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Alves

Confira avaliação do novo Hyundai Azera, que briga contra Camry, Civic

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Azera na pista para negócio

O segmento de sedãs grandes está praticamente nas mãos dos coreanos. E o novo Azera complica ainda mais a vida de Civic, Camry e cia

 

 

HAIRTON PONCIANO VOZ // FOTOS: FABIO ARO

 

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Novo Hyundai Azera começa em R$ 114.294; versão completíssima custa R$ 125 mil

 

Na televisão, o locutor de voz grave e bem-pau-sa-da foi tão convincente, em pleno horário nobre, que acabou aguçando ainda mais minha vontade de andar no Hyundai Azera. Afinal, não é todo dia que a gente dirige um carro de “1 bilhão de dólares”, como o moço apregoa no vídeo. Mas não sou tão influenciável assim. Antes de mais nada, minha expectativa era boa porque o Azera que saiu de linha já havia provado ser um carro luxuoso, silencioso, confortável e gostoso de dirigir. Mas o tempo passou e suas linhas envelheceram. Coloque o Azera ao lado da nova geração dos carros da Hyundai – Elantra, Sonata, Veloster e ix35 – e você vai entender o que estou dizendo.

 

Agora, com o novo sedã, a linha Hyundai está inteiramente renovada. O modelo mais luxuoso e caro da marca no Brasil (de R$ 114.924 a R$ 125 mil, dependendo dos equipamentos) está alinhado com os demais em termos de estilo. O Elantra não é a atual referência entre os sedãs médios? Pois o mesmo ocorre com o Azera no alto da escada. O modelo incorporou o design que a montadora coreana chama de "escultura fluida". Os carros transmitem sensação de movimento mesmo parados. Por que não convocamos Honda Accord, Toyota Camry ou Subaru Legacy para um embate? A ideia não é promover duelos entre coreanos e japoneses? Porque nessa luta nenhum japonês teria condições de sair inteiro diante desse coreano. Esse trio vendeu, em conjunto, 542 unidades no ano passado. Para ser mais preciso, a Toyota vendeu 249 Camrys, enquanto a Honda negociou 232 Accords e a Subaru, 61 Legacys. O Azera antigo vendeu 8.412 unidades. O segredo está não só no preço inferior, mas também no bom nível de equipamentos e na qualidade do sedã coreano.

 

Sem concorrente à altura, considere a vitória por “WO” e vamos nos concentrar no que o Azera tem para mostrar. Afinal, ele melhorou, mas também ficou bem mais caro: em alguns momentos, era possível comprar um modelo antigo (com motor V6) por menos de R$ 80 mil. Portanto, ficou mais caro para ter um coreano. Nesse reposicionamento de preços, o Sonata (quatro cilindros) ocupa a faixa de R$ 100 mil, e o Azera está mais para cima na tabela. Vale pagar mais? Vamos ver.

 

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O estilo batizado pela Hynundai de "escultura fluida" confere linhas esportivas ao sedã executivo

 

Para começar, ele traz aqueles agrados até há pouco tempo comuns apenas em carros alemães: você não precisa tirar a chave do bolso para abrir a porta. É só se aproximar e puxar a maçaneta. Dentro do carro, também esqueça a chave. Basta apertar o botão. O motor 3.0 V6 entra em funcionamento suavemente, com baixo nível de ruídos.

 

O Azera utiliza a mesma plataforma do Kia Cadenza, uma nova base para modelos grandes de tração dianteira. Porém, como acontece com ix35 e Sportage, cada marca procurou imprimir sua personalidade. A ampla grade cromada confere um pouco de formalidade à dianteira do sedã, mas de lado e de traseira o visual transmite jovialidade, apesar dos 4,9 metros. O modelo testado foi o mais caro, e adicionalmente traz teto panorâmico, chave inteligente, faróis de xenônio, soleiras iluminadas e memória para bancos, volante e retrovisores, entre outros itens. Nenhum japonês traz tantos equipamentos assim.

 

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O painel em forma de "V" é uma marca nos Hyundais mais modernos. A unidade testada veio com partida por botão, item opcional

 

A versão mais em conta (R$ 109.920) não traz a disqueteira para seis CDs nem o som da Infinity (como a top). Tem ajuste da coluna de direção, mas sem o sistema elétrico do modelo mais caro. Além disso, os comandos elétricos dos bancos não incluem o ajuste de extensão para pernas, e não há tela na traseira e teto solar panorâmico.

