Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

paulomarcel

novas fontes taramps

Recommended Posts

Postado em

Mas a própria tensão de flutuação no automóvel é de 14,4V...

eu nunca vi um carro passar de 14v... agora mesmo q passe eu não to afim de usar uma fonte q mande 14,4 por varias horas.

a idéia da chave seletora é MUITO BOA, não importa se bateria aguenta 14,4v... 15v... ou 20v q seja, a idéia é muito boa e UTIL, e não precisa de questionamentos. :legal:

Postado em

ja perdi 2 baterias ajax de 150a pq as fontes que eu uso são caseiras e nao são estabilizadas então so posso usar elas com o som realmente no talo pq se deixar as fontes ligadas com o som desligado em 1 hora as baterias ficam com 15.5 a 16v kkkkkkkkkk na epoca nao entendia muito disso achava que tava legal hauehaue, até que as placas começaram a deformar :pirou:

achei bem bacana tbm a taramps ter seletor de voltagem, como os colegas dissem 13.8 é uma voltagem legal pra trabalhar se vc for dar uma torada a mais no som muda pra 14.4v

Postado em

esse tópico vem se desenrolando muito bem.

ta bem interessante, eu sou +1 que gostei da idéia da chave seletora de voltagem, em alguns casos pode sim ser util.

Postado em

eu nunca vi um carro passar de 14v... agora mesmo q passe eu não to afim de usar uma fonte q mande 14,4 por varias horas.

a idéia da chave seletora é MUITO BOA, não importa se bateria aguenta 14,4v... 15v... ou 20v q seja, a idéia é muito boa e UTIL, e não precisa de questionamentos. :legal:

Qualquer carro atinge 14,4V, a não ser que a bateria esteja descarregada, regulador ruim ou que haja muitos equipamentos ligados.

13,8V é o mínimo para a carga, ainda assim, pra atingir carga completa, demanda muitas e muitas horas a mais. O eletrólito aquece menos, mas não necessáriamente isto é benéfico, já que a 14,4V ele aquece dentro do limite.

Mais útil que tensão de carga é a CORRENTE de carga, e esta ninguém tá nem aí. Independente se a 13,8 ou 14,4, se a bateria estiver muito descarregada, haverá dano.

Seria infinitamente mais útil se a tal chavinha servisse como limitador de corrente (ajustando a tensão para manter uma corrente de carga controlada). Isto sim é útil, se você for deixar a bateria recarregando é só limitar a 10% da capacidade nominal e deixá-la carregando em carga lenta. Não importa se a 13,8 ou 14,4, na prática não vai fazer diferença, mas a modalidade de carga VAI.

Tá vendo como tem sim o que questionar?

Postado em

pelo que ja andei pesquisando, a unica fonte que da pra controlar tanto a voltagem como a amperagem, é a fonte da corzus. tem um tal de cabo c-link que é vendido separadamente da fonte que vc faz esse controle.

porem, isso vem dito no manual da fonte, mas nao tem nem um video, nem encontrei alguem que ja tenha feito testes com essa fonte.

dounload do manual nesse link:

http://www.corzus.com.br/upload/produtos/manual/20100624_103709.pdf

Postado em
pelo que ja andei pesquisando, a unica fonte que da pra controlar tanto a voltagem como a amperagem, é a fonte da corzus. tem um tal de cabo c-link que é vendido separadamente da fonte que vc faz esse controle.

porem, isso vem dito no manual da fonte, mas nao tem nem um video, nem encontrei alguem que ja tenha feito testes com essa fonte.

Este c-link a corzus não vende e nem da o esquema para montar-lo. Então pode esquecer de comprar ela por causa do c-link. Sem contar que em carga total a tensão cai para 11 volts e uns quebrados.

Já tive 2 desta fonte, e tive uma ricsom, a ricsom dava um pau na corzus a corzus informa o ripple a ricsom não...

Postado em

Tenho uma Taramps TA-100 até o momento estou muito satisfeito com ela, tenho uma Taramps 10.9 e pelo que o vendedor falou pra mim ela toma meu som tranquilo, pelo que aprendi com ela, faço assim, quando vou tocar meu som com a fonte coloco ela em 12.6, quando vou deixar as baterias carregando 1 noite inteira coloco em 13 quando quero um carga mais rapida coloco em 14. Até hj não tenho o que reclamar pois minhas baterias ficam com uma carga boa, não fervem e qualquer tomadinha eu toco ela.

