Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
yamane

[Carro show] Pickup Bomber

Recommended Posts

Ao Sandro..

Sandro escreveu: ".......Antigamente em sistemas sem processamento dedicado, com certeza as cornetas superavam as caixas de radiação direta, mas eu me referi aos Clones, não às cornetas corretamente projetadas. O problema das caixas corneta é a dificuldade de projeto e o alinhamento delas com as vias superiores, mas não discordo que são melhores em SPL nas baixas frequencias...."

"........Hj em dia um sistema de caixas de radiação direta bem processadas e alinhadas é muito mais viável, eu mesmo já tive oportunidade de presenciar vários PAs sem marca tocar muito mais que alguns de "griffe" usando caixas cornetadas, mas claro que tudo vai do operador........"

Em se tratando de caixas "clones" mal feitas, de fato o resultado será ruim ou aquém do que se espera de verdade mas......se vc usar o falante certo ou mesmo um coerente com a caixa cornetada a ser usada o resultado será muito além do esperado cara, veja um simples exemplo disso, cito o exemplo de um conhecido meu, dono de P.A. para locação, daqui de Juazeiro do norte, onde usava em seu sistema as conhecidíssimas e consagradas SB 850(radiação direta pra quem não sabe) e as trocou TODASSSS pelas "velhas" W-Horns usando apenas 1, UM falante em cada caixa, contra 2 de cada SB 850. Perguntei à ele no tempo o que tinha achado, ele respondeu: "fiquei impressionado com o resultado!" jogou todas as SB "fora" e hoje usa as "velhas" W e a maioria que escuta o PA se impressiona, pois como elas são TELADAS, não se sabem quais são as caixas...

link do Matheus Som pra que vc conheça:

http://www.mateussom.com.br

outra Sandro, essa discussão é velha, veja isso, se é que vc não já leu, se não leia, vale muito a pena ler!, nesse que é um dos melhores, se não o melhor fórum de áudio nacional, onde GENTE GRANDE, como Walter Ullmann, Edu e o mestre Carlos Correia(AUTOR DE PROJETOS DE CAIXAS CORNETADAS SELENIUM E BEYMA) discutem sobre o tema.

veja o link: http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=188

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só ratificando Sandro, sobre o que ele usa hoje em dia no SUB do seu PA, como curiosidade. Veja o que ele me relatou:

Mateus Som diz:

"não uso mais as WHORNS, por uma questão de espaço no caminhão. Fui aconselhado por Carlos Correia a usar as HB1805C1 da selenium com dois falantes 18sw3p por caixa, excelênte. SB numca mais, preciso de muito sub, meu line toca ailto alto, estou muito satisfeito!

"nenhuma caixa frontal acompanha corneta dobrada, isto é fato, o resta é conversa fiada"

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Sandro..

Sandro escreveu: ".......Antigamente em sistemas sem processamento dedicado, com certeza as cornetas superavam as caixas de radiação direta, mas eu me referi aos Clones, não às cornetas corretamente projetadas. O problema das caixas corneta é a dificuldade de projeto e o alinhamento delas com as vias superiores, mas não discordo que são melhores em SPL nas baixas frequencias...."

"........Hj em dia um sistema de caixas de radiação direta bem processadas e alinhadas é muito mais viável, eu mesmo já tive oportunidade de presenciar vários PAs sem marca tocar muito mais que alguns de "griffe" usando caixas cornetadas, mas claro que tudo vai do operador........"

