Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

avukte

A euforia do comprador e as duas caras do ágio

Recommended Posts

Postado em

Não é só aqui no fórum que chamamos esses consumidores de otários.

"O sobrepreço do carro, como se vê hoje com alguns modelos

compactos, é uma patologia psicológica, não econômica

A única transação econômica na qual não há acordo entre duas partes é o roubo. O ladrão (nota do autor: indivíduo que pode estar armado, vestir terno em uma mesa de banco ou ser um operador de gabinete político) aponta uma arma para sua cabeça e não lhe resta opção: ou você transfere o dinheiro ou perde a vida. Salvo esse tipo de coação, todos os eventos econômico-financeiros são frutos de acordos entre duas partes.

Karl Marx já filosofava sobre isso em meados do século 18, atribuindo às mercadorias o que chamava de “valor de uso” e “valor de troca”. Tudo com o objetivo de balizar minimamente quanto as coisas valiam, em última análise, para evitar que fôssemos “roubados”, pagando mais por coisas que não tinham valor de uso ou valor de troca suficiente. Infelizmente, Marx não chegaria vivo aos dias de hoje para nos ajudar a entender que diabos se passa na cabeça dessas pessoas que pagam ágio na compra de um carro.

O ágio é uma apreciação anormal do preço de alguma coisa, vinculada à lógica mais primitiva das economias de mercado e que respeita a velha máxima da oferta versus demanda. Ou seja: quando algo tem mais demanda que oferta, o preço sobe; quem viveu o auge do Plano Cruzado na década de 1980 sabe bem o que é isso. No entanto, é possível analisar o ágio com duas abordagens, o que proponho a seguir.

Na primeira delas, o sujeito que paga o ágio é um pai de família ou uma dona de casa, que se sente premido pela preocupação do desabastecimento e da possibilidade de faltar em sua casa, a seus filhos, gêneros de primeira necessidade — arroz, feijão, carne, papel higiênico. No caso de um hipotético desabastecimento, ele aceita pagar um sobrepreço injusto com o objetivo de tranquilizar-se e garantir à família as condições básicas.

Na segunda, o camarada deseja muito um produto que, por algum motivo psicológico que analisaremos depois, adquire na escala de necessidade desse sujeito uma dimensão igualmente anormal. Ele pode viver perfeitamente sem tal produto, e o mais pernicioso: além de não ser de primeira necessidade, o produto não é nada barato, portanto é pouco acessível às massas. Mais um agravante: existem dezenas de produtos similares em qualidade, em atributos, muito bem alinhados ao mercado quando analisados seus valores de uso e valores de troca. Ainda assim, o camarada aceita pagar 10, 15 ou 20% a mais que o preço sugerido.

Em ambas as situações há anormalidades nas transação, pois há uma clara desvantagem imposta a uma das partes — algo que ultrapassa o que vou denominar aqui de “lucro saudável”, ou seja, aquele que é justamente obtido em função do valor do trabalho ou da intermediação comercial comum. Quero deixar que o juízo de valor fique a cargo do caro leitor. Seria a diferença semântica entre a necessidade e o desejo.Antes de (quase) todos

Nos últimos meses há uma efervescência de lançamentos no segmento dos carros compactos no País. Chevrolet Onix, Citroën C3, Ford Fiesta, Hyundai HB20, Peugeot 208, Toyota Etios. Visitei algumas concessionárias para analisar os lançamentos, conferir pessoalmente suas linhas, seu acabamento; enfim, aquela tarefa prazerosa para os amantes de carro como nós. Claro, conferi todos os preços oficiais antes de interpelar vendedores e perguntar o valor das versões à venda.

Hyundai, Ford e Peugeot tinham sobrepreço que variava de R$ 1,5 mil a incríveis R$ 3 mil, no caso da versão básica do Fiesta. Não acreditei que haja pessoas dispostas a pagar tanto dinheiro a mais, só por desejar ardentemente ter um carro antes que (quase) todo mundo. Ainda mais quando há opções interessantes na concorrência, como o Fiat Punto e o próprio renovado C3, que podem ser comprados pelos valores sugeridos — quiçá com algum desconto. Olha-se o ranking de vendas e lá estão eles, subindo a todo vapor. Por motivos óbvios, o único que oferecia deságio era o Etios, que patina nas vendas.

