Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Primeiras impressões: Hyundai HB20X

Recommended Posts

Postado em

Primeiras impressões: Hyundai HB20X

Versão aventureira do hatch tem preços entre R$ 48.755 e R$ 54.455.

Sedã chega em março para completar a gama de entrada da marca.

 

 

Priscila Dal Poggetto Do G1, em Campos do Jordão (SP)

 

hb20x_gal8.jpg

 

HB20X é a versão aventureira do hatch da Hyundai (Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)

 

Os dois modelos que faltam para completar a linha HB20, da Hyundai, chegam praticamente juntos. O primeiro deles é a versão aventureira do hatch, o HB20X, que começa a ser entregue em 20 de fevereiro, por preços sugeridos entre R$ 48.755 (Style manual) e R$ 54.455 (Premium automático). Ele foi a atração da montadora no Salão de São Paulo, em outubro passado. Já a versão sedã, mantida em segredo, está prevista para estrear em março, mas ainda não tem os preços divulgados.

 

Confira a tabela de preços do novo Hyundai HB20X

 

Style Manual - R$ 48.755,00

Style Automático - R$ 51.955,00

Premium Manual - R$ 51.255,00*

Premium Automático - R$ 54.455,00*

(*Válido para qualquer opção de rádio)

 

Pintura:

Metálica - R$ 1.045,00

Perolizada - R$ 1.245,00

 

 

O HB20X é, na verdade, um hatch com aplicações de crossover, o que se traduz por mudanças estéticas como para-choques dianteiros e traseiros redesenhados na cor preta, vincos mais marcados para dar um ar esportivo, grade em formato hexagonal, novo desenhos dos faróis de neblina e faróis com máscara negra misturada a detalhes cromados. Para completar o visual, a coluna B (central ao olhar o carro de lateral) também recebe a cor preta.

 

Internamente, o carro se difere do HB20 “normal” pelos bancos com costura dupla no tecido e pedaleiras esportivas prateadas, na versão Style, ou em alumínio, na versão Premium, que ainda leva revestimento do volante e da manopla de câmbio em couro.

concorrentes_hb20x.jpg

 

Na estrutura do carro, as únicas alterações feitas foram o aumento da rigidez da suspensão, o que deixou o hatch mais firme ao dirigir, e a altura em relação ao solo 40 mm maior. O motor é o mesmo 1.6 do HB20, o 16V DOCH CVVT flex de 128 cavalos de potência (etanol) a 6.000 rpm e 16,5 kgfm de torque máximo a 5.000 rpm. Há ainda a opção de câmbio manual (5 marchas) ou automático (4 marchas) para a versão Style e a Premium.

 

De acordo com a Hyundai, o modelo ganhou a etiquetagem B do Inmetro, no programa que avalia o consumo de combustível de carros à venda no Brasil, por oferecer autonomia de 565 km com o tanque de 50 litros abastecido com gasolina e em percurso urbano. As notas do instituto vão de A, para os mais eficientes, a E.

 

hb20x_gal22.jpg

 

Destaque para o sistema de áudio (Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)

 

Itens extras

Para justificar também a diferença de preço para o HB20 sem os apliques “cross”, que sai por R$ 42.995 na versão 1.6 Comfort Style, o HB20X oferece ainda áudio Hyundai BTH com Bluetooth e comandos no volante. A versão Premium oferece ainda chave com comando de abertura e fechamento dos vidros, acendimento automático dos faróis e alarme com sensor de presença e inclinação.

 

Do HB20, a versão X herda ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo e contornos das saídas de ar, da manopla e dos botões de áudio no volante na cor preta. Como em todos os HB20 1.6, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) são itens de série. Os pneus são os mesmos, já que a Hyundai optou por não adotar pneus mistos na versão aventureira.

 

hb20x_gal5.jpg

Mudanças não influenciam a condução (Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)

 

Ao dirigir

O G1 avaliou o carro em um percurso de Guarulhos (SP) a Campos do Jordão (SP), de pouco mais de 200 quilômetros. Como era de se esperar, as mudanças estéticas não influenciam em nada a condução de dirigir e nem o tipo de acabamento. São meros detalhes que cabem ao consumidor achar que valem a pena bancar ou não. O HB20X mantém o alto padrão de qualidade de acabamento visto no HB20 e que, junto com o design, chamou tanto a atenção dos consumidores ao considerar a categoria que ele faz parte.

