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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Alves

[Garagem Do Alves] Citroën C4 Lounge com leve upgrade

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No final do ano passado, ainda deu tempo para atender um cliente que havia "sumido". O pedido foi bem simples e o carro ajudou também (durante o tópico, mostrarei porquê).

 

O veículo foi um Citroën C4 Lounge.

 

24BB4ka.jpg

21gDdIC.jpg

 

 

O cliente já possuía um amplificador Hertz EP4 e um subwoofer NAR com caixa dutada. O trabalho foi apenas instalar esses equipamentos e, para isso, precisei de um conversor RCA de 4 canais. O conversor escolhido foi um da EATECH, já mostrado neste outro tópico: (http://autoforum.com.br/topic/230337-garagem-do-alves-dica-de-conversor-rca/)

 

v6SrPbz.jpg

Conversor RCA EATECH escolhido para o leve upgrade.

 

 

Para desmontar o player original é necessário retirar a saída superior do ar-condicionado. Para um trabalho bem feito, sugiro espátulas de nylon.

 

Md9Fdce.jpg

83g78al.jpg

47K1ijz.jpg

 

 

Após retirar a saída do A/C, retire as tampinhas laterais que cobrem os parafusos de fixam o player.

 

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WZTPja5.jpg

 

 

Na parte inferior do painel, na frente do câmbio, há uma tampinha que sai apenas puxando com a mão.

 

U0OvlGQ.jpg

 

 

Essa tampa esconde mais dois parafusos. Todos os parafusos são do tipo Torx.

 

ZbrKvw0.jpg

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Para terem uma noção do espaço no painel, coloquei a chave do carro onde fica o player original.

 

A8vRqNL.jpg

 

 

O player original é bem pouco profundo.

 

SzbiEbB.jpg

 

 

Como o cliente não queria gastar muito e queria um serviço rápido, não pude usar um contra-chicote para fazer a ligação dos cabos dos falantes e o chicote original teve que ser "sacrificado". Porém, é um serviço que pode ser refeito facilmente sem comprometer a parte elétrica/eletrônica do veículo.

 

Puxei o chicote pela lateral, saindo abaixo do volante, e possibilitando melhor acesso ao chicote.

 

5ZhrG18.jpg

 

 

Despluguei a parte do chicote que contem apenas os cabos dos falantes.

 

DFMq58v.jpg

 

 

E fiz as emendas com os cabos do conversor. Tudo isolado com termo retrátil.

 

9u0Drnl.jpg

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Depois, foi só recolocar o chicote do plug...

 

V4bekYS.jpg

 

... e proteger tudo.

 

wlJDUHf.jpg

 

Incluindo a proteção ao cabo de acionamento do amplificador.

 

c9m65h7.jpg

 

 

Para evitar ruídos dentro do painel (vibrações), um pouco de espuma envolvendo o conversor RCA.

 

H1Coh9r.jpg

 

 

Com todo de volta ao seu devido lugar e o painel montado, nem nota-se que o serviço foi feito.

 

2UlQNe2.jpg

Edited by Alves
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No início do tópico eu comentei que "o carro ajudou a instalação". Isso porquê, além de ser automático, o que já ajuda na passagem do cabo de energia do cofre do motor para o interior da cabine, não foi nem preciso adicionar um porta-fusível ao sistema elétrico, pois foi possível usar o do próprio carro.

 

F6GRvvH.jpg

 

Notem que estou apontando um fusível que está sem o parafuso, mas pronto para uso, e que além dele há um outro na parte superior na extremidade superior da foto e um terceiro (porém, para mini-fusível) logo ao lado, à esquerda.

 

9uPHxPv.jpg

 

Foi só usar uma porca nova e pronto, já estava pronto. Reparem no cabo com termo retrátil vermelho. Mas, claro, ainda falta mostrar a passagem do cabo e uma parte da instalação.

 

Como também mencionei, o fato do carro ser automático ajudou na passagem do cabo de energia, uma vez que ao invés de possuir o cabo da embreagem, nesse carro há dois tampões de borracha, mas que são bastante fáceis de serem retirados, perfurados e recolocados.

 

oQ2xOUH.jpg

 

Ali está o primeiro tampão, logo atrás dos pedais.

 

 

hQrHkfU.jpg

 

Após retirar o primeiro tampão, verá o segundo, que poderá ser empurrado. Não se preocupe, dá para pegá-lo por fora (ele já quase cai no chão).

 

NVrzNPP.jpg

 

Com o tampão fora do lugar ficar fácil perfurá-lo...

 

OKr5qA3.jpg

 

E fácil de passar até mesmo o conduíte que protege o cabo desde o porta-fusível até o amplificador.

 

Para "pescar" o cabo pelo cofre do motor e colocar o segundo tampão, aconselho retirar a bateria e o suporte dela (é fácil).

 

Grds4IW.jpg

 

E os tampões ficam perfeitamente recolocados.

 

PRm4yTE.jpg

 

 

Para fixar o amplificador sob o banco do motorista, fiz um rack em MDF e cobri com um carpete igual ao do carro.

 

mSKTAY1.jpg

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O "rack" pode parecer ter um formato estranho, mas foi feito assim para compensar o desnível do assoalho e proteger os cabos contra possíveis chutes do ocupantes dos banco traseiro.

 

 

TYJSUD4.jpg

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Olhando do banco traseiro, nem se percebe o amplificador sob o banco.

 

 

EyGsXP7.jpg

 

Amplificador sob o banco, bem protegido de chutes.

 

TxkXI0W.jpg

 

É possível baixar o banco ao máximo sem encostar no amplificador.

