Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

vxice

[Teste de audiçao] teste de cabos RCA

Recommended Posts

Postado em (editado)

não sei se aqui é o lugar certo, se não for me corrijam!

andei lendo sobre os cabos RCA DIY, e resolvi fazer uns pois tenho cabos cat5e e RGC59 sobrando aqui (melhor tinha). fiz 4 cabos de 5 metros com o cat5e e usei a malha do RGC59 por fora do cat5e para fazer o terra.

em outros topicos li sobre passar teflon nos cabos, isso seria aquela fita de vedar canos? devo passar o teflon entre o cat5 e a malha, por cima da malha ou os dois?

tambem li sobre utilizar aluminio para fazer blindagem, mesma duvida acima (devo usar entre o cat5 e a malha, por cima da malha ou os dois?). pode ser aqueles papel aluminio de cozinha? rsrsrs

e quanto a capacitancia (vi que pode ser prejudicial ao modulo), devo me preocupar?

para deixar mais claro, utilizei cabo cat5e com 4 pares para positivo e malha de cabo RGC fazendo o terra. (1 via por cabo)

posso usar conector santo angelo no lugar dos nakamichi?

para graves uso o cat5e ou o RGC?

desculpa se esse não é o lugar correto, mas achei melhor não abrir outro topico para esse assunto.

Editado por MFS
Postado em

Baseado nesse tópico eu montei meus cabos.

Não tirei fotos, mas foi usado cabo cat6, malha de cabo coaxial (95%)e cobertura com fita de auto fusão. Deu um puta trabalho de enrolar a fita de auto fusão nos cabos. No final o cabo ficou bem parrudo, e até bonito. Eu usei conectores dos meus antigos cabos Uniq, que são bem construidos.

Minha impressão foi de que o sistema ficou muito mais transparente, e uma baita melhora nos agudos. Porém, o sub deu uma apagada.

Ainda falta regular, mas gostei do resultado.

Abraços,

Henrique

Postado em

Baseado nesse tópico eu montei meus cabos.

Não tirei fotos, mas foi usado cabo cat6, malha de cabo coaxial (95%)e cobertura com fita de auto fusão. Deu um puta trabalho de enrolar a fita de auto fusão nos cabos. No final o cabo ficou bem parrudo, e até bonito. Eu usei conectores dos meus antigos cabos Uniq, que são bem construidos.

Minha impressão foi de que o sistema ficou muito mais transparente, e uma baita melhora nos agudos. Porém, o sub deu uma apagada.

Ainda falta regular, mas gostei do resultado.

Abraços,

Henrique

Boa a iniciativa, mas acho q vc não deve ter lido a parte que diz que o cabo cat6 é melhor p/ médios e agudos mesmo, para graves e subgraves usa o RGC-59 e terá melhor resultado... acompanhando!

Postado em

Eu já usei o rgc6 para grave e achei q deu uma boa melhorada. Pra médios e agudo nunca usei mas quero ver se em breve eu testo contra uns cabos de rede da belden que estão aqui parados. Só não deu pra entender direito como o user q abriu o tópico fez o cabo. Usou só a malha do rgc6? Como assim? Descascou o cabo ou usou a malha por fora inteiro?

Postado em

Eu já usei o rgc6 para grave e achei q deu uma boa melhorada. Pra médios e agudo nunca usei mas quero ver se em breve eu testo contra uns cabos de rede da belden que estão aqui parados. Só não deu pra entender direito como o user q abriu o tópico fez o cabo. Usou só a malha do rgc6? Como assim? Descascou o cabo ou usou a malha por fora inteiro?

Eu tive a mesma impressão.. pasmafaute

Postado em (editado)

fiz os cabos a alguns meses atraz usando Cat5e, 2 pares trançados por via + conectores de rosca, o resultado ficou exelente!

o som ficou mais cristalino e definido, segue uma foto do cabo pronto:

Imagem113.jpg

Editado por Rvc
Postado em

e quanto a capacitancia (vi que pode ser prejudicial ao modulo), devo me preocupar?

