes do mundo, embora o nível tecnológico e a qualidade dos automóveis que a maioria tem acesso não sejam dos melhores. Ainda assim o público dá seus pitacos e não perdoa quando uma montadora erra algum detalhe que fere seu costume.

 

Essas interferências passam por detalhes no visual dos carros, como um parachoque pintado, e vão até componentes que nem são visíveis, como os estepes completos que os automóveis nacionais carregam escondidos no porta-malas ou abaixo do assoalho.

 

Acertar ou não a “mão da massa” é uma questão de proximidade com o consumidor, um processo que pode ser um tanto tortuoso para uma montadora. Geralmente acerta com maior frequência as fabricantes que estão instalados no Brasil há mais tempo. Há algumas semanas, na apresentação do 208 nacional, o presidente da PSA no Brasil, Carlos Gomes, fez questão de dizer que a versão brasileira exibia o escapamento, ao contrário da francesa, "porque as pesquisas que fizemos apontaram que aqui o cliente quer vê-lo exposto na traseira do carro", explicou.

Já quem chegou a pouco e veio mal assessorado acaba cometendo alguns deslizes e muitas vezes a solução do problema já surge na linha seguinte do produto. Ou não...

 

Veja a seguir alguns itens que mudaram para agradar o consumidor brasileiro.

 

Interior preto

Foi-se o tempo dos carros nacionais com acabamento interno em tons claros, como bege ou branco, ou tons mais fortes e chamativos, como vermelho ou azul. No atual cenário impera o preto com raríssimas exceções. Painel, bancos, parte interna das portas, assoalho, console, volante... Praticamente todos os componentes de cabines de automóveis nacionais vem no tom preto. A desculpa para isso ter virado padrão é a capacidade de peças dessa cor não apresentarem aspecto de encardido, o que consequentemente melhora o valor do veículo na revenda.

 

Escapamento aparente

O carro brasileiro precisa ter um escapamento aparente, seja ele de verdade ou não. Nunca reparou? Pois então comece a prestar mais atenção aos carros na rua. Os canos de escape são supervalorizados no Brasil com peças prolongadas, que acabam ficando mais expostas no traseira, ou então ao adotar uma solução à brasileira, com peças ou prolongamentos do parachoque que fingem ser um escape bacana – Fiat e Peugeot são “mestres” nesse quesito.

 

Vidros “um toque”

Uma moda recente no Brasil são os vidros elétricos “um toque” (há quem prefira dizer “one touch”) para todas as janelas e em todo e qualquer carro. Fora do País esse item é até comum, o que muda é a forma como ele é utilizado. Geralmente apenas a janela do motorista conta com esse recurso, por uma questão de segurança para não atrapalhar a condução. Há ainda veículo em que os vidros abaixam ou sobem com apenas um toque no botão, por isso a necessidade de um sistema anti-esmagamento para evitar acidentes.

 

Estepe externo

Carros normais que são adaptados ao estilo aventureiro – vide o CrossFox e Idea Adventure – tendem a aderir ao estepe instalado na parte traseira, como se fossem jipes. Esse tipo de configuração geralmente cria um elemento dificultador na operação de abrir e fechar o porta-malas. Ganha-se em estilo, mas perde-se em praticidade, sem falar no maior risco de ter o pneu sobressalente furtado.

Estepe completo

O brasileiro e suas manias com pneus... Na Europa e Estados Unidos hoje em dia já é comum os carros não terem mais o pneu sobressalente guardado no porta-malas para o caso de emergências. A solução encontrada para eliminar esse estorvo pesado e espaçoso no bagageiro são pequenos kits capazes de reparar o pneu e inflá-lo novamente. Diversos modelos à venda no Brasil já possuem esse recurso em suas versões oferecidas no exterior ou então contam com os chamados “pneus de emergência”, que são menores e mais leves. Já os carros nacionais e muitos modelos importados à venda no País trazem o pneu e roda reservas iguais ao que já vão instalados no veículo, um sinal de valorização.

 

Pisca branco

A parte amarela da lanterna reservada às luzes do pisca indicador de mudança de direção estão em extinção no mercado brasileiro. O gosto local até concorda com a luz amarela, mas o acabamento do bulbo destinado a essa função deve ser translúcido ou branco. A maioria dos automóveis nacionais está seguindo esse padrão e alguns modelos estrangeiros quando chegam ao Brasil passam por essa mudança. O novo Honda Civic é um exemplo recente.

