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Felipe Algumacoisa

Review interessante sobre o 308

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Antes de tudo recomendo um test-drive voce mesmo, pq esse Review é o ponto de vista de uma pessoa. Mas bastante interessante. Parece mostrar bem os pontos fortes e fracos do carro, de forma bem crua.

 

 

 

http://www.noticiasa...-da-tecnologia/

 

O cheiro da tecnologia

 

03/09/2012

115 comentários

 

novo-peugeot-308-fotos-avaliacao-completa-5.jpg

 

O cheiro de carro novo é uma sensação inigualável, pode ser o pior carro da categoria, mas com certeza o “cheirinho” dele vai fazer a pessoa ficar um tempo a mais dentro do carro, nem que seja para passar um pouco da essência para a roupa. O cheiro do carro 0km é tão distinto, que até mesmo dentro de um estacionamento é possível distinguir aquele carro zerinho parado em algum lugar.

 

Faça o teste você mesmo, comece a andar em meio a uma multidão de carros parados em uma tarde de domingo no estacionamento de algum shopping, garanto que em questão de segundos, mesmo com todos os carros fechados, será possível identificar o bendito cheirinho de novo. Alguns especialistas no assunto garantem que o cheiro influencia tanto no sentido das pessoas, que chega até atrapalhar seus julgamentos, como por exemplo, na hora de comprar ou avaliar um carro.

 

Aquele que tem melhor cheiro poderia fazer o jornalista, ou o consumidor, suavizar levemente suas impressões. No caso dos carros populares isso é ainda mais forte, já que a quantidade de plástico e borracha, além do tecido dos bancos, vem em quantidade diferente dos modelos maisrequintados, basicamente por questão de materiais de acabamento.

 

Recentemente tive a oportunidade de passar uma semana com um Peugeot 308 , ele tinha seus dois mil km rodados. Como os bancos eram de tecido, o cheiro na cabine continuava forte como em um Chevrolet Celta. O painel tem um acabamento simples, mas bem construído, os detalhes em tonalidades diferentes, cromado e alumínio, também dão um toque “Premium” ao modelo, mesmo que a lateral das portas seja composta majoritariamente por um plástico comum.

 

Não há necessidade de bater as portas dianteiras, basta soltá-las no último estágio que elas fecham sozinhas. É um sistema diferente do usado na Mercedes-Benz, Bentley e outras marcas de luxo, que ao invés do funcionamento elétrico, é um mero conjunto de borracha e fechadura que proporcionam tal perfumaria.

 

O farol também tem acendimento automático, o rádio abaixa o volume à medida que o carrodiminui velocidade, os vidros sobem e descem com um toque no botão, o alarme é ativado após alguns segundos que o motorista sai do carro e o sistema elétrico desliga os componentes de som quando a chave fica muito tempo fora da ignição, com intuito de não descarregar a bateria. É um carro diferenciado quanto aos pequenos luxos para agradar o motorista.

 

É tudo muito maravilhoso enquanto o carro está parado, chega a ser encantador ter a experiência de se sentir em um modelo que seria considerado “extremo luxo” nos anos 80 ou 90, já que estamos nos referindo a um popular europeu. A tecnologia embarcada é marcante, onde os olhos batem é possível ver algum “gadget” ou acessório que seja possível configurar para a comodidade do motorista.

 

Obviamente, inúmeros carros hoje em dia contam com tais apetrechos eletrônicos, mas o grande “problema” não é esse. Sim, há um problema no excesso de eletrônica. Como eu disse anteriormente, é tudo maravilhoso quando o carro está parado, mas algumas funcionalidades eletrônicas não são tão convenientes assim quando estamos no controle do carro, ou melhor, quando a parte mecânica tenta conversar com a eletrônica.

 

Hoje a maioria dos veículos comercializados são equipados com o acelerador eletrônico, ao invés do convencional sistema de cabo. Segundo as montadoras, existem diversos argumentos que fazem do eletrônico ser tecnicamente superior ao tradicional, a começar pela economia de combustível e redução de custos, fatores que são otimizados em motores equipados com o drive-by-wire (DBW).

