Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Roy Júnior

Escolha de subwoofer quake e fb

Recommended Posts

Pessoal, estou com uma grande duvida sobre um novo projeto e gostaria de saber opiniões.

 

Estou montando um novo set, (trio goiano) mas

Nao igual os que existem no mercado.

 

O veículo uma Montana corsa 2010

 

O set de interesse

 

8 subwoofer de 15”

 

6 médios 8” em cada porta e 8 ou 10 na traseira(na tampa)

 

2 st400 em cada porta e 4 st400 na traseira

 

 

Módulos:

 

2 md8000 para os sub

 

2 hd3000 para os mid

 

2 ds800x2 para Tweeter

 

1 equalizador taramps

 

1 processador taramps

 

2 fontes taramps 250a

 

As duas principais dúvidas são:

 

1) qual Subwoofer vocês recomendam, FB 850wrms 15” ou Quake gold 1000wrms 15” ?

 

2) estava interessado nos médios da pioneer, tem excelente qualidade os TSM800, porém difícil de achar no mercado, e quando acha, absurdamente caro. Outra opção são os snake esv220 lançamento, zetta, e os próprios quake. Me indicaram os 7driver 380 mas achei muito feio. Gostaria de um médio bom e esteticamente bonito como os Pioneers e os citados acima.

 

3) quanto aos subs qual iria atender melhor ao projeto ?

 

 

*lembrando que: não vou colocar corneta, não pretendo diminuir ou aumentar a quantidade de médios e sub, nem tamanho, nao vou trocar tudo por dois tornado dois driver de titanium e dois Tweeter. Meu set e esse! Gostaria de ajuda em relação aos sub e médio, caso alguém possa ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pretende fazer "subindo" ou embutido na carroceria? 

Pq se for subindo, eu podia te dar uma ideia bem diferente e louca mas que ia impressionar MUUUITO na qualidade, ia chamar atenção por onde passasse! Mas não é tão comodo quanto 'embutido'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Graças a deus alguém q entende de som. Falei contigo já a alguns anos atrás sobre uma f250 que eu tinha... então Bloom, vai ser embutido mesmo. Os 8 virado pra cima, diferente de uma s10 que tem Vídeo no YouTube montada pela audio quest.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falo pq se eu fosse montar algo nessa pegada, faria algo embutido nos graves, mas uma linha de line array no centro, que seria montada antes de cada tocada... e seria algo absurdo, que jogaria BEM longe e tal... de impressionar mesmo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza. Algo focado em line array faria um tremendo barulho com boa qualidade. Mas vou fazer fixo mesmo... típico trio goiano, mas com equipamentos melhores...

 

 

Diga aí Bloom, conhece e já ouviu os fb 850 15” e os quake gold 15” ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, esses subs nem passam pras bandas de cá!

Pq aqui no Nordeste, quem vai usar sub, usa 12"... 10"... e quem quer som grande, coloca logo 15", 18" woofers! 

Mas não questiono a eficiência pq ouvi um fusca com 8 UXp 12" que dava uma surra em mto 2x15" e 2x18" que já ouvi, inclusive na qualidade. Mas não saberia opinar por não conhecer esses falantes na prática! 

Quanto às altas, tu podia fazer algo nessa epgada: 

hqdefault.jpg

..só que com line! onde ficariam "Lado a lado" andando na rua e teria como empilhar pra ter o ganho pelo acoplamento e tal! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você estiver falando daquele line array que você mostrou nesse tópico:

https://autoforum.com.br/topic/218885-fiz-um-micro-line-array-ficou-mt-bom/

Vai ficar muito bom mesmo!

Você esta de parabéns bloom. Ta mostrando para o pessoal do fórum que é possível montar um sistema de som com qualidade e SPL sem gastar muito.

É para ler esse tipo de tópico que eu criei uma conta nesse fórum!

 

Inclusive eu gostaria muito de ir em festas com um line array mais DIY.

Algo parecido com esse:

https://www.stuff.tv/features/how-make-worlds-best-festival-sound-system

 

rSevVHD.jpg

É meu sonho, um dia eu monto um assim.

 

Fica bom com woofer tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade a sugestão pra ele ia ser algo mais relativamente simples porém absurdamente eficiente: uma torre de falantes 12" com guias de onda ao lado, alinhados 2 woofers + 3 guias por caixa... umas 4 caixas dessas ele toca pra mil pessoas fácil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, não usarei sub maior ou menor que 15” na vdd o sub já praticamente defini. Vai ser os FB mesmo. Só não defini ainda os médios. Abaixo segure dois projetos

 

1) post-76660-1519637782,9875_thumb.jpg

 

Eu iria usar os médios nessa posição na traseira. Mas andei dando uma olhada e vi essa Montana, modelo da minha. Olha essa paredinha que sobe, será que fica melhor eu fazer por exemplo ao invés da tampa traseira, fazer uma paredinha dessas ?

 

E post-76660-1519637853,2853_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso sugerir algo bem louco mas que vai impressionar absurdamente? Só não sei se cabe!

4 HPX 2120 + quantos D220ti couberem! Pelo menos 4 pra acompanhar!

Se não couberem 3, coloca 3... mas enfim, sugiro eles pois não pede muita caixa (30 litros dutada pra tocar 60hz acima) e toca FLAT 60hz em diante, ou seja, vai dar uma qualidade absurda inclusive com médio graves! 

