Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

Recommended Posts

Vamos confiar nos livros e nas pesquisas, nas universidades e nos testes práticos.

 

E olhar com reservas para um fabricante apenas... Pelo menos até ele provar seu contra-senso.

Sem falar que vc pode passar uma informação de muitos jeitos. Eu poderia dizer que controle de ganho serve pra ajustar o volume pra uma pessoa leiga, já que não adiantaria dizer que o ganho ajusta o casamento de sensibilidade da entrada em relação à saída, proporcionando níveis seguros na saída do amplificador, e atua travando uma relação de ganho de tensão no amplificador, onde se estabelece que este ganho obedece ás necessidades de trabalho sem risco de ceifamento de sinal por ganho acima do necessário.

Sei não Klebão, eu diria para uma pessoa leiga que "aquilo é ajuste de nível, não mexa!".

 

Só um detalhe, o ganho de tensão em um amp é fixo, andou bebendo??? (que pergunta!!! hehehe)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos confiar nos livros e nas pesquisas, nas universidades e nos testes práticos.

 

E olhar com reservas para um fabricante apenas... Pelo menos até ele provar seu contra-senso.

Sem falar que vc pode passar uma informação de muitos jeitos. Eu poderia dizer que controle de ganho serve pra ajustar o volume pra uma pessoa leiga, já que não adiantaria dizer que o ganho ajusta o casamento de sensibilidade da entrada em relação à saída, proporcionando níveis seguros na saída do amplificador, e atua travando uma relação de ganho de tensão no amplificador, onde se estabelece que este ganho obedece ás necessidades de trabalho sem risco de ceifamento de sinal por ganho acima do necessário.

Sei não Klebão, eu diria para uma pessoa leiga que "aquilo é ajuste de nível, não mexa!".

 

Só um detalhe, o ganho de tensão em um amp é fixo, andou bebendo??? (que pergunta!!! hehehe)

Sim e não...

 

Se vc considerar só o pré e power, o ganho é fixo, mas o controle de "ganho" altera o nível da entrada, então ainda dá pra considerar o conjunto todo como tendo ganho de tensão variável...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
*Capacitor zera impedância.

 

Até hoje os "estaladores" aqui teimam isso comigo.

Putz, já escutei isso também.

 

Também já ouvi que caixa dutada precisa de mais potencia para tocar e que não precisar passar mais do que um cabo RCA, é só usar cabo Y para ligar no amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oooopa. capacitor em paralelo zera impedância sim, assim como indutor em paralelo. um dos sintomas de crossover desalinhado é o amp ficar entrando em proteção (meu NAD residencial gosta de fazer isso), e isso acontece quando o componente "em paralelo" do crossover tá desalinhado do componente "em série", no espectro de frequências, mais pra baixo no caso de um xover HP ou mais pra cima no caso de um xover LP: o power "enxerga" primeiro o curto do componente "em paralelo" e de duas uma, ou fica fazendo força, ou cruza os potenciômetros e manda um "daqui eu não saio, daqui ninguém me tira". então, a rigor, essa frase do Danilo não tá errada não, hein?

 

(edit: errei um negoço)

Editado por supersonico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
oooopa. capacitor em paralelo zera impedância sim, assim como indutor em paralelo. um dos sintomas de crossover desalinhado é o amp ficar entrando em proteção (meu NAD residencial gosta de fazer isso), e isso acontece quando o componente "em paralelo" do crossover tá desalinhado do componente "em série", no espectro de frequências, mais pra baixo no caso de um xover HP ou mais pra cima no caso de um xover LP: o power "enxerga" primeiro o curto do componente "em paralelo" e de duas uma, ou fica fazendo força, ou cruza os potenciômetros e manda um "daqui eu não saio, daqui ninguém me tira". então, a rigor, essa frase do Danilo não tá errada não, hein?

 

(edit: errei um negoço)

Marrom.. nesse caso o que acontece é que o amp não enxerga a carga resistiva (falante) pois entre numm"loop" dentro do cross.