Em se tratando de caixas "clones" mal feitas, de fato o resultado será ruim ou aquém do que se espera de verdade mas......se vc usar o falante certo ou mesmo um coerente com a caixa cornetada a ser usada o resultado será muito além do esperado cara, veja um simples exemplo disso, cito o exemplo de um conhecido meu, dono de P.A. para locação, daqui de Juazeiro do norte, onde usava em seu sistema as conhecidíssimas e consagradas SB 850(radiação direta pra quem não sabe) e as trocou TODASSSS pelas "velhas" W-Horns usando apenas 1, UM falante em cada caixa, contra 2 de cada SB 850. Perguntei à ele no tempo o que tinha achado, ele respondeu: "fiquei impressionado com o resultado!" jogou todas as SB "fora" e hoje usa as "velhas" W e a maioria que escuta o PA se impressiona, pois como elas são TELADAS, não se sabem quais são as caixas...

outra Sandro, essa discussão é velha, veja isso, se é que vc não já leu, se não leia, vale muito a pena ler!, nesse que é um dos melhores, se não o melhor fórum de áudio nacional, onde GENTE GRANDE, como Walter Ullmann, Edu e o mestre Carlos Correia(AUTOR DE PROJETOS DE CAIXAS CORNETADAS SELENIUM E BEYMA) discutem sobre o tema.

Caramba... pessoas aqui tão fazendo falta nesse fórum! :rever1:

Não fosse a forma de digitar, eu diria q vc é o Paulo Duto disfarçado! rsrsrs

Parabéns cara.. acompanhando seus posts (no orkut tb!) []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba... pessoas aqui tão fazendo falta nesse fórum! :rever1:

Não fosse a forma de digitar, eu diria q vc é o Paulo Duto disfarçado! rsrsrs

Parabéns cara.. acompanhando seus posts (no orkut tb!) []-[]

É disso que o forum precisa né bloom ?

não amantes do pancadão, metidos, que em sua maioria são desprovidos da cultura da língua portuguesa. :rever1: :rever1: :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Sandro..

Eu sou membro da audiolist já faz uns 6 anos, hehehe...

Como eu disse, o problema sério das cornetas são as clonagens mal feitas, pois dá pra se contar nos dedos as pessoas aqui no Brasil que sabem calcular corretamente uma boa corneta de graves. Em hipótese alguma eu disse que as cornetas são piores que as de radiação direta, apenas que são inviáveis pra alguns projetos devido à complexidade, tamanho e dificuldade maior de alinhamento em relação à uma dutada "bem construída".

A SB850 eu sempre achei um lixo, existem outros modelos de dutada que é até pecado fazer comparação, mas esse tópico não foi aberto pra isso né...

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns! Algo diferente das aberrações do "racha de som".

Por favor, avisa ai quando estiverem aqui pelo norte de SC, esse faço questão de ver ao vivo.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro: "A SB850 eu sempre achei um lixo, existem outros modelos de dutada que é até pecado fazer comparação, mas esse tópico não foi aberto pra isso né..."

Ok Sandro, com certeza o foco do tópico não é esse!, mas só à título de curiosidade, pegue o projeto HB1805C1, construa, coloque no chão, e messa, a corneta a mais de 4 metros e depois messa a dutada pra vc tirar suas conclusões beleza?!.

Valeu!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro: "A SB850 eu sempre achei um lixo, existem outros modelos de dutada que é até pecado fazer comparação, mas esse tópico não foi aberto pra isso né..."

Ok Sandro, com certeza o foco do tópico não é esse!, mas só à título de curiosidade, pegue o projeto HB1805C1, construa, coloque no chão, e messa, a corneta a mais de 4 metros e depois messa a dutada pra vc tirar suas conclusões beleza?!.

Valeu!!!!!

Já fiz isso, hehehe... a cagada é que coloquei falantes Oversound 15G400 nesse projeto da Selenium, conclusão: Gastei madeira à toa...

Em matéria de caixa, já testei muito desses projetos que se acha na net, eu tenho aqui na mão todo tipo de ferramenta que se pode imaginar, tenho uma marcenaria industrial completa, tudo que se pode pensar em ferramentas, equipamento de medição como RTA, etc... Eu não sou de falar as coisas pelo rumo, quando sobra tempo e coragem eu tô cortando madeira e fazendo caixa pra teste, e digo seguramente: "Projeto da Selenium é feito apenas pra falantes Selenium" assim como qualquer outra marca, NÃO ADIANTA INVENTAR MODA !!!!.

