Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fabiobastos20v

Subwoofer NAR de 8"

Recommended Posts

Eu estou (ou estava) de olho em um NAR de 8" para tocar no meu set, e ontem passei numa loja aqui da cidade para ver umas caixas. O cara tinha uma caixa selada pronta de uns 12L com um Selenium Bass de 8". Como já tive 2 Selenium Bass de 12" no passado e gostava deles, resolvi testar a caixa com o Bass de 8" no meu carro.

Resultado: Ridiculamente horrível. Meu kit 2 vias está dando um grave mais forte e muito mais gostoso de ouvir. Não sei qual o problema, mas mesmo um falante ruinzinho era para tocar melhor na minha opinião. Fiquei com um pé atrás agora em usar um sub de 8".

 

rapaz... será que a caixa num tinha nada de errado não ? será que a fase estava certa ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, finalmente coloquei o bichinho pra tocar.

Está na selada com 15 litros, realmente as vezes falta um pouco de SPL, mas eu achei está casando perfeitamente com meu set, um kit 2 vias de kevlar da Bravox sem amplificação.

Tem um grave sempre persente, macio e não embola. Sinto os bumbos duplos perfeitamente.

 

Acho que sem os médios e agudos amplificados somente um sub está bom, mas acredito que se for amplificar, dois deles seriam o ideal mesmo, teria um grave mais forte e iria sobressair aos mid.

Assim que trocar minha HU pretendo colocar mais um subisinho e amplificar também os 2 vias, quem sabe troca-los por um kit da Focal OpO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou (ou estava) de olho em um NAR de 8" para tocar no meu set, e ontem passei numa loja aqui da cidade para ver umas caixas. O cara tinha uma caixa selada pronta de uns 12L com um Selenium Bass de 8". Como já tive 2 Selenium Bass de 12" no passado e gostava deles, resolvi testar a caixa com o Bass de 8" no meu carro.

Resultado: Ridiculamente horrível. Meu kit 2 vias está dando um grave mais forte e muito mais gostoso de ouvir. Não sei qual o problema, mas mesmo um falante ruinzinho era para tocar melhor na minha opinião. Fiquei com um pé atrás agora em usar um sub de 8".

Isso não vai acontecer com este sub Leão. O grave dele é muito macio e definido, para acompanhar um kit, dependendo do que espera, ele se sai muito bem. Eu acho que você poderia fazer a caixa com os 12 litros do manual e te digo mais ele toca subgraves muito bem, não é um sub de 8" que deixa a desejar nas frequencias mais baixas.

 

A sensação do grave deste sub é o seguinte: Um grave gordo, que não embola, seria a sensação de um sub maior, com aquele gravão gostoso, mas com um SPL mais baixo, se é que me entende.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ajuda

Fala Paulo,

 

Pelo teu gráfico tu vai ter um pico de 3dB em 70 hz, isto sem o ganho do carro.

 

Os gráficos do site, em relação ao WinISD e BassBox, darão diferença da curva, acho que no WinISD o ganho seria de apenas 1dB. Levando em consideração que para qualidade o ideal seria estar plano em 0 dB.

 

Mas apesar de estar com um pequeno pico, pelo WinIsd, gostei do resultado, a falta de SPL foi resolvido com a caixa, em detrimento à um pouco da fidelidade, mas mesmo assim a rapidez do sub, para músicas rápidas, continuou a mesma, continuo ouvindo meus Heavy, Hard, Punk Rock's e minhas modas de viola perfeitamente.

 

Já ouvi no carro do Cirors, aqui de BSB, um sub JL, levado também por um amplificador JL, e segundo ele, a caixa estava com um pico, exatamente para conseguir vencer o porta malas dele, que era um sedan, e lhe digo que tocava maravilhosamente bem, e tocava de tudo.

 

Estou aplicando somente 150 Wrms no sub, mas sinceramente acho que ele aguenta bem mais, pois é bem montado, em comparação ao KeyBass de 8", por exemplo.

 

Mas não perguntei ainda, você vai apenas complementar o kit?

 

Acho que com esta caixa, mais um pequeno Headroom, você consiga o resultado que espera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Paulo,

 

Pelo teu gráfico tu vai ter um pico de 3dB em 70 hz, isto sem o ganho do carro.

 

Os gráficos do site, em relação ao WinISD e BassBox, darão diferença da curva, acho que no WinISD o ganho seria de apenas 1dB. Levando em consideração que para qualidade o ideal seria estar plano em 0 dB.

 

Mas apesar de estar com um pequeno pico, pelo WinIsd, gostei do resultado, a falta de SPL foi resolvido com a caixa, em detrimento à um pouco da fidelidade, mas mesmo assim a rapidez do sub, para músicas rápidas, continuou a mesma, continuo ouvindo meus Heavy, Hard, Punk Rock's e minhas modas de viola perfeitamente.

 

Já ouvi no carro do Cirors, aqui de BSB, um sub JL, levado também por um amplificador JL, e segundo ele, a caixa estava com um pico, exatamente para conseguir vencer o porta malas dele, que era um sedan, e lhe digo que tocava maravilhosamente bem, e tocava de tudo.