 

Muita gente deve se identificar com o que irei dizer agora, o grande problema do DBW é a falta de sensibilidade que se deixa de ter no pedal, isto é, há um atraso na reação do carro desde o momento em que se toca no acelerador até a resposta do motor, tempo que varia desde milésimos de segundos até um segundo, dependendo do ajuste e do orçamento pelo qual ocarro precisou passar para ser fabricado.

 

No caso do 308 , acredito que o tempo de reação chegue na casa de um segundo, pois é frustrante pisar no acelerador e o carro, literalmente, não estar nem ai para a ordem que está sendo dada. Experimente ligar o ar-condicionado e verá uma rebeldia maior ainda, é necessário certo tempo para se acostumar com o sistema, em outras palavras, é a eletrônica estragando um carro que tinha tudo para agradar ao motorista.

 

Mas a “maldição” da eletrônica mal feita não acaba ai, há também o caso da direção elétrica. Primeiramente, vamos combinar algo: por mais “hardcore” que a pessoa seja, não existe coisa mais deliciosa no mundo do que um volante macio na hora de esterçar o carro em vagas de estacionamento.

 

Na verdade existe sim, é o ar-condicionado nos dias de sol, mas a direção macia está ali lado a lado. Com o 308 eu não tenho do que reclamar, ela funciona perfeitamente em velocidades baixas ou transitando normalmente pela cidade, mas por eu estar falando isso você deve estar pensando: “Imaginei que ele iria reclamar da direção”. Eu não reclamaria se não tivesse tido a oportunidade de utilizar o carro em rodovia, ou melhor, se eu sequer tivesse passado dos 80km/h.

 

A Peugeot desenvolveu um sistema de direção elétrica progressiva, isto é, ela vai “adicionando peso”ao volante na medida em que a velocidade do carro sobe, com intuito de aumentar a precisão em velocidades mais altas. Na teoria, isto funciona maravilhosamente bem, o problema é que acima de 100km/h a direção parece estar conectada a uma âncora de navio.

 

Não há outra maneira de descrever isso: é algo extremamente artificial. Com cerca de uma hora de viagem meus braços já estavam cansados de segurar o volante e precisei recorrer ao encosto lateral, pois o peso do volante é tão inconstante que dá a impressão de que o carroestá com algum pneu furado ou o fluido da direção esgotou.

 

Claro que a engenharia não vem somente para “estragar” o carro. Por se tratar de um projeto moderno, o 308 se mostrou extremamente estável quando conduzido de forma dinâmica na rodovia. Mesmo com um ajuste focado no conforto, o trabalho da suspensão permite que o motorista tenha segurança durante as curvas, em momento algum o carro mostra sinais de querer sair de frente ou de traseira.

 

O chassi tem pouquíssima rolagem e os freios (disco nas quatros rodas) não reclamam em momento algum quando são exigidos com certo vigor, sem nenhum vestígio de desestabilização ou “fading”, ou seja, a maturidade tecnológica também traz benefícios que se acumulam com o tempo, pois algo assim não era encontrado no antecessor 307.

 

Comparado a um carro de projeto mais antigo e focado na dirigibilidade, como um Civic ouFocus, o 308 se mostra em um bom nível de desenvolvimento, já que no passado, tal comparação seria um tanto absurda. Essa experiência me fez pensar no tipo de prioridade que estão dando aos carros hoje em dia.

 

O cheiro é excelente, o acabamento é bom, a perfumaria é invejável e o design é apaixonante, no entanto, tudo isso (quase) vai por água a baixo quando se convive com o carro. Se me perguntassem na rua sobre o 308 , eu não hesitaria em dizer que é um bom carro, mas somente recomendaria caso a pessoa não fosse muito exigente com dirigibilidade, pois fora isso, a tecnologia, a engenharia e a eletrônica vem de braços abertos para receber o consumidor que busca um automóvel com um requinte diferenciado, que junte conforto, segurança e certas quantidades de luxo.

