Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Eu tô igual fi de puta em dia dos pais...

 

 

 

Perdidinho :vts :vts :vts

 

Minha sugestão pra você é ouvir uma LT. A vantagem da LT são os subgraves poderosos (leia-se mais presentes) e a precisão na velocidade dos graves. Como eu gosto muito de pedal duplo de bateria e rock em geral, a LT está sendo o paraíso pra mim.

 

O interessante seria você ouvir o mesmo sub em LT e outra caixa qualquer, desde que bem feita. A LT por si só já limita a resposta, sendo 1 oitava acima da frequência de sintonia da caixa (normalmente a FS do sub) e tem resposta satisfatória (não é poderosa), descendo até 1/2 oitava abaixo da sintonia, por isso a sugestão para qualidade e não para pressão. Se quer subgraves abissais, precisos e rápidos, vai de LT, mas não espere o mesmo resultado em pressão de uma caixa dutada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sérgio, tive que dormir também, e acabei não dando tempo de postar aqui a dúvida:

 

A LT ficou show, vlw mesmo pela sua dedicação, mesmo não tendo muito tempo

 

As dúvidas é basicamente das medidas, que achei um pouco estranho:

 

imagemrw.png

Nessa imagem acima, nas medidas assinaladas, achei um pouco "grande" a diferença das medidas levando em conta que são "próximas", que no caso intervem da curva, que primeiro vem 142mm (14,2cm) no começo da curva, no meio fica 126mm (12,6cm) e no final, 126mm (12,6cm), ou estou enganado ? Na LT que tinha projetado deixava uma diferença em torno de 0,30~0,50cm

 

Igual aqui nessa curva:

17737015.png

 

A diferença é de apenas 0,39cm entre as medidas da curva, nesse caso, seria o mais correto ?

 

E aqui a largura:

888qv.png

 

O Gledson tem disponível exatos 90cm de largura do Uno, e a caixa possui esse exatos 90cm, o certo não seria ter uma tolerância pra menos em relação a medida do porta malas, para que assim encaixe sem "esforços" ou algo do tipo ?

 

Muito obrigado por nos ajudar, vlw mesmo pelo seu empenho, só queria tirar essa dúvidas em relação as medidas :)

Editado por Viepper

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então compre 2 P3 e faça uma LT isobárica igual do amigo aqui do tópico (Vinicius MB)..

se não gostar do resultado.. simplesmente faça outra caixa.. vai ficar mais dificil de errar na compra.. :legal:

Outra alternativa em relação a LT no carro, é utilizar a LT que uns anos atrás (bem atrás uns 7), o Kleber usou,

 

É basicamente em vez de usar na forma de 1/4 do comprimento da onda, usar em 1/3, o que diminui o tamanho da LT mais exige MUITO preenchimento, que acredito que seja pra compensar !

 

Ele usou se não me engano no JL de 12" dele, acho que er ao 12w6, não lembro direito !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei a correção para o seu e-mail.

 

O problema deve ter sido uma linha que acompanhou uma aresta e atrapalhou na medida. Fiz umas pequenas correções, mas não se preocupe com pequenas diferenças que aparecerem no projeto porque quando você puxa uma peça, o ângulo que ela forma vai alterar um "pentelhésimo" a medida mas não vai acarretar nenhum problema no rendimento do projeto. Pode montar esse esboço que vai ficar correto. Quanto `a medida de 90 cm na largura do porta-malas, eu fiz baseado na medida que vocês passaram, mas eu acho que não vai haver problema, inclusive é interessante que a caixa entre justa no local pra não ficar "sambando" no porta-malas. De qualquer forma, tire a medida novamente e confira se vai ficar correto. Salvo engano, 90 cm dá certo sim.

 

Verifique a medida e se for necessário, a gente altera o projeto, mas eu creio que caberá sim.

 

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu tivesse paciência pra desenhar uma LT, já teria executado uma pro meu Questo 10"

parabéns pro Viepper pelo tópico

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu tivesse paciência pra desenhar uma LT, já teria executado uma pro meu Questo 10"

parabéns pro Viepper pelo tópico

:legal:

Vlw Cristiano !

