Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

 

O Gledson Borba aqui do fórum (gente boa pra caramba), está interessado em construir uma LT pro seu L7 de 12", com o intuito de ter qualidade e subgrave, ou seja ele escolheu a caixa certa.

 

Ai ele me pediu um auxílio para projetar no sketchup, só que estamos com dificuldade de projetar a caixa para que caiba dentro da mala do Uno dele. Neste caso estou criando esse tópico para alguma alma caridosa, ajude com a LT.

 

Kicker-L7.jpg

 

Parâmetros Kicker Solobaric:

 

FS: 34hz

VAS: 54,274L

QMS: 9,488

QES: 0,571

QTS: 0,539

XMAX: 14mm

BL: 16,353 Tm

SD: 645cm³

 

Como podemos ver, parametros favoráveis até, para a construção da LT, apesar da sua grande área de cone, fazendo assim a LT tendo uma grande área transversal o que atrapalha bastante na confecção do projeto.

 

Ele de começo disse que queria a LT com sintonia de 30hz e área transversal começando em 1,5SD e terminando em 1SD (típico de uma LT clássica), com sub e final da linha virados para cima (teto)

 

O DESAFIO:

 

O desafio seria conseguir projetar a LT para que caiba no porta-malas do carro dele, um Uno Mille:

 

592_mille_04.jpg

Obs: Imagem meramente ilustrativa

 

As medidas disponíveis para colocar a LT são essas:

 

90cm de largura

62cm de altura

41cm de profundidade

 

imagem_zpsd25afd41.png,

 

Calculando a LT:

 

Então fazendo os cálculos com a fórmula básica do comprimento da linha:

 

27118486.png

 

Onde:

L = comprimento da linha

c = velocidade do som no ar (340m/s)

Fs = Sintonia da LT

 

Sendo assim:

 

L = 340 = 340 = 2,83

4 x 30 120

 

Linha de 2,83 metros

 

Fazendo a redução de 10%, por causa do preenchimento interno, temos:

 

2,83 - 10% = 2,54m

 

Arredonda pra 2,50m pra ficar um número exato, que isso seria igual a cerca de 11,8~11,9% de redução.

 

Agora fazendo os cálculos da área transversal:

 

SD Inicial:

 

1,5 x 645cm² = 967,5cm²

 

SD final:

 

1,0 x 645cm² = 645cm²

 

--------------------------------------------------

 

 

Projetando no Sketchup:

 

Aqui a parte mais complicada, fazer a LT que caiba naquelas medidas que citei anteriormente, tentar calcular ela e ver se o comprimento dela é aceitável.

 

Então simulei o espaço disponível:

lt1s.png

Obs: Ignore os "m" (metros) rsrs

 

 

Como a LT tem que caber exatamente nesse espaço, comecei e projetar naquele retângulo (fechando ele) e diminuindo 1cm em cada lado pra ter uma tolerância ao colocar dentro da mala e 3,6cm de profundidade dos 18mm de MDF de cada lado:

lt2hy.png

 

lt3.png

 

 

Como ele vai utilizar MDF de 18mm para construir a LT, coloquei este desconto nos 4 lados:

lt80.png

 

 

Agora tentar projetar ela dentro desse retângulo.

 

Como diminui 3,6cm descontando o MDF, a profundidade que era de 41cm, passou a ser 37,40cm do retângulo, pra ficar um número exato, e também ter uma tolerância pra por no porta malas, arredondei para 37cm:

lt4.png

 

 

Nesse caso, calcular as medidas da área transversal:

 

Início da Linha

 

967,5cm² / 40cm = 24,1875cm (arredonda pra 24cm exatos)

 

Final da linha

 

645cm² / 40cm = 16,125 (arredonda pra 16cm exatos)

 

Sendo assim:

 

Início: 40 x 24cm

Final: 40 x 16cm

 

Então comecei com a forma de 4 partes verticais (3 dobras) paralelas, depois de tentar e tentar saiu isso:

lt5y.png

 

 

lt7.png

 

 

Ficou com os exatos 24cm inicias e 16cm finais, ou seja LT em 1SD e 1,5SD pro L7, só teve que aumentar 1cm na largura pra ficar certo. Só que tem 2 problemas:

 

1º - O comprimento total da linha ficou igual a 2,26m, ou seja, considerando que esse valor foi reduzido 10%, a sintonia dele ficou 34,1hz e não 30hz como pretendido:

 

2º problema e principal, no começo da linha ficou 24cm, o problema é que o subwoofer possui se não me engano 35cm de largura, ou seja não caberia no tamanho:

 

Nesse caso, a LT não tem como ter a primeira parte vertical, obrigatoriamente tem que ser na horizontal !