 

Estou aplicando somente 150 Wrms no sub, mas sinceramente acho que ele aguenta bem mais, pois é bem montado, em comparação ao KeyBass de 8", por exemplo.

 

Mas não perguntei ainda, você vai apenas complementar o kit?

 

Acho que com esta caixa, mais um pequeno Headroom, você consiga o resultado que espera.

 

cara meu set sao 2 de 6'' helix E6x mais 2 de 5'' helix E5x um modulo hbuster 6 canais hbm 6300 onde estao ligados os kits a 2 ohms empurrados por teoricos 120 RMS cada par de coaxial.

este modulo tem um canal q em bridge a 4 ohms entrega teoricos 320 RMS, entao sendo ai que irei ligar o NAR 8''.

 

tenho tambem um sub bravox premium II de 10'', 180 rms, mas por questao de tamanho do sub e beleza, eu tava querendo instalar o NAR.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz... será que a caixa num tinha nada de errado não ? será que a fase estava certa ?

 

Devia ter algo errado sim, ou caixa muito pequena para o sub, fase errada, sei lá, mas nem procurei o problema. Devolvi a caixa e fui embora.

 

Isso não vai acontecer com este sub Leão. O grave dele é muito macio e definido, para acompanhar um kit, dependendo do que espera, ele se sai muito bem. Eu acho que você poderia fazer a caixa com os 12 litros do manual e te digo mais ele toca subgraves muito bem, não é um sub de 8" que deixa a desejar nas frequencias mais baixas.

 

A sensação do grave deste sub é o seguinte: Um grave gordo, que não embola, seria a sensação de um sub maior, com aquele gravão gostoso, mas com um SPL mais baixo, se é que me entende.

 

Depois dos relatos aqui acho que o NAR com a caixa certa vai tocar bem sim. Estou pensando um pouco, se pego o de 8" ou vou log o para o 10" da NAR também.

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que a NAR audio poderia chegar junto e nos ajudar, refazendo o projeto das caixas para o nar, inclusive o de 8''

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que a NAR audio poderia chegar junto e nos ajudar, refazendo o projeto das caixas para o nar, inclusive o de 8''

mas no manual não informa as caixas certas????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas no manual não informa as caixas certas????

 

Na teoria sim, mas na pratica não hehe

 

No manual indica de 6 a 10 litros para a selada, mas nos testes que a galera fez, indica que 15 litros é o ideal.

Estou usando selada com 15 litros, está tocando legal, ainda não ouvi em uma de 10 para comparar.

 

Na dutada a litragem condiz, porém o dulto de 70 cm é meio bizarro, apesar do Marcelo ter colocado esse duto gigante e ter tocado legal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na teoria sim, mas na pratica não hehe

 

No manual indica de 6 a 10 litros para a selada, mas nos testes que a galera fez, indica que 15 litros é o ideal.

Estou usando selada com 15 litros, está tocando legal, ainda não ouvi em uma de 10 para comparar.

 

Na dutada a litragem condiz, porém o dulto de 70 cm é meio bizarro, apesar do Marcelo ter colocado esse duto gigante e ter tocado legal

 

exato, e mais, no meu manual do nar 8'' nas especificaçoes do sub acima da tabela onde mostra as litragens das caixas, tem um dado que esta fora da tabela "15Lts (3''x40cm)" deem uma olhada, sera que essa é a correta pro nar 8'' ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom se num me engane eu fui o primeiro a postar o vídeo dele tocando em caixa dutada que na época tava com 21 litros e duto de 3x40, e tbm fiz uma pra teste selada de 12 litros e tocou muito bem, usei pouco ele e guardei, vou voltar a usar ele e vim aqui ver os comentários e o pessoal ainda tem duvida quanto a caixa, cada um fala uma coisa, eu na pratica montei a caixa dutada com referencia aos fosgate de 8 polegadas, o duto quando montei era pequeno e soprava pra caramba ai fui aumentando até parar e ficou nesses 40cm de comprimento, esta caixa era boa pra alguns estilos de musicas e outros perdia o grave até parecia que num tinha sub, agora a selada tocava bem pra caramba em todos os estilos, até tinha mandado um e-mail para o pessoal da NAR comentando sobre a selada e me disseram que poderia fazer e que com os 12 litros iria descer mais(obvio) e foi o que aconteceu! agora tava afim de arriscar nessa dutada 15 litros com duto de 3x70cm esse tamanho de duto é bem grandinho até dificultando colocar na caixa dependendo do modelo dela, vou arriscar assim e se num ficar legal, corto mais um pouquinho ela e deixo selada que tenho certeza que fica bom... interessante é continuar os comentários do pessoal sobre a caixa que cada um usa pros e contras, até se possível postarem videos e assim chegamos a um destino q é a caixa ideal para ele...

