Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

Recommended Posts

 

*Pode botar tranquilo um ampli que forneça 250RMS tocar subs de 200RMS... é bom que o ampl. seja um pouco mais forte, força o sub a tocar tudo que pode... Qualquer coisa regula no ganho...

 

 

 

Isso não é mito é verdade... ;) Menos a parte qualquer coisa baixa o ganho.. trocando por qualquer coisa baixa o volume do radio, vira verdade.

Ganho serve para adequar a saida do radio á entrada do amplificador.. ou seja independente do falante que tenha lá na ponnta do amp.

O que fazemos as vezes por falta de opção é reduzir a sensibilidade de entrada de um amplificador para que ele forneça menos potencia que pode, para não encobrir as demais vias, mas isso quando não temos regulagem na Head Unity, ou seja sendo o jeito possivel de fazer a equalização de volume, mas o ganho não foi feito para isso.

 

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa era faotr decisivo pra maioria:

se é bonito é pq é bom! Afinal quem quer um "ar condicionado"(wharf oq??) no carro, quero mesmo um piramid ou aquarius q é boooom.

 

Sony, pioneer era TOP pra "qualidade" comparado com "outros"(naka kem? clari o q? alpine?)

 

saída rca era a mesma q a amplificada do player, só mudava o encaixe e q dava mais potencia..hahaha

 

qualidade era sinonimo de "PORRADA"

 

eq. no max era o biiixo.(xplod, UAU!!!)

 

 

quanto mais N axiais era melhor.

 

atrás TINHA q ter 6x9 pra toca "BEM"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Panela" com "bubina" dupla é muito mais forte "bubina" simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiozinho que vem em alguns cabos RCA é pra ligar o Remoto do player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acabo de ler o ultimno post do VirtuHal e do refresh na pagina e ja tem otro novinho pra ler hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora. Aí vai mais um:

 

"Tweeter com domo de seda é sempre mais macio que um de domo metálico."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Última de hoje:

 

"Pra qualidade use uma caixa selada. Caixa dutada é só pra SPL."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu achei mais interessante foi aquele que dá pra salvar um cd bem estragado, totalmente riscado, passando massa de polir carro...Não sei se existe esse tópico dos testes pra tirar riscos do cd, acho que foi apagado há muito tempo já...era bem legal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que eu achei mais interessante foi aquele que dá pra salvar um cd bem estragado, totalmente riscado, passando massa de polir carro...Não sei se existe esse tópico dos testes pra tirar riscos do cd, acho que foi apagado há muito tempo já...era bem legal...

Depende do estrago ...... dá pra polir sim

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que derrubou muito uma das coisas que eu achava:

 

- quanto mais caro melhor. Nem sempre é melhor, como já (ou)vi, tem algumas coisas que o custo é menor mas que toca melhor que um mais caro.

 

Quanto a besteira de leigos...

 

- Ainda a confiarem na potência PMPO;

- SPL: quanto maior a pressão sonora, melhor é o falante (desconsiderando todo e qualquer tipo de fidelidade a reprodução);

- Quanto maior o n de n-axiais melhor;

- Amplificador booster só é mais barato que amplificador mosfet, porque é tudo igual.

 

Quanto a coisas normais de leigos...

 

- Comprar um player por causa da beleza... quanto mais belo for, melhor;

- Alto-falantes idem;

- Comprar os alto-falantes/player pelo nome apenas;

 

 

Mas outro dia eu fiquei puto... meu amigo não saber diferenciar um falante de outro. Outro dia me perguntou se eu tinha Hbuster :( - tá bem que tá no lugar original mas até dava pra ler VISTEON em letras garrafais no copinho do tweeter esquerdo. Mas também é exigir demais de um leigo de som em geral.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Depende do estrago ...... dá pra polir sim

 

 

[]

 

Sandro

Não que fique bom, mas pelo menos fique "Ouvível" ou "Audível" novamente...hehehe...

Editado por Luciano C.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahaha ótimo topico!

