Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro) versão 2014

Recommended Posts

Vou fazer esse Big 3 mas com cabos de 16mm 99% cobre, no meu caso não faria diferença bitola maior pois a fiação original é bem mais fina e a bateria é de 65A.

 

Não sei se é normal, aqui com tudo original e carro funcionando até se levantar os vidros elétricos o farol baixa, fiação original é muito fraca e penso em reforçar o positivo da caixa de fusíveis também.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que seria uma boa colocar que a resistência é diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional à área da seção reta, logo quanto mais curto e maior bitola melhor (1 metro / 21mm2 tá ótimo)

 

Quanto aos terminais, soldar não acho uma boa, pois precisa fazer com aparelho de solda pra ficar bom e o usuário comum mal sabe usar ferrinho de solda. O ideal é o alicate crimpador para grandes bitolas, mas é um caro. Senão o terceiro tipo de conector das fotos fica muito bom

 

Essa questão da solda é polemica, as normas de elétrica das CSS de energia não permitem soldas nos cabos. Mas se for fazer, com maçarico é rápido e fácil, esquenta bem e ele suga o estanho que é uma beleza.

 

 

 

Sobre o alicate, grandes lojas de materiais EMPRESTAM o alicate pois sabem que é caro, então levar e fazer na loja os cabos pode ser uma boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ainda há dúvida sobre usar ou não o fusível entre o alternador (+) e a bateria (+).

 

Nos veículos que mexi o cabo positivo não tem fusível para ligar à bateria, porém são mais rígidos, e dificilmente irão "passear" pelo cofre do motor procurando um curto.

 

Os cabos flexíveis usados para energia para som são ótimos e "bonitos", mas se tocarem em algo muito quente ou cortante, tendem a se danificar mais facilmente que os originais.. imagine a meleka se o positivo tocar em qualquer parte (-) do carro, motor, chassis, etc.... sem fusível o estrago será bem grande.

 

Imaginem a quantia de trepidações que ocorrem dentro do cofre do motor com o carro em movimento... e pensem se vale a pena arriscar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ainda há dúvida sobre usar ou não o fusível entre o alternador (+) e a bateria (+).

 

Nos veículos que mexi o cabo positivo não tem fusível para ligar à bateria, porém são mais rígidos, e dificilmente irão "passear" pelo cofre do motor procurando um curto.

 

Os cabos flexíveis usados para energia para som são ótimos e "bonitos", mas se tocarem em algo muito quente ou cortante, tendem a se danificar mais facilmente que os originais.. imagine a meleka se o positivo tocar em qualquer parte (-) do carro, motor, chassis, etc.... sem fusível o estrago será bem grande.

 

Imaginem a quantia de trepidações que ocorrem dentro do cofre do motor com o carro em movimento... e pensem se vale a pena arriscar.

 

Espaguete corrugado e cintas plasticas, sabe o que é???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FabricioM... sei.. e sei igualmente que derretem.... mas realmente se bem presos não haverá "riscos".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu ligar 51mm do negativo pro chassi, tenho que ligar 51mm pro motor, ou posso colocar 21mm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu ligar 51mm do negativo pro chassi, tenho que ligar 51mm pro motor, ou posso colocar 21mm?

 

Pode colocar 21mm sem problema!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ainda há dúvida sobre usar ou não o fusível entre o alternador (+) e a bateria (+).

 

Nos veículos que mexi o cabo positivo não tem fusível para ligar à bateria, porém são mais rígidos, e dificilmente irão "passear" pelo cofre do motor procurando um curto.

 

Os cabos flexíveis usados para energia para som são ótimos e "bonitos", mas se tocarem em algo muito quente ou cortante, tendem a se danificar mais facilmente que os originais.. imagine a meleka se o positivo tocar em qualquer parte (-) do carro, motor, chassis, etc.... sem fusível o estrago será bem grande.

 

Imaginem a quantia de trepidações que ocorrem dentro do cofre do motor com o carro em movimento... e pensem se vale a pena arriscar.