Mas a principio o que ocorre é que o cross sobe muito a impedancia apois os cortes, seja lowpass ou hig pass.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Se vc considerar só o pré e power, o ganho é fixo, mas o controle de "ganho" altera o nível da entrada, então ainda dá pra considerar o conjunto todo como tendo ganho de tensão variável...

Mas no caso de pré e power separados. Senão ainda assim é só ajuste de nível (em tensões), e o ganho em dB.

 

Pô, perdi esse encontro de vcs! hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei divertido esse topico. Tb. já tive muito 6x9 e achava o máximo, som atras. Nunca tive sistemas mais complexos.

achava que potência do player e do booster somava tb.

enfim aprendi muito poraqui. muito mesmo

agora mitos, eu acho que o pessoal aqui tb. tem muitos., principalmente sobre marcas de equipamentos.

praticamente todos os sistemas recomendados aqui, passam por uma meia duzia de marcas, sempre as mesmas. alguns equipamentos simplesmente não são comentados e são até mesmo criticados e rapidamente descartados, sem ao menos conhece-los.

Esse tipo de opinião quase sempre é baseado em premissas ultrapassadas. Uma marca pode ter feito algo ruim no passado, mas não significa que sempre vai continuar ruim, e o contrário tb. é possível. Algumas marcas conceituadas as vezes lançam coisas duvidosas.

 

agora, dos estaladores, realmente, eu perdi toda confiança neles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb ja ouvi q capacitor zera impendancia mas de ST, e n eh capacitor em paralelo nem em serie n eh kda cap pra kda ST... entao quer dizer q eu to usando 1 canal a 8ohms? :pirou:

E ainda ouvi dizer q quanto maior a caixa dutada menos potencia se usa se n queima o sub... Disseram q so conseguiram tirar 400wrms do voxer 1000 e q o 1200d so libera 200wrms... deus eh mais kra aki tem kda uma, e ainda por cima eles olham a potencia do amp pelo tamanho da carcaça, entao se fosse assim eu nuunca compraria um rs1200d compraria logo os rs4210 q sao muito mais baratos e as carcaças sao quase iguais ao digital...

 

:lol: :lol: :lol:

ESTALADOR tudo comedia

<Maurício>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que o maior mito a ser derrubado é a patuscada de falar que determinada marca de equipamento é melhor que outra sem ao menos a pessoa se dar ao trabalho de checar as especificações técnicas e ouvir o aparelho tocando.

 

Ouço muito por aí... "mano, pioneer é que o bom" só que o cara mal sabe o que está falando, não tem conhcimento técnico, não checou as condições que o aparelho está instalado, alimentação, cabos, caixa, vedação, qual é o carro... simplesmente fica repetindo, repetindo, como papagaio... vejo muito este tipo de comportamento em rodinhas de amigos quando o assunto é som de carro.

 

Meu mito preferido em som automotivo é "quanto mais dinheiro gastar, melhor será o som" esse até hoje acho meio difícil de derrubar... "quanto mais caro, melhor" ...

 

há uns anos atrás ouvi um cara falar dentro de uma loja de som "essa coisa de mosfet não presta, booster é que é bom" ... juro! queria ter um gravador pra reproduzir as besteiras que já ouvi.

 

o mito que eu faço questão de testar pessoalmente é unidade com TA, quero ouvir pra realmente perceber com meus próprios ouvidos a diferença de um som com TA e sem TA

 

muito bom esse tópico...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos manuais das empresas que eu citei tem, PMPO e RMS.

 

Então empresas sérias tem PMPO. sim.

 

A selenium tem PMPO. Em todos os seus produtos.

Mostra ai pra gente...

 

http://www.rockfordfosgate.com/products/amp_index.asp

http://www.ciclotron.com.br/indice_amplificadores.html

 

Poem o link de onde fala isso..

 

[]

 

Sandro

Sub Selenium de 800

 

Diâmetro Nominal 18"

 

Potência RMS (W) 800

 

Potência Prog. Musical (W) 1600 "isso é o PMPO".

