Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro) versão 2014

Recommended Posts

  O meu medo é se aumentar a voltagem já que tá carregando muito bem mas se passar de 14,5v fica tenso e não espero milagre e tudo que ajude é bem vindo mesmo que seja pouco.

 

só passa de 14.5v se o regulador do alternador não estiver bom.. ou caso use baterias 16v no carro..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu medo é se aumentar a voltagem já que tá carregando muito bem mas se passar de 14,5v fica tenso e não espero milagre e tudo que ajude é bem vindo mesmo que seja pouco.

Só passa de 14,5 se seu alternador tiver com problema

 

Funcionando normalmente ele só vai até os 14,4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, alguém aí já fez esse procedimento em um Gol G5?? No caso devo usar cabos de alimentação de som?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Volks atual é fácil de fazer.

 

Cabo automotivo [daquele famigerado vermelho] fazendo circuitos principais no cofre do motor, é fria! Além de ser molenga demais, o silicone do isolamento tende a ressecar e fadigar fácil com vibrações e fricções com outros componentes. Minha opinião, cabo elétrico é o melhor pra essa finalidade: é certificado pelo Inmetro, logo tem pureza no cobre e não mente no diâmetro declarado.

 

Eu fiz com cabo mackflex de 25mm com duplo isolamento: http://www.cobremack.com.br/cabos-eletricos/cabos-flexiveis-mackflex/cabo-eletrico-mackflex-nax/

 

https://goo.gl/photos/jhNZZ4Kru6Vya6ky7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou ficar atento a esse detalhe de cabeamento. Alguém tem fotos de onde foi ligado a fiação???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Volks atual é fácil de fazer.

 

Cabo automotivo [daquele famigerado vermelho] fazendo circuitos principais no cofre do motor, é fria! Além de ser molenga demais, o silicone do isolamento tende a ressecar e fadigar fácil com vibrações e fricções com outros componentes. Minha opinião, cabo elétrico é o melhor pra essa finalidade: é certificado pelo Inmetro, logo tem pureza no cobre e não mente no diâmetro declarado.

 

Eu fiz com cabo mackflex de 25mm com duplo isolamento: http://www.cobremack.com.br/cabos-eletricos/cabos-flexiveis-mackflex/cabo-eletrico-mackflex-nax/

 

https://goo.gl/photos/jhNZZ4Kru6Vya6ky7

Achei desse cabo NAX em minha cidade, R$12,50 o metro, vou providenciar logo o big3. Chega de farol variando tensão com o som ligado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Volks atual é fácil de fazer.

 

Cabo automotivo [daquele famigerado vermelho] fazendo circuitos principais no cofre do motor, é fria! Além de ser molenga demais, o silicone do isolamento tende a ressecar e fadigar fácil com vibrações e fricções com outros componentes. Minha opinião, cabo elétrico é o melhor pra essa finalidade: é certificado pelo Inmetro, logo tem pureza no cobre e não mente no diâmetro declarado.

 

Eu fiz com cabo mackflex de 25mm com duplo isolamento: http://www.cobremack.com.br/cabos-eletricos/cabos-flexiveis-mackflex/cabo-eletrico-mackflex-nax/

 

https://goo.gl/photos/jhNZZ4Kru6Vya6ky7

Exatamente, cabos para uso industrial/residencial são muito melhores que esses lixos que o pessoal vende para som automotivo.

Recentemente troquei o cabo de alimentação do meu som, utilizei cabo 16mm para máquina de solda, que o pessoal conhece como "soldaflex".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente, cabos para uso industrial/residencial são muito melhores que esses lixos que o pessoal vende para som automotivo.

Recentemente troquei o cabo de alimentação do meu som, utilizei cabo 16mm para máquina de solda, que o pessoal conhece como "soldaflex".

 

Então, fica uma dúvida que me apareceu aqui: seria o caso de usar também cabos elétricos residenciais/industriais na ligação do amplificador aos falantes? Já que eles tem um teor 100% de cobre ou não tem nada a ver uma coisa com outra?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, fica uma dúvida que me apareceu aqui: seria o caso de usar também cabos elétricos residenciais/industriais na ligação do amplificador aos falantes? Já que eles tem um teor 100% de cobre ou não tem nada a ver uma coisa com outra?

Pode utilizar sim, e recomendo fortemente. São os que eu utilizo. Uso 1,0mm² ou 1,5mm² pro kit duas vias, e 2,5mm² para o sub. Se o sub for mais forte pode usar 4,0mm². Uso sempre preto e vermelho pro canal direito, e preto e branco para o esquerdo. Mas tem que ser os flexíveis normal, não o rígido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode utilizar sim, e recomendo fortemente. São os que eu utilizo. Uso 1,0mm² ou 1,5mm² pro kit duas vias, e 2,5mm² para o sub. Se o sub for mais forte pode usar 4,0mm². Uso sempre preto e vermelho pro canal direito, e preto e branco para o esquerdo. Mas tem que ser os flexíveis normal, não o rígido.