 

Em relação à posição de dirigir, nada se difere do HB20 normal. A ergonomia é bem confortável, a visibilidade é boa, mas não dá uma sensação nova ao condutor, como acontece com o Volkswagen CrossFox em relação ao Fox.

 

hb20x_gal13.jpg

Hyundai HB20X perde fôlego nas subidas (Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)

 

Na terra, os 40 mm a mais de altura em relação ao solo também não fizeram diferença, até porque a estrada acidentada do teste, onde qualquer automóvel passaria, não exigiu muito do carro.

 

Essa altura é mais para reforçar a sensação de que se trata de um carro diferente do HB20 do que qualquer outra coisa. Diferença mesmo faz a suspensão mais firme, que dá mais segurança nas curvas de estradas e ao passar ou desviar dos buracos em off-road. De maneira geral, o carro é estável, apesar de chacoalhar bem quando passa por obstáculos (o que inclui lombadas e valetas).

 

Já o motor desenvolve bem a aceleração do carro nas retas, com bom desempenho do câmbio automático, mas deixa muito a desejar nas subidas. Ele perde o pique rapidamente, o que obriga reduções de marchas para segunda e primeira. Ao perder rapidamente a empolgação em aclives mais íngremes, a condução fica sem graça, lembrando que o HB20X só tem na versão 1.6 e que os circuitos "off-road" exigem mais do carro.

 

hb20x_0022.jpg

Espaço dos bancos traseiros (Foto: WM PHOTO STUDIO/Divulgação)

 

Outro sacrifício do HB20X, ao considerar seus principais concorrentes CrossFox e Renault Sandero Stepway, é o espaço pequeno para as pernas dos passageiros traseiros, ainda mais se o motorista for alto. Ou seja: na hora de fazer viagens que exijam mais bagagens, contar com os assentos traseiros para deixar um travesseiro, mala pequena ou sacolinha que não coube no porta-malas pode sacrificar o bem estar do passageiro.

 

Conclusão

O custo-benefício do HB20X não chega perto do HB20, mas a Hyundai aposta nele como imagem em um nicho que cresce no Brasil, especialmente entre o público feminino. De acordo com o gerente de produto da Hyundai do Brasil, Rodolfo Stopa, o segmento de modelos com estética "aventureira" cresceu 9% em 2012 sobre 2011, para 91 mil carros.

 

A ideia da montadora sul-coreana é vender 10 mil unidades do carro anualmente. “Entre HB20, HB20X e o sedã queremos vender 150 mil unidades no ano”, afirma Stopa, referindo-se à capacidade da fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Mais uma vez, dentro das opções cross do mercado, cabe ao consumidor gostar do visual do carro e achar que vale a pena colocar dinheiro em mudanças mais estéticas do que funcionais, apesar dos itens extras. Faltam surpresas nesta área "cross", de forma geral.

Postado em

e o pior é que tem gente que compra, acha bonito, e ainda pensa que vai conseguir andar no barro só por causa de uns plásticos toscos.

 

isso sem falar que paga a mais por isso.

 

 

 

 

Igualmente aos "esportivos" que temos por ai...

 

Triste.

Postado em (editado)

Ontem tive o primeiro contato com um HB20 "normal" 1.6 (versão mais básica). Sinceramente? Gostei muito do interior. Não me atentei ao espaço dos bancos traseiros, mas acho que são tipo um ford ka hehe...Mas o painel é muito bonito, lembrando vagamente o painel do new fiesta. É uma pena terem colocado uns forros de porta extremamente vagabundos de plástico nessa versão mais simples que vi, mas os bancos são bonitos, o volante é legal, controles do painel bonitos e dianteira do veículo de perto é bem marcante, com faróis enormes. A traseira do veículo não me agradou. Para a tosca realidade do mercado brasileiro, ele espanca qualquer outro veículo concorrente em visual.

