Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
julioalves.sn

Relato de amplificação: Automotivo x Profissional

Recommended Posts

Fala galera, frequento o fórum há alguns anos sugando o conhecimento de vocês e fiz um teste que me motivou a me cadastrar e escrever esse tópico.

 

Em 2013, comecei a adquirir itens para montar um mini P.A. pessoal com amplicador automotivo e fonte, os itens da caixa 3 vias foram os seguintes:

- 1 Soundigital SD2500 2 ohms para o woofer.

- 1 taramps ts400.4 para driver e tweeter.

- 1 crossover JFA x5

- 1 player pioneer

 

E os falantes:

- 1 woofer Snake ESX155 8ohms

- 1 driver Selenium d250x 

- 1 tweeter selenium st350

 

Pra tocar tudo isso, somente uma Fonte Usina de 120 amperes.

 

Antes de montar a caixa, mandei email pra Soundigital e fui informado que o SD2500 trabalharia com 1250 rms de potencia em 8 ohms, fiquei tranquilo ao saber que seria bem alimentado pela fonte, teoricamente claro.

 

Pois bem. Montei a caixa e esse sistema me atendeu por 2 anos de forma bastante satisfatória, apenas com uma ressalva, tive que fazer um rack em mdf para acoplar todos esses itens, ficou em formato cúbico e bem pesado, em torno de 15 a 20kg, era ruim pra transportar pois ocupava a outra metade do porta malas, queria algo mais compacto.

 

Quando falo que o som era satisfatório me refiro por exemplo, em levar meu P.A. automotivo num sítio de 20X60 metros e tocar o fim de semana inteiro com bom volume em todo o espaço. A 10 metros da frente da caixa, tocando no talo, o volume era alto e forte a ponto das pessoas não conseguirem conversar, ótimo para festas mais dançantes e suficiente para meu propósito.

 

Aquele som me atendia perfeitamente, caixa de 75 litros pro ESX155, moldura pra driver e tweeter, um rack pros módulos e fonte. Cortava o woofer em 50hz a 24db/8, o driver em 1200hz 24db/8 e tweeter em 7000hz no JFA X5. Mão na roda, só ligar na tomada e tocar.

 

Só que como todo amante de som e por frequentar e ler muito os posts do fórum, algo me deixou encucado. Pensei que não poderia morrer sem testar isso.

 

Li em algumas oportunidades através de alguns users, principalmente do Bloom, que potencia profissional é digamos 'mais forte' que automotiva e fiquei com essa idéia martelando na cabeça por pelo menos um ano.

 

Até que um dia navegando sem compromisso na Olx, vi um anúncio de uma potência Machine Wvox A3500 classe AB, bem conservada nas fotos, por R$ 500. Nem pensei muito e liguei pro vendedor. Fui até a casa do rapaz, comprovei que estava realmente muito conservada e tudo funcionando. Após o choro que dei, ele me fez por R$ 450, achei um belo negócio.

 

A informação técnica do Machine WVox A3500 é que ele trabalha com 2 canais de 400 rms em 4 ohms ou 2 canais de 225 rms em 8 ohms.

 

Ao chegar em casa para testar o equipamento, tentei ao máximo separar as frequencias com capacitor mesmo e ficou assim:

 

Deixei o ESX tocando full, detalhe é que o bicho sobe que é uma beleza, vai bem até uns 2000hz de ouvido.

Driver com 2 capacitores de 22uf em série formando um de 11uf, cortando o driver em + ou - 1800hz. Tweeter com capacitor de 2,2uf.

 

Liguei os falantes na saída do machine A3500 e tentei atenuar o ganho de médios e agudos no equalizador do celular, visando equilibrar as sensibilidades dos falantes.

 

Conectei o celular diretamente na entrada amplificador como fonte de áudio e aumentei todo o ganho do canal. Mas nada de SPL, volume alto, nada. Decepção total, rsrsrs.

 

Ao matutar se tinha feito alguma coisa errada na ligação, lembrei de algo primordial, eu não possuia a bendita mesa de som, talvez precisasse de uma pra ajustar as sensibilidades de amplificador e audio do celular. Nem sei se é isso mesmo mas foi isso que pensei na hora.

 

Peguei emprestada a mesa de um amigo e liguei tudo certinho. Quando aumentei o volume...

