Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

vxice

[Teste de audiçao] teste de cabos RCA

Recommended Posts

Postado em

excelente topico, como sempre..

pena que meus cabos audiophonic nao entraram na lista... eu gostei muito dos resultados e isso comprova que temos soluçoes boas e baratas..

:rever1:

Postado em (editado)

Genericamente falando...

Detalhamento como o próprio nome já diz é a capacidade de reprodução de forma fiel a maior parte de instrumentos possíveis contido na música, a percepção que o som não é apenas um sinal agudo e sim um chocalho permitindo definir bem o mesmo por exemplo... a capacidade de perceber vários tipos de pratos cada qual com sua característica própria e timbre...

Dinâmica é a capacidade do sistema reproduz fielmente o detalhamento dos instrumentos sob baixo volume e sob alto volume nas variações que ocorre durante a música. Por exemplo quando a cantora canta baixinho e quando ela canta alto, ou, existem faixas próprias para isso (como uma que usamos onde a percussão inicia com volume bem baixinho e vai aumentando gradativamente como o passar do tempo e você vai percebendo maior definição..) Quanto maior o range dinamico com alta fidelidade, melhor é, óbvio.

Resposta também não é dificil definir. É a a forma como o cabo se comporta, o ideal é que seja flat, mas existem cabos, pela sua capacitancia, indutancia e resistencia que podem prender ou soltar certas frequências, como o grave e agudo principalmente, mas ocorre com o médio tb.

Transparência é a forma como é transmitido o sinal. Um cabo transparente é aquele que não muda muito o timbre da voz ou dos instrumentos e manda pro amplificador um sinal bem real. Esse na minha opinião é o parametro mais dificil de avaliar, pois precisamos conhecer bastante a música e ouvir ela em sistemas bem acertados (coisa dificil hoje em dia) durante muito tempo para sabermos avaliar bem.

Por exemplo eu uso um estúdio profissional (veja fotos em http://www.estudiomaj.com.br/galeria.html ) de um amigo para isso e ultimamente estou usando também uma placa de som ASUS Xonar D2x é de alta definição e usa Conversor Burr-Brown Digital-Analógico Duplo 24 bits/192KHz plugada em um Headphone de referência da AKG, bastante usado em estúdios de gravação com fonte de áudio sem compressão de boa qualidade.

Como Marcelo disse no primeiro post, não somos audiofilos. O teste foi totalmente cego e subjetivo. A conclusão que tirei é que as diferenças existem e podem ser percebidas, principalmente em sistemas onde o cabo é o "gargalo" do som, já quando isso não ocorre essa diferença podem nem existir...

legal! pode me explicar o que eh:

Detalhamento:

Resposta:

Dinamica:

Tranparencia:

?

Editado por Edgrau
Postado em (editado)

fala ai os preços de cada cabo, ou quanto gastou pra fazer cada um, ajuda no custo beneficio.

Cabo 1- Cat6 com malha de cobre e teflon envolta ao cabo. Conector Sto Angelo 2 pares para cada sinal. "3 reais o metro do cabo + 3.5 cada conector"

cabo 2- Cabo Generico 1,5m "num é nem 10 reais"

cabo 3- Cabo Cat6 com conector Nakamichi 4 pares para positivo e malha de cabo RGC fazendo o terra. (1 vias por cabo) "3 reais o metro do cabo + 10 reais por conector"

cabo 4- Cabo Cat6 com conector Similar Sto Angelo 1 par para cada sinal (4 vias em 1 unico cabo) "3 reais o metro do cabo + 3,50 o conector"

cabo 5- Cabo RGC 59 com conector Similar Sto Angelo "1.5 reais o metros + 3.50 o conector"

cabo 6- Cabo RCA huricane (aqueles de plastico transparente com isolamento de aluminio) " acredito que esteja na faixa de 15 a 20 reais"

cabo 7- Cabo Audison First 2 canais " uns 50 reais)

cabo 8- Cabo Canare L-4E6S com conector sto angelo (10 reais o metro + 7 reais do conector)

Pra mim o melhro custo/beneficio foi o cabo Cat6 1 via com conctores nakamich.... na ponta do lapis..o cabo saiu por uns 60 reais(2 metros) vale CADA CENTAVO!

Editado por Luiz Henrique
Postado em

QUES CABOS FEIOS! hauehuaehuaeuaehuaehaeuhaeuh

fora o CAT6 com os nakamichi e o Canare, os DIY de vcs estão bem tristes! hahahah

esse de 4 vias... OMG!

assim a galera vai pensar q cabo DIY é gambiarra! huaeaeuhuaehueah

:+1

Tópico interessante, parabéns :legal:

Postado em

Ótimo tópico!!! E o Cat-6 surpreendendo, um ótimo CxB!