 

Por essas que uso Cabo pra máquina de Solda, Anti Chamas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de falar sobre o porque destas ligações, acho que fica mias fácil saber se deve ou não fazer sabendo pra que serve cada uma. Li boa parte do tópico inclusive o antigo e não lembro de ter visto.

 

O funcionamento dos equipamentos elétricos dependem da passagem dos elétrons de um polo ao outro da bateria, qualquer restrição neste percurso resultará em perda de eficiência. A ligação mais comum é cabo de grande bitola da bateria ao módulo e um cabo de mesma bitola do módulo ao chassi. Percebe que isso não garante a corrente de um polo ao outro da bateria? A corrente encontra restrição (resistência) justamente entre chassi e negativo da bateria (o cabeamento original não foi projetado para o seu som de 5478W), essa ligação do meu ponto de vista é obrigatória. Olhando desta forma usar bitola do reforço maior que a usada no positivo da bateria até o módulo me parece desperdício.

 

As outras duas ligações vem facilitar e recarregamento da bateria, novamente é necessário reforçar o circuito entre alternador e os dois polos bateria (perguntas: é certo o carro vir com cabeamento inferior a capacidade do alternador? Se esse cabeamento foi bem calculado, há necessidade de acrescentar?). Isso se daria pelo cabo entre alternador e positivo bateria e pelo cabo entre motor e negativo da bateria, isso porque o aterramento do alternador é através da carcaça do motor (não sei se todos os carros são assim), fazer somente uma das pernas ajuda mas, não muito, só medindo pra saber onde tem gargalo. Desta forma a bitola a ser usada depende do seu alternador. Bitola muito maior do que a corrente alternador consegue fornecer seria desperdício ao meu ver.

 

Ainda sobre as bitolas, estaríamos a fazer um reforço à fiação já existente, elas poderiam ser talvez até menores que comentado acima e já resolveriam...

 

Sobre o fusíveis, estamos a adaptar algo não projetado que pode realmente ser mais frágil especialmente em um acidente, acho a preocupação sensata. Fato é, ou se coloca dois fusíveis, um próximo a bateria e próximo ao alternador, ou coloca nada. Ao colocar somente um, em caso de falha (corte) do cabo, uma das pontas estaria protegida pelo fusível enquanto a outra estaria alimentada pelo cabo original do atuador.

Eu faria sem fusível, com conduíte automotivo e tentaria fazer o mesmo caminho do cabeamento original.

 

Digo isso com base em meu pequeno conhecimento de elétrica não automotiva, podem me corrigir se falei qualquer besteira.

Editado por Canters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal fiz o seguinte no meu carro apenas no Negativo:

 

70mm bateria - chassi

25mm bateria - chassi

25mm chassi - câmbio

16mm bateria - motor

 

 

A voltagem foi de 13.92 para 14.17v!!!

 

 

 

 

Falta agora chassi - motor, e fazer o positivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pessoal fiz o seguinte no meu carro apenas no Negativo:

 

70mm bateria - chassi

25mm bateria - chassi

25mm chassi - câmbio

16mm bateria - motor

 

 

A voltagem foi de 13.92 para 14.17v!!!

 

 

 

 

Falta agora chassi - motor, e fazer o positivo.

Pq câmbio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Pq câmbio?

 

 

Pq o original estava passando do chassi para o câmbio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um "big2" no carro por enquanto...

 

Shock Reference Pró 0awg da bateria para a lata e da bateria para o motor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um "big2" no carro por enquanto...

 

Shock Reference Pró 0awg da bateria para a lata e da bateria para o motor

 

Resultado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resultado?

 

[^]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não fiz nenhuma medição, nem antes, nem depois... o set não esta montado :( ... mas "antecipando etapas", ja fiz pasmafaute:vts

 

Original do carro era um único fio, se muito, 16mm e só na lataria :blink::pirou:

 

 

 

Edit: Aqui da para ver o terminal e um pedaço do negativo original

Não passa de 16mm e só um ponto, na lataria.

 

IMG_0352_1280x960-1.jpg

Imagem da internet, não é do meu carro

Editado por cmpicolo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu fiz com 22mm² e deu uma puta diferença....

