Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fst-lobo

Tweeter 1tw1 x nar tw3

Recommended Posts

Bom dia povo

Em relação a tw voltado para um SQ, com valores mais de "entrada"

 

Acho que as opções são esses dois, o 1tw1 está até difícil de encontrar atualmente

 

Mas para alguém que já usou os dois, são semelhantes?

 

- 1tw1 --> Corte em 2,5 khz e resposta a partir de 1,2 khz

Nar tw3 --> Corte em 3 khz e resposta a partir de 1,5 khz

 

(corrigido :legal: )

 

----

 

O Ground Zero tem o GZHT 19x na mesma faixa de preço do Nar, mas 19mm e também resposta a partir de 1,5 khz

 

O Uranium, é bem falado, mas não sei se a diferença de $ vale em qualidade... fico com o pé atrás ainda e seria um investimento de mais que o dobro

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tem os MTX 6500, domo de seda porém com o xover que vem com ele o corte começa em 6kHz. Esse tweeter é um espetáculo tocando, muito definido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um par de 1tw1. Eu modifiquei o X-over original deles, pois não gostei da resposta desses tweeters começando em 2,5KHz. Lembro que tirei uns resistores minúsculos e um capacitor. Deixei apenas um capacitor bipolar e um indutor. Os tweeters estão respondendo mais alto.

 

Em 2,5KHz eu achei muito estridente a resposta dos 1tw1. Estão tocando assim até hoje sem problemas.

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-862177966-par-de-tweeters-jbl-selenium-1tw1-140-watts-rms-original-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia povo

 

Em relação a tw voltado para um SQ, com valores mais de "entrada"

 

Acho que as opções são esses dois, o 1tw1 está até difícil de encontrar atualmente

 

Mas para alguém que já usou os dois, são semelhantes?

 

1tw1 parece recomendar corte em 2,5 khz

Nar fala de resposta a partir de 1,5 khz (? :blink: )

 

----

 

O Ground Zero tem o GZHT 19x na mesma faixa de preço do Nar, mas 19mm e também resposta a partir de 1,5 khz

 

O Uranium, é bem falado, mas não sei se a diferença de $ vale em qualidade... fico com o pé atrás ainda e seria um investimento de mais que o dobro

Vc misturou 2 coisas aí: o ponto de corte e o início da resposta do falante.

O NAR tem a resposta a partir de 1,5khz, mas o ponto de corte do cross dele é 3khz.

Já o 1TW1 tem resposta a partir de 1,2khz. Diferença pequena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um par de 1tw1. Eu modifiquei o X-over original deles, pois não gostei da resposta desses tweeters começando em 2,5KHz. Lembro que tirei uns resistores minúsculos e um capacitor. Deixei apenas um capacitor bipolar e um indutor. Os tweeters estão respondendo mais alto.

 

Em 2,5KHz eu achei muito estridente a resposta dos 1tw1. Estão tocando assim até hoje sem problemas.

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-862177966-par-de-tweeters-jbl-selenium-1tw1-140-watts-rms-original-_JM

Talvez, ele até toque bem com esse corte, mas não com o cross dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tem os MTX 6500, domo de seda porém com o xover que vem com ele o corte começa em 6kHz. Esse tweeter é um espetáculo tocando, muito definido.

 

Vou da uma olhada, mas esse corte que é alto em? Mtx deve fazer isso para ter mais spl e aguenta mais potência

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um par de 1tw1. Eu modifiquei o X-over original deles, pois não gostei da resposta desses tweeters começando em 2,5KHz. Lembro que tirei uns resistores minúsculos e um capacitor. Deixei apenas um capacitor bipolar e um indutor. Os tweeters estão respondendo mais alto.

 

Em 2,5KHz eu achei muito estridente a resposta dos 1tw1. Estão tocando assim até hoje sem problemas.

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-862177966-par-de-tweeters-jbl-selenium-1tw1-140-watts-rms-original-_JM

 

Com essa mudança, fez foi subir o corte? Bom saber que compensa mexer no filtro original dele então

 

Foi esse link e mais um outro que achei mesmo, curiosidade era sobre diferença dele em relação ao Nar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc misturou 2 coisas aí: o ponto de corte e o início da resposta do falante.

O NAR tem a resposta a partir de 1,5khz, mas o ponto de corte do cross dele é 3khz.

Já o 1TW1 tem resposta a partir de 1,2khz. Diferença pequena.

 

Sim sim, no site da Nar onde falava só do tw não tinha o corte (eles mudaram o site)

Vou até alterar no tópico

 

Então diferença deles deve ser "pequena", mudança mais de assinatura?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim sim, no site da Nar onde falava só do tw não tinha o corte (eles mudaram o site)

Vou até alterar no tópico

 

Então diferença deles deve ser "pequena", mudança mais de assinatura?

Sim, assinaturas diferentes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez, ele até toque bem com esse corte, mas não com o cross dele.

