Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sergiomontanha

SQ feito a passos de tartaruga - Caixa LT - Fotos!!!!&

Recommended Posts

Boa noite amigos,

Depois de um bom tempo apertado de trabalho e estudando (o que continua :rolleyes: ), já não aguento mais ficar sem som no carro. Depois que vendi o Voyage o Verona que comprei não me deu o mínimo ânimo pra instalar som e utilizei apenas o Sony 707 com um par de coaxiais na porta. Estou agora com outra Velharia (Prêmio CSL 94 1.6) mas que vai ficar comigo um bom tempo, então não vou ficar sem som já que eu não faço questão de ouvir música em casa e quero partir para o 3 vias com fulls e tws no painel. Como tenho um fusca em casa que ainda não coloquei pra rodar por falta de tempo $$$$$$, vou guardar o Sony 707DX pra instalar nele e comprei outro player pra instalar.

Vamos aos equipamentos (vou mostrar as opções, e gostaria da opinião de vocês):

- Player: Alpine CDA-9854l adquirido aqui no fórum

- Amplis: 1 Fosgate 5.3x e 2 Fosgate 4.6X (pretendo usar apenas 1 4.6x)

- Mid: 1 par de Akron KB6 (com phase plug)

1 par de Sonys 5,5" (daqueles vendidos pelo Gu_Mazza)

- Fulls: 1 par de 3" (daqueles vendidos pelo Gu_Mazza)

- Tweeter: 1 par de Seleniun TW1 de 3/4"

1 par de Onkyo 6 ohms (daqueles vendidos pelo Arisa)

- Sub: Eclipse 10" 8710.4 200Wrms e 18mm de Xmax O.O

Peguei novamente meu par de JL 12W0-8 mas gostaria de usar o sub de 10 em caixa dutada.

Idéia do projeto:

Vou fazer peitinhos no painel naqueles vãos ao lado do painel de instrumentos e na extremidade esquerda do painel. Creio que dê pra tirar uns 500 ml de lá com uma estrutura bem reforçada e nessa mesma caixa fazer um bafle acoplado para o TW, tudo com direcionamento on-axis . Usaria os mids (preferência pra os Akrons) em pezinhos ou doorpods (talvez fique muito pesado para a porta) se possível com o direcionamento egoísta e se não der faço o direcionamento cruzado no centro. O sub em caixa dutada com o cone do sub e o duto dentro do habitáculo (o espaço é grande no prêmio e não terei dificuldades em fazer isso). Os amps em racks no porta-malas sendo o 5.3x alimentado o sub e as 4 saídas alimentando os fulls e tws do painel em bi-amp e o 4.6x em duas bridges para alimentar os médios e suprir a deficiência que ficará para os fulls e tws que vão estar na cara e direcionados. Cabo RGC59 para os médios e sub e Cat5 para o restante.

Tenho também um kit componente da nar de 5" que usava no voyage, daqueles mais simples sem cross e tw neo.

Agora os problemas:

Comprei o Alpine por causa da qualidade é lógico, mas também pelo 3-way que me facilitaria a vida, mas esbarrei nos limites de corte. Queria cortar o sub lá em baixo por volta dos 45Hz, a partir daí até os 200Hz para os médios, e os fulls e tw a partir de 200HZ com o tw respondendo a partir de 10KHz com a alteração do x-card do 5.3x 12 db/8ª passa alta pra tw e passa baixa para o full, mas o corte do canal hi-pass segundo o manual só faz o corte a partir de 1KHz. Como devo proceder pra acertar isso sem atrapalhar o TA.

Qual a litragem selada/dutada para os Akron (consultei mas não consegui chegar a uma conclusão plausível) ou utilizo os mids Sony sendo que a vantagem dos Akron seriam uma resposta melhor pra frequências mais baixas podendo cortar o sub baixo. Não consegui fazer uma simulação no Bass Box.

Estou tendo problemas nas simulações do Bass Box para o sub porque o tamanho do duto está ficando gigante, em torno de 75cm de comprimento x 75mm (3") de diâmetro. Haveria problema ter um duto tão longo? Quero dutada porque a selada não vai responder tão baixo quanto eu preciso. Essa simulação da caixa recomendada para grave extendido do Bass Box tem F3 de aproximadamente 20Hz.

