Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

Caixa tipo LT para leigos [Novidade no 2º post!]

Recommended Posts

Subsonic, e a linha 35xx da DD? 1500wrms, sens mais alta que a 15xx, maior x-max... de repente um 3510 em LT daria um belo conjunto, não acha?! =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o NAR é ótimo custo X beneficio, dá pra por 2 por menos de 1000 reais, ai ele fica interessante, mas o Bl de menos de 10Tm é fraco, pode dar problema

 

2 nar, mesmo que 10'.. não daria uma caixa enorme? Daria o equivalente a um 15' por exemplo, o que me faria não descartar o T9 ;) rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carvalho, que tópico phodda. Muito bom mesmo. Eu ja tava animado a fazer LT, agora entao eh que a coisa vai se tornar real.

 

Muito obrigado por ter criado esse tópico, vai me ajudar demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carvalho, que tópico phodda. Muito bom mesmo. Eu ja tava animado a fazer LT, agora entao eh que a coisa vai se tornar real.

 

Muito obrigado por ter criado esse tópico, vai me ajudar demais.

 

Po cara..

Mandar ver ..

Vou ver o que posso ajudar remotamente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic ..

Bateu uma duvida aqui ..

 

1- Entendi que a caixa vai afunilando ...

Mas na hora de montar vc segue este padrao de afunilamento?

Ou monta reto mesmo ?

 

2- Como vc determina a abertura de cada concavidade?

No exemplo que deu montado no software da goggle, a primeira curva tinha uma abertura, a segunda tinha uma abertura um pouco menor e assim sucessivamente...

Vc faz seguindo a proporçao?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic ..

Bateu uma duvida aqui ..

 

1- Entendi que a caixa vai afunilando ...

Mas na hora de montar vc segue este padrao de afunilamento?

Ou monta reto mesmo ?

 

2- Como vc determina a abertura de cada concavidade?

No exemplo que deu montado no software da goggle, a primeira curva tinha uma abertura, a segunda tinha uma abertura um pouco menor e assim sucessivamente...

Vc faz seguindo a proporçao?

 

Abs

 

 

intão, é muito comum fazer a linha em seções retas, e não tem nada de errado nisso, funciona bem! mas sempre que possível eu gosto de fazer a linha com taper contínuo, ou seja, eu pego a linha com afunilamento constante, e pico ela em seções, dai vou encaixando essas seções de forma que o começo de uma sessão é o final da anterior, assim sucessivamente!

 

depois de feito o esboço, eu vou e refaço contando a grossura da madeira, dai tenho o esboço final, e tiro as medidas para fazer a caixa "no mundo real"

 

funciona muito bem, e fica com afunilamento constante! quanto menos dobras, mais importante isso!

 

imagine uma caixa com apenas uma dobra e afunilamento grande, por exemplo, de 2SD para 1SD, a primeira sessão será o DOBRO da segunda! esse estrangulamento repentino não tem o mesmo desempenho de se inclinar a chapa central de forma a se ter um tappering constante!

 

se for uma caixa com 4 ou mais dobras, ai as seções ficam curtinhas e isso não chega a ser um problema, mas sempre que possível o ideal é que se faça da forma que eu desenhei!

 

e não é tão difícil quanto parece!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

li o tópico todo meio rapidamente, mas não lembro de ter visto o lance dos 5% de "redução" na linha p/ cada "dobra", mas sempre tive dúvidas c/ relação a isso: uma dobra aumenta virtualmente a linha toda em 5%, ou somente a porção da linha que ficou p/ trás (a parte da linha mais próxima do falante)? Outra coisa: os 5% valem p/ dobras de 180º somente ou serve pras curvas de 90º tbem?

 

Outrs dúvidas:

Há uma proporção mínima entre a área final da linha e a área do cone p/ que a caixa ainda tenha funcionamento de LT? Ex.: a área final da linha deve ter no mínimo 0,5Sd p/ que não comece a "soprar" como uma dutada?