 

Impedância () 8

 

SPL 1 W @ 1m (dB) 97

 

Resp. Freq. @ -10 dB (Hz) 30 a 2500

 

Freq. de Ressonância (Hz) 37

 

Peso do Ímã (g) 3.440

 

Diâmetro da Bobina (mm) 100

 

 

Agora de uma olhada no manual do sub fosgate,

 

Onde tem 1000 WRMS E 2000 W PMPO.

 

http://www.rockfordfosgate.com/products/ez...er%20Subwoofers

 

Essa nos amplificadores eles não costumam usar o PMPO. Mais as que usam seguem a mesma regra.

 

PMPO É O DOBRO DO RMS. TÁ CLARO ISSO.

 

Tanto a Selenium quanto a Fosgate, falam a mesma coisa.

onde vc leu PMPO ali?

eu li potência musical, potência máxima

nada de pmpo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é que a selenium costuma colocar nos produtos para som automotivo (é, o que podemos fazer?) 4x a pot RMS...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Recente em loja de som que visitei:

 

"Amigo, vamos fazer caixa selada, pois selada é para som pra dentro, e dutada é pra som pra fora"

 

na loja q eu fiz a minha caixa (só fizeram pq eu passei as medidas de cada chapa, eles só cortaram e colaram)

 

-bomber é bom em selada. dutada é som pra fora, selada pra dentro.. os caras sempre generalizam tudo.

 

uma q eu já ouvi de um cara q queria mexer no marea 2.4 2003 do meu amigo. a gente com um pioneer 7780, kit visteon, audiobank e um upgrade e o cara tentando fazer nossa cabeça: 'tem q por um twiti e uma corneta atrás. mas só pra qualidade, só pra dar agudo".

 

- o som tem q vir de trás. põe um "meia nove" no tampão.

 

- quero por duas "bocas" (ou panelas) de 15 pra dar grave

 

- seu sub tem só 200 VÁTIS.. o meu tem 5000 (lógico q é pmpo)

 

- litragem? que isso? a caixa é do tamanho q convier. seja prum de 10 ou de 15. basta caber o falante

 

- excursão não tem problema.. manda tudo q o amp pode e mais um pouco, aumentando o ganho. o sub começa até a chorar, e o cara: "olha o tanto q bate"

 

- um suub toca mto, qdo treme tudo, portanto todos os controles de bass ficam no máximo. o som do cara só tem 60hz e ele tá satisfeitíssimo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu lembro que pra mim Stereo era a qualidade máxima fornecida pelo rádio. Quando meu microsystem acendia a luzinha vermelha do Stereo nossa... pra mim aquilo era tudo, a FM tava com qualidade total. :lol: Mal sabia o infeliz que Stereo é apenas a separação das freqüências para tocar em canais separados... Tempo bom era aquele, em que eu via qualquer sonzinho escrito POWER e achava que o som era o Tibetano SPLeiro Qualiteiro Pressuleiro Leveiro de nativo de Lhasa. No final das contas cheguei a seguinte conclusão: Não é o melhor equipamento que te satisfaz, mas sim manter a ilusão da saciedade. Às vezes um pouquinho de ignorância (no sentido de desconhecimento) nos dá mais prazer do que a compreensão, fundada ou não, neste mundo sonoro de duas notas só: O Real(realidade: nacionais) e o Dólar (Ilusão: Tibetanos).

 

Agora, me digam: Conviver com os mitos do audio é fácil, mas já pensou se não existisse nada no universo, de que cor seria ele então??? E a noção de espaço??? O que teria então se não existisse nada??? Deus criou o mundo, mas quem criou ele??? Nossa... essa estória de mito tá me dando uns POBREMA aqui. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

eu pensava que caixa de som era apenas para segurar o falante.. os dutos era para o ar sair de dentrto do caixa e n ficar com muita pressão... pensava que subwoofer e woofer pra mim era a mesma coisa kkkkkkkkkkk

 

agora as pérolas que já escutei

 

- Rodrigo, esse sub que vc tem ai foi um de 18" que foi reduzido para um de 12"???