Embora haja uma vontade inicial de culpar o lojista pela ganância, custo a enxergar que essa anomalia econômica seja fruto apenas da usura desenfreada. Há o personagem do outro lado da mesa, assinando o cheque com uma euforia doentia. A psique desse indivíduo é patológica, movida por um descontrole irracional que o impede de exercer mínima autocrítica e enxergar o papel de tolo que exerce.

Tolo porque queima dinheiro à toa; tolo porque paga por uma sensação de exclusividade e primazia efêmeras; tolo porque necessita de um acessório chamado “automóvel” para preencher um vazio emocional que ele mesmo é incapaz de nominar, mas que o domina e move suas mãos, implorando ao ladrão que o assalte. Esse vazio é alimentado nesses indivíduos pela máquina da mídia, que vomita diuturnamente sobre todos imagens afirmativas de que pessoas bem-sucedidas são aquelas que “têm”, não que “são”. O ágio é a pústula que estoura na pele quando a doença já tomou todo o corpo.

Enquanto houver aqueles que choram, haverá os que vendem lenços — e por essa razão não é possível culpar unicamente o agiota. Lembro-me daqueles que pagaram R$ 12 mil em 1994 por um Chevrolet Corsa cujo preço de tabela era de R$ 7,5 mil. O que é e quanto vale hoje um Corsa 1994? Por que insistimos em repetir atitudes tão imbecis? Levem meu dinheiro, mas levem também minha consciência, pois, se é difícil viver em uma sociedade miserável, é impossível em uma sociedade de otários."

Fonte: BCWS

Postado em

Eu não culpo nem um pouco as concessionárias, culpados são os consumidores que tem acesso ao preço na Internet e aceitam a pagar o sobrepreço, existe em qualquer faixa de preço. A Evoque quando foi lançada tinha ágio de 10 a 15k, principalmente em configurações mais cobiçadas como a Branca com interior terracota....

Pena que não conheço ninguém de concessionárias lá de fora para saber se a pratica também existe por lá...

Postado em

Cara, eu já achei absurdo. Hoje eu penso que é pouco ainda, otário tem mais é que se foder mesmo.

É muita burrice pagar uma considerável quantia só pra ser o "primeiro" do bairro, da rua, do trabalho, da faculdade e etc a ter determinado carro.

Não se pode nem dizer que foi um gasto com um hobby, como todos aqui temos... é só uma usura mesmo. Ótima para os vendedores, dá um extra na merenda dos moleques.

Postado em

hoje mesmo na css tinha o THP por 79k... ai perguntei pq eles não fazem o preço do site, ai eles falaram que fazem, mas que 79k é o preço na troca hehehe

Postado em

Pois é... parece até q todo mundo tá no telelexfria e R$3-R$5mil num carro de R$40mil ñ faz diferença alguma. Pagar p/ser o 1º otário é f0da!

Curioso... o Etios aqui tá vendendo bem. Se ñ for isso, é q ele está vendendo bem e os outros estão vendendo pracaraiU!

Postado em

Não li o texto, mas isso não ocorre com todos os veículos não...Quando o novo uno foi lançado, paguei um valor que ficou pelo menos uns 2 anos sem alterações...E confesso que era muito engraçado ver a reação das pessoas na rua. No sinal o povo me pedia pra baixar o vidro e me perguntavam o que eu tava achando...Quando deixava no estacionamento do shopping e voltava, tava cheio de marcas de mãos, testas e narizes no vidro (galera olhando dentro com o filme escuro)...

Tá...Isso é muita besteira, mas é engraçado...

Postado em
Cara, eu já achei absurdo. Hoje eu penso que é pouco ainda, otário tem mais é que se foder mesmo.

É muita burrice pagar uma considerável quantia só pra ser o "primeiro" do bairro, da rua, do trabalho, da faculdade e etc a ter determinado carro.