 

No caso da LT, então copia o projeto do gu_mazza lá, sintonia na FS se não me engano e área transversal de 0,8 e 1,19 hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei a correção para o seu e-mail.

 

O problema deve ter sido uma linha que acompanhou uma aresta e atrapalhou na medida. Fiz umas pequenas correções, mas não se preocupe com pequenas diferenças que aparecerem no projeto porque quando você puxa uma peça, o ângulo que ela forma vai alterar um "pentelhésimo" a medida mas não vai acarretar nenhum problema no rendimento do projeto. Pode montar esse esboço que vai ficar correto. Quanto `a medida de 90 cm na largura do porta-malas, eu fiz baseado na medida que vocês passaram, mas eu acho que não vai haver problema, inclusive é interessante que a caixa entre justa no local pra não ficar "sambando" no porta-malas. De qualquer forma, tire a medida novamente e confira se vai ficar correto. Salvo engano, 90 cm dá certo sim.

 

Verifique a medida e se for necessário, a gente altera o projeto, mas eu creio que caberá sim.

 

 

Um abraço,

Sérgio.

Vi agora aqui, ta legal agora, acredito que deva ficar bom !

 

Muito obrigado pela a ajuda Sérgio !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LT projetada ! Tem alguns errinhos, coisa milímetros até menos que isso eauehauhe, apesar que está pouca coisa desproporcional mas está legal, acredito que não vá haver diferença sonora (ou deve ter só que quase imperceptível) !

 

LT ficou com sintonia em torno de 27~28hz (não ficou exato), e área transversal inical de 0,85SD e final 0,55SD, bem legal !

 

As medidas pra quem quiser no futuro fazer uma pro seu kicker ! Podendo ser utilizada em outros subs de 12" quadrados, até redondo só que ai a SD pra ele seria bem maior (na mesma proporção do final e início).

 

lttq.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LT projetada ! Tem alguns errinhos, coisa milímetros até menos que isso eauehauhe, apesar que está pouca coisa desproporcional mas está legal, acredito que não vá haver diferença sonora (ou deve ter só que quase imperceptível) !

 

LT ficou com sintonia em torno de 27~28hz (não ficou exato), e área transversal inical de 0,85SD e final 0,55SD, bem legal !

 

As medidas pra quem quiser no futuro fazer uma pro seu kicker ! Podendo ser utilizada em outros subs de 12" quadrados, até redondo só que ai a SD pra ele seria bem maior (na mesma proporção do final e início).

 

 

Guilherme, depois me passa o esquema de colocar as medidas no desenho. Não sei como é e não estou tendo tempo de ficar fuçando o programa pra aprender.

 

Esqueci de colocar no projeto quando fiz as mudanças aquela peça inclinada que fica do lado esquerdo abaixo do sub. Seria interessante colocá-la, já que tem espaço disponível.

 

Nem esquente a cabeça com as pequenas diferenças que você citou. Agora é montar a caixa e acertar o preenchimento.

 

Boa sorte na execução do projeto e se eu puder ajudar em alguma coisa, é só dar um grito.

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio, perdão pela a demora !

 

Então não sei se seu sketchup tem essa ferramenta, mas é esta aqui:

d1m.png

 

Caso não tiver, acho que tem como coloca-la indo nas configurações eu acho, vou ver aqui !

 

Ai é bem simples usar, só ligar de uma extremidade a outra:

 

m8g.png

 

E depois puxar pro local desejado, podendo ser tanto pra baixo cima, pro lado, bem simples:

 

vyhc.png

 

Tem como também, você colocar por linha, com a ferramenta selecionada é só passar o mouse por cima dela (longe das extremidades e do centro da linha) e a linha vai ficar azul (selecionada) ai só clicar e puxar :)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

No caso da peça inclinada, pode colocar apenas a madeira, tipo assim (esboço) ?:

dho.png

 

Uploaded with ImageShack.us

 

E Sérgio, Muito obrigado pela a ajuda ai, vlw mesmo ! Além do pessoal também ter ajudado, com as sugestões! !

 

Agora, na construção da caixa vamos aguarda o Gledson !

