Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Marcos Vinicius

Construção de um Mega Capacitor caseiro

Recommended Posts

Postado em

Kleber, vc sabe de algum artigo para eu comecar a ler sobre MCs?

Algo nao muito cientifico, se nao, me perderei! hehe

Abracos

O cara foi fuçar no tópico inteiro pra procurar mensagem minha... aheuaheiaeu cara você não gosta de mim mesmo.. e eu tbm não gosto de você. ;)

No mais, hoje aprendi que os capacitores apenas armazenam energia nos intervalos em que a tensão do sistema volta ao normal(DIFERENTE DO QUE FOI PUBLICADO NOS ARTIGOS AUTOSOM.NET... FAVOR CORRIGIR A INFORMAÇÃO) mas mesmo assim estou muito longe de gastar meu suado dinheirinho em puro capricho(nada melhor pra definir a utilização de MC nesses casos).

Vocês venceram. :)

Postado em

No caso, as baterias não ficam acima da casa dos 12V... Quando você tem um pico, é o alternador (que está a 14,4v) é quem vai tentar suprí-lo. Como a tensão vai cair, por ser um gerador, quando chegar a 12,algumacoisa volts, as baterias é quem vão servir de muletas.

Por isto, em um sistema de SPL, alternador é FUNDAMENTAL. Bateria é muleta. E capacitor é AUXÍLIO.

Encarando cada parte dessas dessa forma, dimensiona-se um sistema.

Em sistemas de muitos watts, usar 2F é inócuo. Cavalo anda, cavalo bebe, tem que usar dentro do dimensionamento. Quer 5k watts? Use 10F pra graves extensos, ou conviva com as quedas de tensão E de performance do amplificador.

Agora, por exemplo, usar 5K Watts com alternador de 60Ah, desculpe quem usa, mas é errado. Não adianta encher de muletas baterias pra poder menter o amplificador funcionando na marra, pois as quedas de tensão vão impactar DIRETAMENTE na potência. É transformar 5kW em 3500W RMS por puro mal dimensionamento.

Adianta isto?

Então, pelo menos, use o fundamental e o auxílio pra poder reduzir as perdas.

E não adianta também errar no dimensionamento e meter um megacapacitor de 2F nesta situação, e dizer que não serve pra nada... Não adianta ser feio e usar o perfume da moda, e depois sair dizendo que o perfume não chama a atenção da mulherada.

Kleber, considerando esses MCs genéricos (boss, b52, lanzar..).. pruns 5kw.. vc acredita que 10f suficientes? pq existem uns boss q prometem 30f.. daria de sobra! :P rsrs

(Mas aí q ta.. será q ele envia os 30f? rsrs)

Outra coisa, e quanto às fontes nesse sistema? Seriam tipo geradores tb? =)

Postado em (editado)

e eu pergunto "e pra encher um MC de 30F ?" hehehe aliás pra q um MC de 30F ?

em sets comuns como no maximo 2 pionner podem ajudar.. em set's brutos com mais de 2500W rms só de graves e tokando hip hop. quero ver o MC ajudar hehehe... um MC de 30F num set com 10000w rms nos graves se é q ele chega a essa incrivel capacitancia vai agir como se fosse outro amp.. pode carrega-lo usando resistor normalmente e depois monta-lo no set... no primeiro segundo de graves pesados e continuos ele "mucha" kkk e depois as coitadas das baterias tem q se desdobrarem pra alimentar os graves q ainda estão descendo a lenha e ao mesmo tempo encher d novo o MC.. e olha q não é rapido pra encher um desses... e isso com os graves sendo reproduzidos ainda... no mega encontro daqui deu pra ver a nitida diferença dos trios usando MC's e os trios sem MC's... pancadas muito mais encorpadas e nitidas.. os sem MC, pancada froxa com oscilações de tenção nos picos.. agora com 20 segundos de sub graves seguidos sem tregua.. como o MC se carregará rapido ? pra continuar auxiliando.. pensem é tão simples.. quanto mais potencia mais ele deixa de ser necessario num set de SPL mais bruto... eu prefiro fazer um big 3, cabos bons e robustos, baterias boas alternador forte doq enfeitar o set com algo q virá a ser inutil, devido ao enorme consumo prolongado de potencia.

eu esperava mais do HIperim (corrigindo..)....

