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julioalves.sn

Iniciante
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Reputação

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Sobre julioalves.sn

  • Data de Nascimento 31-01-1984

Dados Adicionais

  • Nome Completo Real
    Júlio Alves da Silva Neto

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Cidade/UF
    Fortaleza/CE
  • Interesse
    Aprender mais sobre áudio e eletrônica
  1. Pode ser sim, já que se trata de uma potência de 2006, pelo que sei os capacitores vão perdendo sua eficiência ao longo do tempo, me corrija se estiver errado. Por curiosidade já abri a tampa desse Appotek e pude observar uma construção interna bem mais robusta que a do machine, ele pesa 18 Kg, tem uma toroide enorme, 1 dissipador pra cada canal, detalhe que 1 dissipador do Appotek K6B é maior que o do Machine de 1200 rms(os Machine WVOX só usam um dissipador para dois canais), e 10 transistores de cada lado, por dentro o bicho está impecável. Eu ainda estou com o Appotek em casa, talvez seja o caso de substituir esses capacitores e ver o que dá.
  2. Pois é Bloom, aprendi essa lição na marra. Sobre os 150hz, essa foi a impressão que eu tive, que esse amplificador pode até dar os 800 rms por canal, mas apenas do médio grave pra cima, diga-se de passagem ele toca lindamente nessas frequências, muito limpo em médios e agudos. O grave dele além de ser meio xoxo, não aparenta chegar nos 800 rms, logo acende o led de clip tocando de 50 Hz pra cima. Por isso o corte inicial em 150hz pelo menos.
  3. Desenterrando aqui para um update das minhas "experiências". Empolgado com o resultado do A3500, resolvi fazer um update com um amplificador mais potente, acabei fazendo jogo do meu A3500 em um Appotek K6B(1600 rms totais - 2 canais de 800 rms). Voltei 400 reais ao sujeito. Havia feito um ótimo negócio, era o dobro de potência que eu tinha, pensava eu. E bem, na prática, não foi isso que aconteceu... O K6B, mesmo tendo o dobro de potência na teoria, não tocava mais forte meus falantes em todas as frequências, apenas se fizesse um corte hpf a partir dos 150hz, no grave, parecia ser mais fraco do que o A3500 que só tinha 400 rms no canal. É como se o A3500 tivesse 800 rms e o K6B tivesse 400, tocando a partir de 50hz. O A3500 também tem uma pegada mais forte de médio grave gerando uma sensação spl maior em todo conjunto. Após a frustração imensa depois dessa mer** que fiz, cheguei a conclusão que há projetos e projetos. Caso tenham interesse em tocar todas as frequencias com bastante SPL, sugiro buscar amplificadores profissionais de marcas renomadas, Etelj, StudioR, Machine e afins. Depois disso, saí em busca de outro machine, hoje estou com um WVOX A5000 de 1200 rms(2 canais de 600), que toca 2 WPUs 1509 em um canal de 600, melhor e com mais subgrave que um amp automotivo de 1600 rms, falo porque tenho um Taramps TA1600 4 ohms.
  4. Tive uma experiência pessoal com o WPU1505 do meu vizinho do lado. Ele testava o som dele com o carro estacionado quase em frente a minha casa, a caixa dele era uma dutadinha mesmo, tinha 80 litros pra cada falante e quando ele aumentava o volume dava um gravão massa dentro da minha casa, 45hz pra cima... fiquei com uma boa impressão deles. Pior de tudo é que depois ele trocou a caixa por uma Euclides reduzida com os falantes invertidos, e deu mais grave ainda... kkkkk. Acho que aqueles 1505 dão grave bom até em Free Air.
