Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

Caixa tipo LT para leigos [Novidade no 2º post!]

Recommended Posts

Para poupar o trabalho de desenhar a caixa:

http://www.diyaudio.com.br/2008/07/parte-2-subwoofer-em-linha-de.html

 

 

eu pensei em citar algum projeto do Renato para ilustrar, mas tem uma diferençazinha nos meus designs que eu queria comentar junto com os desenhos detalhados!

 

amanha eu faço isso!

 

a parte de preenchimento tbem tem uns macetinhos pessoais!

 

quero deixar BEM CLARO que o meu objetivo é passar a MINHA experiencia e o MEU jeito de fazer isso! As LTs do Renato são mais do que provadas! são um tiro certo pra quem quer um projeto pronto pra começar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o João seria uma boa cobaia para testarmos e descobrir se os baianos me passaram todas as dicas ou se esconderam algum detalhe para não serem copiados.

 

João = Eu?

 

Se for, eu topo! :vts

 

Vou mandar o taramps para a garantia amanhã e em breve o trio volta a tocar =P

 

Li tudo até o fim, o Sub já havia comentado por msn a maioria dessas coisas, mas ficou MUITO bom tudo reunido em um único lugar. Gostei, salvei nos favoritos, irei reler e espero que a discussão continue... Eu queria aprender mais, mas tenho preguiça de realmente estudar o assunto... Alguém se habilita a explicar de modo simples, porém mais profundo?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de caixa praticamente é um "caminho sem volta"! [-]

Comecei com os clones das sublimes do Renato, com mids 6", comecei me aprofundar no assunto, e aprendi a calcular, e algumas manhas.

Acabei fazendo uma para o carro, pra um 10" Clarion, sendo empurrado no momento por apenas 120rms, e tocando realmente mto bem! A melhor cx que ouvi até hoje!

Agora para as residenciais, estou montando 2 MTM em LT, e terminando aquela que usava no carro, para a casa (na vdd ja fiz ela pensando em utilizar na casa).

 

Também estou querendo fazer uma outra agora, uma para 1 ou talvez os 2 P3 12" que tenho atualmente, só pra ver como fica... :rolleyes::rolleyes:

 

hahahahahah

 

mais um que conheceu o poder das LTs! hahahhaha

 

realmente é um caminho sem volta! é impressionante oq qualquer falantinho furreba faz numa "caixa que não é caixa"!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João = Eu?

 

Se for, eu topo! :vts

 

Vou mandar o taramps para a garantia amanhã e em breve o trio volta a tocar =P

 

Li tudo até o fim, o Sub já havia comentado por msn a maioria dessas coisas, mas ficou MUITO bom tudo reunido em um único lugar. Gostei, salvei nos favoritos, irei reler e espero que a discussão continue... Eu queria aprender mais, mas tenho preguiça de realmente estudar o assunto... Alguém se habilita a explicar de modo simples, porém mais profundo?!

 

em seu tempo pretendo fazer isso, Jão! eu quero esgotar o que eu já escrevi pra abranger mais! amanha tem mais um episódio suculento da saga!

 

nesse mesmo bat canal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahahahahah

 

mais um que conheceu o poder das LTs! hahahhaha

 

realmente é um caminho sem volta! é impressionante oq qualquer falantinho furreba faz numa "caixa que não é caixa"!!!

 

 

7 bons meses! xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta de parabéns Sub! Excelente tópico!

 

Daqui a pouco a gente ve pézinho LT em carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Subsonic ficou muito bom o tópico, bem informativo, gostei muito.

 

Eu também tive experiências com LT, influenciado pelos trabalhos do Renato, acabei fazendo clones dos projetos dele, tenho uma de de 2 drivers de 12 pol. e tenho duas com drivers de 6 pol.

 

Já coloquei uma de 6 pol. no carro, o som é bem legal mas fica longe do resultado que se consegue em casa. Meu objetivo na TL sempre foi o subgrave (18 a 35Hz) e no carro essa faixa de frequência não fica tão bom quanto em casa. O SPL fica baixo e o subgrave mesmo não ficou tão bem definido, não sei se é preciso mais potência que um drive de 6 não dá, então voltei a usar uma dutada de 12 pol. mesmo.

 

Achei interessante suas considerações quanto ao SPL, lembrando que LT visa qualidade perdendo picos, com isso vai atender quem busca a qualidade. Se quer qualidade e SPL tem que fazer igual ao big bass (2 de 12 pol.).

 

Uma sugestão, coloque fotos de diversas TLs o pessoal gosta disso...