pensei q solbesse raciocinar com lógica e entender sobre o dimencionamento de acordo com a potencia consumida, intervalos, frequencia né... picos..., e o principal,, a função de um capacitor seja qual for o tamanho dele.. bom se eu for descrever oq sei sobre as funções dos capacitores vou criar um topico kkkkkkkk é muita coisa... oq seria de nos hoje se não existisse capacitores.. não haveria nada ! nem estariamos aqui discutindo isso hehehehe

Editado por ((thytoin.))
Postado em

Kleber, considerando esses MCs genéricos (boss, b52, lanzar..).. pruns 5kw.. vc acredita que 10f suficientes? pq existem uns boss q prometem 30f.. daria de sobra! :P rsrs

(Mas aí q ta.. será q ele envia os 30f? rsrs)

Outra coisa, e quanto às fontes nesse sistema? Seriam tipo geradores tb? =)

Esses de 10F, 30F... se forem capacitores MESMO, ok. Mas a maioria tem uma bateria de nobreak dentro... Tem cap desses que não tem nem 1F EFETIVOS.

Mas sim, pra graves muito longos, 1F pra 200W fica perfeito. Pra graves rápidos, 1F pra 500W.

As vantagens são enormes, as quedas de tensão são reduzidas a praticamente nada se o resto do sistema tiver capacidade... o ideal é ter alternador pra isto, afinal, a única coisa que realmente GERA energia no carro é ele.

E sim, fontes também são geradores.

Postado em

e eu pergunto "e pra encher um MC de 30F ?" hehehe aliás pra q um MC de 30F ?

em sets comuns como no maximo 2 pionner podem ajudar.. em set's brutos com mais de 2500W rms só de graves e tokando hip hop. quero ver o MC ajudar hehehe... um MC de 30F num set com 10000w rms nos graves se é q ele chega a essa incrivel capacitancia vai agir como se fosse outro amp..

E pra onde vai a energia deles então? Se perde? Ou ajuda a suprir o pico de consumo do amplificador?

Se audou a suprir o pico e a tensão não caiu, então é inútil?

10% de queda na tensão = 30% de potência perdidos.

5000W - 30% = 3500W.

Triste, não?

pode carrega-lo usando resistor normalmente e depois monta-lo no set... no primeiro segundo de graves pesados e continuos ele "mucha" kkk e depois as coitadas das baterias tem q se desdobrarem pra alimentar os graves q ainda estão descendo a lenha e ao mesmo tempo encher d novo o MC..

"encher"? A carga do capacitor acompanha a da bateria, da mesma forma como duas baterias em paralelo não se descarregam de forma desigual.

Além disto, a bateria também precisa ser "enchida" por alguém.

Bateria e capacitor, em um sistema, possuem o MESMO comportamento funcional, a não ser que seu set seja alimentado APENAS por baterias (caso dos trios). Neste caso a bateria é fonte de energia, e o capacitor entra pra evitar as quedas de tensão.

Apesar de iguais, são as diferenças entre eles que permitem a um set com capacitor apresentar resultados MELHORES.

e olha q não é rapido pra encher um desses...

...

pensem é tão simples.. quanto mais potencia mais ele deixa de ser necessario num set de SPL mais bruto...

Não? Liga um descarregado direto no sistema elétrico pra entender o que é velocidade então... Cuidado pra não soldar o fio no borne!

agora com 20 segundos de sub graves seguidos sem tregua.. como o MC se carregará rapido ?

O capacitor se carrega nos momentos em que a tensão sobe (óbvio). Por acaso durante esses graves a tensão não sobe?

Além disto, será que a culpa é dos capacitores, ou será que estava faltando bateria pra segurar o grave, já que ela é a fonte de energia do trio?

Simples como? Quanto mais potência, mais fácil é alimentar então? Menores são as quedas?

eu prefiro fazer um big 3, cabos bons e robustos, baterias boas alternador forte doq enfeitar o set com algo q virá a ser inutil, devido ao enorme consumo prolongado de potencia.

Como eu disse, há 3 coisas em um sistema elétrico de um carro de SPL:

O ESSENCIAL: Alternador.

O AUXÍLIO: Capacitor.

A MULETA: Bateria.

Se você acha que capacitor é o essencial, está aí o erro conceitual seu.

