Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Amplificadores "classe A" no mercado

Recommended Posts

caraca tomara que o bitone tenha sido para outro projeto, distinto do projeto com os thesis e o 3 vias...

 

prefiro sistema sem processador, se possivel

 

Aderiu ao purismo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto mais voce mexe no som, mais artificial ele fica, eu também corroboro com essa idéia

 

Eu também...

 

Mas me agrada mais a idéia de um bom processador ativo do que uma parafernália de crossover passivo.

Até porque crossover's passivos de alta qualidade saem uma pequena fortuna.

 

O Sakata refez o crossover da bookshelf Focal Chorus 806v do Tiago da Koyama, utilizando componentes de melhor qualidade que os originais.

Apenas o novo crossover custou mais do que o par de caixas originais.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caraca tomara que o bitone tenha sido para outro projeto, distinto do projeto com os thesis e o 3 vias...

 

prefiro sistema sem processador, se possivel

 

Hum, a thesis não já um tem processador embutido? :huh:

Eu achava que sim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de dar uma estudada no esquema do amplificador Sony XES-M50 .

Este é , quase um amplificador automotivo Classe-A puro!

http://www.purecable.co.kr/%EC%A0%9C%ED%92%88%20%EC%84%A4%EB%AA%85/%EC%86%8C%EB%8B%88%20%EC%A0%9C%ED%92%88%20%EC%84%A4%EB%AA%85/SONY%20XES-M50.htm

 

Sony XES-M50! OpO

 

http://www.tuningmania.com.br/autosom/manuais/sony/xes.htm

 

É uma pena que eu precisaria de 3 deles só pro kit 3 vias dianteiro...

 

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o único impecilho que eu vejo no "purismo" é a dificuldade para ajustar quando necesario, como um reforço ou atenuação em uma faixa de dB o qual precisaria, ao extremo, a troca de falantes (leia-se tweeter, mid, sub, modelo e tamanho de caixas, ect...). Concordo com o Abreu que um cross ativo de boa qualidade é muito mais pratico.

 

Voltando ao assunto, já li relatos que classe A é melhor com cross passivo mesmo, talvez pelo trabalho de acertar o sistema em passivo inclua mais um fator na raridade do modelo!

 

 

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de dar uma estudada no esquema do amplificador Sony XES-M50 .

Este é , quase um amplificador automotivo Classe-A puro!

http://www.purecable.co.kr/%EC%A0%9C%ED%92%88%20%EC%84%A4%EB%AA%85/%EC%86%8C%EB%8B%88%20%EC%A0%9C%ED%92%88%20%EC%84%A4%EB%AA%85/SONY%20XES-M50.htm

 

Tem o esquema dele? Fiqui curioso, fala em saída Single ended (sem feedback), mas usa par diferencial na entrada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem o esquema dele? Fiqui curioso, fala em saída Single ended (sem feedback), mas usa par diferencial na entrada...

Opa, tenho sim !

O manual de serviço dele completo!

Tem um circuito muito interessante !

Vc pode chavear entre (Classe-A quase puro , e A/B)

Tem uma entrada com duplo diferencial fet, casados (2sk389/2sj109),com duplo controle de corrente constante com 4 fets de unijunção 2sk246,drivers bipolares 2sa1360 /2sc3425 ,e na saida 1 par de Mosfets especificos de alta corrente (40A C./160A P.) com Vgs de 4V.(não são laterais)

Se quiser ,me mada um email, que te mando o manual completo ,ok?

Se eu não fabricasse amplificadores, este seria um que eu compraria!

Abs

Editado por Francowharf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, tenho sim !

O manual de serviço dele completo!

Tem um circuito muito interessante !

Vc pode chavear entre (Classe-A quase puro , e A/B)

Tem uma entrada com duplo diferencial fet, casados (2sk389/2sj109),com duplo controle de corrente constante com 4 fets de unijunção 2sk246,drivers bipolares 2sa1360 /2sc3425 ,e na saida 1 par de Mosfets especificos de alta corrente (40A C./160A P.) com Vgs de 4V.(não são laterais)

Se quiser ,me mada um email, que te mando o manual completo ,ok?

Se eu não fabricasse amplificadores, este seria um que eu compraria!

Abs

 

 

putz, lindo esses amplificadores ein?

a sony "matou" essa linha hi-end quando? ou será que ainda fabrica algo assim lá no japão?

quanto deve custar um brinquedo desses?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bons tempos estes que a sony fazia algo de verdade..

