Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

LeandroVeterinario

PIONEIRISMOS NO SOM AUTOMOTIVO

Recommended Posts

Postado em

Bom, lendo sobre lançamentos revolucionários e outras coisas mais aqui no fórum mesmo, lembrei de um editorial da Elettromedia

http://www.elettromedia.it/ELETTROMEDIA-CompanyProfile.pdf

Empresa italiana que fabrica os produtos AUDISON, HERTZ E CONECTION, a partir da página 18.

- 1982 - CA 800 Il primo amplificatore a ponte ad alta corrente - The first high current, bridged amplifier - primeiro amplficador com opção bridge - ligação em ponte.

- 1984, HP 111 introduces input sensitivity continuous adjustment in a car amplifier - EM 1984 lançaram o amplficador HP 111, com ajuste de ganho.

- 1994 - LR 3081 Sub is the first amplifier in the world specifically designed to drive subwoofers. EM 1994, primeiro amplficador específico para subwoofers.

- 1994 - A.B.S., Audison Balanced System, the pin-rca compatible balanced connection, was created in 1994 to solve noise problems caused by modern cars circuits. Criado em 1994, um amplificador com entradas balanceadas, para solucionar problemas de ruidos relacionados a circuitos elétricos de carros modernos.

Vamos lá, exemplos, fotos, comentários?

Postado em

Tem uma coisa que até hj n entendo!

Por volta de 2001 existia um amp, um tal de "infinity" snme, que vc podia cascatea-lo somando assim suas potencias! Cada amp tinha 2x50wrms bridgeaveis e q podia ser linkado com outro similar pra somar a potencia!

Lembro q tinha um figura na epoca q tinha 4 desses em cada porta dum gol box, totalizando ~400wrms e uma wpu 150x em cada porta (+drive e tw)... Rapaz, era ignorancia demais pra epoca, onde o tmp mal existia na minha cidade!

Postado em

Por volta de 2001 existia um amp, um tal de "infinity" snme, que vc podia cascatea-lo somando assim suas potencias! Cada amp tinha 2x50wrms bridgeaveis e q podia ser linkado com outro similar pra somar a potencia!

Lembro q tinha um figura na epoca q tinha 4 desses em cada porta dum gol box, totalizando ~400wrms e uma wpu 150x em cada porta (+drive e tw)... Rapaz, era ignorancia demais pra epoca, onde o tmp mal existia na minha cidade!

tem uns amplficadores que permitem ser ligados em "cascata" hoje em dia..

http://www.pioneerelectronics.ca/POCEN/Products/Car+Audio+Video/Amplifiers/GM-Digital-Series/PRS-D2000SPL

tem um da hertz que lembro que faz isso também, o SPL monster 15.000 w ... devem ter outros vários que também podem.

Outras coisas interessantes:

In 1980 Focal was the first to use dual voice-coils in a speaker. (Focal foi a primeira a utilizar bobinas duplas em alto-falantes, em 1980)

Focal invented inverted-dome tweeters, which are a vastly superior design to any other type of tweeter (Focal inventou tw com cone invertido)

Focal pioneered the use of space-age materials like Kevlar, aerospace foam and fiberglass in the manufacture of speaker cones (Focal pioneira no uso de materiais da era espacial, com o Klevlar, fibra de vidro, etc)

Focal is, to this day, the only company with the technology and know-how to use Beryllium, a superior material for tweeter cones. (Tecnologia Beryllium da Linha Utopia, material superior para cones de tw).

Postado em

Não me veio nada em mente! Vou consultar as minhas velhas revistas Som&Carro.

pasmafaute

eu tinha várias edições da som&carro e car sterio tuning, de uns 7, 8 anos atrás minha mãe jogou todas fora kkkkk :(

Postado em

Não tem muito a ver, mas procurem sobre Earl Zausmer e o Buick Grand National. Assuntos interessantes.

Pode isso, Arnaldo?

Postado em

[OFF} Pioneira mesmo, só a PIONEER.

TÁ DÁ TSSSSSSSSSS!

Pioneer é o mesmo que Painer né?

half-troll.png

Postado em

Em 1984 a Tojo tinha um equalizador com booster, que permitia ficar acoplado ao toca-ficas, pendurado na gaveta.

Pode isto, Arnaldo? :vts

Eu tenho um guardado em um armário de bagunças em BH.

[]'s

Crawling Chaos

Postado em

lembro de uma matéria da som e carro (ou outra do gênero), em q o Marcelo Cocurocci instalou 2 sub de 15" (não lembro qual) numa parati, empurrados por um audio art 100hc. isso deve ter sido nos anos 90, hehe.

fiquei muito impressionado com aquele amp. 2 miseros canais de 50rms, mas q num bridge chegava a mais de 1000w.

hoje seria comico alguem tentando vender um amp com 2 canais de 50 pra graves. aposto q muita gente ia torce o nariz antes de ouvir.

Postado em

Eu tenho um guardado em um armário de bagunças em BH.