O mais importante é sempre quem FORNECE energia. O AUXÍLIO é o que te permite uma mlehor desempenho do provisor de energia.

A MULETA só serve pra corrigir o erro no dimensionamento dos dois primeiros.

Postado em (editado)

http://autosom.net/artigos.asp

se tiver uma minima noção de consumo continuo (ex: SPL) e pico de consumo rapidos (ex trio) vc verá q MC'c auxiliam melhor somente trio... no spl basta um grave pesado e estendido q o MC se descarrega em segundos e depois se torna parte da carga do sistema pois o grave ainda continua consumindo heh... em trio ele se carrega 100% nos intervalos entre uma batida e outra auxiliando as baterias q não possuem tal velocidade de descarga..... não é preciso ser tecnico pra entender...

edit:

completando como já disse nos topicos de MC's..

em spl pesado MC é enfeite eu sou 1000 X mais adicionar baterias cabos robustos e ao inves de MC's investir em alternador mais potente ou outro meio de carregar as baterias.

o meu exemplo de mini trio seria pra apenas minha ideia de capacitores eletroliticos em paralelo q resultam em 70000 uF no maximo, porem em trio pesado segue a regra pra cada 1000W de som uma quantidade de capacitancia.

OBS: isso não aprendi lendo os artigos daqui.. pois apenas pesquisando eu vi q tinha algo sobre MC's no autosom,

aprendi em curso tecnico.. provado por A+B e etc.. por professores engenheiros .

Bom, eu tentaria ser educado, mas to com sono e sem paciência.

[pega leve João, sem ofensas]

O capacitor vai esvaziando a energia dele até acabar, isso ajuda na batida certo?

E depois? DEPOIS ELE VIRA UM CURTO! Não ajuda nem atrapalha.

Agora, se ele não cria energia, e as batidas de TRIO não precisam de energia extra, por que ele ajudaria? Tornaria a descarga da bateria mais constante? Pode ser, mas não tornaria a vida da bateria maior (talvez a vida útil!).

Nos casos de SPL ajuda SIM, e MUITO. Basta testar um bom MC e tirar a sua própria conclusão. Eu uso um de 10 farad para um sistema com 3000Wrms totais. Na batida a voltagem (medido com osciloscópio) nunca cai de 12.4V.... Isso me parece bom, para você não?! Sem ele chega a 11.4V +/-...

É tão fácil... tem gente gastando rios de dinheiro em baterias, cabos, amplificadores, subwoofers... se os MC são tão bons de fato porque ninguém tenta dimensionar um pra seus respectivos sistemas? Porque os gringos tbm não o fazem?

Ao invés de ficar discutindo isso então porque não instalam um em seus sistemas e tirem a prova?

Só não me venham com números por favor... quero ver a facada valer apena sentindo a diferença nos ouvidos mesmo.

No mais... vou parar por aqui, afinal eu só tenho 25 anos e dois pontinhos embaixo do meu avatar não é?

Só me resta desejar boa sorte. :)

Gringos usam...

Editado por Kleberlpa
Postado em (editado)

O cara foi fuçar no tópico inteiro pra procurar mensagem minha... aheuaheiaeu cara você não gosta de mim mesmo.. e eu tbm não gosto de você. ;)

No mais, hoje aprendi que os capacitores apenas armazenam energia nos intervalos em que a tensão do sistema volta ao normal(DIFERENTE DO QUE FOI PUBLICADO NOS ARTIGOS AUTOSOM.NET... FAVOR CORRIGIR A INFORMAÇÃO) mas mesmo assim estou muito longe de gastar meu suado dinheirinho em puro capricho(nada melhor pra definir a utilização de MC nesses casos).

Vocês venceram. :)

Cara, eu nao tenho ABSOLUTAMENTE NADA contra voce.

Só não gosto quando alguem pega meros "achismos" e acaba tendo eles como verdades absolutas... Peguei seu post la no outro topico pq queria te mostrar q vc tava errado.

Quando eu criei o tópico de MCs no SPL, voce e um outro user ficaram falando que era bobeira minha e tal... Agora voce viu de quem era a bobeira...

Eu tendo ajudar os outros da maneira que posso e consigo. Mas tenho minhas limitações técnicas (de conhecimento) e sei quando devo somente ler e quando devo palpitar sobre algo.