 

Coisas que falaram e engoli antes do forum:

 

- Amp Mosfet e booster é tudo igual, só conta a potencia (nesse dia comprei 1 7070+9090 ao invez do fosgate 4600x por conta do ótimo atendimento) a loja fechou alguns tempo depois.

 

- Caixa Bandpass de 6á ordem é coisa pra louco, impossivel de alinhar sem perder umas 3, 4 caixas (fiz duas excelentes com ajuda do forum)

 

Coisas que sabia q eram erradas mas não sabia como rebater:

 

- Subwoofer é tudo igual, caixa é tudo igual, amp é tudo igual, cd bom é o que não pula.

 

- Fio flamenguinho alimentando um subwoofer de trocentos w.

 

- caixa selada c/ duto :lol: (classica no mercadolivre)

 

- Sempre o que é bonito e caro é bom.

 

Acho que o propio forum tem alguns mitos ainda, e creio q aos poucos vao se quebrando, e espero que o principal deles se quebre logo, com mais divulgação dos resultados:

 

- Muitos donos de loja, nos chamam de "professores pardais" que ficam "inventando moda" olham e dizem "e vc vai acreditar no que esses kras q vc nem conhece?".

 

- Ih la vem aquele(s) mala de forum da internet, puta kras chatos!

 

as vezes é bom ser chato, pois vc não aceita certos "empurrismos" sejam de equipamentos sejam de ideias.

 

Posso não concordar com algumas ideias de muitos membros aqui, pq felizmente temos varias vertentes em todos os setores, mas respeito e muito, afinal não se pode dizer não funciona sem certeza ou sem analizar como o kra chegou naquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses foram retirados de falas minhas e de tantos amigos q gostam de um "som de mala"(hehehe trio só o eletrico no carnaval!)

hehehe tem varios ... ai vai:

*woofer era abreviação de subwoofer

*modulo bom era o ab2000

*quando via um modulo grande ..... "eita caramba esse é forte!!!!"

*"-Meu sonho era botar duas "boca" de 15 e 4 "cornetas" e 2 tweeters , as cornetas num ab2000 e as "bocas" num roxo daqueles grande"

*"-Cara !! o som dele é mais forte pois as bocas dele sao de 15" e as suas são de 12"

*Duto ??? pra q peste isso !!!! E aquele da borda preta(aeroduto) era so pra enfeitar .. ficar bem acabado, e o tamanho dele era único!!!!

E agora vem a CAMPEÃ na minha opinião falada por um dono de loja de montagem de som: - Cara !! Pra mim mono faz TTTTUUUUUMMMM e stereo faz TZZZZZZ!!!!!

heheheheheheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mim nao havia diferença nenhuma na qualidade de cd-player. Cd-player bom era que não pulava. "como vai mudar a qualidade?! Cd-player só lê o cd"!

 

caixa selada é para rock e dutada para hip-hop.

 

Quanto mais wrms no sub mais forte tocará.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PMPO dividido por 4 é classica... sempre dizem pra dividir por 4.

Tres caras já me disseram que canal stereo é pra tocar stereo ''agudo'' e mono para tocar grave.

Um estala me disse que fusivel é frescura,sempre ele estoura,mo saco de trocar.

Madeira pra caixa de 0,5mm ou 30mm da na mesma,a madeira só serve para dar uma acustica no alto falante.

Nenhum kit duas,tres vias prestam. O negocio é colocar corneta e tweeter.

CDplayer,fio,rca... é tudo mesma coisa,só serve para tocar e passar o sinal.

lembrando escrevo mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa Sepa, foram tantos, mais tantos, que nem em 3 páginas conseguirei falar todos!

 

Mas ai vão alguns:

- Eu não entendia pq ligado uns 4 alto-falantes juntos em um som, ele queimava! Kkkkkkk, descobri depois que 4 alto-falantes de 4Ohms em paralelo (unica ligação que conhecia) ia para 1Ohm... Hehehe, não tinha mesmo som que aguentasse!

