Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RenanLopes

[Bomber Speakers] Line Cornetado!

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pessoal,

Estou fazendo um estudo para o projeto de um line corneta com 1xMGPT8-250 + 1xGuia de ondas.

Ainda não fiz as medições, mas se tudo der certo, pretendemos disponibilizar o projeto para utilização com os produtos dessa nova linha Trio da Bomber.

Pretensão de HPF:

180Hz - 1 Módulo;

150Hz - 2 Módulos;

130Hz - 3 Módulos;

100Hz - 4 Módulos.

Teóricos ganhos de 30Hz em freqüência baixa com o acréscimo de + 1 módulo, em função do aumento da área de boca.

Ponto de crossover em 2KHz. Dimensão: 90cm(L) x 22cm(A) x 50cm(P).

Vista Isométrica:

line1n.jpg

Vista Frontal:

line2o.jpg

Protótipo:

dscn2053i.jpg

Falante Instalado:

dscn2054h.jpg

dscn2055.jpg

Reduzindo Volume da Câmara Selada:

dscn2059r.jpg

Vedação entre Corneta e Box:

dscn2061h.jpg

Pronto para Medir!

dscn2062.jpg

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes
Postado em

Pessoal,

Estou fazendo um estudo para o projeto de um line corneta com 1xMGPT8-250 + 1xGuia de ondas.

Ainda não fiz as medições, mas se tudo der certo, pretendemos disponibilizar o projeto para utilização com os produtos dessa nova linha Trio da Bomber.

Pretensão de HPF:

180Hz - 1 Módulo;

150Hz - 2 Módulos;

130Hz - 3 Módulos;

100Hz - 4 Módulos.

Teóricos ganhos de 30Hz em freqüência baixa com o acréscimo de + 1 módulo, em função do aumento da área de boca.

Ponto de crossover em 2KHz. Dimensão: 90cm(L) x 22cm(A) x 50cm(P).

Att,

RenanLopes

Belo projeto!

Renan... corneta reta mesmo? não seria interessante dar uma "quebrada" nela? (tendendo ao exponencial/tractrix)

eu sempre tenho um certo receio com cornetas retas por causa de colorações que podem aparecer

e a compressão tá bem baixa, isso se deve ao falante mesmo que não aceita muita compressão ou é uma decisão pessoal sua? uma compressão maior seria prejudicial nesse caso?

Postado em

Sandro,

Receber elogio do cara que me ajudou a montar meu primeiro trio, não tem preço! hehehehe...

Bloom,

Se der certo, pretendo publicar o projeto, com os cortes e medidas.

Subsonic,

Sim, a corneta exponencial gera menos distorções, mas resolvi fazer primeiro numa cônica, onde tinha um melhor domínio no calculo matemático.

Assim que entender melhor o cálculo de uma exponencial me arrisco fazer uma.

A compressão não ficou grande em função das características do falante e o corte superior da corneta.

Att,

RenanLopes

Postado em

Pensando na utilização em trios, não seria mais interessante transformar esse cornetão em duas cornetas ( mais ou menos um \|/), usando dois falantes no mesmo espaço? Assim tem SPL de sobra, mesmo pra quem usar apenas um módulo ou dois em cima das caixas, no caso de um paredão?

Postado em

Kleber,

Pode ser feito sim numa dimensão menor, só que precisaria de mais caixas para reduzir o HPF. Com 1 caixa temos corte de 180Hz.

Guto,

Sim, os falantes ficam em fase e o acoplamento é feito normalmente via centro acústico. O ganho em baixas fica pelo perímetro da soma das gargantas das cornetas.

Att,

RenanLopes

Postado em

pasmafaute Alguém me explica o que ele tá fazendo ai que eu não entendi!?!?! :unsure::banghead[^]

esse é um projeto (protótipo) de uma caixa para uso em TRIO ELÉTRICO ... Usando o Conceito Line Array ( aqui tem mais informações do que se trata um Line : http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=141726 ).

E o Renan está tentando fazer uma caixa Cornetada para maior eficiência ... sendo assim TALVEZ (e se DEUS QUISER) evitando o uso de trocentas cornetas num trio e o melhor ... com som BEEEM mais agradável !

Postado em

esse é um projeto (protótipo) de uma caixa para uso em TRIO ELÉTRICO ... Usando o Conceito Line Array ( aqui tem mais informações do que se trata um Line : http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=141726 ).

E o Renan está tentando fazer uma caixa Cornetada para maior eficiência ... sendo assim TALVEZ (e se DEUS QUISER) evitando o uso de trocentas cornetas num trio e o melhor ... com som BEEEM mais agradável !

Ahhmmm... obrigado! Então ele utiliza o princípio de sonorização de uma corneta, em tamanho gigante, para tocar todos os aspectros de áudio em altos volumes e maior qualidade? é isso?

Postado em

legal a iniciativa, projeto interessante.

(off)

aproveitando pra tirar uma duvida.

alguem sabe algo sobre isso? descobri q eh da hinor. mas nao encontrei nada, nem na pagina do fabricante.

parece 2 mg de 8 ou 10" e 1 drive ti. vi um treco disso tocando no fds.

4x 18 em dutada no chao e 2 disso cada lado do palco. num salao de +/- 500m² com umas 500 pessoas era algo q chegava a incomodar, muito forte mesmo.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i.ytimg.com/vi/NRzsH_erDwQ/0.jpg&imgrefurl=http://www.xprezz.dk/video/index.php%3Fkey%3Dsd12kd&usg=__K4XYsVo0szAdyWfSM9oQPM4JB6Y=&h=360&w=480&sz=16&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=XdOsVTyfJubq_M:&tbnh=134&tbnw=173&prev=/images%3Fq%3Dline%2Barray%2Bhinor%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1440%26bih%3D837%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=717&vpy=553&dur=987&hovh=194&hovw=259&tx=152&ty=168&ei=V1aOTPqfGcL7lwf7zpTJAg&oei=V1aOTPqfGcL7lwf7zpTJAg&esq=1&page=1&ndsp=37&ved=1t:429,r:33,s:0

Postado em

Fala ai Foristas!

Infelizmente meu tempo está bem curto para continuar os testes.

Terei que vir num saba para análises, e meus dois últimos finais de semana tive que viajar.

Mas em breve estarei trazendo retorno para vcs!

cjainf,

Este é um projeto de módulo para alinhamento vertical da Hinor.

Não podemos definir bem como line array, pois eles não usam guia de ondas.

Att,

RenanLopes

Postado em

Eu queria entender de som e cálculos matemáticos pra isso!

Um dia eu aprendo!

:legal:

dudufuddellys,

Pesquisando bem, na internet tem bastante conteúdo para estudos.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att,

RenanLopes

Postado em

Renam,

Não conseguiu testar o protótipo ainda?

Essas caixas vão ser parceiras da Band-pass do Guto...kkkkkk

abrass

Gustavo Mazzarin

gu_mazza,

Ainda não consegui tempo para finalizar os estudos.

Quem sabe não montamos um sisteminha com as duas caixas!

Att,

RenanLopes

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...