Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

Caixa tipo LT para leigos [Novidade no 2º post!]

Recommended Posts

cara, para o Panther 10" dá até pra vc seguir esse mesmo projeto q eu fiz para o JL!

 

quanto ao preenchimento, se for pra cortar baixo, tipo, 50Hz sempre, dá até pra arriscar deixar sem preenchimento, mas é tentativa e erro né, testa sem, ouve, se achar q ficou meio descontrolado, ou não ta tocando bem, coloca! usa o plumante, é baratinho!

 

vou cortar em 63Hz pelo player então vou tras desse plumante....qto a caixa...posso então ir sem medo na do jl acima?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SubSonic,

 

Muito bom o tópico meu velho!

Li o tópico inteiro e mais alguns links postados, muito bom!

Só pra constar e não haver confusão:

Quando você cita o cálculo da área transversal (S) da linha, os valores expressos são em cm^2, correto?

Pois tenho aqui comigo o manual dos Panther (em papel mesmo, veio junto com o que comprei de 8"), e o sd (área efetiva do diaframa) do KSW 10-134 está 0,038 m^2.

Confesso que levei um tempo para entender, apesar de ter deduzido que as grandezas estivessem em unidades diferentes, quando li 379 lá pensei: "mas que porr.a é essa? Onde tem 379 aqui?" hehehehe

 

Parabéns pelo tópico, engrandecedor, esclarecedor e MUITO incentivador!

 

Aguradando mais novidades, testes e fotos.

 

[ ]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SubSonic,

 

Muito bom o tópico meu velho!

Li o tópico inteiro e mais alguns links postados, muito bom!

Só pra constar e não haver confusão:

Quando você cita o cálculo da área transversal (S) da linha, os valores expressos são em cm^2, correto?

Pois tenho aqui comigo o manual dos Panther (em papel mesmo, veio junto com o que comprei de 8"), e o sd (área efetiva do diaframa) do KSW 10-134 está 0,038 m^2.

Confesso que levei um tempo para entender, apesar de ter deduzido que as grandezas estivessem em unidades diferentes, quando li 379 lá pensei: "mas que porr.a é essa? Onde tem 379 aqui?" hehehehe

 

Parabéns pelo tópico, engrandecedor, esclarecedor e MUITO incentivador!

 

Aguradando mais novidades, testes e fotos.

 

[ ]

 

ah sim! essa adequação de grandezas é necessária!

 

antigamente a keybass relatava o Sd em cm², e o valor era 379,1cm², mas pode usar 380, a diferença é minima!

 

e fico contente que tenha gostado do tópico!

 

é CLARO que esse tópico tem a "ponta do iceberg", tem MUITO MAIS informação sobre LTs! esse é o basicão pra começar a mexer com isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando e aprendendo.

Excelente iniciativa. Obrigado por dividir seu conhecimento conosco;

 

Quem sabe eu nao me aventure com um mid de 6 Novik antigão que tenho aki. rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal estava pesquisando sobre LT e encontrei este endereço fala um pouquinho sobre frequencia de sitonia pois era uma duvida que tinha e gostaria de compartilhar :legal:

 

OBS O texto foi traduzido no GOOGLE se tiver alguma coisa que não esta correto ,Kleber e Subsonic pode ficar a vontade para questionamentos e correções

 

http://yu-ra.tripod.com/index_enc.htm#transmission line

 

Segue a traducão

" Pense em uma TL como um tubo contendo um falante em uma extremidade e com a outra extremidade aberta. A TL não tem freqüência de sintonia (Fb) como uma caixa selada ou dutados. A TL é uma simples questão de fazer o comprimento da linha 1 / 4 comprimento de onda, onde o condutor começa a rolar para fora, de modo que a onda de trás pode reforçar a onda frontal. A linha pode ser ajustada para F3 ambos do falante (-3 dB) ou F10 (-10 dB), em função, cuja metodologia de projeto que você usa. Do mesmo modo, ao contrário de uma porta, que atua como um ressonador de Helmholtz, os parâmetros de uma TL são independentes, a área transversal a ser determinado pelo Sd do Falante , bem como a duração determinada pela F3 do falante ou F10, como mencionado anteriormente. (Alguns TL, nomeadamente a série focal) é um híbrido, utilizando um pequeno recinto de aberturas para o exterior através de uma TL mais convencional. Mesmo em uma linha, porém, a área da seção transversal da TL onde se junta à caixa é muito maior do que um porto típico, geralmente 1-1,5 vezes SD do falante TL normalmente são preenchimento muitas vezes com materiais de preenchimento de diferente densidade. Ao contrário de recintos fechados, o preenchimento em uma TL é utilizado para reduzir a velocidade do som através da linha. Não há aumento significativo da eficiência através de uma caixa selada. Resposta varia em um slop de12 dB / oitava, assim como em espaços ao ar de montagem ou uma caixa selada.

