Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

Caixa tipo LT para leigos [Novidade no 2º post!]

Recommended Posts

Grande clark, sou o João Guilherme cara!!

 

Então, a LT não tem DUTO, ela é um tubo ressonante, que a área é calculada de acrodo com a SD do sub, por exemplo, um sub com sd = a 500 cm (quadrados), vc tem que pegar o 500 = largura da caixa(linha) x a altura da linha, por exemplo uma caixa com 50 cm de largura tera a linha de 50 x 10 cm e o comprimento de acordo com a fs da caixa...

 

É compicado explicar pela net assim, por isso disse para marcarmos um dia ae e eu te ajudo com sua caixa cara, vou olhar meu horario de aula, e agente marca um dia, na quinta feira seria um dia legal, poderiamos marcar la no encontro dos carros antigos na praça do papa, pois eu saio as 20:30 da aula, ai eu iria direto para lá.

 

Abraço!

Tá fechado então JÂO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic, seu tópico foi de grande ajuda para mim! Com ele consegui construir umas air couplers que ficaram rendendo subgraves lindos! Fiquei satisfeito demais e Deixo esse comentário pra te agradecer! Ah tô querendo fazer uma LT Selada (se não em engano as nautilus da b&w usam esse tipo de caixa), mas tenho algumas dúvidas ainda, abri um tópico, se você tiver tempo passa lá e vê se consegue tirar algumas das dúvidas! Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando o topico,

bom tive uma ideia doida esses dias, e ja que tem esse topico preferi nao abrir outro.

Bom, seguinte, alguem sabe de alguma informaçao ou sabe me dizer o que aconteceria se eu "acoplasse" uma caixa dutada ou selada da parte da frente do sub e a parte traseira deixar na lt??

O mesmo desenho da band-pass so que meia lt e meia selada/dutada. Da certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cenora, possível é, mas não vejo qualquer vantagem, além de exigir MUITO teste até se chegar numa caixa com mínimo desempenho aceitável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando o topico,

bom tive uma ideia doida esses dias, e ja que tem esse topico preferi nao abrir outro.

Bom, seguinte, alguem sabe de alguma informaçao ou sabe me dizer o que aconteceria se eu "acoplasse" uma caixa dutada ou selada da parte da frente do sub e a parte traseira deixar na lt??

O mesmo desenho da band-pass so que meia lt e meia selada/dutada. Da certo?

 

Eu entendo isso como um tipo de Band Pass 4º ou 6º ordem, dependendo dela ser selada ou dutada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito top esse topico.. nao sabia nada o q era uma LT agora ja sei e desisti de fazer uma LT pro meu bomber one pois seus parametros nao sao os mais recomendados pra tal tubo!

;D

 

 

Parabens

Editado por Fernando GO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ñ entendi como vc faz as dobras na caixa..

cada dobra na linha começa com 19cm e termina com 12,5cm.?

Ai as dobras se faz da madida para caber no meu carro, é só dividi o comprimento da linha pela largura da mala do meu carro? Tipo uns 88cm q eu tenho..

Editado por marcelomoti
retirando quote excessivo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que eu to meio atrasado, mas....

 

Topico Sensacional....Parabens Subsonic...

 

E, claro, MUITO OBRIGADO...

 

Certeza que vou me aventurar....Acabei de comprar um sub de 12" (Peerless), mas ainda não chegou...

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os Tetech Excursion seriam bons subs pra LT??

Dei uma olhada nos parametros; BL20 e Xmax 17mm, bom motor e bom excursionamento.

Daria pra sintonizar bem baixo pra fazer o bixinho descer.

Compensa o investimento?? Eles aguentam um headroom sem abrir o bico??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os Tetech Excursion seriam bons subs pra LT??

Dei uma olhada nos parametros; BL20 e Xmax 17mm, bom motor e bom excursionamento.

Daria pra sintonizar bem baixo pra fazer o bixinho descer.

Compensa o investimento?? Eles aguentam um headroom sem abrir o bico??