 

Então tentei projetar a LT com as partes horizontais só a final sendo vertical. Tentei, e tentei, não deu. :( Pra ficar do jeito correto, precisaria de mais alguns cm de altura (9cm) o que não é possível pois ao fechar a mala, a tampa pegaria na caixa.

Precisaria de exatamente isso (em vermelho):

lt9.png

 

 

Iria ficar assim:

lt10.png

 

lt11.png

Obs: em rosa claro a parte "a mais" de altura

 

 

Além de que, o comprimento total ficaria 2,73m que é igual a 31,2hz sem redução, ou considerando esse valor reduzido (10%), seria no caso 28,3hz a sintonia:

lt12.png

 

 

A outra alternativa seria tentar fazer o final da linha e o começo juntos. Um exemplo:

eMMral.jpg

LT do user heberthbruno

 

Bom, tentei projetar e "sobrou" altura, tentei de qualquer jeito e só tem como com 2 dobras e o que é esperado ficou com pouco comprimento (1,84m):

lt13.png

 

 

 

Medidas:

 

lt14.png

 

 

Comprimento de 1,84m :(

lt15z.png

 

 

Bom, tentei essas formas utilizando SD0 = 1 e SD1 = 1,5 mas não consegui chegar a 2,50 metro de comprimento da linha, essas são as que veio na cabeça, não consegui fazer outras alguém tem outra ideia de como projetar pra caber dentro da mala ?

 

Outra opção é diminuir a área transversal, o bastante para conseguir projetar uma parte a mais conseguindo assim o comprimento ideal, será que da certo ?

 

Alguém tem outra ideia ? Poderia dar um help ?

 

Desde de já, obrigado a todos !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o comprimento da linha que você fala é aquela vermelha? ela pode fazer curvas mais tem que ter 2,50 de comprimento certo? o uno tem 98 cm pra cabe de comprimento , na real é 1 metro mais cai 1 cm cada lado pra encaixa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o comprimento da linha que você fala é aquela vermelha? ela pode fazer curvas mais tem que ter 2,50 de comprimento certo? o uno tem 98 cm pra cabe de comprimento , na real é 1 metro mais cai 1 cm cada lado pra encaixa

Isso, a linha vermelha que representei nas imagens

 

Exatamente, pode ter curvas mas tem que ter 2,50 metros !

 

O uno dele é o Mille só que dos novos se não me engano, pode ser que é diferente a largura, vou pergunta pra ele ou vou ver se ele tira essa duvida aqui no tópico !

 

Vlw Marcos !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso, a linha vermelha que representei nas imagens

 

Exatamente, pode ter curvas mas tem que ter 2,50 metros !

 

O uno dele é o Mille só que dos novos se não me engano, pode ser que é diferente a largura, vou pergunta pra ele ou vou ver se ele tira essa duvida aqui no tópico !

 

Vlw Marcos !

acredito que não mude nada , se for igual o meu acho que posso ajudar , tiro medidas do meu e tento bolar um projetinho pra você

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viepper, vc vai longe, cara! []-[]

Pow, obrigado Juriti :rever1:

acredito que não mude nada , se for igual o meu acho que posso ajudar , tiro medidas do meu e tento bolar um projetinho pra você

O uno mille dele se não me engano é do modelo mais novo, diferente do seu, só que as medidas não deve mudar muito, ele está viajando acredito que amanha ele se pronuncie aqui, mas acho que só vai ser possível com as medidas que ele passou mesmo,

 

90cm x 62cm x 41cm

 

Se puder me dar uma ajuda ai, tentar bolar uma jeito pra caber a LT na mala, eu agradeço []-[]

 

Tentei de vários jeitos e nem um da certo haha !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante...