 

lembram-se dos campeonatos da sony??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Sony matou sim, lá por 2000 e antes... Tinha muita coisa boa. Tem alguns reviews de produtos da linha XES, como CDX-C90 e os amps, era uma linha excelente.

 

Inclusive retormaram a linha hi-end residencial recentemente. Lançaram uma torre com drivers Scan-Speak Revelator, pela bagatela de 27.000,00 USD MSRP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, tenho sim !

O manual de serviço dele completo!

Tem um circuito muito interessante !

Vc pode chavear entre (Classe-A quase puro , e A/B)

Tem uma entrada com duplo diferencial fet, casados (2sk389/2sj109),com duplo controle de corrente constante com 4 fets de unijunção 2sk246,drivers bipolares 2sa1360 /2sc3425 ,e na saida 1 par de Mosfets especificos de alta corrente (40A C./160A P.) com Vgs de 4V.(não são laterais)

Se quiser ,me mada um email, que te mando o manual completo ,ok?

Se eu não fabricasse amplificadores, este seria um que eu compraria!

Abs

 

Me manda? Agora fiquei curioso!

 

kleberlpa@gmail.com

 

Valeu Franco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E os DIY?

 

Tem alguém que faça um classe "A" puro? Preço?

 

Tô com tudo guardado pra um... dissipadores e tudo mais. Mas não montei por conta do consumo. Na época tava namorando/noivo, então não rolava de jeito nenhum... imagine parar pra namorar no carro, e ficar sem bateria em 20 minutos????

 

Andando até vai, mas parado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô com tudo guardado pra um... dissipadores e tudo mais. Mas não montei por conta do consumo. Na época tava namorando/noivo, então não rolava de jeito nenhum... imagine parar pra namorar no carro, e ficar sem bateria em 20 minutos????

 

Andando até vai, mas parado...

 

Caraca, não fazia ideia de que era tão alto o consumo.

 

Mas pra fazer um, sai muito caro ou complicado? Além do Sakata, tem mais alguém que faça?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra 50W, você chega num consumo de até mais de 200W nos picos. Sem falar que, sem sinal, o bicho já vai "beber" 100W.

 

Isso num classe A PURO.

 

A solução é usar falantes BEM sensíveis, pra depender de menos potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante, não fazia ideia que um classe A tinha um consumo tão alto assim. Pensei em algo de 100w mas de pico, já que em média eles possuem potencia baixa.

 

Outra dúvida de leigo, um amp classe A puro é o que tem de mais qualidade de audio e sinal puro sem distorções, ou seja, é o melhor, correto?

 

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem variações dos classe A.

 

O mais famoso é o Single Ended, que são amplificadores extremamente simples, mas que dependem do comportamento da caixa pra tocarem direito.

 

Têm sonoridade particular, é meio que uma cultura.

 

Existe ainda o Classe A Push Pull, que, se tiver realimentação negativa (NFB) vai se comportar igualzinho um classe AB, porém com MUITO mais qualidade. Velocidade e linearidade são os pontos altos.

 

É claro que um classe A cretino vai tocar menos que um bom AB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, tenho sim !

O manual de serviço dele completo!

Tem um circuito muito interessante !

Vc pode chavear entre (Classe-A quase puro , e A/B)

Tem uma entrada com duplo diferencial fet, casados (2sk389/2sj109),com duplo controle de corrente constante com 4 fets de unijunção 2sk246,drivers bipolares 2sa1360 /2sc3425 ,e na saida 1 par de Mosfets especificos de alta corrente (40A C./160A P.) com Vgs de 4V.(não são laterais)

 

 

 

condordo com vc!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta:

 

Se usando um amp class a/b temos um audio tão bom ou as vezes superior ao "class a" ou ao class a e com maior eficiência, menos tamanho, etc.. porque ter um class a hoje em dia? existe algum argumento para isso?

Desculpe a pergunta idiota..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta:

 

Se usando um amp class a/b temos um audio tão bom ou as vezes superior ao "class a" ou ao class a e com maior eficiência, menos tamanho, etc.. porque ter um class a hoje em dia? existe algum argumento para isso?

Desculpe a pergunta idiota..

 

O melhor classe AB não é melhor que o melhor classe A. Talvez um dia, com novos semicondutores e novas experiências construtivas, se chegue a um AB que supere um A.

 

A questão é simples. Ambos funcionam mais ou menos da mesma forma. Só que o AB opera numa faixa menos linear, enquanto o A está numa faixa mais linear.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...