Não acho uma boa colocar as baterias carregar em 14V, não sou expert nisso não, mais se meu alternador manda 13.8 pra que ficar em 14V.

Mais o opção da chavinha seletora é uma otima (diferencial esse que acho que ela acaba compensando mais que as outras). E outra é que ela carregando as baterias ela tem um consumo pequeno de energia e não esquenta, trocando ela esquenta um pouco sim.

Minhas unicas observações ruins dela, é que colocarão 4 coolers nela pequenos, achei que a Usina tem uns coolers de 8 cm se não me engano. Uma outra coisa ruim é que nos sites das outras fontes vc acha bastante expecificações como por exeplo qual o pico ela (pois as fontes carregam à 100 Amperes só que tocando elas tem um pico maximo, que é o que mantem o som) as fontes "usina" vc tem todos os dados referente a isso, lá no site da taramps basicamente não tem nada.

Postado em (editado)

oxi quanta ignorância...

14,4V é padrão vem em especificações e não prejudica as baterias !

tem nego aqui confundindo fonte gilso linear com trafo gigantesco e sem estabilização com fonte chaveada... eita nóis..

se a bateria estiver em plena carga lá nos seus 13,8V e com veículo ligado medir em seus terminais 14,2 a 14,4V

está completamente normal.

com o som ligado é melhor ainda vai ter um consumo ! a tensão não vai ficar nem nos 14V que dirá 14,4...

tem nada haver essa história de prejudicar as baterias.

só não é recomendado usar fontes chaveadas pra recarregar baterias, apenas isso.

e uma fonte de 100A não vai segurar por muito tempo um sistema com 10.000Wrms mais não vai mesmo ! não adianta teimar.

teria que ser no mínimo 500A, mais uma penca de baterias.

edit erro...

Editado por ((thytoin.))
Postado em

oxi quanta ignorância...

14,4V é padrão vem em especificações e não prejudica as baterias !'

tem nego aqui confundindo fonte gilso linear com trafo gigantesco e sem estabilização com fonte chaveada... eita nóis..

se a bateria estiver em plena carga lá nos seus 13,8V e com veículo ligado medir em seus terminais 14,2 a 14,4V

está completamente normal.

com o som ligado é melhor ainda vai ter um consumo ! a tensão não vai ficar nem nos 14V que dirá 14,4...

tem nada haver essa história de prejudicar as baterias.

só não é recomendado usar fontes chaveadas pra recarregar baterias, apenas isso.

e uma fonte de 100A não vai segurar por muito tempo um sistema com 10.000Wrms mais não vai mesmo ! não adianta teimar.

teria que ser no mínimo 500A, mais uma penca de baterias.

edit erro...

Cara já disse no meu texto que não sou expert no assunto, e vc me vem com "oxi quanta ignorância...", aqui é fórum se eu fosse profissional e entendesse tudo de SOM... não estaria aqui...

Mais tudo bem, fazé o que né.

Uma fonte de 100A realmente não toca 10.000 RMS só que ele auxilia as bateria eu toco o dia todo com uma bateria de 150 + a FONTE. Pelo que lí, uma potencia não fica o tempo todo puxando seu máximo assim ela pega a carga necessária da bateria e a fonte tá lá em cima mandando Amperagem na Bateria.

E uma outra coisa as fontes tem um pico, não sei bem como funciona:

http://www.youtube.com/watch?v=tQuyMOpzWXE

esse vídeo aqui... mostra uma USINA 150 Tocando uma Taramps 8500 (Que nas especificações exige muitaaaa bateria).

Estou aqui pra uma discussão SAUDAVEL.

Postado em (editado)

Cara já disse no meu texto que não sou expert no assunto, e vc me vem com "oxi quanta ignorância...", aqui é fórum se eu fosse profissional e entendesse tudo de SOM... não estaria aqui...

Mais tudo bem, fazé o que né.

Uma fonte de 100A realmente não toca 10.000 RMS só que ele auxilia as bateria eu toco o dia todo com uma bateria de 150 + a FONTE. Pelo que lí, uma potencia não fica o tempo todo puxando seu máximo assim ela pega a carga necessária da bateria e a fonte tá lá em cima mandando Amperagem na Bateria.

