Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

fst-lobo

Tweeter 1tw1 x nar tw3

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pra mim, esses cortes estao baixos, sera que segura a qualidade? Prefiro mids menores que subam mais pra cortar mais alto o TW e evitar ao maximo a perda do point source do kit. Ja colo o TW no Mid pra diminuir esse efeito.

Perguntinha infame: Morre nessas duas opçoes?

Editado por SQ de pobre...
Postado em (editado)

Fiz alguns testes em minha bancada:

1TW1  X  NAR tw3

1TW1  X  Audiophonic KC 6.3

NAR tw3  X Audiophonic KC6.3

Crossover original do 1TW1  X  Crossover NAR série 3 (usando o 1tw1).

Usei uma chave HH para fazer a troca entre os TWs, assim da pra notar a diferença de imediato.

uukqJc6.jpgv0mQDIj.jpgEQgzHTx.jpg

Editado por Juliano zz
Postado em

Minhas impressões, lembrando que foi um teste rápido na bancada, e usando o crossover do NAR, que eu achei excelente a construção.

1TW1  X  NAR tw3 - Os dois tem excelente qualidade, mas o som é totalmente diferente. O NAR parece mais plano e tem um som mais suave. O 1tw1 mais agressivo, porém mais detalhado em frequências mais altas, também parece "subir" mais.

1TW1  X  Audiophonic KC6.3 - Timbre muito próximo, só o 1tw1 é mais estridente e parece ter mais SPL. No mais o som é muito semelhante.

NAR tw3  X Audiophonic KC6.3 - Vale os mesmos comentários da comparação do NAR com 1tw1, porém o audiophonic não é tão agressivo como o 1tw1.

Crossover original do 1TW1  X  Crossover NAR série 3 (usando o 1tw1). - O 1tw1 com o crossover original fica muito estridente e fadigante, para tocar semelhante ao crossover NAR em termos de "volume" tem que atenuar usando um resistor de 3,3 ohms em série com o tweeter. O corte do cross original é 2,5Khz 18dB/oit. Corte do NAR é 12dB/oit mas a frequência tem lugares que mencionam 3Khz e outros 2,5Khz. O Tw toca muito mais agradável com o cross da NAR.

• Upvote 1
Postado em

Minhas impressões, lembrando que foi um teste rápido na bancada, e usando o crossover do NAR, que eu achei excelente a construção.

1TW1 X NAR tw3 - Os dois tem excelente qualidade, mas o som é totalmente diferente. O NAR parece mais plano e tem um som mais suave. O 1tw1 mais agressivo, porém mais detalhado em frequências mais altas, também parece "subir" mais.

1TW1 X Audiophonic KC6.3 - Timbre muito próximo, só o 1tw1 é mais estridente e parece ter mais SPL. No mais o som é muito semelhante.

NAR tw3 X Audiophonic KC6.3 - Vale os mesmos comentários da comparação do NAR com 1tw1, porém o audiophonic não é tão agressivo como o 1tw1.

Crossover original do 1TW1 X Crossover NAR série 3 (usando o 1tw1). - O 1tw1 com o crossover original fica muito estridente e fadigante, para tocar semelhante ao crossover NAR em termos de "volume" tem que atenuar usando um resistor de 3,3 ohms em série com o tweeter. O corte do cross original é 2,5Khz 18dB/oit. Corte do NAR é 12dB/oit mas a frequência tem lugares que mencionam 3Khz e outros 2,5Khz. O Tw toca muito mais agradável com o cross da NAR.

Muito obrigado pela comparação amigo. Seria interessante então o uso tanto do 1TW1 ou do NAR tw3 em bi-amp? Possibilitando assim um leque maior de opções de corte e atenuação de acordo com o gosto do usuário?
Postado em

Muito obrigado pela comparação amigo. Seria interessante então o uso tanto do 1TW1 ou do NAR tw3 em bi-amp? Possibilitando assim um leque maior de opções de corte e atenuação de acordo com o gosto do usuário?

Da para usar em bi-amp sim, mas tem que tomar muito cuidado, pois se fizer um corte muito baixo pode queimar o tweeter. Eu particularmente gosto do crossover passivo, mas tem a desvantagem do corte ser fixo.

Postado em

1TW1  X  NAR tw3 - Os dois tem excelente qualidade, mas o som é totalmente diferente. O NAR parece mais plano e tem um som mais suave. O 1tw1 mais agressivo, porém mais detalhado em frequências mais altas, também parece "subir" mais.

1TW1  X  Audiophonic KC6.3 - Timbre muito próximo, só o 1tw1 é mais estridente e parece ter mais SPL. No mais o som é muito semelhante.

NAR tw3  X Audiophonic KC6.3 - Vale os mesmos comentários da comparação do NAR com 1tw1, porém o audiophonic não é tão agressivo como o 1tw1.

Crossover original do 1TW1  X  Crossover NAR série 3 (usando o 1tw1). - O 1tw1 com o crossover original fica muito estridente e fadigante, para tocar semelhante ao crossover NAR em termos de "volume" tem que atenuar usando um resistor de 3,3 ohms em série com o tweeter. O corte do cross original é 2,5Khz 18dB/oit. Corte do NAR é 12dB/oit mas a frequência tem lugares que mencionam 3Khz e outros 2,5Khz. O Tw toca muito mais agradável com o cross da NAR.

Vlww Juliano,

Eu na dúvida entre os tw e vc com todos eles em bancada kkkkk

O cross original do 1tw1 não usei, uso ele no cross do hertz esk, então desde o começo achei que ele tocava bem

E já achei o som dele até suave, consegui um som bem legal com ele

Agora da para ajudar quem mais tiver dúvida e precisar fazer uma troca

Postado em

Vlww Juliano,

Eu na dúvida entre os tw e vc com todos eles em bancada kkkkk

O cross original do 1tw1 não usei, uso ele no cross do hertz esk, então desde o começo achei que ele tocava bem

E já achei o som dele até suave, consegui um som bem legal com ele

Agora da para ajudar quem mais tiver dúvida e precisar fazer uma troca

Sim kkkk, o 1TW1 ví no Mercado livre e comprei pra testar, estava num preço bom, gostei muito dele, uma pena não fabricarem mais.

O cross do Hertz com certeza é bem melhor que o original do selenium. 1TW1 com o cross dele mesmo fica muito estridente.

Pesquisei pra ver, o Hertz corta em 3Khz 12db/8, praticamente mesma coisa que o cross NAR.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...