Agora, se voce tem algo contra mim...paciência. Vou ter que viver com isso.

:pirou:

Editado por hiperim
  • Upvote 2
Postado em (editado)

E pra onde vai a energia deles então? Se perde? Ou ajuda a suprir o pico de consumo do amplificador?

Se audou a suprir o pico e a tensão não caiu, então é inútil?

10% de queda na tensão = 30% de potência perdidos.

5000W - 30% = 3500W.

Triste, não?

pico q dura por 20 segundos ou mais ? vc acha q o MC segura ?hehehehe

"encher"? A carga do capacitor acompanha a da bateria, da mesma forma como duas baterias em paralelo não se descarregam de forma desigual.

Além disto, a bateria também precisa ser "enchida" por alguém.

Bateria e capacitor, em um sistema, possuem o MESMO comportamento funcional, a não ser que seu set seja alimentado APENAS por baterias (caso dos trios). Neste caso a bateria é fonte de energia, e o capacitor entra pra evitar as quedas de tensão.

Apesar de iguais, são as diferenças entre eles que permitem a um set com capacitor apresentar resultados MELHORES.

Não? Liga um descarregado direto no sistema elétrico pra entender o que é velocidade então... Cuidado pra não soldar o fio no borne!

O capacitor se carrega nos momentos em que a tensão sobe (óbvio) correto. Por acaso durante esses graves a tensão não sobe? incorreto hehehe

Além disto, será que a culpa é dos capacitores, ou será que estava faltando bateria pra segurar o grave, já que ela é a fonte de energia do trio? trio = musicas com freq acima de 40 hz batidas mais secas e mais rapidas com inervalos pra melhor função do MC.

Simples como? Quanto mais potência, mais fácil é alimentar então? Menores são as quedas? em set's de SPL pesado igual alguns "doidos" montam requerem apenas baterias e cabos fortes.. não precisa mais q isso.

Como eu disse, há 3 coisas em um sistema elétrico de um carro de SPL:

O ESSENCIAL: Alternador.

O AUXÍLIO: Capacitor.

A MULETA: Bateria.

Se você acha que capacitor é o essencial, está aí o erro conceitual seu. essesncial em trio não em spl..

O mais importante é sempre quem FORNECE energia. O AUXÍLIO é o que te permite uma mlehor desempenho do provisor de energia.

A MULETA só serve pra corrigir o erro no dimensionamento dos dois primeiros.

completando..

pense no momento em q vc aperta o play e solta uma senoide de 40 hz mais ou menos com duração de mais de 10 segundos.. com o maximo de volume.. no primeiro segundo o MC vai segurar,, depois ... vai chupar a bateria ... sobre a energia armazenada se perder... não se perde porem no instante dos nossos 10 segundos seguidos de espancamento dos subs... o MC depois de ter doado sua pequena carga em prol das baterias perderá sua função e seria como se nem tivesse MC kleber... a corrente q está sendo fortemente drenada pelos amps.. não passra 1/3 nele pra q consiga se carregar e liberar rapidamente. pois como no momento de execução de subgraves ele vai ficar se carregando e descarregando milhares de veses por segundo não né ! ora bolas hehehehe... em trio tem intervalos entre uma batida e outra toka musicas né... os picos são fortes e rapidos... o MC segurará as quedas de tensão já em SPL ele ajudará a dar essa queda. pois entre o amp puxando corrente e a bateria fornecendo o MC vai estar no meio tentando fazer seu papel de capacitor sem conseguir faze-lo... pois não está tendo o tempo pra q ele se encha... só está tendo consumo !.. imagine uma fonte um tranformador uma ponte retificadora em onda completa.. nesse ponto da ponte de diodos vc terá oscilações na retificação providas da frequencia de rede.. depois passa pelos tais capacitores q enchem hehehe e estabilizam e tornam limpa a corrente passando depois deles.. tipo uma semi onda passando antes deles e uma linha reta filtrada da corrente depois deles,, agora coloque uma carga q consuma bastante e verá q essa linha reta q era minha corrente perfeita já vira uma onda dente de serra.. pois os capacitores não seguram mais o consumo 100% e a eficiencia da fonte cai um pouco.. solução por mais capacitores ? NÃO... por q ? se os q já tinham não seguraram a corrente consumida pela carga se por mais eles de elementos filtrante passarão a consumirem potencia do trafo (bateria gerador etc), então oq faço ? aumento a potencia do trafo ! (baterias no caso) e aí sim eu posso pensar em adicionar mais alguma capacitancia.. ! pra ter minha corrente sempre continua e estabilizada. ( más como bateria não é tranformador q fica ligado em rede não terá oscilações somente quedas, e a solução simples é uma bateria de maior corrente e cabos pra ter o minimo possivel de perca neles pelo caminmho hehehe) o ex; da fonte q dei serve de analize... bom eu sempre fui bem em analizes de circuito kkkkk