 

Por dentro, a primeira impressão é que o sedã da Hyundai tem visual ainda mais refinado que o do primo Cadenza. O revestimento interno das portas faz uma união perfeita com o painel. E os botões de ajuste elétrico dos bancos lembram os da Mercedes: simulam o desenho de um assento, facilitando os ajustes. Como no Kia, banco e volante se movimentam para facilitar a entrada do ocupante.

 

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Câmbio automático tem seis marchas; o banco traseiro oferece muito espaço e conforto, e a soleira é iluminada; os botões de ajuste dos bancos lembram o padrão utilizado pela Mercedes

 

O desenho interno do Azera é arrojado e está muito à frente dos concorrentes japoneses. Traz o console central em forma de “V”, e confere um aspecto avançado ao sedã. O motorista não precisa se preocupar em liberar o freio de estacionamento: basta pôr o cinto, engatar uma marcha no câmbio automático de seis velocidades e acelerar. O mecanismo eletromecânico libera as rodas automaticamente (no Cadenza, é preciso apertar um pedal do lado esquerdo).

 

Não há opção de troca de marcha no volante, porém o câmbio de seis marchas faz as trocas com suavidade. Na pista, o modelo andou bem, mas nesse quesito ele não acompanha o ritmo dos japoneses. O motor 3.0 V6 rende 270 cv, e leva o carro de 0 a 100 km/h em 9,6 s. O curioso é que, abrindo-se o capô, o que aparece é uma cobertura de motor igual à do Cadenza. Mas o Kia emprega um propulsor maior e mais potente (3.5 V6 de 290 cv). Graças a ele, o Cadenza chega a 100 km/h em 7,5 s, enquanto o Accord cumpre a prova em 7,7 s (também 3.5 V6). Em subidas, às vezes o câmbio muda para uma marcha superior, o que nessa situação é um comportamento indesejável.

 

Bancos (de couro) e volante (idem) contam com aquecimento. Não é o tipo de conforto tão importante em um país tropical, mas em regiões de inverno mais rigoroso pode ser um item bem-vindo. Atrás, o conforto também impressiona. O modelo conta com tela de acionamento elétrico no vidro traseiro, além de duas telas laterais, para maior privacidade. A do vidro de trás é comandada por uma tecla no console, mas também baixa automaticamente quando o motorista aciona a ré. Faltou a câmera de ré, como a que aparece no retrovisor do Cadenza. O espelho do Azera não mostra o que se passa na parte traseira. Na verdade, não mostra nada. Ele até não anda tanto assim, mas os adversários estão bem longe dele. E sem contar que nenhum japonês oferece cinco anos de garantia!

 

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Ficha técnica e números de teste

O segmento de sedãs grandes está praticamente nas mãos dos coreanos. E o novo Azera complica ainda mais a vida de Civic, Camry e cia

 

Hyundai Azera

Preço inicial A partir de R$ 114.924

Motor Dianteiro, longitudinal, V6, comando duplo variável, 24 válvulas, gasolina

Cilindrada 2.999 cm³

Potência 270 cv

Torque 28,8 kgfm a 5.000 rpm

Transmissão Automáica de seis marchas

Suspensão Independente, McPherson na dianteira e multibraços na traseira

Dimensões 4,91 m (comprimento); 1,86 m (largura); 1,47 m (altura), 2,84 m (entre-eixos)

Números de testes

Aceleração 0 a 100 km/h 9,6 segundos

Aceleração 0-400 m 17,0 segundos

Retomada 40-80 km/h 5,1 segundos >83,8 metros

Frenagem 100 km/h 43,5 metros

Editado por Alves

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Engraçado colocar o Civic como concorrente...

 

E melhor ainda é ver aquele extintor ali:

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Isso foi uma propaganda do carro ou impressão minha??

 

De avaliação não teve nada.

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Isso foi uma propaganda do carro ou impressão minha??

 

De avaliação não teve nada.

Deixa eu ver aqui...

 

"O segredo está não só no preço inferior, mas também no bom nível de equipamentos e na qualidade do sedã coreano".

 

"Sem concorrente à altura, considere a vitória por “WO” e vamos nos concentrar no que o Azera tem para mostrar".

