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Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro) versão 2014

114 respostas neste tópico

#1
marcelomoti

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Big 3 upgrade - Melhorando conexões elétricas

texto produzido por Marcelo S. Motitsuki
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Tutorial: BIG 3 Upgrade

O upgrade do BIG 3 nada mais é que uma melhora na parte de cabeamento no cofre do motor. O objetivo é diminuir a resistência do sistema elétrico.

Alguns benefícios:

- Evita problemas nos faróis (diminuindo intensidade por exemplo)
- Voltagem mais estável e melhor condutividade elétrica
- Menos esforço do sistema elétrico do veículo

- Meu carro precisa de um 'Big3'?
Se a tensão de 12Volts medida no porta-malas estiver muito inferior a tensão medida na bateria, isto indica alguma perda por resistência e pode indicar que valhe a pena investir em um Big3


Essa modifição é muito interessante, pelo fato de ser barato. Na maioria dos sistema basta fazermos isso ao invés de trocar o alternador, por exemplo, ou a bateria principal.





http://www.youtube.com/watch?v=p82xRzCr-lc

http://www.youtube.com/watch?v=SL-9o5kSgv4



O BIG 3 consiste em 3 cabos:

- Negativo da bateria para o chassis
- Positivo da bateria para o alternador (É necessário adicionar um fusível o mais próximo da bateria possível)
- Chassis para motor

Eu recomendo utilizar cabos de pelo menos 21mm^2 para fazer o BIG3. Não é necessário retirar o cabeamento original. Basta adicionar o novo cabeamento. Com isso você pode manter a originalidade do carro.

Antes de começar tenha certeza que você desconectou o negativo da sua bateria para não ter problema de algum cabo positivo dando curto na lataria.

Para o cabo que vai do negativo da bateria até o chassis é recomendo lixar a tinta no local onde será colocado cabeamento no chassis, para garantir o máximo de condutividade.







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Para o cabo que vai do positivo para o lternador desconecte o cabo original e adicione o novo, conectando os dois juntos.


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O último cabo é o que vai do chassis até o motor. Você pode conectar o cabo do chassis em qualquer ponto do bloco do motor, porque ele está aterrado ao alternador.


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http://autoforum.com...terra-do-carro/




Confira abaixo o Big3 do nosso colega fernandim

São 3 fios .
1 - Positivo do alternador no positivo da bateria Não possuo fotos pois o local onde coloca a fiação do alternador é bem escondida, mas não tem segredo brother!

2 - Negativo da bateria até o chassis (Não esquece de lixar o chassis, manda um verniz depois pra não dar ferrugem)



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3 - Chassi até o motor (Evite colocar em um local onde não esquenta muito o motor, achei esse lugar vacilando e já mandei um parafuso hehe, lixa o chassis também e manda verniz depois)


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Resultado

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Algumas lojas oferecem kit para big 3, mas podemos ter problemas com tamanho de cabo faltando ou sobrando


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Exemplo de conectores


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O maior obstáculo a ser ultrapassado é a fixação do cabo com o terminal.
Abaixo temos alguns vídeos interessantes



http://www.youtube.com/watch?v=XkMdlPsBxkc

http://www.youtube.com/watch?v=kRA9DusVwxk




Fontes:



http://knowledge.son...ntview-157.html

http://www.fullsizec...-3-upgrade.html


http://elitestreetsm...l-sep/tech2.php

http://forums.nasioc...d.php?t=2115671

Editado por marcelomoti, 04 março 2014 - 23:22 .

  • 2



#2
marcelomoti

marcelomoti

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Este tópico é continuação do antigo tópico:
http://autoforum.com...terra-do-carro/

Está disponível também no AutoSom.net
http://autosom.net/a...3_tutorial.html

  • 0

#3
dombroski

dombroski

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Legal, só não recomendo Soldar os cabos nos terminais, afim de evitar qualquer resistência ou dano ao próprio cabo por solda mal feita!

Também, coloca fusível no cabo que sai do Alternador para o Positivo da Bateria, somente se já houver no lugar original, do contrário não vejo necessidade :legal:

  • 0

#4
BYRONALD

BYRONALD

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Recomendo colocar uma proteção nesses cabos que estão mais expostos, seja : conduítes, techflex ou afins.

