Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Roy Júnior

Escolha de subwoofer quake e fb

Recommended Posts

4 st400 em cada porta, acho que é demais

 

Acho que pode mandar menos potência para esses tw, que não precisar deles tocando com plena potência

 

Os trio goiano com 4 na porta são st200 ou st304

Sinceramente ? Também acho demais, acho que só dois bastaria. To colocando 4 de tanto um amigo falar na minha cabeça que só dois ficaria feioc que 4 e mais bonito. Então acho que essa parte é mais estética mesmo. Quanto a parte de trás acho o ideal. Porem, não da pra ligar mais baixo os das portas e mais alto o da traseira correto ? Por que, tem que dividir o carro no meio tipo assim

 

4 da porta esquerda e 2 da carroceria do lado esquerdo ligado em um módulo e vice versa pro lado direito.

 

A não ser que use uma sd800 que e 4ch e diminua o ganho dos canais da porta certo ? Confesso que nessa parte to perdido.

 

E nesse caso de diminuir a potência, usaria a SD800.4 ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente ? Também acho demais, acho que só dois bastaria. To colocando 4 de tanto um amigo falar na minha cabeça que só dois ficaria feioc que 4 e mais bonito. Então acho que essa parte é mais estética mesmo. Quanto a parte de trás acho o ideal. Porem, não da pra ligar mais baixo os das portas e mais alto o da traseira correto ? Por que, tem que dividir o carro no meio tipo assim

 

4 da porta esquerda e 2 da carroceria do lado esquerdo ligado em um módulo e vice versa pro lado direito.

 

A não ser que use uma sd800 que e 4ch e diminua o ganho dos canais da porta certo ? Confesso que nessa parte to perdido.

 

E nesse caso de diminuir a potência, usaria a SD800.4 ?

Seu som já não está o modelo que todo mundo faz

 

Acham feio pq fazem todas as portas exatamente de um modelo de uma loja famosa e todas as outras acham feio

 

Pq não coloca st304 que tem o modelo de acrílico na porta então

E o trio só atrás

E coloca sd800.4 que pode ter ganhos diferente no das porta e de trás

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse problema do alinhamento e diferença entre amp resolve pelo processador

Até regulando a diferença das portas para a traseira

 

Os som mecânicos como está se referindo tem diversos motivos para não tocarem frequências tão baixas

Como até o deslocamento das próprias caixas, deslocamento dos sub

 

Essas frequências mais baixas e realmente mais comum com esse estilo de sub e nesses som residenciais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu som já não está o modelo que todo mundo faz

 

Acham feio pq fazem todas as portas exatamente de um modelo de uma loja famosa e todas as outras acham feio

 

Pq não coloca st304 que tem o modelo de acrílico na porta então

E o trio só atrás

E coloca sd800.4 que pode ter ganhos diferente no das porta e de trás

É tem muito modismo em Goiânia mesmo...

 

Eu já comprei os 12 st400 amigo, talvez então coloquemos 3 em cada porta e 6 atrás, ou, podemos fazer a seguinte ligação

 

Ch1 e ch2 colocamos 2 st400 nos respectivos. Normal sem ser em bridge vai cair bem a potência por conta da impedância e no canal 3/4 fazemos bridge e ligamos 2 neles vai casar a impedância e vai mandar 400wrms pra 2 st400 (da carroceria)

 

Desta forma podemos abaixar o ganho do canal 1:2 e mandar menos agudo nas portas. O que acha ?

 

Isso é, numa SD800 e não na 1200

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse problema do alinhamento e diferença entre amp resolve pelo processador

Até regulando a diferença das portas para a traseira

 

Os som mecânicos como está se referindo tem diversos motivos para não tocarem frequências tão baixas

Como até o deslocamento das próprias caixas, deslocamento dos sub

 

Essas frequências mais baixas e realmente mais comum com esse estilo de sub e nesses som residenciais

 

Eu pensei a respeito do alinhamento e diferença entre amp. Mas surge uma questão, olha só

 

Vamos supor que será 24 médios

 

12 em um amp 12 em outro.

 

Desses 12 são: 6 para uma porta e 6 pra traseira

 

Ligado em um módulo de um canal como o SD2k não consigo fazer alinhamento desses falantes correto ?

