Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

Recommended Posts

aff e pior q no carro do meu pai ligaram um stetsom amplificando um falcon.... tsc tsc tsc... qndo ele falo eu mandei ele ir lá jaaaa.... :pirou:

 

 

"Avii o som do maluco é ignorante manu, o cara pois nu volume 20 e ja tava disparandu alarme e o vol du som du cara vai ate o 63" 

 

"Cd play bão é esse aki dus golfin. O som dele é divinu, e o cd todin tunado com os filmin dos golfim é bunito d+"

 

nooossa ouvi demaaais isso onde eu comprei uns falantes do meus antigos e do meu pai hahahah :lol:

Editado por hunkboy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recente em loja de som que visitei:

 

"Amigo, vamos fazer caixa selada, pois selada é para som pra dentro, e dutada é pra som pra fora"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- Muitos donos de loja, nos chamam de "professores pardais" que ficam "inventando moda" olham e dizem "e vc vai acreditar no que esses kras q vc nem conhece?".

 

- Ih la vem aquele(s) mala de forum da internet, puta kras chatos!

 

as vezes é bom ser chato, pois vc não aceita certos "empurrismos" sejam de equipamentos sejam de ideias.

edited

Editado por metal_mulisha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- Ih la vem aquele(s) mala de forum da internet, puta kras chatos!

 

as vezes é bom ser chato, pois vc não aceita certos "empurrismos" sejam de equipamentos sejam de ideias.

 

Falou td....

 

Sempre acontece isso por aqui....

 

 

"Vai acreditar num bando de muleque que fica no computador ow em mim que tenho loja de som?"

 

lamentavel.... :angry:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Capacitor 100 x 100 p/ "cortar" grave... e também para a "corneta" nao queimar.... :lol: uhauhauhauhau :lol:... p/ que cross passivo?? ou melhor... o que é Cross?? de 2ª Ordem? 3ª Ordem?

 

- Eu nao entendi de jeito algum a diferenã entre as "ordens" dos cross passivos.... e a AutoSom me iluminou nisso... hehehe

 

- Cabeamento... outro... aqui no RJ... Pile Drive??? (ainda é um mito) 2 cabos 9mm² (uma para "cada fonte")... ´já basta... huahuauhauh

 

- Falante Bobina Dupla TOCA + que um Bob. Simples... e há de vc brigar... e falar que toca a mesma coisa...

 

- Caixa Dutada... é uma caixa Selada com CANO... ou melhor com o AERODUTO... que eles chamam de Protetor de Cano.... uahuauhauhahu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ei!! aproveitando: pra q serve o fiozinho q vem junto do cabo rca? :huh:

pra encher o saco...

 

nao sei te responder ao certo...

 

 

pelo q eu sei serve pra aterrar...diminuir ruido..sei la

 

mass pelo menos...qdo eu testei só zuo td...

 

acho q serve pra gente dexa desligado mermo :ol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra encher o saco...

 

nao sei te responder ao certo...

 

 

pelo q eu sei serve pra aterrar...diminuir ruido..sei la

 

mass pelo menos...qdo eu testei só zuo td...

 

acho q serve pra gente dexa desligado mermo :ol

huauhahuauhahuauh :lol: :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ei!! aproveitando: pra q serve o fiozinho q vem junto do cabo rca? :huh:

Seve p/ vc aterrar o RCA....

 

Aterrando o RCA no GND (negativo) do Amp e no GND (Negativo) do Player... evitando a queima do RCA em caso de "falta de terra" no amp....

 

Ps.: Sempre q possível ATERRE O RCA... nos 2 Lados.... 1 no amp e outro no Player.... :legal:

 

Abçs,

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar dizer algumas coisas que eu acreditava antes de ler o fórum:

 

- A potência, em RMS, dos falantes, era uma medição da qualidade dos falantes. Quanto maior, melhor! Quanto maior a potência dos falantes, mais POTENTES eles são, e melhor será o som (ignorando totalmente que a potência é enviada pelo amp ou pelo hu).

 

- Falante é tudo igual, todos eles tem que responder o som por inteiro (grave e agudo).

 

- Nunca imaginei as frequêncais de som.. :huh:

 

O resto dos mitos acho que vão cair conforme continuar lendo, acompanhando e principalmente experimentando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Seve p/ vc aterrar o RCA....

 

Aterrando o RCA no GND (negativo) do Amp e no GND (Negativo) do Player... evitando a queima do RCA em caso de "falta de terra" no amp....

 

Ps.: Sempre q possível ATERRE O RCA... nos 2 Lados.... 1 no amp e outro no Player.... :legal:

 

Abçs,

 

Rapha

Ta ai otra q nao sabia....

 

 

Vo testar aki pra ver se fica bao :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja ouvi muita besteira de instalador...

 

"coloca o "volume" do amplificador no maximo, depois regula no CD"

"compensado de 10mm guenta sim...ja da uma caixa boa..."

 

:blink:

 

tem mais...vo tenta lembra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu achava que o "Gain" do amplificador era só para para setar a potência que o amplificador iria dar. Só não deixava no máximo por causa do medo de danificar os falantes.