Vou dar minha contribuição, aqui vai uma foto das minhas, que são sem acabamento mesmo, só no MDF.

 

p9130003b747194.th.jpg

 

estou acompanhando....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Sub!

 

Muito bom o artigo. Só corrigindo uma informação, o ganho da LT está na sintonia, e não 2 acima dela. O CCDB recomendava sintonizar em 2x a Fs pra se chegar numa caixa de alto desempenho (SPL), até pq, sintonizando na Fs, o excursionamento será absurdamente maior.

 

Sintonizando na Fs eu mesmo nunca consegui aplicar a potência nominal de um falante sem que ele ultrapassasse o excursionamento "rasoável".

 

Recebo muita MP perguntando sobre como calcular tudo... realmente, é puro empirismo, especialmente quando falamos nas dimensões da linha... Vamos nos sites o pessoal falando em 2Sd, 2,5Sd... isto é uma realidade que exclui 99% dos subs do mercado. Isso é medida pra sub de baixa compliância e GRANDe excursão, desses que você precisa subir no cone pra ele deslocar 5mm. Coisa pra, entre nacionais, talvez o EDX da Bravox. Subs de alta compliância precisam que a caixa exerça um mínimo de carga acústica ao cone, e isto ficou bem claro quando eu montei a LT pro JL 12W1. Pra ficar bom, tive que começar a linha em coisa de 0,6Sd!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

*se vc tem pouca potencia disponível (caso comum em sistemas residenciais)* a LT sem preenchimento, com ou sem acoplamento (air coupler), pode servir para cobrir 1 oitava com altissima eficiencia, permitindo que pouca potencia gere bastante SPL, **mas pra isso tem que SOBRAR muito falante!**

 

 

 

Nossa, projetar uma LT é somente pra quem é Expert em cálculos e acústicas ehehhehe!!!

 

Não li todo o texto, mas gostei!

 

Olha, já pensei numa brincadeira aqui ehhehe, fazer uma LT para um Lythium de **10" - 400Wrms** - Fs em mais ou menos 35Hz, só não sei o Qts... pasmafaute

 

Uma LT para ligar saída sub do meu HT LG 5.1 - a *saída sub manda apenas 40Wrms - 8ohms*. Mas aí que tá o problema, o sub é 2x2ohms!!! :banghead

 

 

Parabéns Subsonic!!!

 

:legal::rever1:[-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Sub!

 

Muito bom o artigo. Só corrigindo uma informação, o ganho da LT está na sintonia, e não 2 acima dela. O CCDB recomendava sintonizar em 2x a Fs pra se chegar numa caixa de alto desempenho (SPL), até pq, sintonizando na Fs, o excursionamento será absurdamente maior.

 

Sintonizando na Fs eu mesmo nunca consegui aplicar a potência nominal de um falante sem que ele ultrapassasse o excursionamento "rasoável".

 

Recebo muita MP perguntando sobre como calcular tudo... realmente, é puro empirismo, especialmente quando falamos nas dimensões da linha... Vamos nos sites o pessoal falando em 2Sd, 2,5Sd... isto é uma realidade que exclui 99% dos subs do mercado. Isso é medida pra sub de baixa compliância e GRANDe excursão, desses que você precisa subir no cone pra ele deslocar 5mm. Coisa pra, entre nacionais, talvez o EDX da Bravox. Subs de alta compliância precisam que a caixa exerça um mínimo de carga acústica ao cone, e isto ficou bem claro quando eu montei a LT pro JL 12W1. Pra ficar bom, tive que começar a linha em coisa de 0,6Sd!

 

 

obrigado, Kleber! essa explicação dos subs de alta compliância é MUITO pertinente! e realmente é verdade, lá fora vemos projetos com subs extremamente pesados com 30mm de Xmax, coisa que não é a realidade da maioria dos projetos!

 

mas quanto ao ganho, discordo! citando o próprio CCDB:

 

"Por isso, aplicando a um alto-falante um tubo aberto, de longitude igual a um quarto do comprimento de onda da freqüencia de ressonância do cone, se poderá obter um excelente amortecimento, dada à elevada impedância desenvolvida no extremo oposto (...).

 

Para uma freqüencia igual ao dobro da freqüencia de ressonância do cone, o tubo se comportará como uma linha de transmissão de meia onda e a onda de saída em fase igual à que emerge da parte anterior do cone; portanto, o tubo terá provocado uma inversão de fase da onda posterior, como acontece com o bass-reflex, aumentando o rendimento."

 

e ele cita este gráfico como representativo da resposta de um tubo ressonante sintonizado a 20Hz (a Fs).