Todo e qualquer projeto tem que ser baseado nos parâmetros originais de cada falante, ou então a caixa tem que ser modificada na base da tentativa e erro até ficar boa. No caso do seu amigo da locadora aí, se ele gostou mais das W-horn que das SB, ou é pq ele clonou essas SB sem critério algum, e as W se adaptaram melhor ao falante que ele usa, pois tenho certeza que se ele utilizar um falante diferente, não terá o mesmo resultado. Falo isso seguramente.

Quanto à essas caixas que são utilizadas pela Bomber, tenho convicção de que tocam muito, mas NÃO SÃO CLONES BARATOS como muita gente faz, no caso a sintonia delas foi ajustada corretamente para os Subs da marca, até conseguir uma boa resposta. Um outro exemplo aqui no fórum mesmo é o Bonatti, que utiliza cornetas em seu sistema, ele não copiou projeto algum, desenvolveu seu próprio projeto e com certeza tocou horrores.

Trabalhei com PA muitos anos (ô vida dura!!!) e tive contato com todo tipo de caixa que se pode ter idéia, desde as gigantescas Martin Audio W-Box, passando por W-Horn clone do CCDB, MTL, SB1000, SB850 etc... E por esse tempo vi que o que toca bem é o projeto bem desenvolvido, independente de ser Horn, bass-reflex ou bandpass. TODAS TEM SUAS QUALIDADES E DEFEITOS... Vai da maneira de desenvolver o projeto...

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro de tudo agradecer pelas respostas e elogiar mais uma vez pela iniciativa desse projeto usando automóvel!!!

Algumas respostas:

yamane: ".......mas entenda que o veículo é apenas um "conceito" para "quebrar paradigmas"......

"...É isso que tentamos fazer com esse projeto, ou seja, sugerir para os "trios elétricos automotivos" o uso de caixas realmente destinadas a "sonorização externa", e não aqueles "paredões" construídos sem nenhum critério.....'

Tudo certo Yamane, você FALOU TUDO, com certeza, isso eu JÁ VENHO TENTANDO fazer a algum tempo, MESMO NOS DITOS "PAREDÕES", colocando tópicos como esses(link abaixo) numa comunidade de som automotivo, TENTANDO, pelo menos, "ABRIR" a cabeça de alguns alienados pra que possam, pelo menos, fazer arranjos melhores, pra obter melhores resultados em SPL e qualidade sonora, ISSO sem usar guias e plug de fase, pois isso é coisa de outro mundo pro pessoal do som automotivo, pois a MAIORIA esmagadora não querem ler, entender ou saber qual a melhor forma pra se obter melhores resultados.

Abaixo, 2 links que postei em uma comunidade pra tentar mudar alguns conceitos, pra quem tem orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=23948097&tid=5354314094729027116&kw=ousar&na=4&nst=1&nid=23948097-5354314094729027116-5354506917593991349

também esse:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=23948097&tid=5375652321184243244&na=4&nst=-9&nid=23948097-5375652321184243244-5376136110615432197

Nessa imagem, mostrando um arranjo melhor, tentando acoplar mais os falantes:

http://img59.imageshack.us/img59/9200/paredinhabaianinhaetwee.jpg

Yamane: "......Quanto aos Plugs de Fase nos woofers, eles não foram "tirados" do line da NEXO... Plugs de Fase em "Multi-Driver Loudspeaker Arrays" existem na literatura desde a década de 80 (dos papers que eu tenho)... Muito provavelmente eles existem a bem mais tempo......"

Yamane, o quis dizer de "tirados" da nexo, foi apenas uma analogia, pois esse MODELO de plug já é muito conhecido nos lines dessa MARCA à tempos, mas de fato meu velho, esse assunto é bem mais velho do que os anos 80, se vc for a fundo verá que isso é falado a bem mais tempo que isso, mas o que importa foi a intenção e o resultado obtido e a "quebra" de tabú, ISSO pro mundo automotivo, é claro, que usando falantes de bem menor diâmetro e acoplando os tais o resultado é fantástico!!.

