Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Governo discute pacote para endurecer lei seca

Recommended Posts

Postado em

Lei Seca reduz mortes, mas não inibe acidente que mais mata nas rodovias

Colisão frontal é a principal causa de mortes nas estradas no país, diz PRF.

Governo discute pacote para endurecer lei neste mês, diz secretário ao G1.

Rosanne D'Agostino

Do G1, em São Paulo

A nova Lei Seca ajudou a reduzir o número de mortes nas estradas federais no feriado de Páscoa, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda está em alerta para a principal causa de óbitos nas rodovias brasileiras: a colisão frontal. Com o objetivo de reduzir esse tipo de acidente, o governo planeja aprovar um pacote de medidas ainda este mês no Congresso, endurecendo multas e reforçando a fiscalização, a exemplo do que ocorreu em dezembro para coibir a mistura entre álcool em direção.

Segundo a PRF, a Lei Seca por si só não é capaz de reduzir a colisão frontal, porque esse tipo de acidente é resultado de outros fatores, como a disposição das estradas brasileiras e a imprudência dos motoristas, mesmo sem consumo de álcool. Além disso, a fiscalização é dificultada, já que a colisão pode ocorrer em qualquer ponto ao longo das rodovias, principalmente na zona rural, onde a maioria conta com apenas uma pista para ida e outra para volta.

"É um acidente muito fatal. Se vem um carro a 100 km/h e outro, no sentido oposto, também a 100 km/h, é a mesma coisa que pegar um carro e bater num muro de concreto a 200 km/h", afirma o inspetor da PRF Stênio Pires. "Por isso que nós queremos endurecer a legislação. É praticamente um homicídio, correndo o risco de matar uma pessoa de uma forma muito alta", completa.

Em 2011, foram 2.652 mortes nesse tipo de acidente, quase 2.200 em zona rural. Segundo a PRF, apesar de representar 3,5% dos acidentes, essa modalidade provoca 40% dos óbitos. Os números de 2012 ainda estão sendo auditados e não foram divulgados, mas a instituição utiliza dados dos últimos feriados para avaliar que a Lei Seca não conseguiu inibir essas mortes nas estradas federais.

No feriado de Páscoa, o número de acidentes nas estradas foi 9% menor do que no ano anterior, mas a maioria das mortes ocorreu em razão de colisão frontal. Em Minas Gerais, 76% das mortes tiveram esse motivo.

graficos_colisao-02.jpg

A colisão frontal continua representando cerca de 44% das mortes nas estradas federais, apesar de, no Carnaval deste ano, ter havido o menor número de mortes em rodovias em dez anos, segundo o governo, em razão da Lei Seca. Foram 100 colisões frontais provocando a morte de 70 pessoas, e mais 25 mortes em razão de ultrapassagens indevidas.

Conforme Pires, as viaturas da PRF têm se deslocado ao longo das rodovias para observar o trânsito e inibir as ultrapassagens. "Só que hoje a autuação da ultrapassagem forçada tem um valor da multa é muito pequeno, e como é o que mais mata, a gente está trabalhando junto com diversos ministérios para modificar essa infração específica", afirma.

Multa multiplicada por 7

Para coibir a ultrapassagem proibida, Congresso e Executivo têm discutido um pacote de medidas relacionadas à melhoria na segurança do trânsito, e a expectativa é que seja aprovado ainda este mês, aumentando multas para esse tipo de infração, afirmou ao G1 o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira.

"A ideia é aumentar o rigor, aproveitando esse processo da Lei Seca, e atacar também outros pontos extremamente problemáticos que a gente tem no trânsito. A ultrapassagem não é o maior número de acidentes, mas o índice de fatalidade é extremamente alto", afirma.

Pelo texto em discussão, a proposta é multiplicar por 7 a multa atual, de R$ 191, mais 7 pontos na carteira de motorista para quem forçar a ultrapassagem perigosa, em local proibido ou pelo acostamento. O governo também quer investir em campanhas educativas, está prevista a realização de operações integradas de fiscalização, federal, estaduais e municipais.

"A Lei Seca não optou pela questão penal, mas teve um efeito muito mais importante: pautou o assunto e atingiu um ponto bastante sensível, que é o bolso. O rigor da multa sensibilizou muito mais do que projetos da questão penal", afirma o secretário.

"Há uma decisão em fazer essa modificação", afirmou o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ). "Hoje a multa é muito baixa. Haverá também alguns casos de suspensão imediata da CNH, por exemplo, para quem ultrapassar na contramão", diz.

