Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Roy Júnior

Escolha de subwoofer quake e fb

Recommended Posts

Vê esse som tocando:
 

 

Se você chama isso de seco, não sei mais o que é som!

A culpa é da galera que instala woofer mal instalado.. um sub profissional 15" ou 18" consegue ter o mesmo timbre de um subwoofer automotivo desses, só que suportando mais potência e jogando BEM mais longe! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vê esse som tocando:

 

https://www.youtube.com/watch?v=PLp7HNrDw2M

 

Se você chama isso de seco, não sei mais o que é som!

 

A culpa é da galera que instala woofer mal instalado.. um sub profissional 15" ou 18" consegue ter o mesmo timbre de um subwoofer automotivo desses, só que suportando mais potência e jogando BEM mais longe!

 

Claro que Nao e seco Bloom, durante uns 3 ou 4 anos eu mexi com som profissional. Trabalhava com mais um cara e tínhamos um pa de 8, alguns retornos, algumas line, e pra mim, o som do pa era um espetáculo. Escutar os eros de 1100wrms 18” batendo era algo que fazia arrepiar. Que época boa, que som gostoso.

 

Te digo mais, esse ano to montando esses 12 fb na Montana. Ano que vem quero tentar comprar outra Montana igual a minha. E no outro ano quero montar outro som similar a 8 7driver de 12” ou 6 sds 2.7. Gosto do som deles. Pra mim, a única coisa que não gosto nesse som “pancadão” que a galera fala, é o uso de driver, mas sei que, se for bem dimensionado, na quantidade certa fica um espetáculo assim como fica no som profissional. Na vdd a voz mais limpa que já escutei até hoje era hum som assim. 4 mid de 8 se não me engano Eros, 2 st400 e 2 driver não sei qual modelo mas era de 2” junto com 2 de 18” que som gostoso....

 

Enfim, com certeza da grave sim. Mas uma coisa nós sabemos nem 15 nem 18 nem 22 de papelão vai descer como um borda de borracha tipo o FB ou equivalente, e se descer, não vai tocar tão bem...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falo pq SEMPRE tive woofer e mesmo a galera adepta do sub sempre elogiou meus sons! Basta saber fazer! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falo pq SEMPRE tive woofer e mesmo a galera adepta do sub sempre elogiou meus sons! Basta saber fazer!

E eu não só acredito como já vi. Eu acho a pancada e a musicalidade que o woofer da diferente. Nenhum sub da uma pancada no peito como o woofer. Eu gosto, por isso optei por médios de 8” cone seco para Minha voz ao invés de mid range e 69 como o pessoal usa aqui. Pra tentar aproximar ao máximo do som profissional. Acredito que os 22 mid da triton deva ficar pelo menos parecido com uns 6 de 12” talvez

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim! Ligação mista, tudo ok! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim! Ligação mista, tudo ok!

Ela tá certa assim Bloom ? Desse jeito aí do esquema, pq se tiver então da pra casar a impedância dos 6 sub de 2+2 com amp de 2ohm , aí fica show, achei q não casaria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra acompanhar em termos de SPL um woofer pro de 18" tem que botar uns 4 sub de 15"!!! Se o woofer pro for B&C, bote uns 8x 15" pra acompanhar bem! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro é que caixa linha de transmissão (LT) não passa de uma dutada com duto extremamente comprido e largo e por isso consequentemente acaba ficando bem grande em relação a volume em litros.

Sempre que eu vejo caixas LT eu vejo caixas gigantes, mas se eu aumentar o diâmetro como a LT exige e o comprimento do duto da minha caixa para subgrave, que tem 127L livres e passar de 38hz para 28hz, vou ter que fazer um duto tão comprido que vai ficar igual uma LT por dentro.

A partir do momento que colocarem duas caixas com o mesmo volume interno, uma sendo LT e outra dutada, ai sim eu acredito que só LT mesmo para ter subgrave absurdo.

http://www.mh-audio.nl/bailey_tml.asp

O site acima calcula a LT de acordo com poucos parâmetros do sub.

 

 

 

 

Vc ta lokao cara?! de onde tirou esse conceito de que uma LT eh uma dutada com duto extremamente comprido!!! kkkkkkkk

 

Nao tem nada a ver com dutada!!!

pra calcular uma LT, vc deve-se atentar ao SD do falante, a Fs do falante (preferencialmente na msm freq de Sintonia da caixa) e ao Xmax!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, vou relatar um breve acontecimento, e quero a opinião de vocês.