EuJaSabia.jpg

não me surpreendeu!

my spidy senses não me enganaram dessa vez! resultado bateu no que eu esperava! se tivesse tido bolão tinha ganhado uns trocos! hauehuaehuaehe

Postado em

eu acredito que pra grave o cg seja exelenti.... mas pro resto deixa a desejar...

pra mim cat 6 ROX :legal:

eu acho ele bem boomy! não gosto não! pra SPL vai bem, mas pra SQ ele não rola nem pra grave!

Postado em

Exato, bem boomy e picudo, tudo que sq nao precisa.

eu acho ele bem boomy! não gosto não! pra SPL vai bem, mas pra SQ ele não rola nem pra grave!

Postado em

bom saber que o canare se deu melhor :vts

como aquele canare starquad tava montado?

azuis sinal e branco terra ( ou vice versa) e malha 'morta'

OU

os 4 como sinal e a malha como terra

OU

2 sinais, 2 terras e a malha fazendo terra só na fonte do sinal ( vi esse esquema num forum gringo e falaram que fica melhor.. montei o meu assim)

vlw!

Postado em

cabo 3- Cabo Cat6 com conector Nakamichi 4 pares para positivo e malha de cabo RGC fazendo o terra. (1 vias por cabo) "3 reais o metro do cabo + 10 reais por conector"

Como essa malha do RGC foi parar no Cat6?

AhUAuHUhaUhuHU

Serio, como fizeram isso?

Postado em

Pegamos um cabo RGC normal, abrimos a parte de plascico com um estilete e tiramos ela, expondo a malha do cabo. Depois eh so tirar a malha puxando pelo cabo... O resultado eh identico ao teckflex, a diferença eh que a malha alem de estetica eh funcional.

O cabo fica MUITO bonito com a malha exposta.

Postado em

por da uma valorizada no grave e eu ter um spl por isso que gosto dos RGC pra grave ate hj esconheço um cabo melhor!

• Upvote 1
Postado em

Montei todos pra sinal e a malha pra aterrar...

bom saber que o canare se deu melhor :vts

como aquele canare starquad tava montado?

azuis sinal e branco terra ( ou vice versa) e malha 'morta'

OU

os 4 como sinal e a malha como terra

OU

2 sinais, 2 terras e a malha fazendo terra só na fonte do sinal ( vi esse esquema num forum gringo e falaram que fica melhor.. montei o meu assim)

vlw!

Postado em

Pegamos um cabo RGC normal, abrimos a parte de plascico com um estilete e tiramos ela, expondo a malha do cabo. Depois eh so tirar a malha puxando pelo cabo... O resultado eh identico ao teckflex, a diferença eh que a malha alem de estetica eh funcional.

O cabo fica MUITO bonito com a malha exposta.

Só cuidado que malha exposta pode dar interferencia, se ela encostar em alguma coisa com referencial diferente... Por exemplo, mãos....

Postado em

Só cuidado que malha exposta pode dar interferencia, se ela encostar em alguma coisa com referencial diferente... Por exemplo, mãos....

Pensei isso tambem.. penso em fazer um desses e cobrir com termoretrátil talvez.. ou poupar trabalho, e comprar um knu..

Postado em

agora já montei o meu...

se a distancia permitisse, seria interessante testar os 2 pra saber qual a melhor teoria hehe..

ps: cabo canare tem uma malha CHATA de trabalhar heim... :banghead a do rgc59 foi moleza..

Montei todos pra sinal e a malha pra aterrar...

Postado em

Pensei isso tambem.. penso em fazer um desses e cobrir com termoretrátil talvez.. ou poupar trabalho, e comprar um knu..

É uma boa, mas o cabo perde bastante a flexibilidade dele. Acredito que tecflex seja a melhor opção.

Postado em

Eu já encobri com teflon.. (fita veda rosca)

É uma boa, mas o cabo perde bastante a flexibilidade dele. Acredito que tecflex seja a melhor opção.

Postado em

Você me colocou uma pulga atrás da orelha... vou tentar com a sua configuração tb, já que estou usando plugs sem solda, fica bem prático pra mudar.

Depois eu te falo o que deu.

agora já montei o meu...

se a distancia permitisse, seria interessante testar os 2 pra saber qual a melhor teoria hehe..

ps: cabo canare tem uma malha CHATA de trabalhar heim... :banghead a do rgc59 foi moleza..

• Upvote 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...