 

Não tenho equipamento de medição, é tudo com base no ouvido mesmo, mas mesmo o amplificador trabalhando somente a teóricos 225 rms, a pressão sonora foi maior comparando com a amplificação anterior, é como se tivesse aumentado alguns decibéis em todas as frequências principalmente em médios e agudos. Fiquei realmente impressionado.

 

Dentro de casa já tinha testado meu P.A. automotivo até clipar, mas ao testar o amplicador profissional achei eu que minha caixa nunca tinha tocado tão forte...

Testei estilos como forró, eletrônica, mpb, certamente o spl audível foi maior do canal do A3500, com punch e com inteligibilidade, bem mais clareza de medios e agudos como já havia lido várias vezes sobre os classe AB, e pressão ligeiramente maior no grave.

 

Como não é uma caixa com propósito para subgrave, procurei ajustar a sintonia em 57Hz com pico lá pelos 80~90hz, mas ao testar o A3500 com música de gravão, o falante deu respostas que eu nunca tinha visto até então com o SD2500 trabalhando sem filtro subsônico. Tremeu janela, porta, vidro... e lá do meio do quintal dava pra escutar o grave.

 

Enfim, o propósito do relato não é suplantar a idéia fixa de que amp automotivo classe D é ruim ou coisas do tipo, foi apenas um teste particular baseado no áudio que ja estava acostumado.

 

Para mim, baseado nos testes, é melhor substituir o equipamento automotivo pelo profissional que comprei, pois ganho em espaço, peso pra transportar, timbre e spl. 

 

Eu sei... uso sem headroom e bla, bla, bla... mas consigo conviver bem com o led de clip, é o meu guia.

 

A dúvida que fica depois do teste é: Com minha configuração do PA automotivo, mesmo com as deficiências conhecidas como falta de bateria auxiliar pra alimentar melhor, os equipamentos automotivos não deveriam tocar com mais SPL que o profissional? 

Editado por julioalves.sn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prevejo os defensores do automotivo alegando que se tivesse bateria, o automotivo tocava mais!

 

E se tu não fosse de tão longe, eu levava umas baterias pra provar que não tem nada a ver!

 

 

 

Não tem pra onde correr, é por aí mesmo! Amp profissional é feito de forma totalmente diferente, toca BEM diferente! Um brother aqui da cidade tirou um automotivo de 2.500wrms e colocou um profissional de ~800wrms, tocou BEEEM mais!

 

Só usa amp automotivo quem não experimentou um profissional ainda! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não posso deixar de agradecer ao grande Bloom pelo conhecimento que adquiri através dele.

 

Voltando ao tópico. Além desse teste simples que relatei, aos poucos fui sofisticando os testes, liguei o Machine com o Jfa X5 fazendo subsônico em 50hz, e corte no driver também. 

 

Como devem imaginar demorou ainda mais pra clipar, consequentemente deu mais spl.

 

Havia comprado um driver D220ti que liguei no taramps e achei uma porcaria, sem agudo, no Machine foi que percebi o belo driver que é, minha nossa.

 

Troquei driver+tw na hora pelo d220ti, totalmente plano e agora com agudos presentes.

Editado por julioalves.sn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prevejo os defensores do automotivo alegando que se tivesse bateria, o automotivo tocava mais!

Lendo e pensando isso. Rsrsrs

 

Tbm vão dizer q pode ser a caixa, o cabo, o céu nublado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro dos Quasar que arrepiavam nas boates no fim dos anos 70 e início dos 80

 

Modelos com 295 e 400 watts IHF (por volta de 150 e 200 rms) e mandavam bem demais.

 

Tenho um QA7070X comprado em 1979 até hoje

 

hqdefault.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!!

 

Meu som era um pouco parecido com o seu, possuía amplificadores automotivos (amplificador para o grave mandando teóricos 3000W pros graves, um para os médio-graves enviando 500W e um para os drivers TI enviando 200W);

 

Crossover/processador e uma fonte de 150A e uma bateria de gem com 100A.

 

Mas também tinha essa curiosidade e hávia conversado com o Daniel, até que um dia criei coragem, vendi todos os equipamentos automotivos, 01 falante de cada via e adquiri equipamentos profissionais!!

 

E afirmo com convicção que mesmo com a metade dos falantes e teoricamente bem menos potência  (atualmente 750W pro grave, 100W pro mg e 100W pro driver) o sistema tb melhorou muito em todos os aspectos, SPL, inteligibilidade e principalmente praticidade.