 

Há regra p/ % máximo de estrangulamento da linha, após uma dobra (curva)? Ex.: após uma curva, a área da linha deve ter, no mínimo, 75% da área do trecho anterior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub parabens pelo tópico cara... exelente! sem palavras.

 

ontem mesmo, eu o douglas tome e o tarcizio z, nos empolgamos e fomos projetar umas LT's, para subs JL, uma para uso residencial e outra para uso automotivo... intereçante vão ficar... em breve iremos lhe consultar cara, devemos abrir um tópico ae para poder compartilhar com os demais a experiencia!

 

é isso ae, essa é a tendencia... só não faço para o meu P3 no carro, porque não quero perder espaço de mala, pois eu utilizo um pouco!

 

abraços a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

li o tópico todo meio rapidamente, mas não lembro de ter visto o lance dos 5% de "redução" na linha p/ cada "dobra", mas sempre tive dúvidas c/ relação a isso: uma dobra aumenta virtualmente a linha toda em 5%, ou somente a porção da linha que ficou p/ trás (a parte da linha mais próxima do falante)? Outra coisa: os 5% valem p/ dobras de 180º somente ou serve pras curvas de 90º tbem?

 

Outrs dúvidas:

Há uma proporção mínima entre a área final da linha e a área do cone p/ que a caixa ainda tenha funcionamento de LT? Ex.: a área final da linha deve ter no mínimo 0,5Sd p/ que não comece a "soprar" como uma dutada?

 

Há regra p/ % máximo de estrangulamento da linha, após uma dobra (curva)? Ex.: após uma curva, a área da linha deve ter, no mínimo, 75% da área do trecho anterior

 

é MUITO dificil uma LT soprar! eu ABUSO das minhas pequenas (terminadas em 0,5SD) e NUNCA nem se quer sonharam e ter sopro! e olha que as minhas são quase laminares (não recomendado)

 

eu nunca fiz uma LT com menos de 0,5SD no final, talvez se estreitar demais possa soprar, mas não acho muito facil não! como disse, já quase fiz lançamento de cone com a minha, sem dó do falante, sem preenchimento, tocando 20Hz senoide, escutando ruido mecanico do falante, e nem sombra de sopro! e esses falantes sopravam na caixa original deles (2 dutos de 2")!

 

quanto à esse alongamento virtual da linha pelas dobras, eu não percebi ele tão evidente nos meus projetos (1, 2 e 4 dobras), eu considerei eles nas primeiras vezes, mas não percebi acontecer não! se houve um deslocamento no pico foi de 1 ou 2 Hz, desprezível!

 

isso vai do jeito de se calcular o comprimento da linha! se vc só medir o comprimento da sessão e somar, vc terá isso, mas se vc fizer o cálculo, como eu faço, considerando a curva, no final se tem a medida certa sim! é um problema mais de geometria que de mecanica de fluidos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não imaginava ouvir falar em escoamento laminar por aqui... ehhe! Minha pergunta foi em função do que disseram a respeito de comportamento de caixa dutada, se o estreitamento da linha for muito grande. 0,5Sd é o mínimo recomendado pra LT?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não imaginava ouvir falar em escoamento laminar por aqui... ehhe! Minha pergunta foi em função do que disseram a respeito de comportamento de caixa dutada, se o estreitamento da linha for muito grande. 0,5Sd é o mínimo recomendado pra LT?

 

assim... regra geral, quem quer LT quer um grave rápido (agora com a galera do SPL fazendo LT isso pode mudar) então quanto mais largo o fim da linha, mais rápida a caixa, eu não faço menor que 0,5SD, mas poderia testar isso, pra ver como se comporta!

 

linha com muito afunilamento (vou usar esse termo no lugar de tapering, define melhor e é portugues) tende a ficar boomy!

