Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

R2_luciano

SQ com dinheiro de pinga

Recommended Posts

Postado em (editado)

Vamos ver no que dá.

Uma vontade que sempre tive, reunir todas aquelas receitas hipermegabaratas num sistema, e nunca me achei apto pra por em prática...

Kleber, desculpa aí, mas seus mids e tweeters estão entre os mais baratos possíveis, então não leva a mal o plágio(embora minha idéia está ainda mais em conta, rs).

Vamos ao projeto:

Tweeter: Vou experimentar alguns piezos modificados. Caso não funcione, fico com meus 1TW1 mesmo, mas isso descaracterizaria o projeto, já que são extremamente caros.kkk (Já encomendei um par de piezos que custam R$2,50 cada, lá no almeida)

Mid-range: Sempre tive muita vontade de usar falantinhos de TV. Pra voz, eles parecem muito bons. Façam o teste, coloquem uma música pra tocar na TV. Ok, não tem grave nem agudo, vc só ouve a voz, mas a voz que vc ouve é correta. Existem vários modelos, encomendei alguns também, entre R$3,50 e R$6,00.

Woofer: Tô pensando em entupir as portas de falantes de 5'', talvez adicionando massa, vamos ver o que consigo. Também vou testar alguns entre R$7,00 e R$15,00.

Olha minha lista de compras:

comprasteste.jpg

Editado por R2_luciano
Postado em (editado)

Já comecei alguns testes com algumas coisas que tenho aqui.

Primeiro peguei um ovalzinho de TV:

ovalzinho.jpg

Liguei sem caixinha mesmo, só pra ouvir o timbre. Meu medo é encontrar falantes agressivos.Ouvi as seguintes faixas:

Vivald: Primavera. De cara queria testar a agressividade dele. Embora não estivesse amassiado, não demonstrou que iria me perturbar não.

Nora Jones: Don't Know Why: Voz feminina OK

Legião Urbana Acústico MTV: Baader Meinhof Blues :Voz masculina Ok

Rebecca Pidgeon: Spanish Harlem: Foi aí que levei um susto: Essa porrinha responde Grave!!! O baixo tava inteiro lá.

Fui obrigado a improvisar uma caixinha pra verificar melhor. O melhor que consegui foi uma latinha de nescau com um trapo dentro:

latinhapano.jpg

ovalzinhonalata.jpg

Mas o teste ficou bem prejudicado, quando eu estiver com os falantinhos redondinhos eu faço um bafle descente pra testar.

Coloquei então o TrueRTA, com e sem a latinha:

Sem a latinha ficou um vale meio feio de 500Hz a 1KHz, não sei porque.

ovalzinhoobrta.jpg

Com a latinha corrigiu o pico, e a resposta ficou útil de 100Hz a 3Kh:

ovalzinhonescaurta.jpg

Agora um teste com um falantinho de 5'': Só passei o RTA nele, normal e adicionando massa:

Não tirei foto dele sem massa:

5polmassa.jpg

bunda5pol.jpg

RTA normal: F3 bacana em 80Hz

5polobrta.jpg

RTA com massa: Foi lá embaixo, mas parece estrando, e perdeu completamente a eficiencia.

5polmassaobrta.jpg

Só uma geral da bagunça:

gambiarra.jpg

Bom, é isso, vou esperar chegar minhas coisas pra fazer mais alguns testes.

Editado por R2_luciano
Postado em

Hoje comprei uns brinquedinhos:

Selenium Extreme de 6'':

dsc00646co.jpg

Esse eu paguei R$15,00

O conjunto magnético não é tão pequeno, mas bom será se eu conseguir retirar essa blindagem:

dsc00644o.jpg

Aqui dá pra ver a centragem. Bem avantajada:

dsc00645no.jpg

Par de piezos por R$ 4,00 cada:

dsc00642e.jpg

Sem a telinha:

dsc00649hm.jpg

Transformador extraído do piezo:

dsc00647r.jpg

Aqui dá pra ver o motorzinho e o dome de plástico transparente:

dsc00652v.jpg

dsc00653zo.jpg

O que achei estranho são 3 furos, que não sei pra que servem. Como o dome é transparente, não dá pra ver nas fotos.