 

Sobre a versão "off road" do HB20, acho interessante sim! Mas é preciso analisar pela seguinte ótica: Não existe carro pequeno que se possa andar como um jipe. As pessoas acham que é possível fazer esse milagre! Nenhum carro pequeno consegue andar em estradas de terra com pedras grandes sem raspar por baixo. Nenhum carro pequeno consegue pegar uma subida no barro sem patinar.

 

O "X" da questão (trocadilho infame) são justamente os plásticos! Quando bem aplicados, em toda a parte inferior do veículo e nos paralamas, eles ajudam muito a preservar o carro de pedriscos ao rodar por estradas de cascalho, e quando o carro trafega por estradas de lama, ao lavar o veículo a pintura não é riscada. Também é interessante ao passar por "trilheiros" em estradas pouco utilizadas, onde tem mato. Geralmente essas versões vêm com pneus diferentes, que costumam durar mais no uso misto (asfalto/terra), pois pneus normais desgastam prematuramente ao rodar no cascalho. Estou falando isso pq nos últimos 5 anos eu rodei cerca de 40 mil km/ano em mistos de estrada de terra e asfalto, nas usinas que trabalhei.

 

 

O povo fica de mimimi achando que quem compra um carro desses vai fazer rally, andar a 100km/h em estrada de terra, escalar montanhas, fazer rapel, tirolesa e atravessar o São Francisco com o carro. É um carro pra quem vai eventualmente na fazenda ou pega a estrada de terra em alguns momentos e anda na maciota nesses terrenos. Pampa velha tá aí pra quem quer esmerilhar o carro em estrada de terra sem dó.

Editado por Murimob
Postado em

Ontem tive o primeiro contato com um HB20 "normal" 1.6 (versão mais básica). Sinceramente? Gostei muito do interior. Não me atentei ao espaço dos bancos traseiros, mas acho que são tipo um ford ka hehe...Mas o painel é muito bonito, lembrando vagamente o painel do new fiesta. É uma pena terem colocado uns forros de porta extremamente vagabundos de plástico nessa versão mais simples que vi, mas os bancos são bonitos, o volante é legal, controles do painel bonitos e dianteira do veículo de perto é bem marcante, com faróis enormes. A traseira do veículo não me agradou. Para a tosca realidade do mercado brasileiro, ele espanca qualquer outro veículo concorrente em visual.

 

Sobre a versão "off road" do HB20, acho interessante sim! Mas é preciso analisar pela seguinte ótica: Não existe carro pequeno que se possa andar como um jipe. As pessoas acham que é possível fazer esse milagre! Nenhum carro pequeno consegue andar em estradas de terra com pedras grandes sem raspar por baixo. Nenhum carro pequeno consegue pegar uma subida no barro sem patinar.

 

O "X" da questão (trocadilho infame) são justamente os plásticos! Quando bem aplicados, em toda a parte inferior do veículo e nos paralamas, eles ajudam muito a preservar o carro de pedriscos ao rodar por estradas de cascalho, e quando o carro trafega por estradas de lama, ao lavar o veículo a pintura não é riscada. Também é interessante ao passar por "trilheiros" em estradas pouco utilizadas, onde tem mato. Geralmente essas versões vêm com pneus diferentes, que costumam durar mais no uso misto (asfalto/terra), pois pneus normais desgastam prematuramente ao rodar no cascalho. Estou falando isso pq nos últimos 5 anos eu rodei cerca de 40 mil km/ano em mistos de estrada de terra e asfalto, nas usinas que trabalhei.

 

 

O povo fica de mimimi achando que quem compra um carro desses vai fazer rally, andar a 100km/h em estrada de terra, escalar montanhas, fazer rapel, tirolesa e atravessar o São Francisco com o carro. É um carro pra quem vai eventualmente na fazenda ou pega a estrada de terra em alguns momentos e anda na maciota nesses terrenos. Pampa velha tá aí pra quem quer esmerilhar o carro em estrada de terra sem dó.

 

Esse Hyundai ai deve ter medo de lama...

 

suzuki-jimmy.jpg

 

A Suzuki confirmou nesta terça-feira (23), no Salão de São Paulo, que as vendas do Jimny brasileiro começam no primeiro trimestre do ano que vem. O jipe não terá mudança de preço -atualmente o importado custa a partir de R$ 54.990-, mas ganhará uma versão mais barata, futuramente, projetada em R$ 46.990. "Não vamos alterar o preço com a produção nacional porque, quando o IPI para importados subiu, não repassamos ao consumidor", afirma o presidente da Suzuki do Brasil, Luiz Rosenfeld.