 

Penso que, nessa questão do eco, a única coisa que pode fazer esse alinhamento desses falantes traseira/porta seria nas seguintes opções

 

Mais viável usar 3 módulos ( 2 pras portas e um pra traseira ), porém além de ter que colocar mais um módulo, teria que colocar mais um processador já que, px2 possui 6 saídas de áudio imagino que seria assim:

 

1ch - sub

2/3 ch - porta esquerda

4/5 ch - porta direita

 

Precisaria de mais

 

6/7 ch - traseira

8/9 ch - Tweeter esquerdo

10/11 - Tweeter direito

12/13 - traseira

 

Olha só, já deu mais de 12ch, dois px2 já não resolveria o problema.

 

Fica bem complicado essa questão.

 

Outra opção, seria se a SD possuísse módulos de 2k ou 3k de 4ch. Assim poderíamos usar o ganho do módulo como um recurso, que não seria 100% preciso mas talvez resolveria a questão. Porém não existe, e eu gostaria de colocar módulos de uma marca só, quero um porta módulos impecável

 

Talvez meu raciocínio aí tenha sido meio louco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara fico muito feliz em saber que você escolheu confiar em mim, de verdade mesmo!

Mas é como eu disse, eu não tenho tanta experiência pratica para te ajudar com o projeto de um sistema que para mim é bem grande.

Eu vou continuar te ajudando com o que posso e vou corrigir meus erros como eu fiz com a ligação maluca lá em cima com a imagem do paint.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

A caixa que o Leandro da FB te recomendou vai ficar boa, por que você tem que levar em consideração que 12 subs juntos tornam possível o acoplamento que aumenta a pressão sonora em baixas frequências.

A resposta de frequência vai ficar bem mais plana que a do gráfico que você upou a imagem e isso é muito bom!

Já em relação ao SD16k, na parte de grave e subgrave pode usar mais de um modulo porque o atraso de resposta de cada um não vai ser perceptível. Pode comprar três SD8k.

Já para médio e agudo, o ideal seria usar só um mesmo, por que dois módulos, mesmo tendo os componentes idênticos tem atraso de resposta diferente, assim:

 

3e8kS5g.jpg

 

Isso em grave não é muito perceptível por que a onda é mais comprida, mas com o ”Tss” do tweeter que a onda é bem curtinha, vai ficar parecendo que o som esta com eco.

Converse e tente ouvir paredão de quem usa mais de um modulo para tweeter e tira a prova real se realmente esse eco que eu estou falando acontece, se não acontecer é só usar mais que um modulo para todos os alto falantes.

 

Como você vai colocar médios na porta e atrás no porta malas, o atraso vai acontecer fisicamente por diferença de posicionamento dos alto falantes, a não ser que você queria usar um microfone calibrado e alinhar tudo com ruído rosa.

Veja uns vídeos do Renan Lopes, o cara ensina direitinho como ter um trio tanto com woofer ou subwoofer que vai tocar forte e sem chiadeira e distorção.

https://www.youtube.com/watch?v=1_0bftf50N0

 

https://www.youtube.com/watch?v=0M2K2_gRd5A

 

Atraso de resposta diferente faz com que certas frequências desapareçam ficando a -20db ou menos, o que vai levar você a pensar que o seu som esta fraco sendo que na verdade é só alinhar com equipamento adequado e, “PUFF”, magicamente seu som vai render o três vezes mais.

 

Se você vai usar processador com limiter, corte de frequência correto, ganho alto o suficiente para não distorcer e ainda alimentar bem com fonte e bateria, não precisa se preocupar porque esse sistema de som vai ser a realização de um sonho de você e de muita gente aqui do fórum!

Não vai queimar não.

Eu não usaria os dois megacapacitores por que pode distorcer o som e causar, ironicamente, queda de tensão, mas o projeto é seu e você é quem manda cara!

https://somautomotivobrasil.com.br/noticia/polemica-mega-capacitores-funcionam-mesmo/

 

Sobre as baterias, teoricamente você precisaria de 2.000ah com 12,6v para tocar por mais ou menos 2 horas, mas como vai usar fonte automotiva da para usar bem menos baterias:

https://www.youtube.com/watch?v=gA1uoc4jSe0

Se usar as fontes o tempo todo que o som estiver ligado em volume alto, com 600ah de bateria o sistema já fica com alimentação o suficiente.