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca tive a oportunidade de testar amp profissionais, mas a curiosidade também é grande. Porém não duvido dos relatos postados aqui, não existe milagre em amp automotivo, só por não ter que converter 12v em uma tensão maior, já torna os profissionais bem mais eficiente.

Além de claro, os testes feitos em amp profissionais devem ser BEM mais severos que os automotivos. Mesma coisa que você comparar fiação automotiva com residencial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei tão empolgado que tô pensando até em pegar um SDS de 18 4ohms, botar numa caixa grandinha e ligar no outro canal só pra tocar aqui no quintal. Hahaha!

 

Acho que fica bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca tive a oportunidade de testar amp profissionais, mas a curiosidade também é grande. Porém não duvido dos relatos postados aqui, não existe milagre em amp automotivo, só por não ter que converter 12v em uma tensão maior, já torna os profissionais bem mais eficiente.

Além de claro, os testes feitos em amp profissionais devem ser BEM mais severos que os automotivos. Mesma coisa que você comparar fiação automotiva com residencial.

Rapaz, automotivo é "terra de ninguém". Já já aparece Juliano e cia pra me xingar, mas amp automotivo tem sua potência medida em milissegundos e com apenas UMA frequência! (senoidal). Isso não existe!

 

Se tu pegar um amp profissional e for medir nos moldes do automotivo, vai dar beeeeem mais potência que o indicado!

 

 

Lá na boate eu usava um canal de 3kw pra alimentar 4 T18 e era absurdo, tremia o peito de mil pessoas nas festas lotadas!

 

Tenta fazer o mesmo com um automotivo de 3kw! hahahahaha

 

Chuto que nem com 8kw automotivos dá pra fazer isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha acredito que dê pra usar amplificadores automotivos em pequenos sistemas, e som interno!

 

Pra trio elétrico acredito que realmente torna-se inviável, e outra coisa que a gente tem que frisar, em eletrônica não existe milagre né?

 

Se fosse assim os trios elétricos da bahia iriam tocar com amplificadores automotivos; As grandes locadoras de som também!!!

 

E pra encerrar o assunto basta comparar o preço de um bom automotivo com o preço de um bom profissional de "mesma potência", ou seja o profissional é bem mais caro, mas vale cada centavo que se cobra a mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, automotivo é "terra de ninguém". Já já aparece Juliano e cia pra me xingar, mas amp automotivo tem sua potência medida em milissegundos e com apenas UMA frequência! (senoidal). Isso não existe!

 

Se tu pegar um amp profissional e for medir nos moldes do automotivo, vai dar beeeeem mais potência que o indicado!

 

 

Lá na boate eu usava um canal de 3kw pra alimentar 4 T18 e era absurdo, tremia o peito de mil pessoas nas festas lotadas!

 

Tenta fazer o mesmo com um automotivo de 3kw! hahahahaha

 

Chuto que nem com 8kw automotivos dá pra fazer isso!

 

Sem dúvidas os testes aferidos em amps profissionais são mais rígidos e precisos.

 

Desculpem a ignorância, mas alguém sabe o consumo de corrente de um amp profissional? Será que fica inviável adaptar eles pra uso automotivo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem dúvidas os testes aferidos em amps profissionais são mais rígidos e precisos.

 

Desculpem a ignorância, mas alguém sabe o consumo de corrente de um amp profissional? Será que fica inviável adaptar eles pra uso automotivo?

Então, se você quiser fazer "watt por watt" fica inviável!

 

Explicando: Qualquer som de mala com 2x12 tem 5.000wrms em amps automotivos!

 

Masssssssssss... se for pegar "SPL por SPL", o que você toca com 5kw automotivo, você tira mais rendimento com 1.000wrms profissional!

 

Aí se for pegar "SPL por SPL", é um pouco complicado, mas rola sim!

 

Já pensei em usar um Machine Wvox da vida (ou até StudioR dos mais leves) pro interno! Ia dar uma diferença bacana nos graves e talz!

 

Inclusive por que já testei 2 SD250.2d VERSUS uma StudioR Z500 e (apesar do mimimi dos fãs da SD) a surra foi absurda e grotesta de qualidade a subgraves!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, potência anunciada por potência anunciada fica complicado comparar, mas isso pouco me importa.