 

Para construir um sistema de linhas de transmissão, primeiro você precisa para começar com um falante adequado. O ideal que o falante tenha um Qms bastante elevado (três a seis), um Qes bastante baixo (0,30 a 0,40) e uma correspondente Qts baixo (0,30 - 0,40). Construtores experientes linha de transmissão normalmente já tem algumas marcas e modelos de falantes que são conhecidos por trabalhar bem neste tipo de aplicação.

 

Escolha do comprimento da linha:

Em segundo lugar, você precisa escolher o comprimento de linha de transmissão que você está pretendendo. O comprimento da linha teórica terá de ser 1 / 4, 1 / 2, ou 3 / 4 do comprimento de onda na Fs do falante. Uma pequena lista de comprimentos é dada abaixo. Os comprimentos são baseados em 341m / s para a velocidade do som"

 

 

 

Comprimento da linha (em metros)

Fs 1 / 4 1 / 2 3 / 4

======================================

50 Hz 1,71 3,41 5,12

45 Hz 1,89 3,79 5,68

40 Hz 2,13 4,26 6,39

35 Hz 2,44 4,87 7,31

30 Hz 2,84 5,68 8,53

 

Estes comprimentos pode se usar em qualquer alto-falante. No entanto, se a linha está preenchida com lã ou outro material de amortecimento, comprimentos mais curtos podem ser usados. Por exemplo, para uma linha de 100% preenchidas (lã), os comprimentos correspondentes seriam:

 

Comprimento da linha (em metros)

Fs 1 / 4 1 / 2 3 / 4

======================================

50 Hz 0,62 1,24 1,86

45 Hz 0,69 1,38 2,07

40 Hz 0,78 1,55 2,33

35 Hz 0,89 1,77 2,66

30 Hz 1,03 2,07 3,10

 

A lã tem o efeito adicional de 100% de amortecimento para quaisquer ressonâncias que podem se desenvolver dentro da própria linha.

Editado por antnbarao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava com saudade de ouvir minha LT com um 10" (Clarion 375wmrs), liguei ela hoje no carro, com o 2K5D (eu sei que é mto, mas eu sei usar) empurrando ela.

Eeeee "caixinha" boa e forte! :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amantes de LT de plantão! :)

Lhes apresento meu + novo futuro brinquedo!

Quase certeza que amanha saia do papel! ;)

lt122.png

 

O Gabriel sabe do que se trata! :vts

 

Edit: imagem

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a sintonia tem q ser feita em 2X a FS do Falante? seria isso?

 

não, não! a sintonia é feita na Fs do falante mesmo, isso do dobro da Fs é alguma confusão q passou no artigo do CCDB e que eu tbem fiquei meio na dúvida! mas depois pesquisando mais esclareceu!

 

a sintonia é feita na Fs do falante mesmo!

 

na verdade, como o Kleber disse há umas paginas atras, a LT é feita pra ajudar o falante tocar na Fs dele, já que a maioria dos falantes não fazem isso muito bem em caixas convencionais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou contribuir rapidamente com algo porque gosto destas caixas a muitos anos. Vou comentar algumas coisas pessoais que talvez ajudem alguém:

 

1 - eu deixo cerca de 1/4 a 1/3 do volume da caixa na primeira câmara - quadrangular. É bom fazer um angulo de 30° com feltro betumado e lã de vidro na parede de trás do AF.

 

2 - duto na frente e duto atrás formam picos e vales diferentes, só vale levar isso em conta se for cortar BEM (18dB) abaixo de 100hz. Eu prefiro duto na frente, especialmente porque minha sala não é tão profunda e tenho q aproximar d+ da parede. Lembrar-se que ao contrário da dutada, sai médios no duto... (dependendo do projeto) e assim pode ter alguma ressonancia indesejada

 

3 - a LT pode trabalhar abaixo da FS do falante, como normalmente trabalha. Existem tabelas para estimar o uso do falante em LTs, baseado em QTS e VAS, tem no livro do vance dickason (aquele com cabelo esquisitão...). Não gosto de aberrações - tipo fazer a LT em 20hz pra um af de 6" - bom senso para não descer tanto assim a linha.

