Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

Caixa tipo LT para leigos [Novidade no 2º post!]

Recommended Posts

Mais uma vez SUBSONIC sou eu enchendo teu saco, mais fiquei com duas grandes duvidas!

Nos cálculos no tópico tu mencionas:

Bem, temos um falante com um diâmetro nominal de 26 cm, com um encaixe no baffle de 23,5cm. Como eu procuro uma linha compacta, farei a linha com a largura do furo em que o falante se encaixa, ou seja, 23,5cm, para não ficar tão apertado, vão arredondar para 24 cm de largura.

Bem, já temos duas dimensões da linha, o comprimento de 300 cm e a largura de 24 cm, agora vamos determinar a profundidade no início da linha!

È só uma duvida! A largura para o sub de 10 pol eu não teria que respeitar a frente mínima no caso 26 cm eu não teria que acrescenta 2,5 pra cada lado no caso ficaria 31 cm a largura externo e o interno e 28,5 cm ? :banghead

Tópico tá show de bola!Esperando atualizações [-]

intão... o diametro externo do panther é 26cm, ou seja, a carcaça dele, o encaixe no baffle é de 23,5cm, como eu terei a espessura do MDF das paredes, eu posso fazer a linha com 24cm q o sub cabe sim!

hj eu vou terminar de modelar um projeto em 3D e tem esse detalhe do encaixe do sub! dai fica mais facil de entender!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa

lendo o topico por cima,vi que perto de alguns menbros do forum,eu sou uma AMEBA nos conhecimentos de som :unsure: isso desanima no começo,mais me inspira a aprender ainda mais :legal:

Parabens pelo topico Sub!!muito bom mesmo!

uma duvida que me surgiu é o seguinte:pra calcular o comprimento do tubo pra uma LT com 2 drivers(ambos iguais)oq muda no calculo???

Editado por RafaVarela

Compartilhar este post

Link para o post

nossa

lendo o topico por cima,vi que perto de alguns menbros do forum,eu sou uma AMEBA nos conhecimentos de som :unsure: isso desanima no começo,mais me inspira a aprender ainda mais :legal:

Parabens pelo topico Sub!!muito bom mesmo!

uma duvida que me surgiu é o seguinte:pra calcular o comprimento do tubo pra uma LT com 2 drivers(ambos iguais)oq muda no calculo???

nada! hehe, o comprimento continua o mesmo! a Fs de 2 falantes e de 1 é a mesma! então o comprimento continua igual! e em função da fs, e essa não muda!

só muda a seção, vc deve somar as Sd dos 2 falantes na hora de calcular!

Compartilhar este post

Link para o post

nada! hehe, o comprimento continua o mesmo! a Fs de 2 falantes e de 1 é a mesma! então o comprimento continua igual! e em função da fs, e essa não muda!

só muda a seção, vc deve somar as Sd dos 2 falantes na hora de calcular!

hum... no caso to fazendo calculo pra 2 w308d4,mas nao achei o Sd dele pra calcular,o comprimento da linha fico em mais ou menos 2,5metros

onde sera que eu encontro a sd do pioneer?

vlw :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao uso de LTs em som automotivo, acho viável.

Por incrível que pareça, conheci um pessoal num campeonato em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, que usa uma espécie de LT em carros. Eles me passaram umas dicas que quero testar antes de divulgar, mas pelo resultado que vi acho que são promissoras. Basicamente eles montam uma caixa dutada com volume bem baixo, elevando o Fs da caixa. Depois eles acoplam uma LT na saída do duto, baixando a resposta da caixa. O resultado deste sobe e desce de frequências, uma caixa para trio que usa subwoofer no lugar de woofer e que responde bem desde as mais baixas frequências e que não sai de controle.

Não sou fã de trios, mas os que escutei por lá eram muito equilibrados e agradáveis de se ouvir. Acho que o João seria uma boa cobaia para testarmos e descobrir se os baianos me passaram todas as dicas ou se esconderam algum detalhe para não serem copiados.