 

A questão é, será que baterias + inversor seguram um amp profissional por, pelo menos, 2 horas? Não faço ideia do consumo de um amp profissa.

Editado por Mario D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amp profissional consome em watts 120~130% de seus watts nominais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero agora falar sobre o ESX155. Na época que pesquisei pra comprar os falantes não encontrei muitas informações sobre ele, acho que pode ajudar algumas pessoas.

 

Bem, quando fui escolher os equipamentos, procurei informações sobre alguns woofers fullrange e fiquei na dúvida entre dois, o próprio ESX e o Selenium WPU...

 

O fator decisivo da minha escolha foi por ele subir mais, assisti alguns vídeos e achei que seria mais versátil pra minha utilização, queria um trio 2 vias futuramente e não me arrependi.

 

Com o WPU acho que teria mais grave e um pouco de subgrave com a mesma caixa, o ESX pelo que sei precisaria de uma caixa maior para tem um grave mais profundo, mas como já falei o grave dele na caixa de 75 litros me atende perfeitamente.

 

Tenho certeza que o bom rendimento da minha caixa está diretamente ligado ao ESX155, para terem uma idéia de como ele é sensível e precisa de pouca potência para render bem, em junho do ano passado minha irmã ia fazer uma festinha do aniversário dela aqui no meu quintal que tem 25X40 metros, coisa pra 80~90 pessoas. Como eu usava minha caixa pra tocar dentro de casa não precisava de muita potência e liguei o ESX155 numa bridge 4ohms de 200w 'automotivos rms' do taramps TS-400 e Driver+Tweeter na outra bridge.

 

O aniversário começou e minha irmã pediu pra eu colocar um som pra ficar mais animado. Se ela tivesse dito um dia antes teria preparado com a caixa com o SD2500, mas levei daquele jeito mesmo, tudo ligado no TS-400. 

 

Então temos, falante de 8ohms ligado numa bridge de 200 rms automotivos em 4 ohms, ou seja, mandando no máximo uns 120 rms automotivos... não vou nem me atrever a tentar fazer a conversão pra watts de um amplificador profissional. rsrs.

 

E digo que a caixa fez bonito, tocou até 1 da madruga em bom volume. Fui até o final do quintal pra constatar, graves presentes e spl satisfatório, e a caixa nem estava tocando no talo.

 

Parabéns pra galera da Snake. Gosto muito desse falante.

Editado por julioalves.sn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim o ESX155 é um falante excelente e bem misto, bem como o WPU, porém apesar de não ter os parâmetros aqui pra conferir (o site da snake está indisponivel há tempos), me parece que é o WPU que necessita de uma caixa bem grande pra descer bem.

 

Em caixa relativamente pequena como a sua dificilmente o WPU iria tocar bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem dúvidas os testes aferidos em amps profissionais são mais rígidos e precisos.

 

Desculpem a ignorância, mas alguém sabe o consumo de corrente de um amp profissional? Será que fica inviável adaptar eles pra uso automotivo?

Pra trabalhar com ele no automotivo com inversores e baterias acho que seria complicado...

 

Na verdade penso em cada um no seu quadrado, pois acredito não haver tanta disparidade me potencias menores.

 

Para sistemas maiores como paredões, trios elétricos, etc, é imprescindível a utilização de geradores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim o ESX155 é um falante excelente e bem misto, bem como o WPU, porém apesar de não ter os parâmetros aqui pra conferir (o site da snake está indisponivel há tempos), me parece que é o WPU que necessita de uma caixa bem grande pra descer bem.

 

Em caixa relativamente pequena como a sua dificilmente o WPU iria tocar bem.

Tive uma experiência pessoal com o WPU1505 do meu vizinho do lado. Ele testava o som dele com o carro estacionado quase em frente a minha casa, a caixa dele era uma dutadinha mesmo, tinha 80 litros pra cada falante e quando ele aumentava o volume dava um gravão massa dentro da minha casa, 45hz pra cima... fiquei com uma boa impressão deles.

 

Pior de tudo é que depois ele trocou a caixa por uma Euclides reduzida com os falantes invertidos, e deu mais grave ainda... kkkkk.

 

Acho que aqueles 1505 dão grave bom até em Free Air.