 

 

Comprei uma fonte na Infinity som, todos sabem da fama no YouTube eu creio, enfim, comprei uma FT150. Passou se o prazo de postagem e com muito custo consegui q eles entrassem em contato cmg, pq eu tentei varias vezes e não tive resposta, só consegui por que um amigo forte do ramo entrou em contato com eles por mim. Enfim me sugeriram uma usina200 na troca eu aceitei. Pra minha surpresa chegou uma jfa200. Briguei, pedi estorno do dinheiro e devolução do produto na qual ainda não ocorreu nenhum dos dois. Que empresa incompentente.

 

 

Pois bem, alguém aqui já teve Usina e JFA ? Pode me dar a opinião de vocês nas duas ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc ta lokao cara?! de onde tirou esse conceito de que uma LT eh uma dutada com duto extremamente comprido!!! kkkkkkkk

 

Nao tem nada a ver com dutada!!!

pra calcular uma LT, vc deve-se atentar ao SD do falante, a Fs do falante (preferencialmente na msm freq de Sintonia da caixa) e ao Xmax!!!

Exato!

 

Galera, vou relatar um breve acontecimento, e quero a opinião de vocês.

 

 

Comprei uma fonte na Infinity som, todos sabem da fama no YouTube eu creio, enfim, comprei uma FT150. Passou se o prazo de postagem e com muito custo consegui q eles entrassem em contato cmg, pq eu tentei varias vezes e não tive resposta, só consegui por que um amigo forte do ramo entrou em contato com eles por mim. Enfim me sugeriram uma usina200 na troca eu aceitei. Pra minha surpresa chegou uma jfa200. Briguei, pedi estorno do dinheiro e devolução do produto na qual ainda não ocorreu nenhum dos dois. Que empresa incompentente.

 

 

Pois bem, alguém aqui já teve Usina e JFA ? Pode me dar a opinião de vocês nas duas ?

Então.. usina é melhor se tu tiver pouca bateria. Jfa tem a vantagem de dar carga lenta. Eu só daria preferência pela usina se não tivesse baterias suficientes! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To bem lokão mesmo! kkkkkkk

E só vou "deslokear" quando eu ver alguém fazendo a comparação que eu escrevi. :legal:

 

Só para começar... Você clicou no link que eu passei?

Ele exigiu uma caixa de 144L para o meu sub de 12... Isso vai forçar ele a até passar do xmax, se é para forçar o sub até o xmax é melhor fazer logo uma dutada bem grande.

 

O que eu pedi é uma comparação descente com ambas as caixas, não inventei conceito nenhum.

Não encontrei em nenhum lugar da internet uma LT tocando do lado de uma dutada ambas gigantes, o que eu vejo é selada vs dutada.

Todo mundo que se interesse pelo mundo do áudio, sabe que o que gera SPL é mover a maior massa de ar possível.

Caixa grande = maior massa de ar.

Maior excursão do alto falante = maior massa de ar sendo empurrada.

A LT une os dois, ta aí o segredo. Faça uma dutada gigante com duto bem aberto e comprido e tera um resultado muito próximo, tão próximo que se torna mais viável do que fazer a LT.

 

Foi assim que surgiram os engenheiros de hoje em dia que trabalham com sistemas de som até para festivais. Eles tiveram que testar, colocar lado a lado e realmente verificar se é vantajoso.

Enquanto eu continuar lendo em qualquer lugar pessoas dizendo que woofer toca mais que subwoofer sem citar resposta de frequência e sem usar RTA e comparar LT com dutada também sem usar RTA eu vou continuar dizendo que não faz sentido.

 

Vocês não gostam de saber o verdadeiro desempenho dos equipamentos que compram, por isso o mercado brasileiro esta essa vergonha. RMS que na verdade é PMPO, sensibilidade de alto falante que só toca forte em faixa pequena de frequência, compram som por potencia não pela resposta de frequência,etc.

Da até vergonha do que ando lendo sobre áudio.

Se não fosse por pessoas como o Renan Lopes, o mercado de áudio estaria na mesma malandragem de sempre, o famoso engana trouxas.