Putz, tomei um susto quando vi o nome de minha cidade aqui!

husauhashuashuasuhsauhashuas

Aqui o pessoal gosta muito dessas LT, nunca quiseram/conseguiram me explicar como funciona, mas ouvir um sub Pioneer (307 ou 308) nessas LTs tocando pra fora é uma coisa linda! Pancada de Woofer com maciez de Sub! Sem brincadeira, fica parecendo subão de 18" tocando pra fora ;) (com menos SPL óbvio)

Ótimo tópico Sub, muito interessante mesmo! Eu não sou lá muito fan de subgrave, então não sei se a LT seria a caixa mais adequada pra mim, principalmente porque meu próximo som será um SQzinho básico, depois de curtir bastante meu trio :D

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao uso de LTs em som automotivo, acho viável.

Por incrível que pareça, conheci um pessoal num campeonato em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, que usa uma espécie de LT em carros. Eles me passaram umas dicas que quero testar antes de divulgar, mas pelo resultado que vi acho que são promissoras. Basicamente eles montam uma caixa dutada com volume bem baixo, elevando o Fs da caixa. Depois eles acoplam uma LT na saída do duto, baixando a resposta da caixa. O resultado deste sobe e desce de frequências, uma caixa para trio que usa subwoofer no lugar de woofer e que responde bem desde as mais baixas frequências e que não sai de controle.

Não sou fã de trios, mas os que escutei por lá eram muito equilibrados e agradáveis de se ouvir. Acho que o João seria uma boa cobaia para testarmos e descobrir se os baianos me passaram todas as dicas ou se esconderam algum detalhe para não serem copiados.

Mas tem que haver uma relação de medidas entre as partes da caixa para que ela não vire uma dutada! Por exemplo, se o começo da linhaa é em 3Sd e a seção seguinte em 1Sd, é quase certo dela se transformar em uma dutada com grandes dutos, e não uma LT, já que a LT só funciona assim pois o tubo, como um todo (do começo ao fim) se comporta como uma linha. Linha de transmissão... hehehehehe.

Em toda linha de transmissão, qualquer inconformidade entre seções causa enormes prejuízos ao funcionamento. A bem da verdade, o modelo de caixa com área decrescendo por seções está incorreta (funciona, mas não é ideal). O correto seria o conceito das LTs tapered, que decescem como se fossem um cone! Insto traz importantes efeitos no que tange às impedâncias internas da caixa (acústicas, não elétricas). Quanto mais estreito o corredor, maior a impedância daquela seção. E qualquer variação de iimpedância brusca provoca queda de desempenho, seja em cabos, caixas ou em cornetas.

Já vi aqui mesmo no fórum outros projetos de LTs pra trio, usadas na Bahia.

O resultado deste sobe e desce de frequências, uma caixa para trio que usa subwoofer no lugar de woofer e que responde bem desde as mais baixas frequências e que não sai de controle.

Bem, o conceito é bem estranho... o que eles explicaram está meio que pra rebiboca da parafuseta. Mas há uma verdade que JAMAIS pode ser ignorada:

Quanto maior o ganho, menor a banda passante.

Não há como pegar um falante X, e dizer que há uma caixa Y em que ele toca mais que na caixa Z, e com a mesma ou menor banda passante.

Isto vale na comparação entre dutadas e seladas (só ver o rolloff de uma dutada!), bandpass 4 e 6a ordem, LT com e sem preenchimento, e o modelo PERFEITO de caixa em relação a desempenho, que é o Air Coupler. Air Coupler não te dá nem 1 oitava com ponderação de -3dB, mas o ganho dela é ABSURDO. Já começa pelo fato de um único falante operar como 2 com o dobro da potência... só nessa brincadeira vão 6dB de ganho... mais o acoplamento em si, a resposta limitada em banda e tudo mais, pensar em 12dB de ganho eu ainda diria ser pensar pequeno.

O problema é que, com o tamanho dela, você pendura 4x mais falantes e com 4x mais amplificadores, e se brincar ainda fica menor.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Cara é extremamente grande uma caixa dessas, fica bom com falante de 10" pra baixo, tentei simular para falante de 12, minha nossa.. gigante.. e ainda sim fiquei na duvida de como colocar o falante... encima, de lado, abaixo.... uahsashuu

O topico é muito bom... qnd tiver coragem ($) faço uma dessas....

