Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

O ideal pra trio é 125hz pra baixo nas vias de grave mesmo! Acima disso, fica saindo MUITA voz na via de graves!

Sendo que numa via de graves de um 'purista', 80hz é o MAXIMO aceitavel!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu corte LP era 80hz.. colocava 125 e subia um pouco o subsonico quando ia tocar eletronica, dance..

mas no geral, era 30~80! Faixa pequena.. estreita? sim.. mas ele tocava o que eu gostava de ouvir.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, e o resto da frequencia? não ficava "buraco" no médio-grave?

Compartilhar este post

Link para o post

Analizando o PDF do kit18, pede uma atenuação apartir de 80-100 hz até uns 160 hz (faixa util)

Fera, um bom equalizador e um RTA resolve né?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

é só usar falantes pra medio grave cara..

Mas pra responder BEM apartir de 80 hz?? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pra responder BEM apartir de 80 hz?? :blink:

Po, 80hz? 80hz não tem necessidade. Você pode cortar os subs em 120hz e deixar os MGs atuando daí pra frente ;)

Ah, vi agora que você falou em relação ao som do Miranda. Acho que dá pra arriscar MG de 12" em 80hz, mas eu não usaria, preferiria manter acima dos 100hz!

Editado por Xan_

Compartilhar este post

Link para o post

po.. qualqer par de MB2.2K, Snake GTX, entre outros.. consegue responder a partir de 80!

Compartilhar este post

Link para o post

po.. qualqer par de MB2.2K, Snake GTX, entre outros.. consegue responder a partir de 80!

miranda, para suprir o que vc necessita, apartir dos 80hz, é o Snake GTX 1200rms, como ja te falei no msn.

quanto ao topico estou apenas lendo, porque não sei nada :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

miranda, para suprir o que vc necessita, apartir dos 80hz, é o Snake GTX 1200rms, como ja te falei no msn.

quanto ao topico estou apenas lendo, porque não sei nada :legal:

Ooh, se você não sabe nada, coitados de nós wendell! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Queria saber como é que esses 150 a 200hz de pico conseguem fazer com que retrovisores de carros, estacionados a 10 metros, fiquem em movimento. Isto usando apenas 2 eros SDS 15".

Pois é, foi isso que eu vi a manifold do wendell fazer em um campeonato. :legal:

Outra.. tem um vídeo da manifold do nightstar (gabriel) tocando late night tip e tremendo tudo. Realmente, não consegui perceber pico de 150 a 200hz hein!?

Pelo menos as manifolds que ouvi até hoje (que foram feitas pelo wendell), tem um ganho considerável em torno dos 40 a 50hz.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Queria saber como é que esses 150 a 200hz de pico conseguem fazer com que retrovisores de carros, estacionados a 10 metros, fiquem em movimento. Isto usando apenas 2 eros SDS 15".

Pois é, foi isso que eu vi a manifold do wendell fazer em um campeonato. :legal:

Outra.. tem um vídeo da manifold do nightstar (gabriel) tocando late night tip e tremendo tudo. Realmente, não consegui perceber pico de 150 a 200hz hein!?

Pelo menos as manifolds que ouvi até hoje (que foram feitas pelo wendell), tem um ganho considerável em torno dos 40 a 50hz.

Abraços.

pois é armando rsrrs

por essas coisas que fico OFF no topico, para não gerar polêmica, pois se eu chegar aqui e citar o que você relatou, eu seria chamado de mentiroso :legal:

pois certas coisas, alem de teoria, tem o lado real do experimento. [¨]

edit.: erro ortográfico

Editado por wendell_rm

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi... o que tem o pico a 150 ou 200Hz a ver com não descer?

Afinal é uma caixa de grave, não de médio-grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Num trio que preza pela eficiência, qualquer coisa abaixo de 50 hz, para mim é disperdicio...

começando a responder acima do 50hz até 150/200 hz para mim ja ta otimo, acima disso qualquer par de medio grave consegue suprir.

acho que muitas pessoas tem que rever os seus conceitos de trio...