 

Quando lançaram, foi meu primeiro pensamento. Mas a Fs veio alta demais. Tanto que nunca animei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando lançaram, foi meu primeiro pensamento. Mas a Fs veio alta demais. Tanto que nunca animei.

A Fs do de 15" é 29Hz, se fizer a LT na mesma Fs sera que nao fica bom?

Tava pensando nesse UP pq o UXP toca bonito mas dependendo da musica,

mesmo com subsonic certinho da impressao que o bixo vai sair voando.

Mas isso é so coisa pra ser pensada, nao pretendo trocar nada por enquanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, alguns de vocês acho q ja mim conhecem do meu topico (celta 2 3518). Pois bem finalmente troquei meu carro e agora tô com um astra, mais por enquanto n quero colocar os 3518 posi tô sem dinheiro para preparar o carro para recebe-lo sema danificar muita coisa e também dessa vez quero algo mais bonito.

 

Indo p parte q importa, p não ficar sem grave, tô com dois protech light 10" e tô pensando em fazer uma LT para eles, não n faço a minima ideia de como fazer, pois ja mim batia p fazer com um sub imagine com 2 kkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Gostaria de pedir ajuda de vocês q ja entendem do tipo de caixa. Como é sub pequeno tava pensando em uma caixa q desse o maximo de rendimento a eles, resumindo uma caixa de +/- 60hz para pegar a freq do carro (não sei a freq exata do astra)

 

Se poderem mim dar uma ajudinha serei muito grato

^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subgrave é um vicio, quanto mais ouço, mais baixo quero chegar.. Ultimamente tenho ouvido umas musicas que descem bastante, e notei que quando aumento o volume o UXP começa dar um subgrave meio feio. Fiz um teste esses dias atras, dei uma preenchida no começo da linha, odiei, grave perdeu aquela "pegada". Entao a pergunta, devo reduzir a area da linha, ou tento o preenchimento até acertar? (Prefiro reduzir a area do que preencher,rsrsr, nao tenho mta paciencia.)

 

EDIT: Acho que esse topico merecia ser fixo ou ir pros HOT TOPICS!

 

Abrass

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Editado.. comentário dispensável!

Editado por blOom
Vamos evitar confusão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você disse que é grande, cadê os labirintos dentro da caixa?Até numa parte que mostra a caixa de lado, sem nada dentro da pra ver que não tem parafuso nenhum.. apenas a saída pura.. até um duto ia tocar mais do que essa ai...

Por isso que chama Lt, linha de transmissão, e não labirinto cara.

 

O tópico está ai pra provar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai depender a lt que você vai fazer néh, tipo pra um gol g3 você não vai fazer a caixa do tamanho de 1 metro pra por dentro do carro, mais a maioria das lt preenchem praticamente o fundo todo.. só que não encontro imagens aqui na net..

Primeiramente, voce LEU O TOPICO? Acho que nao, bom, Linha de Transmissao é um tubo ressonante, deve ter 1/4 do comprimento de onda de sua sintonia. Basta fazer os calculos que vc vai obter o tamanho! Uma LT de 35Hz tera aproximadamente 2,4 METROS DE LINHA! Logo, quem vai fazer um tubo com 2,4 metros e colocar em casa? Acho dificil, por isso dobra-se a linha, e com isso se forma o que vc chama de LABIRINTO. Sem falar na area transversal da caixa.. Nao é so fazer uma caixa la, encher de curva e chamar de LT, tem muita matematica envolvida nisso.

 

Você disse que é grande, cadê os labirintos dentro da caixa?Até numa parte que mostra a caixa de lado, sem nada dentro da pra ver que não tem parafuso nenhum.. apenas a saída pura.. até um duto ia tocar mais do que essa ai...

kkkkkkk

Cara, vc SABE O QUE ESTA FALANDO? Na boa? Vai se informar vai, leia o topico e depois fala esse monte de porcaria que vc tem falado ate agora. :banghead

Ahh mais uma coisa, faz um LABIRINTO ai e escuta e depois ouve uma LT montada por quem SABE e do jeito que DEVE ser montada e ai sim fala alguma coisa ok?