E uma outra coisa as fontes tem um pico, não sei bem como funciona:

esse vídeo aqui... mostra uma USINA 150 Tocando uma Taramps 8500 (Que nas especificações exige muitaaaa bateria).

Estou aqui pra uma discussão SAUDAVEL.

você leu o tópico inteiro ?

não me retratei a você no início do meu post, somente no final em relação a fonte de 100A com T10.9 :legal:

edit.

me expressei mal, pois não esclareci direito.

e aproveitando, sobre o vídeo na spark mais T8.5 ela toca sim, porém até um certo limite.

veja que ela é estabilizada, más no momento em que o led clip da taramps pisca indica

distorção que é causada pela falta de alimentação, ou seja falta de corrente suficiente pra mantar

o amp.

o vídeo em sí deixa mal explicado isso pois a fonte NÃO TOCA um t8.5 sozinha sem auxilio de baterias.

pode calcular potencia = a tensão x corrente uma usina de 150A rende pouco mais de 2000W reais.

Editado por ((thytoin.))
Postado em

você leu o tópico inteiro ?

não me retratei a você no início do meu post, somente no final em relação a fonte de 100A com T10.9 :legal:

edit.

me expressei mal, pois não esclareci direito.

e aproveitando, sobre o vídeo na spark mais T8.5 ela toca sim, porém até um certo limite.

veja que ela é estabilizada, más no momento em que o led clip da taramps pisca indica

distorção que é causada pela falta de alimentação, ou seja falta de corrente suficiente pra mantar

o amp.

o vídeo em sí deixa mal explicado isso pois a fonte NÃO TOCA um t8.5 sozinha sem auxilio de baterias.

pode calcular potencia = a tensão x corrente uma usina de 150A rende pouco mais de 2000W reais.

Eita.. OK... não esquento não... o motivo foi mais pelo começo o POST...

HJ.. fui em uma FESTA de PEÃO aqui na minha cidade e toquei 8 Falantes de 1200 RMS na 10.9 com 2 Baterias e a Fonte... tocou das + ou - 10:00 até as 16:30 com 2 Baterias, seria impossivel tocar esse tempo todo no talo só com 2 baterias, por isso que digo que a TA100A toca só que tem que ter o auxilio da bateria pq se não, não toca mesmoooo ... heheheh... a unica coisa assim que sempre reparei é que quando eu coloco ela pra carregar nem a Fonte e nem a fiação esquenta mais quando ligo ela com o som tocando ela e a fiação dá um esquentadinha sabe, pois isso que te falei que ela deve ter um pico.

No exemplo aí de cima essa Usina deve ter um pico de uns 1000 Amperes ou algo assim. A minha deve ter um pico de uns 700 Amperes suponho eu.

O que vc achar dessa fonte que tenho TA100A??? vc acha que dá pra carregar as baterias sem preoculpação???

Postado em

O que vc achar dessa fonte que tenho TA100A??? vc acha que dá pra carregar as baterias sem preoculpação???

o caso dos cabos esquentando tá errado, se esquenta está mal dimensionado, esperimente usar cabos de 21mm² ou 25mm² em suas saídas. se caso estiver usando cabos menores tipo 12/16mm.

e na alimentação da fonte usar cabos de acordo com a bitola pedida pelo fabricante na tensão de trabalho dela. no geral seria uma extensão com cabos de 4mm² pra ligar na tomada.

já ela carregando eu não aconselho, carregadores específicos são melhores e não agridem suas baterias.

no geral até pode desde que as baterias não estejam sem carga ou quase sem.. pra que a fonte mande uma corrente menor.

outra forma e deixar o som ligado a um volume baixo, e deixar a fonte ligada que vai carregando também.

a tensão da fonte se mantendo nos 14 / 14,4 no final de algumas horas indica que de certa forma as baterias já estão em plena carga.

essa spark do vídeo eu tenho uma igual, eu faço cada coisa com ela que ainda não sei como não queimou.

meu pai de vez em quando deixa a bateria do carro dele ficar sem carga e mal acende luzes no painel, eu coloco a fonte lá nem espero carregar

dou partida e o motor pega na hora kk óbvio que se a bateria estiver zerada isso não acontece.

Postado em (editado)

Meus cabos são de 25mm, mais o que tava esquentando era as garras, apesar de eu ter usado garras de 150 amperes mesmo assim elas estavam esquentando muito, descidi colocar ela direto no polo da bateria, resolveu o problema, nem fica morna.