 

Câmbio manual

“Prefiro carro manual pois é mais fácil de dirigir”. Essa afirmação sai com certa frequência da boca de motoristas que nunca provaram um automóvel com transmissão automática. Ao eliminar o pedal da embreagem e a necessidade de cambiar as marchas eliminam-se duas tarefas ao dirigir. E cansativas, diga-se. Logo, o veículo fica mais fácil e confortável de ser conduzido, especialmente em situações de trânsito urbano. O fator negativo, no entanto, é o preço elevado que esse tipo de componente acrescenta ao valor final do carro.

 

Termômetro do motor

Assim como o velocímetro e o conta-giros, o público brasileiro também está acostumado a ver um indicador de temperatura do motor no painel de carro. Em muitos países esse mostrador já foi eliminado devido ao avanço dos motores, que hoje em dia dificilmente “fervem” se estiverem com a manutenção em dia. Em vez do termômetro, esses carros contam apenas com alertas visuais no painel, que são acionados quando o motor esquenta além do limite.

 

Botão dos vidros elétricos nas portas

“Mania de francês”, os comandos do vidro elétrico fora das portas é considerado um pecado pelo consumidor brasileiro. Comuns em modelos atuais da Peugeot e Citroën, os botões na posição inadequada também já apareceram em carros da Renault e Volkswagen, que abriram os olhos e integraram os comandos ao acabamento da parte interna das portas. Quem não mudou é alvo fácil de críticas negativas.

 

Para-choques na cor do veículo

Atualmente são poucos os carros, mesmo os modelos de baixo custo, que saem de fábrica sem os para-choques pintados na mesma cor da carroceria. Esse acabamento até pouco tempo ainda era oferecido como item opcional e acrescentava cerca de R$ 500, quando não mais, ao valor final do veículo. Era isso ou então ter um carro bicolor. A tinta sobre o plástico da proteção também preserva o material, que exposto ao sol acaba desbotando.

 

Fonte:

http://carros.ig.com.br/noticias/carros+com+sabor+tupiniquim/5830.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é o q o consumidor quer? ah, VTNC! Isso tá com cara de pesquisa direcionada.

 

 

 

 

“Prefiro carro manual pois é mais fácil de dirigir”. :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depende do brasileiro, eu qro, ab6 ou +, abs, tc, controle de estabilidade e mais umas coisinhas kkkk, mas cada um cada um.... ahhh e painel e portas soft touch...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkkk são exigentes kkkkk ta bom, agora conta a do português.

 

se o carro vem com kit visibilidade já ficam felizes por isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exigências de merd@ que traduzem exatamente o mercado! Carro bonito pro vizinho. A maioria das coisas é só pra deixar mais agradável ao olhar! Conforto e segurança, pra que isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

as que concordo ai, é dos vidros one touch, isso é essencial, botão do vidro elétrico na porta, sem dúvidas é o mais prático, e eu também sou meio contra escape fajuto uhsahuasauhs apesar que a weekend não mostra o escape.

 

 

mas mesmo assim, é ridículo isso ser as exigências em um carro, cara motorização (no caso potência por litro), consumo, itens de segurança e conforto... nossa, matéria típica de quem compra gol uhasuhashusa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem q ver tambem quem encomendou a pesquisa...anfavea?Brasileiro é burro, mas tbm rola da propria montadora tentar dar uma forcinha...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aff VTNC por isso que andamos de carro descartáveis, sem segurança nehuma e sem opção!

 

resumindo:

 

Brasil o país do Gol!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema não é exigir essas coisas, eu tenho preferência por vidros one-touch, por comandos de vidro na porta, o problema é que essas são AS PRINCIPAIS exigências do consumidor brasileiro. É aquela coisa, cada povo possui aquilo que merece. Nós merecemos Gol G5,2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema não é exigir essas coisas, eu tenho preferência por vidros one-touch, por comandos de vidro na porta, o problema é que essas são AS PRINCIPAIS exigências do consumidor brasileiro. É aquela coisa, cada povo possui aquilo que merece. Nós merecemos Gol G5,2.

As montadoras não estão nem ai pra opinião do xan AUHuhauhauhaHUa

 

falou um dono de gol, sem mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi pessoas dizerem tudo isso que está ae :vts

 

Viu xan?!? Tb ja ouvi uma meia duzia de 10 pessoas falaram TODOS os itens da lista!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vi nada de idiota aí.

 

São as características do nosso mercado.

 

Quem usar a cabeça um pouco vai entender que TODO mercado tem sua lista de "coisas idiotas".

