Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Na foto parece que a haste da wastegate ta ligada a algum motor, não parece o sistema convencional, será q não tem controle eletronico não?

 

A haste que abre o desvio dos gases está ligada à parte de cima da válvula, mas esta é montada dentro da TBI. Só muda isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em amarelo eu circulei toda a turbina, que é todo esse trambolho ai. A haste da wastegate, que abre a passagem dos gases (circulada em laranja), esta ligada na outra ponta a algo que parece um motorzinho, seila, algo do tipo, que esta apoiado sobre a caixa fria da turbina (circulada de rosa). Em azul esta a caixa quente da turbina, com o downpipe e a sonda logo ali em cima. No outro canto, em vermelho, esta a tbi. 
Talvez a haste seja controlada eletronicamente, enfim, não passei a amar o carrinho, mas pelo menos tera um BUSTI e overbusti ahhaha

K40akvt.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta é uma WG normal, ou seja, um diafragma que se deforma com a pressão e controla o bypass dos gases:

 

hallman-wastegate-actuator.jpg

 

O que muda? É só a parte de "cima", ou seja, o atuador, que no HB20 está montado dentro da TBI.

 

Não faz sentido ser acionado por motor, porque nos modelos eletrônicos ela é acionada por solenóide. Não tem nem o eixo, atua direto sobre o bypass.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse eixo ele vai abrir e fechar, como uma valvula de motor abrindo e fechando pros gases sairem, essa que voce postou depois tem um furo direto na caixa quente. O que muda por solenoide, que geralmente é uma solenoide de 3 vias, ela varia a pressão que é enviada pro atuador (aquele bujãozinho que a preso na caixa fria da turbina que voce postou)
Se voce por um motor pra empurrar a haste pra frente e pra tras, voce controla o fluxo de gases sem a necessidade de pressão no coletor. Não estou afirmando que ai seja o caso, talvez so mude a aparencia.

EDIT: não entendi o fato do atuador estar montado dentro da tbi

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem t

 

Esse eixo ele vai abrir e fechar, como uma valvula de motor abrindo e fechando pros gases sairem, essa que voce postou depois tem um furo direto na caixa quente. O que muda por solenoide, que geralmente é uma solenoide de 3 vias, ela varia a pressão que é enviada pro atuador (aquele bujãozinho que a preso na caixa fria da turbina que voce postou)
Se voce por um motor pra empurrar a haste pra frente e pra tras, voce controla o fluxo de gases sem a necessidade de pressão no coletor. Não estou afirmando que ai seja o caso, talvez so mude a aparencia.

EDIT: não entendi o fato do atuador estar montado dentro da tbi

Não consegui entender isso tambem! Será que ta abrindo por angulo de TPS?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse eixo ele vai abrir e fechar, como uma valvula de motor abrindo e fechando pros gases sairem, essa que voce postou depois tem um furo direto na caixa quente. O que muda por solenoide, que geralmente é uma solenoide de 3 vias, ela varia a pressão que é enviada pro atuador (aquele bujãozinho que a preso na caixa fria da turbina que voce postou)

Se voce por um motor pra empurrar a haste pra frente e pra tras, voce controla o fluxo de gases sem a necessidade de pressão no coletor. Não estou afirmando que ai seja o caso, talvez so mude a aparencia.

 

EDIT: não entendi o fato do atuador estar montado dentro da tbi

 

Mesmo se fosse um motor, não estaria montado ali... duvido muito. Até porque o do HB20 tem a porca pra ajustar o comprimento do braço, consequentemente a pressão de abertura.