Compartilhar este post

Link para o post

Num trio que preza pela eficiência, qualquer coisa abaixo de 50 hz, para mim é disperdicio...

começando a responder acima do 50hz até 150/200 hz para mim ja ta otimo, acima disso qualquer par de medio grave consegue suprir.

acho que muitas pessoas tem que rever os seus conceitos de trio...

concordo com vc, mas o que o armando citou, por não conhecer drasticamente uma frequencia abaixo de 50hz ele relatou que poderia ocorrer este ganho.

não tem como meu sistema, como o armando relatou, e eu errei em não corrigir acima, tocar abaixo de 50hz, pois existe 2 cortes em 50hz atuando:

50hz no subsonico do sd

50hz no crossover a 36db/8ª

e toca até 125hz acima disto não considero via de grave, acima tem que ser um bom MG

o ganho no qual ele se refere, acredito eu, pois cada um tem sua concepção, seria entre 60hz a 80hz, que tem um maior spl neste tipo de caixa, foi o que pude observar, testando com frequencia pura, acima fica com coloração, como ja citado por mim a tempo atras, e abaixo de 60hz, é irrelevante se tem ganho ou nao, se tiver, foi imperceptivel, apenas podendo ser descoberto com um RTA, o que não possuia no dia do teste

edit, acrescentei o corte final do sistema

Editado por wendell_rm

Compartilhar este post

Link para o post

Pois ZÉ, um RTA iria por um fim nessas duvidas.

Um RTA só iria criar mais dúvidas...

Onde nego jura que tem 50Hz plano, vai ficar surpreso.

Como eu disse lá atrás... o nosso ouvido jura que tem muito mais do que existe realmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu disse lá atrás... o nosso ouvido jura que tem muito mais do que existe realmente.

justamente por este detalhe que muitas vezes fico off mesmo rsrsr

e deixo fogueira pegar fogo

tanto que citei, para descobrir algo seria preciso um RTA, mas ai gera a polemica de que, o que o rta iria mostrar plano onde não achamos que fosse, como citou e o circo pegaria fogo hauahauahaua

irei continuar apenas lendo agora, e ver onde vai parar :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Nossos ouvidos são impressionantes, garanto que não tem nada melhor no mercado! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Não leia este post se vc não gosta de devaneios técnicos!

Isso é bem interessante! Na realidade muita gente usa o termo OUVIDO sem saber o que está falando! As vezes está até correto, mas sem saber!

quando se lê/ouve a palavra OUVIDO logo vem à mente a pina (parte externa da orelha), conduto auditivo, típano, ossinhos, cóclea etc... ISSO NÃO É OUVIDO!

não segundo a Nomina Anatômica, desde "não me lembro ao certo que ano da década de 1990" o termo OUVIDO não é mais parte da Nomina, não é mais um termo anatômico, pois ele não define estruturas antômicas! A Nomina convencionou então o termo ORELHA para o que antes chamávamos de Ouvido, e PINA o que chamávamos de ORELHA! Temos hoje, na verdade, ORELHA externa, média e interna, então NÃO é correto falar ouvido médio, externo e interno!

OK, mas por que isso? o pessoal da Nomina pode fazer umas coisas estranhas, mas nesse caso os caras tem MUITA RAZÃO! e tem TUDO A VER com esse tópico!

o termo OUVIDO vem do verbo OUVIR, e de fato as estruturas anatômicas da orelha não OUVEM nada! são só estruturas! e QUEM OUVE DE FATO é o cérebro!

dessa forma OUVIDO deixou de ser uma estrutura anatômica e passou a ser uma entidade anatomo-fisiológica, pois não depende só da anatomia para funcionar, mas sim do conjunto da anatomia com o funcionamento do cérebro!

se extrapolar esse conceito de que "É O CÉREBRO QUEM ESCUTA" dá para entender muito mais fácil tudo que foi dito sobre psico-acústica! o que nós interpretamos como SOM é, na verdade o que noso cérebro interpreta dos sinais que recebe! tanto da ORELHA quanto dos sensores de tato e pressão, e com influência até mesmo da visão, e quem sabe até do olfato!

isso obviamente é uma daquelas ferramentas evolutivas, para em situações onde um sentido está debilitado usa-se os outros para compor o cenário, mas conscientemente não percebemos isso, na realidade o que nós achamos é que estamos escutando um som realmente, sendo que muitas vezes a parte fisiologica do ouvido é que está trabalhando, mesmo sem nenhum sinal da orelha parece que aquele som está lá!

isso com certeza não interessa ninguem do forum, mas eu gosto demais de fisiologia, e na realidade isso desmitifica um pouco a tal da "psico-acustica" que parece coisa de outro mundo!

resumindo:

Ninguém ouve som nenhum! Ouvimos a interpretação auditiva do ambiente e evento em que nosso corpo e todos seus órgãos sensoriais estão inseridos de acordo com nosso cérebro!

e sendo assim nossa percepção auditiva é possivelmente influenciada pelas nossas memórias, registros auditivos anteriores etc... uma vez que nosso cérebro sempre vai usar um padrão como regulador da percepção final, mais ou menos como a onda triangular nos amplificadores classe D!