E pelo jeito vocês gostam. Preferem tocar mais forte, abafar, do que tocar com pureza.

 

LEOHz não é porque você é engenheiro que esta acima dos outros usuários.

Li coisas que você escreveu em um tópico de um cara bem humilde aqui no fórum que trocava ideia numa boa, sempre empolgado e descobrindo cada vez sobre sistemas de som e você respondeu ele de uma maneira muito arrogante.

Nunca mais vi ele no fórum.

 

 

Provem na pratica e eu aceito numa boa.

E ainda vou ficar muito feliz com o resultado, porque com esse tipo de comparação sendo bem feita, todos saem ganhando.

[]-[] 

 

Não confunde as coisas. Linha de transmissão independe dos parametros do falante, é calculada baseada na frequência em que você quer o pico (1/4 do comprimento de onda) e sua linha é baseada na SD do falante e na forma como espera que ele responda! (pode ser flat, progressiva, etc).

 

Já dutada é preciso simular, etc etc.. Fora que uma dutada grande não tem nada a ver com LT. É a mesma coisa que você comparar uma ferrari com uma carreta por ambos terem 500cv! É apenas um detalhe que coincide.

 

E sim, já projetei pelo menos uma dúzia de LTs e todas respondem de forma extraordinária. Inclusive fiz uma LT pro meu antigo MTX 9515, onde ela conseguiu uma resposta que dutada NENHUMA conseguia! Experimentamos trocentas caixas, mas em nenhuma dutada o MTX conseguiu responder flat de 25 a 75hz como na LT! E foram teste e mais testes práticos inclusive, pois na época eu era competidor! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não confunde as coisas. Linha de transmissão independe dos parametros do falante, é calculada baseada na frequência em que você quer o pico (1/4 do comprimento de onda) e sua linha é baseada na SD do falante e na forma como espera que ele responda! (pode ser flat, progressiva, etc).

 

Já dutada é preciso simular, etc etc.. Fora que uma dutada grande não tem nada a ver com LT. É a mesma coisa que você comparar uma ferrari com uma carreta por ambos terem 500cv! É apenas um detalhe que coincide.

 

E sim, já projetei pelo menos uma dúzia de LTs e todas respondem de forma extraordinária. Inclusive fiz uma LT pro meu antigo MTX 9515, onde ela conseguiu uma resposta que dutada NENHUMA conseguia! Experimentamos trocentas caixas, mas em nenhuma dutada o MTX conseguiu responder flat de 25 a 75hz como na LT! E foram teste e mais testes práticos inclusive, pois na época eu era competidor! 

 

Pois eh Bloom!!! lembro de vc das antigas, quando tava com o 9515 e a 2k5!!! nesse tempo eu nem conhecia o som da LT, mas ao ouvir pela 1ª vez, foi a coisa q mais me impressionou!!! Resposta totalmente plana!!!

 

Quem ja ouviu uma dutada e uma LT, sabe bem oq to falando!!! a dutada, vc vai apenas conseguir um pico em uma determinada frequencia!!!

 

 

LEOHz não é porque você é engenheiro que esta acima dos outros usuários.

Li coisas que você escreveu em um tópico de um cara bem humilde aqui no fórum que trocava ideia numa boa, sempre empolgado e descobrindo cada vez sobre sistemas de som e você respondeu ele de uma maneira muito arrogante.

Nunca mais vi ele no fórum.

Não me entenda mal ,não quero te ofender.

 

 

Provem na pratica e eu aceito numa boa.

E ainda vou ficar muito feliz com o resultado, porque com esse tipo de comparação sendo bem feita, todos saem ganhando.

[]-[] []-[]

 

e ja a vc cara... eu nao me acho por nada!!! apenas sou um usuario mais antigo do forum, q sempre busquei novas informaçoes!!! vc ta certo de querer saber msm....

 

e eu apenas zoei o cara la no topico, pq ele deu uma de entendedor, sem ao menos ler umas das coisas mais essenciais sobre som!!! a area de alto falantes nao se soma!!! 3 subs de 12 nao dão 36" de area!!! so quis mostrar isso pro cara, e ele apelou!!! antes de afirmar algo, tem q saber se a informaçao esta certa ne?!?!?!