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto vale na comparação entre dutadas e seladas (só ver o rolloff de uma dutada!), bandpass 4 e 6a ordem, LT com e sem preenchimento, e o modelo PERFEITO de caixa em relação a desempenho, que é o Air Coupler. Air Coupler não te dá nem 1 oitava com ponderação de -3dB, mas o ganho dela é ABSURDO. Já começa pelo fato de um único falante operar como 2 com o dobro da potência... só nessa brincadeira vão 6dB de ganho... mais o acoplamento em si, a resposta limitada em banda e tudo mais, pensar em 12dB de ganho eu ainda diria ser pensar pequeno.

O problema é que, com o tamanho dela, você pendura 4x mais falantes e com 4x mais amplificadores, e se brincar ainda fica menor.

Eu gosto desse seu pensamento....

Pena que meu carro mal cabe caixa selada :vts Imagina brincar com caixa grande! E em casa, até morar em CASA, nem pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal!!!Como estou aprendendo com as LTs,com o topico de SUBSONIC e os posts de Kleber!O que posso acrescentar apenas uns links do HT forum Sublime de VINICIOS!!! :legal:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=108030

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=110380

http://audiolist.org/siteantigo/caixafal.htm

http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=cat&id=8

http://yu-ra.tripod.com/index_enc.htm#transmission line

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

BASTANTE novidade postada lá no começo! eu dei uma editada para as informações ficarem mais condensadas nos primeiros posts!

ah! tem limite de caracteres para os posts? aparentemente não! legal! da pra ir adicionando informações e mantendo td junto!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal!!!Como estou aprendendo com as LTs,com o topico de SUBSONIC e os posts de Kleber!O que posso acrescentar apenas uns links do HT forum Sublime de VINICIOS!!! :legal:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=108030

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=110380

http://audiolist.org/siteantigo/caixafal.htm

opa! ótima contribuição!

quanto mais informação for postada melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel,

Por enquanto estou com um pouco de duvidas ainda, na parte que vc falou de deixar a saida da linha próxima ao falante.

Do resto o seu tópico está muito bem explicativo, é dificil sair com duvidas depois de ler ele..auihauaihaiuha

Posta ai sobre o preenchimento, nessa área sim vou te echer o saco de tanto perguntar. :rolleyes:

Sobre a idéia que dei do Protech, vc acha que é válida? Pode funcionar aquilo, visto que pensei em SQ e não SPL.

Como postei lá no topico do Marcelo, agora estava querendo construir uma em isobárica com os mids eastech, mas depois avaliando minha situação acho que vou partir para 2 LT para estéreo de meu som e depois de um pouco de prática vou montar sim essa LT isobárica com subs de 10 ou 12.

Meu negócio agora é tentar obter pelo menos 25-30Hz dos mids Eastech sendo que supostamente a fs dele seja de 40hz. Vc acha isso possivel na LT sem perder muito SPL dos mids?

Penso em usa-las apenas para a via de graves pois irá ser um sistema 3 vias com fulls de 3" que respondem bem na casa dos 150Hz, então gostaria que ela tocasse legal até +- isso.

intão, quanto aos mids descerem 25-30Hz, em uma linha bem arrumadinha descem sim, atenuados, mas descem, vão descer firmes até uns 30-33Hz, daí para baixo a atenuação vem forte! se fizer o preenchimento certinho, vc terá falantes subindo tranquiloas até 150Hz com booom controle de cone (q permite uma boa potencia aplicada)

Compartilhar este post

Link para o post

hum... no caso to fazendo calculo pra 2 w308d4,mas nao achei o Sd dele pra calcular,o comprimento da linha fico em mais ou menos 2,5metros

onde sera que eu encontro a sd do pioneer?

vlw :legal:

deve ter no manual, ou no site, se não achar, use 450cm² que é a média de falantes de 12"

alias, aqui vai uma tabelinha de Sd pra quando não se sabe a Sd do falante:

diametro nom.          Sd (cm²)