Não se pode nem dizer que foi um gasto com um hobby, como todos aqui temos... é só uma usura mesmo. Ótima para os vendedores, dá um extra na merenda dos moleques.

Assino embaixo, e o pior são os que fazem isso a cada 2 anos e malemá usam o carro, entregam seus carros abaixo da tabela e ainda pagam ágio são roubados 2x tenho um vizinho assim, e o cara enche a boca pra dizer que o carro dele é o melhor atualmente um City kkkkkkkkk

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

Postado em

O Marcelo de Recife é um exemplo clássico do fórum... lembro muito bem dele contando faceiro que pagou ágio SIM, mas nada superava o "sabor" de ter o primeiro carro (Gol) com rodas grandes.... isso que é um POPULAR, que um mês depois tinha sido desovado milhares pelas ruas.... e que depois ainda, dava mer** antes da segunda troca de óleo heheheh

Um milionário saudita pagar para ser o primeiro a receber uma nova versão exclusiva numerada do Veyron eu entendo perfeitamente, um pobre brasileiro pagar para ser o primeiro a ter um carro que duas semanas depois vai dar nojo de tanto que vai ter nas ruas... como o texto (ótimo, por sinal) fala, pra mim é patológico...

Postado em

Ligar e perguntar preço é uma coisa, ir lá com o dinheiro na mao para comprar é outra... Acho que pior que pagar 1500, 3 mil reais em ágio é pagar o valor que pedem nessas carroças, com ou sem ágio.

Postado em

Só existe ágio porque existe otário que paga.

Vejam o novo Fusca. Montei no site da VW uma versão e ficou em R$99 mil. Na ccs aqui em SP pediram R$110k mil.

Se não existisse procura, não existiria demanda. Se não tivesse demanda, os carros mofariam no pátio e eles seriam obrigados a parar com essa idiotice de ágio. A culpa, no sentido próprio da palavra, é do consumidor.

Se um carro vale R$100k, e o consumidor está plenamente disposto a pagar R$110k, a ccs só aproveita isso e oferece por R$108k, e o otário ainda acha que teve R$2k de "desconto".

Postado em

Isso num diálogo poderia ser traduzido da seguinte forma:

Fato: O carro é vendido a R$100k.

consumidor: - "Eu pagaria R$110k nesse carro"

ccs: - "E eu venderia por R$95k";

Postado em

Se tem ágio, poe o pau na mesa.

Se não funcionar vá embora.

Se aceitar o ágio pode me excluir do facebook, não sou mais seu amigo.

Se sujeitar a esse tipo de coisa além de humilhante é atestado de otário pro comprador, volta no fim do mês que o vendedor te paga pra comprar o carro pra bater a meta.

Postado em

Se tem ágio, poe o pau na mesa.

Se não funcionar vá embora.

Se aceitar o ágio pode me excluir do facebook, não sou mais seu amigo.

Se sujeitar a esse tipo de coisa além de humilhante é atestado de otário pro comprador, volta no fim do mês que o vendedor te paga pra comprar o carro pra bater a meta.

Bem isso... joga a real... fala "come sse ágio nem a pau eu compro de vcs"...na lata, sem rodeios.... aposto que duas horas depois te ligam com proposta melhor...

Postado em

Bem isso... joga a real... fala "come sse ágio nem a pau eu compro de vcs"...na lata, sem rodeios.... aposto que duas horas depois te ligam com proposta melhor...

Que nada. Isso é igual puta. A ratazana cobra 100, o cara paga 200 e abre um tópico no GP dizendo que pagou o quanto ela merecia.

Eles só vão te ligar a hora que não tiver nenhum trouxa na espera.

Postado em

O golf ainda nem foi lançado nem muito menos se sabe o preço e aqui na cidade já tem nego depositando 10k na conta da Ccs para "reserva" .

É isso ai que leram , 10k no agio de um GOLF , afinal golf é Di patraum .

Postado em

O golf ainda nem foi lançado nem muito menos se sabe o preço e aqui na cidade já tem nego depositando 10k na conta da Ccs para "reserva" .

Já tem gente vendendo Golf aí? Pessoal se supera mesmo e ainda tem gente depositando o $$$.