Postado em

Bicho, esse Jimny aí tá sendo montado (ou nacionalizado, não sei) na montadora da Mitsubishi em Catalão...Meus dois cunhados trabalham lá...O carrinho pode até ser legal e bom pra quem anda muito na estrada de terra e tal, mas acho que a gente merecia um carrinho menos feio né? Não tenho coragem de comprar esse bichinho não...rssrsrs

Postado em

Bicho, esse Jimny aí tá sendo montado (ou nacionalizado, não sei) na montadora da Mitsubishi em Catalão...Meus dois cunhados trabalham lá...O carrinho pode até ser legal e bom pra quem anda muito na estrada de terra e tal, mas acho que a gente merecia um carrinho menos feio né? Não tenho coragem de comprar esse bichinho não...rssrsrs

 

É.. ele ta sendo montado aqui no brasil. O primeiro Suzuki nacional..

 

Poxa, eu acho ele bonitinho! hehe

Postado em

É.. ele ta sendo montado aqui no brasil. O primeiro Suzuki nacional..

 

Poxa, eu acho ele bonitinho! hehe

 

 

Vi um na estrada esses dias...Parece um carrinho de brinquedo de tão pequeno huahuahua...

Postado em

Bicho, esse Jimny aí tá sendo montado (ou nacionalizado, não sei) na montadora da Mitsubishi em Catalão...Meus dois cunhados trabalham lá...O carrinho pode até ser legal e bom pra quem anda muito na estrada de terra e tal, mas acho que a gente merecia um carrinho menos feio né? Não tenho coragem de comprar esse bichinho não...rssrsrs

Po Murilo, o Jimny é bonito cara! Acho legal mesmo, teria um sem problemas. Eu não tenho trauma com tamanho de carro não, por mim pode ser de 500 e Mini Cooper até BMW X6M que ando na boa :vts

Postado em

Po Murilo, o Jimny é bonito cara! Acho legal mesmo, teria um sem problemas. Eu não tenho trauma com tamanho de carro não, por mim pode ser de 500 e Mini Cooper até BMW X6M que ando na boa :vts

 

Cara, o problema é que ele é muuuuuito estreito. Capaz de nem dar pra esticar o braço lá dentro que já tá encostando na porta do passageiro...Sério mesmo, de perto ele é uma botinha (de criança ainda por cima).

Postado em

Cara, o problema é que ele é muuuuuito estreito. Capaz de nem dar pra esticar o braço lá dentro que já tá encostando na porta do passageiro...Sério mesmo, de perto ele é uma botinha (de criança ainda por cima).

Hhuahuahuauhuah Eu vi lá no Salão, Murilo, e achei muito daora, teria um fácil!

Postado em

So eu que acho o HB20 inferior ao gol, palio e afins?

 

Eu acho ele comparavel ao uno, celta, ka, entre outros! Sei la, acho o HB20 mto pequeno!

 

O jimmy, um vizinho tinha qnd eu tinha uns 12 anos, era maneirinho! Heheheh mulher que adora esses "jipinhos"

 

 

Sent from my iPhone 4S pica das galáxias using Tapatalk

Postado em

So eu que acho o HB20 inferior ao gol, palio e afins?

 

Eu acho ele comparavel ao uno, celta, ka, entre outros! Sei la, acho o HB20 mto pequeno!

 

O jimmy, um vizinho tinha qnd eu tinha uns 12 anos, era maneirinho! Heheheh mulher que adora esses "jipinhos"

 

 

Sent from my iPhone 4S pica das galáxias using Tapatalk

 

Ah em relação a espaço sim, não sei ao certo sua categoria, mas o carro em si e bem legal. O duro e o preço dessa zica.

Postado em

 

 

O jimmy, um vizinho tinha qnd eu tinha uns 12 anos, era maneirinho! Heheheh mulher que adora esses "jipinhos"

 

 

Sent from my iPhone 4S pica das galáxias using Tapatalk

 

 

Po Rapha... Ta tirando o Xan? hehe

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...