 

Quem sabe eu não tenha essa idéia pra um subzinho de 12 também ein? Um RE talvez [¨]

 

Acompanhando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow, obrigado Juriti :rever1:

 

O uno mille dele se não me engano é do modelo mais novo, diferente do seu, só que as medidas não deve mudar muito, ele está viajando acredito que amanha ele se pronuncie aqui, mas acho que só vai ser possível com as medidas que ele passou mesmo,

 

90cm x 62cm x 41cm

 

Se puder me dar uma ajuda ai, tentar bolar uma jeito pra caber a LT na mala, eu agradeço []-[]

 

Tentei de vários jeitos e nem um da certo haha !

pode deixa amanha cedo tiro as medidas do meu , e dependendo se conseguir a medida que você passou ou mais ai é só ir diminuindo. mais acho que da certo sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante...

 

Quem sabe eu não tenha essa idéia pra um subzinho de 12 também ein? Um RE talvez [¨]

 

Acompanhando!

Pow, acho que ficaria bem legal com o RE

 

O Gui_MA daqui do fórum tem um RE de 8" em LT + Fosgate T1000.1D, o Marcelo Spalenza (vxice) ouviu, não sei se você viu o relato dele e se surpreendeu hehe.

 

Vou por aqui:

 

'' A umas 3 semanas, ouvi o carro do Gui_MA aqui do forum (ausente a um tempo), que competiamos SPL juntos...

 

Sentei no banco do carona e ele colocou pra derreter uns hip hop nigga bass motherfucker gringo slyte, chuteu uns 5 falantes de 12" e uns modelos de 10"... Ate pensei em 15" mas faltava pressao pra aquilo. Quando ele abriu a mala, vi aquela po*** de falantinho de 8" numa linha exageradamente estreita e no comprimento legal.

Com uma musicalidade, que pude ouvir melhor depois, que me fez pensar 2x em montar uma tambem..."

 

Ele pensou que tinha 5 de 12" ou 10" hahaha

pode deixa amanha cedo tiro as medidas do meu , e dependendo se conseguir a medida que você passou ou mais ai é só ir diminuindo. mais acho que da certo sim

Olha, se você conseguir, rapaz vlw hein

 

Mas acho que a única alternativa é diminuindo a área transversal mesmo, deixando na mesma proporção (0,5 de diferença entre os SDs), sendo assim não mudando tanto a característica sonora inicial pretendida, apesar que se desse com final em 1SD acredito que ficaria ducaraio (malz pela palavra hehe)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow, acho que ficaria bem legal com o RE

 

O Gui_MA daqui do fórum tem um RE de 8" em LT + Fosgate T1000.1D, o Marcelo Spalenza (vxice) ouviu, não sei se você viu o relato dele e se surpreendeu hehe.

 

Vou por aqui:

 

'' A umas 3 semanas, ouvi o carro do Gui_MA aqui do forum (ausente a um tempo), que competiamos SPL juntos...

 

Sentei no banco do carona e ele colocou pra derreter uns hip hop nigga bass motherfucker gringo slyte, chuteu uns 5 falantes de 12" e uns modelos de 10"... Ate pensei em 15" mas faltava pressao pra aquilo. Quando ele abriu a mala, vi aquela po*** de falantinho de 8" numa linha exageradamente estreita e no comprimento legal.

Com uma musicalidade, que pude ouvir melhor depois, que me fez pensar 2x em montar uma tambem..."

 

Ele pensou que tinha 5 de 12" ou 10" hahaha

 

Olha, se você conseguir, rapaz vlw hein

 

Mas acho que a única alternativa é diminuindo a área transversal mesmo, deixando na mesma proporção (0,5 de diferença entre os SDs), sendo assim não mudando tanto a característica sonora inicial pretendida, apesar que se desse com final em 1SD acredito que ficaria ducaraio (malz pela palavra hehe)

auhsaushuas hehe vo ve as medidas maximas que consigo da mala ,e tento montar algo e te mando por mp . ou se kiser me add no facebook , ou msn ( ainda uso msn ) uahsuahsuahsuahs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho muito interessante mesmo, pensei em algum RE ou em um Groundzero de 12.

 

Na faixa de 500 a 700w, P3 é uma opção também, ligo no dobro da impedância do meu Clarion DPX11551 e já era.

 

Eu não sei se é certo, mas ouvi falar que LT tem um ótimo rendimento com subs de alta excursão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

auhsaushuas hehe vo ve as medidas maximas que consigo da mala ,e tento montar algo e te mando por mp . ou se kiser me add no facebook , ou msn ( ainda uso msn ) uahsuahsuahsuahs

MP ?