Segundo Leal, o texto deve ser apresentado na próxima semana, e a expectativa é que seja aprovado até o fim do mês. "Estamos escolhendo alguns projetos de lei e adequando com esse desejo de fazer o aumento das punições."

A Lei Seca elevou a multa para quem dirige sob efeito de álcool ou outra substância entorpecente, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. O valor que pode dobrar em caso de reincidência.

"Nas cidades, a Lei Seca já mostrou resultado, mas nas estradas, a mistura de álcool com direção é a quinta causa de mortes", complementa Leal. "Agora vamos diminuir as mortes também nas estradas."

Também devem ser apresentadas propostas para aumentar o rigor para disputa de racha, visando a simplificação do processo administrativo para perda da carteira de motorista e para simplificar e reduzir os prazos para o leilão de veículos abandonados nos órgãos de trânsito, com a desvinculação das multas e tributos do novo proprietário.

Segundo o secretário do Ministério da Justiça, o tema é sensível, "mas a maioria dos parlamentares concordaram em agilizar os projetos existentes". "Estamos nos reunindo semanalmente."

Para o inspetor da PRF, a intenção não é multar os motoristas, mas evitar acidentes. "A grande maioria de cidadãos brasileiros respeitam o Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo nunca é penalizar todos os cidadãos. O objetivo é tirar de circulação os poucos maus condutores que trazem um risco muito grande ao cidadão que circulam de forma adequada", conclui.

Deveriam aprovar uma lei para considerar inelegível por 7 pleitos eleitorais consecutivos o administrador público que não melhorar efetivamente as ruas e rodovias.

Postado em

Vão atacar a consequência sem atacar a causa, mais uma vez.

Tem que fazer primeiro o dever de casa: Duplicar vias, investir em sinalização, qualidade e projeto das estradas... não adianta multa para ultrapassagem proibida se nego perde o controle e invade a via contrária.

Postado em (editado)

Como eu sempre digo. A maior causa de mortes é colisão frontal, mureta de proteção dividindo as pistas reduziria esse número drasticamente.

É só o governo querer reduzir o número de mortes. Pelo visto esse não é o objetivo.

Editado por avukte
Postado em

Tem que fazer primeiro o dever de casa: Duplicar vias, investir em sinalização, qualidade e projeto das estradas... não adianta multa para ultrapassagem proibida se nego perde o controle e invade a via contrária.

Tudo isso é visto como gasto e ñ como investimento, então, fazem o q sabem fazer de melhor e criam mais leis e formas de ainda arrecadar $. É como o caso do airbag e do abs... no final, o povo é q bota a mão no bolso. Mas carros com airbag e abs reduziriam, no mínimo, os gastos com saúde, né? Carros híbridos tb reduziriam a poluição, q por sua vez, tb reduziriam os gastos com saúde. Mas se vc quer um carro híbrido, então, page! E pague caro!

Postado em

Como eu sempre digo. A maior causa de mortes é colisão frontal, mureta de proteção dividindo as pistas reduziria esse número drasticamente.

É só o governo querer reduzir o número de mortes. Pelo visto esse não é o objetivo.

Ainda falam na questão das vias rurais... nunca vi UMA que fosse sinalizada a contento. Algumas não tem nada, nem acostamento. Dos dois lados tem lavoura plantada na beira da pista. Quem vem, só vê a curva mal projetada em cima da hora e perde o controle.

Um amigo meu deu PT num celta desse jeito. Época de colheita de soja, estrada MUITO SUJA. Entrou na curva e passou reto.

Postado em (editado)

Brasil é coisa séria, cansei de ver aqui na região locais que antigamente era permitido ultrapassar, de repente pintam faixa dupla contínua, e agora é permitido novamente.

Ué, quer dizer que não existe uma análise técnica pra isso? Visibilidade, espaço para ultrapassagem, subida, descida, sei la. Nada disso vale, o que vale é o pega ratão, na reta que você sempre ultrapassou amanhã pode não ser mais permitido e o seu guarda estará logo ali na frente pra te multar.

Sinistro é ver as rodovias pedagiadas sem nenhum investimento realmente condizente com o valor da arrecadação, mal e porcamente fazem remendos no asfalto e mantém a sinalização horizontal e vertical. Ora, isso pra mim é mínimo, coisa que o estado deveria manter sem cobrar um centavo, já chega os carros que estão despejando anualmente nas ruas e estradas que gera muita receita do IPVA.

Aí quando fazem algo a mais é o que? Terceira pista na subida, mas não se alarga a estrada existente, simplesmente usam o espaço que era destinado ao acostamento.

E o acostamento? Não tem mais.

Em caso de emergência se vai pra onde? Pro mato? Bate de frente?