Editado por ((thytoin.))
Postado em (editado)

Bom, eu tentaria ser educado, mas to com sono e sem paciência.

[pega leve João, sem ofensas]

O capacitor vai esvaziando a energia dele até acabar, isso ajuda na batida certo?

E depois? DEPOIS ELE VIRA UM CURTO! Não ajuda nem atrapalha.

Agora, se ele não cria energia, e as batidas de TRIO não precisam de energia extra, por que ele ajudaria? Tornaria a descarga da bateria mais constante? Pode ser, mas não tornaria a vida da bateria maior (talvez a vida útil!).

Nos casos de SPL ajuda SIM, e MUITO. Basta testar um bom MC e tirar a sua própria conclusão. Eu uso um de 10 farad para um sistema com 3000Wrms totais. Na batida a voltagem (medido com osciloscópio) nunca cai de 12.4V.... Isso me parece bom, para você não?! Sem ele chega a 11.4V +/-...

vc entende de funcionamento de um capacitor sabe q ele estabiliza picos de consumo tornando-os mais lineares ... porem tem q observar o quanto uma carga pode drenar de corrente. e em trio ajuda sim por não ? basta pensar então o por q da tensão não oscilar igual pipoca dentro de uma panela.. quando se usa o MC.. as baterias (normais chumbo acido) não tem a velocidade suficientemente rapida pra segurar a tensão estavel nos momentos de picos alternados de consumo .. com o MC tem a caracteristica de se carregar e se descarregar instantaneamente a energia armazenada nele auxilia sim as baterias em trios tokando musicas comuns do dia a dia,, em spl vc só terá consumo em alto e prolongado,, serca de varios amperes sendo drenados pelos amps.. e acontesse mesmo uma leve queda de tensão,, nesse caso o MC será ignorado como se nem estivesse ali.. ou quer me falar q um amp puxando 200 amperes e uma bateria tb de 200 sendo drenada o MC ali no meio vai ajudar em algo ? põe sinal bass e multimetro true rms ou um comum com alta velocidade de leitura ou até o osciloscopio mesmo pra ver se o MC ajudará alguma coisa hehehehe pode observar q a capacitancia na entrada (eu disse na entrada) da fonte dos amps onde chega os 12 volts não é muita coisa alias nem de longe é muita capacitancia.. apenas ajudam a eleiminar alguns ruidos hehehe e em consumo baixo e dependendo da musica dão uma forcinha... já no secundario da fonte chaveada já com tensão simetrica ou não já elevada pra alimentar o circuito amplificador a capacitancia é baixa e de alta isolação eletrica lógico né pois se não devido a alta frequencia de chaveamento não conseguem fazer seu papel q é a filtrajem.. consequentemente tb se por ventura tiver muita capacitancia na saida da fonte é devido a problemas da mesma como por ex: um riple muito alto..ou tb se forem poucos cap. de alta capacitancia no sec. não conseguem filtrar devido a alta freq. isso em fontes chaveadas não são boa coisa ( é tudo calculado desde a entrada a té a saida da fonte) .. e eu torno a dizer em set's pequenos como por exemplo até 2 pionner nos graves um MC com as baterias devidamente dimencionadas pode ajudar sim.. já em um set com consumo alto.. e em momentos q nem se tem intervalos o MC passa despercebido pelo set.. apenas estando ali mais não atuando por não ter condições pra isso.. não importa a capacitancia dele.

edit. erros de português.... [^]

Editado por ((thytoin.))
Postado em

Corrigindo, com meus comentários em VERMELHO!

completando..

pense no momento em q vc aperta o play e solta uma senoide de 40 hz mais ou menos com duração de mais de 10 segundos..