 

Nada haver, vou fazer 2 caixas com a mesma coisa, sendo que podia fazer em 1 só? Não tem nada disso que eu saiba nas Lt, a não ser que lançaram uma nova modinha..

 

Bom, acho que quem lançou uma nova modinha foi voce. Varios posts indesejaveis num PUTA TOPICO desse, por isso que o pessoal das antigas que relamente traziam algo COM CONTEUDO estao abandonando o forum a cada dia que passa. O cara tem um puta trabalho pra criar um topico desse, com conteudo, expondo os calculos, colocando as experiencias dele pra vir alguem aqui e postar um monte de porcaria e estragar o topico?

 

Leia, informe-se. REALMENTE ETENDA do assunto, nao venha postar o que voce ACHA que é do jeito que voce ACHA que funciona.

Procura em QUALQUER lugar do MUNDO, LT É UMA SÓ! Só pra voce que é desse jeito ai que voce disse.

 

Sem mais.

 

Aguardando as providencias de algum moderador!

 

Boa pascoa a todos!

Só comendo muito chocolate mesmo pra se animar depois de uns posts desses...

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera.. pelo visto o colega "Alto Sound" tá com um conhecimento meio confuso sobre o que seria uma LT!

 

 

Recomendo uma boa lida antes de sair postando.. pois o pior conhecimento (em termos de UTILIDADE) é o de estalador. 99% dos casos baseado no método empírico!

 

 

 

Enfim, o tópico é sobre LT (ou TL, ou ainda.. Linha de Trasmissão, Transmission Line...) e nã sobre "caixa labirinto". Essa última não existe.. é apenas uma dutada diferenciada!

 

Vamos nos limitar ao plausível, por gentileza!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, depois de uma zona dessas, dando sequencia ao topico.

 

Atualmente pensei em reduzir a area transversal da minha LT, pra judiar menos do UXP nas baixas e ver se desce um pouco mais sem fazer uma barulheira que nao posso chamar de subgrave.

Atualmente, a caixa ta com inicio em 1,2Sd e 0,5Sd no final, ta eu sei ta GRANDE pro UXP mas foi a minha primeira experiencia com LT.

 

Pensei em deixar ela meio que com tapering constante de 0,5Sd e abaixar um pouco a sintonia, porém no inicio teria que ficar com 1,2Sd pra caber o sub. Ficaria +- assim:

qsEDP.jpg

Essa mudança vai controlar mais o sub? Meu problema com subgrave "embaralhado" vai diminuir?(So ocorre nas freq MUITO baixas)

E ai? Opinioes? Dicas? Criticas?

 

Abrass

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, depois de uma zona dessas, dando sequencia ao topico.

 

Atualmente pensei em reduzir a area transversal da minha LT, pra judiar menos do UXP nas baixas e ver se desce um pouco mais sem fazer uma barulheira que nao posso chamar de subgrave.

Atualmente, a caixa ta com inicio em 1,2Sd e 0,5Sd no final, ta eu sei ta GRANDE pro UXP mas foi a minha primeira experiencia com LT.

 

Pensei em deixar ela meio que com tapering constante de 0,5Sd e abaixar um pouco a sintonia, porém no inicio teria que ficar com 1,2Sd pra caber o sub. Ficaria +- assim:

qsEDP.jpg

Essa mudança vai controlar mais o sub? Meu problema com subgrave "embaralhado" vai diminuir?(So ocorre nas freq MUITO baixas)

E ai? Opinioes? Dicas? Criticas?

 

Abrass

 

 

 

Cenoura da uma ajuda pra nois ai, ja li este topico umas 200 vezes e queria tentar entender esta parada para fazer uma lt pra um 308d2 a 40hz, pra colocar no meu quarto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera!

 

Bom... Tenho um DD1508 com uma caixa normal dutada sintonizada em "40Hz"

 

O problema é que não consegui entender muito bem como fazer "/

Alguém poderia faz uma força?

