Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

Recommended Posts

Tutorial: BIG 3 Upgrade

 

Pessoal, esse é um assunto bem interessante que praticamente não é comentado aqui no forum. O upgrade do BIG 3 nada mais é que uma melhora na parte de cabeamento no cofre do motor. O objetivo é diminuir a resistência do sistema elétrico.

 

Alguns benefícios:

 

- Evita problemas nos faróis (diminuindo intensidade por exemplo)

- Voltagem mais estável e melhor condutividade elétrica

- Menos esforço do sistema elétrico do veículo

 

Essa modifição é muito interessante, pelo fato de ser barato. Na maioria dos sistema basta fazermos isso ao inves de trocar o alternador, por exemplo, ou a bateria principal.

 

O BIG 3 consiste em 3 cabos:

 

- Negativo da batteria para o chassis

- Alternador para o positivo da bateria (É necessário adicionar um fusível o mais próximo da bateria possível)

- Chassis para motor

 

Eu recomendo utilizar cabos de pelo menos 21mm2 para fazer o BIG3. Não é necessário retirar o cabeamento original. Basta adicionar o novo cabeamento. Com isso você pode manter a originalidade do carro.

 

Vamos a um pequeno tutorial que foi retirado do SoundDomain. Antes de começar tenha certeza que você desconectou o negativo da sua bateria.

 

Para o cabo que vai do negativo da bateria até o chassis é recomendo lixar a tinta no local onde será colocado cabeamento no chassis, para garantir o máximo de condutividade.

445602_97_full.jpg

 

Para o cabo que vai do alternador para o positivo desconecte o cabo original e adicione o novo, conectando os dois juntos. Vale lembrar que é necessário adicionar um fusível o mais perto da bateria possível para esse upgrade.

445602_95_full.jpg

 

O último cabo é o que vai do chassis até o motor. Você pode conectar o cabo do chassis em qualquer ponto do bloco do motor, porque ele está aterrado ao alternador.

445602_103_full.jpg

 

Espero que isso tenha ajuda alguém aqui no forum! Foi um rápido tutorial que traduzi/criei.

 

Em breve adiciono fotos do meu próprio carro!

 

 

 

Referências:

 

 

the12volt.com - http://www.the12volt.com/installbay/forum_...~TID~73496~PN~1

SoundDomain/CarDomain - http://forum.sounddomain.com/ubbthreads.ph...r/312025/page/1

Diyma - http://www.diymobileaudio.com/forum/showth...ead.php?t=21356

eCoustics - http://forum.ecoustics.com/bbs/messages/4/164964.html

Full Size Chevy - http://www.fullsizechevy.com/forums/genera...-3-upgrade.html

 

 

 

P.S: Se alguém tiver alguma correção ou quiser adicionar algo é só falar!

 

  • Upvote 5

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um upgrade que eu sempre tive vontade de fazer. Do alternador pra bateria nem tanto... mas o do chassi pra bateria, sim. Tem gente que puxa um cabo extra (além do cabo original) e aterra esse cabo em 3 pontos diferentes do cofre. Aí eu já acho exagero, mas pelo menos mais um ponto de aterramento é muito útil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendido!!!!!! [-][-]

 

No meu caso, preciso fazer dois - Alternador para a bateria e Chassi para o motor - aí eu acho que estarei bem.

 

Valew pelo esclarecimento!!

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz isso no Meu Monzinha ... realmente melhorou !

 

A tensão com ele ligado era de 13,5V , fazendo isso , foi pra 14,5 V !

 

Funciona mesmo !

 

 

 

Só não entendo esse tal fusivel no cabo adicionado ! explique-me por favor !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu já fiz isso no Meu Monzinha ... realmente melhorou !

 

A tensão com ele ligado era de 13,5V , fazendo isso , foi pra 14,5 V !

 

Funciona mesmo !

 

 

 

Só não entendo esse tal fusivel no cabo adicionado ! explique-me por favor !

No cabo que liga o alternador ao positivo da bateria é recomendado adicionar um fusível, por questões de segurança. Ele tem que ser do valor do amperagem máxima que o alternador suporta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu reforcei o aterramento da bateria com um cabo de 21 mm², mas esqeci de verificar as tensôes antes e depois da troca para verificar a eficiência desse upgrade.