[]'s

Crawling Chaos

Eu tenho uma vontade daquelas escrotas... montar um amp legalzinho dentro de um desses, só pra tirar onda... hauhauhauhau

Postado em

eu tinha várias edições da som&carro e car sterio tuning, de uns 7, 8 anos atrás minha mãe jogou todas fora kkkkk :(

As minhas por felicidade eu achei, só que estão na casa da minha mãe! Tenho que tirá-las de lá, senão... :(

A minha primeira revista SC foi comprada em setembro de 2000. A capa é um gordão em Omega Australiano, o cd de brinde que veio foi o Corzus Bass...

Postado em

Pioneer é o mesmo que Painer né?

tem uma página legal, e que dá para ver o quanto ficamos atrasados... fui ver cd player em carro lá para 92 (era um omega eu acho, bom eu era gurizinho ainda, cd player em casa foi lá pra 1991-92 também)

http://www.pioneer.eu/uk/content/company/company/history.html

1984

Introduces the world's first LD combination player compatible with CDs and LDs, and releases the world's first car CD player.

1987

Introduction of the car electronics' industry's first 3-source DIN head unit with tape deck, CD player and radio tuner. Introduction of the first multi-play CD "magazine format" for the car.

1989

Introduction of Detachable Face Security system, providing car stereo owners with added protection against theft.

Frente removível, sei lá quando fui ver isso por squi

1990

Introduces the world's first GPS car navigation system. (imagina o trambolho que devia ser)

1997

Introduces world's first DVD car navigation systems, world's first OEL-equipped car audio product

Postado em

[OFF} Pioneira mesmo, só a PIONEER.

TÁ DÁ TSSSSSSSSSS!

Bom dia !!!

E ela é pioneira mesmo !!!

1937 – O fundador da Pioneer, Nozomu Matsumoto, desenvolve com sucesso o alto-falante dinâmico A-8.

1938 – Fukuin Shokai Denki Seisakusho (percursora da Pioneer) é fundada em Tóquio.

1947 – A Fukuin Denki é incorporada.

1953 – O alto-falante de alta-fidelidade Hi-Fi PE-8 é introduzido.

1961 – O nome da companhia passa a ser Pioneer Electronic Corporation (atual Pioneer Corporation).

1962 – Introduz o primeiro sistema estéreo separado do mundo.

1966 – Estabelece escritório de vendas na Europa e E.U.A.

1975 - Introduz o primeiro car stereo por componente do mundo.

1977 – Introduz o primeiro sistema de TV a cabo bi-direcional acessível nos E.U.A. (com Warner Cable).

1979 – Introduz o LD player de uso industrial.

1980 – Introduz VP-1000 LD para uso doméstico nos E.U.A.

1981 – Introduz LD player para uso doméstico e 70 títulos de softwares LD no Japão.

1982 – Introduz o sistema de Karaokê LD para uso comercial.Introduz o primeiro CD player.

1984 – Introduz a primeira combinação de LD player compatível com Cds e Lds do mundo.Lança o primeiro CD player para carros do mundo.

1985 – Introduz o monitor com projeção de 40 polegadas.

1990 – Introduz o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em CD do mundo.

1992 – Introduz o primeiro changer 4X CD-ROM .

1996 – A fábrica de Tokorozawa conquista a certificação ISO 14001.

1998 – Introduz o DVD/CD player e o primeiro DVD/LD/CD player compatível para uso doméstico.

...

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

Bom dia !!!

E ela é pioneira mesmo !!!

1977 – Introduz o primeiro sistema de TV a cabo bi-direcional acessível nos E.U.A. (com Warner Cable).

OFF:

Isso foi 12 anos antes de ter UMA tv a cabo no Brasil heheheh

Até hoje existem STB Pioneer por ai....

PioneerConvertermodelBC-2002--1.JPG

PioneerConverterModelBC-4613V--1.JPG

Postado em

eu tive 2 fosgate 50.1 q tinham essa função em 1997... eles baixavam a 1 ohm cada e dava um bridge de 650wrms nominais entre os 2 amps. mas era mais fraco e menos musical q um bridge do kicker zr360 de 360wrms nominais.

o manual dele ai

manual

eu lembro dos amps earthquake q tinham essa função tb, um pouco mais antigos, de 1995 mais ou menos, na época eram conhecidos por torramps pois ele não aguentava variação de voltagem abaixo de 11,5v. se baixasse dessa voltagem torrava todos transistores da fonte. eram uns montros de 2x1800wrms classe AB na época sem fusivel e no manual era recomendado não colocar fusivel entre amp e bateria, pois poderia queimar o amp.

um pouco da história da fosgate:

1976 First MOSFET amplifier design

1979 First car audio surround processor (Fosgate Gavotte)

1984 The first PUNCH® woofer built by Rockford Acoustic Designs (RAD)

1986 First Punch Verification Certificate (PVC)

1990 Symmetry, the first computer for the car

1996 Rockford Fosgate® gets into the source unit business

1997 Dolby® Pro-Logic® II decorder

2000 First MP3 player for the car (after only four years in the source unit business) - esse eu tenho q discordar. em 1998 tinha um radio nacional (desenvolvido e fabricado por uma empresa do RS) q lia mp3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...