 

- Se vc tiver um amplificador de 70 rms e ligar 10 falantes em paralelo ele vai mandar 70 rms para cada

 

- Caixa selada é ótima pq bate mais que dutada (para mid bass e sub)

 

- Tojo AB2400 toca muito mais que um Banda

 

- Meu player tem 45 rms em cada canal (o player n passava de 15 rms eheheh)

 

- Quero trocar meu pionner por um aiwa pq o aiwa muda de cor :P

 

- "VOU COLOCAR DOIS FONES PESADOS, DUAS BOCAS E 12" (essa é ilária hehehe)

 

Po pessoal... se eu for relacionar as porcarias que escuto passarei dias e dias aqui escrevendo... cada dia vejo uma coisa pior que outra

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu pensava que caixa de som era apenas para segurar o falante.. os dutos era para o ar sair de dentrto do caixa e n ficar com muita pressão... pensava que subwoofer e woofer pra mim era a mesma coisa kkkk

 

 

eu tambem pensava assim...... :)

 

 

Rodrigo, esse sub que vc tem ai foi um de 18" que foi reduzido para um de 12"???

 

 

[^][^][^] ????????????

Editado por Caue_Cesar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As "bocas", "curnetas" e os "tuitis" (ou tuitas, tuinsti ou simplismente aquele negócim que faz tschitschi) já são classicos. Isso pq vcs num viram as "bocas tuitadas" e "panelas de 15" hahahahahahahahaha

Esses dias na loja de som de um amigo meu um cara chegou pedindo um "fone"... eu polidamente disse que não vendiamos fone, e que na lojinha proxima tinha varios modelos de fone... dai o cara fala: mas eu to veno um monte de fone desses de por nas portas e as bocas de por no tampão... eu ja nem respondi, deixei meu amigo atender enquanto eu explodia de tanto dar risada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- Se vc tiver um amplificador de 70 rms e ligar 10 falantes em paralelo ele vai mandar 70 rms para cada

 

 

Faz um amplificador desses de 10.000w, jogando 127v em 60Hz, e vc alimenta todas as casas do planeta... Eh o milagre da multiplicacao dos paes, versao audio.

 

Rodrigo, esse sub que vc tem ai foi um de 18" que foi reduzido para um de 12"???

 

Querida, encolhi as criancas, versao audio

 

 

o mito que eu faço questão de testar pessoalmente é unidade com TA, quero ouvir pra realmente perceber com meus próprios ouvidos a diferença de um som com TA e sem TA

 

isso nao eh mito, eh soh vc escutar um dia. vc brincando com o TA de um alpine, vc consegue fazer a voz de um cantor que esta no centro na gravacao ir da coluna esquerda pra coluna direita do carro.

 

 

Meu mito preferido em som automotivo é "quanto mais dinheiro gastar, melhor será o som" esse até hoje acho meio difícil de derrubar... "quanto mais caro, melhor" ...

 

Jah escutei sistema automotivo com mais de 20 mil reais investidos que tocava pior que sistema de 3 mil. Facil, o cara colocou player cheio das frescuras, amplificador cheio das frescuras, cabo de 1000 dolares o metro, e esqueceu de colocar um kit 2 vias ao nivel do resto e botou na porta. Esqueceu que cabo nao conserta o som, apenas deixa de estragar.

 

 

Agora, a maxima de quanto mais bem instalado melhor, quero ver alguem derrubar. E a que um sistema simples, mas muito bem instalado, dah couro em muito sistema caro, quero ver alguem derrubar tb

Editado por Mogar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um mito MUITO comum

 

 

 

o lado mais sensivel do cd a riscos eh o de baixo

 

 

 

ERRADO

 

 

o lado mais sensivel de um cd a riscos (cd prensado, original) eh o lado onde vai o nome do cd, a parte que vc coloca virado pra cima no cd player !

 

 

explicacao:

 

A espessura do material de protecao da camada de aluminio prensada onde estao gravadas as informacoes do cd eh menor na parte de cima do que em baixo, entao se vc riscar a parte de cima, e o risco chegar na camada de aluminio, vc danifica os dados gravados.