Editado por Viepper

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa..

estive no marceneiro hj.. ele comentou que pode fazer a caixa sem problemas..

só esta esperando meu aval positivo.

agora me surgiu uma duvida..

não existe uma "receita de bolo" para o preenchimento?

as LT que vejo sempre há preenchimento até o meio da caixa.. ou muito proximo disso..

pode se usar isso como via de regra?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guilherme, o correto é uma peça de MDF como você colocou no desenho mesmo. Quando fiz o desenho, acabou ficando fechado e esqueci de comentar esse detalhe. Valeu a explicação do programa, me ajudou muito.

 

Gledson, preenchimento é testando mesmo, mas se dividir a linha em três partes, preencher o primeiro terço mais apertado e um pouco mais fofo no segundo terço e deixanto o terço final sem preenchimento, deve dar um bom resultado. Não esqueça de postar as fotos pra gente acompanhar.

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Outra alternativa em relação a LT no carro, é utilizar a LT que uns anos atrás (bem atrás uns 7), o Kleber usou,

 

É basicamente em vez de usar na forma de 1/4 do comprimento da onda, usar em 1/3, o que diminui o tamanho da LT mais exige MUITO preenchimento, que acredito que seja pra compensar !

 

Ele usou se não me engano no JL de 12" dele, acho que er ao 12w6, não lembro direito !

 

Esta LT funciona, mas não tanto.

 

Na realidade, funciona muito mal.

 

Depois que você faz uma direitinha, a resposta melhora MUITO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa..

estive no marceneiro hj.. ele comentou que pode fazer a caixa sem problemas..

só esta esperando meu aval positivo.

agora me surgiu uma duvida..

não existe uma "receita de bolo" para o preenchimento?

as LT que vejo sempre há preenchimento até o meio da caixa.. ou muito proximo disso..

pode se usar isso como via de regra?

Basicamente, não tem fórmula básica ou calculo de preenchimento de LT, o preenchimento é totalmente subjetivo, logicamente e tem uma base do que acontece no preenchimento, mas receita de bolo, precisamente, não tem.

 

Você começa como o Sérgio disse, preencher decrescendo até o final, depois vai testando. Vai perceber que alterando a densidade no final, muda uma característica, adicionando mais preenchimento no começo, muda outra característica.

Guilherme, o correto é uma peça de MDF como você colocou no desenho mesmo. Quando fiz o desenho, acabou ficando fechado e esqueci de comentar esse detalhe. Valeu a explicação do programa, me ajudou muito.

 

Gledson, preenchimento é testando mesmo, mas se dividir a linha em três partes, preencher o primeiro terço mais apertado e um pouco mais fofo no segundo terço e deixanto o terço final sem preenchimento, deve dar um bom resultado. Não esqueça de postar as fotos pra gente acompanhar.

 

Um abraço,

Sérgio.

Entendi, vou ver aqui o limite da peça de como tem que ficar, ai posto as medidas !

 

 

Esta LT funciona, mas não tanto.

 

Na realidade, funciona muito mal.

 

Depois que você faz uma direitinha, a resposta melhora MUITO.

Entendi. Eu previa isso digamos assim, é basicamente uma forma de tentar melhorar um fator (espaço), mas compromete outro fator (sonoridade).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fez? Tá tocando?

nada Sergio.. pessoal do fugindo de confeccionar ela por causa da dificuldade..

mas eu to lá.. firme e forte enchendo o saco deles para construir.. heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nada Sergio.. pessoal do fugindo de confeccionar ela por causa da dificuldade..

mas eu to lá.. firme e forte enchendo o saco deles para construir.. heheheh

Vai na loja, compra o MDF cortado nas medidas e monta você mesmo rapaz. Não fica dependendo dos outros pra isso não! pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai na loja, compra o MDF cortado nas medidas e monta você mesmo rapaz. Não fica dependendo dos outros pra isso não! pasmafaute

to pensando seriamente em algo assim.. pq quando mostro o projeto com as medidas.. ja vejo cara feia na hora..

:vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cadê a caixa mouzzzzz?

 

Se fosse aqui em Brasília, a gente já tinha montado essa caixa. :angry:

Deixa de ser medroso, compra a porr@ do MDF e monta logo esse "trem". [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...