Yamane: "..O guia de ondas não é da LJM e o Cysne não teve participação alguma no desenvolvimento. Como já dissemos anteriormente, todo o projeto foi desenvolvido pela Bomber, mesmo porque os Guia de Ondas são extremamente populares fora do país e muito bem documentados......"

Com certeza, isso é fato mesmo, já existe muito material publicado sobre isso, só perguntei isso pq achei parecido com este do link abaixo, feito pela LJM em conjunto com o "monstro" do áudio Luiz Cysne.

http://www.aesbrasil.org/LAC2009/node/141

Yamane: "....Um registro que guardamos da última AES (Bomber Team & Richard Small):...."

Gostei muito da foto cara, do lado do grande mestre Prof. Homero Sette e dos MITOS, muito bom!!, alias, o Professor Homero está agora na BOMBER ?

ggsound,

Tomo a liberdade em responder pelo Yamane sobre o Homero.

Ele saiu da Selenium para abrir uma joint venture junto com o dono da Bomber, uma empresa de audio profissional.

Nessa transição, acabou me trazendo (Um dos seguidores dele e projetista de Pro Audio da Selenium), e por uma questão de afinidade com o audio automotivo, acabei vindo pra Bomber.

A empresa do Homero, apesar de estar no mesmo pátido da Bomber e ter também o mesmo dono, é uma empresa totalmente independente com outro cnpj e outro mercado.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Sandro..

ggsound,

Tive a oportunidade de conhecer o Carlos Correia pessoalmente na Selenium e o prazer de apredender um pouco com ele. Bem pouco, pois o Correia é um livro fechado e escrito em Braile! Tirar algo dali tem que ter paciência.. hehehe!

De fato, com caixa corneta consegue-se resultados extremamente melhores (principalmente pressão!) que as de radiação direta. Porém, corneta por sua vez, exigem consideráveis tamanhos, o que inviabiliza para sonorizar pequenos ambientes ou mesmo pequenos projetos. Se tens espaço suficiente para os sonofletores a melhor opção são as cornetas, caso contrário, radiação direta.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz isso, hehehe... a cagada é que coloquei falantes Oversound 15G400 nesse projeto da Selenium, conclusão: Gastei madeira à toa...

Em matéria de caixa, já testei muito desses projetos que se acha na net, eu tenho aqui na mão todo tipo de ferramenta que se pode imaginar, tenho uma marcenaria industrial completa, tudo que se pode pensar em ferramentas, equipamento de medição como RTA, etc... Eu não sou de falar as coisas pelo rumo, quando sobra tempo e coragem eu tô cortando madeira e fazendo caixa pra teste, e digo seguramente: "Projeto da Selenium é feito apenas pra falantes Selenium" assim como qualquer outra marca, NÃO ADIANTA INVENTAR MODA !!!!.

Todo e qualquer projeto tem que ser baseado nos parâmetros originais de cada falante, ou então a caixa tem que ser modificada na base da tentativa e erro até ficar boa. No caso do seu amigo da locadora aí, se ele gostou mais das W-horn que das SB, ou é pq ele clonou essas SB sem critério algum, e as W se adaptaram melhor ao falante que ele usa, pois tenho certeza que se ele utilizar um falante diferente, não terá o mesmo resultado. Falo isso seguramente.

Quanto à essas caixas que são utilizadas pela Bomber, tenho convicção de que tocam muito, mas NÃO SÃO CLONES BARATOS como muita gente faz, no caso a sintonia delas foi ajustada corretamente para os Subs da marca, até conseguir uma boa resposta. Um outro exemplo aqui no fórum mesmo é o Bonatti, que utiliza cornetas em seu sistema, ele não copiou projeto algum, desenvolveu seu próprio projeto e com certeza tocou horrores.

Trabalhei com PA muitos anos (ô vida dura!!!) e tive contato com todo tipo de caixa que se pode ter idéia, desde as gigantescas Martin Audio W-Box, passando por W-Horn clone do CCDB, MTL, SB1000, SB850 etc... E por esse tempo vi que o que toca bem é o projeto bem desenvolvido, independente de ser Horn, bass-reflex ou bandpass. TODAS TEM SUAS QUALIDADES E DEFEITOS... Vai da maneira de desenvolver o projeto...