Quanto mais bateria melhor, mas ai tem que trocar suspensão a encontrar espaço pra “500” baterias! Hahaha!

 

Vou ser sincero, esse trio com 12 subwoofers vai tocar mais forte em 30hz e 40hz que qualquer woofer que o pessoal costuma montar paredão e trio.

Acima de 50hz vai tocar igual ou mais baixo, só que tem um incentivo a mais para você fazer esse trio goiano, um som desse porte anima festas grandes, eu nunca fui em uma casa de show ou rave em local aberto que o sistema de som PA descesse com força até 30hz, na verdade eu nunca senti nada abaixo de 40hz nesses sistemas grandes. Claro que existe, mas são festas com valor de entrada alto e longe da cidade.

Isso pra mim é meio decepcionante porque lembro que fui ver os DJs da Aliga, não sei se você conhece, quando os caras tocaram RAP com 30hz parecia que o grave sumia naqueles woofers... Hahahaha!

Queria ir em uma festa que eu conseguisse sentir tanto 30hz quanto 100hz com força, só consegui isso sistemas pequenos dentro de um carro ou quarto e sala de casa.

 

O principal, mesmo sabendo que seu som vai demorar para ficar pronto:

Se o som não ficar bom logo de primeira, lembre-se que os altos falantes tem que amaciar para tocar com menos potencia e responder mais frequências.

Um sub que foi ligado logo depois de tirar da embalagem pode render só até 50hz com força, depois de alguns dias vai descer até 30hz com facilidade.

Entao, será 2 sd8k pros graves. Bem alinhadas no processador. Ainda tenho que estudar isso e ver os vídeos de alinhamento e cancelamento...

 

Entao o que tenho de espaço no máximo são 8 baterias de 150ah. O máximo mesmo, e fiz as contas baseadas no padrão

 

8000x2 + 3000x2 + 1200x2 / 20 = 1200amp +- e tenho mais a do cofre de 70ah

 

Além disso as fontes pra auxiliar, e estou estudando a ideia de colocar mais um alternador 150ah caso algum lugar não tenha rede, o carro já conta com um de 90ah se não me engano.

 

Eu espero sim que o som renda bem em todas frequências na vdd. Mas confesso que estou preocupado na faixa de 80 a 130hz já que os sub talvez não suba tanta e os médios não desçam tanto. Mas acho que no fim vai dar certo.

 

E também tenho que estudar a ideia do amaciamento que não tenho ideia ainda como fazer, perguntarei pro Leandro posteriormente, mas acredito não ter muito segredo.

 

Eu nunca usei o px2 mas olhando os vídeos da própria fabricante, ele parece ser um espetáculo. Os caras conseguiram colocar praticamente tudo, e um mini equipamento, e com um preço super acessível, por isso acho que talvez não compense eu comprar um audison bitTen. Aqui custa 250-290£ da entorno de 1200-1500 reais.

 

Com relação aos capacitores, comprei mais pela “beleza” e bonito quando o som tá trabalhando, o grave batendo e aqueles bichos começa a piscar na hora dos picos, parece uma sinfonia rsrsrs. E pensei em por nas SD8k pq o pico na vdd e nos graves, e se der uma distorção nos graves não são tão perceptível. Mas, se isso significar que talvez vai sacrificar um pouco da qualidade do meu sistema, talvez então eu pense em algum jeito de os ligarem sem ligar diretamente nos módulos, por exemplo nas baterias, não sei, tem que pensar...