15"                        855

12"                        450

10"                        330

8"                         215

6.5"                       158

5"                          89

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

deve ter no manual, ou no site, se não achar, use 450cm² que é a média de falantes de 12"

alias, aqui vai uma tabelinha de Sd pra quando não se sabe a Sd do falante:

diametro nom. Sd (cm²)

15" 855

12" 450

10" 330

8" 215

6.5" 158

5" 89

opa Sub,valeu :legal: ,nao axei no site a Sd...entao vo no padrao mesmo...

valeu pela ajuda :legal:

EDIT:Calculo feito,ficou GIGANTE a caixa,meu deus,inviavel,fico com Sd0=1080cm² e Sd1=720cm²...sem chance de fazer,ia fica muito monstra a caixa pra 2x12 :unsure:

Editado por RafaVarela

Compartilhar este post

Link para o post

Neste link tem dois artigos da revista Nova Eletrônica, mostrando a teoria de funcionamento e prática de construção de um subwoofer tipo linha de transmissão com falante de 18". É so baixar tá em PDF muito bom memso!!!

Subwoofer CCDB - Air Coupler

Enviado por: Edu Silva

Versão: 1

Incluído em: 2007-08-01 16:42:51

Atualizado em: 2007-08-01 16:42:51

Tipo de Arquivo: ZIP

Tamanho (bytes): 1.39 MB

Downloads: 3,275

Referência: Ver Referência

Compartilhar este post

Link para o post

Esta é a linha inteira, sem dobras, repare que há uma porção reta, esta porção é metade do diâmetro do falante, para que a seção tapered se inicie no centro do falante. Isto não é necessário, mas eu gosto de fazer! Repare que eu projetei para que o falante fique transversal à linha, isto ajuda a reduzir picos e vales de resposta, quanto mais fora da ponta estiver, melhor, mas isso custa SPL e subgraves, então eu não desloco o falante a partir do final da linha, eu deixo ele no fim da linha, mas transversal, dessa forma se tem toda a extensão de resposta, sem perder SPL! Se alguém se interessar mais por esse detalhe me pergunta q eu respondo!

ltartigo03.jpg

Fabio Tu poderia explicar novamente o posicionamento do falante na linha?

E como ele ficaria transversalmente?

E onde ficaria a saida da linha?

E como calcular aquela abertura na saída da linha ?Pois tenho a largura da saida que seria 24cm(frete da linha)e a altura ?Seria 12,5.

No desenho acima como foi encontrado o valor de 63,5 cm?

Seria a somatoria dos valores 19+15,9+15,9+12,5?

As chapas de MDF teria quer fica paralelas a frente da caixa?

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Esta é a linha inteira, sem dobras, repare que há uma porção reta, esta porção é metade do diâmetro do falante, para que a seção tapered se inicie no centro do falante. Isto não é necessário, mas eu gosto de fazer! Repare que eu projetei para que o falante fique transversal à linha, isto ajuda a reduzir picos e vales de resposta, quanto mais fora da ponta estiver, melhor, mas isso custa SPL e subgraves, então eu não desloco o falante a partir do final da linha, eu deixo ele no fim da linha, mas transversal, dessa forma se tem toda a extensão de resposta, sem perder SPL! Se alguém se interessar mais por esse detalhe me pergunta q eu respondo!

ltartigo03.jpg

Fabio Tu poderia explicar novamente o posicionamento do falante na linha?

E como ele ficaria transversalmente?

E onde ficaria a saida da linha?

E como calcular aquela abertura na saída da linha ?Pois tenho a largura da saida que seria 24cm(frete da linha)e a altura ?Seria 12,5.

No desenho acima como foi encontrado o valor de 63,5 cm?

Seria a somatoria dos valores 19+15,9+15,9+12,5?