Já carreguei muitas vezes minhas baterias, acho que ela é melhor carregador do que propriamente fonte, pois até hj nunca ví ela fervendo minhas baterias. Já carreguei inclusive elas zeradas, sem nenhum pouquinho de carga.

Ela ajuda muito, o som, só que tem que ter pelo menos 2 baterias de 150 pra Taramps 10.9 se não ela não aquenta muito tempo não.

Esto colocando a fotos do meu esquema de potencias, pra vcs verem o que ela mantem.

img0762mz.jpg

By robsonmig21a at 2011-11-27

Editado por Robsonmig
Postado em

Quando ligo minhas 3 baterias descarregadas na Fonte TA-100, ela fica desarmando, e puxa em torno de 20 amperes, que estranho pois de uma a uma ela puxa em torno de 8 amperes e não desarma. Alguem sabe o motivo?

Postado em

Quando ligo minhas 3 baterias descarregadas na Fonte TA-100, ela fica desarmando, e puxa em torno de 20 amperes, que estranho pois de uma a uma ela puxa em torno de 8 amperes e não desarma. Alguem sabe o motivo?

Postado em

20 amperes?

Pelo que eu sei ela desarma quando fica sobrecarregada, quando a corrente ultrapassa 120 amperes.

Um amigo meu já tentou ligar essa Taramps TEF-100 em uma Roadstar Agressive e mais 3 Power One e a danada desarmava o tempo todo (será por que né?! :vts ), ele teve que devolver e pegar uma fonte mais forte.

Postado em

20 amperes?

Pelo que eu sei ela desarma quando fica sobrecarregada, quando a corrente ultrapassa 120 amperes.

Um amigo meu já tentou ligar essa Taramps TEF-100 em uma Roadstar Agressive e mais 3 Power One e a danada desarmava o tempo todo (será por que né?! :vts ), ele teve que devolver e pegar uma fonte mais forte.

O estranho no meu caso, é que não estava tocando eu estava só carregando as baterias mesmo.

Depois de um tempinho, que eu carreiguei um pouco uma a uma ela carregou todas juntas tranquilo, só que quando elas estavam muito descarregadas ela não carregou elas juntas de jeito nenhum.

Ou seja, perfeita para carregar uma a uma, e ruim pra carregar varias.

Postado em

Eu ja testei um exemplar da taramps de 100A.. a TEF-100 No caso..

ela mandou 104A em 12,6v.. com 105 ela desarmava..

Mais para carregar as baterias em 12,6 não funciona, pq quando eu ligava ela em 12,6 ela não desarmava mais tb não carregava. Aí passei para 13,8 aí ela ligava e desarmava, e assim ficou um bom tempo. Até eu desistir e tirar as outras baterias deixando uma só, aí foi tranquilo.

Que estranho né uma fonte tão boa, desarmar assim. Estou ainda analizando aqui, qualquer coisa eu posto. Um abraço.

Postado em

A JFA 150a bate 330~350 facin!

Postado em

:+1 só desenrolando o tópico !! a fonte é muito boa e confiável pois tenho uma e realizei um teste bruto com ela a todo vapor com um amperímetro variável com voltimetro de 0 a 500A de corrente ( teste de resistência de bateria ) apenas testei a saída de carga com rede em 220V !!!

bom a fonte mandou seus 106A de corrente a 12.5 volts cumpriu o que prometeu a fonte é 10 sobre o seletor de voltagem é como se fosse uma carga lenta e alta já que em sua saída tem uma alteração na corrente de saída pra mais e pra menos !!! completando a carga ela diminui a corrente de saída até entrar em flutuação mantendo os 14.4 v ou 13.8V próximo de 1A de saída !!!

toda fonte é bem " parecido " com uma bateria e como toda fonte e bateria tem sua capacidade de carga nominal 45A, 60A, 70A... !!! alguns fabricantes adicionam em seus produtos ( corrente de pico ) porem este valor geralmente é atribuído em um curto circuito em frações de segundos causado pelo descarregamento dos capacitores do circuito que não é o suficiente para suportar um pico de grave de um amplificador !!!

sim uma fonte de 150A pode tocar um amplificador de 10.000wrms ou ate mais !!! ate que a fonte chegue a sua capacidade total de fornecer carga em 150A a 12.5v

partir dai a fonte não conseguira suprir o amplificador que " clipa " por falta de carga ate desarmar :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...