  5. Quero agora falar sobre o ESX155. Na época que pesquisei pra comprar os falantes não encontrei muitas informações sobre ele, acho que pode ajudar algumas pessoas. Bem, quando fui escolher os equipamentos, procurei informações sobre alguns woofers fullrange e fiquei na dúvida entre dois, o próprio ESX e o Selenium WPU... O fator decisivo da minha escolha foi por ele subir mais, assisti alguns vídeos e achei que seria mais versátil pra minha utilização, queria um trio 2 vias futuramente e não me arrependi. Com o WPU acho que teria mais grave e um pouco de subgrave com a mesma caixa, o ESX pelo que sei precisaria de uma caixa maior para tem um grave mais profundo, mas como já falei o grave dele na caixa de 75 litros me atende perfeitamente. Tenho certeza que o bom rendimento da minha caixa está diretamente ligado ao ESX155, para terem uma idéia de como ele é sensível e precisa de pouca potência para render bem, em junho do ano passado minha irmã ia fazer uma festinha do aniversário dela aqui no meu quintal que tem 25X40 metros, coisa pra 80~90 pessoas. Como eu usava minha caixa pra tocar dentro de casa não precisava de muita potência e liguei o ESX155 numa bridge 4ohms de 200w 'automotivos rms' do taramps TS-400 e Driver+Tweeter na outra bridge. O aniversário começou e minha irmã pediu pra eu colocar um som pra ficar mais animado. Se ela tivesse dito um dia antes teria preparado com a caixa com o SD2500, mas levei daquele jeito mesmo, tudo ligado no TS-400. Então temos, falante de 8ohms ligado numa bridge de 200 rms automotivos em 4 ohms, ou seja, mandando no máximo uns 120 rms automotivos... não vou nem me atrever a tentar fazer a conversão pra watts de um amplificador profissional. rsrs. E digo que a caixa fez bonito, tocou até 1 da madruga em bom volume. Fui até o final do quintal pra constatar, graves presentes e spl satisfatório, e a caixa nem estava tocando no talo. Parabéns pra galera da Snake. Gosto muito desse falante.
  6. Fiquei tão empolgado que tô pensando até em pegar um SDS de 18 4ohms, botar numa caixa grandinha e ligar no outro canal só pra tocar aqui no quintal. Hahaha! Acho que fica bom.
  7. Não posso deixar de agradecer ao grande Bloom pelo conhecimento que adquiri através dele. Voltando ao tópico. Além desse teste simples que relatei, aos poucos fui sofisticando os testes, liguei o Machine com o Jfa X5 fazendo subsônico em 50hz, e corte no driver também. Como devem imaginar demorou ainda mais pra clipar, consequentemente deu mais spl. Havia comprado um driver D220ti que liguei no taramps e achei uma porcaria, sem agudo, no Machine foi que percebi o belo driver que é, minha nossa. Troquei driver+tw na hora pelo d220ti, totalmente plano e agora com agudos presentes.
  8. Fala galera, frequento o fórum há alguns anos sugando o conhecimento de vocês e fiz um teste que me motivou a me cadastrar e escrever esse tópico. Em 2013, comecei a adquirir itens para montar um mini P.A. pessoal com amplicador automotivo e fonte, os itens da caixa 3 vias foram os seguintes: - 1 Soundigital SD2500 2 ohms para o woofer. - 1 taramps ts400.4 para driver e tweeter. - 1 crossover JFA x5 - 1 player pioneer E os falantes: - 1 woofer Snake ESX155 8ohms - 1 driver Selenium d250x - 1 tweeter selenium st350 Pra tocar tudo isso, somente uma Fonte Usina de 120 amperes. Antes de montar a caixa, mandei email pra Soundigital e fui informado que o SD2500 trabalharia com 1250 rms de potencia em 8 ohms, fiquei tranquilo ao saber que seria bem alimentado pela fonte, teoricamente claro. Pois bem. Montei a caixa e esse sistema me atendeu por 2 anos de forma bastante satisfatória, apenas com uma ressalva, tive que fazer um rack em mdf para acoplar todos esses itens, ficou em formato cúbico e bem pesado, em torno de 15 a 20kg, era ruim pra transportar pois ocupava a outra metade do porta malas, queria algo mais compacto. Quando falo que o som era satisfatório me refiro por exemplo, em levar meu P.A. automotivo num sítio de 20X60 metros e tocar o fim de semana inteiro com bom volume em todo o espaço. A 10 metros da frente da caixa, tocando no talo, o volume era alto e forte a ponto das pessoas não conseguirem conversar, ótimo para festas mais dançantes e suficiente para meu propósito. Aquele som me atendia perfeitamente, caixa de 75 litros pro ESX155, moldura pra driver e tweeter, um rack