 

Só espero que algum dia seja possível aliar tecnologia, eletrônica, prazer ao dirigir e sensibilidade ao volante, tudo isso em um hatchback popular.

 

Por Julio Cesar Molchan de Oliveira

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Ainda é muito cedo para dar alguma opinião concreta, o meu só tem 200km, mas não senti esse volante tão pesado quando peguei uma serrinha fds.

Até minha esposa que dirige um C3 com direção elétrica gostou do estilo do 308.

 

Mas deixa eu andar mais, bem mais pra dizer alguma coisa hehehe

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É......o "pseudo" repórter da matéria demonstrou vasta experiência em carros populares como o citado Celta no texto.........

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Pela primeira vez li um review que parece ser 'honesto'...

 

Gostei do que li... sem puxação de saco!

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Achei a reportagem fraca. O cara não parece ter domínio sobre o que falava, ridícula a parte sobre o cheiro...

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Não há outra maneira de descrever isso: é algo extremamente artificial. Com cerca de uma hora de viagem meus braços já estavam cansados de segurar o volante e precisei recorrer ao encosto lateral, pois o peso do volante é tão inconstante que dá a impressão de que o carro está com algum pneu furado ou o fluido da direção esgotou.

que bixona

que bixona!

se esse cara aí pegar um Marea T, que tem direção hidráulica da década de 1990, não vai conseguir sair de uma vaga de estacionamento então, vai abrir a porta e sair dando pulinho dizendo "ai ui, machuquei meu cotovelo, estou com LER"

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Essa questão da direção me parece mais o velho costume com direções "molengas".

 

A peugeot sempre fez a opção por direções hidráulicas levemente mais pesadas. Entre todos os carros que já tive, foi o acerto de direção que mais me agradou, pois é bem firme em altas velocidades, não fica aquela direção balançando toda hora.

 

Quanto ao drive by wire é uma mer** mesmo. Mas quem tem já se acostumou a acelerar antes de soltar a embreagem. Não sei se no 308 de fato é tão lento, mas já dirigi vários modelos, e nunca vi nenhuma GRANDE discrepância.

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Eu tenho um 206 e a única coisa que eu acho ruim na direção dele é quando se passa em alguma ondulação/buraco ele puxa para o lado em que pegou..e não sei bem certo se é do carro..mas dirigi outro 206 com o mesmo modelo de Pneu 195/55/15 e aconteceu a mesma coisa..

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Nao parece ser um jornalista, nem ao menos é uma avaliaçao tecnica (a parte do cheiro realmente é completamente dispensavel Xan). Mas como o Rapha disse, aparenta bastante sincera a opiniao dele, sem puxaçao de saco alguma. E aponta caracteristicas interessante, tanto boas quanto aparentemente ruins.

 

Porem como alertei no começo, é um ponto de vista. Para cravarmos algo, o correto seria experimentarmos antes para tirar nossas conclusoes.

 

E quando o PH, que acabou de comprar um, usar mais o carro, podera ser uma otima fonte de informaçoes pragente tmb.

Nao postei la no teu Topico PH, pra nao ficar chato, ja que se tratava de compra. Mas por favor faça uma Review daqui a alguns meses, seja aqui ou la.

 

Abraço

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E quando o PH, que acabou de comprar um, usar mais o carro, podera ser uma otima fonte de informaçoes pragente tmb.

Nao postei la no teu Topico PH, pra nao ficar chato, ja que se tratava de compra. Mas por favor faça uma Review daqui a alguns meses, seja aqui ou la.

 

Abraço

 

Tranquilo, aquele tópico lá era uma coisa e já virou outra hehehe

 

Mas faço um review mais detalhado sim .

 

A principio a única coisa que está me incomodando no momento é o ASL (não sei se é a mesma sigla, mas no pioneer era isto) do rádio que não sei como desligar. Liguei na css e eles falaram pra passar lá tomar um café enquanto eles desligam hehehe

 

Até o cara do texto acima comentou que o som baixa sozinho, pra alguns isto é legal, mas eu não gosto.