 

4 - Reforçar bem a primeira camara é importante, a caixa ressona em frequencias mais altas que o normal (se o projeto envolver freq. acima de 100hz)

 

5 - Em linhas gerais, a LT gera picos e vales violentos - por isso o preenchimento (material, posição, acomodação....) faz a diferença no sentido de melhorar a resposta. Como só temos acesso a lã e edredon, é bom saber q ela tem bem pouca densidade - infelizmente, precisa de muita lã pra se conseguir uns 30kg/m2, resultados bons tem aparecido entre 15 e 30kg. Acima de 100hz os picos e vales são teríveis, por isso em alguns casos eu opto por trabalhar com a LT antes de 100hz. É geral a reclamação de coloração acima de 100hz, em partes também pela falta de material absorvente.

 

6 - Coloco feltro betumado em 100% da área interna, reforçando a quantidade nos cantos com feltro de 15-20mm pra fazer as curvas. Depois começo a depositar lã e testei também um material usado em almofada, mas não vi muita vantagem até porque é muito caro. Simpatizo com lã de vidro... só q todos sabem a bucha que é.

 

7 - Acerto também a quantidade de lã observando a curva de impedância do af na caixa. Deve-se evitar ter 2 picos, sempre que a curva for mais próximo da plana, haverá menor e menos drástica rotação de fase, bem como menor ripple (picos e vales), podendo fica mais perto do ideal.

 

8 - O bom da LT está nos graves profundos, uma back EMF muito mais agradável para o amplificador, um delay ridículo em baixas frenquencias (isso é algo q me irrita profundamente nas dutadas, acho q me acostumei d+ com as LTs), uma resposta mais extendida e mais plana que a caixa selada abaixo de 100hz (normalmente abaixo de 50hz é onde tem graça). O cone fica muito mais controlado - mas não se enganem, se a linha for muito grande e tiver preenchimento errado, o cone ficará descontrolado.

 

9 - Em termos de SPL, a LT perde pra selada... apenas pra comentar para quem busca rendimento. O divertido da LT são realmente os graves e a arte está em conseguir graves sem colorir os médios. Por ser algo muito empírico, mesmo com estudos na área e modelos matemáticos, ainda tem muito acerto subjetivo - também por isso é raro ver LT a venda. Porem.... tem sempre um porém... os graves ficam marcados na lembrança de todos que ouvem, eu acredito que em boa parte por ter um delay ótimo e uma baixa back EMF - quando pega um valvulado decente com o truque da curva de impedância ou um valvulado OTL, o resultado sonoro "subjetivo" é bemmmm interessante mesmo.

 

10 - LT de 12" é soda, fica um monstro então abandonei. Acho legal as de 8" e 10". De 6"... vai do gosto de cada um, eu já fiz e ela ficou me devendo alguns graves (orquestra), foi daí que passei a simpatizar com LTs de 8 e 10. Não tiro o crédito de algumas dutadas, que as vezes uso porque são pequenas e viáveis, agora as LTs eu simpatizo bastante mesmo com todo o trabalho violento que é faze-las e principalmente forrá-las e acerta-las, fica beirando o campo da "arte", o cara tem q gostar muito e tirar e colocar parafuso - com parafusadeira é claro - kkkk.

 

11 - Lembrar que a LT tem um angulo de fase bem diferente da selada e da dutada antes de 1khz, então pra casar a fase é meio chato. É bom simular para ver como vai resolver isso no caso de querer usar caixa de 8/10 + caixas de médios/agudos - seja lá qual for o AF usado.

 

 

Em síntese, LT precisa um pouco mais de atenção que as outras caixas. É recomendável estudar, simular e montar uma LT de grave e uma de médio (6-5-4") para entender mais sobre elas. As fórmulas, calculos e simulações são importantes, mas também é importante buscar testar esses resultados na prática. As vezes eles podem ser um pouco diferentes.

 

A propósito, brincamos com um phanter de 8", com linha acertada em 32hz ele desceu a 18~19hz. Embora tenha descido, o resultado sonoro foi péssio, assim subimos para 44hz focando a reprodução de 34hz pra cima. Neste ponto houve uma melhora excelente no resultado sonoro, apenas deu um trabalho para controlar os picos e vales com forração (pouca forração é ruim porque não ameniza os picos e vales e muita também é ruim porque faz perder muito rendimento). Esse AF é interessante para ser trabalhado, levando em conta o valor, a disponibilidade e o tamanho final da caixa.