Sandro,

Ainda tenho os e-mail que troquei contigo quando estava tentando montar meu primeiro paredão "Fogão 8 Bocas" com os streets! Sei o quanto te incomondei com esse projeto! hehehe...

A corneta que estamos usando no projeto da Dodge foi baseada na HB215 do Correia, após a autorização dele para utilizar a base do projeto, iniciamos o processo de adaptação. A base de tudo foi o ajuste da curva de impedância em cima do volume da câmara de compressão do diafragma. A caixa está tocando muito bem, mas não o quanto gostaria que fosse. Para atingir esse esperado resultado, teriamos que crescer bastante a caixa, o que a tornaria inviável para nosso projeto.

Como numa corneta a área do diafragma (18" no nosso caso) não tem tamanha influência no resultado, e sim seu deslocamento, decimos acertar o falante ideal para a já conhecida (em resultado) HB215.

Essa é a modificação que em breve traremos pra vocês em termos de subgrave para a Dodge. Esse falante de 15" seguirá configurações particulares para se comportar bem como um subwoofer para a linha PapaTrio que em breve será comercializado pela Bomber.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Renan Lopes: "..Tive a oportunidade de conhecer o Carlos Correia pessoalmente na Selenium e o prazer de apredender um pouco com ele. Bem pouco, pois o Correia é um livro fechado e escrito em Braile! Tirar algo dali tem que ter paciência.. hehehe!

"De fato, com caixa corneta consegue-se resultados extremamente melhores (principalmente pressão!) que as de radiação direta. Porém, corneta por sua vez, exigem consideráveis tamanhos, o que inviabiliza para sonorizar pequenos ambientes ou mesmo pequenos projetos. Se tens espaço suficiente para os sonofletores a melhor opção são as cornetas, caso contrário, radiação direta.

"

Renan, você falou TUDOOOOOOO e mais um pouco!!!. Ao ar livre + espaço, nada melhor que Corneta dobrada bem feita, é claro!.

Quanto ao colega conhecido meu, Sandro, o projeto das SB 850 eram todas feitas com critério, ele usa selenium de cabo a rabo!, tudo feito nos moldes e como se deve, o cara tem contato direto com o MESTRE Carlos Correia em tudo que faz, não é à toa que mudou e mudou pra melhor.

Valeu pelas respostas Renan e Sandro!!

Gilson

Compartilhar este post

Link para o post

Renan: "..Nessa transição, acabou me trazendo (Um dos seguidores dele e projetista de Pro Audio da Selenium), e por uma questão de afinidade com o audio automotivo, acabei vindo pra Bomber.

A empresa do Homero, apesar de estar no mesmo pátido da Bomber e ter também o mesmo dono, é uma empresa totalmente independente com outro cnpj e outro mercado."

Que bom sabe disso Renan, do professor Homero e também de vocês, bem legal mesmo!. O Yamane também era da Selenium, só curiosidade, ou sempre foi Bomber?

Obrigado pelas respostas.

Gilson

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro,

Ainda tenho os e-mail que troquei contigo quando estava tentando montar meu primeiro paredão "Fogão 8 Bocas" com os streets! Sei o quanto te incomondei com esse projeto! hehehe...

A corneta que estamos usando no projeto da Dodge foi baseada na HB215 do Correia, após a autorização dele para utilizar a base do projeto, iniciamos o processo de adaptação. A base de tudo foi o ajuste da curva de impedância em cima do volume da câmara de compressão do diafragma. A caixa está tocando muito bem, mas não o quanto gostaria que fosse. Para atingir esse esperado resultado, teriamos que crescer bastante a caixa, o que a tornaria inviável para nosso projeto.

Como numa corneta a área do diafragma (18" no nosso caso) não tem tamanha influência no resultado, e sim seu deslocamento, decimos acertar o falante ideal para a já conhecida (em resultado) HB215.