 

pois bem.... sobre a caixa, oq eu posso te dizer da minha experiencia, eh q:

 

eu ja tive um QSP 15" 1000w com caixa de 130L e sintonia em 29Hz (ja eh uma especificaçao bem voltada pro subgrave) + SD1600.... tinha um subgrave decente demais!!! achava o maximo escutar os subgraves nos 26Hz.... mas abaixo disso, nao tinha jeito, o sub nao tocava tao forte (devido a sintonia do sistema, q iria responder na faixa dos 29Hz)

 

bom... mas eu sempre tive a curiosidade de testar uma LT no carro... ate q fiz uma (com sintonia em 34Hz) pra um Quake Gold de 12" 1000w.... com um DAD3000 (regulado aproximadamente pra liberar em torno de 1500wrms).... E VC IMAGINA O RESULTADO?!

 

QUEM DARIA MAIS SUBGRAVE?! (um Sub de 15" com 800cm² de area X um sub de 12" com 500cm² de area)

 

pois eh... a resposta ta na ponta da lingua!!! um de 12" na LT!!!

 

simplesmente destruiu o meu QSP nas frequencias abaixo dos 30Hz!!! e detalhe ne... chegando facil nos 21Hz plano!!! pra se ter ideia, eu toco com a msm força as frequencias de (21Hz e 40Hz)!!! eh incrivel o quanto a caixa responde plano!!!

 

eu e o Bloom ja tivemos a experiencia de experimentar LTs.... e sabemos oq estamos falando!!

 

e outra pequena coisita!!! LT eh MUITO MAIS COMPLICADO DE SIMULAR... AQUELE PROGRAMA EH APENAS ALGO PRA TER NOÇAO.... qualquer tipo de preenchimento diferente da LT, vc ja nota diferença no timbre e no SPL!!!

 

bom cara, eh isso... espero q entenda um pouco as opinioes de quem ja teve uma LT!!!

 

veja um video do meu som tocando uma musica de subgrave (com picos a partir de 24Hz)

 

https://www.youtube.com/watch?v=56ryf7Wr7yA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato!

 

 

Então.. usina é melhor se tu tiver pouca bateria. Jfa tem a vantagem de dar carga lenta. Eu só daria preferência pela usina se não tivesse baterias suficientes!

 

Entendi e não entendi, você quis dizer que a usina entrega mais o que promete que a JFA ou que ela segura mais ?

 

Então, voltamos mais uma vez no assunto de baterias, realmente o espaço e um grande problema pra mim.

 

Estou em um dilema,

 

Consegui a BOSCH estacionária de 240a por R$1.170,00 a vista

 

E a Moura 220a estacionária por R$1.050,00 em até 7x sem juros

 

Eu teria espaço para 4 baterias dessas, talvez com muito custo 5...

 

Estou inclinado na Moura pela forma de pagamento, então pela Moura

 

Teria 880a e pela Bosch 960a.

 

Tenho mais a do cofre de 70a, mas uma duvida, eu poderia ligar uma bateria comum com 4 estacionária ?

 

Oq me diz Bloom das baterias e fontes? Eu tenho já 2 JFA de 200a , troquei pelas duas SD150 .

 

Lembrando os módulos 2sd8000 + 2sd3000 + 2sd800

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinto muito, mas eu nunca tive Usina e JFA, mas você pode denunciar no site reclame aqui.

Apesar que eu acredito que o Bruno da Infnity Som consegue resolver esse problema, aconteceu isso com ele antes e acabou dando tudo certo entre ele e o cliente.

Já fiz isso, são extremamente incompetentes. Nunca comprem com a infinity, ou terá infinitas dores de cabeça

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

e eu apenas zoei o cara la no topico, pq ele deu uma de entendedor, sem ao menos ler umas das coisas mais essenciais sobre som!!! a area de alto falantes nao se soma!!! 3 subs de 12 nao dão 36" de area!!! so quis mostrar isso pro cara, e ele apelou!!! antes de afirmar algo, tem q saber se a informaçao esta certa ne?!?!?!

 

 

veja um video do meu som tocando uma musica de subgrave (com picos a partir de 24Hz)

 

https://www.youtube.com/watch?v=56ryf7Wr7yA

 

Aquele usuário com o nome zuada mereceu umas respostas suas. Aquele cara eu nem conheço.