 

Estepe na tampa só é "desejo" porque virou moda, é logo acaba (espero). Estepe completo... bem, eu prefiro os pneus de emergência. Ficar com um spray e sem estepe é a maior burrice já imaginada. Spray só fecha buraco de prego. Buraco de prego leva muitos dias pra esvaziar. Agora corta um pneu num buraco, por exemplo, pra ver o que o spray te resolve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estepe na tampa só é "desejo" porque virou moda, é logo acaba (espero). Estepe completo... bem, eu prefiro os pneus de emergência. Ficar com um spray e sem estepe é a maior burrice já imaginada. Spray só fecha buraco de prego. Buraco de prego leva muitos dias pra esvaziar. Agora corta um pneu num buraco, por exemplo, pra ver o que o spray te resolve.

:+1

 

Já estourei pneu feio... Sem step teria ficado em lugares que provavelmente não sobraria carro até chamar a seguradora.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vi nada de idiota aí.

 

São as características do nosso mercado.

 

Quem usar a cabeça um pouco vai entender que TODO mercado tem sua lista de "coisas idiotas".

 

Estepe na tampa só é "desejo" porque virou moda, é logo acaba (espero). Estepe completo... bem, eu prefiro os pneus de emergência. Ficar com um spray e sem estepe é a maior burrice já imaginada. Spray só fecha buraco de prego. Buraco de prego leva muitos dias pra esvaziar. Agora corta um pneu num buraco, por exemplo, pra ver o que o spray te resolve.

 

sim, exigir a estepe aqui no Brasil tem a maior lógico possível, lá fora, em países desenvolvidos, até faz sentido o povo se contentar com um sprayzin, afinal, eles tem ótimas estradas, logo não vão estourar um pneu num buraco, mas aqui na terra do carnaval e futebol... quero ver spray dar jeito quando eu vou pra praia e pego um buraco que entorta o aro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viu xan?!? Tb ja ouvi uma meia duzia de 10 pessoas falaram TODOS os itens da lista!

E onde eu falei que era mentira, Rapha? Isso é exatamente o que eu vejo de exigência também :huh:

Não vi nada de idiota aí.

 

São as características do nosso mercado.

 

Quem usar a cabeça um pouco vai entender que TODO mercado tem sua lista de "coisas idiotas".

 

Estepe na tampa só é "desejo" porque virou moda, é logo acaba (espero). Estepe completo... bem, eu prefiro os pneus de emergência. Ficar com um spray e sem estepe é a maior burrice já imaginada. Spray só fecha buraco de prego. Buraco de prego leva muitos dias pra esvaziar. Agora corta um pneu num buraco, por exemplo, pra ver o que o spray te resolve.

A questão é que são as principais exigências do consumidor. Não é segurança, não é desempenho, não é consumo, são essas pataquadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E onde eu falei que era mentira, Rapha? Isso é exatamente o que eu vejo de exigência também :huh:

 

A questão é que são as principais exigências do consumidor. Não é segurança, não é desempenho, não é consumo, são essas pataquadas.

nao disse que era mentira...

 

só disse que vc se preocupa tanto com 256 Air bag's + Controle de tração que o resto do público nao tá nem ai! por isso que sua opinião não vale para as montadoras! uauhahuahauhahuahuahuhau :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão é que são as principais exigências do consumidor. Não é segurança, não é desempenho, não é consumo, são essas pataquadas.

 

Você espera que a principal exigência seja ABS, EBD e airbag, num país onde estes só estão disponíveis nas versões mais caras, que facilmente estão 20 mil acima do que o consumidor está pagando?

 

Se aparecesse, aí eu diria que a pesquisa é falha e mentirosa.

 

Vai ver no mercado americano as 10 exigências: Motor V8, Mais de 1,7 metro de altura, mais de 2 toneladas, consumo menor que 2km/l... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vi nada de idiota aí.

 

São as características do nosso mercado.

 

Quem usar a cabeça um pouco vai entender que TODO mercado tem sua lista de "coisas idiotas".

 

Estepe na tampa só é "desejo" porque virou moda, é logo acaba (espero). Estepe completo... bem, eu prefiro os pneus de emergência. Ficar com um spray e sem estepe é a maior burrice já imaginada. Spray só fecha buraco de prego. Buraco de prego leva muitos dias pra esvaziar. Agora corta um pneu num buraco, por exemplo, pra ver o que o spray te resolve.

 

No Brasil esses kits não são eficientes, tive que rodar 780km com o step tempos atrás, estourou logo no inicio da viagem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez usei este spray e quando fui consertar o pneu o borracheiro xingou até a minha quinta geração, grudou no pneu todo e ainda é uma mer** para tirar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...