 

Pois é. Já me disseram que o cross original dele é uma b****.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é. Já me disseram que o cross original dele é uma b****.

 

Ta usando passivo? 

To achando que vou comprar ele e fazer os teste também :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com essa mudança, fez foi subir o corte? Bom saber que compensa mexer no filtro original dele então

 

Foi esse link e mais um outro que achei mesmo, curiosidade era sobre diferença dele em relação ao Nar

 

 

Ta usando passivo? 

To achando que vou comprar ele e fazer os teste também :D

 

Tô usando os cross passivos originais (modificados). Com a mudança que eu fiz nos componentes, os tweeters estão respondendo com o corte mais alto. Eu achei melhor assim, pois os tweeters ficam com a resposta de timbre mais suave, mas mesmo assim os cross original não ajuda muito! 

 

Eu acredito que com crossovers de melhor qualidade esses tweeters irão se comportar melhor e tocar com mais qualidade. Meu set não ajuda muito, pois uso cabo RCA xing-ling + Classe AB de baixa qualidade e com músicas ripadas em mp3 a 128kbps (pressa em querer ter algo para tocar dentro do carro no dia a dia).  [^]

 

Quando eu tiver um tempinho vou desmontar o cross deles e ver qual o valor do capacitor bipolar que eu deixei lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom diferença pouca de tamanho do tw ai
Agora fazer uns testes, regular, ouvi umas música

f9fb0b45caa11c0798c64ab105c5c4a3.jpg

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom diferença pouca de tamanho do tw ai

Agora fazer uns testes, regular, ouvi umas música

f9fb0b45caa11c0798c64ab105c5c4a3.jpg

boa, depois conta o que achou do tweeter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa, depois conta o que achou do tweeter

 

Bom to ouvindo ainda

 

Mas usei o cross desse kit da Hertz por enquanto mesmo, até pq como falaram o cross original do kit não é bom e o corte dele é o mesmo desse outro tw

 

Quando liguei, não deu para aumentar muito e em volume baixo no primeiro momento tocou bem parecido com os que estavam

 

Mas saindo pra rua, quando aumentei o volume, começou a dar para perceber a diferença

Primeiro que as frequencia mais alta que eu tinha atenuado na equalização, zerei elas para poder ouvir o tw mais agora

 

Ele com o mesmo corte parece descer mais, então deu a sensação de que o palco subiu

E outra coisa que em volume alto ele não da a sensação de que está gritado, está alto o volume mais mais suave

o que antes dava uma sensação de gritaria

 

Ainda fazendo alguns testes e ouvindo, para vê oq posso melhora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso o 1TW1 + mid NAR serie 2 6,5" cortados em 2,5K 12dB/8... achei muito bom o resultado. Isso usando hu original, amp e cabos de baixa qualidade e capacitores de motor para o cross.

 

Acredito que com uma hu decente, amp e cabos melhores, e ainda com capacitores para audio (Mundorf / clarity cap) o resultado ficaria excelente!

 

Mas realmente o cross original é muito ruim, berra demais o bicho..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso o 1TW1 + mid NAR serie 2 6,5" cortados em 2,5K 12dB/8... achei muito bom o resultado. Isso usando hu original, amp e cabos de baixa qualidade e capacitores de motor para o cross.

 

Acredito que com uma hu decente, amp e cabos melhores, e ainda com capacitores para audio (Mundorf / clarity cap) o resultado ficaria excelente!

 

Mas realmente o cross original é muito ruim, berra demais o bicho..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ficar ligado com esse tweeter da NAR tw3. Comprei um kit 650 CS2 que vem esse tweeter, e o som entre os dois do mesmo par é diferente, um sobe mais e tem som mais detalhado. O outro é mais abafado e não sobre muito. Isso testando na bancada e com o mesmo crossover.

 

Já vi alguém aqui no fórum relatando algo semelhante com esse mesmo modelo de tweeter, mas não encontrei o tópico, se alguém souber posta o link.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe onde comprar um tweeter 1tw1? Não estou achando para comprar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe onde comprar um tweeter 1tw1? Não estou achando para comprar

 

Eita! Acabou de vez!! Creio que já estivesse fora de linha há um bom tempo, quando comprei o meu kit no final do ano passado só existia uma loja virtual (Infinity Som) e outra da Paraíba no Mercado Livre, pela quantidade vendida (150 peças) devem ter editado o anúncio e substituído pelo JBL.

 

Pode conferir:

 

Link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805730227-par-de-tweeters-jbl-selenium-club750t-135wrms-lugar-do-1tw1-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei pelo mercado livre ainda o meu

 

E realmente, gostei bastante desse tw, não esperava a mudança que deu
Espero que os meus durem também, que desses novos o que pareceu ser próximo era o Nar

 

Que amigo ai já comentou de um problema, bem que foi a primeira vez que ouvi isso, as vezes foi falta de sorte em um modelo

 

A outra opção que o DJZ falou, do MTX 6500, que  ter parâmetros parecidos, mas o cross original corta ele alto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...