 

Quanto aos RAp nunca ouvi, mas já estive em um ambiente que a pegada dos woofer foram boas, mas e impossível querer que um woofer desça como um subwoofer. Por mais perfeita que a caixa seja, por mais qualidade que o som tenha, subwoofer teoricamente não foi feito para tocar aberto... você pode até escutar a pegada dos 30/50hz se estiver perto da caixa, mas se sair de perto und 30/50 metros talvez nem ouça mais, ou sinta... é fo**... aqui mesmo em Goiás, nos trio goianos, são sons de qualidades para pouca distância, digo isso pq já tive, por isso aqui existe a interligação entre carros, pra levar o som o mais longe possivel. Já vi festa onde já se ligaram mais de 80/100 carros em uma única música. É emocionante de se sentir

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu raciocínio está certo, mas

Para um som desse o estereo não faz muito sentido, é preciso ter um distância entre as vias

Nesse caso seu melhor mono mesmo, se fosse só nas porta até poderia compensar

 

E vc vai precisar só de 1ch para cada via, e o px2 permite regular cada canal independente

voz e tw das portas, voz e tw traseira e sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu raciocínio está certo, mas

Para um som desse o estereo não faz muito sentido, é preciso ter um distância entre as vias

Nesse caso seu melhor mono mesmo, se fosse só nas porta até poderia compensar

 

E vc vai precisar só de 1ch para cada via, e o px2 permite regular cada canal independente

voz e tw das portas, voz e tw traseira e sub

Otimo! Nesse caso, eu poderia usar então uma SD8000 para os 24 médios, sairia até mais barato que duas SD3000 . Ficaria bom né ? Só que aí não consigo fazer a equalização do atraso das portas com a traseira correto ? Nem nos médios nem nos agudos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A não ser que, faça diferente.

 

Coloque uma sd3000 pras portas e uma sd3000 pra traseira

 

Uma sd800 pras portas e uma sd800 pra traseira. Nesse caso daria certo né ?

 

Usaria o ch1 pro sub

Ch 2 pro médio das portas

Ch 3 pros médios da traseira

Ch4 pros tw portas

Ch5 pros tw traseira.

 

Assim ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A não ser que, faça diferente.

 

Coloque uma sd3000 pras portas e uma sd3000 pra traseira

 

Uma sd800 pras portas e uma sd800 pra traseira. Nesse caso daria certo né ?

 

Usaria o ch1 pro sub

Ch 2 pro médio das portas

Ch 3 pros médios da traseira

Ch4 pros tw portas

Ch5 pros tw traseira.

 

Assim ?

 

Assim parece mais interessante

 

Só que tentaria 1 800.4 para todos tw, usando 2 canais para portas e 2 para os de trás

Se achar que faltou potência ai colocaria a 2ª 800

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim parece mais interessante

 

Só que tentaria 1 800.4 para todos tw, usando 2 canais para portas e 2 para os de trás

Se achar que faltou potência ai colocaria a 2ª 800

Até poderia fazer isso. Só que sairia muito mais caro, vou lhe explicar o por que, teria que fazer apenas outro porta módulo kkkkkk. O porta módulos penso em fazer assim,

 

post-76660-1523652551,5925_thumb.jpg

 

parecido com isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estava lendo algumas coisas na internet e surgiu uma questão. Revestimento interno na caixa.

 

Eu preciso fazer isso ? No meu outro Som não tinha. Como vou usar subwoofer que já nao sobe tanto, se eu colocar a manta acústica aí que ele não vai subir mesmo. Verdade ou mito ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado! É preciso um atraso pesado no delay pra acoplar certinho a porta com a mala!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Roy Júnior

Não se preocupe em alinhamento de grave com esses 12 subs juntos, só é necessário compensar os médios e agudos das portas com os do porta malas e isso da para fazer sem usar o microfone de RTA. É só usar o Processador px2.

Só separe os alto falantes das portas com os do porta mala deixando pelo menos um amplificador para cada local.

Se quiser usar 6 amplificadores pode usar, esse delay da para ser corrigido com facilidade, a parte difícil é alinhar a fase entre as três vias.

Não é necessário para falar a verdade, mas é fazendo isso que seu som vai parecer aqueles PA profissionais.

Isso também da para fazer com um simples processador de áudio automotivo.

 

Seu som vai ficar bom do jeito que você imaginou, pode ficar tranquilo.

Que ótimo amigo, eu estava preocupado com fazer stereo e acabei me esquecendo do delay, ao invés de usar 2 módulos dividindo o carro no meio (esquerda-direita) eu tenho que usar dividindo frente-trás. Ótimo meu amigo.