1 HPX bem alimentado dá uma surra em 4 ou 6 falantinhos desses de 8" sem medo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um projeto parecido com o seu cara.

Decidi fazer ele por estar cansado de ir a festas principalmente em local aberto e não ter subgrave e ainda o médio grave estar fraco pq os caras usam woofer de 15 picudo e deixa o resto pro line array distorcendo tudo... (Não que line array seja ruim, mas é necessário muito processamento de áudio para deixar bom).

 

É só um projeto então vou demorar a por em pratica, mas antes de postar o que eu decidi usar, veja esse vídeo que vai te ajudar muito com essa duvida:

Repare que quanto mais caixas são usadas mais plana fica a resposta de frequência.

 

4 subs 15’ – 30hz até 60hz

4 woofers 12’ – 70hz até 3.000hz

4 drivers 1’ – 4.000hz até 17.000hz

 

Já pensou em usar esse coaxial de 12’? Ficaria alto e sem distorção!

Cara como esse som ficou limpo no final do vídeo PQP!

https://www.youtube.com/watch?v=nUXB-LaXEeM

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas um coaxial desses custa 1.2k no ebay! uhasuhsauhsauhsauh fora frete

Porém, é um sonho.. fato! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não recomendaria os quake por causa da assistênca técnica, péssima, vai passar raiva, porém os subs são fortes, não rola os pionner ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pioneer eu fugiria pelo cliché! Tentaria algo diferente, nem que seja MTX hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, Pioneers não quero, mtx no Brasil e um roubo, consegue ser mais caro que FB... se não tentaria os mtx .

Não quero sair do contexto trio goiano, e colocar drives com woofers de 12/15/18. Quero manter o padrão, mas com equipamentos que ninguém usa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de ouvir um par tocando arriscaria sem pensar 2x nos Falcon XD2000. São lindos e tocam demais, sem falar que se der algum defeito o suporte da Falcon é bem eficiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi foto deles, achei bem lindo e parece bem feito. Problema é não ter de 15”. Queria colocar 8 de 15” da mais pressão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de ouvir um par tocando arriscaria sem pensar 2x nos Falcon XD2000. São lindos e tocam demais, sem falar que se der algum defeito o suporte da Falcon é bem eficiente.

 

è um sub interessante mesmo

 

E não vejo ninguém falando, pensei que era só eu que tinha visto tocando kkkk

O xd1400 de 700rms ainda tem um preço muito bom o de 1000rms já sobe um pouco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Mais pressão que 12 de 12"? Sei não viu...

Só fazer o cálculo dos SDs de cada falante! 

 

Mas sei que 1x 18" toca por ~3x 12".

 

SEEE fosse uns 6 x 18", eu garantia tocar mais que 12x12"!! Mas o 15" não lembro qual o cálculo específico!

 

 

E ainda tem outra coisa a ser analisada: O TIMBRE. 

 

Mas, deixando os detalhes de lado, se colocar 8 tornado 5.000 bem alimentados, acho difícil 12x 12" chegar perto! hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei um site meio tosco, que 'estipula' que um falante de:

12 tem 104dB
15 tem 108dB

18 tem 111dB

isso imaginando um mesmo x-max e tal.

Os dados acima nos levam a crer que o cone 12 em relação ao 15 tem 4db a menos.. e o 15 em relação ao 18, 3db a menos! 

Já dá uma ideia bacana! 

Vale a curiosidade:

http://www.baudline.com/erik/bass/xmaxer.html

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

12 eu não colocaria. Colocaria 16 de 12”. Não sei se 12 de 12” daria mais pressão que 8 de 15”.

 

Só que aí surge s duvida, falcon presta ?! Nunca ouvi tocar e não conheço ninguém que já ouviu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu sei e que os FB por exemplo aguenta 1500wrms aplicados. O pioneer por exemplo se rompe acima de 600, e esses falcon não tenho a menor ideia. Se pelo menos alguém q conheço falasse que já ouviu, arriscaria colocar 16 desses xd1400. Os de xd2000 já tenho q mudar muita bateria e módulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu acredito que o intuito de um fórum é trocar experiência adquirida de outras pessoas. Sendo assim, quando vc pergunta "se presta" e diz "não conhecer ninguém que já ouviu", vc basicamente ignora esta troca de experiência. Tanto eu quanto o user fst-lobo nos posicionamos favoráveis a compra do Falcon, eu ouvi o XD2000 e aprovei com louvor o desempenho do falante. Acredito que o de XD1400 siga o mesmo padrão e tem um valor muito mais interessante, tornando um CxB bem mais atrativo. Realmente, encontrar alguém que os tenha escutado não será tarefa das mais simples, justamente pela grande maioria ter o pensamento por vc compartilhado, de que só "presta" aquilo que eu vi/ouvi ou que alguém que eu conheço ouviu.

 

Não ganho nada da Falcon por indicar este produto, simplesmente vi que se trata de um falante que mescla bem as características que um sub precisa pra se sair bem tocando em trio goiano, ou seja, precisa subir um pouco além do usual, ainda que com uma atenuação grande. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...