 

- Essa até que não é mto errada! Potencia PMPO para mim, era só tirar um "zero" que chegava na RMS.

Ex: Som com 2000w PMPO, teria 200w RMS. 900w PMPO, 90w RMS...

 

- Volume da caixa!? Para que isso!? Caixa se faz de acordo com o espaço que vc quer perder na mala!

 

- Fusivel na bateria!? Para que!? Já tem no amplificador ué! Meu primeiro som com fusivel na bateria foi este ultimo que montei, com o amp MTX...

 

- Esse não é um mito, mas uma prova de que eu não entendia NADA de som. Meu sonho de consumo assim que ganhei o Focus, era uma Stetsom Mosfet de 400w RMS!!! Nossa, eu passava a noite no site deles olhando para o amplificador e imaginando ele no carro! Ow Wagner (SomCuritiba) que o diga! Teve que me aguentar por mto tempo, pedindo explicações e outras coisas para ele...

 

Enfim, com a AutoSom aprendi MUITOOOOOOO.

Devo isso a todos vocês, até mesmo para aqueles que perguntam se "uma tuita hbuster vai bater para fora ligadu nu modulu Scelta de 9.000.000.000w PMPO", heheheheee, pois com esses aprendo como NUNCA DEVO QUERER UM SOM!

Kkkkkkkkkkk...

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nossa Sepa, foram tantos, mais tantos, que nem em 3 páginas conseguirei falar todos!

 

Mas ai vão alguns:

- Eu não entendia pq ligado uns 4 alto-falantes juntos em um som, ele queimava! Kkkkkkk, descobri depois que 4 alto-falantes de 4Ohms em paralelo (unica ligação que conhecia) ia para 1Ohm... Hehehe, não tinha mesmo som que aguentasse!

 

- Essa até que não é mto errada! Potencia PMPO para mim, era só tirar um "zero" que chegava na RMS.

Ex: Som com 2000w PMPO, teria 200w RMS. 900w PMPO, 90w RMS...

 

- Volume da caixa!? Para que isso!? Caixa se faz de acordo com o espaço que vc quer perder na mala!

 

- Fusivel na bateria!? Para que!? Já tem no amplificador ué! Meu primeiro som com fusivel na bateria foi este ultimo que montei, com o amp MTX...

 

- Esse não é um mito, mas uma prova de que eu não entendia NADA de som. Meu sonho de consumo assim que ganhei o Focus, era uma Stetsom Mosfet de 400w RMS!!! Nossa, eu passava a noite no site deles olhando para o amplificador e imaginando ele no carro! Ow Wagner (SomCuritiba) que o diga! Teve que me aguentar por mto tempo, pedindo explicações e outras coisas para ele...

 

Enfim, com a AutoSom aprendi MUITOOOOOOO.

Devo isso a todos vocês, até mesmo para aqueles que perguntam se "uma tuita hbuster vai bater para fora ligadu nu modulu Scelta de 9.000.000.000w PMPO", heheheheee, pois com esses aprendo como NUNCA DEVO QUERER UM SOM!

Kkkkkkkkkkk...

 

Abraços.

- Essa até que não é mto errada! Potencia PMPO para mim, era só tirar um "zero" que chegava na RMS.

Ex: Som com 2000w PMPO, teria 200w RMS. 900w PMPO, 90w RMS...

 

 

Esse está errada!!!

 

O certo é:

 

A potência PMPO é sempre o dobro da RMS, ou a RMS é sempre a metade da PMPO.

 

Isso para as empresas que falam a verdade sobre a potência dos seus produtos.

 

Tipo:

Selenium

Bravox

Oversound

Heros

Snake

 

Entre outras.

 

Já as que mentem na potência falam o que quer.

