Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Roy Júnior

Escolha de subwoofer quake e fb

Recommended Posts

Eu pensei em fazer os barramentos em cobre, do jeito q vc mandou aí, mas as baterias vão ficar em baixo da caixa de grave não vou ter acesso pra ver como estão... existe o risco e tal... já até pensei em algum sistema anti chamas, mas acho que não funcionaria...

 

Dai pensei que se usar os cabos de 25mm entre uma e outra de cobre daria o mesmo resultado, 100% cobre. E ficaria mais protegido. E me surgiu uma dúvida, eu teria que colocar um disjuntor pra cada bateria também ? Acho que não né, nem na saída, apenas nos módulos. Eu penso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barramento é 100% pra evitar perdas mas um perigo PESADO pra curtos! Não recomendo!

Prefiro ter leves perdas do que perder o carro por incêndio!

Minha sugestão: Puxa um cabo caprichado, tipo 50mm de cada bateria.. e coloca o barramento visível..  coloca um disjuntor em cada positivo antes dele entrar no barramento e já era!

O disjuntor dá uma leve perda nos picos, mas por serem várias baterias a perda é compensada! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barramento é 100% pra evitar perdas mas um perigo PESADO pra curtos! Não recomendo!

 

Prefiro ter leves perdas do que perder o carro por incêndio!

 

Minha sugestão: Puxa um cabo caprichado, tipo 50mm de cada bateria.. e coloca o barramento visível.. coloca um disjuntor em cada positivo antes dele entrar no barramento e já era!

 

O disjuntor dá uma leve perda nos picos, mas por serem várias baterias a perda é compensada!

 

Deixa eu ver se eu entendi. Ao invés de ligar uma bateria na outra, vou ligar todos os positivos dela em um barramento e todos negativos em outro barramento é isso ?

 

Nos positivos coloco disjuntores. As baterias serão de 150ah então, utilizo disjuntores de 150 ou 250 por exemplo por conta dos picos ?

 

E depois saindo dos barramentos pros módulos coloco disjuntores respectivos para cada um, por exemplo dois de 250 para cada sd8000 ; 1 de 150 para cada sd3000 e assim por diante. Seria assim ? Prefiro ter gasto com disjuntor do que com carro pegando fogo com certeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barramento é usado até em painéis de correntes de alta tensão

 

Dependendo onde for instalado os fio para mim vão ter mais perigo de gera curto que as barras

 

Porém tudo depende da instalação adequada

Pode se proteger a barra com fitas de isolação adequada para altas correntes e temperaturas (fitas autofusão)

E ser feita a proteção do barramento com um simples acabamento em madeira

 

Então pode ser feito assim sem problema

desde que seja bem feito

 

Serviço mal feito vai gerar problemas com qualquer tipo de instalação barras ou cabos

Como diriam um grande Frouxo do forum

Instalação de som não é apenas ligar fios como muitos fazem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso! 

Todos os negativos direto ao barramento negativo!

E cada positivo de CADA bateria passa por um fusível/disjuntor e desce pra esse barramento! Dele distribui pro resto do sistema! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou mandar fazer dessa forma então, mas uma coisa Bloom, os disjuntores teria que ser na mesma medida da bateria, ou maior, por conta dos picos ?

 

Posso mandar colocar o barramento no porta módulos com uma tampa de Acrilico por cima, assim da pra mim ver o que anda se passando por lá. Bolarei algo vou tentar fazer um esboço e mando aqui assim que tiver pronto...

 

 

———-

 

 

Pessoal, vocês conhecem o lá 7driver ? Modelos mh400s e mb380

 

Pois bem, depois de tanto tempo pelejando com esses médios, “defini” por fim utilizar os 7driver. Não gostei do timbre do MtX, muito agudo no meu gosto e pouco médio.

 

 

Entao, como dito antes será 6 por porta, nas portas to pensando em utilizar os Mh400s que são de 8” e 200wrms cada.

 

Na traseira, estou pensando em colocar os mb380 que são de 8” e 380wrms cada. São profissionais, até os conectores dos bornes mudam.

 

Minha dúvida é, se eu colocar diferente, na hora de alinhar pra equiparar as potências e não dar eco no sistema vou ter que abaixar os mh380 correto ? A ponto de talvez eles ficarem iguais os mb400s.

 

Está correto esse raciocino ? Se sim, então não faz sentido colocar mais potente atrás, certo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade um disjuntor de 30a consegue passar 30a CONTINUOS. Ele suportaria picos de "sei lá quantos" amperes, tem q ver no manual!

