Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fabiobastos20v

Subwoofer NAR de 8"

Recommended Posts

Outro detalhe, o spl de 82.8db não é muito baixo?

 

Não vai precisar socar potência para responder legal?

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amanhã compro um cd, faço uma seleção de músicas e gravo o video. O HU não lê os formatos AAC se estiverem em um pen drive, apenas direto do iPhone, e como o iPhone é o melhor gravador de audio aqui de casa, preciso usa-lo para a filmagem.

 

Uma dúvida, achei que agora o sub vibra mais em relação a selada, vibra digo emite um som que não é da musica, sub vibrando fora da música, um som seco e que atrapalha a música. Isso seria caixa mal projetada? Duto muito largo... Alguma opinião?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fuçando o site da nar, achei um comentario:

 

Selada: 6lts - 10lts

Dutada: 15lts duto: 3" x 40cm (com curvas)

 

qual o duto q vc está usando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não lembro exatamente o tamanho, mas não é em curva não, é um duto reto.

 

IMG_1460.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, lí os ultimos posts e solicitei o manual dos subs da Nar.

 

O de 8" tem os seguintes parametros:

 

 

Pot RMS 200 W

FS 39,046

QES 0,647

QMS 2,842

QTS 0,527

VAS 13,561 lts

Xmax 7,25 mm

No% 0,121

Md(g) 45

Sd M² 18,869

Le 1,547

Re 3,4

BL- T.M 8,938

SPL 82,8

CMS u M/N 268,228

Mms g 61,94

Mmd Kg 60,45

 

Outra coisa que achei interessante foi que, a sensibilidade do 1004-SW2 é de 86,9 dB, do 1204-SW2 é de 84,9 dB, do 1022-SW2 é de 82,5 e do 1222-SW2 é de 86,2. Se analisarmos, a grosso modo, o de 10" da linha mais top tem uma sensibilidade menor que o de 8", mas o BL do de 8" é maior que esse de 10", que é de 5,478.

 

Outra coisa importante, a caixa dutada recomendada oficialmente no manual é de 15 litros com duto de 3" por 70 cm :blink:, sinceramente nunca vi uma configuração desta em outra caixa. :pirou:

 

Sinceramente, estou estudando, mais uma vez, o artigo do autosom.net sobre thielle small, pois em todas as simulações que faço, os valores nunca batem com as litragens recomendadas pela fábrica.

 

Eu estava pendendo a colocar o meu sub em dutada de 15 litros, com duto de 3" x 40, mas depois de ler o manual desisti, vou de selada.

 

Agora, uma coisa que achei interessante é que se for feita uma caixa relativamente grande, com 33,5 litros, sintonizada em 29,54 Hz, o sub de 8" desce monstruosamente, tendo o seu F3 em 26,17 Hz :o . Agora vem mais um questionamento, o software está errado? Visto que geralmente se fala que um falante dificilmente responderia abaixo da sua própria Fs. O termo monstruosamente foi usado levando em consideração o ganho de cabine, rsrss.

 

Acho que é só isso, se eu estiver errado, peço que alguém me corrija, visto que, além de informações também tenho diversas dúvidas.

 

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Software de simulação é só para dar uma ideia e o resultado pode ser bem diferente, sobre caixa grande acho que o sub vai ficar descontrolado respondendo abaixo da Fs.

 

Gostaria de testar um e ver, não tem muita sensibilidade e desce pouco, pena não ter alguém que tenha o keybass que desce mais para comparar.

 

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Software de simulação é só para dar uma ideia e o resultado pode ser bem diferente, sobre caixa grande acho que o sub vai ficar descontrolado respondendo abaixo da Fs.

 

Gostaria de testar um e ver, não tem muita sensibilidade e desce pouco, pena não ter alguém que tenha o keybass que desce mais para comparar.

 

[]'s

Realmente é apenas para se ter uma idéia.

 

Já tive os Keybass em selada e dutada, o som do key é excelente, e sei que desce bem, tanto em sinal senoidal, quanto em músicas. Acho que vou colocar o NAR em selada e compararei, apenas em nível de sonoridade, com os Key.