é como pegar uma pessoa com pouco treinamento auditivo e colocar num teste cego de amplificadores, se vc posicionar o cara, ligar o amp A, ele testa e registra as impressões, dai você tira o cara do carro, os outros juizes avaliam, vc dá tempo de trocar de amp, e coloca O MESMO amp... MUITO provavelmente alguma (ou até muitas) coisa vai sair diferente na segunda audição, mesmo sendo EXATAMENTE o mesmo som, o cara ESPERA uma diferença! ele pode até dizer que era muito semelhante com o amp anterior, mas "os agudos se extendem mais nesse" ou algo assim! mesmo alguem com muito treino, se ele não RECONHECER o amp e matar a charada que é o mesmo, ele vai ficar procurando diferenças, ainda que sutis!

Compartilhar este post

Link para o post

ele vai ficar procurando diferenças, ainda que sutis!

E quem procura acha...

MEDO dos posts do SubSonic :vts Com certeza acabam com qualquer dúvida ou possibilidade de retórica.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com vc, mas o que o armando citou, por não conhecer drasticamente uma frequencia abaixo de 50hz ele relatou que poderia ocorrer este ganho.

não tem como meu sistema, como o armando relatou, e eu errei em não corrigir acima, tocar abaixo de 50hz, pois existe 2 cortes em 50hz atuando:

50hz no subsonico do sd

50hz no crossover a 36db/8ª

e toca até 125hz acima disto não considero via de grave, acima tem que ser um bom MG

o ganho no qual ele se refere, acredito eu, pois cada um tem sua concepção, seria entre 60hz a 80hz, que tem um maior spl neste tipo de caixa, foi o que pude observar, testando com frequencia pura, acima fica com coloração, como ja citado por mim a tempo atras, e abaixo de 60hz, é irrelevante se tem ganho ou nao, se tiver, foi imperceptivel, apenas podendo ser descoberto com um RTA, o que não possuia no dia do teste

edit, acrescentei o corte final do sistema

Eu vinha lendo o topico e sentia a falta do Wendel aki! hehe

Totalmente entendivel do porque ele nao vinha postando!!!

O Diógenes ate tentou explicar a utilização da caixa... o Wendel deixou bem claro aki tbm.... Enfim, cada um tem um gosto musical e suas preferências por essa ou aquela caixa...! So não entende o propósito da caixa e onde ela tem seus pros e contras quem nao quiser entender!

Criticar e muitoooo facil! Por isso mesmo q não faço a minima questao de postar nada onde se fala de "pancadão", por exemplo. Nao faz meu estilo, mas tem quem goste.... entao nao vo la criticar os caras q curtem.

Eu curto muito as dutadas bem feitas tbm! E infelizmente e como o Sandro disse... Muitos nao sabem projetar bem nein uma dutada... Complicaaaaadooo!!! :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Reinterando entao:

Nosso conjunto orelha é impressionante, garanto que não tem nada melhor no mercado! kkk

obs: se tu parar pra analizar, nossos amigos da língua inglesa já tinham feito essa observação a muito tempo...

se tu falar OUVIDO (hear/listen), eles vão esperar a conclusão de frase como se tu tivesse ouvido algo, e não a parte anatômica.

pra citar a parte anatômica, se fala ear/lug que significa orelha!

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post

Link para o post

Reinterando entao:

Nosso conjunto orelha é impressionante, garanto que não tem nada melhor no mercado! kkk

obs: se tu parar pra analizar, nossos amigos da língua inglesa já tinham feito essa observação a muito tempo...

se tu falar OUVIDO (hear/listen), eles vão esperar a conclusão de frase como se tu tivesse ouvido algo, e não a parte anatômica.

pra citar a parte anatômica, se fala ear/lug que significa orelha!

intão, no caso, vc usou corretamente o termo! pq vc se referia não somente à orelha, mas sim ao conjunto orelha + cérebro funcional... que é o ouvido em sí!

eu só citei tudo isso pro pessoal entender que é mais que oscilações de pressão no ar que fazem a gente PERCEBER o som!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...