Mas eu chuto que um 30a passa 60a em milissegundos fácil! 





Quanto aos 7driver, investiram MUITO em marketing.. mas eu não sei se arriscaria! Só iria neles se fosse MUITO barato mesmo! Tipo 50% do valor do concorrente! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade um disjuntor de 30a consegue passar 30a CONTINUOS. Ele suportaria picos de "sei lá quantos" amperes, tem q ver no manual!

 

Mas eu chuto que um 30a passa 60a em milissegundos fácil!

 

 

 

 

 

Quanto aos 7driver, investiram MUITO em marketing.. mas eu não sei se arriscaria! Só iria neles se fosse MUITO barato mesmo! Tipo 50% do valor do concorrente!

 

Entendi, então colocando o de 150a vai dar certo pra cada bateria... to estudando a possibilidade de trocar as 8 de 150 por 5 de 240... to com um problema sério de espaço por conta da litragem dos bichos....

 

 

Em relação aos 7driver realmente tem muito marketing. Tem um rapaz em Brasília, Paulinho Bass, ele disse que são melhores que zetta, Powervox, mtx, e até os pioneer tsm800 pro. Ele é conhecido aqui na região, monta bastante som estilo gringo, dps da uma pesquisada. Disse ate que é garantido, se não for melhor eu não precisaria nem pagar, ou pagar metade... enfim. Eles são baratos. Achei de 177 a unidade, em vista que os zetta sai entorno de 350 o par, e por aí vai... escolher médio e mais dificil q escolher módulo e sub. PQP! Podia tanto ser fácil como escolher Tweeter kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouvi dizer que a 7 Driver foi criada por um ex-engenheiro da Eros. Alguém sabe se é isso mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A única coisa que sei é que eles são da taramps, ou um dos donos e da taramps, algo assim.

 

Aquele Bruno da infinity Som falou bem dele no vídeo do YouTube

 

https://youtu.be/12JN4jGMhJ0

 

Mas esse é o MH380.

 

Eu estou pensando em colocar os mb400s . São mais fraco e menos profissional .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, falando falando e falando de 7driver. Acabo de receber uma proposta indecente. Consegui os triton xrl400 200wrms 8” 8ohm a R$168 a unidade. Já ouviram falar? Oq acham ?

 

Uma duvida, eu já comprei 2 SD3000 pras vozes. Como dito antes uma pra traseira pra empurrar as 8 unidades ou 10 ainda não decidi a quantidade e uma para as portas pra empurrar as 12 und

 

Supondo que, na traseira serão 10 und

Então seria

 

8/10 = 0,8 ohm

 

E na porta 12 und

 

8/12 = 0,66 ohm

 

Isso em ligação em série. Ambas minhas SD são 1ohm.

 

Teria algum problema as ligações serem em série com essa resultante final ? Arriscaria muito os falantes ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas fontes SD são acumulativas? Digo, rola de ligar duas ou mais delas?

Pq as primeiras, qdo ligava, queimava! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas fontes SD são acumulativas? Digo, rola de ligar duas ou mais delas?

 

Pq as primeiras, qdo ligava, queimava!

Não sei te responder Bloom, só sei que, se não forem, eu estou na bosta, pq já comprei as duas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem tanto! Dá pra usar só uma. Os sons costumam gastar BEM menos do que a gente imagina!

Eu tinha um SD5k + DAD 3k + SD250.2d ligado em meu carro antigo, que em média consumia 40a da fonte! Como era uma JFA 80a, de vez em quando dava picos de 60 a 80a, mas uma fonte 40a pra esse som daria conta com folga! Sendo que isso se considerar que tinha bateria suficiente e tal!

NO teu caso, se tiver bateria suficiente, só uma segura teu sistema com folga! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem tanto! Dá pra usar só uma. Os sons costumam gastar BEM menos do que a gente imagina!

 

Eu tinha um SD5k + DAD 3k + SD250.2d ligado em meu carro antigo, que em média consumia 40a da fonte! Como era uma JFA 80a, de vez em quando dava picos de 60 a 80a, mas uma fonte 40a pra esse som daria conta com folga! Sendo que isso se considerar que tinha bateria suficiente e tal!

 

NO teu caso, se tiver bateria suficiente, só uma segura teu sistema com folga!