 

"O desenho interno do Azera é arrojado e está muito à frente dos concorrentes japoneses."

 

"Ele até não anda tanto assim, mas os adversários estão bem longe dele. E sem contar que nenhum japonês oferece cinco anos de garantia"!

 

Foi por conta de trechos como esses? o-o-

Editado por Alves

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Isso foi uma propaganda do carro ou impressão minha??

 

De avaliação não teve nada.

 

Hyundai, né! o-o-

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"Ele até não anda tanto assim, mas os adversários estão bem longe dele"

 

 

HAoahohahoahoaHOAHOaHOhoa os adversários estão bem longe la na frente e ele comendo poeira?

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Hyundai, né! o-o-

O engraçado é q a marca diz q investiu 1 BILHÃO DE DÓLARES num modelo e foi outro modelo q ganhou o prêmio de carro internacional do ano e conquistou vários prêmios ao redor do mundo... o-o-

Editado por Alves

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Deixa eu ver aqui...

 

"O segredo está não só no preço inferior, mas também no bom nível de equipamentos e na qualidade do sedã coreano".

 

"Sem concorrente à altura, considere a vitória por “WO” e vamos nos concentrar no que o Azera tem para mostrar".

 

"O desenho interno do Azera é arrojado e está muito à frente dos concorrentes japoneses."

 

"Ele até não anda tanto assim, mas os adversários estão bem longe dele. E sem contar que nenhum japonês oferece cinco anos de garantia"!

 

Foi por conta de trechos como esses? o-o-

Não não, foi pelo único comparativo ter sido feito a respeito da potência. E só! É o único trecho que cita os concorrentes...

 

Achei estranho, mas não entendo direito disso...

 

Deve ser por que o azera é tão fo** que nem vale a pena citar os outros!

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Não gosto dessas linhas , estilo fluido.

Não precisa nem avaliar. Feio...

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"Na pista, o modelo andou bem(...)".

 

po***, motor 3.0 V6 de 270cv fazer 9,6s no 0-100 é andar bem! Se brincar meu Palio 1.8 Monzatech dava pau nesse Azera HUSAHUASHUSAHUSA

 

O impressionante é que a Hyundai conseguiu piorar o carro, porque o antigo andava mais!

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"Na pista, o modelo andou bem(...)".

 

po***, motor 3.0 V6 de 270cv fazer 9,6s no 0-100 é andar bem! Se brincar meu Palio 1.8 Monzatech dava pau nesse Azera HUSAHUASHUSAHUSA

 

O impressionante é que a Hyundai conseguiu piorar o carro, porque o antigo andava mais!

Caro Xan, é que o motor é feito para conforto, ser silencioso, trocas de marchas macias! Não é um super-esportivo.

 

É referência no segmento! É o único carro de mais de 200cv que faz mais do que 9s no 0-100!!!!

 

Aliás, a dodge ram que pesa 3300kg faz 0 a 100 em apenas 0,3s a mais! hohoho

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oq aquele extintor ta fazendo ali? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

:+1 que po*** é essa? Um carro deste porte com o extintor no pior lugar!!

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Nunca dexaria de comprar uma MB para comprar este Azera ou Camry.

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Nunca dexaria de comprar uma MB para comprar este Azera ou Camry.

 

Porque? Só pela estrela?

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Porque? Só pela estrela?

Acho que o motor 1.8 da Mercedes faz 0-100 em menos tempo do que o 3.0 V6 do Azera o-o-

 

Pode ser um motivo :rolleyes:

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Acho que o motor 1.8 da Mercedes faz 0-100 em menos tempo do que o 3.0 V6 do Azera o-o-

 

Pode ser um motivo :rolleyes:

 

Se voce quer carro de esportivo voce nao irá comprar um azera, mas não tem como comparar o azera com a C180, assim como audi A4 e 320i , voce pode querer comprar um carro desse somente pelo status da marca, mas carro por carro, sem chances, o azera engole qualquer um desses, mas ainda tem gente que gosta de pagar apenas pra dizer que tem uma bmw ou uma mercedes... Preferia meu antigo sonata do que a 320, imagina um azera.

 

sem mais.