 

Compartilha aqui no fórum pow, serve também como futuras pesquisas pasmafaute

Acho muito interessante mesmo, pensei em algum RE ou em um Groundzero de 12.

 

Na faixa de 500 a 700w, P3 é uma opção também, ligo no dobro da impedância do meu Clarion DPX11551 e já era.

 

Eu não sei se é certo, mas ouvi falar que LT tem um ótimo rendimento com subs de alta excursão.

Nossa, tanto P3, GZ ou RE ficaria MUITO show !

 

LT normalmente se da mais bem com subs de alta excursão e boa força motora mesmo, pois ela introduz um efeito que dobra sua excursão (efeito fundamento da LT),

 

Além de ser a maior reclamação de quem tem/teve LT = Descontrole de cone

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, projeto bacana pra caramba! Acompanhando!

 

Viepper, tenho um P3 de 12 aqui dando sopa e agora fiquei com vontade de tentar montar alguma caixa diferente pra ele, te anima em me ajudar a projetar uma LT?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, projeto bacana pra caramba! Acompanhando!

 

Viepper, tenho um P3 de 12 aqui dando sopa e agora fiquei com vontade de tentar montar alguma caixa diferente pra ele, te anima em me ajudar a projetar uma LT?

Olha, não tenho experiência prática com LT (apenas teórica :P), então digo que não sou a melhor pessoa pra projetar e talz, mas posso te ajudar na medida do possível,

 

Eu estava com interesse de construir uma LT pro meu Upgrade, então estudei bastante sobre ! Li vários artigos e sites, projetei várias LTs pelo o sketchup e peguei a manha, só falta colocar na pratica !

Show de bola o projeto parabéns...

Acompanhado

Opa, vlww Allan

Boa Viepper! :legal:

Acompanhando!

Vlww Juan, acumpanha ai hehe :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diminui o SD do começo e final da linha que você consegue o comprimento da linha desejado.

 

Se não tem experiência alguma na prática com TL, com esses SD's que vc tá usando aí, se não souber compensar no preenchimento, vai ver um cone de L7 voando. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz logo uma band-pass de 4ª ordem... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, não tenho experiência prática com LT (apenas teórica :P), então digo que não sou a melhor pessoa pra projetar e talz, mas posso te ajudar na medida do possível,

 

Eu estava com interesse de construir uma LT pro meu Upgrade, então estudei bastante sobre ! Li vários artigos e sites, projetei várias LTs pelo o sketchup e peguei a manha, só falta colocar na pratica !

 

Cara, eu tenho apenas alguma coisa de teoria e prática com horns e manifolds, mas em LT sou leigo, pra ser bem sincero, nunca ouvi uma tocando, mas os relatos tem me impressionado! E como é só por experiencia o tamanho/formato dela no momento não é um problema, acho que facilita um pouco. Se quiser trocar uma ideia tô a fim de por a mão na massa pra também fazer uma linha de transmissão pro P3!

 

Valeu cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba Viepper.. que empenho no primeiro post.. kakaka..

mas a ideia é essa mesmo.. fazer uma LT com boa sonoridade.. que desça bem.. próximo da FS..

queríamos fazer a ponto que não precisasse de preenchimento.. mas se for necessário será utilizado..

 

Se não tem experiência alguma na prática com TL, com esses SD's que vc tá usando aí, se não souber compensar no preenchimento, vai ver um cone de L7 voando.

 

tens talvez um norte para nos passar? seguiremos as ideias.. pois a intensão é aprender mesmo..

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baixa o Sd pra 0.5. Vai ser o suficiente pra reduzir as medidas e conseguir algum controle pro cone.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baixa o Sd pra 0.5. Vai ser o suficiente pra reduzir as medidas e conseguir algum controle pro cone.

no caso, finalizar com 0.5? e o inicio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso, finalizar com 0.5? e o inicio?

 

Quando usava para o P3 12", eu tinha feito com 0,8 no falante, e 0,5 na saída.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando usava para o P3 12", eu tinha feito com 0,8 no falante, e 0,5 na saída.

e como ficou o comportamento dele Vinicius? acredito que os falantes são equivalentes em perfil..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...