 

se fizer uma linha 2SD-1SD ja fica bem boomy, 1,5SD-0,5SD pior ainda! então se estreitar demais o fim da linha vai tender a ter uma caixa com resposta retumbante, e com muita coloração no médio grave, até 0,5 eu só tive vantagens (cone controlado, caixa muito rápida e sem retumbancia), menos que isso não vejo muita vantagem (a não ser no menor volume da caixa)... lembrando que pra caixas com linha estreita o falante tem que se dar bem com isso! falantes mais molinhos, com suspensão macia, aranha simples e elástica precisam desse estreitamento, falantes muito duros e pesados em caixa estreita demais tende a ficar "magro", sem corpo de graves, especialmente em caixas com preenchimento!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida... vi várias caixas por ae, fotos, e etc, mas não consegui tirar uma conclusão ainda.. para uma caixa LT para sub de 10 por exemplo, que irá tocar de 20-25 a 60-70Hz, ou seja, uma via de subgraves, é melhor ter a linha com maior SD e pouco estreitamento ? ou é melhor ser constante (tipo 1 sd)? ou é melhor ter um estreitamento leve, e um sd nao muito grande(tipo de 1,2 a 0,8 sd) ?

 

Entende, o que quero saber é, qual o melhor tipo de linha (sd) e o estreitamento ? para uma via de subgraves!

 

valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, pequenos estreitamentos (e EU entendo que 20% é pouco - 1,2Sd ~ 0,8Sd) faz pouca diferença no resultado final duma LT; e construi-la tappered (afunilada) ou não depende do sub (sub "pesado" > linha sem estreitamento; subs mais "leves" > linha mais estreita / afunilada).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o conceito classico é de que linhas afuniladas se ganha resposta low end e se perde em velocidade (perda desprezível na prática)

 

na prática o que se ganha com o afunilamento é maior SPL em subgraves sim! e não se perde nada considerável na velocidade!

 

a seção da linha vai depender do sub, um sub mais duro precisa de mais SD (começando acima de 1,5Sd e terminando sempre perto de 1Sd), enquanto que subs mais macios pedem linhas mais estreitas no geral (começando abaixo de 1,5Sd e terminando abaixo de 1Sd)

 

lembrando que CLASSICAMENTE não existe LT terminando abaixo de 1Sd, mas isso só serve pra subs duríssimos, com conjuntos motores superdimensionados (um Adire, Ascendant Audio, Maelstrom, W7... essas GONORANCIAS gringas), para falantes mais modestos, terminar a caixa em 1Sd ganha-se sim velocidade de resposta e tudo que é bom, mas perde-se muito controle de cone (que já é fator nevrálgico em LTs) o que reduz demais a potência admissível e consequentemente o SPL final do sistema!

 

o afunilamento nunca pode ser agressivo demais, especialmente com falantes mais leves e macios, eles são mais suscetíveis a colorações, que certamente aparecerão em uma linha 1,2~0,3Sd por exemplo, para uma via de subgraves isso pode nem aparecer de forma perceptível, mas pode afetar a resposta e gerar cancelamentos, exigindo mais preenchimento e perda de SPL! em geral, quanto mais retinha a caixa menos trabalho ela dá!

 

caixa de 1Sd constante é um show quando se quer uma faixa de resposta extendida, para uma caixa fullrange, por exemplo, com midbass em LT e tweeter, funciona MUITO bem, e quando se quer MUITA velocidade nos subs (LT do working man era assim... como ele mesmo dizia, o sub mais rapido do oeste), fica uma coisa embasbacante de se ouvir, mas o sub tem que ser muito competente pra se segurar, o amplificador tem que controlar o sub muito bem também, e o preenchimento tem que ser bem estudado e com muita calma, é uma caixa que é "afinada" mesmo, de ouvido... fica uma MARAVILHA, mas não admite muita potencia, o sub excursiona bastante mas é MUITO RAPIDO! já testei coisa assim e é uma coisa descomunal! pra quem gosta de um metalzão com pedal duplo é o canal! mas pode pensar em uma caixa grande e não tanto SPL assim!