Lembrei de um par de tweeters soundstream granite que tenho aqui. Um deles tá queimado, então pensei em usar os domes deles.

dsc00656b.jpg

dsc00657yq.jpg

Postado em (editado)

Precisa quebrar aquela parte plástica do meio do tw para fazer a mod? Pq esse tw já não é dos mais bonitos, sem isso ali fica medonho. Acompanhando o projeto.

Edit: Não seria uma solução barata usar tws de papel? Não é o suprasumo em qualidade mas já "está pronto" e é bem baratinho tb.

Editado por gariba
Postado em

Adaptar o dome não vai ficar legal não. Vai ser problema pra colar o piezo.

Coloca um POUCO, muito pouco algodão ali entre o domo e a peça de plástico que fica atrás. Muito pouco mesmo, bem "solto". Dá uma quebrada nas ressonâncias internas. E aquele plug de fase (bico) às vezes é oco. Se for, preencha com alguma coisa... até durepox serve.

Postado em

Edit: Não seria uma solução barata usar tws de papel? Não é o suprasumo em qualidade mas já "está pronto" e é bem baratinho tb.

Mas não adianta ser baratinho. Tem que dar trabalho também.kkk

É engraçado, mas é a mais pura verdade.

Postado em (editado)

Adaptar o dome não vai ficar legal não. Vai ser problema pra colar o piezo.

Mas vc trocou o dome, não? Não vale a pena testar? SuperBonder não vira?

Coloca um POUCO, muito pouco algodão ali entre o domo e a peça de plástico que fica atrás. Muito pouco mesmo, bem "solto". Dá uma quebrada nas ressonâncias internas.

Entendi, é o material absorvente dentro da caixa acústica, só que em dimensão de Khz.

E aquele plug de fase (bico) às vezes é oco. Se for, preencha com alguma coisa... até durepox serve.

Putz. O primeiro eu já arranquei no alicate, vou ter que comprar outro tweeter. Ele é realmente necessário?

Editado por R2_luciano
Postado em

Realmente necessário não é... mas numa cornetinha, é bom tê-lo, senão a resposta nas altas fica comprometida. Bem, vai lá, ruim não ficca, pode ser até que fiqque melhor... nada como o empirismo! Hehehehehe

Não troquei o domo não. O que eu estou montando (do zero) é que tem domo de papel e cristal de 25mm. Fiz um domo com papel de seda, não gostei muito do visual, mas pra teste tá legal. Falta só montar o corpo pra testar definitivamente.

Postado em

Realmente necessário não é... mas numa cornetinha, é bom tê-lo, senão a resposta nas altas fica comprometida. Bem, vai lá, ruim não ficca, pode ser até que fiqque melhor... nada como o empirismo! Hehehehehe

Não troquei o domo não. O que eu estou montando (do zero) é que tem domo de papel e cristal de 25mm. Fiz um domo com papel de seda, não gostei muito do visual, mas pra teste tá legal. Falta só montar o corpo pra testar definitivamente.

Mas o piezo vc tirou de um tweeter comercial?

Postado em

Sou a favor de projeto opensource, mas isso aqui tenho q ver, espero q não vá mudando tudo. dando up's $$ caros.

A idéia é ter um projeto barato e bem coerente com preços. Devo gastar uns R$200,00 com falantes, não faz sentido usar um player de R$1400,00. Por isso vou fazer de tudo pra ajustar sem TA e usar um player barato como um Pioneer básico e, como a eficiência do conjunto deve ser elevada, pretendo ligar tudo no player. Tudo isso não deve custar mais de R$500,00.

Postado em

Eu to acompanhando e achando bacana !

Mas ultimamente estou tão desanimado pra escolher uma hu nova , que já estou pensando em fazer o caminho contrário:

Fazer uma PINGAIADA com o dinheiro do SQ !

Entro nos recursos bons de uma hu e perco totalmente a praticidade de uso no dia a dia (vide alpine cda117).

Entro na facilidade de manuseio da hu e perco a grande parte de recursos de hus boas.

Pombas ! Será que os caras que fabricam Alpine querem dificultar o acesso aos menus e funções só pra dizerem que é hu pra gente de alto intelecto ? uhhuuhuhuuhuh

Desculpa a desvirtuada aí , mas como voce citou hu pioneer eu fui no embalo ...

Abraço :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...