 

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo q eu entendi, nao precisa TROCAR nenhum cabo? eh soh pegar cabos de 21mm² e ligar "X" com "Y" , "Z" com "K" e talz q ja da essa baita melhora na tensao?!?!

 

 

c for, uehaueah farei no meu...

 

 

falowss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu já fiz isso no Meu Monzinha ... realmente melhorou !

 

A tensão com ele ligado era de 13,5V , fazendo isso , foi pra 14,5 V !

 

Funciona mesmo !

 

 

 

Só não entendo esse tal fusivel no cabo adicionado ! explique-me por favor !

No cabo que liga o alternador ao positivo da bateria é recomendado adicionar um fusível, por questões de segurança. Ele tem que ser do valor do amperagem máxima que o alternador suporta.

hum ... então me explica pq o original num tem isso tb ???

 

que adianta eu colocar no cabo avulso , se no original não tem ???

 

se Der alguma zica na elétrica do carro o cabo original vai continuar mandando eletricidade !

 

concorda comigo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria exatamente isso. Apenas adicionar ao original.

 

Se no original não tem, eu concordo.

 

Na verdade esse é um item meio que polêmico. Alguns dizem que precisa, outros que não. Eu prefiro colocar, só pra garantir hehe.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já comentaram algo parceido no Honda Clube. Ajuda mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal o topic anaconda...

 

tive verificando meu carro, e aparentemente o fio que vai do alternador p/ bateria é de 13mm

 

e o que vai da bateria para o chassis é de 13mm tb....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
legal o topic anaconda...

 

tive verificando meu carro, e aparentemente o fio que vai do alternador p/ bateria é de 13mm

 

e o que vai da bateria para o chassis é de 13mm tb....

Adiciona um cabo de 21mm2 e você verá a diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é ... eu sou o contrário ... quanto menos Fuse colocar melhor ...

 

esse negocio de ficar cortando fio e colocando fuse. só gera perda !

 

tem nego que adora ... eu odeio ... colocar onde é preciso e PONTO !

 

 

mas tem gente que gosta né =) !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Adiciona um cabo de 21mm2 e você verá a diferença.

Valeu Diogo!!!

tb vou tentar fazer (não sei se o Peugeot tem frescuras com isso. rsrsrsrs)

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu Diogo!!!

tb vou tentar fazer (não sei se o Peugeot tem frescuras com isso. rsrsrsrs)

abraço

Peugeot tem umas frescuras na parte de alimentação sim, mas acho que da pra fazer tranquilo.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante o assunto. O terra da bateria decente eu já estava programando pra fazer. vou pegar um multímetro pra fazer o teste antes e depois. O Guto conseguiu 1v ! fo** demais ... isso traduzido em potência, dependendo do ampli, é muita coisa !!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Guto conseguiu 1v ! fo** demais ... isso traduzido em potência, dependendo do ampli, é muita coisa !!!!!

:+1

 

aumentando o rendimento do sistema, sem aumentar a quantidade ou trocar equips...

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para quem tem uma bateria auxiliar esse upgrade só valeria a pena para a bateria auxiliar, certo?

Ou seja, não seria necessário acrecentar a fiação do alternador para a bateria original desde que a sua bateria aux. estaja ligada diretamente ao alternador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante!

 

Já que vocês estão falando de alimentação, bateria e afins, deixa eu fazer uma pergunta que me deixou curioso ontem.

 

Normalmente o módulo é ligado o positivo no positivo da bateria, e o ground num aterramento o mais próximo do módulo. Ontem veio um eletricista aqui em casa instalar umas tomadas 220v pra minha mãe, e o cara comentou que um amigo dele teve o módulo do som queimado porque estava instalado justamente assim como eu disse acima, sem ligar o ground no negativo da bateria, falando que foi isso que pode ter queimado o módulo do cara.

 

Enfim, quase todo mundo que eu vejo instalando módulo e som automotivo num liga nada no negativo da bateria ? Realmente garantiria mais o funcionamento do módulo ligando o Ground do módulo num ponto de aterramento próximo a ele E TAMBÉM no negativo da bateria ??