 

ccdba.jpg

 

 

eu entendo que o tubo do segundo parágrafo é o mesmo do primeiro! e o gráfico mostra justamente um ganho no dobro da Fs! na verdade, a idéia é justamente segurar o falante na Fs pra ele não pipocar!

 

 

Pro pessoal q ta acompanhando, esse gráfico é pra um tubo SEM REVESTIMENTO!!! hj a tarde vou escrever sobre isso e vcs vão ver que o preenchimento é que torna as LTs uma caixa "hi fi"

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Sub, mas o artigo do CCDB é um tanto confuso, pq mistura conceitos do Air Coupler com LTs... não sei se foi algo na correria de soltar a edição, ou se foi falta de medição confiável... à época era difícil pesquisar sobre o assunto, né...

 

Então, em LT de tubo aberto, a onda que percorre 1/4 do seu comprimento e retorna após os efeitos causados na boca do tubo, percorre um total de 1/2 comprimento de onda, logo, chega em fase com o cone (ou seja, defasada em 180 graus, encontrando o cone já em movimento contrário ao que originou aquela onda, e, desta forma, reforçando-o.

 

Esse texto me deixou um tanto confuso quando parti pra construção das minhas primeiras LTs, pois o conceito real empregado é de que as abertas são 1/4 de onda na sintonia (ou seja, ponto onde ocorre algum fenômeno) e as fechadas e air couplers são 1/2 onda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Sub, mas o artigo do CCDB é um tanto confuso, pq mistura conceitos do Air Coupler com LTs... não sei se foi algo na correria de soltar a edição, ou se foi falta de medição confiável... à época era difícil pesquisar sobre o assunto, né...

 

Então, em LT de tubo aberto, a onda que percorre 1/4 do seu comprimento e retorna após os efeitos causados na boca do tubo, percorre um total de 1/2 comprimento de onda, logo, chega em fase com o cone (ou seja, defasada em 180 graus, encontrando o cone já em movimento contrário ao que originou aquela onda, e, desta forma, reforçando-o.

 

Esse texto me deixou um tanto confuso quando parti pra construção das minhas primeiras LTs, pois o conceito real empregado é de que as abertas são 1/4 de onda na sintonia (ou seja, ponto onde ocorre algum fenômeno) e as fechadas e air couplers são 1/2 onda.

 

realmente, Kleber! há essa discrepancia mesmo!

 

dando uma pesquisada em artigos mais atuais eu achei o pico de resposta na Fs, e em um tubo sem preenchimento, temos um decaimento de 18dB/8ª abaixo da Fs! com o preenchimento esse slope diminui para até 3dB na primeira oitava, que é bem mais condizente com o que a gente vê na prática!

 

vou dar uma corrigida lá no post original pra não induzir o pessoal a erro!

 

o tubo sem preenchimento responde mais ou menos assim:

 

Fs do projeto 94Hz

 

resposta na medição:

 

phase_Fig3L.gif

 

dá pra ver ali o primeiro pico de resposta em torno dos 100Hz! bem proximo dos 94 projetados, talvez essa diferença seja devido à temperatura no ambiente de medição ou algo assim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraa quanto conteudo bom [""] . Dei uma lida correndo, quanto tiver mais tempo vou ler direito. :rolleyes:

Muito bom, parabéns Sub. [-]:rever1:

Editado por Barroso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub, caso eu use 2 ou + sub, como fica os calculos para a LT?

 

 

No meu caso, seguindo orientações, fiz assim: O comprimento da linha continua igual, calcula como se fosse 1 sub só.

Mas a largura da linha muda porque aumenta o SD, é só somar o SD dos subs para calcular.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ufa.. deu até vontade de fazer mais algumas TLs!

 

Aliás, tem uma no forno com um MID de 6,5" nacional para os próximos dias que tem tudo para tocar muito bem, devo usar dessa para montar a segunda parte do tutorial do site.

 

Quero tentar mostrar a relação entre TAMANHO DA LINHA x FS x PREENCHIMENTO a partir de mediçoes objetivas em campo aberto.

 

É o meu xodó dos gabinetes, quer dizer, sou fissurado por selada e ando quase noivando com OBs... :pirou:

 

Mas gosto das TLs Clássicas, pois ao meu ver em outros "aproachs" nem sempre é levado em consideração o fato de se tentar fazer um gabinete praticamente não ressonante, que ao meu ver é uma das grandes sacadas desse tipo de gabinete. Já vi caixas com aparência convencional, com duto e sendo chamada de TL. Não duvido que seja, mas EMHO é perder o que ela tem de melhor... :banghead

 

Abração,

 

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ufa.. deu até vontade de fazer mais algumas TLs!