 

No meu caso são 2 sd8000 2 sd3000 e 2 sd800

 

Bloom eu iria usar 8 baterias de 150a, por conta de espaço to pensando em colocar 4 de 240a estacionária ou 4 de 225 comum...

 

Se a gente fazer a conta básica potência de todos os módulos dividido por 20 vai da entorno de 1180A

 

Porém, os módulos não vão utilizar tudo, por que não casa a impedância... acho q vao ter uma perda de 33% mais ou menos, então penso que se pegar 1180 -33% = 800a e o suficiente certo ?

 

 

Aí nesse caso, se as duas fontes não puder ligar junto, talvez eu poderia dividir o sistema em dois, 2 baterias pra metade dos módulos e 2 pra outra metade é liga uma fonte em uma metade e outro na outra metade, entendeu ou ficou confuso ? Kkkkkk

 

Daria certo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz mais essa compra,

 

2 sd800.4 evo 4 pros Tweeter, uma vai tocar os 8 da portas e a outra vai tocar os 4 da traseira. A das portas vai tocar mais pra ficar mais baixo um pouco os Tweeter, se não ninguém aguenta dirigir com som ligado.

 

E 6 unidades do triton XRL400 . Ficou faltando 14 que eles não tinham em estoque, mas na segunda já vai fazer o pedido...

 

Galera, se for do interesse de vocês, antes estava comprando algumas coisas pelo mercadolivre. Acabei fazendo uma pesquisa mais a funda, e descobri o site

 

www.ciadosom.com.br acho que é isso mesmo, só colocar no Google “cia do som” entao, vou fazer um relato breve. Muita gente tem dor de cabeça

Com frete, vencedor, condição de pagamento e enfim... fiz um primeiro pedido com eles, 2 Ft150. Só que comprei nos dois sites diferentes deles. Eles têm um atacado e outro varejo. Como fiz separado não deu tempo de eles atualizarem o sistema é acabou finalizando as duas compras... enfim eles só tinham uma em estoque, então entraram em contato para informar, me deixaram a disposição para escolher outro modelo de fonte, Produto ou se preferir o estorno do dinheiro, acabei por optando em trocar por uma SD3000 o valor era bem similar. O despacho foi rápido e o contato melhor ainda. Já chegaram em casa bem mais rápido que alguns itens que comprei no ML. Eu precisava de outra fonte Ft150. No Mercado Livre estava bem caro comparado ao

Pessoal da cia do som, procurei mais na net e achei a Infinity Som tendo esse modelo um pouco mais barato que o ML mas mais caro que na cia do som, oq é normal. Tentei entrar em contato com a infinity varias vezes para tirar algumas dúvidas, e não objetive resposta, resumindo, o contato deles com cliente é mínimo. Sei que tem um canal forte no YouTube, mas na parte de venda deixam muito a desejar, tem que melhorar bastante. Como já tinha feito um pedido na cia do som, resolvi fazer outro, comprei mais os médios e as duas SD800 diretamente Pelo WhatsApp do Luís, um ótimo e atencioso vendedor. Portanto galera, se alguém pretende comprar algo e quer uma atenção especial na hora da venda e até pós venda, o pessoal da Cia do Som é um espetáculo. Um detalhe, como montarei o som só em Dezembro, o Luís, me disse para não preocupar com garantia de produto que ele iria extender todas. Um breve relato que talvez sirva pra alguém. Eu comprei, não tive problema, muito pelo contrário, sem falar no preço deles que é bem bacana !

 

Abaixo segue a foto da encomenda, e dos médios que eu acabei escolhendo. Defini pelos triton. Bem acabado, bem recomendado e gostei. Simples assim.

 

post-76660-1526136851,5437_thumb.jpgpost-76660-1526136865,0296_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu caso são 2 sd8000 2 sd3000 e 2 sd800

 

Bloom eu iria usar 8 baterias de 150a, por conta de espaço to pensando em colocar 4 de 240a estacionária ou 4 de 225 comum...

 

Se a gente fazer a conta básica potência de todos os módulos dividido por 20 vai da entorno de 1180A

 

Porém, os módulos não vão utilizar tudo, por que não casa a impedância... acho q vao ter uma perda de 33% mais ou menos, então penso que se pegar 1180 -33% = 800a e o suficiente certo ?

 

 

Aí nesse caso, se as duas fontes não puder ligar junto, talvez eu poderia dividir o sistema em dois, 2 baterias pra metade dos módulos e 2 pra outra metade é liga uma fonte em uma metade e outro na outra metade, entendeu ou ficou confuso ? Kkkkkk

 

Daria certo ?