 

Será então

 

1 sd3000 pra 12 médio da porta

1 sd3000 pra 8/10/12 da traseira

1 sd800 pra 8 st400 das portas (esse consigo fazer stereo, ligando 4 em um canal e 4 em outro)

1 sd800 pra 4 st400 na traseira

 

Acho que o px2 não vai ter e o número de canal suficiente

 

Pq seria

 

Ch1 subwoofer

Ch2/3 portas (mid)

Ch4/5 traseira (mid)

Ch6 traseira Tweeter (mono)

 

Vai faltar 4 canais pra fazer as portas de Tweeter, certo ?

 

Nesse caso, teria que usar 2 px2 ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Roy Júnior

Não se preocupe em alinhamento de grave com esses 12 subs juntos, só é necessário compensar os médios e agudos das portas com os do porta malas e isso da para fazer sem usar o microfone de RTA. É só usar o Processador px2.

Só separe os alto falantes das portas com os do porta mala deixando pelo menos um amplificador para cada local.

Se quiser usar 6 amplificadores pode usar, esse delay da para ser corrigido com facilidade, a parte difícil é alinhar a fase entre as três vias.

Não é necessário para falar a verdade, mas é fazendo isso que seu som vai parecer aqueles PA profissionais.

Isso também da para fazer com um simples processador de áudio automotivo.

 

Seu som vai ficar bom do jeito que você imaginou, pode ficar tranquilo.

Que ótimo amigo, eu estava preocupado com fazer stereo e acabei me esquecendo do delay, ao invés de usar 2 módulos dividindo o carro no meio (esquerda-direita) eu tenho que usar dividindo frente-trás. Ótimo meu amigo.

 

Será então

 

1 sd3000 pra 12 médio da porta

1 sd3000 pra 8/10/12 da traseira

1 sd800 pra 8 st400 das portas (esse consigo fazer stereo, ligando 4 em um canal e 4 em outro)

1 sd800 pra 4 st400 na traseira

 

Acho que o px2 não vai ter e o número de canal suficiente

 

Pq seria

 

Ch1 subwoofer

Ch2/3 portas (mid)

Ch4/5 traseira (mid)

Ch6 traseira Tweeter (mono)

 

Vai faltar 4 canais pra fazer as portas de Tweeter, certo ?

 

Nesse caso, teria que usar 2 px2 ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que ótimo amigo, eu estava preocupado com fazer stereo e acabei me esquecendo do delay, ao invés de usar 2 módulos dividindo o carro no meio (esquerda-direita) eu tenho que usar dividindo frente-trás. Ótimo meu amigo.

 

Será então

 

1 sd3000 pra 12 médio da porta

1 sd3000 pra 8/10/12 da traseira

1 sd800 pra 8 st400 das portas (esse consigo fazer stereo, ligando 4 em um canal e 4 em outro)

1 sd800 pra 4 st400 na traseira

 

Acho que o px2 não vai ter e o número de canal suficiente

 

Pq seria

 

Ch1 subwoofer

Ch2/3 portas (mid)

Ch4/5 traseira (mid)

Ch6 traseira Tweeter (mono)

 

Vai faltar 4 canais pra fazer as portas de Tweeter, certo ?

 

Nesse caso, teria que usar 2 px2 ?

 

Vc está confundindo

 

Basta como falado um pouco atrás

 

A não ser que, faça diferente.

 

Coloque uma sd3000 pras portas e uma sd3000 pra traseira

 

Uma sd800 pras portas e uma sd800 pra traseira. Nesse caso daria certo né ?

 

Usaria o ch1 pro sub

Ch 2 pro médio das portas

Ch 3 pros médios da traseira

Ch4 pros tw portas

Ch5 pros tw traseira.

 

Assim ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente confundi. Pensei em algo louco mas aque não funcionaria.

 

Pensei que se eu ligasse as portas em stereo daria um som melhor. Mas acho que não faria tanta diferença, a distancia e curta, então realmente o que deve importar é só o delay.

 

Na vdd com 2 px2 ficaria tudo em stereo, mas teria que usar mais módulos. Enfim, acabei eu mesmo me confundindo.

 

Por enquanto muitíssimo obrigado galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera uma duvida, como irei usar processador, é necessário usar capacitores nos Tweeter e nos médios ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...