Depois de pesquisar um pouco, vi que na verdade ele seta a tensão?/voltagem? da entrada do amplificador, para ajustar conforme a tensão da saída do player.

Por exemplo, em alguns Fosgate, o ajuste varia entre 150mV e 4V.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coisas que eu nao acreditava e ouvi na pratica que eu estava errado

 

 

1 - cd player nao dah diferenca se bem feito

 

2- cabos de falante desde que bem feitinhos com bom cobre e bom contato nao tem diferenca

 

3- mesmo pra cabo rca

 

4- qualidade do capacitor nao influi no audio se ele estiver funcionando direitinho

 

5- que o cross do 1tw1 eh grande e bom

 

6- cd toca mais que vinil

 

7- valvula eh soh pra tv velha daquelas que vc dah porrada pra imagem aparecer

 

8- vibracao nos equipamentos nao influi no audio.

 

 

isso eh soh o que veio na cabeca agora..... o mais legal eh que vi que estava errado ouvindo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- PMPO divida por 4

- ganho era volume

- todo ampli dava a potencia que dizia na caixa/embalagem

- caixa com volume de selada, com duto pra toca melhor q uma selada normal ( compei uma dessa a anos atraz) hehe

-duto nao importava o tamanhu, pq duto é duto

ja me disseram q o fusivel do porta fusivel tem q esta de acordo com os amper da bateria , se nao queima

- woofer é cone seco e nao woofer

- me disseram q cabod e força de 10 mm aguenta uns 2 ampli de boa

- falaram que 1002 + papao queima pq o 1022 tem 600 rms e o papao só 550 hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já sabia alguma coisa (pouco, muito pouco quase nada!) qndo entrei no forum.

 

Coisas que sabia:

 

1: que é balela a potência em PMPO.

2: que o player influiria no som, mas achava que os "Paioner" eram os melhores.

3: que cabeamento influiria no som.

4: RCA idem

5: que a caixa influiria e muito no desempenho do sw.

6: que LP é melhor que CD.

7: Sabia que cada falante deveria tocar a frequência que lhe cabe(mas n sabia como fazer isso).

8: Tinha uma ideia geral de instalação, cuidados, elétrica, aterramento, construção de caixas etc...

9: Sabia que não devia confiar em "estaladores" e vendedores de loja.(Hj tenho certeza)

 

 

Coisas que eu achava ou n sabia:

 

1: Achava que pra saber se um falante era bom bastava ter sensibilidade alta.

2: Achava que falantes nacionais não prestavam.

3: Achava que LA era coisa TOP (não por ser bonito).

4: Achava que caixa dutada com curva não prestava (o duto tinha que ser reto).

5: Não sabia da existência de x-overs

6: Acreditava que tudo poderia ser previsto nos parâmetros de um falante... (NAR que o diga, UXP ídem)

7: Era muito "são tomé" querendo sempre que as coisas tivessem explicação... (pra som e muitos outros assuntos mais existem coisas que não dá pra explicar)

8: Não sabia que determinados falantes rendem melhor em dutada, acreditava que independente do tipo , desde que a caixa (inclusive as de fibra) fosse bem feita tocaria igual.

9: Achava que os subs MTX eram os melhores do mundo (hauaahauha)

10: Afff, chega!! To com vergonha já!

 

 

Sepa...

 

Pq esse tópico? Vc quer escrever um artigo ou algo do gênero?

 

abs []

Editado por JG 206

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também já fiz muita "mer**" por falta de conhecimento , mas acho que a pior delas foi ter vendido um JL Audio 10W6 zero por R$280,00 , isso há uns 4 anos atrás , tinha pego esse sub. num rolo na instaladora daqui e só peguei porque o instalador disse que essa marca era fácil de vender , nem sequer cheguei á testar o sub. , meu pensamento medíocre : "sub. de 10' ... credo ... o que eu vou fazer com isso ? E nem é de marca conhecida ..." , quem comprou deve estar rindo até hoje . O pior de tudo é que de 2 anos pra cá eu procuro que nem louco outro sub. desses e quando acho ou está em mal estado ou muito caro .

 

Vivendo e aprendendo ...........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então vamos lá:

 

- Primeiro acreditava que o melhor falante que existia era 6X9 da pioneer (mas também pudera, os 6985 em 1995 foram a revolução do som automotivo em Curitiba huahuahuah os capacete 2150 então huahuahau). Lembro até dos comentários "6985 bate mais que 6990" huahauha. Nessa época também pensava que qto maior a potencia do sub mais forte ele tocaria.

Futuramente fui apresentado aos kit 2 vias, mas falavasse da melhor marca do mundo e todos falavam no colégio "fosgate".

Quando entrei no fórum nem sabia que existia impedância, era só ligar os falantes casando a potencia.

Outra tbm é q player não influenciava no som, o q ligava era bons amps.

 

E por aí vai....

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uns Estaladores fi de egua ja me fizeram perder muita grana quando tinha meu primeiro carro...