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Um carro que meche no volume do meu som ?? eu quebrava de PAU.

 

HAHAHAHAHHA .So eu não vi nenhuma utilidade nessa função ???

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Que bom que concordam, pq é horrivel! Custei mas achei onde tirar isso do som do carro daqui de casa, graças a deus! O som sempre fica beeem longe do ideal. Se fosse algo mais sutil... Mas nao.

 

Ganha velocidade, começa a berrar. Quando ta se acostumando com o som alto ("sem sua permissao"), baixa drasticamente ao reduzir a velocidade. Bizarro mesmo.

Antes de saber desabilitar, cheguei a desligar o som algumas vezes de tao irritante. AHUaHuaHua

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Eu tenho um 206 e a única coisa que eu acho ruim na direção dele é quando se passa em alguma ondulação/buraco ele puxa para o lado em que pegou..e não sei bem certo se é do carro..mas dirigi outro 206 com o mesmo modelo de Pneu 195/55/15 e aconteceu a mesma coisa..

 

O nome disto é bucha gasta.

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Na boa? Achei o review ridículo. Mas ridículo mesmo, coisa de quem não tem o que falar, tanto que fica falando de outro carros, e com a intenção de desmerecer o modelo.

 

Nenhum dos "problemas" que ele citou eu achei real. Não acho a direção nada incomoda, nem pesada. Já toquei a 180 na pista, e não pesa demasiadamente. Passa uma sensação de controle muito boa. Quer uma direção artificial? Pega a do New Fiesta. É uma coisa absurdamente leve e molenga para qualquer velocidade, o que acaba prejudicando para fazer curvas mais fortes. Eu estava com direção mecânica até uns anos atrás e sei bem o que é direção pesada.

 

E do acelerador eletrônico, também não concordo. O 308 veio com um novo propulsor 1.6, provavelmente o mais forte para a cilindrada. Trabalha bem em baixa rotação, ou seja, o carro responde consideravelmente melhor que o 1.6 anterior do 307 ou do que o bom 1.6 E.TorQ da Fiat, que precisam subir o giro para responder. Não senti nenhum lenga lenga para responder. Se fosse reclamar do motor, falasse que em 5ª fica meio bobo para retomadas e desenvolvimento, o que é uma realidade, e provavelmente sanada no 2 litros.

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A crítica do cara foi referente ao lag do acelerador eletrônico Pad, nada sobre o motor ser lerdo.

 

Sobre o motor 1.6, não é o mais potente, tem o do Kia/Hyundai com 128 pocotós.

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O acelerador eletrônico em diversos modelos realmente mata bastante o carro, por isso muita gente esta utilizando o SprintBooster, desde carros premiums como BMW, MB, Volvo e etc até o Focus que foi o qual testei e a diferença é gritante, A Fiat adotou uma solução interessante no Punto TJET, que vc seleciona o modo de condução. Acredito que funcione nos mesmos moldes, vc pisa menos e abre mais o corpo de borboletas.

Em relação a direção, os moldes adotados pela Ford no Focus 2.0 é a melhor solução: Você pelo computador de bordo tem 03 opções de condução, Normal, Comforto e esporte.

 

Em relação a este Peugeot eu o considero um belo carro, mas não me empolgou para trocar o Focus nele. Creio que sofrerá bastante no mercado para acompanhar as vendas do Novo I30 e Novo Focus que vem por aí...

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Da balança?

 

Yep!

 

Tem que ver também se a articulação da direção não tá gasta. O meu tinha dessas de jogar pra um lado, e era a articulação que estava BEM gasta.

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A crítica do cara foi referente ao lag do acelerador eletrônico Pad, nada sobre o motor ser lerdo.

 

Sobre o motor 1.6, não é o mais potente, tem o do Kia/Hyundai com 128 pocotós.

 

Do jeito que o cidadão escreveu subentende-se que o carro não anda, que se você precisar acelerar ta ferrado e vai ficar para trás. Não é bem assim.