 

 

:legal:

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Se voce quer carro de esportivo voce nao irá comprar um azera, mas não tem como comparar o azera com a C180, assim como audi A4 e 320i , voce pode querer comprar um carro desse somente pelo status da marca, mas carro por carro, sem chances, o azera engole qualquer um desses, mas ainda tem gente que gosta de pagar apenas pra dizer que tem uma bmw ou uma mercedes... Preferia meu antigo sonata do que a 320, imagina um azera.

 

sem mais.

 

 

:legal:

 

 

A C180 está longe de ser esportivo, mas possui um ótimo comportamento, desempenho e com menor gasto do que este Azera. Em relaçao a conforto o Azera só tem mais espaço. Agora Pós venda, nível de oficina, reparabilidade a Hyundai esta bem longe....

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Se voce quer carro de esportivo voce nao irá comprar um azera, mas não tem como comparar o azera com a C180, assim como audi A4 e 320i , voce pode querer comprar um carro desse somente pelo status da marca, mas carro por carro, sem chances, o azera engole qualquer um desses, mas ainda tem gente que gosta de pagar apenas pra dizer que tem uma bmw ou uma mercedes... Preferia meu antigo sonata do que a 320, imagina um azera.

 

sem mais.

 

 

:legal:

Sem mais mesmo, Astra! sahusahusahusahuhasusa

 

Azera engole qualquer um? Cara, o Mopar já teve Azera e tem uma C180, e ele mesmo fala a superioridade da C180 (e olha que o Azera dele ainda era do que andava :vts ).

 

O Azera é um sedan grande de tração dianteira generalista. A Mercedes C180 é um sedan médio premium de tração traseira. Acabamento, condução, acerto dinâmico, performance, posição de dirigir, qualidade de construção, tecnologia, a Mercedes dá uma surra no Azera em todos os quesitos. O Azera ganha em espaço interno, provavelmente porta-malas e... só.

A C180 não é esportiva, é um sedan premium com condução diferenciada.

 

Tem gente que gosta de pagar a mais pra ter uma BMW ou uma Mercedes, é verdade... Imagine então que tem gente que gosta de pagar a mais pra ter um Hyundai! o-o-

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A C180 está longe de ser esportivo, mas possui um ótimo comportamento, desempenho e com menor gasto do que este Azera. Em relaçao a conforto o Azera só tem mais espaço. Agora Pós venda, nível de oficina, reparabilidade a Hyundai esta bem longe....

 

Pós venda dos dois são a mesma bost@, ambos sao complicados e vao perder bastante, nivel de oficina, nao tenho do que me queixar quanto a hyundai e sem contar que os preços de revisões do azera sao infinitamente mais baratos que a C180, estamos falando de carro para carro, nao comparando marca. porque se pegarem um azera e colocarem um simbolo da bmw ou mercedes nele eh carro pra mais de 200mil... voces estao querendo comparar um seda de entrada de uma marca com o azera, nao tem como, nao sou nenhum fã da hyundai nao, mas desde a epoca que comprei o sonata, deixei de pegar uma 320 para pega-lo, e nao me arrependi hora nenhuma e se tivesse que comprar hoje um azera ou uma c180 , sem duvidas iria de azera, a 320 pra mim ta la atras competindo com o sonata ainda..

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O C180 2012 tem um acabamento mais simples por dentro comparado ao Azera e não possui motor V6, por sinal é meio manco

qdo original. Dá para chipar e deixar com 205 hp como a C250.

 

O extintor alí é baboseira da nossa legislação para o carro ser vendido aqui. As Mercedes e outros

importados tb possuem o extintor nessa posição.

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Falando de carro para carro e esquecendo marca? Sou mais a C180.

 

Aqui na minha cidade que tem uns 100 mil habitantes já ta ruim de andar de Corolla, imagina com uma banheira feito o Azera. Carro grande, pesado, devorador de gasolina. É muito mais racional no meu caso comprar uma C180, menos banheira, mais eficiente e mais prazer ao dirigir. Pra quem gosta de carro de verdade é isso.

 

EDIT: Sim, eu até compraria um Azera na época que custava seus R$ 70~80 mil pois o preço era o grande atrativo. Agora não mais.

Editado por avukte

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Sem dúvidas ficou muito bonito.

 

Lembrando que a C180 agora é vendida por R$135mil. Seria 20mil a mais que o Azera.

 

Eu nem li a matéria.

 

Mas acho q dificilmente ele vai vender tanto qto o ultimo azera baratinho.

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