Não se preocupe, não aumenta tanto assim..

para deixar mais claro, utilizei cabo cat5e com 4 pares para positivo e malha de cabo RGC fazendo o terra. (1 via por cabo)

Essa forma já é bastante usada para médios e agudos, mas pode ser usada para medio grave tb, já para grave, não gostei do resultado..

posso usar conector santo angelo no lugar dos nakamichi?

Sim, claro, porque não? a vantagem dos Naka é não precisar de solda, e quanto menos interferências tivermos no caminho eletronico, melhor...

para graves uso o cat5e ou o RGC?

desculpa se esse não é o lugar correto, mas achei melhor não abrir outro topico para esse assunto.

Postado em

Sim Gariba, é isso mesmo, parece que é uma coisa dificil.. mas é muito fácil.

Vc passa o estilete no plastico que envolve a malha do RGC e retira o plástico.. bom, depois fica fácil retirar a malha pois vc vai reduzindo ela como se fosse uma mola, e ela vai se soltando do cabo central, e depois eh soh tirar facilmente, depois disso vc pode passar ela por fora do CAT como se fosse um techflex... espero ter sido claro.

O mais incómodo é que a maioria das malhas dos RGC são de aluminio (dificil demais pra conseguir soldar), porêm usando bons conectores, basta emprensar a malha no terra do plug e envolver com termoretratil no final e fica 100%.

Eu não gosto do resultado do RGC pro medio alto e agudo, pois acontece o chamado "efeito skin", onde devido a propriedades do cabo, as frequencias mais altas tem dificuldade de se manterem naturais... pra entender, o jeito é testar mesmo... e comparar com um bom cabo na mesma hora do teste.

Abs

Postado em

Cadê minha pá de ouro??? o-o-

Bom, evitando abrir outro tópico, por acaso alguém já testou os cabos CAT SSTP???

cable_10gbe.jpg

Cada par é isolado separadamente e ainda por cima tem malha externa, deve ser bem melhor e acho que fica bom para 4 canais.

[]'s

Postado em

eu gostaria que alguém capacitado fizesse um teste de audição dos cabos que eu uso nas minhas instalações...eu particularmente não tenho ouvido pra isso...uso os cabos da tiaflex tipo philips de bitola 2x0,20mm e os plugs da Emetal...uso essa configuração de cabo desde que eu comecei a trabalhar na area,la por 1996..me recuso a usar esses cabos xingling de "5 real".

Postado em (editado)

Sim mas onde? tem dicas de onde encontrar nome completo do cabo modelo serie . info!!!!!

Ok fiz uma pésquia. Isso é cabod e rede CAT 6 . humm mm tem varias marcas. belden gepco, heavy duty .

Editado por claytonzmvox
Postado em

Tem alguns CAT 6 que não tem essa malha nem blindagem individual e sim um dielétrico no centro que separa os 4 pares.

Aparentemente todos os cabos CAT 7 são como na foto que postei, agora me fala onde se encontra um cabo CAT 6 ou 7 desse tipo na terra das bananas, é dose viu.

[]'s

Postado em

"Cinquistrela"

Esse cabo com malha é bem parecido com o cabo cat6 que a gente testou, porem, usamos a malha fora do cabo...

Se for usar este cabo, recomendaria fortemente usar os 4 pares para sinal e a malha como terra... De todos os cabos testados, ele foi o 2º que se saiu melhor, perdendo so para o canare

Postado em

Estou usando o Monster 201xln para o subgrave, antes utilizava os Hurricane transparente, e na troca pelo monster senti uma boa melhora no subgrave.

Agora estava relendo os topicos relacionados à RCA com cabo Cat-5/6, mas vi este cabo que o FiveStar postou, e parece ser uma boa opção, evitando o trabalho de ter que desmontar o RGC pra cobrir o Cat-6.

Irei na Efigênia pra ver se encontro ele, e já posto os valores encontrados por aqui.

Alguem sabe onde encontrar os conectores nakamichi? (Sem ser eBay)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...