Editado por julioalves.sn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive uma experiência pessoal com o WPU1505 do meu vizinho do lado. Ele testava o som dele com o carro estacionado quase em frente a minha casa, a caixa dele era uma dutadinha mesmo, tinha 80 litros pra cada falante e quando ele aumentava o volume, dava um gravão massa dentro da minha casa, 45hz pra cima... fiquei com uma boa impressão deles.

 

Pior de tudo é que depois ele trocou a caixa por uma Euclides reduzida com os falantes invertidos, e deu mais grave ainda... kkkkk.

 

Acho que aqueles 1505 dão grave bom até em Free Air.

Sim eles dão bons graves mas o ideal pra eles é uma caixa dutada com pelo menos 90 litros.

 

Outra coisa interessante a respeito dos WPU 1505 é que são bastante resistentes!!! Nunca vi ninguém reclamando de queimar bobina, rasgar cone, etc rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando aqui o tópico já que estamos falando em amps profissionais, existe algum que me atenderia no sistema que estou montando?

São 2 fulls de 2,5" e um 8px em cada lado mais um bomber upgrade 10" 250w em caixa LT.

Lembrando que os fulls são 3ohms e ligados em série estão somando 6ohms de cada lado!

E também quero manter o efeito estéreo!

Testei com um 2k5E no upgrade e o grave ficou bom, agora estou usando um B52 do meu primo mas o grave perdeu bastante.

Comprei um banda 2.4D que deve chegar semana que vem.

Meu maior problema nisso tudo é o maldito cooler da fonte stetsom 50a que faz muito barulho, vou precisar esconder ela bem pra não sofrer com isso quando for ver um filme.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem amps baratos profissionais, que valem o que custam! Ex.:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721237874-potencia-amplificador-machine-wvox-a800-300w-_JM

2x 150w... se for medir com os automotivos, um amp desses toca melhor que um 400x2 automotivo!

Aí se tu pega um 400x2 + bateria + cabeamento + fonte pra nunca zerar a bateria e render 100% (ou seja, uma fonte de 30a pelo menos), já passa a conta!



E pro sub tu pode usar um amp de embuti, específico pra sub!

Infelizmente não achei nenhum de ~100w, prontos só mais potentes!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760308727-amplificador-next-pro-para-ativar-caixa-de-som-m700-sub-_JM

700w desse amp toca por um automotivo de ~3kw

Tentei procurar alguns baratos, mas só coisa artesanal (não tem como saber como é a qualidade, mas todos são melhores que automotivos!)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem amps baratos profissionais, que valem o que custam! Ex.:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721237874-potencia-amplificador-machine-wvox-a800-300w-_JM

 

2x 150w... se for medir com os automotivos, um amp desses toca melhor que um 400x2 automotivo!

 

Aí se tu pega um 400x2 + bateria + cabeamento + fonte pra nunca zerar a bateria e render 100% (ou seja, uma fonte de 30a pelo menos), já passa a conta!

 

 

 

E pro sub tu pode usar um amp de embuti, específico pra sub!

 

Infelizmente não achei nenhum de ~100w, prontos só mais potentes!

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760308727-amplificador-next-pro-para-ativar-caixa-de-som-m700-sub-_JM

 

700w desse amp toca por um automotivo de ~3kw

 

Tentei procurar alguns baratos, mas só coisa artesanal (não tem como saber como é a qualidade, mas todos são melhores que automotivos!)

 

 

Obrigado pela atenção Bloom.

Já pedi o banda 2.4D, e como já tenho a fonte, meu gasto nesse momento vai ser menor com equipos automotivos mesmo.

Mais à frente posso melhorar o amp de grave se achar necessário. Mas vou primeiro providenciar um sub melhor..

Ontem e hoje toquei com um B52 fajuto e tocou legal. Imagino que o bandinha vá atender bem num primeiro momento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oque vocês acham do amp crown? É bom?

 

Tá entre os melhores do mundo! =)

 

 

 

Obrigado pela atenção Bloom.

Já pedi o banda 2.4D, e como já tenho a fonte, meu gasto nesse momento vai ser menor com equipos automotivos mesmo.

Mais à frente posso melhorar o amp de grave se achar necessário. Mas vou primeiro providenciar um sub melhor..

Ontem e hoje toquei com um B52 fajuto e tocou legal. Imagino que o bandinha vá atender bem num primeiro momento.

 

Se tu fosse aqui da cidade eu levava um Z500 pra vc testar lado-a-lado hahaha

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...