 

 

Jah a parte de baixo nao eh critica, pois passando uma massa de polir e deixando polida, vc recupera o cd, pois nao eh na parte transparente onde o dado eh gravado

 

 

Mas pra cd-r isso nao vale, pelo menos ateh onde sei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jah escutei sistema automotivo com mais de 20 mil reais investidos que tocava pior que sistema de 3 mil. Facil, o cara colocou player cheio das frescuras, amplificador cheio das frescuras, cabo de 1000 dolares o metro, e esqueceu de colocar um kit 2 vias ao nivel do resto e botou na porta. Esqueceu que cabo nao conserta o som, apenas deixa de estragar.

 

 

Agora, a maxima de quanto mais bem instalado melhor, quero ver alguem derrubar. E a que um sistema simples, mas muito bem instalado, dah couro em muito sistema caro, quero ver alguem derrubar tb

 

Mogar

 

Isso nunca será derrubado.

Explico :

Isso não é um mito, é um FATO!

E fato é fato, INCONTESTÁVEL.

 

Agora: Sejamos sensatos com isso e não levemos ao extremo, pois aí já não é comparável! bananas não são laranjas!!!

 

Outra coisa!

Quem disse que dinheiro não está atrelado à qualidade?

Quero ver alguém montar um SQ com R$1000... (Player + AMP + Sub + Kit + Cabos e cia).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aí voce ta querendo magica , pelo fato de que tudo tem um valor minimo...

agora que um cara pode montar um sistema com 3000R$ e ficar tão bom quanto um de 10mil isso pode... o sistema mais caro pode ter gasto muito dinheiro com coisas não tão prioritarias e ficar meiero...

 

Aki em salvador tem mitos tb:

-nao se encontrava falante bobina dupla ate pouco tempo atraz pq queimava os modulos de todo mundo e depois os caras vinham reclamar. hehehe burros ligam em paralelo quer oque?

- se voce faz o corte no player em 80Hz ele vai chegar no modulo em aproximadamente 100Hz hahahahahaha esse foi cumulo.

- alto-falante cone seco .... hahaha nunca vi um alto falante cheio de agua.

- ligar 8 cornetar num roadstar 1200D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- ligar 8 cornetar num roadstar 1200D.

8//8 -> 4 --\ 4//4 -> 2----\

8//8 -> 4 --/ ----------------\ 2//2 -> 1 ohm

--------------------------------/

8//8 -> 4 --\ 4//4 -> 2----/

8//8 -> 4 --/

 

 

logo, casa com o RS1200D que da sua potencia maxima em 1 ohm!

se você quiser ir pra um campeonatos de trio, com 8 cornetas e 1 RS1200D, você PODE! mas, elas nao vão tocar acima de 3000 Hz (é a partir daí que o rs1200d não toca né? nem lembro mais...)

 

tb tem gente que toca cornetas em campeonato com o ice...

 

agora... se presta ou não, é outra coisa...

Editado por squizzyto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8//8 -> 4 --\ 4//4 -> 2----\

8//8 -> 4 --/ ----------------\ 2//2 -> 1 ohm

--------------------------------/

8//8 -> 4 --\ 4//4 -> 2----/

8//8 -> 4 --/

 

 

logo, casa com o RS1200D que da sua potencia maxima em 1 ohm!

se você quiser ir pra um campeonatos de trio, com 8 cornetas e 1 RS1200D, você PODE! mas, elas nao vão tocar acima de 3000 Hz (é a partir daí que o rs1200d não toca né? nem lembro mais...)

 

tb tem gente que toca cornetas em campeonato com o ice...

 

agora... se presta ou não, é outra coisa...

 

kkkkkkkkkkkk lembrando que a resposta do banda é de 3.000 é a -12 dB aehaehaehea de pico deve dar em torno de 1000... 1500 aehaehaehaehaeea nem pela FS do ar passa

 

santa ignorancia aehaehaeheaea

Editado por RodrigoCarvalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...