 

Tipo: PMPO 5000 W

RMS 50 W

Fala que a

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Ligar um Banda ICE com fio de 21mm é loucura, cabo de 21mm é mais grosso do que o fio do poste, bota esse aki di 4mm que nunca deu probrema"

 

"Ave, que exageiro, pra que usar fio duplo de 4mm no sub. Custa muito caro, usa o cristal de 0.75mm da na mesma e ainda sobra uns trocos pra umas :ol "

 

"Cd play bão é esse aki dus golfin. O som dele é divinu, e o cd todin tunado com os filmin dos golfim é bunito d+"

 

"Ave essis kit 2 via num presta, não grita nada, vamo joga umas 6x9 e uns tuita cornetinha da leson que vai berrarrrrr d++++"

 

"Avii o som do maluco é ignorante manu, o cara pois nu volume 20 e ja tava disparandu alarme e o vol du som du cara vai ate o 63" O.O

 

"Avi essi som num ta batendu nada, vamu ligar outro modulo para empurra o modulo mono que fica fort" :lol:

 

"Avi ta chianu meu FM. Vo coloca bombril na antena pra melhora" :vts

 

"Comprei um modulo fort d+, tem 6000W de potencia" Vo empurra 8 corneta com ele, 4 tuita e 2 falant de 10" :vts

Editado por Spetz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

limpar o cabeçote do Boschão com cotonete mergulhado em alcool pra tirar chiado :lol:

 

 

 

mentira esse nao era do meu tempo :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

distorção é erro do cd!

Editado por squizzyto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de conhecer o forum, tinha quase certeza que Clarion era player com qualidade abaixo do normal, bem básico.

 

No Japao tinha um HU Addzest (que é o Clarion no Japao), tamanho 2 DIN com CD e MD player (DMX 5655z) e nao gostava do som. Troquei os falantes originais do carro por um kit 2 vias Alpine e coloquei um subwoofer. Ainda nao satisfeito com o som, troquei o HU por um sistema de navegação da Carrozzeria (Pioneer no Japao) com Hard disk. O som melhorou muito com o Carrozzeria.

Depois disso, aposentei o Addzest e estou com ele até hoje, guardado em algum canto.

Depois de ler as opiniões sobre os players Clarion no forum, até deu vontade de instalá-lo, só não instalei por ele ser 2 DIN e não destacar a frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim qlqer pentaxial era 1000x melhor q um quadrixial, triaxial, coaxial... aeheahaehaehaehae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- Essa até que não é mto errada! Potencia PMPO para mim, era só tirar um "zero" que chegava na RMS.

Ex: Som com 2000w PMPO, teria 200w RMS. 900w PMPO, 90w RMS...

 

 

Esse está errada!!!

 

O certo é:

 

A potência PMPO é sempre o dobro da RMS, ou a RMS é sempre a metade da PMPO.

 

Isso para as empresas que falam a verdade sobre a potência dos seus produtos.

 

Tipo:

Selenium

Bravox

Oversound

Heros

Snake

 

Entre outras.

 

Já as que mentem na potência falam o que quer.

 

Tipo: PMPO 5000 W

RMS 50 W

Fala que a

"Perdoe Senhor, ele não sabe o que fala."

 

Não existe uma maneira padrão de se medir potência PMPO por isso deixou de ser acreditada e todo fabricante sério coloca apenas a potência RMS nos seus aparelhos. Essa história de mutiplicar por 2, dividir por 8, somar ao resultado da derivada de f(2) da curva da traseira du fusca, de achar o resultado da potência RMS elevada ao número de pelos pubianos de uma virgem caolha manca tibetana no 13º dia da sua puberdade é tudo história para boi durmir. Todo fabricante sabe que essa potência é desacreditada e nem perdem mais tempo utilizando métodos antigos para medi-la, é tudo na base do chutometro mesmo.

 

Alias, do que adianta vc ter o quanto um sub aguenta em PMPO e a potência de um amplificador na mesma medida se o padrão de medição dos dois são diferentes? Como vc vai saber se o amplificador não vai queimar o sub ou o resultado vai ser um fiasco de fraco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...