Bom o projeto vai demorar pra sair porque o tempo é curto, mas espero contar com a ajuda, opinião e paciência de vocês pra ver se posso executá-lo de forma definitiva (até parece...) pra não ficar com alterações sem necessidade.

Muito grato e um abraço,

Sérgio.

Edit: Erros de digitação.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, estou com umas idéias parecidas, vou usar os fulls que o gu vende junto com 1tw1, tudo em cima do painel, em bi-ampli no 4.6x, e nas bridges de outro 4.6x os mids sony branquinhos. Tbm tenho um alpine e no canal low vou usar os mids (pezinhos) e eles serão meus 'subs' com lp em 200 hz já que não faço questão de graves, assim fica fácil e barato, mas nao sei se fica bom, por isso..acompanhando! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Sergião!!!

Cara, esse carro é algo interessante para colocar som. Em primeiro lugar, o painel tem lugar de sobra para os peitinhos. É aquele painel espichado o do CSL não é? Eu já tive uma Elba CS, mas acho que o painel do seu é bem diferente. Poste algumas fotos aí para ilustrar. Segundo: A porta é reta, então fica facílimo fazer um pod, talvez trocando todo o painel da porta para garantir a originalidade depois na hora de vender. Tira um e põe o outro, fácil, fácil. Terceiro: estepe no cofre do motor. Seu porta malas fica bem mais liberado para uma caixa. Vou acompanhar (e se der, colocar a mão na massa também).

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Os akron eu ja tive. Indico a "caixinha" dutada de 18l. Como vc vai fazer isso aí é outra história. Pq não aproveita os médios dele?

Compartilhar este post

Link para o post

Neitor, essa é a minha intenção também mas a resposta de subgraves profundos me faz falta. Talvez eu faça o teste sem sub pra ver como fica, mas aí a caixa para os Akrons fica gigante e não teria como tirar essa litragem. Vamos ver o que vai dar.

Fredão, tranquilo cara. O painel é o mesmo desses unos 95 EP/ELX/Turbo, daqueles completos com contagiros. Pretendo fazer os peitinhos nas duas extremidades do painel e tentar integrar o máximo possível. Quanto ao doorpod, o problema não seria nem tanto o formato da porta mas sim o peso que ficaria um pod bem rígido e com litragem suficiente para o Akron. Quando for começar posto pro pessoal e se quiser aparecer será bem-vindo.

Gariba, belez irmão. Gostaria de tentar a melhor resposta possível deles. Vou ver o que consigo fazer. Quanto aos médios, a minha intenção era manter a maioria das frequências sobre o painel para subir o palco, por isso a vontade de usar o full a partir dos 200hz. Vou estudar bem o assunto e ver como resolver. Nada está descartado.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus fulls estão tocando à partir de 200Hz. Recomendo.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus fulls estão tocando à partir de 200Hz. Recomendo.

[]´s

Crawling Chaos

Exatamente! Essa é a idéia, só que estou tendo problemas com o corte do canal a partir de 1KHz. Li mas não entendi no manual: será que tem como deixar full o canal e fazer o corte pelos x-cards do fosgate? Se tiver, a gente dá um jeito, já que o alinhamento será o mesmo para os fulls e os tws.

Quanto à dúvida da caixa para o eclipse no Bass Box e a litragem para os Akrons, alguém tem alguma luz aí?

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem aí o manual em PDF para me mandar? Se fizer isso eu posso te dar uma ajuda. No meu caso, estou usando a network de 3 vias do 800PRS, fora do modo three-way (se não os cortes ficam limitados) para fazer uma pré triagem das freqüências. Depois disso, o HP é direcionado para o cross ativo MX3 que se encarrega de cortar em 3500Hz para direcionamento para o full e para os tweeters.

Está mais ou menos assim, veja se consegue entender. Se eu tivesse ligado o three-way do player, ele não me deixaria fazer um corte tão baixo para o mid

Setup.jpg

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Tem aí o manual em PDF para me mandar? Se fizer isso eu posso te dar uma ajuda. No meu caso, estou usando a network de 3 vias do 800PRS, fora do modo three-way (se não os cortes ficam limitados) para fazer uma pré triagem das freqüências. Depois disso, o HP é direcionado para o cross ativo MX3 que se encarrega de cortar em 3500Hz para direcionamento para o full e para os tweeters.