Me fizeram comprar 2 Bicho Papão dos Antigos de 700W RMS e Botaram numa caixa selada com 30L p/ cada Sub com um Boog 2080 pra empurrar os 2 sendo pra tocar pra Fora!Daí na mesma mala do carro tinha 2 Novik XX1100 de 15", que me disseram que era o melhor de 15" que tinha no mercado e tal, fizeram uma caixa com 45L p/ cada Woofer Dutada e puzeram numa Pyramid 800W dakelas Roxas mais antigas junto com 2 Tweeters e um Drive só, pq me disseram que se botasse 2 ninguem ia aguentar a gritaria, isso tudo ligado na Pyramid, isso foi em 2000.

E em outra loja o cara me disse q Subs Bobina Dupla não prestam pq é só arriar bateria, pq precisam do dobro do Módulo do q se fosse Bobina Simples...aff

:banghead:banghead:banghead:banghead

Aki na minha cidade tinha uma tal de excitação de módulo que eu nunca vi...era so pegar uma pyramid das roxas de 800w antigas e por um Booster AB2000 que era um dos melhores módulos pra tudo e excitar a pyramid que ela mandava potência dobrada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- Alto-falante atras.. pois se só tiver na frente, fica "faltando algo" [o_]

Vai, p/ Ñ falar que ñ acreditava em nenhuma, eu acreditava nessa...

E foi um sofrimento p/ me convencer que não precisa de porcaria nenhuma de falante tocando atrás.

 

Só escutando o carro do Marcelo Diana que eu finalmente me convenci...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Som de qualidade tinha que ter 2 woofers de 12 + 2 Supertweeters no tampão trazeiro (quando era menino)

Amplificador “Rai End” era o tojo.

Válvula; ou era as dos rádios antigos ou era a válvula do sistema de descarga sanitário.

Auto falante quanto mais, melhor.

.

.

.

Capacitor eletrolítico é excelente para fazer cortes precisos.

Indutor de núcleo de ferro era o bicho.

Angulação dos tws, a que desse no local original.

Aterramento poderia ser feito em diferentes partes do carro.

Para sistemas de qualidade não precisa se importar com o sistema de alimentação, isto é, a bateria e o alternador original já bastam.

Bom censo na hora de ler os reviws dos colegas e das possíveis críticas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vai, p/ Ñ falar que ñ acreditava em nenhuma, eu acreditava nessa...

E foi um sofrimento p/ me convencer que não precisa de porcaria nenhuma de falante tocando atrás.

 

Só escutando o carro do Marcelo Diana que eu finalmente me convenci...

Acho que esse mito é um dos mais dificeis de tirar da cabeça das pessoas, pois parece que ja esta na cultura que é necessario colocar alto-falantes atras.... pelo menos esta tendo uma evoluçao... antes quase todo mundo colocava 6x9 atras.... agora muita gente coloca coaxias... daqui a pouco (espero eu) as pessoas perceberao que só é necessario falantes na frente.... e com o dinheiro que esta gastando com falantes atras, poderiam investir em algo bem melhor para frente. Isso é claro, referindo-se a SQ, outras categorias estao fora desse pensamento.

 

PS: Outra teoria que defendia com unhas e dentes era utilização de um amp mais potente do que o falante (com tudo regulado). Fui apedrejado quando coloquei isso heheheheh mas felizmente as pessoas perceberam que se tiver tudo acertado e regulado, o falante nao queima e o rendimento melhora, alem do amp trabalhar mais folgado - headroom.

Editado por Somautomotivo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

logo q entrei nu forum a anos atraz eu pensava " pq a galera paga mais de 200 conto nos falante da frente ( kit 2 vias pro carbom era o apse de consumo e risovox) se tem por bem menos os os axiais hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- Essa até que não é mto errada! Potencia PMPO para mim, era só tirar um "zero" que chegava na RMS.

Ex: Som com 2000w PMPO, teria 200w RMS. 900w PMPO, 90w RMS...

 

 

Esse está errada!!!

 

O certo é:

 

A potência PMPO é sempre o dobro da RMS, ou a RMS é sempre a metade da PMPO.

 

Isso para as empresas que falam a verdade sobre a potência dos seus produtos.

 

Tipo:

Selenium

Bravox

Oversound

Heros

Snake

 

Entre outras.

 

Já as que mentem na potência falam o que quer.

 

Tipo: PMPO 5000 W

RMS 50 W

Fala que a

Portal

Não existe normatização para PMPO... ou seja na mior parte das vezes é CHUTE mesmo..

A Melhor definição (a mais coerente) que ouvi é que a potencia PMPO é a maior tensão teorica que um amplificador pode fornecer indepéndente da alimentação ou distorção.

 

Não dá pra formatar uma regra de PMPO, pois por exemplo, já vi 1200 WPMPO virar 75 RMS bem como 1800 WPMPO virarem 35 WRMS...

 

NUNCA confundir PMPO com IHF ou potencia máxima admissível (no caso dos falantes) pois isso é normatizado, mensurável e tem condições de repetibilidade na medição

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...