 

Pelo que eu li, a turbina é toda montada no cabeçote, dá pra ver que ela encaixa direto na TBI, então não haveria muito espaço e nem razão pra um atuador externo, seria mais barato e prático se ele já viesse na mesma peça. A mer** é ter que trocar isso tudo em caso de problema, já pensou o preço?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguém leu o artigo na flatout? Lá fala que é eletrônica

 

Eu não consigo ver nada nestas fotos pelo celular

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguém leu o artigo na flatout? Lá fala que é eletrônica

 

Eu não consigo ver nada nestas fotos pelo celular

 

Flatout tem sérios problemas com o que escreve... não dá pra tomar direto como base não, só confirmando em outro veículo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao ta na tbi pq de você ver a foto que eu circulei, a tbi ta em vermelho, no coletor de adm de plástico na frente, a turbina ta atrás, da pra ver se não é junto pq tem o conjunto rotativo aparente, da ate pra ver o furo de refrigeração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguém leu o artigo na flatout? Lá fala que é eletrônica

 

Eu não consigo ver nada nestas fotos pelo celular

 

 

Flatout tem sérios problemas com o que escreve... não dá pra tomar direto como base não, só confirmando em outro veículo.

 

 

No Flatout falam que o motor Kappa turbo do BR tem wastegate eletrônica, ao contrário do GDI. 

 

Eu achei estranho, mais fácil acontecer o contrário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao ta na tbi pq de você ver a foto que eu circulei, a tbi ta em vermelho, no coletor de adm de plástico na frente, a turbina ta atrás, da pra ver se não é junto pq tem o conjunto rotativo aparente, da ate pra ver o furo de refrigeração.

 

Ah, agora entendi... de fato, a parte fria tem um formato estranho, parecendo com a TBI... não tinha visto a dita ali mais abaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

de qlqr forma gambiarra da po***!! 

 

bom ruinday turbo?? se o aspro ja pensaria umas 20x.. turbo entao.. semi novo JAMAIS! Zero teria que compensar muito.. mais muitooo mesmo!!

 

entre as opções andava de frigobar mesmo! ainda tiraria o ecrito UP e logo da VW e mudaria pro da Brastemp ou eletrolux! kkkkk

 

Ah, agora entendi... de fato, a parte fria tem um formato estranho, parecendo com a TBI... não tinha visto a dita ali mais abaixo.

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fo** q o up é muito pe de boi, é o verdadeiro substituto do fusca. Hb20 ja é melhorzinho. E carro 1.0 turbo une uma boa potencia com consumo aceitavel. Tinha um gol 1.0 16v turbinado que era bem divertido, na cidade bebia bem, mas na pista era mais de 16km/l so relando o pé, hr que pisava a turbina acendia e ia embora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, mas vai valer a pena um seguro mais caro e uma manutenção mais problemática?

 

Acho que é mais jogo o 1.6 tiozão mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão é que esses carros não tem apelo esportivo, a ideia é essa mesmo, potencia com consumo aceitavel. E a tendencia é essa, motores cada vez menores rendendo mais e consumindo menos.
No meu caso, era turbo adaptado, seguro nem em sonho hahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pelo que entendi, o HB20 1.0 é tiozão total... na realidade, é uma opção abaixo do 1.6, seria tipo o 1.4 que a fiat usa nas versões intermediárias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei não se esse 1.0 turbo nao vem pra substituir o 1.6, fica uma salada muito grande de opções. Diminuiria custos pra fabrica se tiver peças intercambiaveis com o 1.0 aspro, igual no Up.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei não se esse 1.0 turbo nao vem pra substituir o 1.6, fica uma salada muito grande de opções. Diminuiria custos pra fabrica se tiver peças intercambiaveis com o 1.0 aspro, igual no Up.

 

3 opções de motor é uma salada muito grande? Como assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce tem a opção economica, que seria o 1.0, mas ai fica o 1.0 turbo e o 1.6 disputando a mesma categoria. Se fosse um motor mais forte, um 1.6 turbo, ou 2.0 para ter um apelo "esportivo" ou qualquer outra caralha, mas é um motor turbo que seria downsize do 1.6, não tem logica os dois coexistirem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, é o próprio texto da fábrica. Por isto mesmo (tá, não é por isto, mas a gente finge que é) o 1.6 é mais potente.

 

Quanto a ter peças intercambiáveis, o Up não tem nada além do bloco, já que pelo que a marca declara, bielas e vira são específicos pra versão turbo. Cabeçote, toda a alimentação, comando e câmbio são diferentes.