 

Infelizmente meu tempo é muito limitado, mesmo assim espero ter contribuído alguma coisa para quem acha interessante esse tipo de caixa. Abs pra turma!

Editado por Max_CWB
  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá li todo o topico...Meus parabens pelo topicoestá show :legal:[-]:legal: tenho uma pergunta à fazer:

É possivel fazer uma LT com duas saidas e se é possivel como seria esse caulculo ex:

Em uma linha de 3m seria 1,5m pra cada saida

Editado por japacns

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SubSonic, como eu posso te Agradecer por esse topico??????

Consegui calcular minha 1ª LT, to até pensando em fazer. rsrs

Fiz até um resumo desse topico.

Meus parábens vei, se até eu aprendi rsrs

 

Edit:faltou o A de agradecer

Editado por EmersonB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic, diz uma coisa.. considerando um sub abaixo de 1.000.... qual seria o IDEAL pra uma LT? Nar? Uxp? Mtx T9? (10' ou 12')??? Kicker?

 

EDit:

 

de repente um DD 1508??

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic, diz uma coisa.. considerando um sub abaixo de 1.000.... qual seria o IDEAL pra uma LT? Nar? Uxp? Mtx T9? (10' ou 12')??? Kicker?

 

EDit:

 

de repente um DD 1508??

 

importar um bixo desses:

 

http://cgi.ebay.com/ASCENDANT-AUDIO-AVALANCHE-15-SUBWOOFER-adire-XBL2-fi-w7-/220623774788?cmd=ViewItem&pt=Speakers_Subwoofers&hash=item335e33a444#ht_822wt_930

 

dentre os citados da pra falar o seguinte:

 

o UXP tem xmax muito pequeno pra uma LT ideal

o NAR é ótimo custo X beneficio, dá pra por 2 por menos de 1000 reais, ai ele fica interessante, mas o Bl de menos de 10Tm é fraco, pode dar problema

kicker costuma ter a Fs em torno dos 30Hz, o que é um pouco alto, mas tocaria bem

o T9 de 10" tem Fs de 41Hz, o de 12" 36 e o de 15" 31... o T9 tocaria bem, mas em termos de falante IDEAL, ele não é, sem contar que a caixa teria que ter uma seção larga e ficaria enorme!

 

o DD 1508 pode ser uma boa sim! Fs em 30Hz, o 1510 tem Fs de 27Hz (bem interessante), Xmax alto e suspensão forte, são subs pra montar LT classica, terminando em 1SD, pra deixar o sub bem livre mesmo, eu só temo um pouco o timbre dele por ele não ter um motor tão linear (como acontece com o Ascendant do link), mas com ctz daria ótimos resultados pra subgrave, descendo sem difiuldade la pros 20Hz e menos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Transferida do tópico Transmission Line (LT) UXP na LT

uma imagem vale mais que mil palavras, e um grafico vale por umas 20 imagens, olha ai o que o preenchimento faz com a resposta da caixa:

 

ltfill.jpg

 

 

no próprio artigo o autor pede pra desconsiderar a amplitude da resposta pois no teste que ele fez tinham umas particularidades lá então o ganho ali (-10dB, -5dB etc... eixo Y) é RELATIVO, ou seja, na linha COM preenchimento o ganho é TODO menor em relação ao tubo ressonante! mas relativamente aparece o mesmo ganho!

 

agora, pra cortar a 300Hz, vc vai precisar preencher legal a linha, por causa do VALE que vai ter em 2xFs, 4xFs, 8xFs e assim por diante!

 

Gabriel,

 

Nos primeiros gráficos que vc postou (post#2), lá podemos ver que com o preenchimento a resposta fica mais placa e podemos ver que a resposta abaixo dos 100hz tende a ter um ganho. Já nesse ultimo gráfico vemos que a resposta resposta tbm estabiliza e que abaixo dos 80Hz a resposta da uma atenuada.

Analizando o primeiro gráfico podemos falar que para subgrave tbm é bom colocar preenchimento, já analizando o segundo mostra que o que todos dizem, que para subgrave não é necessário o preenchimento.

Fiquei confuso ai.