Postado em (editado)

Já tem gente vendendo Golf aí? Pessoal se supera mesmo e ainda tem gente depositando o $$$.

A verdade é que eles já até sabem a provável data do lançamento , mais não divulgam nem o preço "que ele não sabem ainda", só fala que é até Dezembro pois vai sair 14/14 .

Sim já estão fazendo reservas .

Editado por artsompb
Postado em

Us telequisfri presisa fase demostrassao du BBOM.

Postado em

Us telequisfri presisa fase demostrassao du BBOM.

Um babaca me adicionou no facebook e quando fui ver se conhecia o maluco, a imagem da capa era essa po*** aí de BBOM...Só não mandei se foder pq fiquei com preguiça de digitar...

Postado em

Um babaca me adicionou no facebook e quando fui ver se conhecia o maluco, a imagem da capa era essa po*** aí de BBOM...Só não mandei se foder pq fiquei com preguiça de digitar...

Outro dia, comprando um pendrive na feita do paraguai, o vendedor tava conversando com o outro sobre entrar na *********. Aí o outro, PhD em MMN por Harvard, já emendou logo a constatação: "Agora não vale mais a pena, pois já será preciso fazer a migração para o BBOM".

Postado em

Outro dia, comprando um pendrive na feita do paraguai, o vendedor tava conversando com o outro sobre entrar na *********. Aí o outro, PhD em MMN por Harvard, já emendou logo a constatação: "Agora não vale mais a pena, pois já será preciso fazer a migração para o BBOM".

ahuahuahuahauah

Postado em

Já participei desses "Marketing Multinível". Chamava-se "G3W Concept". Ganhei R$300 em uma época lá, mas perdi todo o resto investido. Aprendi bastante sobre como funciona a liderança dos cabeças dentro destes MMN, e sobre como é realmente uma lavagem cerebral, que acontece gradativamente. Eu poderia escrever por 1 hora aqui a respeito disso, de como quem entra nisso entra cego, e acaba afastando a maioria dos seus colegas, amigos, etc.

Acabei confiando em um grande amigo, de anos, que disse que ganhava um bom dinheiro lá dentro, e descobri que na real não era tão amigo assim.

Serviu pra muita coisa no sentido de aprendizado, mas na questão financeira, perdi cerca de R$700. Não me arrependo, pois entendo basicamente como um 'curso de como é a vida', por um valor irrisório.

Postado em

Já participei desses "Marketing Multinível". Chamava-se "G3W Concept". Ganhei R$300 em uma época lá, mas perdi todo o resto investido. Aprendi bastante sobre como funciona a liderança dos cabeças dentro destes MMN, e sobre como é realmente uma lavagem cerebral, que acontece gradativamente. Eu poderia escrever por 1 hora aqui a respeito disso, de como quem entra nisso entra cego, e acaba afastando a maioria dos seus colegas, amigos, etc.

Acabei confiando em um grande amigo, de anos, que disse que ganhava um bom dinheiro lá dentro, e descobri que na real não era tão amigo assim.

Serviu pra muita coisa no sentido de aprendizado, mas na questão financeira, perdi cerca de R$700. Não me arrependo, pois entendo basicamente como um 'curso de como é a vida', por um valor irrisório.

Fiquei confuso agora...Como pode existir "lavagem cerebral" de acéfalos?

Postado em

Fiquei confuso agora...Como pode existir "lavagem cerebral" de acéfalos?

Cara... eu era um deles... cuidado pra falar do que não tem ctz e se não vivenciou.

O cara que entra não é por ser 'burro' ou 'idiota'. As pessoas que fazem os convites, principalmente que os faz pessoalmente, são treinados pra fazerem você aceitar uma idéia que você não quer e não precisa.

Há treinamentos sobre como influenciar pessoas, livros sugeridos pra quem é de mais alto nível na escala lá dentro (entenda que vc vai subindo e se 'graduando' a medida que mais pessoas entram embaixo de vc), como aquele "Como fazer amigos e influenciar pessoas".

E o mais importante, quem entra, é literalmente blindado pra não aceitar opiniões diversas de pessoas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...