 

A linha Palio mesmo tem 3 motores, o 1.0 na entrada, 1.4 nas intermediárias, e agora o 1.6 16v (antes GM 1.8) nas superiores. Na década de 90 o Palio já trazia três motores (1.0 fiasa, 1.5 sevel e 1.6 16v). A maior parte das marcas oferecem dois, mas todas evitam ter um motor muito fraco e um muito forte, porque você perde o mercado que não quer o 1.0, mas também não quer pagar 10 ou 15 mil pela versão top com motor mais forte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, eu não julgo ter 3 motores, mas existem 2 motores com potencias próximas e se a fabrica quisesse com vontade teriam feito o 1.0 pra substituir o 1.6 com folga.

É como se a vw deixasse o jetta 2.0 e o 1.4tsi, da dois modelos de entrada. Ta bao tbm, não vou lucrar com isso e nem vou comprar um hahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra substituir o 1.6 eles teriam que trazer injeção direta... porque em cima desse 1.0 grilador aí, não daria coisa boa.

 

Como tem uns muitos anos que a marca do agá tá evitando trazer a direta, o jeito foi deixar o 1.6 rendendo mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce tem a opção economica, que seria o 1.0, mas ai fica o 1.0 turbo e o 1.6 disputando a mesma categoria. Se fosse um motor mais forte, um 1.6 turbo, ou 2.0 para ter um apelo "esportivo" ou qualquer outra caralha, mas é um motor turbo que seria downsize do 1.6, não tem logica os dois coexistirem.

 

Eu acho ridículo muitas marcas oferecerem 2 opções apenas, 3 continua sendo pouco, não importa se a potência (lembrando que é pico) é semelhante, a tecnologia é diferente, curvas de torque, potência e consumo são distintas, junto com o preço também.

 

Quanto mais opções melhor, não sei como um cara que gosta de carros pode querer o contrário.

 

Aqui, pra variar é um atraso em tudo, na Europa, com o golf por exemplo, existe 9 opções de carro com 10 diferentes motores. Tu ia achar horrível isso né? Imagina ter que escolher o melhor motor para seu gosto e utilidade... 

 

Mais precisamente no UK: http://www.volkswagen.co.uk/new/golf-vii/home

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu querido, não sei porque ta me atacando. Se a sua opinião diverge da minha, problema seu. Se eu ia gostar de mais opções ou menos opções, problema meu. Acredito que tem que ter um desenvolvimento e opções diferentes sim, nosso mercado é pobre com carros supervalorizados, usando tecnologia ultrapassada na maioria das vezes.

EDIT: e mais uma coisa, pra um cara que gosta de carro falar que potencia é um pico, por favor, né? POTENCIA sempre vai ser pico, motor não produz potencia, potencia é o resultado de torque x rotação. TORQUE é linear, e a potencia vai crescendo conforme vai desenvolvendo giro no motor. 

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu querido, não sei porque ta me atacando. Se a sua opinião diverge da minha, problema seu. Se eu ia gostar de mais opções ou menos opções, problema meu. Acredito que tem que ter um desenvolvimento e opções diferentes sim, nosso mercado é pobre com carros supervalorizados, usando tecnologia ultrapassada na maioria das vezes.

 

EDIT: e mais uma coisa, pra um cara que gosta de carro falar que potencia é um pico, por favor, né? POTENCIA sempre vai ser pico, motor não produz potencia, potencia é o resultado de torque x rotação. TORQUE é linear, e a potencia vai crescendo conforme vai desenvolvendo giro no motor. 

Isso foi pra mim? Se sim:

 

Eu estou te atacando? Se minha opinião diverge da sua eu falo ela e argumento, afinal é isso que fazemos aqui, e não ficar dando chilique, não é mesmo?

 

Quanto ao pico de potência, não entendi seu espanto, é isso que é declarado, e mesmo tendo dois carros de potência declarada idêntica, podemos ter as 3 curvas totalmente diferentes (potência, torque e consumo), isso não é nada difícil de entender.

 

Se o motor produz ou não torque linear, se sua potência vai crescendo ou não conforme o giro, isso é outra questão, ao qual eu não mencionei em momento algum.

 

Já se não foi para mim, favor desconsiderar a mensagem acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...