As chapas de MDF teria quer fica paralelas a frente da caixa?

eu vou postar essas outras imagens aki, q são de um projeto q pode rolar, acho q vai ficar mais fácil de entender:

ltjlw1medtopo.jpg

ltjlw1medinterno.jpg

se ficar ainda alguma dúvida é só falar!

como o Kleber disse, eu não faço a LT com seções retas diminuindo, eu faço uma linha RETA e recorto ela, o tapering é constante! repare que todas as paredes internas são em angulo! não é dificil construir com as medidas assim, por isso q o sketchup é tão legal! hehe se tivesse q calcular td na mão... tá loco!

essa caixa eu virei ela mais uma vez, e ela esta com Sd0=1Sd e Sd1=0,6Sd

eu reduzi o Sd pq esse projeto é AUTOMOTIVO, e não tinhamos tanto espaço assim, e alem disso, o JL W1V2 em questão é um sub já BASTANTE amaciado, de Fs já baixa e que toca muito bem já, mesmo em caixas comuns, então ele até PRECISA de mais controle, q a gente vai fazer com a linha estreita e preenchimento bem feito! isso se o Ernany animar de fazer a caixa! hehehe

como ele mesmo disse, uma caixa dessas, dutada, era caixa pra 2 de 12" hahahah

LT fica grande, mas pra quem quer um grave de qualidade, vale muito a pena!

Editado por SubSonic
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pra um JL, eu começaria a linha em 0,7Sd e termminaria em 0,5...

É bom que aí cabe no PM. Pelo menos a minha última coube... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Pra um JL, eu começaria a linha em 0,7Sd e termminaria em 0,5...

É bom que aí cabe no PM. Pelo menos a minha última coube... :vts

intão, essa já ta cabendo bem no porta malas do gol!

eu pensei em fazer mais estreita, baseado no que vc disse mesmo! mas na sua caixa, como q ficou o low end? tinha CORPO? eu uso aki uma linha 1 - 0.5 Sd, com falantes bem molinhos (sem parametros, mas são BEM leves), a linha toca MUITO BEM, é um grave bem firme, controla legal o falante, mas tem akela pegada, não é "xoxo", ao projetar essa caixa que o ernany talvez faça fiquei com medo de ficar um grave duro demais!

confiando em vc, e na experiencia q tem com os JL (eu não tenho NENHUMA experiencia pessoal com JL) eu vou descer mais ainda a Sd, mas conservador que sou com essas coisas, vai ser 0,8 - 0,5

o bom é q vai sobrar espaço pras compras na mala! hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

já add nos favoritos...então sub...to com um panther de 10 numa dutada....queria fazer uma experiencia com essas LT's...como vc ja testou os panthers....posso dobrar a linha como eu quiser?...digo....p/ caber no porta mals....vou ter que fazer uns malabarismos hehehe... tenho um limite de 90cm de largura....vou me aventurar num fim de semana...e a proposito...o preenchimento interno é muito bem vindo?....pois tenho apenas feltro para tratar internamente...serve? ou tem que ser lã de vidro ou algo diferente....desde já agradeço é um otimo tópico

Compartilhar este post

Link para o post

já add nos favoritos...então sub...to com um panther de 10 numa dutada....queria fazer uma experiencia com essas LT's...como vc ja testou os panthers....posso dobrar a linha como eu quiser?...digo....p/ caber no porta mals....vou ter que fazer uns malabarismos hehehe... tenho um limite de 90cm de largura....vou me aventurar num fim de semana...e a proposito...o preenchimento interno é muito bem vindo?....pois tenho apenas feltro para tratar internamente...serve? ou tem que ser lã de vidro ou algo diferente....desde já agradeço é um otimo tópico

cara, para o Panther 10" dá até pra vc seguir esse mesmo projeto q eu fiz para o JL!

quanto ao preenchimento, se for pra cortar baixo, tipo, 50Hz sempre, dá até pra arriscar deixar sem preenchimento, mas é tentativa e erro né, testa sem, ouve, se achar q ficou meio descontrolado, ou não ta tocando bem, coloca! usa o plumante, é baratinho!

Compartilhar este post

Link para o post

Sub Sonic Tem alguma formula para calcular a frequencia de resonancia do conjunto altofalante e caixa LT?

Na verdade como vou saber em que frequencia tá tocando a LT(Conjunto caixa e falante)

É correto esse termo?

Nas caixas convencionais calculamos F3,FB,FC tem alguma formula ou é tudo empirico mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...