 

[[]]s

 

Lunatico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Interessante!

 

Já que vocês estão falando de alimentação, bateria e afins, deixa eu fazer uma pergunta que me deixou curioso ontem.

 

Normalmente o módulo é ligado o positivo no positivo da bateria, e o ground num aterramento o mais próximo do módulo. Ontem veio um eletricista aqui em casa instalar umas tomadas 220v pra minha mãe, e o cara comentou que um amigo dele teve o módulo do som queimado porque estava instalado justamente assim como eu disse acima, sem ligar o ground no negativo da bateria, falando que foi isso que pode ter queimado o módulo do cara.

 

Enfim, quase todo mundo que eu vejo instalando módulo e som automotivo num liga nada no negativo da bateria ? Realmente garantiria mais o funcionamento do módulo ligando o Ground do módulo num ponto de aterramento próximo a ele E TAMBÉM no negativo da bateria ??

 

[[]]s

 

Lunatico

No caso desse cara, ele deveter feito um aterramento porco, sem descascar a lataria do carro no ponto de aterramento. Assim, a corrente deve ter usado o aterramento do RCA para chegar até o terra, queimando as trinhas da placa do amplificador. Por isso, um bom aterramento é indispensável.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Interessante!

 

Já que vocês estão falando de alimentação, bateria e afins, deixa eu fazer uma pergunta que me deixou curioso ontem.

 

Normalmente o módulo é ligado o positivo no positivo da bateria, e o ground num aterramento o mais próximo do módulo. Ontem veio um eletricista aqui em casa instalar umas tomadas 220v pra minha mãe, e o cara comentou que um amigo dele teve o módulo do som queimado porque estava instalado justamente assim como eu disse acima, sem ligar o ground no negativo da bateria, falando que foi isso que pode ter queimado o módulo do cara.

 

Enfim, quase todo mundo que eu vejo instalando módulo e som automotivo num liga nada no negativo da bateria ? Realmente garantiria mais o funcionamento do módulo ligando o Ground do módulo num ponto de aterramento próximo a ele E TAMBÉM no negativo da bateria ??

 

[[]]s

 

Lunatico

No caso desse cara, ele deveter feito um aterramento porco, sem descascar a lataria do carro no ponto de aterramento. Assim, a corrente deve ter usado o aterramento do RCA para chegar até o terra, queimando as trinhas da placa do amplificador. Por isso, um bom aterramento é indispensável.

 

[]'s

Crawling Chaos

Beleza, obrigado pelo esclarecimento!

 

Lunatico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahaha, se vcs vissem o fio q tá indo para meu alternador vc iriam morrerrrr... afff. olhando o topico resolvi desser para olhar... alguem muito bonitinho...afff... deve ter cortado o fio e emendado com outro minusculo... o q entra na bateria deve ser de 16mm o q entra no alternador.... hehe não sei nem se é 10mm... amanha vou fazer isso mas usando cabos de 16mm q tenho aqui sobrando... Com certeza se funciona com isso q tá lá 16 ja aumenta.

 

Como meu carro é um g3, eles já não aterram o motor...

 

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ianaconi, legal esse lance hein ?

Soda que é um SACO mexer no cofre do Polo. Uma frescura que dá nojo. Tanto que o cabo para o meu modulo, eu puxei direto do borne da bat.

<_<

Acho que irei somente mexer no bat/chassi.

 

JEK, está dando sorte hein. Um camarada ficou na estrada por causa disso. A emenda feita com bitola inferior "rompeu" no pico ou sei lá .... ele andou todo feliz sem saber de nda até que o carro "morreu"... hehehe.

Pior que ele já sabia disso, e quando escontou na "cidadezinha" para arrumar a gambi, o dito da oficina tentou empurrar um alternador novo para ele.... :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala beraldo, blz? Você tem um Polo tbm?

 

Não cheguei a ver como são os cabos nele, mas vou ter que fazer o BIG3. Acho que não vai ser nenhum bicho de 7 cabeças..

 

Mas não entendi uma coisa.. Você disse que o cabo de força pro seu módulo pegou direto da bateria. De onde mais iria pegar? hehe

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...