 

Se a qualidade do sub fosse denotada pela sua montagem, com certeza que o NAR ganharia em todos os quesitos, muito bem montado, acabamento perfeito.

 

Só falta arrumar tempo pra dar um melhor andamento ao meu projeto.

 

Agora em outro tópico estavam comentando que os KeyBass talvez não demonstrasse a real sensibilidade dele, quando se colocava os dados no WinISD Pro, sempre era acusado que o SPL estimado seria algo em torno de 83 dB, se for verdade acho que ficaria elas por elas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelos parâmetros, o NAR privilegia o tamanho reduzido da caixa, mas como o QTS não é muito baixo, dá pra fazer descer mais numa dutada um pouco maior. Só teoria, na prática a coisa pode mudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pow, tentei comprar o kit 2 vias e um sub no site e não consegui..

tá aparecendo isso

"Kit 2 vias 400-CS-1 is available for purchase in increments of 10"

:banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou projetando meu segundo projeto de som e por isso não conheço muito, e queria uma ajuda de vcs.

Estou atrás de som SQ, tive a oportunidade de comprar um kit de kevlar da Bravox de 140wats rms (CS60k) por um preço bem interessante e já estão instalados no carro, sem amp por enquanto.

Pretendo tratar das portas ainda.

 

Mas sobre o sub, andei pesquisando bastante aqui no fórum e estou mais voltado a pegar esse de 8" da NAR.

Acho que para o estilo de música que ouço é a melhor opção, ouço desde rock progressivo a heavy/power metal, onde há bastante bumbos duplos com uma pegada mais rápida.

Mas não quero que embole com o som do baixo também.

 

A questão é: Compensa pegar 2 subs desses de 8", somente um de 8" ou um de 10"?

 

Estava pensando em pegar 2 de 8", mas estou na dúvida se isso não fará com que os graves sobressaltem muito ao som dos mid/twitter.

 

Pretendo coloca-los na caixa selada

 

O que acham?

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelos parâmetros, o NAR privilegia o tamanho reduzido da caixa, mas como o QTS não é muito baixo, dá pra fazer descer mais numa dutada um pouco maior. Só teoria, na prática a coisa pode mudar.

Tive esse problema também para adicionar o de 8" no carrinho.

 

Queria ver quanto ficava o frete...

vcs sabem me dizer também se eles cobram frete?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou projetando meu segundo projeto de som e por isso não conheço muito, e queria uma ajuda de vcs.

Estou atrás de som SQ, tive a oportunidade de comprar um kit de kevlar da Bravox de 140wats rms (CS60k) por um preço bem interessante e já estão instalados no carro, sem amp por enquanto.

Pretendo tratar das portas ainda.

 

Mas sobre o sub, andei pesquisando bastante aqui no fórum e estou mais voltado a pegar esse de 8" da NAR.

Acho que para o estilo de música que ouço é a melhor opção, ouço desde rock progressivo a heavy/power metal, onde há bastante bumbos duplos com uma pegada mais rápida.

Mas não quero que embole com o som do baixo também.

 

A questão é: Compensa pegar 2 subs desses de 8", somente um de 8" ou um de 10"?

 

Estava pensando em pegar 2 de 8", mas estou na dúvida se isso não fará com que os graves sobressaltem muito ao som dos mid/twitter.

 

Pretendo coloca-los na caixa selada

 

O que acham?

 

Obrigado!

Cara, eu iria de 1 Questo Audio 10" QS-350A

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ver post abaixo antes.

 

 

Posto videos depois de instalado.

Editado por Guilherme M.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive esse problema também para adicionar o de 8" no carrinho.

 

Queria ver quanto ficava o frete...

vcs sabem me dizer também se eles cobram frete?

 

Cara comprei um de 8" ontem pra por atras do banco da montana.... pro interior do RS deu 25 pila de frete. via PAC. Já mandaram e me informaram o cod. rastreio.

 

Chega em +- 5 dias.

 

Vo empurrar com um helix db four.... espero q fique "elegante"hehehe!