Quem em sã conciencia anda ouvindo senóides de 10s? Nem campeonatos fazem isso! rsrs

com o maximo de volume.. no primeiro segundo o MC vai segurar,, depois ... vai chupar a bateria ...

O mc vai chupar a bateria? Não mesmo, pq a tensão ainda não subiu! Enquanto ela tá "Baixa", ele nem ajuda nem atrapalha!

sobre a energia armazenada se perder... não se perde porem no instante dos nossos 10 segundos seguidos de espancamento dos subs... o MC depois de ter doado sua pequena carga em prol das baterias perderá sua função e seria como se nem tivesse MC kleber...

Claro.. 10s ouvindo senoidal com volume maximo.. em muitos sistemas, à essa hora já queimou amp, falante.. rsrsrsrs

a corrente q está sendo fortemente drenada pelos amps.. não passra 1/3 nele pra q consiga se carregar e liberar rapidamente. pois como no momento de execução de subgraves ele vai ficar se carregando e descarregando milhares de veses por segundo não né !

Carregando e descarregando? Não viaja!

Vamos imaginar MUSICA agora, que é o que (pelo menos eu) costumo ouvir.. Quando a bateria bate o bumbo (tumm).. o MC descarrega um bocadin.. nos instantes seguintes, enquanto o baterista vai atacar a caixa ou pratos (que não consomem tanto), o MC carrega! Simples assim!

Agora, voltando ao seu exemplo kamikaze... numa senoidal de 10s, os primeiros segundos o MC supre... nos seguintes, a bateria supre. Porém o MC fica "nulo", até a senoidal parar (e o MC conseguir finalmente se reestabilizar). SAcou?

ora bolas hehehehe... em trio tem intervalos entre uma batida e outra toka musicas né... os picos são fortes e rapidos... o MC segurará as quedas de tensão já em SPL ele ajudará a dar essa queda.

Ou seja, trio se ouve música, SPL se ouve senoidal? :banghead

pois entre o amp puxando corrente e a bateria fornecendo o MC vai estar no meio tentando fazer seu papel de capacitor sem conseguir faze-lo... pois não está tendo o tempo pra q ele se encha... só está tendo consumo !..

Repito, ele não estará consumindo! Nem carregando! Vai estar aguardando o fim da maravilhosa "senoidal kamikaze" pra se recarregar!

imagine uma fonte um tranformador uma ponte retificadora em onda completa.. nesse ponto da ponte de diodos vc terá oscilações na retificação providas da frequencia de rede.. depois passa pelos tais capacitores q enchem hehehe e estabilizam e tornam limpa a corrente passando depois deles.. tipo uma semi onda passando antes deles e uma linha reta filtrada da corrente depois deles,, agora coloque uma carga q consuma bastante e verá q essa linha reta q era minha corrente perfeita já vira uma onda dente de serra.. pois os capacitores não seguram mais o consumo 100% e a eficiencia da fonte cai um pouco.. solução por mais capacitores ? NÃO... por q ? se os q já tinham não seguraram a corrente consumida pela carga se por mais eles de elementos filtrante passarão a consumirem potencia do trafo (bateria gerador etc), então oq faço ? aumento a potencia do trafo ! (baterias no caso) e aí sim eu posso pensar em adicionar mais alguma capacitancia.. ! pra ter minha corrente sempre continua e estabilizada. ( más como bateria não é tranformador q fica ligado em rede não terá oscilações somente quedas, e a solução simples é uma bateria de maior corrente e cabos pra ter o minimo possivel de perca neles pelo caminmho hehehe) o ex; da fonte q dei serve de analize... bom eu sempre fui bem em analizes de circuito kkkkk

Essa parte final eu deixo pro kleber! rsrs

Postado em

onde disse q trio toka spl e senoides kKKKKKKk esse bloom viu !

vc entendeu em um ponto em q o MC vai estar aguardando o momento em q terá uma pausa no pico continuo de consumo aí ele se carrega pra poder atuar no primeiro segundo do proximo pico...

sobre senoidal eu apelei tb né kkkkkkk

eu quiz dizer musicas pesadas... muito sub graves tem cara q tem dia q só coloca musicas em slow pra descerem até nas profundezas kkkk

só dei um exemplo logico q onda senoidais puras,, não são boa coisa..