 

Aliás, tem uma no forno com um MID de 6,5" nacional para os próximos dias que tem tudo para tocar muito bem, devo usar dessa para montar a segunda parte do tutorial do site.

 

Quero tentar mostrar a relação entre TAMANHO DA LINHA x FS x PREENCHIMENTO a partir de mediçoes objetivas em campo aberto.

 

É o meu xodó dos gabinetes, quer dizer, sou fissurado por selada e ando quase noivando com OBs... :pirou:

 

Mas gosto das TLs Clássicas, pois ao meu ver em outros "aproachs" nem sempre é levado em consideração o fato de se tentar fazer um gabinete praticamente não ressonante, que ao meu ver é uma das grandes sacadas desse tipo de gabinete. Já vi caixas com aparência convencional, com duto e sendo chamada de TL. Não duvido que seja, mas EMHO é perder o que ela tem de melhor... :banghead

 

Abração,

 

Renato

 

Grande Renato!

 

concordo com vc! gosto das LTs clássicas também! a velocidade das LTs verdadeiras é o que mais me atrai! uma coisa que eu gosto muito de divulgar as LTs é justamente pq ela é generosa com quem faz! é dificil errar completamente um projeto, o falante pode não ser uma maravilha, a construção ter seus errinhos, o preenchimento não estar 100%, mas com certeza o resultado vai ser bom, ou até muito bom! pra ficar EXCELENTE precisa de mais técnica, prática e ouvido, mas quem tá começando no DIY com certeza vai ter um gabinete que lhe trará muito prazer, e quando começa-se a brincar com preenchimento se descobre um novo mundo de "equalização mecanica" que é muito divertido!

 

Renato, sinta-se livre pra adicionar informações ao tópico, criticar alguma coisa, eu estou me aprofundando mais, embasando mais para ir mais longe com o tópico, poder colocar informações mais técnicas etc. o começo foi só um tutorial básico mesmo, pra quem tá começando ter uma idéia e começar a inventar moda!

 

eu escrevi um pouco sobre preenchimento hoje, a noite eu reviso e posto aqui! dei uma adiantada em um projeto BEM LEGAL que talvez vai rolar em conjunto com outros foristas! uma conexão com Goiania! hehe

 

Aproveitando... o Renato, Kleber, ou mais alguem que tenha experiencia com LTs já experimentou seguir o que o John Risch diz no t-linespeakers.org? Lá ele diz que deve-se usar a frequencia de ressonancia do alto-falante EM UMA CAIXA SELADA de mesmo volume da linha usada, e não a Fs em ar livre! o que ele argumenta é que a resistencia que o ar presente na linha oferece altera a ressonancia do falante, sim, isso acontece, faz sentido, mas eu nunca testei isso! Alguem já testou? comparou?

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, muda mesmo.

 

Porém há de se lembrar de dois pontos:

 

O primeiro é que o falante excursiona (e toca) abaixo da Fs. Na Fs ele vai tender a se mover mais (pois entrará em ressonãncia), o que pode vir a ser um problema.

 

O segundo é que o aumento da Fs é fruto do VAS, ou seja, quanto mais próximo do VAS, menor é este desvio. E a LT não é um gabinete fechado, e, em teoria, não submeteria o falante a uma carga acústica. Em tese, pq o uso de damping interno vai criar alguma carga.

 

Complicado teorizar muito, o lance é sempre verificar a prática.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:legal: Lendo todo o tópico e aguardando ansioso o desenrola do tópico!!! Editado por antnbarao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez SUBSONIC sou eu enchendo teu saco, mais fiquei com uma duvida!

Nos cálculos no tópico tu mencionas:

 

Bem, temos um falante com um diâmetro nominal de 26 cm, com um encaixe no baffle de 23,5cm. Como eu procuro uma linha compacta, farei a linha com a largura do furo em que o falante se encaixa, ou seja, 23,5cm, para não ficar tão apertado, vão arredondar para 24 cm de largura.

 

Bem, já temos duas dimensões da linha, o comprimento de 300 cm e a largura de 24 cm, agora vamos determinar a profundidade no início da linha!

 

È só uma duvida! A largura para o sub de 10 pol eu não teria que respeitar a frente mínima no caso 26 cm eu não teria que acrescenta 2,5 pra cada lado no caso ficaria 31 cm a largura externo e o interno e 28,5 cm ? :banghead

Tópico tá show de bola!Esperando atualizações [-]

Editado por antnbarao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...