 

Bom saber disso, aqui em minha cidade temos uma loja que vende material elétrico de primeira qualidade, tudo certificado pelo InMetro e de ótima procedência. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom saber disso, aqui em minha cidade temos uma loja que vende material elétrico de primeira qualidade, tudo certificado pelo InMetro e de ótima procedência. 

O cobre é de melhor qualidade, e acaba saindo mais barato que os cabos para uso automotivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cobre é de melhor qualidade, e acaba saindo mais barato que os cabos para uso automotivo.

 

Bom para alimentação é tranquilo mesmo

Até para o sub uso de 4 mm (2 para positivo e 2 para negativo)

 

Mas para parte do kit 2 vias, é uma boa pergunta

será que afeta muito a qualidade do som? Chegou testa com algum outro para comparar?

 

Que acabei usando um 2,5 mm melhor que achei para cada lado do meu kit mesmo, por estética e por acaba

sendo mais pratico para passar o fio e marca + e -

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom para alimentação é tranquilo mesmo

Até para o sub uso de 4 mm (2 para positivo e 2 para negativo)

 

Mas para parte do kit 2 vias, é uma boa pergunta

será que afeta muito a qualidade do som? Chegou testa com algum outro para comparar?

 

Que acabei usando um 2,5 mm melhor que achei para cada lado do meu kit mesmo, por estética e por acaba

sendo mais pratico para passar o fio e marca + e -

 

Acredito que não afete a qualidade do som. O condutor sendo de cobre e com bitola adequada, ta perfeito.

2,5mm para o kit duas vias esta excelente, da e sobra heheh.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz um BIG 2 por enquanto no meu carro.

Falta da bateria para o alternador shy.gif

Teria fotos cmpicolo? Pergunto pois também tenho um G5 e estou com dúvida de onde fica o positivo da bateria para o alternador e do bloco do motor para o chassis...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Volks atual é fácil de fazer.

 

Cabo automotivo [daquele famigerado vermelho] fazendo circuitos principais no cofre do motor, é fria! Além de ser molenga demais, o silicone do isolamento tende a ressecar e fadigar fácil com vibrações e fricções com outros componentes. Minha opinião, cabo elétrico é o melhor pra essa finalidade: é certificado pelo Inmetro, logo tem pureza no cobre e não mente no diâmetro declarado.

 

Eu fiz com cabo mackflex de 25mm com duplo isolamento: http://www.cobremack.com.br/cabos-eletricos/cabos-flexiveis-mackflex/cabo-eletrico-mackflex-nax/

 

https://goo.gl/photos/jhNZZ4Kru6Vya6ky7

Sabe me dizer qual seria o positivo da bateria para o alternador e do bloco do motor para o chassis??? Comprei um cabo identico ao que você falou (NAX 25 mm) e já esstou com todo o material só fiquei em duvida nessa parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse final de semana eu fui averiguar os aterramentos de dois Focus que tenho aqui. Um modelo 2006 duratec e outro 2015. 

 

o 2006 não estava chegando tensão adequada nos amplificadores que ficam no porta malas e eu percebia que o ventilador do ar condicionado alterava velocidade quando acelerava o carro.

 

Verifiquei alguns pontos. 

 

Com o carro desligado e depois ligado.

Tensão na bateria. 

Tensão entre positivo bateria e chassi.

Tensão entre positivo bateria e motor

Tensão entre positivo bateria e alternador. 

Tensão entre positivo bateria e chassi porta malas. 

 

E descobri que tive alteração significante entre tensão no terra do alternador. 

 

Então pensei que que o terra do motor poderia estar deficiente, já que o terra do alternador é no motor. Refiz o cabeamento, não resolveu.

Então passei um cabo de terra novo do polo negativo do alternador até negativo da bateria. Assim ficou resolvido. Melhorei o aterramento entre bateria e chassi/motor também e assim ficou totalmente resolvido.

 

O problema era entre aterramento do alternador e motor. 

 

No Focus mais novo, eu estava com problema de estalos ao ligar o carro e de ruídos eletromagnéticos.

 

Fiz o mesmo procedimento anterior desta vez com o carro ligado. E constatei que a tensão medida entre os polos da bateria era menor do que a tensão medida entre positivo da bateria e chassi. 

 

Então parti pro cabo que faz o aterramento da bateria no chassi, tirei limpei, lixei a lata. lixei os parafusos e bingo. Tensões corretas, eliminando todos os ruídos e estalos ao ligar o carro. Como eu já tinha comprado um cabo para refazer tudo, aproveitei e puxei um negativo da bateria direto para o aterramento do porta malas, o que ajudou mais um pouco.

 

Detalhe para o Focus 2015, praticamente novo com baixa km, também precisando de uma manutenção no aterramento. Detalhe que este problema não deixava chegar a tensão suficiente na bateria, fazendo com que a recarga fosse também deficiente, podendo acarretar uma troca de bateria prematura. 

Editado por geovanesantos33
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...