e onde viajei exatamente ? pois vc mesmo disse q o MC aguarda o proximo instante pra q se carregue ( isso vc entendeu) e diante disso como ele contribuirá no som ?? só durantes os 2 primeiros segundos de cada grave ?? e o restante ? dos segundos hehehehe

Postado em (editado)

MC = enfeite de arvore de natal ! (em spl)

não importa quantas veses questionarem.. eu responderei hehehehe pois basta ter um minimo do basico de conhecimento de um capacitor e verão quem está viajando hehehe

lembrando q isso é uma discução sadia não quero q me levem a mau ou q fiquem contra mim pois é uma opnião tecnica minha... não tem achismos ou chutes ou coisa do tipo... :legal:

edit: (novamente erros de digitação [^] vou rever isso pra não ficar editando tudo !)

Editado por ((thytoin.))
Postado em

onde disse q trio toka spl e senoides kKKKKKKk esse bloom viu !

Não.. leia dnv! Vc falou de tocar senoidal "xx" segundos com volume no máximo! NINGUEM em sã consciencia faria isso!

E vc falou tb que TRIO, "que toca música"... Ou sejaa??? (sacou?)

vc entendeu em um ponto em q o MC vai estar aguardando o momento em q terá uma pausa no pico continuo de consumo aí ele se carrega pra poder atuar no primeiro segundo do proximo pico...

Não é pausa no pico.. a música é feita de "altos e baixos" na resposta.. nos "altos" (batida forte) o MC solta sua carga.. nos "baixos" (geralmente no momento após a batida) ele se carrega!

sobre senoidal eu apelei tb né kkkkkkk

eu quiz dizer musicas pesadas... muito sub graves tem cara q tem dia q só coloca musicas em slow pra descerem até nas profundezas kkkk

Mas kleber falou sobre isso! 1f pra 500w é o ideal e 1f pra 200w pra quem ouve música assim!

só dei um exemplo logico q onda senoidais puras,, não são boa coisa..

e onde viajei exatamente ? pois vc mesmo disse q o MC aguarda o proximo instante pra q se carregue ( isso vc entendeu) e diante disso como ele contribuirá no som ?? só durantes os 2 primeiros segundos de cada grave ?? e o restante ? dos segundos hehehehe

Veja bem.. pelo menos nas músicas que ouço.. raramente o grave vai mais de 2s! Batida de bumbo de bateria, baixo.. sempre tem o atack e depois vai acalmando!

Observe essa figura:

5937-goldwave03.JPG

Sacou? Ela é cheia de picos e vales. Nos picos ele descarrega, nos vales ele carrega! Simples assim! ;)

Postado em (editado)

bloom esse grafico q vc postou é musica normal ora essa ! hehehehe nesses momentos o MC se carrega mesmo !... rock, musica eletronica,, axé.. etc... vc entendeu 50% doq eu disse mais não assimilou a duração de faixa de subgraves.. pesados e MC atuando ali "o xente" kkkkk

comentando de novo a foto q vc postou eu entendi perfeitamente.. os altos e baixos q vc disse ! nisso o MC consegue trabalhar né !

porem oq torno a dizer é q muitos buscam no MC uma alternativa pra suprir a demanda de corrente.. e pensando q vão ter ganho em subgraves continuos e pesados ! ao inves de adcionarem mais uma bateria ora bolas de novo kk .. eu escuto musicas normais do dia a dia gosto de varios estilos todo mundo escuta tb ninguem aguenta só bass na orelha hehehehe... más é aí q tá o problema as pessoas pensando q uma set por ex com 2500w de modulo e 2 subs.. e apenas 200 e poucos amperes de baterias se adicionarem MC's vão ter ganhos em subgraves pra quem gosta de hip hop.. desses mais nervosos... é isso q quero dizer... o ganho se dá tokando musicas normais.. rock, pop, axé, sertanejo, pagode, mpb, etc etc.. agora quando o cara quer dar aquela voltinha basica e exibir seu set reproduzindo poderosos graves quase senoidais hehehe e pensam q o MC vai ser util na coisa... estão enganados cada caso é um caso...