Hmmm, mas não é isso que o governo está querendo reduzir? Mortes por batida frontal.

Então não deveria ser proibido esse tipo de aproveitamento de pista? Pra mim, sim, pro governo parece que tanto faz.

E a vida segue.

Editado por avukte
Postado em

Tudo isso é visto como gasto e ñ como investimento, então, fazem o q sabem fazer de melhor e criam mais leis e formas de ainda arrecadar $. É como o caso do airbag e do abs... no final, o povo é q bota a mão no bolso. Mas carros com airbag e abs reduziriam, no mínimo, os gastos com saúde, né? Carros híbridos tb reduziriam a poluição, q por sua vez, tb reduziriam os gastos com saúde. Mas se vc quer um carro híbrido, então, page! E pague caro!

É o que venho falando faz tempo, mas tem gente cega que acha a atitude louvável. Qualquer pesquisa mostra que airbag altera em apenas 2% o número de mortes, enquanto que, se todos os passageiros usarem CINTO DE SEGURANÇA, as mortes caem em quase 30%.

Postado em

já chega os carros que estão despejando anualmente nas ruas e estradas que gera muita receita do IPVA.

Uma coisa que eu acho ABSURDA: A verba arrecadada com o IPVA, em sua maior parte, financia a SAÚDE.

Se a origem é a circulação de automotores, tem que investir 100% nas vias.

Postado em (editado)

Uma coisa que eu acho ABSURDA: A verba arrecadada com o IPVA, em sua maior parte, financia a SAÚDE.

Se a origem é a circulação de automotores, tem que investir 100% nas vias.

Meu pai sempre comenta que muitas estradas aqui da região, que na época que ele era piá transitavam com carroças, hoje a maioria segue o mesmo traçado e receberam somente pavimentação asfáltica.

Então investimentos e projetos voltados para os meios de transporte atuais (no interior principalmente) não existem, tudo é coisa do arco da velha.

Editado por avukte
Postado em

Só o governo faz que não vê e fica usando essas medidas bizarras.

Eu acho engraçado, aumentam a punição da Lei Seca, querem aumentar as possíveis provas, diminuem o nível de tolerância, mas não fiscalizam. Cara, teve um show de Jorge e Mateus aqui que só tinha uma maneira de sair, passando por uma avenida de pista dupla. Milhares de bêbados saindo dirigindo. Querem resolver? Coloquem uma blitz policial na avenida, ué. Tinha três viaturas lá, mas nenhuma fazendo blitz, vários idiotas acelerando como se precisassem chegar ao hospital e a polícia não fazia nada. País de mer**, esse.

Postado em

Meu pai sempre comenta que muitas estradas aqui da região, que na época que ele era piá transitavam com carroças, hoje a maioria segue o mesmo traçado e receberam somente pavimentação asfáltica.

Então investimentos e projetos voltados para os meios de transporte atuais (no interior principalmente) não existem, tudo é coisa do arco da velha.

Hoje mesmo tive curso com o bombeiros dai ele tava comentando de uma ponte na saida de uma curva que existia na 277... ele falaou que toda semana tinham que mergulhar lá tirar corpo... ai um dia morreu um filho de deputado lá... em seguida mudaram o traçado e resolveram...

Postado em

Eu acho totalmente correto aplicar multa e punição para quem dirige embriagado (e isso inclui SIM quem só "bebe uma ou duas cervejinhas", pois reflexo, tempo de reação, etc. ficam alterados), pois causam muitas mortes no trânsito.

Isso pode sim reduzir muito o número de mortes e acidentes, mas não vai reduzir o número de colisões frontais. Principalmente em zonas rurais, é lotado de gente com carro caindo os pedaço ultrapassando em local proibido, entrando em trevo pela contra-mão, saindo de trevo sem olhar pras pistas, e tudo mais.

Estradas de interior, principalmente as vicinais são vergonhosas. SInalização 0, visibilidade 0, lotadas de buracos, normalmente com plantações altas dos lados e claro, pista simples, quando muito com acostamento.

Mas o governo não ta preocupado com uma estradinha vicinal próxima a município de 50mil habitantes a 700km da capital, não é mesmo?

Pra mim ambas as frentes deveriam ser atacadas, punição pra direção+volante, conscientização e melhoria drástica nas condições das vias brasileiras.

Postado em

lá na roca tinha uma trilha que o gado fazia pra ir no coxo lamber sal. A roca virou currutela depois cidade. Os engenheiros projetistas do DNIT alargaram a trilha e asfaltaram e chamaram de estrada.