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom se num me engane eu fui o primeiro a postar o vídeo dele tocando em caixa dutada que na época tava com 21 litros e duto de 3x40, e tbm fiz uma pra teste selada de 12 litros e tocou muito bem, usei pouco ele e guardei, vou voltar a usar ele e vim aqui ver os comentários e o pessoal ainda tem duvida quanto a caixa, cada um fala uma coisa, eu na pratica montei a caixa dutada com referencia aos fosgate de 8 polegadas, o duto quando montei era pequeno e soprava pra caramba ai fui aumentando até parar e ficou nesses 40cm de comprimento, esta caixa era boa pra alguns estilos de musicas e outros perdia o grave até parecia que num tinha sub, agora a selada tocava bem pra caramba em todos os estilos, até tinha mandado um e-mail para o pessoal da NAR comentando sobre a selada e me disseram que poderia fazer e que com os 12 litros iria descer mais(obvio) e foi o que aconteceu! agora tava afim de arriscar nessa dutada 15 litros com duto de 3x70cm esse tamanho de duto é bem grandinho até dificultando colocar na caixa dependendo do modelo dela, vou arriscar assim e se num ficar legal, corto mais um pouquinho ela e deixo selada que tenho certeza que fica bom... interessante é continuar os comentários do pessoal sobre a caixa que cada um usa pros e contras, até se possível postarem videos e assim chegamos a um destino q é a caixa ideal para ele...

 

Abraços!

 

apoiado :+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera sera que um par desses bixinhos em caixa selada fica legal no PM do clio sedan?

Meu set é um Sd250.2 pros bravox CS50D e CX509 e no porta malas no momento tenho um w309 num SD400.1 numa dutada de 54 litros! Queria umas caixas menores, mais baixas, q ficassem no fundo do porta malas sem incomodar ngm! rsrs

Vcs acham então q um parzinho desses dá conta galera? N preciso de um spl que nem o 309 dava, mas ao menos um som que preencha legal a cabine, mesmo com volumes mais baixos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera sera que um par desses bixinhos em caixa selada fica legal no PM do clio sedan?

Meu set é um Sd250.2 pros bravox CS50D e CX509 e no porta malas no momento tenho um w309 num SD400.1 numa dutada de 54 litros! Queria umas caixas menores, mais baixas, q ficassem no fundo do porta malas sem incomodar ngm! rsrs

Vcs acham então q um parzinho desses dá conta galera? N preciso de um spl que nem o 309 dava, mas ao menos um som que preencha legal a cabine, mesmo com volumes mais baixos!

 

Olha cara, eu pensaria em ir de dutada, em carro sedan talvez fique sem grave, ainda mais por você já estar acostumado com a sua dutada e os médios e agudos estarem amplificados.

 

Você pode fazer o seguinte: faça duas caixas seladas com 15 litros cada, se achar que ficou com pouco grave, coloque o duto nelas.

Vai ficar bem pequena, eu fiz a minha em forma trapezoidal retangular, tenho um Vectra GT-X e ela praticamente sumiu no porta-malas.

Hoje a noite posto uma foto do tamanho da caixa, só não reparem que ainda está sem acabamento hehe.

 

Olha as medidas (internas) da caixa para vc ter uma noção do tamanho que fica:

Largura: 30cm

Altura: 25cm

Profundidade menor: 13cm

Profundidade maior: 27cm

 

Usei MDF de 15mm

 

Eu estou querendo colocar outro de 8" qdo trocar minha HU tb, mas provavelmente vou mante-los na selada, pois meu carro é hatch e prefiro o som das seladas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tava pensando aki, fazer uma selada de 10 litros e botar em baixo do banco do passageiro, ja que meu carro é sedam e o sub é de 8''...

acho que 10 litros cabe.

sera que seria uma boa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na teoria sim, mas na pratica não hehe

 

No manual indica de 6 a 10 litros para a selada, mas nos testes que a galera fez, indica que 15 litros é o ideal.

Estou usando selada com 15 litros, está tocando legal, ainda não ouvi em uma de 10 para comparar.

 

Na dutada a litragem condiz, porém o dulto de 70 cm é meio bizarro, apesar do Marcelo ter colocado esse duto gigante e ter tocado legal

 

essa caixa de 15 litros foi passado o RTA pra ver se tem algum pico?

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa caixa de 15 litros foi passado o RTA pra ver se tem algum pico?

abs

Não, não houve passagem de RTA.

 

Mas na simulação, apesar das divergencias, no WinISD ela não ficou completamente plana, teve uma variação de 1dB em algumas frequencias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu foi pro saco, caixa 10 litros selada + carro sedan = sub arranhando a bobina....

 

sera que a garantia cobre? ele ainda ta tocando, mas ruim, bate bobina...

 

 

 

nao tocou nem 10 minutos

Editado por paulomarcel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

teoricos 300 rms, modulo hbuster dizem q nao presta pq nao da a potencia declarada....

 

PQP em amigo!!!

 

Deve de ter arregaçado o volume e ganho pra fazer isso com o bichinho, eu usava ele num fosgate t600.4 em bridge que da mais que 300 rms e tocava de boa, bem reguladinho e tal,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

teoricos 300 rms, modulo hbuster dizem q nao presta pq nao da a potencia declarada....

+ quanto de basss boost e EQ nessa história aí?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nada de bass bost e flat em tudo e loud no mid.

nao tocou bem e depois começou a fazer barulho estranho, foi nem 10 minutos de som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...