 

 

Com o banco todo recuado é possível ter acesso a todos os ajustes do amplificador. Com essa foto ficou parecendo que ele ficou bastante visível, mas acreditem, está bem escondido.

 

63Z4nGc.jpg

Edited by Alves
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Como o cliente já possuía o subwoofer e a caixa, e não queria gastar mais com uma caixa nova, restou-me ter certeza de que aquela caixa era adequada ao falante, assim com a sua sintonia. Caso não fossem indicados um para o outro, eu não poderia dar "garantia de satisfação", ou até poderia recusar a instalação. Fiz as medições, apliquei a um programa simulador e vi que daria certo. Mesmo assim, ainda havia algo que poderia ser melhorado. Então, apliquei manta acrílica no interior da caixa e adicionei manta asfáltica ao duto, para dar maior rigidez evitar vibrações. Além disso, troquei o cabo da caixa, que era de apenas 2x1,5mm.

 

MdM6u5x.jpg

Tiras de lã acrílica.

 

 

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Lã instalada e cabo trocado e selado.

 

 

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Duto original da caixa.

 

 

9odyJql.jpg

Duto revestido de manta e pintado.

 

XEAPVgP.jpg

Caixa instalada no porta-malas.

 

* Bem que eu insisti, mas o cliente não quis nem que eu desse um "tapinha" no visual da caixa (a foto revela mais defeitos). Mas, tudo bem, o que importa é que ele saiu bem satisfeito.

Edited by Alves
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Mais um com instalação clean. Esse tipo de projeto é o mais pedido quando é um som SQ. Ficou Top Alves. Parabéns.

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Nunca entendi essa piada do frouxo...

 

Curti a instalação! Tem que ser leve o upgrade pq esse carro pesa mais de 1500kg de fabrica.

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O cliente já possuía um amplificador Hertz EP4 e um subwoofer NAR com caixa dutada. O trabalho foi apenas instalar esses equipamentos e, para isso, precisei de um conversor RCA de 4 canais. O conversor escolhido foi um da EATECH, já mostrado neste outro tópico: (http://autoforum.com.br/topic/230337-garagem-do-alves-dica-de-conversor-rca/)

 

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Mas pera ai, esse conversor não tinha sido colocado no lugar de um Helix que apresentou defeito?

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Mas pera ai, esse conversor não tinha sido colocado no lugar de um Helix que apresentou defeito?

Sim... e não. Foram dois sets em que usei esse conversor.

Edited by Alves

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Nunca entendi essa piada do frouxo...

 

Curti a instalação! Tem que ser leve o upgrade pq esse carro pesa mais de 1500kg de fabrica.

Conhece "aquela outra" que diz: só os fortes entenderão? :vts

 

É apenas uma brincadeira que criei para fazer com que as pessoas não caiam na "frouxência" (preguiça/relaxo) e se mexam, para que elas sigam em frente, ao invés de ficarem inventando 1001 desculpas para não fazer algo. :legal:

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Rapaz, da gosto de ver quando o serviço é bem feito.

Parabéns Alves.

 

Qual RCA é esse que usou?

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O cliente já tinha o RCA. Acho q é um Monster Cable XLN401.

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Show de bola !! Parabéns! !

Tenho um lounge, já comprei quase tudo e vou trocar o som. O q vc achou das portas do carro, precisou de tratamento?

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Top hein!

Valeu, Daniel. Que bom que gostou. :legal:

Show alves. Parabens.

Estou aprendendo. :vts

Show de bola !! Parabéns! !

Tenho um lounge, já comprei quase tudo e vou trocar o som. O q vc achou das portas do carro, precisou de tratamento?

Não cheguei a abrir as portas. O que irá usar?

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Vou colocar o kit focal PS165 performance com o SD400, em Bridge. Sub Nar 1222 cs3 com fosgate T500-1bdcp. Só falta comprar a central multimidia, a versão do meu carro não tem. Sei que não é adequado a central, mas p/ mim é uma necessidade.

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Vou colocar o kit focal PS165 performance com o SD400, em Bridge. Sub Nar 1222 cs3 com fosgate T500-1bdcp. Só falta comprar a central multimidia, a versão do meu carro não tem. Sei que não é adequado a central, mas p/ mim é uma necessidade.

O seu tem um som mais simples, é isso? Note q o espaço é mínimo. Só melhora na parte do leitor. Ou há alguma moldura para deslocar os botões?

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As centrais que vendem para o Lounge já são adequadas para o carro, aproveitam os mesmos botões, são duas partes, a tela e o leitor de cd/dvd. Inclusive é plug and play, com computador de bordo e aproveitando todos os botões do volante também.

 

Estava com dúvida p/ saber se caberia o SD400 dentro do painel, mas pelo jeito vai ser difícil.

 

Meu painel:

 

 

jpR6UzU.jpg

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As centrais que vendem para o Lounge já são adequadas para o carro, aproveitam os mesmos botões, são duas partes, a tela e o leitor de cd/dvd. Inclusive é plug and play, com computador de bordo e aproveitando todos os botões do volante também.

 

Estava com dúvida p/ saber se caberia o SD400 dentro do painel, mas pelo jeito vai ser difícil.

 

Meu painel:

 

 

jpR6UzU.jpg

Parece que o Pioneer 588 tem uma versão mais compacta. Acho q eu tentaria algo assim, mesmo ficando com 2 players no painel.

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Parabéns pelo trabalho Alves, principalmente pelo zelo e cuidado com o carro do cliente, são coisas cada vez mais raras hoje em dia.

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v6SrPbz.jpg... e proteger tudo.

 

wlJDUHf.jpg

 

H1Coh9r.jpg

 

que marca e modelo são esse RCA ??

 

Monster Cable, mas não sei exatamente o modelo. Acredito ser o 401xln.

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