 

existem LTs com afunilamento invertido (final maior que o começo), e são quase que exclusivas para via de médio-agudo, são muito transparentes mas perder DEMAIS a resposta de grave/subgrave!

 

basicamente é isso:

 

mais afunilado = mais subgrave, risco de ficar boomy

menos afunilamento = caixa mais magra, mas MUITO rápida

 

lembrando que esse boomy NUNCA será nada comparado com uma dutada! a LT mais errada do mundo (seguindo o minimo do bom senso) ainda é mais rápida que qualquer dutada, disso não há dúvida! eu falo pq já fiz umas coisas BIZARRAS com tubo ressonante, e NADA me desagradou ao ponto de eu fazer cara feia, era mais um "é... do outro jeito tava melhor"!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub, tentei falar contigo no msn, mas nao me respondeu.. mas ta de boa... já disse tudo que eu queria agora , neste comentário.

 

valeu cara.. vou partir para os ajustes nso calculos que fiz aqui... isso vai ajudar a melhorar um cadim as coisas!

 

Fui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub, tentei falar contigo no msn, mas nao me respondeu.. mas ta de boa... já disse tudo que eu queria agora , neste comentário.

 

valeu cara.. vou partir para os ajustes nso calculos que fiz aqui... isso vai ajudar a melhorar um cadim as coisas!

 

Fui

 

 

po, cara, eu passei a tarde toda longe do PC e acabei de chegar da academia! foi mal!

 

eu vi que vc tinha falado comigo, mas ja tava off tbem! hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic muito obrigado pelo topico, eu ainda estou tentando entender algumas coisas mas parece bem interessantes, se tiver tempo em breve vou tentar uma caixa dessa. :rever1: :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po, cara, eu passei a tarde toda longe do PC e acabei de chegar da academia! foi mal!

 

eu vi que vc tinha falado comigo, mas ja tava off tbem! hahaha

 

Que isso, nao esquenta.. depois eu eu finalizar os esboços aqui eu te passo para vc ver como ficou.

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaziada, estou fazendo uma lt para o Tarcizio z colocar no home que ira ter na sala dele, bom será estilo a dad big base do diy áudio, porém com 2 jl 8w0 e vendo o projeto original com os 2 nar de12, percebi que a linha e bem curta... aí vem a duvida, com o acoplamento de 2 subs a linha encurta ? muda algo nos cálculos ? pq não estou achando nada referente a isso. No mais é isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic, meus Parabéns pela qualidade do Tópico!!! Muito bem explicado e com base teórica idem!!!

 

Já li o tópico inteiro, post por post... e irei me aventurar com um 12w6 que está parado dentro do guarda-roupas.

 

Este tópico não ficaria melhor no SPL e como FIXO lá??? O que acha?

 

Abração!

 

Baboo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ainda lendo... muito interessante.. uma hora me aventuro nas Lt's heheheh :legal:

topico fo** msm.. [-]

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom mesmo

 

só não consegui saber como calcular a area do duto

seria o mesmo que o manual do falante manda?

Editado por CLARK SOUND

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom mesmo

 

só não consegui saber como calcular a area do duto

seria o mesmo que o manual do falante manda?

 

 

Grande clark, sou o João Guilherme cara!!

 

Então, a LT não tem DUTO, ela é um tubo ressonante, que a área é calculada de acrodo com a SD do sub, por exemplo, um sub com sd = a 500 cm (quadrados), vc tem que pegar o 500 = largura da caixa(linha) x a altura da linha, por exemplo uma caixa com 50 cm de largura tera a linha de 50 x 10 cm e o comprimento de acordo com a fs da caixa...

 

É compicado explicar pela net assim, por isso disse para marcarmos um dia ae e eu te ajudo com sua caixa cara, vou olhar meu horario de aula, e agente marca um dia, na quinta feira seria um dia legal, poderiamos marcar la no encontro dos carros antigos na praça do papa, pois eu saio as 20:30 da aula, ai eu iria direto para lá.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...