Está mais ou menos assim, veja se consegue entender. Se eu tivesse ligado o three-way do player, ele não me deixaria fazer um corte tão baixo para o mid

Setup.jpg

[]´s

Crawling Chaos

Segue o link do manual em inglês: http://vault.alpine-usa.com/products/documents/CDA-9854L%20OM%20ENG.PDF

Veio com o player o manual original em português mas achei meio confuso só lendo. Talvez "fuçando" e acompanhando o manual eu consiga alguma coisa, o problema é o tempo disponível. Se conseguir tirar alguma luz do manual, me avise.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Em tempo, baixei o Manual do CDA-9854L. Vou dar uma lida e ver se te ajudo.

[]´s

Crawling Chaos

Na página 17 do manual tem o diagrama da rede de crossover. Pelo que ví, para fazer esses cortes, você terá que deixar o sistema em 2-way e fazer os cortes pelos x-cards do 4.6x. Agora, como você fará a separação das freqüências para os teeters e full-ranges?

[]´s

Crawling Chaos

Editado por Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Em tempo, baixei o Manual do CDA-9854L. Vou dar uma lida e ver se te ajudo.

[]´s

Crawling Chaos

Na página 17 do manual tem o diagrama da rede de crossover. Pelo que ví, para fazer esses cortes, você terá que deixar o sistema em 2-way e fazer os cortes pelos x-cards do 4.6x. Agora, como você fará a separação das freqüências para os teeters e full-ranges?

[]´s

Crawling Chaos

Valeu Fred, mas olhando mais atentamente o manual se deixar a curva plana (Flat) eu posso anular o cross do player mesmo no modo 3-way (se possível, dê uma olhada e veja se não estou viajando). O mais correto seria utilizar de duas formas:

1ª Opção:

Via 1: sub cortado por volta dos 45Hz

Via 2: fulls e tw cortados em 200hz pra cima, limitando a gama de resposta por volta dos 10KHz passa baixa para o full e passa alta para os tw através da alteração dos X-cards do fosgate.

Via 3: utilizo em flat com a inclinação plana para anular os cortes hpf e lpf do player e faço o corte em 200Hz passa baixa para os mids utilizando o x-card do fosgate alterado.

2ª Opção:

Via 1: sub cortado por volta dos 45Hz

Via 2: Mids com uma gama de resposta de 45Hz a 200Hz

Via 3: Flat utilizando um crossover passivo para fulls e tw (vou ver se consigo fazer pesquisando naquele artigo que tem aqui e na net) com passa-banda para o full de 200Hz a 10KHz e daí pra cima para o tw com o cros em 12 ou 18db/8ª

Vou testar os dois tws disponíveis pra ver qual se encaixa melhor no set. Como você sabe, prefiro que os agudos não sejam tão agressivos.

O que acha das opções, ficaram plausíveis?

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que sim, mas tem que testar o que fica melhor. Se quiser vir para cá para testarmos estou às ordens. Só que no feriado eu receberei meus pais aqui e na segunda vou para a amazônia e só volto na sexta.

[]'s

Crawlig Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que sim, mas tem que testar o que fica melhor. Se quiser vir para cá para testarmos estou às ordens. Só que no feriado eu receberei meus pais aqui e na segunda vou para a amazônia e só volto na sexta.

[]'s

Crawlig Chaos

Só testando mesmo. Viaja tranquilo que depois a gente vê isso. Falando em família, como está a "Dona Crawling" e a "princesinha"? Espero que estejam bem!!!

Um grande abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou postar aqui o print da tela do bassbox dos gráficos e informações da caixa para subgraves extremos para o Eclipse e gostaria da opinião de vocês. Se alguém que tiver mais experiêcia com o programa puder dar uma olhada eu agradeço. A imagem segue abaixo!

http://yfrog.com/1fprojetobassboxj

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que a estucada está esparramada demais... o-o-

Brincadeiras à parte, não entendo muito desse programa, mas me pareceu estranho aquele vale no gráfico do deslocamento do cone. Vai fazer caixa dutada mesmo?? Já simulou uma selada??

As moças estão bem, qualquer dia desses levo a filhota em um encontro do Fórum.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que a estucada está esparramada demais... o-o-

Brincadeiras à parte, não entendo muito desse programa, mas me pareceu estranho aquele vale no gráfico do deslocamento do cone. Vai fazer caixa dutada mesmo?? Já simulou uma selada??