pros módulos e fonte. Cortava o woofer em 50hz a 24db/8, o driver em 1200hz 24db/8 e tweeter em 7000hz no JFA X5. Mão na roda, só ligar na tomada e tocar. Só que como todo amante de som e por frequentar e ler muito os posts do fórum, algo me deixou encucado. Pensei que não poderia morrer sem testar isso. Li em algumas oportunidades através de alguns users, principalmente do Bloom, que potencia profissional é digamos 'mais forte' que automotiva e fiquei com essa idéia martelando na cabeça por pelo menos um ano. Até que um dia navegando sem compromisso na Olx, vi um anúncio de uma potência Machine Wvox A3500 classe AB, bem conservada nas fotos, por R$ 500. Nem pensei muito e liguei pro vendedor. Fui até a casa do rapaz, comprovei que estava realmente muito conservada e tudo funcionando. Após o choro que dei, ele me fez por R$ 450, achei um belo negócio. A informação técnica do Machine WVox A3500 é que ele trabalha com 2 canais de 400 rms em 4 ohms ou 2 canais de 225 rms em 8 ohms. Ao chegar em casa para testar o equipamento, tentei ao máximo separar as frequencias com capacitor mesmo e ficou assim: Deixei o ESX tocando full, detalhe é que o bicho sobe que é uma beleza, vai bem até uns 2000hz de ouvido. Driver com 2 capacitores de 22uf em série formando um de 11uf, cortando o driver em + ou - 1800hz. Tweeter com capacitor de 2,2uf. Liguei os falantes na saída do machine A3500 e tentei atenuar o ganho de médios e agudos no equalizador do celular, visando equilibrar as sensibilidades dos falantes. Conectei o celular diretamente na entrada amplificador como fonte de áudio e aumentei todo o ganho do canal. Mas nada de SPL, volume alto, nada. Decepção total, rsrsrs. Ao matutar se tinha feito alguma coisa errada na ligação, lembrei de algo primordial, eu não possuia a bendita mesa de som, talvez precisasse de uma pra ajustar as sensibilidades de amplificador e audio do celular. Nem sei se é isso mesmo mas foi isso que pensei na hora. Peguei emprestada a mesa de um amigo e liguei tudo certinho. Quando aumentei o volume... Não tenho equipamento de medição, é tudo com base no ouvido mesmo, mas mesmo o amplificador trabalhando somente a teóricos 225 rms, a pressão sonora foi maior comparando com a amplificação anterior, é como se tivesse aumentado alguns decibéis em todas as frequências principalmente em médios e agudos. Fiquei realmente impressionado. Dentro de casa já tinha testado meu P.A. automotivo até clipar, mas ao testar o amplicador profissional achei eu que minha caixa nunca tinha tocado tão forte... Testei estilos como forró, eletrônica, mpb, certamente o spl audível foi maior do canal do A3500, com punch e com inteligibilidade, bem mais clareza de medios e agudos como já havia lido várias vezes sobre os classe AB, e pressão ligeiramente maior no grave. Como não é uma caixa com propósito para subgrave, procurei ajustar a sintonia em 57Hz com pico lá pelos 80~90hz, mas ao testar o A3500 com música de gravão, o falante deu respostas que eu nunca tinha visto até então com o SD2500 trabalhando sem filtro subsônico. Tremeu janela, porta, vidro... e lá do meio do quintal dava pra escutar o grave. Enfim, o propósito do relato não é suplantar a idéia fixa de que amp automotivo classe D é ruim ou coisas do tipo, foi apenas um teste particular baseado no áudio que ja estava acostumado. Para mim, baseado nos testes, é melhor substituir o equipamento automotivo pelo profissional que comprei, pois ganho em espaço, peso pra transportar, timbre e spl. Eu sei... uso sem headroom e bla, bla, bla... mas consigo conviver bem com o led de clip, é o meu guia. A dúvida que fica depois do teste é: Com minha configuração do PA automotivo, mesmo com as deficiências conhecidas como falta de bateria auxiliar pra alimentar melhor, os equipamentos automotivos não deveriam tocar com mais SPL que o profissional?

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