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marcelomoti

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro) versão 2014

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Big 3 upgrade - Melhorando conexões elétricas

texto produzido por Marcelo S. Motitsuki

Todos os direitos autorais reservados

AutoSom.net http://autosom.net

 

 

Tutorial: BIG 3 Upgrade

 

O upgrade do BIG 3 nada mais é que uma melhora na parte de cabeamento no cofre do motor. O objetivo é diminuir a resistência do sistema elétrico.

 

Alguns benefícios:

 

- Evita problemas nos faróis (diminuindo intensidade por exemplo)

- Voltagem mais estável e melhor condutividade elétrica

- Menos esforço do sistema elétrico do veículo

 

- Meu carro precisa de um 'Big3'?

Se a tensão de 12Volts medida no porta-malas estiver muito inferior a tensão medida na bateria, isto indica alguma perda por resistência e pode indicar que valhe a pena investir em um Big3

 

 

Essa modifição é muito interessante, pelo fato de ser barato. Na maioria dos sistema basta fazermos isso ao invés de trocar o alternador, por exemplo, ou a bateria principal.

 

 

 

 

 

O BIG 3 consiste em 3 cabos:

 

- Negativo da bateria para o chassis

- Positivo da bateria para o alternador (É necessário adicionar um fusível o mais próximo da bateria possível)

- Chassis para motor

 

Eu recomendo utilizar cabos de pelo menos 21mm^2 para fazer o BIG3. Não é necessário retirar o cabeamento original. Basta adicionar o novo cabeamento. Com isso você pode manter a originalidade do carro.

Antes de começar tenha certeza que você desconectou o negativo da sua bateria para não ter problema de algum cabo positivo dando curto na lataria.

 

Para o cabo que vai do negativo da bateria até o chassis é recomendo lixar a tinta no local onde será colocado cabeamento no chassis, para garantir o máximo de condutividade.

 

 

 

 

 

big3_upgrade09.jpg

 

 

 

 

big3_terra.jpg

 

 

 

 

big3_4456020097_large.jpg

 

 

big3_4456020096_large.jpg

 

 

big3_montagem03.jpg

 

 

 

 

big3_upgrade02.jpg

 

 

 

 

big3_upgrade03.jpg

 

 

 

 

 

big3_upgrade08.jpg

 

 

 

 

 

 

Para o cabo que vai do positivo para o lternador desconecte o cabo original e adicione o novo, conectando os dois juntos.

big3_4456020095_large.jpg

 

 

big3_montagem02.jpg

 

 

 

 

big3_upgrade01.jpg

 

 

big3_upgrade04.jpg

 

 

big3_upgrade05.jpg

 

 

big3_upgrade06.jpg

 

 

 

 

 

 

O último cabo é o que vai do chassis até o motor. Você pode conectar o cabo do chassis em qualquer ponto do bloco do motor, porque ele está aterrado ao alternador.

big3_4456020103_large.jpg

 

 

big3_upgrade10.jpg

 

big3_montagem01.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira abaixo o Big3 do nosso colega fernandim

 

São 3 fios .

1 - Positivo do alternador no positivo da bateria Não possuo fotos pois o local onde coloca a fiação do alternador é bem escondida, mas não tem segredo brother!

 

2 - Negativo da bateria até o chassis (Não esquece de lixar o chassis, manda um verniz depois pra não dar ferrugem)

 

big3_fernandim01.jpg

 

 

 

 

 

3 - Chassi até o motor (Evite colocar em um local onde não esquenta muito o motor, achei esse lugar vacilando e já mandei um parafuso hehe, lixa o chassis também e manda verniz depois)

 

 

big3_fernandim02.jpg

 

 

 

big3_fernandim03.jpg

 

 

 

big3_fernandim04.jpg

 

 

 

Resultado

big3_fernandim05.jpg

 

 

 

 

Algumas lojas oferecem kit para big 3, mas podemos ter problemas com tamanho de cabo faltando ou sobrando

 

big3_kit01.jpg

 

 

 

big3_kit02.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo de conectores

 

big3_terminal01.jpg

 

 

 

 

 

big3_terminal02.jpg

 

 

 

 

 

big3_terminal03.jpg

 

 

 

 

 

big3_terminal04.jpg

 

 

 

big3_terminal05.jpg

 

 

 

big3_terminal06.jpg

 

 

 

 

 

O maior obstáculo a ser ultrapassado é a fixação do cabo com o terminal.