Essa confusão pode se ter dado pela tal "peculiaridade"?

 

Abrass

Gustavo Mazzarin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Transferida do tópico Transmission Line (LT) UXP na LT

 

 

Gabriel,

 

Nos primeiros gráficos que vc postou (post#2), lá podemos ver que com o preenchimento a resposta fica mais placa e podemos ver que a resposta abaixo dos 100hz tende a ter um ganho. Já nesse ultimo gráfico vemos que a resposta resposta tbm estabiliza e que abaixo dos 80Hz a resposta da uma atenuada.

Analizando o primeiro gráfico podemos falar que para subgrave tbm é bom colocar preenchimento, já analizando o segundo mostra que o que todos dizem, que para subgrave não é necessário o preenchimento.

Fiquei confuso ai.

Essa confusão pode se ter dado pela tal "peculiaridade"?

 

Abrass

Gustavo Mazzarin

 

esse teste que eu postei por ultimo não foi feito com subwoofer! ou seja, é um falante que já estava fazendo força pra descer! dai não tem preenchimento que faça milagre! hahaha

 

oq eu quis mostrar é que o preenchimento é mais para tirar os vales que os picos propriamente ditos!

 

mas com falantes que estão tocando grave "folgados", o preenchimento tira o pico na Fs e permite descer mais sim, permite tbem aplicar mais potencia sem descontrolar, oq é bem importante!

 

ah! tem mais uma coisa tbem!

 

nesse ultimo grafico a linha foi TODA preenchida com o mesmo tanto de plumante em toda a sua extensão! isso muda MUITO, pq quando se preenche a linha mais densa no começo e vai aliviando para o final, a resposta pode ser modulada dependendo de ONDE vc coloca ou tira plumante!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

importar um bixo desses:

 

http://cgi.ebay.com/ASCENDANT-AUDIO-AVALANCHE-15-SUBWOOFER-adire-XBL2-fi-w7-/220623774788?cmd=ViewItem&pt=Speakers_Subwoofers&hash=item335e33a444#ht_822wt_930

 

dentre os citados da pra falar o seguinte:

 

o UXP tem xmax muito pequeno pra uma LT ideal

o NAR é ótimo custo X beneficio, dá pra por 2 por menos de 1000 reais, ai ele fica interessante, mas o Bl de menos de 10Tm é fraco, pode dar problema

kicker costuma ter a Fs em torno dos 30Hz, o que é um pouco alto, mas tocaria bem

o T9 de 10" tem Fs de 41Hz, o de 12" 36 e o de 15" 31... o T9 tocaria bem, mas em termos de falante IDEAL, ele não é, sem contar que a caixa teria que ter uma seção larga e ficaria enorme!

 

o DD 1508 pode ser uma boa sim! Fs em 30Hz, o 1510 tem Fs de 27Hz (bem interessante), Xmax alto e suspensão forte, são subs pra montar LT classica, terminando em 1SD, pra deixar o sub bem livre mesmo, eu só temo um pouco o timbre dele por ele não ter um motor tão linear (como acontece com o Ascendant do link), mas com ctz daria ótimos resultados pra subgrave, descendo sem difiuldade la pros 20Hz e menos!

 

Contribuindo com equips, aqui vão os meus:

 

Meu sonho de consugo em subwoofer(Tc sound EPIC)

Baixo Fs, alto BL e um lindo XMAX

http://www.parts-express.com/pdf/293-656m.pdf

 

Sonho em Mids e Sub de pequeno porte (Tang Band).

Fs baixa, BL alto, Xmax alto sem falar no qes, qms e qts.

http://www.parts-express.com/pdf/264-874s.pdf

http://www.parts-express.com/pdf/264-852s.pdf

http://www.parts-express.com/pdf/264-854s.pdf

Monstrinho para Sub

http://www.parts-express.com/pdf/264-833s.pdf

Destruidor no para Hi-End

http://www.parts-express.com/pdf/264-894s.pdf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah! tem mais uma coisa tbem!

 

nesse ultimo grafico a linha foi TODA preenchida com o mesmo tanto de plumante em toda a sua extensão! isso muda MUITO, pq quando se preenche a linha mais densa no começo e vai aliviando para o final, a resposta pode ser modulada dependendo de ONDE vc coloca ou tira plumante!

 

Qual seria essa relação?

EX: Menos denso no inicio - pico nos médios

Mais denso no final - atenuação nos gráves

e assim por diante......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...