 

As especificações do sub são essas

http://ddaudio.com/mobile-audio/woofers/1500-series/specs.aspx

 

Acho que soaria legal em uma LT pq diz que seu xmax é de 27,5mm num fórum gringo que achei no google.

Fiquei com dúvidas na parte de SD (Na verdade não intendi nada hehe) e precisava de ajuda pra poder desenhar uma LT pra ele "/

 

Pelos meus cálculos para fazer em 26Hz daria uma linha de 3,269 (arredondando, 3,27). E para economizar espaço no carro, tiraria uns 10%

ficando em 2,95 no qual acho que não há problema arredondar para 3m.

 

Até aí beleza... Agora que o bicho pegou hehe

 

"Bem, já temos o comprimento da linha, agora falta a área transversal (S). Diferente do comprimento a área não possui fórmula, ela é uma relação direta da Sd do falante! As LTs clássicas terminam sempre em 1Sd, isto funciona, mas minha experiência mostrou que linhas que terminem menores, ficam com maior controle de cone e consegue-se aplicar mais potencia, principalmente em subgraves! O final da linha próximo de 1Sd ajuda na velocidade e no ataque, portanto, neste projeto, eu não vou fugir tanto do 1Sd, farei cálculos para uma linha que termina em 0,8Sd. Calculando o a S final (S1) da linha:

 

S1 = 0,8 x Sd = 0,8 x 379 = 303,2cm²

 

Temos a medida do final da linha, agora calculando o começo (S0). O começo da linha é outro assunto controverso, neste ponto eu falo POR MIM, se alguém pensa diferente sinta-se livre para se expressar! Bem, eu gosto de linhas que tenham pouco tapering, ou seja, linhas que sejam mais retas, que o começo e o final sejam mais parecidos, linhas com muito tapering tendem a ficar extremamente boomy, alem de deixarem o falante menos controlado. Neste nosso exemplo, usarei um S0 de 1,2Sd:

 

S0 = 1,2 x 379 = 454,8cm²"

 

Ai já me perdi hehe

tipo... da onde saiu este valor 379 de SD?

 

Aquele esquema de Tapered também não entendi hehe

 

E to vendo que quando eu for desenhar ela vou ter mais problemas pq meu carro tem bem pouco porta malas (Pug 206) "/

 

Se puderem me ajudar ai eu agradeço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola

Parabéns pelo tópico de Caixas LT. :legal:

 

Aprendi bastante e estou pra fazer a minha primeira caixa mas tenho algumas dúvidas. :pirou:

 

-- Quanto devo considerar de redução na velocidade do som dentro da caixa devido ao preenchimento ? 20% ? Dai com velocidade reduzida terei uma linha menor certo ? Isso usando os materiais que temos por aqui; plumante , etc...

-- E as curvas 90 e 180 graus ? também diminuem a velocidade do ar ? 5% curva de 90 e 10% curva de 180 ?

 

Os fatores mencionados acima fazem e linha ficar muito menor..... o que muda muito o calculo da caixa.

 

-- Tem caixas em que a linha vai se afunilando linearmente e outras em que apenas depois de cada dobra , isso faz diferença ?

 

 

Abçs e ficarei muito agradecido com as respostas

Toi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está muito bom, fora as pequenas interferências, mas ainda sim está bom.

 

Eu sinceramente estou inclinado a montar uma caixas dessas, mas eu não tenho net em casa e para mim ficar lendo no trabalho fica complicado. Poderia ter uma forma de "baixar o conteúdo" dos tópicos, via HTML ou tipo uma "versão para impressão" na mesma página. Daí a gente poderia copiar tudo de uma vez, levar para casa para ler, pois ficar paginando e copiar o conteúdo de cada página é muito demorado.

 

É de se pensar!

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub, tô lendo aqui o tópico e tenho uma pergunta, a LT só pode ser usada em subs?

Pq tô com dois mids black panther de 6" e quero fazer uma caixa pra eles :legal:

 

E parabéns pelo tópico! [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...