  • 0

#5
Fernando GO

Fernando GO

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amigo otimo topico!! valeu!!!!


parabens

  • 0

#6
Voyageg5

Voyageg5

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Um dia desses animo fazer no meu :)

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#7
felipego

felipego

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Vou ver com o Brou aqui do forum se ele me ajuda a fazer no meu carro e agente já faz no dele tambem!

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#8
cmpicolo

cmpicolo

    ▓▓▓▓▓▓▓▓▓

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Fiz um BIG 2 por enquanto no meu carro.
Falta da bateria para o alternador [^]

  • 0

#9
dds

dds

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Alguma recomendação em relação ao cabo usado? Precisa ser 0AWG?

  • 0

#10
Fortes

Fortes

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Alguma recomendação em relação ao cabo usado? Precisa ser 0AWG?


Quanto maior melhor.

Eu fiz com 21mm²

  • 0

#11
RSN

RSN

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além do big 3 existe algo mais a ser feito em relação a parte elétrica pra ajudar no SQ? upgrade no alternador?! alguém se habilita?

bjos me liga

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#12
Boccotte

Boccotte

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além do big 3 existe algo mais a ser feito em relação a parte elétrica pra ajudar no SQ? upgrade no alternador?! alguém se habilita?

bjos me liga

Swap de alternador.

  • 0

#13
RSN

RSN

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Swap de alternador.


blz, mas e o que daria pra fazer de up no alternador novo? mesmo ele sendo mais potente. tem ideia?

  • 0

#14
kadettSPL

kadettSPL

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Excelente tópico, valeu Marcelo!

  • 0

#15
cy777

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Ja fiz na minha "braizi bruta moda foca" com cabos de 54mm.
Imagem Postada

Imagem Postada

Esta com alternador do vectra 120ha. Com os 4 xenon's mais ar, mais som ligado estabilizou em 13.6v no voltímetro digital fixo no carro ligado no pos chave. Antes ia pra 12.80v

Lembrando que testando no alternador e bateria fica 0,30v mais alta a voltagem.

Boa dica! Obrigado.

enviado do meu nexus 5. o erro de português agora e dele! não meu!!!


  • 0

#16
cy777

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Swap de alternador.


O que seria isso?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk


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#17
soundworks

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Em lances curtos, de menos de 1 metro, se vc tem um alternador de 120A, usar cabo de 54m ou 33 mm dá no mesmo muda nada.....tem uma tabela IASCA baseada em cálculos elétricos, onde a distância X corrente X bitola, muda conforme cada um é alterado...

  • 0

#18
AllanMF

AllanMF

    .

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tive ganho de 1volt :legal:

  • 0

#19
cy777

cy777

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Mas não foi opção! Ao tinha 54mm na loja! Hahahahha

Queria acima de 21mm

enviado do meu nexus 5. o erro de português agora e dele! não meu!!!

Editado por cy777, 25 março 2014 - 22:09 .

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#20
cy777

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Mas a estabilidade ficou top!

enviado do meu nexus 5. o erro de português agora e dele! não meu!!!


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#21
delima

delima

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acho que seria uma boa colocar que a resistência é diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional à área da seção reta, logo quanto mais curto e maior bitola melhor (1 metro / 21mm2 tá ótimo)

Quanto aos terminais, soldar não acho uma boa, pois precisa fazer com aparelho de solda pra ficar bom e o usuário comum mal sabe usar ferrinho de solda. O ideal é o alicate crimpador para grandes bitolas, mas é um caro. Senão o terceiro tipo de conector das fotos fica muito bom

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#22
cy777

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Sim nao fiz com solda. Segui a dica o Lucas rossi

enviado do meu nexus 5. o erro de português agora e dele! não meu!!!


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#23
acz

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Fiz no meu carro essa semana, de 13.86 foi para 14.17.. Mas não fiz o aterramento do motor, dificil acesso e me faltam ferramentas.

Será que a falta do aterramento do motor impediu de chegar a 14.4?

--
André

  • 0

#24
Baboo

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Em lances curtos, de menos de 1 metro, se vc tem um alternador de 120A, usar cabo de 54m ou 33 mm dá no mesmo muda nada.....tem uma tabela IASCA baseada em cálculos elétricos, onde a distância X corrente X bitola, muda conforme cada um é alterado...





Xiii, já comprei cabos de 70mm.

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#25
Baboo

Baboo

    Tudo DIY, economia $$$$

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Swap de alternador.


Alternador da Marea é 120a/h, será que existe algum com 200a/h?

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