To falando desse tópico aqui:

https://autoforum.com.br/topic/228500-set-gol-4-upgrade-1600w/?do=findComment&comment=3811170

 

 

E segundo. De novo esse video?....

Olha o tamanho da caixa LT, tem certeza mesmo que não é o tamanho da caixa que esta fazendo o sub de 12 render mais que o de 15?

Resposta plana se consegue com caixa grande e sintonia baixa, se não o pico aparece mesmo.

Mas de qualquer maneira, eu admito que LT é uma caixa muito boa, desce com força, etc, etc.

Até porque como você, eu vi uma e senti o subgrave.

 

Só que queria ver o teste lado a lado, se não for possível tudo bem, não posso exigir isso de ninguém, eu é que deveria fazer já que estou tão curioso.

A questão é que nesses shows e festivais que lotam estádios e campos abertos, os engenheiros não usam LT, eles usam dutadas e cornetadas.

Um exemplo é o Pure Groove que não deixa de ser uma corneta bem elaborada.

 

No mais, deixo claro aqui que não quero começar uma discussão boba. Estamos todos aprendendo de qualquer maneira.

Vou voltar a acompanhar o tópico quando o som estiver sendo montado que o Roy Júnior disse que vai ser só em dezembro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso aí galera, vamo voltar pro tópico kkkkkk deixa as lt e dutada pra outra hora.

 

Vou começar a montagem em setembro/outubro pra em dezembro tá pronto, de ante mão, td que for fazendo e as dúvidas aparecendo vou postando aqui para quem quiser saber

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi e não entendi, você quis dizer que a usina entrega mais o que promete que a JFA ou que ela segura mais ?

 

Então, voltamos mais uma vez no assunto de baterias, realmente o espaço e um grande problema pra mim.

 

Estou em um dilema,

 

Consegui a BOSCH estacionária de 240a por R$1.170,00 a vista

 

E a Moura 220a estacionária por R$1.050,00 em até 7x sem juros

 

Eu teria espaço para 4 baterias dessas, talvez com muito custo 5...

 

Estou inclinado na Moura pela forma de pagamento, então pela Moura

 

Teria 880a e pela Bosch 960a.

 

Tenho mais a do cofre de 70a, mas uma duvida, eu poderia ligar uma bateria comum com 4 estacionária ?

 

Oq me diz Bloom das baterias e fontes? Eu tenho já 2 JFA de 200a , troquei pelas duas SD150 .

 

Lembrando os módulos 2sd8000 + 2sd3000 + 2sd800

Fui direto!

 

A usina lida melhor ao tocar "sem bateria", a JFA é melhor com baterias suficientes, especialmente pela carga lenta! 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu se estivesse no seu lugar, usaria as 4 Moura estacionarias, deixaria elas isoladas da bateria do cofre, usaria o som com bateira até quase acabar a carga e ai sim carregaria usando a fonte da JFA com o som desligado.

Se não for possível usar o som sem a fonte, então da para ligar a fonte nas baterias estacionarias enquanto as musicas estão tocando, mas isso prejudica a vida útil da bateria, se vc não for usar esse som por vários anos então isso não faz diferença.

 

Ou então compra logo baterias comuns e usa fonte Usina.

Entao, como disse anteriormente o problema lá com a Infinity, eu achei mais fácil ficar com a Jfa que eles mandaram e pedir pro outro vendedor trocar. Pq o povo incompentente, até pra me enviar uma nota fiscal estão dando trabalho. Repito, nunca comprem com essa empresa.

 

Enfim, eu to com 2 Jfa de 200a , e de fato elas vão estar no porta módulo e ligadas nas baterias do som. Não da pra tocar o som no máximo por muito tempo com essa quantidade de bateria, talvez nem 1 hora.... então sempre que for tocar de duas uma, ou as fontes estarão ligadas ou o carro estará ligado, a diferença é que o carro só possui um alternador de 90a estou estudando a possibilidade de mais um de 150 pelo menos. Seria então 240a do carro x 400a das fontes... enfim, a ideia de tocar até as baterias quase arriar seria o certo, mas desse modo, só tocando com som baixo se não ficaria inviável.

 

Com relação a ligação da bateria do cofre com as outras, deixarei quieto entao, e usarei ela para ligar os acessórios, como as fitas de led, dvd, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...