 

Hyundai é Cv-PMPO, com custo de 1 bilhão de dólares na criação, e os melhores do mundo. :P

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Do jeito que o cidadão escreveu subentende-se que o carro não anda, que se você precisar acelerar ta ferrado e vai ficar para trás. Não é bem assim.

 

Hyundai é Cv-PMPO, com custo de 1 bilhão de dólares na criação, e os melhores do mundo. :P

 

Ele deu uma queimadinha básica no carro.

 

É, tem disso, os 128 pôneis da Kia/Hyundai não são confiáveis.

 

Vamos ver quando emparelhar um C3 do lado de um HB20 o que vai dar.

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Essa questão da direção me parece mais o velho costume com direções "molengas".

 

A peugeot sempre fez a opção por direções hidráulicas levemente mais pesadas. Entre todos os carros que já tive, foi o acerto de direção que mais me agradou, pois é bem firme em altas velocidades, não fica aquela direção balançando toda hora.

 

Quanto ao drive by wire é uma mer** mesmo. Mas quem tem já se acostumou a acelerar antes de soltar a embreagem. Não sei se no 308 de fato é tão lento, mas já dirigi vários modelos, e nunca vi nenhuma GRANDE discrepância.

 

O Focus é muito lento! O acelerador tem um delay absurdo!!!!

 

RJmotta,

 

Ja dirigi bmw e mercedes, e o delay não é absurdo igual ao do Focus não! aliás, até o Polo/Golf, possuem um delay bem menor! outra coisa que vejo no focus é o mapa da injeção, que ao afundar o pé, o giro sobe gradualmente, diferente de todos outros carros que tive e/ou dirigi... o bmw entao, vc afunda o pé, o giro sobe rápido...

Editado por Rapha_4_bass

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O Focus é muito lento! O acelerador tem um delay absurdo!!!!

 

Diziam que o da VW era rápido, e eu não vi vantagem nenhuma.

 

Todos são lentos, exatamente pq esta é a característica. Se fosse pra ser rápido, seria no cabo mesmo. O sistema é lento pra "domar" o consumo.

 

Mesmo convivendo com essa mer** a pelo menos 8 anos, ainda volta e meia deixo morrer. Quando vejo, tô soltando a embreagem sem acelerar antes, como se faz em aceleradores a cabo.

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Diziam que o da VW era rápido, e eu não vi vantagem nenhuma.

 

Todos são lentos, exatamente pq esta é a característica. Se fosse pra ser rápido, seria no cabo mesmo. O sistema é lento pra "domar" o consumo.

 

Mesmo convivendo com essa mer** a pelo menos 8 anos, ainda volta e meia deixo morrer. Quando vejo, tô soltando a embreagem sem acelerar antes, como se faz em aceleradores a cabo.

 

Nao kleber,

 

Vc nao entendeu! O delay do Vw (polo e golf) eh muito menor, na boa? Nao senti muita diferenca saindo do cabo para ele nao... fo** foi com o ford! fora q vc afunda o pe e o giro sube rapido (vw)! Ja no focus, se vc afundar o pe, o giro nao dispara! Ele sobe gradualmente!

 

Edit: para nao deixar o carro morrer, eu desenvolvi a tecnica de "bombar o acelerador"... Eu dou umas 2 bombadas e vou soltando a embreagem hehehhe senao ele morre! Ou vc sai esgoelando! :vts

Editado por Rapha_4_bass

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Sei lá, nunca dirigi o focus. Dirigi a Ecosport (zetec rocam 1.6 e Duratec 2.0), acho que as duas com DBW, e as reações eram totalmente normais.

 

O duratec empolga pra ca*****!

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Sei lá, nunca dirigi o focus. Dirigi a Ecosport (zetec rocam 1.6 e Duratec 2.0), acho que as duas com DBW, e as reações eram totalmente normais.

 

O duratec empolga pra ca*****!

 

Dirige o novo focus! Esse msm duratec ta uma mer**! Comparado ao antigo!

 

Edit acho q o zetec rocam nao rola DBW nao!

Editado por Rapha_4_bass

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