Editado por ((thytoin.))
Postado em

E eu ando ouvindo uq pelamordideus? Música alienigena? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ah, e 'oxente' é da Bahia, estou em Sergipe! rs

Bom.. mesmo no hiphop, o mc se carrega sim! JG tem um fosgate, que mesmo dps da bat desligada, o som ainda tocou algumas batidas antes dele 'zerar'. Ou seja.. não segura? rs

Postado em

Capacitor é frescura. [¨]

o murilo, pode ter contribuido com alguma coisa melhor...

vi num topico seu q tava tocando 2 16k com 100a de bateria.

pergunto: qto tempo? 3 segundos, mesmo assim seria frescura?

e o novo q tu ta montando trocentas bateria agm 16v (14 se nao me engano tu falo q tinha comprado) ai ja seria frescura por um MC neh.

E eu ando ouvindo uq pelamordideus? Música alienigena? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ah, e 'oxente' é da Bahia, estou em Sergipe! rs Bom.. mesmo no hiphop, o mc se carrega sim! JG tem um fosgate, que mesmo dps da bat desligada, o som ainda tocou algumas batidas antes dele 'zerar'. Ou seja.. não segura? rs

6 batidas neh, e olha q o joao soh tem 1f pra cada 250w e nao os 200w como o klb comentou.

mas eu tenho q concordar q se o bummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm tiver 10s o mc nao segura. agora q musica da isso?

outra, se o mc reduz a queda de tensao, com certeza aumenta a duracao da bateria, mas qto?

compensa ou seria melhor dobrar o numero de baterias ou capacidade do alternador?

Postado em

E eu ando ouvindo uq pelamordideus? Música alienigena? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ah, e 'oxente' é da Bahia, estou em Sergipe! rs

Bom.. mesmo no hiphop, o mc se carrega sim! JG tem um fosgate, que mesmo dps da bat desligada, o som ainda tocou algumas batidas antes dele 'zerar'. Ou seja.. não segura? rs

maus pelo "o xente"..

se vc tiver alimentação boa ou seja 2500w de som e uns 300 amperes de baterias boas de carga.. vc nem precisa de mc.. ele armazena a energia sim! porem a carga dele passará pelo set.. na mesma velocidade q a bateria fornece oq o amp requer no momento..( note q ao fim da reprodução de uma faixa qualquer de subgraves logo após deligar somente os amps as partes baixas da musica ainda são reproduzidas fielmente já os graves mucham hehehe até q o MC se esvazie... estou mentindo ?:) esperimenta desligar o amp com o som no talo e verá se o MC continuará sequer segurando 1 segundo dos graves... vão muchar na hora hehehe e o led de proteção acenderá indicando a falta de alimentação , volto a dizer é muito melhor em picos ou trio, pois sem mc em uma batida a tensão cai um pouco e com MC na mesma batida seca o MC libera muito mais rapido q a bateria parte de sua carga. logo em seguida se carrega de novo.. pois há tempo suficiente.. não deixando q a tensão caia muito..

vc entendeu mais 10 %... logo chegamos lá..

ele se carrega se vc tiver uma boa demanda de corrente ..(baterias) pra suprir os amps.. mais como não se tem pico alternados e sim continuos (constantes eu digo) então da mesma foram q a corrente está sendo consumida de forma constante o MC passará a ficar neutro na hiostoris pois não tem o pá pá pá de batidas rapidas e com intervalos e sim o vrooooooooooooo hehehe como vcs dizem aqui... então dessa forma o mC passara despercebido pelo set até q se encerre o pico continuo de consumo de corrente e ao proximo começo de pico ele até ajuda nos primeiros 2 segundos hehehe depois fica neutro.. e se aumentar demais a cap. passa a agir como elemento de consumo..

Postado em

Desiste Bloom, depois das aulas que o Kléber deu, com base técnica, ele ainda continua teimando..

cara q aula ? q base tecnica ? raciocina cara... ou vc não tem opinião propria ou capacidade de raciocineo... não estou teimando.. eu entrei nesse topico dando uma sugestão de MC caseiro hehehe seguindo o topico e logo veio o hipirim.. jogando pedra hehehehe d novo...

eu sou tecnico em eletronica não sou engenheir mais tenho muito conhecimento acumulado sobre fontes chaveadas e capacitores... já fiz diversos reparos em varios amps, na verdade em quase todo tipo de bugiganga eletronica... desde monitores de lcd de PC atá um toca fitas velho...

se vc é do vai com as outras~... fazer oq né..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...