Essa é a modificação que em breve traremos pra vocês em termos de subgrave para a Dodge. Esse falante de 15" seguirá configurações particulares para se comportar bem como um subwoofer para a linha PapaTrio que em breve será comercializado pela Bomber.

Att,

RenanLopes

Sim sim, caixa feita com o critérios corretos é outra conversa, mas como vc mesmo disse, a caixa foi "Baseada na HB215 do Corrêia", no caso não quer dizer que foi pego o projeto dele e colocado os falantes Bomber lá de qualquer jeito como 99% dos usuários de cornetas de grave faz, e sim foi feita uma adaptação minunciosa do projeto ao uso dos falantes em questão, ou seja, é uma coisa que não é qualquer leigo que pode fazer. Nisso tudo entrou a sintonia da corneta, ajuste da abertura e comprimento da garganta, etc... tenho certeza que ficou muito bom.

Só que como falei anteriormente, cornetas de grave são projetos inviáveis pra maioria dos sistemas automotivos devido ao tamanho das caixas, que no caso da RAM, espaço não é problema, hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro: "...cornetas de grave são projetos inviáveis pra maioria dos sistemas automotivos devido ao tamanho das caixas, que no caso da RAM, espaço não é problema, hehehe..."

pra porta malas não dá mesmo, isso é vero, mas já pra isso aqui abaixo:

que é o que se usa direto aqui, não há problema algum, com certeza!!!rs rs

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro: "...cornetas de grave são projetos inviáveis pra maioria dos sistemas automotivos devido ao tamanho das caixas, que no caso da RAM, espaço não é problema, hehehe..."

pra porta malas não dá mesmo, isso é vero, mas já pra isso aqui abaixo:

que é o que se usa direto aqui, não há problema algum, com certeza!!!rs rs

Esse é o típico som nordestino, claro que se tocar tanto quanto deve ser grande e pesado, tá de parabéns.

Eu ainda prefiro sistemas mais modernos igual os que foram feitos na RAM da bomber, com guias de onda, plugs de fase, sistema line array com pequenos falantes e processador. Ambos os sistemas perdem em pressão sonora em curta distância pros chamados sistemas de "Racha", mas a qualidade sonora compensa. Agora, precisa de um trator pra subir uma ladeira puxando uma carretinha dessas né ???

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro Café: "..Esse é o típico som nordestino, claro que se tocar tanto quanto deve ser grande e pesado, tá de parabéns.Eu ainda prefiro sistemas mais modernos igual os que foram feitos na RAM da bomber, com guias de onda, plugs de fase, sistema line array com pequenos falantes e processador......."

Claro homem, você tem TOOODDDAAA RAZÃO!!; eu também prefiro 1000 vezes um sistema estudado, com guia, plug com falantes menores mas que, com os tais plugs E ACOPLAMENTO, REDEM BEM MAIS DO QUE SISTEMAS MAIORES, nesse caso só perde nos graves, nesse caso rs rs.... QUANTO AO PROCESSADOR, não se engane, esses "troços" daqui também usam processador!!, apesar dos infelizes não usarem nem 50% do que eles oferecem como delay, limiter e etc... E VEJA BEM, esse ai está todo "arrumadinho" por mim no desenho que fiz, na tentativa INUTIL de tentar melhorar certos arranjos por ai rs rs...., com 1 só coluna de cornetas na vertica e também 1 coluna só de tweeters, médios grave todos juntos, se vc vê as saladas que existem por aqui, puts, e OLHE, esse do desenho é pequeno perto de alguns que tem aqui!

Gilson

Compartilhar este post

Link para o post

Agora eu gostei Gilson, hehehe

Eu tava vendo umas fotos no orkut do Adriano da Stetsom, de um evento que ele esteve aí em Fortaleza. Não vou mentir que fiquei até com medo de cada trambolho que o pessoal faz por aí, hehehe... Tenho curiosidade pra ver como esses sistemas tocam.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho curiosidade pra ver como esses sistemas tocam.