As moças estão bem, qualquer dia desses levo a filhota em um encontro do Fórum.

[]'s

Crawling Chaos

Talvez se eu colocar num pneu Toyo fique melhor... :vts

Esse vale sempre aparece... pasmafaute mesmo em simulações com outras litragens. Na simulação da isobárica dos JL, esse vale também aparecia. Com o deslocamento do cone, eu nem fico muito preocupado porque o Xmax desse sub passa dos 18mm O.O . Vamos ver o que o pessoal mais entendido no programa pode dizer. Quanto a simulação em caixa selada, o F3 fica em 45Hz, frequência onde eu queri que fosse feito o corte LP do sub, se não fosse por isso, iria de selada com certeza mas quero respostas abissais se possível.

Bom saber que a família está bem.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

A foto que achei na internet pra facilitar a visualização do painel: http://img81.imageshack.us/img81/9069/0904081125dp0.jpg

Se alguém puder ajudar na dúvida do bassbox eu agradeço.

Estive pensando em desistir dos fulls + tw no painel pra poder utilizar os cortes ativos do player para todos os canais. Para tanto, eu utilizaria os mids até 1500 / 2000hz e utilizaria um tw que respondesse a partir daí nas extremidades do painel. O problema é que tws desse porte, como o Seas h1189 (uma opção que venho analizando) são bem grandes e não sei como ficaria a resposta. Vocês sabem de algum que poderia cumprir de forma satisfatória esse papel não tendo um plate de 4".

Valeu e um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Sérgio, respondi lá no meu tópico mas vou completar aqui. Olhando assim parece que os seas cabem sim ali no cantinho. Mas vc tb pode optar em coloca-los no pezinho tb, aí resolve tb o problema do sol.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Sérgio, respondi lá no meu tópico mas vou completar aqui. Olhando assim parece que os seas cabem sim ali no cantinho. Mas vc tb pode optar em coloca-los no pezinho tb, aí resolve tb o problema do sol.

Abraço

Vou fazer o teste com um plate de 4" pra ver como fica, se não fica trambolhão demais. Se bem que full + tw também não é um conjunto dos mais discretos. Eu utilizava assim no Voyage e não tinha do que reclamar, mas a intenção agora é mais direcionamento egoísta e subir o palco sonoro com os tw no painel. Quanto ao sol, seria muito problemático, mesmo estando em caixas acústicas sobre o painel? Chegando em casa vou colocar o full e o tw sobre o painel pra ter uma idéia da dimensão, tiro umas fotos e posto pra todos darem uma olhada.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, Sergião. Esse painel aí é dos mais novos. Achei que era um bem mais antigo. Veja a possibilidade de colocar os peitinhos em frente aos difusores de ar laterais. do lado do motorista tem um cantinho bem convidativo para um mid. do lado do passageiro tem espaço, mas não tem o cantinho.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, Sergião. Esse painel aí é dos mais novos. Achei que era um bem mais antigo. Veja a possibilidade de colocar os peitinhos em frente aos difusores de ar laterais. do lado do motorista tem um cantinho bem convidativo para um mid. do lado do passageiro tem espaço, mas não tem o cantinho.

[]'s

Crawling Chaos

É essa a idéia Fredão! Utilizar aquele cantinho do lado do motorista e fazer uma peça o mais integrada possível ao painel pra ficar um pouco mais harmonioso. Não vou ter problemas com o direcionamento porque ele será totalmente egoísta. Vou ver como vai ficar o cross passivo para full e tw no painel ou então, como descrevi acima, partir para um tw maior (vifa, seas, dayton, etc, que responda a partir de 1500 a 2000 hz. Tenho que ver como comprar isso pela net.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o manual do seu Alpine CDA-9854L for em portugues, vc me venderia uma cópia?

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o manual do seu Alpine CDA-9854L for em portugues, vc me venderia uma cópia?

Compartilhar este post

Link para o post

Povidencio sem problemas amigo, só que estou de férias e com obras em casa e não tenho como resolver isso agora. Assim que voltar ao trabalho em janeiro, vou ver se consigo digitalizar e hospedar em algum site, inclusive aqui no fórum.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow Serjão... obra em casa é atraso de vida... cheeguei à conclusão que pedreiro é encosto... hauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...