Abaixo temos alguns vídeos interessantes

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=XkMdlPsBxkc

 

http://www.youtube.com/watch?v=kRA9DusVwxk

 

 

 

 

Fontes:

 

 

 

http://elitestreetsm...l-sep/tech2.php

 

http://forums.nasioc...d.php?t=2115671

Editado por marcelomoti
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Legal, só não recomendo Soldar os cabos nos terminais, afim de evitar qualquer resistência ou dano ao próprio cabo por solda mal feita!

 

Também, coloca fusível no cabo que sai do Alternador para o Positivo da Bateria, somente se já houver no lugar original, do contrário não vejo necessidade :legal:

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Recomendo colocar uma proteção nesses cabos que estão mais expostos, seja : conduítes, techflex ou afins.

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Vou ver com o Brou aqui do forum se ele me ajuda a fazer no meu carro e agente já faz no dele tambem!

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Fiz um BIG 2 por enquanto no meu carro.

Falta da bateria para o alternador [^]

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Alguma recomendação em relação ao cabo usado? Precisa ser 0AWG?

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Alguma recomendação em relação ao cabo usado? Precisa ser 0AWG?

 

Quanto maior melhor.

 

Eu fiz com 21mm²

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além do big 3 existe algo mais a ser feito em relação a parte elétrica pra ajudar no SQ? upgrade no alternador?! alguém se habilita?

 

bjos me liga

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além do big 3 existe algo mais a ser feito em relação a parte elétrica pra ajudar no SQ? upgrade no alternador?! alguém se habilita?

 

bjos me liga

Swap de alternador.

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Swap de alternador.

 

blz, mas e o que daria pra fazer de up no alternador novo? mesmo ele sendo mais potente. tem ideia?

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Ja fiz na minha "braizi bruta moda foca" com cabos de 54mm.

sabumevy.jpg

 

u8avebyr.jpg

 

Esta com alternador do vectra 120ha. Com os 4 xenon's mais ar, mais som ligado estabilizou em 13.6v no voltímetro digital fixo no carro ligado no pos chave. Antes ia pra 12.80v

 

Lembrando que testando no alternador e bateria fica 0,30v mais alta a voltagem.

 

Boa dica! Obrigado.

 

enviado do meu nexus 5. o erro de português agora e dele! não meu!!!

 

 

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Swap de alternador.

 

O que seria isso?

 

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

 

 

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Em lances curtos, de menos de 1 metro, se vc tem um alternador de 120A, usar cabo de 54m ou 33 mm dá no mesmo muda nada.....tem uma tabela IASCA baseada em cálculos elétricos, onde a distância X corrente X bitola, muda conforme cada um é alterado...

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Mas não foi opção! Ao tinha 54mm na loja! Hahahahha

 

Queria acima de 21mm

 

enviado do meu nexus 5. o erro de português agora e dele! não meu!!!

Editado por cy777

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Mas a estabilidade ficou top!

 

enviado do meu nexus 5. o erro de português agora e dele! não meu!!!

 

 

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acho que seria uma boa colocar que a resistência é diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional à área da seção reta, logo quanto mais curto e maior bitola melhor (1 metro / 21mm2 tá ótimo)

 

Quanto aos terminais, soldar não acho uma boa, pois precisa fazer com aparelho de solda pra ficar bom e o usuário comum mal sabe usar ferrinho de solda. O ideal é o alicate crimpador para grandes bitolas, mas é um caro. Senão o terceiro tipo de conector das fotos fica muito bom

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Sim nao fiz com solda. Segui a dica o Lucas rossi

 

enviado do meu nexus 5. o erro de português agora e dele! não meu!!!

 

 

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Fiz no meu carro essa semana, de 13.86 foi para 14.17.. Mas não fiz o aterramento do motor, dificil acesso e me faltam ferramentas.

 

Será que a falta do aterramento do motor impediu de chegar a 14.4?

 

--

André

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Em lances curtos, de menos de 1 metro, se vc tem um alternador de 120A, usar cabo de 54m ou 33 mm dá no mesmo muda nada.....tem uma tabela IASCA baseada em cálculos elétricos, onde a distância X corrente X bitola, muda conforme cada um é alterado...

 

 

 

 

Xiii, já comprei cabos de 70mm.

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Swap de alternador.

 

Alternador da Marea é 120a/h, será que existe algum com 200a/h?

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