Abraços

eu ja escutei alguns, muito mais muito medio e medio-grave, grave? oq eh isso? som sem nenhuma definição, niguem consegue ficar perto do som de tão ruim, isso os que eu escutei.. coloca no you tube, ICEBERG e PAREDÂO DO ROSALVO. que vc vai entender oq eu estou falando.

Compartilhar este post

Link para o post

Renan: "..Nessa transição, acabou me trazendo (Um dos seguidores dele e projetista de Pro Audio da Selenium), e por uma questão de afinidade com o audio automotivo, acabei vindo pra Bomber.

A empresa do Homero, apesar de estar no mesmo pátido da Bomber e ter também o mesmo dono, é uma empresa totalmente independente com outro cnpj e outro mercado."

Que bom sabe disso Renan, do professor Homero e também de vocês, bem legal mesmo!. O Yamane também era da Selenium, só curiosidade, ou sempre foi Bomber?

Obrigado pelas respostas.

Gilson

Os pais da bomber são dois ex funcionários, do grupo de engenharia da selenium. Isso é o que falavam por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro: "...........Não vou mentir que fiquei até com medo de cada trambolho que o pessoal faz por aí, hehehe... Tenho curiosidade pra ver como esses sistemas tocam....."

Sandro, pra você matar sua curiosidade, APENAS PARA VER!!!, rs rs, fiz uma pequena seleção de alguns GRANDES daqui(Fortaleza) e outros de RN, se não me engano, veja, OBSERVE, que os caras estão usando arranjos de cornetas e tweeters na vertical, mas NÃO LIGAM OU TALVEZ, O MAIS PROVÁVEL, nem atentam pro que seja COMB FILTER, INTERFERÊNCIAS DESTRUTIVAS, olhe as cornetas LADO A LADO, UMA PILHA BEM PRÓXIMA DA OUTRA, nesse MONSTRO do HUCK ai, o cara podia ter acoplado as cornetas da LJM na vertical, pelo menos, OLHE A BRINCADEIRA QUE PUXA a criança, e DÊ UM ZOOM no rack do brinquedo rs rs...com studio R serié X , processador e etc..... Já no do Rosalvo, OBSERVE O "PEQUENO" GERADOR que alimenta tudo!. O que se nota nisso tudo é a falta de preocupação ou mesmo, a falta de conhecimento no quesito ACOPLAR melhor os falantes com a montagem em si.

imagenssons.jpg

Emmanuel: ".....eu ja escutei alguns, muito mais muito medio e medio-grave, grave? oq eh isso? som sem nenhuma definição, niguem consegue ficar perto do som de tão ruim, isso os que eu escutei......"

Alguns como você falou Emanuel, tem muito, mas muito médio agudo, TAMBÉM PUDERA, tome D 405 no ouvido!!, mas nesses grandes o grave é muito forte também. Só pecam no arranjo final, isso é que mata.

Gilson

Compartilhar este post

Link para o post

É interessante, pode-se observar que cada sistema representa o tipo de som pra fora preferido na região. Depende do que que o camarada vai querer.

As caixas "dutadas" por terem geralmente menor area frontal vão funcionar melhor no "racha", maior densidade de potência em torno do sistema, já as "caixas cornetas" com a mesma potencia vão falar mais alto no geral, campo distante.

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja escutei alguns, muito mais muito medio e medio-grave, grave? oq eh isso? som sem nenhuma definição, niguem consegue ficar perto do som de tão ruim, isso os que eu escutei.. coloca no you tube, ICEBERG e PAREDÂO DO ROSALVO. que vc vai entender oq eu estou falando.

Se for pra escutar sistemas com muita gritaria ou grave sem definição, então prefiro os sistemas de racha mesmo, tá certo que é só médio grave, mas pelo menos não judia tanto dos neurônios auditivos, hehehe... corneteiro niguem merece...

Eu imagino esses paredões aí um cancelamento puro entre as vias, com picos e vales imensos na área espectral...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...