 

Creio que role numa boa!

 

Só que tipo.. tu vai dar carga 100% na baterias... quando elas estiverem 100% que você aloprar o som, vai ter algumas 2 ou 3 horas de som TOPADO com a fonte ligada.. depois disso a tendência é dar uma clipada ligeiramente mais cedo, mas creio que uns 80% do total ele toca na boca! Mais pra frente tu troca as duas fontes por uma parruda de 200ah usina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que role numa boa!

 

Só que tipo.. tu vai dar carga 100% na baterias... quando elas estiverem 100% que você aloprar o som, vai ter algumas 2 ou 3 horas de som TOPADO com a fonte ligada.. depois disso a tendência é dar uma clipada ligeiramente mais cedo, mas creio que uns 80% do total ele toca na boca! Mais pra frente tu troca as duas fontes por uma parruda de 200ah usina

Bloom, mandei email pra SD perguntando sobre essas fontes novas, se podem interligar juntas. Vou esperar a resposta e posto aqui.

 

Outra coisa Bloom, tu tá dizendo que as baterias não são suficientes, ou as fontes não são suficientes ? Ou os dois?! Kkkk pq eu não quero meu som topado só 2 horas, quero 8 se for preciso kkkk pq se for o caso eu compro mais uma fonte, apesar de ser bem difícil de achar essas Ft150 acho que a infinity ainda tem uma em estoque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma leva de produtos...

 

post-76660-1528835964,7881_thumb.jpg

 

post-76660-1528835985,113_thumb.jpg

 

Faltando pouquíssima coisa agora, basicamente as baterias e mao de obra apenas

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora sim! Ta quase la hein.

Cara eu estava vendo uns vídeos sobre aquelas festas que vc falou aqui no tópico, onde o DJ envia a musica para todos os carros com sinal de radio frequência.

Que loco aquilo cara! Nunca fui em uma festa assim, deve ser muito fo** estar em uma festa e ver o som do próprio carro com os subs pulando e tocando a musica para todo mundo!

É bem no estilo que você vai fazer mesmo, trio goiano.

Vou procurar o video aqui...

 

Abaixa o volume pq o microfone da câmera distorceu bastante.

https://www.youtube.com/watch?v=zvIC8Ue9Bns

 

https://www.youtube.com/watch?v=zvIC8Ue9Bns

 

 

 

Aqui um video que o cara ficava girando a câmera, acho que tava bêbado nessa altura. hahahaha!

https://www.youtube.com/watch?v=l1BUQHHTvBI

 

https://www.youtube.com/watch?v=l1BUQHHTvBI

 

 

 

Esse é de um caminhão que finalmente fizeram com subwoofers ao invés de somente woofer com batida seca, mas ainda acredito que o ideal é unir os dois.

https://www.youtube.com/watch?v=VRCQPynnNkA

 

https://www.youtube.com/watch?v=VRCQPynnNkA

 

 

Edit:

Da pra perceber no video que o grave demora para sair no sub depois de a batida já ter começado nos alto falantes para médio e agudo, isso acontece por que o sub não consegue tocar forte acima de 100hz, então até o sinal chegar nos subs em 100hz se perdeu parte da batida.

A solução é compensar isso no processador de áudio, é só atrasar o sinal que esta chegando para o médio e liberar antes o que vai para o sub.

A imagem da pra ter uma ideia do porque disso:

 

w3BUYjJ.jpg

 

No caso dessa imagem tive que atrasar acima de 100hz em 39ms (milissegundos).

 

Opa irmão, pois é, lá no Goiás usa muito isso de ligar varios carros juntos, antigamente usava os rca nas saídas flat do crossover, hj eles usam sinal de radio, eu não gosto, perde qualidade, ainda prefiro o bom e velho rca.

 

Entendi um pouco dessa parte do atraso, não sabia disso, acho que no crossover/processador que vou colocar deva ter essa função, (px2 pro Bluetooth por enquanto). Não sei ainda também como fazer isso,

Vou ter que estudar, pq realmente me preocupa essa parte das frenquencias entre 80 e 130hz. O Leandro da FB disse que posso colocar no máximo até 90 nos sub, e aí o mid vou tentar descer até os 80... pra ver se compensa esse buraco.. to bem ansioso pra mexer nesse crossover, mas só em dezembro infelizmente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...