 

https://www.youtube....h?v=kw_Oex4nGn0

 

só o alternador de 90ah e bateria moura de 60ah

 

Tocando em 50% ficava acima de 13.v

 

agora quando botava pra clipa de verdade baixava dos 12 facil!

 

Mas com 2 baterias de 100ah agm + alternador + cofre direto acima de 13.0v

Editado por AllanMF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpem minha ignorancia... mas como instala um portafusivel?? Tenho uma fiacao 21mm de bobeira aqui, sera q fica bom fazer o big3?? Obrigado galera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi gostaria de saber se alguem pode me ajudar, perguntei ao Silvinho mas ele não conhecia sobre isso:

 

O civic tem um sistema eld q faz com que o alternador mantenha por volta de 12.4 volts a maior parte do tempo,Para utilizar os 14.4 somente se tiver um gasto de energia constante por parte das pecas originais do carro pois passam por esse sistema.

 

Enquanto o som, por exemplo, ficaria de fora uma vez q eh ligado diretamente na bateria,Vc teria alguma alternativa ou ideia para manter a voltagem constante por parte do alternador nesse caso?

 

Links que vi isso:

 

http://www.8thcivic.com/forums/i-c-e-electrical-security-navigation/185303-big-3-upgrade-concerns.html#/forumsite/20689/topics/185303?page=2

 

http://www.civicclub.com.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=13203&p=209392&hilit=alternador#p209392

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi gostaria de saber se alguem pode me ajudar, perguntei ao Silvinho mas ele não conhecia sobre isso:

 

O civic tem um sistema eld q faz com que o alternador mantenha por volta de 12.4 volts a maior parte do tempo,Para utilizar os 14.4 somente se tiver um gasto de energia constante por parte das pecas originais do carro pois passam por esse sistema.

 

Enquanto o som, por exemplo, ficaria de fora uma vez q eh ligado diretamente na bateria,Vc teria alguma alternativa ou ideia para manter a voltagem constante por parte do alternador nesse caso?

 

Links que vi isso:

 

http://www.8thcivic.com/forums/i-c-e-electrical-security-navigation/185303-big-3-upgrade-concerns.html#/forumsite/20689/topics/185303?page=2

 

http://www.civicclub.com.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=13203&p=209392&hilit=alternador#p209392

 

Boa noite amigo ! Eu tenho um new civic e fiz o big3 e coloquei um mega capacitor de 1F e chega a passar dos 14,4 , tenho até vídeo 👍

 

Qualquer dúvida que eu puder ajudar, a disposição .

 

Abs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

será que iria trazer algum ganho utilizando cabos de 10mm para fazer esse tutorial? Pois irei manter os originais apenas adicionaria esses de 10mm, lembrando que já utilizo uma bateria extra que usa cabo 25mm no seu aterramento e na ligação do positivo com a do cofre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera venho eu aqui de novo pedir uma luz a vocês !

Eu tava pensando em fazer esse BIG3 no meu Santana 87, pois com o carro ligado a tensão fica lá nos seus 13,00v ~ 13,5v.. Porem quando dou uma acelerada ela até sobe um pouco lá pros 14,00v no grito.. Mas logo retorna aos seus 13,00v ~ 13,5v..

Tenho um altenador da Bosch de 65A.. Mas não sei como fazer o BIG3 nele, pois ele não é igual ao de vocês.. Ele tem apenas um chicote que liga 3 cabos.. 1 positivo, 1 negativo e 1 que vai pro painel que é o da luz da bateria (acredito eu)...

Vou postar umas fotos ai vocês veem e me diz o que acham se da para eu fazer esse BIG3 ou não na minha "lata veia" o-o- ..

 

 

t0YtU2.jpg

 

 

 

MGfyNh.jpg

 

Rx5Mp5.jpg

 

 

 

Nossa se der certo esse BIG3 vai ser de grande ajuda pra mim.. Pois ate com o carro ligado e som no talo as vezes descarrega legal a bateria pasmafaute

 

Valeu galera

Editado por maatheusm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...