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Keybass/Nar ainda não foi definido o vencedor, esperar comentários de quem teve um e testou o outro vai ser fundamental.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara comprei um de 8" ontem pra por atras do banco da montana.... pro interior do RS deu 25 pila de frete. via PAC. Já mandaram e me informaram o cod. rastreio.

 

Chega em +- 5 dias.

 

Vo empurrar com um helix db four.... espero q fique "elegante"hehehe!

 

Abs

 

É... eu consegui calcular agora também, 2 subs de 8" deu 30 reais para o interior de SP por sedex.

Achei barato

 

Alguém ai já colocou 2x8"? Keybass ou NAR, ficou bom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É... eu consegui calcular agora também, 2 subs de 8" deu 30 reais para o interior de SP por sedex.

Achei barato

 

Alguém ai já colocou 2x8"? Keybass ou NAR, ficou bom?

KeyBass, 2 em selada de 21 litros, toca bom demais. Modifiquei a caixa e a dutei, deixei o VB em 21 litros e a sintonizei em 31 Hz, nossa, toca demais nesta configuração, ao menos pro meu gosto, e aplicando uns 225 Wrms com subsonico em 20 Hz acho que já seria um SQPL, toca forte e com qualidade, lembrando que estava mandando 85 Wrms pros dois, usava um SD250.2 com bridge em 8 Ohms.

 

Ainda não instalei o N.A.R, mas estou pondo muita expectativa nele, começando pela montagem e indo até o preço. Espero que ele me surpreenda muito, como o Kit Genesis que comprei por aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ha sim, quem quiser ver o tamanho da caixa, pros dois, dê uma olhada no meu tópico no D.I.Y.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, Marcelo, estou acompanhando la!

 

Acho que vou pegar os 2 pequeninos mesmo, agora quanto ao modulo vai ter quer ser dois mesmo eu acho, um para os subs e outro para os kits

 

Dei uma olhada nesses novos da Soundigital de 400rms gostei dos comentários e também to preço, um desse empurra tranquilo os dois de 8" né?

Em Bridge de 4 ohms da 2x200w está certo isso?

 

Se tiver falando alguma besteira, por favor, me corrijam hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, Marcelo, estou acompanhando la!

 

Acho que vou pegar os 2 pequeninos mesmo, agora quanto ao modulo vai ter quer ser dois mesmo eu acho, um para os subs e outro para os kits

 

Dei uma olhada nesses novos da Soundigital de 400rms gostei dos comentários e também to preço, um desse empurra tranquilo os dois de 8" né?

Em Bridge de 4 ohms da 2x200w está certo isso?

 

Se tiver falando alguma besteira, por favor, me corrijam hehe

A grosso modo sim, seria 200 Wrms, em cada bridge, para cada sub. Depois com mais conhecimento você poderia aplicar o headroom, mas com outro ampli. Mas em relação à graves ainda acho o 250.2 melhor que o SD400.4, em relação à qualidade e claro, isto em consideração ao meu ouvido. O bom do 400.4 é o led clip, que evita que você envie distorção em demasiado para os falantes.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegou o sub 8"NAR.... chegou em 6 dias por PAC pro RS... caixinha, adesivos, manual com parametros e acabamento muito bom.... show mesmo... fazer a caixa agora!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava ensaiando para postar aqui e não passar vergonha rsrs.

 

Resumindo, comprei o nanico e estou empurrando com o SD400.4 e ficou perfeito!

A melhor resposta que tive foi numa caixa selada (foram feitas 9 caixas e mesmo na dutada especificada pela NAR não ficou legal) de 15L!

 

Grave muiiiiittoooo macio, mas não tão estendido quanto uma dutada. Não é pra SPL, e sim SQ! Ficou perfeito..sem encobrir meus médios e agudos!

 

img1058gg.jpg

 

 

Tem mais detalhes no meu tópico do Clube Peugeot aqui! Toda a instalação está na página 3!

 

Em fim, estou super satisfeito! E digo mais: o bichinho aguenta mais de 200w rms tranquilo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...