Postado em

Cara, nem precisa pensar nas estradas vicinais. A BR 116, rodovia absurdamente movimentada, cheia de caminhão, não tem pista duplicada. Arrisco dizer que só alguns trechos do Sudeste tem rodovias duplicadas de qualidade, o resto é porcaria :(

Postado em

Cara, nem precisa pensar nas estradas vicinais. A BR 116, rodovia absurdamente movimentada, cheia de caminhão, não tem pista duplicada. Arrisco dizer que só alguns trechos do Sudeste tem rodovias duplicadas de qualidade, o resto é porcaria :(

A BR 277 corta o Paraná, vai do porto de paranaguá até a ponte da amizade, rota de turistas, safra do paraguai pro porto... e não é duplicada...

Postado em

Enquanto não tem duplicação e outras melhorias, eu acho válido tornar as punições mais severas.

O Brasil anda dessa maneira, aonde nada funciona, pois existem as leis e não são cumpridas e fiscalizadas como deveriam, isso se inicia no simples ato do trânsito, até o momento que pessoas chegam ao poder (municipal, estadual e federal) e sempre foi acostumado a infringir uma lei aqui e outra ali, pois sabe que sempre esteve impune e se um dia for pego, continuará impune.

É preciso mudar esse pensamento desde pequeno, os professores tem que ajudar aos pais a educar os filhos a seguirem rigorosamente as leis, em países desenvolvidos é isso que acontece. Aqui não. Acho que enquanto continuar assim, o Brasil não irá mudar.

Acredito que o problema no Brasil é o próprio brasileiro. Quando esses brasileiros vão para o exterior, o hábito muda, se adequa com a nova realidade pois sabe que será punido, já aqui ele ignora a lei, pois sabe que nada acontecerá.

Infelizmente é uma conduta desviada. Se a lei existe e ela fosse cumprida e fiscalizada, acredito que muitos lares estariam interios, não somente com acidentes de trânsitos, mas por assaltos e absurdos que vemos na saúde pública e até privada.

Postado em

Enquanto não tem duplicação e outras melhorias, eu acho válido tornar as punições mais severas.

O Brasil anda dessa maneira, aonde nada funciona, pois existem as leis e não são cumpridas e fiscalizadas como deveriam, isso se inicia no simples ato do trânsito, até o momento que pessoas chegam ao poder (municipal, estadual e federal) e sempre foi acostumado a infringir uma lei aqui e outra ali, pois sabe que sempre esteve impune e se um dia for pego, continuará impune.

É preciso mudar esse pensamento desde pequeno, os professores tem que ajudar aos pais a educar os filhos a seguirem rigorosamente as leis, em países desenvolvidos é isso que acontece. Aqui não. Acho que enquanto continuar assim, o Brasil não irá mudar.

Acredito que o problema no Brasil é o próprio brasileiro. Quando esses brasileiros vão para o exterior, o hábito muda, se adequa com a nova realidade pois sabe que será punido, já aqui ele ignora a lei, pois sabe que nada acontecerá.

Infelizmente é uma conduta desviada. Se a lei existe e ela fosse cumprida e fiscalizada, acredito que muitos lares estariam interios, não somente com acidentes de trânsitos, mas por assaltos e absurdos que vemos na saúde pública e até privada.

Basta ver que em qq tópico de ida ao exterior se fala... "cuidado com a velocidade e com as placas... lá eles multam mesmo"...

Eu confesso que ando acima da velocidade quando a situação de trânsito e a estrada permitem (não que justifique), mas ultrapassar em linha contínua, NUNCA....

Postado em

A questão é a política do tampão.

Apresentou-se a tolerância zero como solução, quando na realidade ela não é. É apenas uma ação, que é tomada como um todo. A prova é esta, ela foi incapaz de reduzir diversas estatísticas que prometia reduzir.

Não adianta endurecer leis enquanto se investe em infraestrutura, PORQUÊ NÃO SE VAI INVESTIR.

Esta é a lógica.

Colisão frontal por ultrapassagem proibida é apenas uma parte dos acidentes. Eu sofri um acidente, que foi uma colisão frontal, porquê o motorista do outro carro dormiu e invadiu a contra-mão. Tentei desviar ao máximo... o resultado?

p1200088w.jpg

Há muitas razões pra uma colisão frontal, e a polícia não está onde essas colisões mais acontecem. Vão autuar casos pontuais, os números vão cair discretamente, vão comemorar a medida e o povo vai continuar morrendo.

Postado em

Se eles parassem pra pensar, duplica logo isso, pois assim vai ter mais obras e vai dar pra eles roubarem mais...

Já pensou na copa. Um infeliz de um gringo tendo que encarar essas nossas estradas??

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...